PDA

Ver Versão Completa : S10 2014 flex 4x2 - Experiência GNV



k.araujo
29/01/2016, 15:40
Bom dia pessoal

Tenho minha S10 a 2 anos aproximadamente. Gosto muito dela e diferente de vários comentários ai nunca tive nenhum problema de barulho nem manutenção com ela.
A minha esta com 50.000km e sempre fiz todas as revisões na CC, com isso tento manter ela sempre com manutenções preventivas e não corretivas. Esta funcionando, mas a partir da proxima revisão vou levar no meu mecânico de confiança.

Pois bem, por outro lado o consumo dela é algo que não estava me agradando muito, ainda mais na fase atual de crise. Cheguei a pensar na venda dela no final do ano passado por este motivo. A minha estava fazendo em torno de 6 a 6,5 no alcool na cidade ou estrada, com ar ou sem ar e 7 a 7,5 na gasolina. Não sei para vocês, mas para mim esse consumo é fora da realidade, até porque ando em torno de 50km´s por dia só para ir trabalhar e voltar.
Agora em janeiro/2016 resolvi colocar GNV e digo a vocês que não me arrependi nem um pouco. Primeiro o custo beneficio X consumo é algo muito interessante, segundo o desconto no IPVA pagou aproximadamente 50% do valor do kit que instalei (5a. geração).
Digo a vocês que existe sim uma pequena perda de potencia. O que vocês acham que devo fazer para melhorar a performance ?
Gostaria de ler de vocês as experiencias e conselhos para esse formato.

Desculpem se ja existe post´s ligados a este assunto, mas antes de abrir este tentei localizar e não achei nada.

Grande abraço

K.Araujo

Edumar
29/01/2016, 19:55
Araujo,

Eu instalei um kit GNV numa S10 2002 que eu tinha.
Lembro que na época o instalador me recomendou incluir um dispositivo que não me recordo o nome agora... alguma coisa de avanço... vou me lembrar, mas alguém aqui deve saber.
Ela ficou muito rápida, com uma perda de potência muito pequena.
Na época o meu sócio instalou GNV numa Ranger dele, sem este dispositivo, e a dele perdeu bastante força.

Fora isso, eu não sei mais o que pode ser feito.

Cuide com bastante carinho, seguindo todas as recomendações do instalador e obedecendo as orientações dos manuais do kit para preservar o motor da sua picape. Se descuidar, o GNV pode causar danos ao motor com o tempo.
Mas não é para se assustar, até gasolina e diesel de má qualidade também danificam o motor com o tempo.
Uma das recomendações do meu instalador era sempre chegar com gasolina ao destino, não deixando o motor parar "seco". Me sugeriu, inclusive, sair na gasolina até ela esquentar um pouco.
Não sei se isso procede, mas era um pessoal especializado e muito competente na "arte".

Abraços

Eduardo

k.araujo
01/02/2016, 10:28
Bom dia Eduardo
Gostei muita das sua dicas.

Então, senti uma grande perda nela, mesmo tendo instalado o GNV geração 5 que dizem que a perda não seria tão grande.
Veja se consegue lembrar qual é esse dispositivo ai, com certeza vai me ajudar bastante.

O kit geração 5 ja liga o carro direto no combustível liquido e só transfere para o gas quando o carro chega a 40graus, com isso faz com que o motor trabalhe com combustível liquido quando esta frio. Essa do percurso final chegar com combustível liquido eu não sabia.....vou fazer....

Fred Miranda
01/02/2016, 11:28
Bom dia Eduardo
Gostei muita das sua dicas.

Então, senti uma grande perda nela, mesmo tendo instalado o GNV geração 5 que dizem que a perda não seria tão grande.
Veja se consegue lembrar qual é esse dispositivo ai, com certeza vai me ajudar bastante.

O kit geração 5 ja liga o carro direto no combustível liquido e só transfere para o gas quando o carro chega a 40graus, com isso faz com que o motor trabalhe com combustível liquido quando esta frio. Essa do percurso final chegar com combustível liquido eu não sabia.....vou fazer....

