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Ver Versão Completa : 4x4 para trabalhar!



Leonardolb
26/01/2016, 19:36
Olá pessoal!

Sempre fui fã de 4x4, mas pessoalmente nunca tive um, e hoje cheguei numa situação em que a necessidade do trabalho vai me fazer precisar de um veículo pra encarar pisos além do asfalto (que coisa ruim hein?! :concordo:)

Então gostaria da ajuda de vocês pra refinar a minha busca pelo aventureiro trabalhador!

Alguns dados:



Orçamento: R$ 45.000,00
Terreno: Região nordeste, perto da praia, terreno arenoso com algumas pedras, atoleiros no caso de chuva ou sulcos feitos pela passagem sucessiva de caminhões.
Economia de combustível: não é algo prioritário, pois a empresa pagará esse custo
Conforto: Essencial ar-condicionado e direção hidráulica, final irei trabalhar com ele todos os dias, no mais é perfumaria.
Confiabilidade: Como tempo é dinheiro, não posso ficar na mão porque o carro quebrou, não vou esmirilhar o carro, mas ele vai ter que aguentar ir e voltar dos trechos. Se mesmo assim ele não aguentar, preciso dele o quanto antes rodando novamente.


Depois de umas pesquisas, terminei em duas classes praticamente:

Utilitários pequenos: TR4 e Tracker
Por serem menores, pelo valor consigo algo mais novo e menos rodado, carros em torno de 2010-12 e com seus 50-60mil km percorridos.

Caminhonetes: L200, Hilux, Frontier, Ranger
Sendo maiores e a diesel, o valore puxa algo entre os anos de 2004 e 2010 e com bastante kms no curículo, 150 mil +/-.

Minha primeira dúvida é: Esses carros a diesel com altos km são confiáveis ou já estão pra precisar de uma manutenção pesada? O motor tudo bem, sei que diesel é mínima a interferência, mas e o restante? Os utilitários também, com seus 60 mil já não exigem troca de amortecedor, correias e etc?

Dos utilitários eu estou mais do lado da TR4, agora das caminhonetes eu estou perdido, cada uma chama a atenção em um detalhe, poderiam me ajudar?

mfdomingues
26/01/2016, 22:04
Olá pessoal!

Sempre fui fã de 4x4, mas pessoalmente nunca tive um, e hoje cheguei numa situação em que a necessidade do trabalho vai me fazer precisar de um veículo pra encarar pisos além do asfalto (que coisa ruim hein?! :concordo:)

Então gostaria da ajuda de vocês pra refinar a minha busca pelo aventureiro trabalhador!

Alguns dados:



Orçamento: R$ 45.000,00
Terreno: Região nordeste, perto da praia, terreno arenoso com algumas pedras, atoleiros no caso de chuva ou sulcos feitos pela passagem sucessiva de caminhões.
Economia de combustível: não é algo prioritário, pois a empresa pagará esse custo
Conforto: Essencial ar-condicionado e direção hidráulica, final irei trabalhar com ele todos os dias, no mais é perfumaria.
Confiabilidade: Como tempo é dinheiro, não posso ficar na mão porque o carro quebrou, não vou esmirilhar o carro, mas ele vai ter que aguentar ir e voltar dos trechos. Se mesmo assim ele não aguentar, preciso dele o quanto antes rodando novamente.


Depois de umas pesquisas, terminei em duas classes praticamente:

Utilitários pequenos: TR4 e Tracker
Por serem menores, pelo valor consigo algo mais novo e menos rodado, carros em torno de 2010-12 e com seus 50-60mil km percorridos.

Caminhonetes: L200, Hilux, Frontier, Ranger
Sendo maiores e a diesel, o valore puxa algo entre os anos de 2004 e 2010 e com bastante kms no curículo, 150 mil +/-.

Minha primeira dúvida é: Esses carros a diesel com altos km são confiáveis ou já estão pra precisar de uma manutenção pesada? O motor tudo bem, sei que diesel é mínima a interferência, mas e o restante? Os utilitários também, com seus 60 mil já não exigem troca de amortecedor, correias e etc?

