PDA

Ver Versão Completa : Informações sobre o Paso Rio Mayer (Entrada Mayer)

GuilhermeAdolf
18/01/2016, 22:32
Amigos,

Estou terminando meu roteiro pela carretera austral e ushuaia e a minha dúvida é sobre o Paso Mayer ou Entrada Mayer.
É um paso pouquíssimo conhecido e as informações na internet são escassas. Ele liga Villa O'Higgins na ruta 7 chilena até Tamel Aike na ruta 40 argentina. A maior dificuldade é saber as reais condições de travessia, pois temos que vencer vários rios de degelo e um pedaço de banhado/pântano. Enviei diversos emails para autoridades chilenas e argentinas e não obtive nenhuma resposta satisfatória.

Meu interesse nessa travessia é economizar uma baita volta.. caso não seja possível atravessar o Mayer, terei que voltar quase 350km até o próximo paso, para só então poder entrar na Argentina.

Pretendo estar lá no início de abril, portanto outono e em um período após o forte degelo do verão, mas reduzindo ao passo do inverno.

Alguém tem informações, relatos ou algo que possa ajudar?

Agradeço

geovanih
19/01/2016, 17:26
Acho que não rola, já leu o que foi dito aqui (129 em diante)
Tem o video dos espanhoes.
:curtir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/129794-carretera-austral-e-regiao-dos-lagos-argentina-em-2013-2014-a-11.html

GuilhermeAdolf
20/01/2016, 16:41
Acho que não rola, já leu o que foi dito aqui (129 em diante)
Tem o video dos espanhoes.
:curtir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/129794-carretera-austral-e-regiao-dos-lagos-argentina-em-2013-2014-a-11.html

Geovanih,

Então, eu tinha visto esse vídeo, e foi o único que achei sobre a travessia completa. Pelo que vi no vídeo, se as condições estiverem da mesma forma quando eu for, consigo atravessar com minha bandeirante. Não deu um joelho de água no rio, e o lamaçal não é dos piores.

São pouco menos de 20km.

Vi um meio-relato de um camarada que atravessou de xterra, mas ele perdeu toda a filmagem e fotos.. por isso perguntei se alguém sabia de algo mais, pois de carro não há nada divulgado.

Abraços

GuilhermeAdolf
20/01/2016, 16:43
Os motociclistas ainda dizem:

De suma facilidad para vehículos todo terreno de cuatro ruedas motrices y caminantes,(...)
Veinte kilómetros a través del campo de escombros de un glacial, barro, y fríos caudales andinos.

Engels Kbça
11/02/2016, 13:14
Eu também andei pesquisando sobre essa passagem, pois pretendo descer a Carretera Austral ,em abril 2016. Tenho amigo que já tentou fazer, mas foram impedidos de entrar no Chile pela Policia chilena. Saindo de Villa O'higgins, sentido norte, entra na Ruta X-905 e segue até a fronteira onde é preciso atravessar o Rio Mayer e chegar na Ruta 81, no lado argentino, e seguir até chegar na Ruta 35, depois a Ruta 40.
Quando pretende sair ??
Engels

GuilhermeAdolf
14/02/2016, 05:11
Eu também andei pesquisando sobre essa passagem, pois pretendo descer a Carretera Austral ,em abril 2016. Tenho amigo que já tentou fazer, mas foram impedidos de entrar no Chile pela Policia chilena. Saindo de Villa O'higgins, sentido norte, entra na Ruta X-905 e segue até a fronteira onde é preciso atravessar o Rio Mayer e chegar na Ruta 81, no lado argentino, e seguir até chegar na Ruta 35, depois a Ruta 40.
Quando pretende sair ??
Engels

Engels,

Impedidos? Estranho.. pelo pouco de li, eles tentam te desmotivar a atravessar, mas impedir não. Ainda mais depois de atravessar né.. muita sacanagem.

Saio de vitória-es dia 26/03, vou em direção a região de bariloche e dali atravesso a fronteira pra começar a carretera. Se não conseguir atravessar o mayer, volto pra argentina pelo paso roballos, provavelmente.

E você?

Abraços

Engels Kbça
15/02/2016, 10:22
Engels,

Impedidos? Estranho.. pelo pouco de li, eles tentam te desmotivar a atravessar, mas impedir não. Ainda mais depois de atravessar né.. muita sacanagem.

Saio de vitória-es dia 26/03, vou em direção a região de bariloche e dali atravesso a fronteira pra começar a carretera. Se não conseguir atravessar o mayer, volto pra argentina pelo paso roballos, provavelmente.

