Conectar

Ver Versão Completa : Bicos graxeiros pivô superior ranger.

Francisco Casal
18/01/2016, 22:24
Olá pessoal, participo do grupo da ranger no whatsapp e a pedido do pessoal vou compartilhar a idéia que um amigo meu teve de colocar bicos graxeiros e engraxar uma vez ao mês. Segue fotos de como foi feito!! Engrachadeira M8, depois que fiz isso não tive mais problemas com pivôs estragados. Engraxo uma vez ao mês com graxa azul de rolamento e vai pouquíssima graxa, então procurem não ir em postos de combustíveis engraxar pois vai estourar a coifa e ai já era a bandeja. Espero ter ajudado quem tem dor de cabeça com pivôs superiores em Ranger!! Abraço a todos.
520561520562

leoss
19/01/2016, 06:17
Boa Chico, essa idéia foi muito boa, visto qe pivôs da Ranger dão bastante problemas principalmente pra quem anda muito em estradas de terra, já dissemos antes senão tiver engraxadeira pelo menos uma vez por ano tem que trocar.
Parabéns pela iniciativa e ja está registrado para futuras consultas.
Ford Abraço! !

Francisco Casal
19/01/2016, 11:44
Obrigado léo... No meu caso era duas por ano. Trocava as duas geometria e M.O me custava em torno de 1000 reais, fiz esse trabalho ai gastei 25 reais ja passou de ano sem problemas maiores.

Múcio Luiz
19/01/2016, 14:21
Obrigado léo... No meu caso era duas por ano. Trocava as duas geometria e M.O me custava em torno de 1000 reais, fiz esse trabalho ai gastei 25 reais ja passou de ano sem problemas maiores.

Muito legal Francisco!

Desculpe a minha ignorância: como você fez? Furou e rosqueou a graxeira?

[]s!

Francisco Casal
19/01/2016, 16:36
Simples assim Múcio Luiz!

Junior84
19/01/2016, 21:07
Simples assim Múcio Luiz!

Desculpe a dupla ignorância!
Furar com que? qual o tamanho da ferramenta?

Francisco Casal
19/01/2016, 21:37
Junior foi furado com broca 6.5 mm, o furo tem uns 5mm de profundidade, vai achar a parte oca do pivô que é ali que tem graxa, quando furar e achar essa parte oca vai vazar um pouco da graxa que ja tem no pivô, esse procedimento serve para os 2 lados. Depois fizeram rosca m8 e foi parafusado no lugar. Lembrando que a quantidade de graxa é pequena, se colocar mta graxa pode vazar pelo bico graxeiro e virar uma lambuseira ou até mesmo rasgar q coifa e ai condena a balança!! Abraço

Adrianojks
10/08/2016, 16:19
Olá Francisco... Você colocou na inferior também? Nos States os pivôs e terminais já vem com engraxadeira...
No Brasil eles querem que a peça estrague logo. :/

RicardoFLN
10/08/2016, 22:31
Muito boa a dica!!!
Por curiosidade, qual a marca dessas balanças superiores?
Eu tenho vontade de quando as minhas forem pro pau, fazer umas com pivô removível. Na verdade ainda não procurei algum pivô desse tipo, que seja preso à balança de uma forma que facilite a fabricação do braço, e encaixe certinho no montante (manga).

Abs.

Francisco Casal
11/08/2016, 18:25
Adriano, só no superior, inferior não coloquei, mas acredito que nada impeça!!
Ricardo, faça isso e esqueça pivô removivel e marca de bandeja, eu comprei a ranger em 09/13 em 10/13 troquei as duas superiores, em 08/14 troquei denovo as bandejas, em 02/15 coloquei esses bicos e ja tinha alguma folga, de lá pra cá não tive mais dor de cabeça. Uso minha ranger a trabalho carregada e por veses estrada ruim.