Dos utilitários eu estou mais do lado da TR4, agora das caminhonetes eu estou perdido, cada uma chama a atenção em um detalhe, poderiam me ajudar?


Cara, seu emprego deve ser chato demais, imagino como deve estar se sentindo "maltratado" pela empresa, para onde eu envio o CV? rsrsrsrs

O valor que você tem disponível é considerável, mas, acho que limita um pouco suas possibilidades no que diz respeito as pick ups.

Uma pick up neste valor será algo com 10 anos ou mais, e com muitos kms mesmo, agora não vá pensando que os motores a diesel modernos são os antigos que viravam ou até quebravam hodômetro e ainda o motor estava um relógio, exemplo aqueles 229 MWM, o pessoal usava, usava e usava e vendia o carro com raiva porque o motor não parava nem quando o diesel acabava, hoje em dia os motores são diferentes e há muita eletrônica embarcada, motores com projetos antigos que foram "anabolizados", reengenharia de materiais onde muitas peças perderam qualidade em sua construção e por ai vai... tem gente que é muito entendida aqui no fórum e longos tópicos falando sobre isto. Ma o que acho que é o pior mal dos motores modernos são os proprietários modernos, muitos migraram do otto para o diesel e não souberam ou tentaram saber como dirigir, manter ou reparar um motor com essas características.

Já vi Hilux 2010 com o cabeçote estourado porque o "peloto" quis andar a 150 km/h por 3 horas seguidas em um calor Senegalês e com alto giro, a culpa é do carro?

Ouvi falar de L200 eu ferveu quando o dono estava subindo uma subida simples em um dia quente e exigiu um poco do motor, mas sabemos que estes motores mais antigos da Mit eram originalmente iguais ao da minha vtr de 90 cv e se tornaram motores de 135 / 145 cv, injetaram mais energia no motor, mas o arrefecimento não foi dimensionado com tanto carinho assim, até que a própria a Mit lançou o kit gelo. Culpa do carro? Do dono?

O que eu quero dizer (e já falei demais) é que estive em uma situação parecida com a sua, necessitava de um veiculo (não um 4x4) para o trabalho e tinha que rodar muito, na época meu dilema era o mesmo, comprava um mais antigo e "completão" ou um mais recatado, porém mais novo e pelado? Como o tempo era curto não podia esperar, não conhecia ninguém com algo de procedência antigo que pudesse confiar e ficar parado era algo que não poderia nem pensar optei por pegar um zero "pé de boi", afinal o objetivo final era o trabalho e não meu conforto e a viatura era ferramenta de trabalho.

Como você precisa de um veiculo ligeiramente resistente, o consumo não será problema, não mencionou nada de espaço interno EU iria de TR4, afinal é um veiculo que tem histórico off road satisfatório, seu conjunto é robusto (dentro da sua proposta), possui itens de conforto de sobra (ar, direção, vidros, bancos em couro, cambio AT e porta trecos de sobra) seu dinheiro dá para pegar um bem atualizado, existe CSS em muitas regiões do pais entre outras coisas que posso estar esquecendo agora.

Exitem outras possibilidades com por exemplo o Suzuki GVIII, mas acho que a capacidade off dele fica limitado devido a distância do solo, mas você ganha um espaço interno bem melhor e os demais itens são bem similares a Tr4.

Viaturas há muitas opções e muitas possibilidades, tudo vai depender dos seus objetivos, prazos, custos satisfação etc. Faça teste drive no máximo de viaturas que puder, afinal, a melhor será aquela que lhe agradar mais e boa sorte.

