Conectar

Ver Versão Completa : Guincho hidráulico

Arnaldo Tomazetti
23/02/2006, 19:40
Olá pessoal
Consultei a "PESQUISA" e não achei nenhum tópico comentando sobre guincho hidráulico, ninguém aqui do fórum usa ?
Do ponto de vista técnico, ou seja pela simplicidade de construção e custo baixo, parece ser à princípio, uma ótima alternativa em se tratando de guincho.
Mas tem alguma falha? Alguma deficiência que me passou despercebido ?
Porque será que quase ninguém usa?
A grosso modo é só uma bomba hidráulica (dessas de direção, ligada direto na polia do motor), um motor hidráulico, uma mangueira de alta pressão ligando a bomba ao motor hidráulico, um redutor, uma válvula de três vias...e tá feito...
Quando o guincho não está em uso, basta deixar a válvula na posição recircular, que não rouba nada da potência do motor...
abs

leopoldo
23/02/2006, 20:58
Tem sim. Nos tópicos sobre guincho. tem comparação, comentários, prós e contras.

Elmer_Jeep
24/02/2006, 09:58
Esses novatos ... :parede: :putz: (brincadeirinha ok Arnaldo)

Bão, essa semana estive pesquisando por guinchos aqui no fórum pois estou em busca de informações sobre os guinchos mecânicos da marca BISELLI.

Não encontrei nenhum tópico específico sobre guincho hidráulico, na maioria dos tópicos o assunto se mistura em torno de 4 modelos, elétrico, mecânico industrializado, mecanico artesanal e hidráulico.

Segue a lista

QUAL O MELHOR GUINCHO P/ WILLYS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11359

GUINCHO ELÉTRICO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10636

GUINCHOS ENSIMEC X EKRON
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2767

ELETRICO X MECANICO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=598

INFORMAÇÕES SOBRE PTO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5526

DÚVIDAS SOBRE GUINCHOS HDW
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4336

[]'s e Boa leitura. :concordo:

Guilherme Kyrillos
10/12/2006, 22:42
Esses novatos ... :parede: :putz: (brincadeirinha ok Arnaldo)

Bão, essa semana estive pesquisando por guinchos aqui no fórum pois estou em busca de informações sobre os guinchos mecânicos da marca BISELLI.

Não encontrei nenhum tópico específico sobre guincho hidráulico, na maioria dos tópicos o assunto se mistura em torno de 4 modelos, elétrico, mecânico industrializado, mecanico artesanal e hidráulico.

Segue a lista

QUAL O MELHOR GUINCHO P/ WILLYS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11359

GUINCHO ELÉTRICO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10636

GUINCHOS ENSIMEC X EKRON
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2767

ELETRICO X MECANICO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=598

INFORMAÇÕES SOBRE PTO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5526

DÚVIDAS SOBRE GUINCHOS HDW
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4336

[]'s e Boa leitura. :concordo:
Helmer, saudações.

Que pena companheiro, mas todos os endereços que você indica não se localizam mais, parece que foram excluídos.

Amigo, se você puder sugerir outros endereços já lhe agradeço antecipadamente, é que agora fiquei curioso sobre o "tal" guincho hidráulico, além de outras informações dos demais guinchos.

Abraços.

leopoldo
10/12/2006, 23:38
tem algum comentário meu aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3803&highlight=quincho+hidraulico

não foram deletados ... só mudou o endereço.

rafaelsouza
11/12/2006, 01:22
Arnaldo vc deve ficar intrigado com a quse inexistencia de guinchos hidraulicos. O x da questão é a bomba pois não temos no Brasil disponibilidade de bombas com vazão suficiente para viabilizar sua utilização. As bombas de doreção não tem vazão suficiente e as bombas hid de caminhão são muito grandes
bom tá aí minha opinião
abrass

Wallace
11/12/2006, 10:34
Fora o preço que seria disparado o maior do mercado.
Eu vendia os Mile Marker e em principio não vendo mais pelo preço proibitivo, fora a questão da bomba hidraulica, mas alguns importados tem bombas que tocam este tipo de guincho.
O preço deve chegar ao dobro de um bom guincho da Warn eleetrico que já é caro no mercado.

Pagani
11/12/2006, 10:45
Helmer, saudações.

Que pena companheiro, mas todos os endereços que você indica não se localizam mais, parece que foram excluídos.

Amigo, se você puder sugerir outros endereços já lhe agradeço antecipadamente, é que agora fiquei curioso sobre o "tal" guincho hidráulico, além de outras informações dos demais guinchos.

Abraços.

Isso eu também percebi, perdemos muito conteudo do forum, principalmente quanto aos anexos, e imagens...
Andei procurando uma serie de informações, mas quando se acha algum anexo, foto ou arquivo já era...