E você?

Abraços

Guilherme
Tenho notícias que Argentina e Chile estão abrindo um Paso na região do Mayer, mas não sei se já possível a travessia.
Estarei saindo daqui de Lauro de Freitas-BA, nessa época, é bem provável que a gente se encontre em algum lugar na estrada. Vou sair do Brasil pelo Uruguay ( Rivera) e sairei por Fray Bentos.Seguirei até Zapala. Entrarei no Chile pelo Paso Icalma, que fica depois de Villa Pehuenia(AR).

Engels

Marcelo J Manente
16/02/2016, 07:56
Guilherme
Tenho notícias que Argentina e Chile estão abrindo um Paso na região do Mayer, mas não sei se já possível a travessia.
Estarei saindo daqui de Lauro de Freitas-BA, nessa época, é bem provável que a gente se encontre em algum lugar na estrada. Vou sair do Brasil pelo Uruguay ( Rivera) e sairei por Fray Bentos.Seguirei até Zapala. Entrarei no Chile pelo Paso Icalma, que fica depois de Villa Pehuenia(AR).

Engels

Última info que achei.

http://www.plataformaurbana.cl/archive/2015/11/01/construccion-de-la-ruta-a-paso-mayer-esta-a-2-km-de-la-frontera-con-argentina/

Engels Kbça
17/02/2016, 09:30
Última info que achei.

http://www.plataformaurbana.cl/archive/2015/11/01/construccion-de-la-ruta-a-paso-mayer-esta-a-2-km-de-la-frontera-con-argentina/

Como essa notícia é de 01/11/2015, acredito que o lado chileno já tenha chegado na fronteira, resta saber como está o lado argentino.

Engels

GuilhermeAdolf
18/02/2016, 11:03
Guilherme

Engels

Engels, devemos nos esbarrar sim!

Algum motivo especial pra passar pelo uruguai? Polícia, aduana argentina? O combustível lá é caríssimo...

Abraços!

GuilhermeAdolf
18/02/2016, 11:06
Última info que achei.

Também havia lido esse informação. Olha a resposta da Gendarmeria Argentia:

"BUENOS DIAS, EL PROBLEMA NO ES EL RIO MAYER, ES EL RIO CARRERAS MUY CAUDALOSO Y NO POSEE NINGUN TIPO DE PUENTE, ADEMAS ES UN RIO VARIABLE SU CURSO EN SU DELTA (POSIBLE LUGAR DE VADEO), LA RUTA ESTA EN CONDICIONES EL RIO NO ES RECONDABLE SU VADEO, Y UN AUXILIO CERCANO NO HAY. DESDE MI OPINION RECOMIENDO REALIZAR EL CRUCE POR EL PASO ROBALLOS, COCHRANE Y LUEGO VILLA O`HIGGINS, POR LA CARRETERA AUSTRAL....

ATTE GENDARMERIA"

Tem que ir e ver a situação.. depende mais do rio do que de estrada...

Abraços

geovanih
18/02/2016, 13:37

Algum motivo especial pra passar pelo uruguai? Polícia, aduana argentina? O combustível lá é caríssimo...

Abraços!
Fazendo Riveira - Fray Bentos não é necessário abastecer no uruguai.
Costumo fazer Riveira - Paysandu, que é o caminho mais curto.

Sobre a ponte, espero que não seja como no Brasil, 2017 quero passar nela.

Engels Kbça
18/02/2016, 16:05

Abraços!

Guilherme

O motivo principal é evitar a Ruta 14, policia muito corrupta.....o combustível é mais caro, mas não precisarei abastecer lá....abastecendo em Santana do Livramento, dá pra chegar na Argentina, são 453 km até Fray Bentos.

Engels Kbça
18/02/2016, 16:37
Fazendo Riveira - Fray Bentos não é necessário abastecer no uruguai.
Costumo fazer Riveira - Paysandu, que é o caminho mais curto.

Sobre a ponte, espero que não seja como no Brasil, 2017 quero passar nela.

Geovanih

Também já sai por Paysandu, duas vezes, quando a saída de Fray Bentos estava fechada por causa da papeleira. Quanto a ponte, acredito que não será como no Brasil, vou até tirar algumas fotos de lá.

Engels

GuilhermeAdolf
18/02/2016, 19:20
Legal.. fiz uns cálculos aqui e o tempo/distância fica praticamente inalterado passando pelo Uruguai. Vou tentar desenvolver essa ideia aí também.