Arildo MT
26/01/2016, 22:57
Precisa de caçamba p/ o trabalho? o trajeto é do tipo só troller com guincho passa? vai usar concessionaria p/ manutenção? tem concessionaria competente p/ todas as opções? tem disponibilidade de por a mão na graxa? tem um bom mecânico? poderia pesquisar, procurar e comprar peças em outra cidade/estado se precisar?, tr4 poderia comprar uma mais nova, é um pouco mais alta em relação ao solo que a tracker, tem diferencial central (p/ usar 4x4 no asfalto), flex (p/ mim uma desvantagem) no mais perde em varios quesitos p/ tracker, eu (opinião minha) compraria uma tracker com histórico de manutenção, boa procedência, com pedigree, encontra algumas até 2009 entre 25.000,00 a 35.000,00, encontra algumas com baixa km 30.000/70.000km, compraria a melhor possível (mesmo pagando mais por isso) com + 5.000,00 faz uma mega revisão preventiva/reparativa e faz um pequeno estoque de peças pra futuras manutenções, se o trajetor for hard + 5.000,00 já começa a transforma-la em trator e ainda sobra uns 5.000,00, se o trajeto for mais leve uma grand vitara 2009, se não for usar em viajem longa, com familia tr4.

Leonardolb
27/01/2016, 10:36
Cara, seu emprego deve ser chato demais, imagino como deve estar se sentindo "maltratado" pela empresa, para onde eu envio o CV? rsrsrsrs

O valor que você tem disponível é considerável, mas, acho que limita um pouco suas possibilidades no que diz respeito as pick ups.

Uma pick up neste valor será algo com 10 anos ou mais, e com muitos kms mesmo, agora não vá pensando que os motores a diesel modernos são os antigos que viravam ou até quebravam hodômetro e ainda o motor estava um relógio, exemplo aqueles 229 MWM, o pessoal usava, usava e usava e vendia o carro com raiva porque o motor não parava nem quando o diesel acabava, hoje em dia os motores são diferentes e há muita eletrônica embarcada, motores com projetos antigos que foram "anabolizados", reengenharia de materiais onde muitas peças perderam qualidade em sua construção e por ai vai... tem gente que é muito entendida aqui no fórum e longos tópicos falando sobre isto. Ma o que acho que é o pior mal dos motores modernos são os proprietários modernos, muitos migraram do otto para o diesel e não souberam ou tentaram saber como dirigir, manter ou reparar um motor com essas características.

Já vi Hilux 2010 com o cabeçote estourado porque o "peloto" quis andar a 150 km/h por 3 horas seguidas em um calor Senegalês e com alto giro, a culpa é do carro?

Ouvi falar de L200 eu ferveu quando o dono estava subindo uma subida simples em um dia quente e exigiu um poco do motor, mas sabemos que estes motores mais antigos da Mit eram originalmente iguais ao da minha vtr de 90 cv e se tornaram motores de 135 / 145 cv, injetaram mais energia no motor, mas o arrefecimento não foi dimensionado com tanto carinho assim, até que a própria a Mit lançou o kit gelo. Culpa do carro? Do dono?

O que eu quero dizer (e já falei demais) é que estive em uma situação parecida com a sua, necessitava de um veiculo (não um 4x4) para o trabalho e tinha que rodar muito, na época meu dilema era o mesmo, comprava um mais antigo e "completão" ou um mais recatado, porém mais novo e pelado? Como o tempo era curto não podia esperar, não conhecia ninguém com algo de procedência antigo que pudesse confiar e ficar parado era algo que não poderia nem pensar optei por pegar um zero "pé de boi", afinal o objetivo final era o trabalho e não meu conforto e a viatura era ferramenta de trabalho.

Como você precisa de um veiculo ligeiramente resistente, o consumo não será problema, não mencionou nada de espaço interno EU iria de TR4, afinal é um veiculo que tem histórico off road satisfatório, seu conjunto é robusto (dentro da sua proposta), possui itens de conforto de sobra (ar, direção, vidros, bancos em couro, cambio AT e porta trecos de sobra) seu dinheiro dá para pegar um bem atualizado, existe CSS em muitas regiões do pais entre outras coisas que posso estar esquecendo agora.

Exitem outras possibilidades com por exemplo o Suzuki GVIII, mas acho que a capacidade off dele fica limitado devido a distância do solo, mas você ganha um espaço interno bem melhor e os demais itens são bem similares a Tr4.

