PDA

Ver Versão Completa : Motor AP na gaiola, +torque ou + potência



Novato na trilha
29/01/2016, 13:20
Olá pessoal sou novato e estou juntando o máximo de informação pra montar minha gaiola,tenho um motor AP 1.8 gasolina pretendo por ele na gaiola,pesquisei sobre polia regulável
Para regular o funcionamento do comando de valvulas,e ela pode fornecer mais torque,em baixa rotacoes no caso,ou mas potecia final em altas rotacoes,daí a pergunta na gaiola para trilha,mais torque ou mas potência??????

Flávio Cadore
29/01/2016, 14:27
Mais torque é mais indicado para trilha, mais potência é para pista que precisa de velocidade final.
Mesmo original, o motor AP 1.8 tem muito torque e potência desde que não coloque um pneu muito grande.

Novato na trilha
01/02/2016, 12:34
Valeu flavio, foi o que eu imaginei,mais queria opiniões de pessoas com experiência,não querendo abusar mais já que você tocou no assunto,qual pneu você indica para eu usar,pretendo fazer trilhar médias,de barro e terra solta

Flávio Cadore
01/02/2016, 14:37
Se vc usar caixa de Gol ou Santana deve usar os pneus com no máximo 68 cm de diâmetro e 215 mm de largura.
Eu tenho dois jogos de pneus, 185R14 cross ( são muito estreitos ) e os 215/70 R14 de rua para piso duro e pedras.
Se vc usar caixa de Fusca eu não vou poder te ajudar mas dá para usar pneus um pouco maiores que os do Fusca.

Novato na trilha
01/02/2016, 15:10
Na verdade ainda estou em dúvida,se uso a caixa do gol 5 marchas ou do fusca mesmo,mais valeu pelas dicas

Flávio Cadore
02/02/2016, 00:18
Se usar caixa de Gol o motor vai ter que ser central( igual ao da minha ) ou usar as reduções de Kombi.

Sergio c
02/02/2016, 08:49
Reduções de Kombi é um espetáculo, além de elevar a parte central da Gaiola em uns 12 cm, ficando com mais vão livre.

Guilherme.luisdg
02/02/2016, 11:03
Motor AP mais caixa da Kombi AP (com homocinética) terá um conjunto muito bom, estou usando assim no meu fusca, e meu motor é turbo, e a caixa está aguentando muito bem.

Novato na trilha
02/02/2016, 12:02
Alguém teria fotos dessa adaptação com a redução da kombi ?

Novato na trilha
04/02/2016, 10:34
Qual kombi tem caixa AP (com homocineticas??

Flávio Cadore
04/02/2016, 11:59
A caixa que dá certo no AP é a caixa da Kombi diesel...ela é mais cara e difícil de achar.
Depois disso tem que usar a suspensão completa da Kombi mais antiga com reduções, até dá para adaptar numa suspensão de Fusca mas dá muito trabalho e se vc mesmo não fizer sai infinitamente mais caro.

Novato na trilha
04/02/2016, 15:37
Vocês acham que seu usar o câmbio do fusca como pneu 225.75 /15 vou ter problemas com quebra de cambio?Lembrando que eu vou usar um motor AP 1.8 gasolina

Novato na trilha
04/02/2016, 15:38
O pneu 225.75/15 que eu quero usar e o biscoito

miguéh
06/02/2016, 23:29
Vocês acham que seu usar o câmbio do fusca como pneu 225.75 /15 vou ter problemas com quebra de cambio?Lembrando que eu vou usar um motor AP 1.8 gasolina
Vai depender do pé, geralmente quebra o ré e escapa as chavetas do diferencial, tem que fazer roscas, mas o ré não tem jeito quebra mesmo

Novato na trilha
05/03/2016, 16:00
Rapaziada tenho uma dúvida em relação a solda MiG que talvez voces possam me ajudar,a dúvida e sobre o gás de protecao, qual gás devo usar pra soldar tubos,e chapas finas?