Quais são as condições das estradas do RS? Está pretendendo pegar quais BR's Engels?

Abraços

Engels Kbça
18/02/2016, 21:06
Legal.. fiz uns cálculos aqui e o tempo/distância fica praticamente inalterado passando pelo Uruguai. Vou tentar desenvolver essa ideia aí também.

Quais são as condições das estradas do RS? Está pretendendo pegar quais BR's Engels?

Abraços

Vou descer pela BR-153 até Tio Hugo, entro na RS-223 sentido Cruz Alta, depois BR-158 até Santana do Livramento. Pretendo sair da Bahia no dia 28/03.

geovanih
19/02/2016, 08:34

Abraços
Dai vai precisar de uns pesinhos uruguaios, tem um pedágio no caminho.

Edit: Algum de vocês pretende pegar o ferry puerto mont - el chaiten?

Engels Kbça
19/02/2016, 09:10

Eu não, vou pela estrada, tenho duas opções, saindo de Ensenada. 522977522978

GuilhermeAdolf
19/02/2016, 13:54

Não.. Eu vou passar por fora de Puerto Montt, por Cochamó, próximo dos vulcões. Acho que o caminho é mais bonito e evita uma balsa já.

Só estou tendo dificuldades de confirmar a travessia de Hornopiren x Caleta Gonzalo. No site da empresa não aparece opção de compra pra abril. Enviei dezenas de emails pro Chile pedindo informações sobre isso, e o único que fui respondido foi do Parque Pumalin, que com dificuldades conseguiu contato via telefone e disse que há viagens diárias, mas não garantiram o horário.. Deveria retornar o contato agora no final do mês ou meio de março pra ter certeza.

Caso não haja viagens, terei que pegar a barca de Puerto Montt até Chaiten e alterar todo o planejado..

GuilhermeAdolf
19/02/2016, 13:56
Eu não, vou pela estrada, tenho duas opções, saindo de Ensenada. 522977522978

Engels, vai ficar em cabanas ou camping? Pretende ir até Villa O'Higgins?

Engels Kbça
21/02/2016, 09:45
Engels, vai ficar em cabanas ou camping? Pretende ir até Villa O'Higgins?

Guilherme, vou ficar em pousadas, hostel, cabanas, só não quero acampar, mas vou levar barraca, para uma emergencia. Vou até Villa O'higgins e tentar a saída pelo Rio Mayer.

Engels Kbça
21/02/2016, 10:15
Engels,

E você?

Abraços

Guilherme
Corrigindo a informação: Foi a policia argentina que não deixou passar na fronteira.

Engels Kbça
21/02/2016, 22:29
Olha que encontrei no site da prefeitura de Villa O'higgins.
http://www.municipalidadohiggins.cl/que-debo-saber-antes-de-viajar/

QUE DEBO SABER ANTES DE VIAJAR

Antes de Viajar a Villa O’Higgins debe considerar lo siguiente :

Horario Barcaza Fiordo Mitchell
Temporada Verano (Diciembre a Marzo, diario)
Puerto Yungay – Rio Bravo
10:00 hrs.
12:00 hrs.
18:00 hrs.

Rio Bravo – Puerto Yungay
11:00 hrs.
13:00 hrs.
19:00 hrs.

Temporada Normal (Abril a Noviembre, diario)
Puerto Yungay – Rio Bravo
12:00 hrs.
15:00 hrs.

Rio Bravo – Puerto Yungay
13:00 hrs.
16:00 hrs.

El Servicio de transporte entre estos 2 terminales es gratuito.

Reservar Hospedaje con Antelación
Para una información completa de Hospedajes y/o Alojamientos, favor hacer clic en la imagen

logo_web

Si desea viajar al Glaciar O’Higgins debe realizar sus reservas a empresas Hielo Sur, Teléfono: 67-2431811

Engels Kbça
22/02/2016, 00:10
Sobre as travessias por balsas e compra de bilhete de embarque
http://www.taustral.cl/

Si va a recorrer la ruta 1 (Caleta La Arena – Caleta Puelche):

No necesita reserva previa. El embarque es por orden de llegada al terminal portuario y la cancelación del transbordo se realiza directamente en el barco.

Las salidas son cada 45 minutos zarpando desde La Arena entre las 07:15 y 20:45, para zarpes desde Puelche entre las 06:45 y 20:00 hrs.

