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Ver Versão Completa : Suspensão parabólica



tavio_g
24/02/2006, 10:18
Pessoa alguém já viu algo assim??
Como será que fica?

http://www.parabolicsuspension.com/general.htm

Elmer_Jeep
24/02/2006, 11:01
bom, sei que as laminas aí tem o desenho diferenciado, mas quanto aos espaçadores entre elas temos como exemplo os feixes da S10 que vem assim de fábrica.

[]'s

p.peleje
24/02/2006, 12:08
bom, sei que as laminas aí tem o desenho diferenciado, mas quanto aos espaçadores entre elas temos como exemplo os feixes da S10 que vem assim de fábrica.

[]'s

Parabólico se refere ao tipo das laminas do feixe. Perceba que nas pontas ela é fina e vai engrossando ao meio. Isso elimina vc ter várias laminas, uma lâmina só faz o papel da lamina mestra e das laminas pequenas de força.

[]s

Peleje

Elmer_Jeep
24/02/2006, 12:17
Valeu Marcos Valério, eu já tinha sacado esse detalhe do desenho e comprimento das laminas. :mrgreen:

[]'s

Beto Lacerda
24/02/2006, 12:22
mas sera que da certo colocar um calço de uns 2mm entre as molas de um feixe de toy ??? p/ ficar tipo de s-10 ...
[]'s

Marcelo A. Marchiodi
24/02/2006, 12:50
A mola da Fiorino é assim, por aqui na minha cidade costumam colocar nos Jeeps, mas tem que alongar o chassi pois ela é muito comprida, o Jeep do Gustavo (criador do fórum) usa essas molas e é spoa.

p.peleje
24/02/2006, 14:23
mas sera que da certo colocar um calço de uns 2mm entre as molas de um feixe de toy ??? p/ ficar tipo de s-10 ...
[]'s

Sim dá, inclusive estou fazendo isso nos feixes originais da minha viatura. As lâminas menores, que são as de força, estou trocando as originais por umas retas e mais grossas e nas pontas de cada lamina (exceto as duas mestras) estou colocando um calço de Borracha parafusado. Ao invés das 10 lâminas originais estou deixando com 8.

Dessa forma as lâminas de força passam a trabalhar apenas qdo solicitado, de acordo com a necessidade elas vão encostando na outra progressivamente. E as borrachas servem pra amortecer ainda mais esse trabalho das lâminas.

[]s

Peleje

Beto Lacerda
24/02/2006, 14:32
p.peleje, entendi o que vc ta fazendo , é semelhante ao que é o feixe tarseiro original do samurai , mas no samuca é só uma lamina de força , mas o principio é o mesmo , o que eu quero saber é se pegar os feixes de toy por ex e separar as molas por um calço de 2mm de nylon no centro e nas pontas , p/ evitar ficar barro atritando e acabar com o rangido sera que tem algo que vai detonar o feixe ???
[]'s

tavio_g
24/02/2006, 14:44
Estou começando a gostar da idéia de mudar o meu feixe também...
Peleje, depois que vc terminar vc colocaria o resultado e fotos aqui pra gente poder ver como ficou.
Meus feixes são novos... mas se puderem ficar mais macios... e sem barro no meio.. melhor ainda.

[]s

p.peleje
24/02/2006, 17:14
p.peleje, entendi o que vc ta fazendo , é semelhante ao que é o feixe tarseiro original do samurai , mas no samuca é só uma lamina de força , mas o principio é o mesmo , o que eu quero saber é se pegar os feixes de toy por ex e separar as molas por um calço de 2mm de nylon no centro e nas pontas , p/ evitar ficar barro atritando e acabar com o rangido sera que tem algo que vai detonar o feixe ???
[]'s

Eu não vejo nenhum motivo pra estragar os feixes.

Um amigo meu já fez isso nos feixes originais dele, tá rodando fazem uns 4 meses.

Qdo eu terminar posto fotos e o relato do resultado.

