Ver Versão Completa : Filtro de ar externo.
Elias Mello
23/01/2016, 22:03
Amigos,
Depois que foi instalado o compressor do ar condicionado no meu jipe, o espaço para o filtro de ar ficou reduzido, não cabendo mais o original do motor 709 (jipe 93). Coloquei um filtro esportivo temporariamente. Estou pensando em colocar o filtro de ar do lado de fora do carro, incorporando um snorkel.
Pergunta se alguém já fez isto aqui no grupo.
Caso queira fazer, existirá um filtro menor para esta proposta, ou coloco mesmo o original (acho o original muito grande).
Agradeço as sugestões.
Elias.
hercilio.neto
23/01/2016, 23:07
Elias tem certeza que não dá pra re-arranjar o cofre de forma a caber o filtro?
Talvez se colocar o compressor na posição original (próximo ao coxim do lado direito do motor), fique mais fácil de acomodar o filtro do lado esquerdo.
Coloca uma foto do cofre pra gente opinar.
valmirjunior
23/01/2016, 23:07
Outro dia vi fotos de uma fj com o filtro externo, deixa um visual mais bruto.
Quanto ao tamanho, se colocar algo menor pode dar restrição na entrada de ar.
Elias Mello
24/01/2016, 19:35
Hercílio. Tirei a foto mas não sei como adicionar via Android.
Tentamos adicionar o filtro original mas não teve jeito. Nem mesmo de pé na vertical. O suporte ficou na esquerda superior e o filtro teria que ficar muito alto não dando para fechar o capô.
Elias Mello, se quiser, pode mandar as fotos para meu e-mail que publico para você: nirlei.pires@gmail.com
Abrass.
CAPT GOTTLIEB
25/01/2016, 08:17
Filtro externo lembra caminhão e dos bons. Como a meu ver o Jipe Bandeirante é a versão civil de um caminhão militar compacto acho que ficaria ótimo. Num carro comum nem pensar, mas num Jipe é o máximo. Só precisa ser bem feito, pois adaptações caprichadas são boas, mas gambiarras são péssimas.
Elias Mello
25/01/2016, 08:46
Elias Mello, se quiser, pode mandar as fotos para meu e-mail que publico para você: nirlei.pires@gmail.com
Abrass.
Obrigado Nirlei, Consegui colocar a foto do micro de casa.
Segue a foto com o filtro esportivo colocado provisoriamente. Veja que o espaço ficou muito limitado. Provavelmente o suporte do compressor ficou muito prá fora prejudicando o espaço do filtro original que é bem grande.
Vou procurar fotnos na net de filtros externos prá poder me inspirar.
Estou pensando em alterar a saída do filtro original afim de adaptar um tubo para servir de snorkel.
Aceito sugestões.
521024
jsuttili
25/01/2016, 09:01
Eu já vi uma.. mas faz tempo...
521025521026
Concordo com o Capitano que o visual fica perfeito para as Band.
Contribuindo..
Elias Mello
25/01/2016, 11:36
Legal. Vou providenciar algo do tipo. Qdo terminar posto aqui.
Posta as fotos durante a montagem também
Pode ajudar alguém que tenha vontade de fazer isso.
Será que este snorkel da Land Cruiser amarela não atrapalha a visão "na diagonal"?
Abrass.
Sergio c
25/01/2016, 14:29
Pra mim o filtro da band verde ficou perfeito, já a da amarela ficou péssimo, se entrar em uma trilha leve e com alguma vegetação, já vai ter problemas com o filtro.
Mais uma:
Muito bom gosto, na minha humilde opinião.
Abrass.
valmirjunior
25/01/2016, 14:51
Também achei que o filtro na vertical ficou muito bom, combinou com o desenho do carro.
Na minha humilde opinião eu somente realocava o snorkel.
Elias Mello
25/01/2016, 19:27
Bem,
Coloquei o filtro prá ver como fica. Ainda sem pintura e om fixação provisória.
O tubo de tomada de ar será prolongado um pouco mais acima do conjunto, e terá em seu topo o "bocal" do snorkel.
Esta posição não compromete a abertura da porta ou do capô.
Falta abrir o furo para a passagem da mangueira e conexão com a a que fica interna. Devo colocar um pedaço de tubo de 7,2pol para acoplar as duas.
Na abertura de entrada da mangueira estou pensando em um tipo de acabamento. Ainda estou pensando em como fazer.
Elias
521059
521060521061
valmirjunior
26/01/2016, 09:43
Meu pitaco Elias.
Abaixa mais o filtro, deixa na frente para portinhola, próximo ao para lamas.
