PDA

Ver Versão Completa : Óleo no radiador

Maurício frontier
24/01/2016, 19:16
Boa tarde. Tenho uma frontier 2.5 e tá aparecendo óleo na água. Foi retificado o cabeçote e trocado a junta. Esse modelo tem o trocador de calor? Se tem, alguém pode tirar uma foto para me mostrar onde fica? Grato

alexterra
25/01/2016, 11:19
bom dia Mauricio! O trocador de calor do óleo do câmbio, fica na base do radiador, por dentro, e o do óleo do motor, radiador de óleo, fica logo abaixo do filtro comb, há dois mangotes ligados neles. Olhou a vareta de óleo, tá bom? Se passou óleo para a água, verifique o óleo do câmbio, se tiver contaminado, tipo, leitoso, é o trocador na base do radiador de arrefecimento. Estou fazendo motor geral da minha Pathfinder 2008 LE 2,5, e o meca, que é mt bom, so aceitou que colocasse a junta do cabeçote original Nissan, que segundo ele, é a que aguenta a temperatura desse motor, paguei 1.200,00 pratas por ela, tbm troquei o radiador, botei novo, porque passou água pro câmbio e vice e versa, essa semana deve ficar pronta, boa sorte amigo!

Atila250s
26/01/2016, 07:47
Bom dia Mauricio, o que houve com seu cabeçote? Estava empenado? A retífica deu um passe na superfície de contato com a junta? Ou foi retífica de válvulas? Pergunto isso pois motores a diesel tem uma taxa de compressão da ordem de 23:1 e na superfície de contato com a junta existem ranhuras que não devem ser retificadas. Quando há um empeno (coisa rara) no cabeçote, troca-se o mesmo e não se faz retífica.

mfdomingues
26/01/2016, 17:26
Boa tarde. Tenho uma frontier 2.5 e tá aparecendo óleo na água. Foi retificado o cabeçote e trocado a junta. Esse modelo tem o trocador de calor? Se tem, alguém pode tirar uma foto para me mostrar onde fica? Grato

Xará, boa tarde

Reforçando o que o Atila disse, alguns cabeçotes de motor diesel (quase todos que ouvi até hoje) não aceitam muito bem o famoso "passe", porque a taxa de compressão aumenta muito ( o meu é 21:1) e isto são próximos dos 650 C, qualquer coisa maior que isto ele da aquele esquenta de novo fácil.

O seu Ferveu?

Junta tem que ser original, ou de ótima qualidade pelo que andei pesquisando quando o meu esquentou sempre recomendaram original ou AJUSA (alguns dizem que AJUSA é melhor que a original) a minha é de aço, mas encontrei de todo tipo de material possível a venda.

Outra questão, fez o cabeçote por via das duvidas troca os parafusos do cabeçote e os guias prisioneiros, vi casos de mesmo chegando ao torque correto o cabeçote acaba passando água e contaminando o óleo, fica atento a isto os meus o meca não queria trocar, mas, preferi trocar afinal o valor é relativamente baixo frente a dor de cabeça que pode ter.

Boa sorte.

Sergio c
26/01/2016, 19:46
Boa dica Mfdomingues. Um abraço.

mfdomingues
26/01/2016, 21:03
Boa dica Mfdomingues. Um abraço.

Sergio, não por isto, soh compartilhei algumas experiências para ajudar um parceiro.