Amigo se me permite falar sobre o dispositivo, chama-se avanço do ponto de ignição.

Quando tiver um Celta ano 2005 à gasolina, eu mesmo instalei aqueles kits de flex que vendiam antigamente. A questão é que o ponto de ignição da gasolina é atrasado em relação ao álcool, pois o álcool tem maior octanagem e tolera pressões maiores e/ou ponto mais avançado. Então quando usei álcool o carro perdeu muita potência e resolvi colocando esse aparelho para avançar o ponto. Ficou ótimo, mas como tudo tem um porém, a durabilidade, tanto do kit para flex, quanto do aparelho que avança o ponto foi baixa. Estragaram os 2 em menos de um ano e meio.

Agora não sei se existe algum aparelho mais resistente. A vantagem é que enquanto vc estiver usando GNV, vc avança o ponto, quando usar combustível líquido, atrasa o ponto para não dar pré-detonação.

k.araujo
01/02/2016, 13:55
entendi.....vou perguntar a empresa que instalou o kit. achei interessante.
me falaram em instalar filtro de ar esportivo, que é bom para gnv.....o que acham ?

Fred Miranda
01/02/2016, 15:38
entendi.....vou perguntar a empresa que instalou o kit. achei interessante.
me falaram em instalar filtro de ar esportivo, que é bom para gnv.....o que acham ?

Araújo se vc der uma olhada na net verá vários artigos dizendo que os filtros esportivos não geram sequer 1 cv a mais. Além disso deixa passar partículas, que prejudica o motor.

Com GNV o melhor é usar turbocompressor.
Como é um gás, o turbo gera bem mais potência sem riscos como a gasolina.

Juliano_SBO
01/02/2016, 16:57
A S10 possui o acelerador eletrônico, mesmo quando você pisa fundo o corpo de borboleta abre lentamente, privilegiando a economia. Eu vi aqui no fórum um vídeo no qual a pessoa instalou um chip que elimina esse "lag" do acelerador, ou seja, ele responde instantaneamente ao acelerador.

Pode ser uma saída.

Fred Miranda
01/02/2016, 18:03
A S10 possui o acelerador eletrônico, mesmo quando você pisa fundo o corpo de borboleta abre lentamente, privilegiando a economia. Eu vi aqui no fórum um vídeo no qual a pessoa instalou um chip que elimina esse "lag" do acelerador, ou seja, ele responde instantaneamente ao acelerador.

Pode ser uma saída.

Juliano não precisa de chip. É um dispositivo que é ligado no pedal do acelerador. Mas apenas tira o lag, mas não resolve a falta de potência do uso do gás.

Edumar
01/02/2016, 21:49
Amigo se me permite falar sobre o dispositivo, chama-se avanço do ponto de ignição.

Isso !!!! Variador de avanço !!!
Valeu Fred :concordo:

k.araujo
04/02/2016, 08:15
alguém ai tem mais algum conselho ou experiencia com GNV ?

AntonioJuniorRJ
16/12/2017, 18:49
Boa tarde, saberiam me dizer se o modelo da s10 a partir de 2013 tem alguma limitação ou impossibilidade de instalação de kit gás?

Aciaria
18/12/2017, 14:44
K.araujo, tudo bem meu caro!

Bom, se eu fosse você EU NÃO FARIA!

Vc sabe o que é avanço de ponto, ou avanço de ignição (como alguns dizem)?

Bom, na minha simples ignorância e humildade "cosmo orbital", expressarei-me...

Vamos lá...

Durante o tempo de combustão (3º tempo), em situações normais de funcionamento é a vela que realiza a detonação da mistura ar combustível nos motores ciclo Otto. O momento ideal é justamente no PMS (Ponto Morto Superior), pois nele a taxa de compressão é a melhor possível e o rendimento térmico do motor também. Escrevi em negrito "momento ideal", porque na realidade a detonação não ocorre no momento exato do PMS máximo. Se a detonação ocorre momentos antes do PMS máximo, dizemos que o carro possui um avanço de ignição negativo (ex: -8º; -5º; etc), se ocorre logo após o PMS máximo, dizemos que temos um avanço positivo (ex: 10º; 12º etc).