Viaturas há muitas opções e muitas possibilidades, tudo vai depender dos seus objetivos, prazos, custos satisfação etc. Faça teste drive no máximo de viaturas que puder, afinal, a melhor será aquela que lhe agradar mais e boa sorte.

Excelente comentário mfdomingues :)

Sempre tive essa ideia de motor diesel ser robusto, mas vejo mesmo que isso era a anos atras, depois de tanta eletrônica, os problemas iguais dos otto atuais vieram acompanhando.

Resumindo, meu dilema é:

Caminhonete pé-de-boi diesel mais velha e bem rodada: http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/l200/2-5-gl-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2008/15911882

Utilitário completo (TR4) a gasolina mais novo e menos rodado: http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-tr4/2-0-4x4-16v-flex-4p-manual/4-portas/2010-2011/15905271

Alguém sabe as principais manutenções desses dois, logo que pegar de cara ou nos próximos kms?

Leonardolb
27/01/2016, 10:42
Precisa de caçamba p/ o trabalho? o trajeto é do tipo só troller com guincho passa? vai usar concessionaria p/ manutenção? tem concessionaria competente p/ todas as opções? tem disponibilidade de por a mão na graxa? tem um bom mecânico? poderia pesquisar, procurar e comprar peças em outra cidade/estado se precisar?, tr4 poderia comprar uma mais nova, é um pouco mais alta em relação ao solo que a tracker, tem diferencial central (p/ usar 4x4 no asfalto), flex (p/ mim uma desvantagem) no mais perde em varios quesitos p/ tracker, eu (opinião minha) compraria uma tracker com histórico de manutenção, boa procedência, com pedigree, encontra algumas até 2009 entre 25.000,00 a 35.000,00, encontra algumas com baixa km 30.000/70.000km, compraria a melhor possível (mesmo pagando mais por isso) com + 5.000,00 faz uma mega revisão preventiva/reparativa e faz um pequeno estoque de peças pra futuras manutenções, se o trajetor for hard + 5.000,00 já começa a transforma-la em trator e ainda sobra uns 5.000,00, se o trajeto for mais leve uma grand vitara 2009, se não for usar em viajem longa, com familia tr4.

Vamos lá:
Não preciso da caçamba, embora ela possa servir em algumas raras ocasiões.
O trajeto pede 4x4, areia, atoleiros, mas nada que o próprio carro n consiga sair sozinho, Troller sobraria.
Manutenção a princípio quero fugir da CSS, mas se n tiver opção com qualidade, vai ter que ser lá.
Tenho condições de fazer eu mesmo, até curto essas DIY.
Não tenho mecânico.
Se precisar, importo peça até do Japão :lol:, se for viável, claro.

Equipar uma Tracker tb me passou pela cabeça, mas o problema é que não tenho tempo, quero resolver tudo até antes do carnaval.

mfdomingues
27/01/2016, 11:16
Excelente comentário mfdomingues :)

Sempre tive essa ideia de motor diesel ser robusto, mas vejo mesmo que isso era a anos atras, depois de tanta eletrônica, os problemas iguais dos otto atuais vieram acompanhando.

Resumindo, meu dilema é:

Caminhonete pé-de-boi diesel mais velha e bem rodada: http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/l200/2-5-gl-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2008/15911882

Utilitário completo (TR4) a gasolina mais novo e menos rodado: http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-tr4/2-0-4x4-16v-flex-4p-manual/4-portas/2010-2011/15905271

Alguém sabe as principais manutenções desses dois, logo que pegar de cara ou nos próximos kms?

Leonardo, bom dia

Seu prazo é muito curto, carnaval é daqui a menos de 2 semanas....

