Ver Versão Completa : Rele ou sensor do A/C da defender
Cezar Moraes
23/01/2016, 06:31
Amigos o meu ar condicionado (defender 90/2001)ao ligar demora a acionar o compressor,tem vezes q tenho que legar e desligar varias vezes ate da partida no compressor,depois de ligado na velocidade media sinto o compressor partir e desligar algumas vezes,isso era normal quando eu colocava o botão da regulagem do frio na mínima mas não na máxima como agora.
Existe algum rele ou sensor responsável por dar a partida no compressor?
Onde ele fica?
Pode ser mal contato apenas nos botões de ventilação e frio?
Obrigado por uma ajuda !!!!
Marcelo Oyarzábal
23/01/2016, 12:51
Amigos o meu ar condicionado (defender 90/2001)ao ligar demora a acionar o compressor,tem vezes q tenho que legar e desligar varias vezes ate da partida no compressor,depois de ligado na velocidade media sinto o compressor partir e desligar algumas vezes,isso era normal quando eu colocava o botão da regulagem do frio na mínima mas não na máxima como agora.
Existe algum rele ou sensor responsável por dar a partida no compressor?
Onde ele fica?
Pode ser mal contato apenas nos botões de ventilação e frio?
Obrigado por uma ajuda !!!!
Ola amigo.
Tem mais de um tipo de compressor, o seu pode ser a relé ou o termostato. Acredito que seja o termostato, pq vc citou que na temperatura mínima ele se desligava antes e isso não pode acontecer. Veja se não tem oxidação nos conectores do termostato, retire lixe e monte com limpa contato.
Um abraço
Marcelo Oyarzábal
23/01/2016, 12:53
Esqueci de citar, o que liga o compressor é o termostato (Chave que controla a temperatura).
Cezar Moraes
24/01/2016, 19:39
Bom então o termostato é aquela peça que fica junto ao botão de controle de temperatura.
Ele trabalha em conjunto com algum sensor ? onde fica este sensor??
Marcelo Oyarzábal
24/01/2016, 23:44
Bom então o termostato é aquela peça que fica junto ao botão de controle de temperatura.
Ele trabalha em conjunto com algum sensor ? onde fica este sensor??
Se o A/C for original, o termostato tem ligação com o sensor de temperatura do motor (No motor este sensor é abaixo do sensor de temperatura do painel) o segundo sensor de temperatura é ligado no compressor, se o motor passar de 98 graus o compressor desliga. A maioria dos A/C adaptado não são ligados no segundo sensor da temperatura, então fica por conta do termostato de ligar e desligar. Se o problema é ligar e desligar sozinho, veja o aterramento ou algum mal contato.
Marcelo Oyarzábal
24/01/2016, 23:52
Essas informações abaixo, li no fórum de Portugal sobre o motor 300 tdi.
Sonda amarela - PRC 3305 - contato normalmente aberto - não sei a temperatura exata para fechar, serve para acionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;
Sonda verde - PRC3359 - contato normalmente fechado - tambem nao sei a temperatura pra abrir, serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta muito quente.
Cezar Moraes
26/01/2016, 07:07
Pois é estas sondas estão localizadas próximo a válvula termostatica.
Será que tem outros sensores na parte interna do veiculo.
Temos alguns reles amarelos embaixo do banco do corona,para q servem ?????
luiz ccosta
31/01/2016, 14:03
Pois é estas sondas estão localizadas próximo a válvula termostatica.
Será que tem outros sensores na parte interna do veiculo.
Temos alguns reles amarelos embaixo do banco do corona,para q servem ?????
baixa os manuais do inicio do fórum e da uma olhada no esquema elétrico e nas fotos dos componentes vai ajudar
os dois ceboloes próximo a válvula termostatica quando usados, um liga a ventoinha do ar quando a temperatura do motor sobe dependendo do código muda o valor mas deve ser perto dos 98 como o colega mencionou a outra corta o car por aquecimento excessivo do motor exemplo 105 graus ou 110 dependendo do código alem disso tem o pressostato da linha de gás do ar que também corta o compresso por alta ou baixa
mas como vc mencionou que o defeito mudou quando você mexia no termostato o defeito pode ser apenas nele se não for o modelo com central eletrônica botei uma pagina do manual em português da parte elétrica pra vc ter uma ideia
Cezar Moraes
09/03/2016, 09:42
Retirei o termostato (aquele que tem na esquerda do volante com 3 temperaturas)lixei os contatos e coloquei linda contatos no plug Voltou a funcionar normalmente
Obrigado Marcelo.
Cezar Moraes
09/03/2016, 09:49
Estas coisas são muito chatas e poucas pessoas entende de A/C ai você acaba sendo roubado por uma loja que vai trocar peças desnecessárias,temos que discutir mais aqui no site sobre este assunto que certamente vai tirar muitos amigos das garras dos ladroes.
O ar da defender é feito para durar muitos anos.
Marcelo Oyarzábal
09/03/2016, 20:43
Estas coisas são muito chatas e poucas pessoas entende de A/C ai você acaba sendo roubado por uma loja que vai trocar peças desnecessárias,temos que discutir mais aqui no site sobre este assunto que certamente vai tirar muitos amigos das garras dos ladroes.
O ar da defender é feito para durar muitos anos.
Com certeza Sr. Cezar, e como o defender é um carro mundial, sempre tem uma solução para os "problemas".
Denilsom
10/03/2016, 14:08
Falando em ar alguem sabe onde consigo comprar um compressor do ar condicionado para minha defender 96, pifou. grato
Marcelo Oyarzábal
10/03/2016, 21:13
Falando em ar alguem sabe onde consigo comprar um compressor do ar condicionado para minha defender 96, pifou. grato
Liga p/ Juliano, de Santa Catarina, desmanche de Land Rover 049 3223-6744 negocia que ele faz preço bom, é bem honesto, ja comprei com ele e meu pai também, tudo certo.
Cezar Moraes
17/03/2016, 06:12
Amigos as sondas PCR-3305 e PCR 3359 são exclusivas do motor Land Rover ? ou encontramos em outros corros com o motor MWM ?
Elas são vendidas nos representantes da MWM?
Cezar Moraes
22/03/2016, 20:21
Amigos em breve terei muitas dicas de sensores seletores de velocidade e de temperatura alternativos (nacionais)
que podemos usar nas nossas Defenders,é que vou a oficina de uma pessoa q da manutenção a todas as defender militares e falou que sabe de tudo sobre o assunto A/C.
Acho que finalmente vamos saber algo sobre,porque aqui no fórum ja vi que ninguém sabe.
Cezar Moraes
30/03/2016, 07:44
Bom amigos,problemas do ar resolvido !!!!
Fui no Andre (Vieira Ar de Autos Realengo)o cara sabe tudo do sistema Land Rover,e trocamos o termostato original que tem um bulbo sensor colocado dentro do radiador dissipador(aquele que fica no pe do carona)por um de ar condicionado caseiro (TERMOSTATO P/ AR CONDICIONADO BR FRIO RC3012-2P).
Ficou muito bom,colocamos o botão pra fora no cantinho da caixa do ar de maneira que eu posso regular a temperatura da cabine.
Recomendo para todos !!!!!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.