PDA

Ver Versão Completa : Totem / Velocimetro



V8
23/02/2006, 01:29
Pessoal, gostaria da ajuda de voces...

Comprei uma Bonanza adaptada com o motor MWM 6cil da F250 e o velocimetro nao esta funcionando...

A minha duvida é a seguinte, eu instalando o cabo que liga no sensor do cambio da totem eu vou conseguir fazer funcionar o velocimetro original dela e depois vou poder instalar um Totem tambem?

Ou a solução seria colocar um sensor magnetico de cardam e liga-lo no velocimetro original, depois eu ligaria a um Totem tambem...

Se alguem puder me ajudar, agradeço...

Um abraço,
Flavio

bacana00
23/02/2006, 16:49
V8, A totem tem um sensor que liga no cabo do velocímetro e depois coloca´se uma outra peça para ligar o velocímetro normalmente, assim os dois funcionam... è só usar o sendor de cabo...


Bacana

V8
24/02/2006, 01:00
Ola Bacana...

O problema eh que o sensor do velocimetro agora eh no cambio... eh eletronico... eu vi ate que a totem tem cabo e sensor pra esse tipo... mas sera que vai dar pra ligar o velocimetro original tambem?

Um abraço,
Flavio

bacana00
24/02/2006, 14:28
Dá uma conversada com eles que deve ter uma solução... Se naõ vce pode utilizar o sietem magnético na roda ou no caradã mesmo, mas dá um pouco mais de trabalho...

V8
24/02/2006, 19:13
Eh... esse sistema seria outra opçao tambem... vou ver se eu consigo falar com eles e perguntar....
Obrigado amigo...
Um abraço,
Flvio

bacana00
24/02/2006, 21:36
Depois conta a solução pro pessoal...

V8
26/02/2006, 10:43
Ok... pode deixar...

Um abraço,
Flavio

Cavalcante
27/02/2006, 18:25
Pessoal, gostaria da ajuda de voces...

A minha duvida é a seguinte, eu instalando o cabo que liga no sensor do cambio da totem eu vou conseguir fazer funcionar o velocimetro original dela e depois vou poder instalar um Totem tambem?

Ou a solução seria colocar um sensor magnetico de cardam e liga-lo no velocimetro original, depois eu ligaria a um Totem tambem...



Flavio, o sensor de velocímetro, tanto da totem quanto o da compass (aliás, os dos táxis também...) é uma peça que vai conectada ao cabo de velocímetro do seu carro, da seguinte forma: tira-se o cabo do velocímetro e conecta-se ao sensor. A outra ponta tem de estar conectada ao câmbio. O sensor tem outra ponta onde se coloca um novo cabo conectando este ao velocímetro. Na verdade, você pode até não ter velocímetro, tendo um cabo conectando o câmbio ao sensor, os aparelhos já funcionam.

O ideal é fazer o seguinte: compre o aparelho e o sensor, leve em uma casa de taxímetros que os caras montam os cabos para a instalação na hora e sob medida. Em média esse serviço custa R$ 30,00. Aí o cara já vê se seu velocímetro está bom ou não.

Agora, se você vai comprar o totem só porque está sem velocímetro, é melhor ir primeiro numa dessas casas de taxímetro/velocímetro para uma verificação. Normalmente o defeito é no cabo, e aí você gasta só R$ 30,00.

Espero ter ajudado.

V8
28/02/2006, 13:52
Ok Cavalcante...

Obrigado pela dica...

O problema eh que com a mudança do motor e do cambio, o novo cambio eh desses sensores digitais e o velocimetro que estava era daquele que usa o cabo convencional...

Estou querendo instalar o Totem ou o Compass, mas seria mais pra frente... o idela era colocar o velocimetro pra funcionar pelo momento...

Voce acha que simplesmente comprando o sensor e o cabo, eu consigo conectar no velocimetro antigo?

Um abraço,
Flavio

Cavalcante
28/02/2006, 19:21
Ok Cavalcante...

Voce acha que simplesmente comprando o sensor e o cabo, eu consigo conectar no velocimetro antigo?

Flavio

Não, Flavio, se o seu câmbio não tem a saída mecânica para cabo de velocímetro, o sensor do totem não vai funcionar, pois ele usa o mesmo princípio do velocímetro que você tem hoje, ou seja, é mecânico: o câmbio gira o cabo que gira o velocímetro que indica a velocidade com uma relação x voltas = y km/h e o sensor para cabo de velocímetro do totem atua de maneira semelhante, com 4 pulsos sendo enviados à máquina a cada volta do câmbio. Mesmo que você instale um sensor de pulsos para totem (na verdade acho que não é necessário, pois seu câmbio deve enviar uma certa quantidade de pulsos a cada volta, e tanto o totem quanto o compass são capazes de ler esta quantidade sem qualquer sensor, é a mesma coisa quando se instala o totem em suzukis, por exemplo, o velocímetro é mecânico, mas tem uma saída nele que manda um trem de pulsos e basta ligar o totem a esta saída), vai faltar o acionamento mecânico para o seu velocímetro. Infelizmente é melhor então você trocar o velocímetro...

V8
01/03/2006, 18:11
Valeu Cavalcante pelas dicas... Sera que se eu usar o sensor magnetico da Totem que vai no cardã, vai funcionar?

Um abraço,
Flavio

Cavalcante
01/03/2006, 18:32
no way flavio, seu velocímetro precisa de algo que o gire, literalmente. desmonte o painel e vc vai ver atrás do velocímetro um encaixe quadrado de uns 2 mm de lado. encaixe uma chave de fenda fina e gire esse encaixe. o ponteiro vai girar indicando alguma velocidade, quanto mais rápido vc girar, maior a indicação. nenhum sensor, de nenhum tipo, de nenhum equipamento, substitui uma saída mecânica, porque ele manda pulsos eletrônicos para uma máquina (totem, taxímetro, tacógrafo eletrônico...) e seu velocímetro usa giros de um dispositivo mecânico... procure o velocímetro do carro de onde foi tirado o seu novo câmbio e coloque no seu carro. é a única solução.
abraços

V8
18/03/2006, 11:34
Obrigado Cavalcante... o problema eh que o Velocimetro da F250 eh integrado ao painel inteiro... Vou ter que arrumar outra solução...

Vc sugere alguma outra coisa?

Um abraço,
Flavio

rrqueiroz
04/04/2007, 14:06
nele vc vai ter tudo.....
:)