RicardoFLN
11/08/2016, 19:54
Adriano, só no superior, inferior não coloquei, mas acredito que nada impeça!!
Ricardo, faça isso e esqueça pivô removivel e marca de bandeja, eu comprei a ranger em 09/13 em 10/13 troquei as duas superiores, em 08/14 troquei denovo as bandejas, em 02/15 coloquei esses bicos e ja tinha alguma folga, de lá pra cá não tive mais dor de cabeça. Uso minha ranger a trabalho carregada e por veses estrada ruim.

Vou fazer sim, até mesmo pq é coisa rapidinha de fazer!:wink:
Abs.

Francisco Casal
12/08/2016, 00:06
Rápida, barata e que resolve!!
Abraço

Edintruder
12/08/2016, 12:01
Me arrependo de nunca ter feito isso na minha ex-ranger.

Francisco Casal
12/08/2016, 23:46
Se fosse apenas a troca do pivô, mas é a bandeja, m.o mais geometria. A conta vai longe, assim simples rápido e fácil e mto dinheiro a menos que vai do meu bolso pro bolso dos mecânicos.

paulorl
17/05/2017, 12:42
Comprei a dias atrás uma ranger 2013, não cheguei a ver como seriam os pivos dela, será que é o mesmo esquema?

Francisco Casal
18/05/2017, 00:18
Dos modelos novos não sei como é, mas nos modelos antigos é um problema, pq a suspensão é projetada para suportar um motor v6, não um turbo diesel bem mais pesado. E soma-se o fato de ter que trocar a peça toda e não apenas o pivô.

RicardoFLN
23/05/2017, 19:31
Logo que li esse tópico fui tentar fazer em uma das minhas balanças. Acabei que não gostei do resultado. Primeiro que a tampinha onde vai a rosca não é lá tão espessa, de forma que a quantidade de fios de rosca não me deixou feliz! A graxeira não poderia ser enroscada até o fim, pois aí bateria na parte de cima do pivô, teria de esmerilhar a graxeira pra encurta-la. Resumindo, desisti. A forma que encontrei pra satisfazer meus desejos...rsrs, foi a que segue:
1)marcar com punção local do furo
548148
2)furar com um imã potente ao lado do local do furo pra evitar de limalha de ferro cair pra dentro do pivô, o furo tem de ser feito sem forçar muito, pois se exagerar na força, quando furar a tampa vai acabar furando a cabeça do pivô, ai já viu, vai ficar limalha lá dentro, pois como tem graxa, ela vai ficar grudada (no caso essas balanças são novas, Cofap, nem sei quando vou conseguir coloca-las no lugar!!)
548149
548150
3)posicionar uma porca concêntrica ao furo e prender para soldar
548151
4)eu utilizei solda MIG pro serviço, ponteando, e antes que alguém levante a questão da temperatura, medi com termômetro infravermelho asssim que finalizei e digo que vai frouxo, nem estressa com isso
548152

Abs.

Coophamat
24/05/2017, 14:03
Que serviço bacana em. Preciso trocar as bandejas superiores da minha e vou estudar a possibilidade de fazer isso. Não tenho habilidade nem ferramentas pra fazer o serviço.

Será que dá pra fazer o mesmo nos pivôs inferiores?

RicardoFLN
24/05/2017, 14:52
Que serviço bacana em. Preciso trocar as bandejas superiores da minha e vou estudar a possibilidade de fazer isso. Não tenho habilidade nem ferramentas pra fazer o serviço.

Parceiro, essa resposta eu vou ficar te devendo. A forma construtiva deles é um pouco diferente. Se seguir mais ou menos o mesmo script dos superiores já há uma diferença logo de cara, que é a ausência daquela tampinha. No inferior é de ferro fundido.
A hora que eu conseguir desmontar a suspensão dianteira pra trocar o diferencial, as balanças e pivôs, vou "carnear" os velhos (inferiores) e estudar pra ver o que se pode fazer. Logicamente se der pra fazer, farei, mesmo que aparentemente os pivôs inferiores não sejam o calcanhar de aquiles. Vai que já que os superiores são de marca boa e com graxeira, os inferiores não se tornem então o fusível do sistema...rsrs
No entanto, ao mesmo tempo penso que aquelas graxeiras apontando pra baixo possam ficar meio suscetíveis a levar alguma porrada ou algo assim. Veremos.