Ai vc me pergunta, mas porque não é possível atingir a detonação no PMS máximo?

A resposta é simples meu amigão: Apesar da velocidade de combustão possa ser acelerada, de acordo com o projeto da câmara de combustão, RPM ou da a mistura ar/comb ela nunca será instantânea. Quimicamente impossível uma reação exotérmica, ou mesmo endotérmica, ocorrer de modo imediato.

Dessa maneira os projetistas de motores levam em consideração vários parâmetros para definir o melhor ponto de detonação, (temperatura interna da ar na câmara, temperatura do ar aspirado, % da mistura ar/comb, tipo de válvula de injeção), são muitos mesmos.

Então porque os carros que utilizam GNV perdem potência?

A potência de um motor de combustão está diretamente relacionada com a sua taxa de compressão. Sua S10 flex deve ter uma taxa de 11:1. Vc sabe qual é a taxa de compressão ideal para o GNV? Entre 14:1 e 16:1. Porque? Porque o gás puro é muito mais compressível do que a mistura ar/comb, dessa maneira ele não é comprimido de forma eficiente e a perda térmica é muito grande.

Os projetistas de motores não colocam o GNV no projeto dos motores, sabe porque? Porque os motores puramente gasolina trabalham entre 6:1 á 9:1, os motores puramente álcool entre 12:1 e 14:1. Portanto os carros flex estão mais para carro á álcool adaptados para gasolina do que o inverso.

E se os projetistas tentassem produzir um motor com uma taxa de compressão mais alta para atender ao GNV?
Nesse caso com certeza teríamos problemas quando utilizarmos gasolina, porque a taxa será tão elevada que ocorrerá a auto detonação no momento da compressão, com o álcool, se o ponto for muito elevado, talvez...

Agora que você já sabe o que é ponto de ignição e porque seu carro, ou qualquer outro fica fraco, eu te respondo porque não instalaria o chamado (VARIADOR DE FASE)

Seu carro passará a trabalhar com um ponto de detonação avançado toda vez que utilizar o GNV. Apesar de entender que nem sempre os projetistas de motores acertam na receita, eu, repito eu, não costumo alterar as características de projeto do carro. Com certeza eles não tem a mesma ignorância cosmo orbital que eu tenho e se basearam em parâmetros e testes que não foram do dia pra noite.

Apesar de não ter feito nenhum teste de comparação (abrir um motor em bancada) após uns 10km, depois após 30km e por fim por 50 mil km para comparar os efeitos, eu prefiro nas situações onde precisar de mais torque, virar a chavinha para o álcool.

Na minha opinião a grande vantagem desses kits geração 5 e a possibilidade de variar de combustível sem aqueles engasgos de antes (já tive os primeiros kits de gnv em alguns carros) kkkk.


Agora se isso não te preocupa... Vai fundo meu brother e seja feliz!

Aciaria
18/12/2017, 14:49
Boa tarde, saberiam me dizer se o modelo da s10 a partir de 2013 tem alguma limitação ou impossibilidade de instalação de kit gás?

VERDADE OU MITO?

MITO ;)
Qualquer motor ciclo Otto pode ser convertido para GNV.

Aciaria
18/12/2017, 14:54
entendi.....vou perguntar a empresa que instalou o kit. achei interessante.
me falaram em instalar filtro de ar esportivo, que é bom para gnv.....o que acham ?

Vc vai literalmente fu*#r seu motor no longo prazo.

A retenção de material particulado nesses filtros é menor e por este motivo não é recomendado para o dia a dia.
Mas se vc for pilotar na STOCK CAR ou lá na Antártida (onde o nível de poluição é bem baixinho) , ok... sem problemas!!

Braga_MG
07/06/2018, 00:28
K. Araujo, boa noite.

Tem algum numero de telefone seu ou e-mail que posso fazer contato? Obrigado.

Tenho uma s10 flex 2014 e queria tirar uma duvida com você. Obrigado.

Braga_MG
07/06/2018, 00:29
Tem algum contato por numero de telefone ou e-mail que consigo falar com você Aciaria?