Esse modelo de L200 (tomará que eu esteja muito engando) mas ela é aquela com certa facilidade para ferver? Fica muito esperto, veja, e reveja o histórico do veiculo, sugiro que você adquira no local onde será o seu trabalho (não entendi se é próximo a sua casa, ou não) uma vez que caso haja problemas (tomará que não) você poderá resolver no local e não ter que viajar de volta até a sua casa. Mas com esse prazo você não terá muito tempo para avaliar e terá que pegar um viatura de "prateleira", ou seja, está a mão.

Essa Tr4 até que não é ruim, eu prefiro as que não eram flex, pois eram um pouco mais econômica, no RJ vi uma 2006 e tinha só 70.000 km rodados, carro de garagem mesmo com o motor zerado (trocado na Mitsubishi devido uma manutenção mal feita pela CSS onde o proprietário perdeu o motor na estrada indo para Visconde de Mauá a CSS assumiu uma boa parte da culpa e eles não retificaram o motor e sim trocaram), mas essa foi uma joia rara que eu deixei passar, fazer o que....

Como você não tem mecânico, sugiro até você estabelecer essa relação ficar na CSS nas primeiras manutenções, converse com o gerente técnico, muitos atendem "por fora" com oficina própria, pode ser uma solução (fazia isto com a minha CR-V e meu Civic).

Boa sorte

AlonsoFausto
27/01/2016, 11:45
Leonardo,

Vou te dar uma dica: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/150503-ranger-supercab-diesel-4x4-99-prata-estendida-4-portas-4.html

Não conheço, não moro perto, não tenho relação alguma. Apenas sei que foi um carro montado com extremo capricho e que está "zero" com tudo da melhor qualidade. Acho que te atenderia perfeitamente e com mecânica super simples...

Todo o histórico está no Fórum, com fotos e relatos. Se Eu pudesse ter um segundo carro, seria esse!

Leonardolb
28/01/2016, 00:43
Leonardo,

Vou te dar uma dica: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/150503-ranger-supercab-diesel-4x4-99-prata-estendida-4-portas-4.html

Não conheço, não moro perto, não tenho relação alguma. Apenas sei que foi um carro montado com extremo capricho e que está "zero" com tudo da melhor qualidade. Acho que te atenderia perfeitamente e com mecânica super simples...

Todo o histórico está no Fórum, com fotos e relatos. Se Eu pudesse ter um segundo carro, seria esse!

Realmente uma baita viatura, e de procedência msm.
Problema é ser antiga, questão de seguro e burocracia com a empresa e trabalho que vou utilizar, coisas que infelizmente no papel são uma coisa, mesmo ao vivo ser outra.

Leonardolb
28/01/2016, 00:47
Por favor n me apedrejem, mas... e a Duster 4x4? :lol:

Exemplo: http://www.webmotors.com.br/comprar/renault/duster/2-0-dynamique-4x4-16v-flex-4p-manual/4-portas/2011-2012/15926602

HERICK
29/01/2016, 05:10
Por favor n me apedrejem, mas... e a Duster 4x4? :lol:

Exemplo: http://www.webmotors.com.br/comprar/renault/duster/2-0-dynamique-4x4-16v-flex-4p-manual/4-portas/2011-2012/15926602

Bom dia! Tudo vai depender da sua necessidade, o Duster não tem reduzida, portanto não encara off Road pesado, mas por outro lado o ano e o preço são convidativos, boa sorte!

Leonardolb
29/01/2016, 11:55
Bom dia! Tudo vai depender da sua necessidade, o Duster não tem reduzida, portanto não encara off Road pesado, mas por outro lado o ano e o preço são convidativos, boa sorte!

Exatamente, pesquisei mais sobre o sistema dela, é até interessante a proposta, e parece robusto, porém é um 4x4 "de entrada", pra pegar algo pesado realmente n vai servir.

Estou bem inclinado pra uma TR4, porém:

Vale a pena o modelo antigo (2009) ou é bom fazer aquele esforço e pegar uma nova 2010? Quais as mudanças funcionais (tirando estética) que rolaram?

E o cambio AT dela é bom?

mfdomingues
29/01/2016, 17:11
Exatamente, pesquisei mais sobre o sistema dela, é até interessante a proposta, e parece robusto, porém é um 4x4 "de entrada", pra pegar algo pesado realmente n vai servir.