[]s

Peleje

Elmer_Jeep
25/02/2006, 12:32
Outra idéia aí, não sei pra que serve, peguei as fotos num fórum mexicano.

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=29374&stc=1&d=1105713804

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=20063&stc=1&d=1085633247

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=20064&stc=1&d=1085633339

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=20065&stc=1&d=1085633421

[]'s

Marcos ET
28/02/2006, 15:37
acho que já vi este "kit" de suspensao em um catálogo da Dick Cepek (http://www.dickcepek.com/ mas ao que parece, hj em dia eles nao tem mais partes para suspensao... ou era um anúncio de outro fabricante que colocou aquilo no catálogo deles... nao lembro mais) da década de 90.... era um kit composto de uma mola adicional para evitar que a suspensao desse "fim de curso" mais fácil... a mola só atuava quando tinha carga no feixe, quando nao tinha carga ou quando a suspensao "esticava" (pneus indo para baixo) o feixe de molas original dos veículos dobrava e a mola adicional ficava "louca" (sem contato com o feixe) entendeu?

é a primeira vz que vejo este sistema em foto.... no catálogo eles usavam isso para pick-ups nao "arriarem" a caçamba quando estivessem carregadas e nem (segundo o fabricante) inclinar dmais naos curvas quando carregadas... pois esta lamina a mais "reforçava" a resistencia do feixe quando adicionado peso, sem interferir no seu comportamento quando estivesse sem carga.

Elmer_Jeep
26/05/2006, 16:34
alguém tem mais informações ou comentários sobre o sistema :?:

Cláudio Brasília
27/05/2006, 09:28
Quanto ao sistema parabólico, originalmente postado, em uma análise superficialmente rápida podemos notar que está instalado, ou pelo menos as fotos nos induz a pensar isto, em uma Toyota Land Cruiser, não se sabe se pick-up ou station wagon, mas o fato é que somente quatro lâminas fazer todo o trabalho, com espaçamento executado, também, entre a lâmina mestra e segunda virada. O sistema de presilhas e calços em poliuretano permite as lâminas trabalharem, escorregando umas por dentre as outras, dependendo do trabalho do feixe. Penso que estes calços estão fixados (parafusados em um furo rebaixado?), nas lâminas de baixo e delizam sob as lâminas de cima. Notamos, também, que tem uma fórmula para se chegar à espessura dos calços, o que não é simplesmente chutado na galega e para aqueles que pensam "okay, vou fazer um igualzinho no meu"; primeiramente pensem em como encontrar estas lâminas, que são grossas no meio e afilam nas extremidades, no tamanho e quantidades requeridos (será que para o jeep aumenta ou diminoui o número de lâminas?), para os nossos CJs (será que estou no sub-forum errado?), no mercado nacional ou se facilmente internalizável a um custo razoável. Quanto ao outro sistema, o qual não sabemos, ainda, o seu nome de batismo, nota-se que o feixe esta dividido em duas partes, com o sub-feixe inferior tendo as suas lâminas travadas, pelas presilhas, atuando este então, como uma única lâminas grande e grossa. O mivimento de deslizamento, necessário para amortecer os solavancos é conseguido entre estas duas partes, com um avanço controlado; aparentemente. Acho que desta forma não vamos precisar mais de usar aquelas chapas de RX e ficar com o feixe todo sujo de graxa, não é mesmo? Um grande abraço a todos e saudações.

Chiari
07/06/2006, 11:28
Olá Pesoal, primeiramente achei muito interessante essa mola, porem creio que o principal desse troço ainda não foi notado, essa variação de espessura da mola tem a função de fazer com que a mola ceda por igual em toda sua extensão, uma vez que a força das pontas da mola é multiplicada pela distancia aumentando o memento até o eixo, sendo assim creio que esse seja o ponto, e que os espassadores tem a função de reduzir o atrito permitindo um trabalho mais suave do conjunto.

Abraço a todos.