[]´s

vitor7125
28/01/2020, 20:34
Olá amigos
Faz algum tempo que sou membro do fórum mas só vim postar um tópico agora
O que acontece é que troquei meu carro de uso diário em um CJ-5 a alguns meses, e agora estou começando a fazer algumas melhorias nele
E ele veio com um guincho mecanico, mas não tem tomada de força e cardam, entao estou pensando em adaptar um sistema hidráulico neste guincho e me surgiram algumas dúvidas:

1-) Uma bomba hidráulica pode ser usada como motor ?
2-) qual bomba teria força suficiente para esta função ?
3-) os comandos hidráulicos igual de trator servem para este tipo de serviço?
4-) existem modelos de bom eletro mecânicas com alta vazão? Para a bomba não ficar forçando o motor do jeep o tempo inteiro

xibiu!!!
28/01/2020, 22:32
Caro vitor7125.

Montar um sistema hidráulico para acionamento do guincho é uma opção, mas com certeza seria mais fácil e barato instalar uma PTO (tomada de força) simples traseira e fabricar o cardan para montar esse guincho com acionamento mecânico.
Não teria nenhuma adaptação para se fazer na mecânica do Jeep se este tiver caixa tração/reduzida original.
Mas é só uma opinião...!

Abraço.

valmirjunior
29/01/2020, 08:03
Vitor, instala o PTO que é muito superior ao sistema hidráulico, sendo bem instalado o PTO nunca lhe trará problemas e quando precisar estará pronto para uso.

Aristides Jr
29/01/2020, 11:24
Olá Vitor7125!

A idéia é interessante!

Mas já existem muitas opções de guinchos prontos.

Na minha opnião montar um sistema hidráulico para um guincho é exagerado.

Jeep funciona bem pela sua simplicidade, ao realizar modificações ou instalar outros itens, vai atrair os problemas que virão e sempre te acompanharão.

Abraço Aristides Júnior

vitor7125
29/01/2020, 23:06
Boa noite amigos, muito obrigado pelas respostas
Realmente botei tudo na ponta do lápis hoje e não compensa querer ficar inventando moda.
Melhor pegar uma tomada de força e mandar fazer o cardan que fica Plug n play

Mais uma vez obrigado pela atenção de todos! Abraços
Att
Vitor A. Ponchirolli

Sergio c
30/01/2020, 08:51
Sem contar que o guincho hidráulico requer um bom reservatórios de óleo, pois se usar um pouco, o óleo começa a esquentar o guincho perde muita força. Vi um instalado que cara colocou um radiador de óleo de moto Honda p refrigerar o óleo.

TylerNTL
23/06/2020, 20:59
Boa noite! Depois de uns anos de inatividade venho recorrer aos colegas solicitando opiniões sobre um projeto...

Em um condomínio na margem de um lago temos uma rampa e devido as variações no nível da água, atualmente ela tem 30 m com uma inclinação de 20º~25º. O fato é que as operações com carros nessa rampa são "um pouco" arriscadas e tem torrado algumas embreagens...

O projeto é montar um guincho na dianteira de um tratorzinho Agrale 4100 para puxar lanchas de até 1.500kg (lancha mais reboque) para fazer na média umas 10 operações por fim de semana.

Gostaria de opiniões sobre as questões abaixo:
1-Posso descartar os guinchos elétricos 12V, certo? Não vão ter cabo suficiente e não são adaptados para este tipo de exigência.

2-A bomba hidráulica do agrale 4100 teria potência suficiente para um guincho desses de caminhão prancha 3/4? Como faço essa avaliação?

3-O plano do meu mecânico é instalar um guincho mecânico na dianteira (acoplado a tomada de força do trator por cardãs). Não tenho experiência com guinchos mecânicos e minha principal dúvida é se ele pode ser usado para "descer" as embarcações ? É possível "frear" o guincho e ir controlando a velocidade com que o cabo é desenrolado?

Aristides Jr
24/06/2020, 09:11
Olá TylerNTL!

Acho que 1500kg é muito para um Agrale 4100, o tratorzinho até que teria a força, mas não teria peso suficiente.

Neste local da rampa tem energia elétrica?

Em caso positivo, vou dar minha opnião de 2cent$ :-

Tenho uma chácara com acesso na Represa e o que havia lá é no alto da rampa fixado num pilar bem forte, um guincho (foi feito em casa), bem primitivo, feito com um motor elétrico e algumas reduções, lembra um moedor de cana.

Ou ainda montar algo simples e robusto, mas com alguma automação exemplo controle remoto.

Att. Aristides Júnior

Sergio c
24/06/2020, 09:34
Só que tem um problema, a tomada de força do trator é na porte traseira.
Boa noite! Depois de uns anos de inatividade venho recorrer aos colegas solicitando opiniões sobre um projeto...

Em um condomínio na margem de um lago temos uma rampa e devido as variações no nível da água, atualmente ela tem 30 m com uma inclinação de 20º~25º. O fato é que as operações com carros nessa rampa são "um pouco" arriscadas e tem torrado algumas embreagens...

O projeto é montar um guincho na dianteira de um tratorzinho Agrale 4100 para puxar lanchas de até 1.500kg (lancha mais reboque) para fazer na média umas 10 operações por fim de semana.

Gostaria de opiniões sobre as questões abaixo:
1-Posso descartar os guinchos elétricos 12V, certo? Não vão ter cabo suficiente e não são adaptados para este tipo de exigência.

2-A bomba hidráulica do agrale 4100 teria potência suficiente para um guincho desses de caminhão prancha 3/4? Como faço essa avaliação?

3-O plano do meu mecânico é instalar um guincho mecânico na dianteira (acoplado a tomada de força do trator por cardãs). Não tenho experiência com guinchos mecânicos e minha principal dúvida é se ele pode ser usado para "descer" as embarcações ? É possível "frear" o guincho e ir controlando a velocidade com que o cabo é desenrolado?

Sydney66
24/06/2020, 19:02
Tyler;

"O plano do meu mecânico é instalar um guincho mecânico na dianteira (acoplado a tomada de força do trator por cardãs). Não tenho experiência com guinchos mecânicos e minha principal dúvida é se ele pode ser usado para "descer" as embarcações ? É possível "frear" o guincho e ir controlando a velocidade com que o cabo é desenrolado?"

R.: Sim, tanto os guinchos mecânicos como os elétricos são reversíveis em marcha, a alavanca de trava é para quando você necessita desenrolar o cabo manualmente para o ponto de ancoragem (porque engatado é muito lento), portanto eles podem não só trazer e embarcação como desce-la em segurança também, na mesma velocidade.

Abs

Rodrigo Baratti
25/06/2020, 07:32
Tyler;

"O plano do meu mecânico é instalar um guincho mecânico na dianteira (acoplado a tomada de força do trator por cardãs). Não tenho experiência com guinchos mecânicos e minha principal dúvida é se ele pode ser usado para "descer" as embarcações ? É possível "frear" o guincho e ir controlando a velocidade com que o cabo é desenrolado?"

R.: Sim, tanto os guinchos mecânicos como os elétricos são reversíveis em marcha, a alavanca de trava é para quando você necessita desenrolar o cabo manualmente para o ponto de ancoragem (porque engatado é muito lento), portanto eles podem não só trazer e embarcação como desce-la em segurança também, na mesma velocidade.

Abs

Porém os sistemas de desenrolar o cabo são bem diferentes.
No elétrico usa-se uma embreagem interna que desgasta com o tempo, funciona, mas pra um uso intenso desses acho que daria problema rapidamente.
Já o mecânico o desenrolar é pelo próprio sistema de redução, portanto mais adequado a esse uso.

Acho mais simples acoplar o guincho na traseira e parar o trator de ré mesmo, caso o barco seja mais pesado basta arrumar um ponto de ancoragem (árvore ou cava um pilarzinho de concreto) na dianteira do trator.

Qto a potência, não deve ter problema, unimog tinha 45cv e puxava vagão, o que manda é a redução.

[]’s

TylerNTL
25/06/2020, 08:17
Muito obrigado pelas respostas e contribuições.

As opções estão afunilando para:
1- guincho elétrico (380V) “Transportado na dianteira do trator” + 🔌 380v na cabeceira da rampa
2- guincho mecânico no PTO (dianteira ou traseira do trator a depender da compatibilidade do guincho com a posição da PTO)

O ponto de ancoragem também está mapeado e pode ser implantado após os testes iniciais...

Mas tudo vai depender do teste do 4100 na rampa... se ele desce, PARA com segurança e tem tração suficiente para subir as lanchas menores (até 900kg).

Sergio c
25/06/2020, 09:22
Quase pelo preço de um trator Agrale 4100 dá p comprar um 4200, motor com dois pistões. Aí não precisa nem de guincho p subir a rampa com essas lanchas. O 4100 é bem fraco.
Muito obrigado pelas respostas e contribuições.

As opções estão afunilando para:
1- guincho elétrico (380V) “Transportado na dianteira do trator” +  380v na cabeceira da rampa
2- guincho mecânico no PTO (dianteira ou traseira do trator a depender da compatibilidade do guincho com a posição da PTO)

O ponto de ancoragem também está mapeado e pode ser implantado após os testes iniciais...

Mas tudo vai depender do teste do 4100 na rampa... se ele desce, PARA com segurança e tem tração suficiente para subir as lanchas menores (até 900kg).