Estou bem inclinado pra uma TR4, porém:

Vale a pena o modelo antigo (2009) ou é bom fazer aquele esforço e pegar uma nova 2010? Quais as mudanças funcionais (tirando estética) que rolaram?

E o cambio AT dela é bom?

Leonardo, eu dirigi algumas Dusters por aqui, não fiz trilha, mas não sei se é robusto, com a viatura carregada ao passar por desníveis (estava com muita coisa no porta malas e com 5 pessoas) vc sente um pouco a estrutura e vê que a distância entre o solo reduz um pouco, coisa que com a minha atual (também ela tem chassi e não monobloco) com o mesmo peso e pessoas (e eu com uns kilos que ganhei a mais) ela não sofre tanto.

Vá na localiza e aluga um, eles tem muitos (eu alugava lá) e faça um teste, veja o que sente. Lembrando que ele é um Dacia, ou seja, linha branca Renault, tenho minhas duvidas com veículos neste formato.

Quanto a Tr4 de 2009 para 2010, as mudanças mais significativas foram na potência de 135 CV (gasolina) para 140 CV (gasolina) com isto ganhou um pouco mais de torque 19 para 22 se não me engano e perdeu poucos centímetros nos ângulos de entrada e saída, basicamente isto, o restante é estética mesmo por dentro e por fora.

Quanto ao cambio AT ele sempre teve fama de ser um pouco manco, eu nunca pilotei, mas um amigo tinha uma antiga (2003 acho) e reclamava um pouco, pegou um 2009 e disse que melhorou, mas ainda para ele não é o ideal não sei se é psicológico também.

Meu voto ainda é GVIII e Tr4.

Boa sorte.

Leonardolb
29/01/2016, 19:14
Leonardo, eu dirigi algumas Dusters por aqui, não fiz trilha, mas não sei se é robusto, com a viatura carregada ao passar por desníveis (estava com muita coisa no porta malas e com 5 pessoas) vc sente um pouco a estrutura e vê que a distância entre o solo reduz um pouco, coisa que com a minha atual (também ela tem chassi e não monobloco) com o mesmo peso e pessoas (e eu com uns kilos que ganhei a mais) ela não sofre tanto.

Vá na localiza e aluga um, eles tem muitos (eu alugava lá) e faça um teste, veja o que sente. Lembrando que ele é um Dacia, ou seja, linha branca Renault, tenho minhas duvidas com veículos neste formato.

Quanto a Tr4 de 2009 para 2010, as mudanças mais significativas foram na potência de 135 CV (gasolina) para 140 CV (gasolina) com isto ganhou um pouco mais de torque 19 para 22 se não me engano e perdeu poucos centímetros nos ângulos de entrada e saída, basicamente isto, o restante é estética mesmo por dentro e por fora.

Quanto ao cambio AT ele sempre teve fama de ser um pouco manco, eu nunca pilotei, mas um amigo tinha uma antiga (2003 acho) e reclamava um pouco, pegou um 2009 e disse que melhorou, mas ainda para ele não é o ideal não sei se é psicológico também.

Meu voto ainda é GVIII e Tr4.

Boa sorte.

Duster desclassificada mesmo, falta ser mais 4x4 mesmo.

Analisei a GVIII e o TR4, inclusive nos números: http://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=1042-1154

São bem paecidas, só a TR4 puxa mais pro jipe e a GVIII pra um SUV, nesse caso, como irei ter o carro pra suar comigo, acho um guerreiro mais adequado que um executivo :chorandoderir:

Enquanto a TR4 vc tem que ter braço pra mexer na alavanca do 4x4, na GVIII precisam só dois dedos.

E analisando o mercado, pelo valor das Suzuki, da pra achar uma Mit menos rodada e quase de mesmo ano.

Leonardolb
29/01/2016, 20:14
Pessoal, toda TR4 tem o tanque de 72 L?
Essa autonomia pra mim é importante também.