Verifica se é possível colocar neste local, continuar usando a portinhola dos pés e passar a tubulação.
Como alternativa pode colocar o filtro inclinado acompanhando o para lamas, vira ele com a saída para cima, altera o lado da curva de saída do filtro ou corta ela e deixa com um flexível.
Agora vai testando e verifica o que ornamenta melhor.
jsuttili
26/01/2016, 10:18
Pensando aqui que até seria uma boa colocar o filtro pra fora. dai sobra espaço pra colocar a bateria no cofre do motor...
Malditos Duendes....:drool::twisted:
Elias Mello
26/01/2016, 13:15
Meu pitaco Elias.
Abaixa mais o filtro, deixa na frente para portinhola, próximo ao para lamas.
Verifica se é possível colocar neste local, continuar usando a portinhola dos pés e passar a tubulação.
Como alternativa pode colocar o filtro inclinado acompanhando o para lamas, vira ele com a saída para cima, altera o lado da curva de saída do filtro ou corta ela e deixa com um flexível.
Agora vai testando e verifica o que ornamenta melhor.
Valmir,
Entendi que sua preocupação pode estar na visibilidade. Testei e não compromete quase nada. Além disto o fultro pode ser movimentado para cima e para baixo uns 15 cm na vertical.
Colocando da forma que indicou requer mais furos para parafusos e alteração na saída de ar. Quero evitar o máximo de alterações no carro. Da forma que estou querendo, faço apenas o furo da mangueira e utilizo os parafusos já existentes na frente para fixação.
valmirjunior
26/01/2016, 14:08
Foi exatamente esta a minha impressão, que pode prejudicar a visibilidade.
Se está aprovado por quem vai dirigir então mãos a obra.
Vocês pode até me crucificar por gerações, (e com razão)..
Mais alguém já cogitou colocar o filtro na frente do bagageiro de teto??
Como já tem “excesso” de altura por causa do bagageiro o filtro ali na frente não atrapalharia em “nada”, claro que teria um gasto maior com a mangueira para conectar a saída do filtro ao motor. Mais acho que não seria algo tão absurdo assim talvez 1,5M a mais..
fabiano r
26/01/2016, 15:37
Vocês pode até me crucificar por gerações, (e com razão)..
Mais alguém já cogitou colocar o filtro na frente do bagageiro de teto??
Como já tem “excesso” de altura por causa do bagageiro o filtro ali na frente não atrapalharia em “nada”, claro que teria um gasto maior com a mangueira para conectar a saída do filtro ao motor. Mais acho que não seria algo tão absurdo assim talvez 1,5M a mais..
Quanto menor a distância entre o filtro do ar e a admissão ou a turbina melhor, imagina lá no teto o quanto o motor vai ter que sugar o ar? Em quase todos os carros que vejo que o pessoal não consegue dar muita pressão na turbina um dos motivos é a restrição do ar.
Eu mesmo já pensei em colocar o filtro do ar em cima do para lamas só não fiz por que consegui colocar no cofre mas a bateria vai ficar para sempre em baixo do banco do motorista rsrsrs.
valmirjunior
26/01/2016, 16:02
Quanto menor a distância entre o filtro do ar e a admissão ou a turbina melhor, imagina lá no teto o quanto o motor vai ter que sugar o ar? Em quase todos os carros que vejo que o pessoal não consegue dar muita pressão na turbina um dos motivos é a restrição do ar.
Eu mesmo já pensei em colocar o filtro do ar em cima do para lamas só não fiz por que consegui colocar no cofre mas a bateria vai ficar para sempre em baixo do banco do motorista rsrsrs.
Fabiano.
A localização do filtro não influencia em nada nesta aplicação.
O "ar" sofre restrição para entrar no motor devido ao filtro, diâmetro da tubulação, quantidade e ângulo das curvas.
fabiano r
26/01/2016, 16:32
Fabiano.
A localização do filtro não influencia em nada nesta aplicação.
O "ar" sofre restrição para entrar no motor devido ao filtro, diâmetro da tubulação, quantidade e ângulo das curvas.
Se colocar no teto como o Maggion mencionou vai o ar vai ter que percorrer uma distância maior!
Quanto menor a distância melhor, se colocar na lateral como das fotos fica 100%.
valmirjunior
26/01/2016, 16:51
1m a mais de tubo é irrelevante, não afeta em nada o desempenho do motor.
Se fosse assim não usaríamos Snorkel nas bands.
fabiano r
26/01/2016, 17:07
1m a mais de tubo é irrelevante, não afeta em nada o desempenho do motor.