Las salidas son cada 90 minutos zarpando desde La Arena entre las 20:45 y 23:45, para zarpes desde Puelche entre las 20:00 y 00:30 hrs.

Si va a viajar en la ruta 2 y 3 requiere reserva o compra previa. La tarifa cancelada es válida para ambos tramos, y el horario de presentación al muelle es una hora antes del zarpe

Itinerarios temporada normal:

Zarpe de Hornopirén 11:00 hrs.

Zarpes de Caleta Gonzalo 13:45 y 14:30 hrs.

Itinerarios Temporada Alta:

Zarpes de Hornopirén 10:30 y 12:00 Hrs.

Zarpes de Caleta Gonzalo 14:00, 15:00, 16:00 y 17:00 hrs.

Engels

GuilhermeAdolf
22/02/2016, 14:35
Sobre as travessias por balsas e compra de bilhete de embarque
http://www.taustral.cl/

Si va a recorrer la ruta 1 (Caleta La Arena – Caleta Puelche):

No necesita reserva previa. El embarque es por orden de llegada al terminal portuario y la cancelación del transbordo se realiza directamente en el barco.

Las salidas son cada 45 minutos zarpando desde La Arena entre las 07:15 y 20:45, para zarpes desde Puelche entre las 06:45 y 20:00 hrs.

Las salidas son cada 90 minutos zarpando desde La Arena entre las 20:45 y 23:45, para zarpes desde Puelche entre las 20:00 y 00:30 hrs.

Si va a viajar en la ruta 2 y 3 requiere reserva o compra previa. La tarifa cancelada es válida para ambos tramos, y el horario de presentación al muelle es una hora antes del zarpe

Itinerarios Temporada Alta:

Zarpes de Hornopirén 10:30 y 12:00 Hrs.

Zarpes de Caleta Gonzalo 14:00, 15:00, 16:00 y 17:00 hrs.

Engels

Estas informações eu já possuía. O problema é que no site da transportes austral só há viagens entre hornopiren e caleta gonzalo até 15/03, e eles não respondem email. Estou confiando na moça do parque pumallin que vai checar os horários novamente pra mim agora final do mês.

Seria muito bom poder tentar o Mayer em dois carros! Seria mais seguro. Pela minha planilha, devo sair de Villa O'higgins dia 06/04, se não houver nenhum imprevisto.

Vou com barraca no teto e pretendo usá-la sempre que os ventos patagônicos permitirem, caso contrário, eu durmo no banco kkkk

Tem facebook?

Abraços!

Engels Kbça
22/02/2016, 19:23
Estas informações eu já possuía. O problema é que no site da transportes austral só há viagens entre hornopiren e caleta gonzalo até 15/03, e eles não respondem email. Estou confiando na moça do parque pumallin que vai checar os horários novamente pra mim agora final do mês.

Seria muito bom poder tentar o Mayer em dois carros! Seria mais seguro. Pela minha planilha, devo sair de Villa O'higgins dia 06/04, se não houver nenhum imprevisto.

Vou com barraca no teto e pretendo usá-la sempre que os ventos patagônicos permitirem, caso contrário, eu durmo no banco kkkk

Tem facebook?

Abraços!

Guilherme

A temporada normal vai de ABRIL A NOVEMBRO, e a travessia não é interrompida, apenas quando os ventos não dá condição de navegação, um amigo teve que dar a volta por Futaleufu porque o mau tempo interrompeu a travessia por 3 dias. Sim, em dois carros seria mais seguro, mas ainda não tenho a data que estarei lá, não faço um planejamento tão detalhado assim...rsrsrs. Sim tenho face.....entra com meu e-mail que vc encontra, ou manda uma mensagem em pvt......vc tem whatsaap ?

Marcelo J Manente
01/03/2016, 16:04
Última noticia q achei.

http://www.chaltenhoy.com.ar/noticia.php?id_nota=3248

Ademar Ferracioli
01/03/2016, 17:53
ja fiz a carreteira austral uma vez, quando este passo estiver aberto vou fazer de novo

Engels Kbça
02/03/2016, 08:07
Última noticia q achei.

http://www.chaltenhoy.com.ar/noticia.php?id_nota=3248

Com essa notícia acredito que no próximo verão a ponte do lado argentino já estará pronta....seria até uma boa idéia adiar a viagem para esperar.:pensativo:

GuilhermeAdolf
02/03/2016, 13:06
Não espero não.. obras de infraestrutura demandam muito tempo.. e não é só a ponte, tem todo o caminho dentro dos lamaçais.