Flávio Cadore
05/03/2016, 16:43
A mistura é o mais fácil de soldar ( solda tudo e com qualidade )... o nome é C25.

bone2
19/03/2016, 17:41
Bom uma dúvida. Também estou colocando um motor mi 1.8 na gaiola. Antes era motor 16000 ar , pneus acho que de s10 235 70 15 de cravos , quebrei vários câmbios de fusca. Com a redução da Kombi parou de quebrar mas andei pouco. Mas voltando ao motor 1.8 tema do tópico, a colocação de escape 4x1 aumenta mesmo a potência? Será que melhora o torque em baixa pela melhor/maior dissipação dos gazes?

Flávio Cadore
19/03/2016, 18:11
Bom uma dúvida. Também estou colocando um motor mi 1.8 na gaiola. Antes era motor 16000 ar , pneus acho que de s10 235 70 15 de cravos , quebrei vários câmbios de fusca. Com a redução da Kombi parou de quebrar mas andei pouco. Mas voltando ao motor 1.8 tema do tópico, a colocação de escape 4x1 aumenta mesmo a potência? Será que melhora o torque em baixa pela melhor/maior dissipação dos gazes?


O escape dimensionado pode aumentar de 8 a 10 cavalos no motor...



Texto retirado da net:

O uso do coletor dimensionado melhora razoavelmente o desempenho do motor, pois reduz a contrapressão dos gases de escapamento, facilitando sua saída dos cilindros e permitindo maior admissão de mistura. Reduz um pouco o torque em baixas rotações, mas em contrapartida o motor sobe de giros mais rápido, saindo facilmente da zona de baixo torque e deixando o carro mais ágil nas acelerações e retomadas. Para obter bons resultados deve ser usado um coletor de boa qualidade, sem rugas internas e com soldas bem-feitas. Isso é muito importante: um coletor mal-feito pode trazer prejuízo ao desempenho e ao consumo, isto é, jogar fora seu investimento. Ao trocar o coletor, é recomendável adotar um catalisador maior, ou mesmo dois, para que não aconteça o estrangulamento dos gases na saída e para aproveitar melhor o melhor fluxo dos gases do escapamento

bone2
22/03/2016, 16:24
Obrigado Flavio. Bom ainda em relação ao tópico , o uso do turbo está sendo muito utilizado? Poderíamos ter o testemunho de colegas foristas ,do que melhorou ou piorou , pincipalmente relacionado a trilhas. Para mim o inconveniente seria a entrada da potência em giro mais altos , o ideal seria o aumento já em giros mais baixos . Tem solução para isto?

Flávio Cadore
22/03/2016, 19:57
O pessoal dos turbo andam sumidos e não são muitos que usam.
Colocar turbo não sai muito barato, força o motor, a caixa ou os pneus... ou todos juntos. Hehehe
Depende do terreno também, se tiver muitas pedras de terra dura os pneus vão sofrer. Em Goiânia é terra vermelha ( aquele areião )?
O turbo entra num giro mais alto isso não tem jeito, as montadoras usam uma turbina pequena para diminuir esse efeito...talvez uma de Gol 1000... ou um compressor mecânico do Ka que começa a atuar desde os giros mais baixos.
Antigamente não era aconselhado a turbinar um motor se ele tivesse mais de 40.000 km.
Mas vamos esperar para ver se aparece alguém que tenha uma gaiola ou Fusca turbinado para dar sua opinião.

bone2
22/03/2016, 23:14
Aqui em Goiânia tem muita terra vermelha e dura pra valer mesmo, porém o uso vai ser preferencialmente nos dias úmidos . Lama. Concordo com seu ponto de vista e espero uma opinião do pessoal do turbo . Dei uma olhada por cima em fóruns de preparação de motores... Falam bem do compressor no quesito de melhorar muito o o torque e potência em baixa , ausência de LAG ... Tudo que eu queira, porém , sempre tem um porém , custos de 8000 reais pra instalar. Isso em 2010

Flávio Cadore
23/03/2016, 00:00
Na terra vermelha molhada deve ser uma boa o turbo...vai limpar as rodas dum jeito...hehhehe
Com 8.000 vc instala um turbo top...acho que não precisa tanto...
Com 0,6 ou 1 kg já vai fazer um estrago bom...com o turbo se ganha bastante giro e se vc preparar demais ninguém vai segurar a gaiola na estrada e pode até ficar perigoso.