Se fosse assim não usaríamos Snorkel nas bands.
O snorkel não restringe pois está livre até o filtro o que segura é o filtro em si mas não vem ao caso, apenas expressei o que eu penso e como cada um pensa de uma maneira não vamos nos estressar por causa disso.
Grande abraço! E não esquece de postar fotos!
hercilio.neto
26/01/2016, 22:06
Eu particularmente não gosto do filtro fora do cofre, mas admito que o visual fica animal, combina com a imagem de veículo bruto.
Claro que cada deve deixar a sua Band com o visual que mais lhe agrada, mas a Band 93 tem singularidades que compensam ser preservadas. Tem identidade própria.
Por isso me esforço para acomodar tudo dentro do cofre: Ventilador do ar forçado, bateria, filtro de ar e turbina.
Já deixei o espaço reservado para o suporte e o compressor do ar condicionado, intercooler, dutos e cardã de guincho.
Elias Mello
26/01/2016, 22:29
Hercílio.
Pra mim não teve jeito. Mandei fazer o suporte e não imaginava que ficaria comprometendo o espaço. Não fui avisado disto e, somente depois de instalado percebi a burrada.
Mas estou gostando do resultado do filtro fora. Minha mulher também aprovou. Ficou bem "selvagem" hehe.
Porém, nada que não possa voltar atrás no futuro. A única alteração foi o furo da mangueira que, de qualquer forma pode ser usado para o snorkel.
Cortei uma das abas do suporte do filtro pra não ficar sobrando mas guardei a sobra que pode ser ressoldada.
Resumindo. Tudo feito de forma plenamente reversível se mudar o suporte do compressor.
Ah. Copiei uma dica sua quanto ao porta objeto no Fiat uno. Já está instalado no lugar com falantes e tudo. Comprei o kit no ML por 45 paus. Obrigado pela dica.
Elias.
Francisco Bicalho
27/01/2016, 10:02
Hercílio.
Pra mim não teve jeito. Mandei fazer o suporte e não imaginava que ficaria comprometendo o espaço. Não fui avisado disto e, somente depois de instalado percebi a burrada.
Mas estou gostando do resultado do filtro fora. Minha mulher também aprovou. Ficou bem "selvagem" hehe.
Porém, nada que não possa voltar atrás no futuro. A única alteração foi o furo da mangueira que, de qualquer forma pode ser usado para o snorkel.
Cortei uma das abas do suporte do filtro pra não ficar sobrando mas guardei a sobra que pode ser ressoldada.
Resumindo. Tudo feito de forma plenamente reversível se mudar o suporte do compressor.
Ah. Copiei uma dica sua quanto ao porta objeto no Fiat uno. Já está instalado no lugar com falantes e tudo. Comprei o kit no ML por 45 paus. Obrigado pela dica.
Elias.
Elias, cometi o mesmo erro, instalando o compressor do AC em cima do alternador, e quando me alertaram, resolvi mudar o compressor para o lugar certo. Em cima do alternador, se você tem que mexer em qualquer coisa, tipo trocar o regulador de voltagem ou mesmo uma correia, tem que tirar o compressor do AC do caminho, é um transtorno, e ainda mais fica com essa questão do espaço roubado. Eu pessoalmente acho que a carcassa do filtro de ar do lado de fora fica um tribufu, parecendo um apêndice, uma hérnia supurada, estraga o visual do carro. Com o dinheiro que você gasta nessa empreitada, pode instalar o compressor do AC no lugar certo. Tem uma pessoa no grupo Toyoteiros Google que vende uma réplica do suporte original muito bem feita e isso resolve o seu problema.
Assim como está, você cai numa cilada que é um erro levar a outro erro. Concerte o primeiro erro que foi instalar o compressor no lugar errado e mantenha o filtro de ar dentro do cofre do motor como é o correto.
Pronto, falei.
Abraço;
Chico
Elias Mello
27/01/2016, 13:58
Chico.
E qual o lado certo do compressor? Do lado esquerdo (de quem olha para o motor) fica a bomba da direção hidráulica.
jsuttili
27/01/2016, 14:08
Chico.
E qual o lado certo do compressor? Do lado esquerdo (de quem olha para o motor) fica a bomba da direção hidráulica.
Embaixo da bomba de DH nos motores mercedes.
GuilhermeAdolf
27/01/2016, 14:19
Olhem essa band anunciada aqui de vitória com filtro externo:
https://mmi687.whatsapp.net/d/z1fvn_xUj5TCt8KTdE6t81acBsU/Aumri2fnVjlb6YYctLrB77AW62G1NTYkq4-WeUmpwmmn.jpg
Fez em inox junto com o snorkel.