Engels, tava vendo as rutas uruguaias pelo street view e muitas são péssimas.. algumas até de terra. Será que vale a pena mesma passar por Fray Bentos? Qual é o trajeto que você pretende fazer dentro do Uruguai?

GuilhermeAdolf
02/03/2016, 23:40
http://www.bencinaenlinea.cl/web2/buscador.php?region=3

Site bacana do governo chileno, informando a localização e preço do combustível nos mais diversos postos pelo país. Atualizado frequentemente.

Engels Kbça
03/03/2016, 18:06
Não espero não.. obras de infraestrutura demandam muito tempo.. e não é só a ponte, tem todo o caminho dentro dos lamaçais.

Engels, tava vendo as rutas uruguaias pelo street view e muitas são péssimas.. algumas até de terra. Será que vale a pena mesma passar por Fray Bentos? Qual é o trajeto que você pretende fazer dentro do Uruguai?

Guilherme

Andei olhando as estradas do Uruguai e realmente o trecho que pretendia passar está muito ruim, na Ruta26, por isso farei outro trajeto, descendo pela Ruta 5 até Durazno e de lá vou pela Ruta 14 até Fray Bentos, vai aumentar em 55 km, mas mesmo assim não será necessário abastecer no Uruguai, em Gualeguaychú (AR) vou comprar a fita refletiva para o parachoque traseiro e o adesivo da velocidade máxima, no meu caso 110 Km/h.

524072
524073

Engels Kbça
03/03/2016, 18:10
http://www.bencinaenlinea.cl/web2/buscador.php?region=3

Site bacana do governo chileno, informando a localização e preço do combustível nos mais diversos postos pelo país. Atualizado frequentemente.

Andei olhando ....quanto mais para sul mais caro vai ficando o diesel...... Muito bom mesmo, obrigado :concordo:

GuilhermeAdolf
03/03/2016, 19:18
Andei olhando ....quanto mais para sul mais caro vai ficando o diesel...... Muito bom mesmo, obrigado :concordo:

Engels, detalhe para Coihaique, que tem diesel a 425 pesos. Um dos melhores preços na carretera, vale a pena levar até garrafinha de água mineral cheia de diesel kkk

geovanih
27/03/2016, 13:14
Buenas pessoal

Ando sem tempo para acompanhar o forum.
Tempos atras, olhando o street view achei um lugar que gostei muito em chile chico. Fica a dica

Google Map (https://www.google.com.br/maps/place/El+Calafate,+Santa+Cruz+Province,+Argentina/@-46.8383204,-72.0115441,3a,75y,169.62h,82.38t/data=!3m7!1e1!3m5!1s1uNDhtj-301-cQoZbISnaw!2e0!6s%2F%2Fgeo0.ggpht.com%2Fcbk%3Fpano id%3D1uNDhtj-301-cQoZbISnaw%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dmaps _sv.tactile.gps%26thumb%3D2%26w%3D203%26h%3D100%26 yaw%3D79.5%26pitch%3D-3!7i13312!8i6656!4m2!3m1!1s0xbdbb0cc0138f62cb:0x30 d4035d88e4dc69!6m1!1e1?hl=pt-BR)

Engels Kbça
29/03/2016, 06:29
Guilherme, olha aqui meu roteiro, até Chhaitén, daí vou descer até Villa O'hinggns

525803525804525805
525806525807525808

Marcelo J Manente
10/04/2016, 21:36
Galera, o Guilherme conseguiu passar pelo Paso Mayer do Chile para a Argentina.
Veja no link.
SPOT Shared Page (http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0hjGZxdF1f5to9BTSUif001C9v2hpDq fF)

thejeff2003
11/04/2016, 00:01
Parabéns Guilherme, conte os detalhes aí...

Diogo_Vargas
12/04/2016, 14:43
E aí pessoal, estou acompanhando também o Guilherme pelo Spot gps, face e no Instagran...
Acho que ele não está conectando muito com a internet, mas segue seu relato do instagran:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526605&stc=1

Abraço e aguardando o Relato de super viagem...

Engels Kbça
24/04/2016, 18:53
E aí pessoal, estou acompanhando também o Guilherme pelo Spot gps, face e no Instagran...
Acho que ele não está conectando muito com a internet, mas segue seu relato do instagran:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/526605-informacoes-sobre-o-paso-rio-mayer-entrada-mayer-guilherme.jpg

Abraço e aguardando o Relato de super viagem...