Abs.

Francisco Casal
26/05/2017, 06:07
Baita serviço Ricardo, meu amigo que fez o serviço, ele colocou graxa na broca antes de furar, ai as limálias grudavam na graxa.
Coophamat, os inferiores eu não fiz essa mão, mas acredito que nada impeça de fazer, mas o problema vai ser na hora de engraxar devido a ser mais dificil o acesso!!

dudu83
26/05/2017, 08:41
minhas cruzetas blindadas sao originais de fabrica.. 250.000 km, pivos originais duram quase 200.000 km, terminais blidados nao sao ruins nao, depende da marca..

porem essa é uma ótima soluçao para quem tem que utilizar peças paralelas, se forem originais nao vejo sentido...

Francisco Casal
02/06/2017, 13:09
Mas o custo de compra de uma bandeja original está muito acima do custo de uma paralela mais esse serviço. A original pode não ter a necessidade desse serviço, mas os custos pesam e muito contra as originais!

leoss
02/06/2017, 15:06
Mas o custo de compra de uma bandeja original está muito acima do custo de uma paralela mais esse serviço. A original pode não ter a necessidade desse serviço, mas os custos pesam e muito contra as originais!

exatamente,
fazendo isso terás a mesma durabilidade da original pagando beeeeeem mais barato.

RicardoFLN
04/07/2017, 20:49

Agora sim, posso responder....rsrs
Fiz isso hoje. Nos pivôs inferiores é até mais fácil! O local onde se deve fazer o furo tem espessura suficiente para fazer a rosca pra uma graxeira (particularmente usei uma com rosca 6mm).

Sds.

Danilo Garcia
05/07/2017, 06:55
A coifa da bandeja superior rasgou, perdi a bandeja.
Nao faz barulhos ainda.

Francisco Casal
05/07/2017, 11:14
Opa, boa notícia.
Estou com os pivôs inferiores querendo folgar, quando for trocar vou fazer também.
Posta fotos aí Ricardo, de como ficou, pq os inferiores serão mais chatinhos de engraxar.
Abraço

Francisco Casal
05/07/2017, 11:16
Danilo, troque a bandeja, opte por uma com custo benefício bom, e meta os bicos graxeiros. Nunca mais se encomodará!

RicardoFLN
05/07/2017, 21:27
Opa, boa notícia.
Estou com os pivôs inferiores querendo folgar, quando for trocar vou fazer também.
Posta fotos aí Ricardo, de como ficou, pq os inferiores serão mais chatinhos de engraxar.
Abraço

Francisco,

Dessa vez nem bati foto nenhuma, estava no apuro! Não sabia quanto tempo eu ia demorar, e preciso viajar na sexta!
Mas no final deu tudo certo, e relativamente rápido (um dia e meio), aprontei há algumas horas atrás.
A graxeira dos pivôs inferiores tem de ser as de 90 graus, não há espaço pra acoplar a engraxadeira se colocar o bico reto.;-)
Acabei trocando as buchas das balanças inferiores, assim como os pivôs. Instalei as bandejas superiores que eu tinha previamente preparado (estas já vieram com as buchas novas).
Sofri um tanto para retirar as buchas inferiores, sem prensa é suador na certa....rsrsrs. Para a colocação das buchas inferiores dianteiras não teve jeito, tive de ir numa oficina pra usar a prensa (sorte que foi 0800)!
Aproveitei e apertei um pouco mais as barras de torção pra deixar a carroceria nivelada, uma vez que quando dei um trato nos feixes traseiros, pedi pra eles rebaterem e deixarem um pouquinho mais alta.
Depois foi a vez de fazer a geometria. Ah sim!!! Instalei parafusos com arruelas excêntricas pra regulagem da cambagem, tinha comprado esse conjunto já fazia um tempinho pelo Ebay. Fica outra história!!!
Deixei ela quase zerada no camber e na convergência. O cáster a princípio ficou bom, não puxa pra lado nenhum, mas ainda vou verificar se a velocidade de retorno do volante após curvas está a contento.
Primeira vez que fiz uma regulagem completa dessas, usando linhas, nível digital e régua. Foi demorado mais ficou Classe A!

Fui atrás da tabela de torques para todos os parafusos do conjunto de suspensão e usei torquímetro em todos eles. Uma coisa que me surpreendeu foi o baixo torque (relativamente baixo!) com que se aperta o parafuso/porca que segura o pivô da balança superior no montante (manga de eixo), são no máximo 50 Nm. Olha que era um que eu costumava tirar suco no aperto!!:D
Nesses até me obriguei a colocar Loctite, que também usei nos parafusos de regulagem da tensão das barras.

Troca de buchas e pivôs me parece a melhor maneira de voltar a ter um carro zero km novamente.....kkkk

Abs.

Danilo Garcia
06/07/2017, 22:59
Danilo, troque a bandeja, opte por uma com custo benefício bom, e meta os bicos graxeiros. Nunca mais se encomodará!
Opa! Obrigado pelo retorno.
Na vdd eu quis fazer uma pergunta. A coifa rasgou, perdi a bandeja?
Nao esta fzdo barulho ainda.

Francisco Casal
06/07/2017, 23:47
Que baita trabalho eim Ricardo... Uma pena não ter fotos do passo a passo, mas tire uma foto de como ficou após que ajuda.

Danilo, mais hj ou mais amanha vai estourar o pivô, enquanto tiver firme segura quieto, assim que der problema, faça o que eu disse, mas vá se preparando, pq o pivô vai aguentar pouco!

RicardoFLN
07/07/2017, 10:10
Opa! Obrigado pelo retorno.
Na vdd eu quis fazer uma pergunta. A coifa rasgou, perdi a bandeja?
Nao esta fzdo barulho ainda.

Danilo,

Não sei se existem essas coifas para vender separado. Se precisar eu tenho aqui sobrando das antigas. Com as "entranhas" assim abertas, como disse o Francisco, vai pro pau muito mais rápido.
Ao bem da verdade, uma das minhas balanças superiores estava com o pivô muuuiiito folgado, coisa de assustar!! E o pior de tudo é que pra mim, tudo parecia bom, pois eu realmente não sabia como era uma Ranger com a suspensão dianteira toda zeradinha até ontem!!

Se for mandar trocar, atenção pra quantidade de aperto que o bicho dá no parafuso que prende o pivô na manga. Aqui no fórum tem algumas postagem sobre a quebra desse pivô......pode dar uma m**da bem grande!!

Abs.

Danilo Garcia
08/07/2017, 13:23
Danilo,

Não sei se existem essas coifas para vender separado. Se precisar eu tenho aqui sobrando das antigas. Com as "entranhas" assim abertas, como disse o Francisco, vai pro pau muito mais rápido.
Ao bem da verdade, uma das minhas balanças superiores estava com o pivô muuuiiito folgado, coisa de assustar!! E o pior de tudo é que pra mim, tudo parecia bom, pois eu realmente não sabia como era uma Ranger com a suspensão dianteira toda zeradinha até ontem!!

Se for mandar trocar, atenção pra quantidade de aperto que o bicho dá no parafuso que prende o pivô na manga. Aqui no fórum tem algumas postagem sobre a quebra desse pivô......pode dar uma m**da bem grande!!

Abs.

Alo Francisco, obrigado pela resposta!
Ricardo, voce acha que eu consigo instalar apenas a coifa? Se sim, eu vou tentar, pois a bandeja é de marca boa e esta ok ate o momento.

NO aguardo
Danilo

Coophamat
08/07/2017, 13:34
Fiz a troca da bandeja superior e dos povos inferiores, a caminhonete muda completamente, balança muito menos, fica mais firme e melhora bem a estabilidade. Infelizmente não deu pra fazer o procedimento dos bicos de graxa. Mas a direção ficou um pouco mais dura, será que é pelas peças novas ou o mecânico pode ter apertado muito os pivos? Outra coisa foi ter ficado jogando um pouco para direita, levei para fazer a geometria e o alinhador falou que precisa corrigir o caster da direita, ele disse que um lado está 7 graus e do outro 4 e o ideal é deixar os dois 7, porém ele disse que é um serviço demorado e quer me cobrar 200,00 para fazer. Será que mando fazer ou procuro outra oficina?

Francisco Casal
08/07/2017, 20:05
Danilo, já procurei e não achei, mas boa sorte na empreitada!
Coophamat, depois da trocas de pivôs geralmente afirma sim o carro, quanto a geometria, acredito que tenha saido alguma coisa fora sim. Agora 200conto pra alinhar é muita coisa.

Danilo Garcia
10/07/2017, 10:57
Danilo, já procurei e não achei, mas boa sorte na empreitada!
Coophamat, depois da trocas de pivôs geralmente afirma sim o carro, quanto a geometria, acredito que tenha saido alguma coisa fora sim. Agora 200conto pra alinhar é muita coisa.

Beleza! Achei Nakata por 200 reais e Cofap por 270. Qual voces recomendam? Acho que vale o pequeno investimento. O pivo esta ok ainda, mas quero prevenir.

Danilo

RicardoFLN
10/07/2017, 16:39
Alo Francisco, obrigado pela resposta!
Ricardo, voce acha que eu consigo instalar apenas a coifa? Se sim, eu vou tentar, pois a bandeja é de marca boa e esta ok ate o momento.

NO aguardo
Danilo

Danilo,

Acho que dá sim, afinal de contas ela não nasceu ali. Eu posso ver se consigo retira-las facilmente, aí te digo. No entanto isso só posso fazer semana que vem.

Abs.

RicardoFLN
28/07/2017, 20:21
Opa, boa notícia.
Abraço

Francisco,

Estava devendo....rsrs ;)
550570

Abs.

Francisco Casal
29/07/2017, 19:31
Bem lembrado Ricardo, troquei os meus inferiores essa semana, coloquei as engraxadeiras tmb, mas coloquei as com bico em 45 graus, me pareceu melhor pra engraxar, aí ficarei devendo fotos tmb hahaha
Abraço

ibsonn
02/08/2017, 02:48
Apenas confirmando o que o amigo informou no tópico, segue abaixo o link com pivô:
Access Denied (http://m.ebay.com/itm/1-Front-Passenger-Right-Upper-Control-Arm-For-Ford-Ranger-1-Year-Warranty-/291741290710?fits=Model%3ARanger&hash=item43ed22d0d6%3Ag%3A-1oAAMXQAx9RMSFy&_trkparms=pageci%253Aece36135-7746-11e7-aaef-74dbd1808055%257Cparentrq%253Aa181ac2115d0aa13350b e0f2fffe4129%257Ciid%253A19)

Possuo uma ranger 2011, gostaria de saber se os braços superiores são os mesmos da 1998, pois tenho interesse neste kit:

Access Denied (https://www.ebay.com/p/Control-Arm-Upper-Kit-Ford-Ranger-1998-2004-Ball-Joint-Tie-Rod-Ends-10Pc-Save-/686622038?&hash=item3d40ce25be:g:PEcAAOSwUIhZYqHl&_trkparms=pageci%3Aece36135-7746-11e7-aaef-74dbd1808055%7Cparentrq%3Aa181ac2115d0aa13350be0f2 fffe4129%7Ciid%3A6&trdt=0&rdtsrc=vi&iid=263080256958)

Será que vale a pena do ponto de vista de durabilidade?

Duque Duro
17/08/2017, 11:11
Bom dia, Ibsonn.
Os braços superiores são os mesmos sim:

551258

André Pinto
20/06/2018, 18:21
Ola amigos qual a bomba de graxa que vocês estão usando?
E como li que a quantidade e muito pouca de graxa vocês me aconselham comprar embalagem de quantas gramas de graxa azul??

Francisco Casal
25/06/2018, 01:19
Amigo, usava bomba manual mesmo, essas de posto com pressão a ar pode colocar muita graxa e estourar a coifa do pivô, a graxa pode comprar em qualquer tamanho.