Olha o anúncio desta band que p GuilhermeAdolf falou
http://es.olx.com.br/norte-do-espirito-santo/veiculos/carros/toyota-bandeirante-picape-1991-151633631?xtmc=toyota+bandeirante&xtnp=2&xtcr=11
entra em contato e pede fotos
valmirjunior
27/01/2016, 14:31
Bem diferente e chamativo, um tanto extravagante.
Bem diferente e chamativo, um tanto extravagante.
O "erro" foi ter deixado o Inox polido.
Se "quebrar na lixa" e passar um Spray Preto fosco fica menos chamativo.
Francisco Bicalho
27/01/2016, 15:38
Chico.
Elias o lado correto é em frente ao banco do carona. Veja a foto.
Francisco Bicalho
27/01/2016, 16:51
Essa imagem dá para ver melhor o lugar do compressor da DH
valmirjunior
28/01/2016, 17:52
521392
Uma colega do zap tirou a foto de uma Band longa com filtro externo, único dono.
Sergio c
28/01/2016, 18:44
521392
Uma colega do zap tirou a foto de uma Band longa com filtro externo, único dono.
Essa parte em inox não combina com a cor da band nem com o restante do filtro, na minha opinião.
Francisco Bicalho
28/01/2016, 19:04
( parece um foguete prestes a decolar… ; ˆ )
Francisco Bicalho
29/01/2016, 07:31
Elias, essa é outra questão importante. Se você tem uma mangueira sanfonada (como na foto que postou) com 50 cm de comprimento, entrando pelo cofre do motor, fazendo uma curva acentuada e percorrendo mais 50 cm (e mais uma curva) até a entrada da turbina, certamente você sacrifica a performance do motor. o ar tem que viajar muito e sofre turbulência no percurso.
O ideal é que o trajeto seja o mais curto e mais desobstruído possível. Outra coisa que não é recomendável é a entrada de ar apontada para cima como você postou na foto, vai que num temporal entra água no seu motor?
Elias, minha intenção não é atazanar você, mas sim tentar te convencer a montar o compressor do AC no lugar onde ele deve ser montado, logo abaixo do compressor da DH. Aconteceu a mesma coisa comigo e eu não me arrependo de ter desmontado a instalação errada e ter feito a coisa certa. Na época eu tive que mandar confeccionar a peça suporte, mas hoje você encontra ela pronta.
Não é só a questão do filtro, imagina um cenário em que você quebra a correia do alternador de noite no meio da estrada numa viagem. Sem o compressor do AC no caminho é mole de trocar, com ele no caminho é o inferno na terra. Pense bem nisso.
Abraço;
Chico
fabiano r
29/01/2016, 08:06
Isso ai Chico!!!!!!!!:concordo:
Elias, essa é outra questão importante. Se você tem uma mangueira sanfonada (como na foto que postou) com 50 cm de comprimento, entrando pelo cofre do motor, fazendo uma curva acentuada e percorrendo mais 50 cm (e mais uma curva) até a entrada da turbina, certamente você sacrifica a performance do motor. o ar tem que viajar muito e sofre turbulência no percurso.
O ideal é que o trajeto seja o mais curto e mais desobstruído possível. Outra coisa que não é recomendável é a entrada de ar apontada para cima como você postou na foto, vai que num temporal entra água no seu motor?
Elias, minha intenção não é atazanar você, mas sim tentar te convencer a montar o compressor do AC no lugar onde ele deve ser montado, logo abaixo do compressor da DH. Aconteceu a mesma coisa comigo e eu não me arrependo de ter desmontado a instalação errada e ter feito a coisa certa. Na época eu tive que mandar confeccionar a peça suporte, mas hoje você encontra ela pronta.
Não é só a questão do filtro, imagina um cenário em que você quebra a correia do alternador de noite no meio da estrada numa viagem. Sem o compressor do AC no caminho é mole de trocar, com ele no caminho é o inferno na terra. Pense bem nisso.
Abraço;
Chico
CAPT GOTTLIEB
30/01/2016, 16:30
Isso ai Chico!!!!!!!!:concordo:
Meu JIPÃO foi restaurado como veículo militar e por isso é muito austero. Não desejo instalar AC e assim sendo penso que num veículo de aspecto militar o filtro de ar externo dá uma aparência bem coerente. Mas isto é uma opção minha e não tenho nada contra quem queira instalar AC no Jipe Bandeirante. Assim sendo, quem tem ou deseja ter AC no seu Jipe deveria seguir a sugestão do Francisco Bicalho.