Eu sei.......eu estava com ele:safari-rig:....conseguimos

Marcelo J Manente
24/04/2016, 23:29
Eu sei.......eu estava com ele:safari-rig:....conseguimos

Quero logo um belo dum relato.

Abraços.

Brusa85
25/05/2016, 17:11
Dae galera, se precisarem de infos, eu que atravessei o paso mayer em 2012 de xterra. Desde aquele tempo ja prometiam a ponte, acredito q isso vai demorar pela regiao ser muito remota....

Marcelo J Manente
26/05/2016, 10:08
Dae galera, se precisarem de infos, eu que atravessei o paso mayer em 2012 de xterra. Desde aquele tempo ja prometiam a ponte, acredito q isso vai demorar pela regiao ser muito remota....
Já atravessaram. Tem até relato rolando. Com vídeo.

Doc Boss
18/08/2018, 18:46
Amigos,
Alguém passou por lá depois do Guilherme?
Alguma novidade?

Doc Boss
06/10/2018, 23:32
Expedition Overland: South America S3 Ep11
Expedition Overland: South America S3 Ep11 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=K2eYlXIkp8o)

Engels Kbça
10/10/2018, 23:18
Passei pela RN- 40, na entrada do caminho que vai para o Rio Mayer, no fim de agosto último, nenhuma indicação de mudança.

Marcelo J Manente
15/10/2018, 21:14
A última noticia que achei na internet foi essa de 18/09:
Embajador Argentino en Chile hablo de avances en el Paso Mayer (http://ahoracalafate.com.ar/nota/9574/embajador-argentino-en-chile-hablo-de-avances-en-el-paso-mayer)

santiagoniva
30/09/2022, 07:54

Bom dia Camarada! Estou planejando com um grupo de amigos realizar a travessia este verão. Você me ajuda com algumas informações do rio Mayer e rio Carreras? Pontos no gps, etc? Obrigado

Miranda_MG
11/10/2022, 23:53
Boa noite, Santiago.

Também vou tentar a travessia do Mayer no verão. Mas devo fazê-la do lado argentino para o lado chileno nos primeiros dias de janeiro. Tenho algumas (poucas) informações sobre o paso, mas, dentre elas, o relato do Guilherme e do Engels e os pontos da travessia em GPS. Posso compartilhar o que tenho.

Qual a sua programação?

Abraço,

Miranda

Bom dia Camarada! Estou planejando com um grupo de amigos realizar a travessia este verão. Você me ajuda com algumas informações do rio Mayer e rio Carreras? Pontos no gps, etc? Obrigado

santiagoniva
12/10/2022, 07:26
Boa noite, Santiago.

Também vou tentar a travessia do Mayer no verão. Mas devo fazê-la do lado argentino para o lado chileno nos primeiros dias de janeiro. Tenho algumas (poucas) informações sobre o paso, mas, dentre elas, o relato do Guilherme e do Engels e os pontos da travessia em GPS. Posso compartilhar o que tenho.

Qual a sua programação?

Abraço,

Miranda

Bom dia Miranda!

Obrigado, sim você puder compartilhar por e-mail as informações agradeço.
Eu também tenho como data mais possível o verão.
Mais também me deixa um pouco resabiado, já que tendo trabalhado nessa região do Chalten quando mais novo, o verão seria a época mais difícil.
O degelo aumentando o caudal dos rios começa no amanhecer assim que o sol aparece; e as horas de luz são bem mais no verão, caudal do carreras deve se manter forte o dia tudo.
Por isso que a maioria dos que vejo cruzando sem muita dor de cabeça estão fazendo em abril ou até o inverno.
Eu estive na Patagônia visitando amigos e familiares agora em abril e maio, e começou nevar bem cedo este ano: significando que pode ser um ano bem carregado de neve para descongelar .

Fico no aguardo! Obrigado!

Miranda_MG
13/10/2022, 06:34
Bom dia, Santiago.

Me mande seu e-mail, meu caro. Pode fazê-lo por aqui ou por mensagem privada mesmo. :concordo:

Quanto às datas e à questão do degelo, compartilho com você da preocupação. No entanto, a única época em que minha profissão me permite tempo suficiente para uma tentativa como essa é o verão. Paciência. Como tentativa para minimizar o problema, meu planejamento é chegar o mais cedo possível para a travessia: se não houver impedimento da aduana quanto ao horário, antes do sol nascer até. Assim, considerando algum pouco tempo na transição madrugada-manhã e a "inércia" do degelo, espero que o volume de água dos dois rios esteja aceitável ainda.

Também estive no Chile por mais de duas semanas em julho e acompanhei de lá o excesso de neve esse ano, mesmo nas regiões mais próximas de Santiago. Como o clima tem andado meio maluco/extremo, talvez tenhamos a sorte de que algo no verão seja também atípico e possa nos favorecer. Ooooouuuu que piore ainda mais nossas condições: "tente atravessar o Mayer no verão e falhe miseravelmente". :chorandoderir:

Enfim, como não tenho muita opção, vou tentar do jeito que der.

Sua expedição já está definida ou ainda está para fechar? Caso afirmativo, quando deve estar no Mayer para a travessia? E outra: vai fazer CHI-ARG ou ARG-CHI?

Abraço!

Miranda

Bom dia Miranda!

Obrigado, sim você puder compartilhar por e-mail as informações agradeço.
Eu também tenho como data mais possível o verão.
Mais também me deixa um pouco resabiado, já que tendo trabalhado nessa região do Chalten quando mais novo, o verão seria a época mais difícil.
O degelo aumentando o caudal dos rios começa no amanhecer assim que o sol aparece; e as horas de luz são bem mais no verão, caudal do carreras deve se manter forte o dia tudo.
Por isso que a maioria dos que vejo cruzando sem muita dor de cabeça estão fazendo em abril ou até o inverno.
Eu estive na Patagônia visitando amigos e familiares agora em abril e maio, e começou nevar bem cedo este ano: significando que pode ser um ano bem carregado de neve para descongelar .

Fico no aguardo! Obrigado!

santiagoniva
13/10/2022, 06:55
Bom dia, Santiago.

Me mande seu e-mail, meu caro. Pode fazê-lo por aqui ou por mensagem privada mesmo. :concordo:

Quanto às datas e à questão do degelo, compartilho com você da preocupação. No entanto, a única época em que minha profissão me permite tempo suficiente para uma tentativa como essa é o verão. Paciência. Como tentativa para minimizar o problema, meu planejamento é chegar o mais cedo possível para a travessia: se não houver impedimento da aduana quanto ao horário, antes do sol nascer até. Assim, considerando algum pouco tempo na transição madrugada-manhã e a "inércia" do degelo, espero que o volume de água dos dois rios esteja aceitável ainda.

Também estive no Chile por mais de duas semanas em julho e acompanhei de lá o excesso de neve esse ano, mesmo nas regiões mais próximas de Santiago. Como o clima tem andado meio maluco/extremo, talvez tenhamos a sorte de que algo no verão seja também atípico e possa nos favorecer. Ooooouuuu que piore ainda mais nossas condições: "tente atravessar o Mayer no verão e falhe miseravelmente". :chorandoderir:

Enfim, como não tenho muita opção, vou tentar do jeito que der.

Sua expedição já está definida ou ainda está para fechar? Caso afirmativo, quando deve estar no Mayer para a travessia? E outra: vai fazer CHI-ARG ou ARG-CHI?

Abraço!

Miranda

Bom dia Miranda!

Sim clima muito doido mesmo; aqui em Niteroi RJ ainda dormindo de cobertor a mediados dê outubro; e em Córdoba na argentina meus amigos e família na serra tomando banho de rio este final de semana!
Estou com a viagem em aberto, flexível em datas!

Plano inicial era descer: Rio Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, puerto Iguaçu Arg, Córdoba. Rita que sempre faço para ver a família. De aí Mendonza San Rafael; Bariloche, aí cruzar ao Chile, faz Puerto Montt, Osorno, villa rica, descer austral, cruce Mayer; Chalten, calafate, Ushuaia, Torres del Paine, volta argentina; e subir pela 40 de volta para levar a família, na cueca de las manos, bolsón, parque los Alerces, e de aí não defini sim volto direto Córdoba e Brasil o cruzar para ruta 3 até península de Valdés

Meu contato 021-992021560 zap! Santiagovalinoti@gmail.com

Fico no aguardo, vamos trocar umas ideias!

Abraço

Miranda_MG
13/10/2022, 12:22
Que viagem! :palmas:

Há de ser sensacional! E demorada... Hahaha... Está com quantos dias previstos? A minha está em torno de 43.