Bons passeios.
Elias Mello
30/01/2016, 22:46
Abraço;
Chico
Chico,
Obrigado pelas considerações.
Como disse, Nada ainda é definitivo. A única mudança radical foi o furo para passagem da mangueira. Eu ia fazer isto de qq forma pois quero colocar um snorkel.
Do lado direito do motor do meu jipe tem suporte para duas baterias. Já está tudo comprometido, mas depois olho e vejo se posso incluir o compressor abaixo.
Quanto ao ar e turbulência não sei se realmente a perda de carga de 80 cm de mangueira de 50mm vai interferir. Afinal é apenas ar. Quanto ao tubo prá cima, sei que não pode entrar água. Estou esperando a cabeça do snorkel para conectar alí. Não vou rodar com o carro na chuva até resolver esta parada.
Vou postando os resultados.
Elias
hercilio.neto
31/01/2016, 11:51
...
Do lado direito do motor do meu jipe tem suporte para duas baterias. Já está tudo comprometido, mas depois olho e vejo se posso incluir o compressor abaixo.
...
Elias
O compressor vai próximo ao chassi, o suporte é preso do coxim do motor.
Cabe direitinho ali, mesmo com a bateria no cofre.
Francisco Bicalho
31/01/2016, 12:02
Quanto ao ar e turbulência não sei se realmente a perda de carga de 80 cm de mangueira de 50mm vai interferir. Afinal é apenas ar.
Elias, não é 'apenas ar'; a quantidade de ar que entra no coletor de admissão e a temperatura que determina quão denso é o ar para permitir maior quantidade na admissão é que determina a performance do motor. Quanto mais ar mais performance, e quão mais frio esse ar mais denso e mais ar entra no motor para melhorar a performance. Caso contrário, não haveria razão para o uso de um turbo compressor. Eu entendi que você não sabe se a perda de carga de ar com uma mangueira longa e sanfonada, mas eu posso te garantir que há perda de performance nessa situação. Na dúvida dê uma busca e estude um pouco sobre fluxo de ar em motores. Agora, pode ser que vocé não se incomode com a perda de performance ou aumento de consumo, e prefira o estilo do filtro de ar fora do cofre do motor, se for o caso, eu não tenho o que discutir nesse assunto.
bandoleiro
03/02/2016, 00:49
Nas fotos postadas do filtro de ar externo, as ligações de entrada e saida de ar estão invertidas. Com toda a certeza isso altera eficiência.
valmirjunior
05/02/2016, 07:38
Quando for tirar o filtro externo e colocar de volta no cofre, fica a dica de suporte do compressor.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/31831-ar-e-suporte-compressor-originais-na-band-om-364-a-3.html
Goncalez98
05/02/2016, 13:18
521982
521983
521984
Definitivamente te o filtro de ar externo da "cara de mau" ao jipe....
olha há aí o tamanho dessas crianças....
Muito bonitos!!!
Mais uma coisa me chamou a atenção.
Nos 2 primeiros o tubo que liga o motor ao filtro faz uma "curva p cima"..
Já o ultimo me parece ser reto..
Será que isso tem alguma razão ou somente por causa da posição da entrada de ar do motor???:pensativo::pensativo::pensativo:
T.Azevedo
06/07/2016, 21:31
A minha instalei por fora
T.Azevedo
06/07/2016, 21:38
532134
Segue foto de como ficou. É o filtro do Mercedes 912 código PAC 11.609
Elias Mello
09/07/2016, 11:16
Ia colocar o filtro da minha assim, no para-lama mas achei que atrapalha o acesso ao motor. Preferi colocar em pé.
cRiPpLe_rOoStEr
25/11/2017, 07:47
aquele verde curto e o vermelho fui eu que fotografei, vi os 2 perto de casa, e particularmente achei uma boa solução o filtro de ar externo tanto por reforçar a aparência de utilitário bruto quanto por livrar espaço no compartimento do motor tanto para instalação de acessórios quanto facilitar o acesso para manutenção
Rafael garcia
11/01/2018, 19:55
galera ando muito no Pantanal e to pensando em colocar meu filtro no bagageiro do teto mas com tubo liso fazendo o minimo possivel de curva oque acham ?
Denise Ávila
11/01/2018, 20:41
Pra isso já há o snorkel
galera ando muito no Pantanal e to pensando em colocar meu filtro no bagageiro do teto mas com tubo liso fazendo o minimo possivel de curva oque acham ?
Só se a intenção for abrir espaço no cofre. Se não como a Denise disse, o snorkel resolve