Meu roteiro inicial era fazer a Carretera como você: do norte para o sul. Mas fui adaptando-o em função de algumas datas e da companhia da minha família e agora vou fazê-la do sul para o norte. Por isso, vou atravessar o Mayer da Argentina para o Chile.

Vou compilar as informações os arquivos e te envio por e-mail.

Abraço,

Miranda

Bom dia Miranda!

Sim clima muito doido mesmo; aqui em Niteroi RJ ainda dormindo de cobertor a mediados dê outubro; e em Córdoba na argentina meus amigos e família na serra tomando banho de rio este final de semana!
Estou com a viagem em aberto, flexível em datas!

Plano inicial era descer: Rio Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, puerto Iguaçu Arg, Córdoba. Rita que sempre faço para ver a família. De aí Mendonza San Rafael; Bariloche, aí cruzar ao Chile, faz Puerto Montt, Osorno, villa rica, descer austral, cruce Mayer; Chalten, calafate, Ushuaia, Torres del Paine, volta argentina; e subir pela 40 de volta para levar a família, na cueca de las manos, bolsón, parque los Alerces, e de aí não defini sim volto direto Córdoba e Brasil o cruzar para ruta 3 até península de Valdés

Meu contato 021-992021560 zap! Santiagovalinoti@gmail.com

Fico no aguardo, vamos trocar umas ideias!

Abraço

santiagoniva
13/10/2022, 13:52
Que viagem! :palmas:

Há de ser sensacional! E demorada... Hahaha... Está com quantos dias previstos? A minha está em torno de 43.

Meu roteiro inicial era fazer a Carretera como você: do norte para o sul. Mas fui adaptando-o em função de algumas datas e da companhia da minha família e agora vou fazê-la do sul para o norte. Por isso, vou atravessar o Mayer da Argentina para o Chile.

Vou compilar as informações os arquivos e te envio por e-mail.

Abraço,

Miranda

4 semanas Miranda... porque somente tenho interesse em parar de passeio desde Bariloche pra frente... assim Rio Bariloche tentar fazer medio batido ... mais estou ciente que posso [precisar dar um encurtada nela após chalten.

att

Miranda_MG
22/10/2022, 07:22
Bom dia, Santiago.

Enviei-lhe algumas informações iniciais pelo WhatsApp. Depois dê uma olhada lá.

Abraço,

Miranda

4 semanas Miranda... porque somente tenho interesse em parar de passeio desde Bariloche pra frente... assim Rio Bariloche tentar fazer medio batido ... mais estou ciente que posso [precisar dar um encurtada nela após chalten.

att

Daniel Engelbrecht
15/11/2022, 21:00
Olá. Estarei nessa região no final de janeiro, indo da Argentina para o Chile. Nem tinha cogitado de usar o Paso Mayer por causa do volume dos rios.
Mas vou ver o que vocês relatam. Vai que... :dance:

Miranda_MG
20/11/2022, 21:22
Boa noite, Daniel.

Tenho conversado com o pessoal de lá, desde donos de hotéis/pousadas e de agências de aventura até habitantes comuns que estejam nas redes sociais em que tento algum tipo de contato. Tanto do lado chileno, quanto do argentino.

As respostas às minhas questões nessas conversas são bem variadas, mas convergem para um ponto comum: dezembro e janeiro não são bons meses para a travessia. Na verdade, não é novidade. Isso era mesmo esperado, pois, por conta do degelo e da possibilidade de chuvas na região, o volume dos rios aumenta consideravelmente.

De início, eu estaria sozinho. Mas houve uma mudança na logística da expedição e minha esposa e filho (que iriam de avião de Natales para Santiago) vão estar comigo. Isso me pede mais juízo. No que eu tentaria a travessia em condições médias para ruins, agora só se estiverem favoráveis (caminhando para "muito favoráveis"). Vejamos, pois vou passar por duas vezes (ida e volta de Ushuaia) por Gobernador Gregores, que é a cidade argentina base de onde partiria para o Mayer. Vou ver se já na ida, conversando pessoalmente com o pessoal de lá, tomo a decisão.

Nos últimos dias, tenho tentado inclusive contato com pessoas que trabalham com incursões 4x4 e que já cruzaram os rios para uma possível contratação para companhia. Nem elas topam. Desanima... De qualquer forma, te mantenho informado.

Abraço,

Miranda

Olá. Estarei nessa região no final de janeiro, indo da Argentina para o Chile. Nem tinha cogitado de usar o Paso Mayer por causa do volume dos rios.
Mas vou ver o que vocês relatam. Vai que... :dance: