PDA

Ver Versão Completa : Tracker Camper - um "micro-motorhome" para expedições e acampamentos

Páginas : [1] 2

Almir Almeida
06/01/2016, 14:58
Venho compartilhar aqui a prepação de meu Chevrolet Tracker 4x4 para viagens com camping e expedições; é uma evolução de meus projetos anteriores onde desta vez projetei um móvel mais adequado e prático. O objetivo é permitir pousar no próprio carro em qualquer lugar, seja camping estruturado ou selvagem, na cidade ou postos de combustível, com conforto, segurança e privacidade.

Em poucos minutos o carro se torna um "micro-motorhome", com cama, sanitário químico, cozinha, mesa, TV, som. Também é possível montar e desmontar o "dormitório" sem precisar sair do carro, por exemplo em dias de chuva.

Quando os vidros são tampados com as cortinas especiais torna-se totalmente escuro e quem está fora não consegue ver nada no interior do veículo permitindo total privacidade.

Foram instaladas internamente lâmpadas led de alta potência, ventilador, tomadas 110V e 12V.

No uso diário é possível levar 3 pessoas, sendo que 1 pessoa pode dormir no carro na configuração normal ou pode ser convertido em uma cama de casal com um módulo adicional que se encaixa no móvel; neste caso não é possível utilizar o banco traseiro.

Nesta preparação nada foi modificado no carro e o móvel pode ser facilmente removido. Apenas foi removido e guardado o assento do banco traseiro para que, ao dobrar o banco, fique uma superfície plana e livre sobre a qual é instalado o móvel. No teto vai um bagageiro Thule de 330 litros, que permite levar muitas malas e bagagens.

Foram também instalados defletores de chuva em todos os vidros, de forma a permitir uma pequena abertura para ventilação.

ATENÇÃO! NUNCA DURMA NO CARRO COM OS VIDROS TOTALMENTE FECHADOS, sob risco de morte por contaminação por monóxido de carbono da própria respiração ou falta de oxigênio.

Este projeto também poderá ser adaptado e aplicado a outros veículos de passeio, basta um pouco de criatividade!

Segue as fotos...

Almir Almeida
06/01/2016, 15:17
519672

No teto instalei um bagageiro Thule 100 com 330 litros de capacidade para malas e bagagens

519673

Mesmo com o camper montado é possível transportar 3 pessoas, sendo que 1 pessoa pode dormir no carro. Também tenho um módulo que expande a cama de solteiro para casal, podendo dormir até 2 pessoas; porem neste caso não é possível utilizar o assento traseiro.

519674

O colchão fica enrolado e preso ao móvel, juntamente com as cortinas.

519675

Tampo que segura os objetos no porta-malas e se transforma em mesa.

519676

Acomodação dos objetos no porta-malas. A configuração posso mudar conforme os equipamentos que precisarei na viagem.

519684

outro modelo de configuração, com geladeira de 33 litros e galão de água de 20 litros.

519685

nesta configuração utilizei um galão de água de 10 litros com bomba manual para facilitar a utilização da água para beber ou cozinhar.

519677

Abaixo do gaveteiro há um baú onde guardo ferramentas.

519678

Compartimento onde fica preso o sanitário químico. Quando este não é levado este espaço também serve como baú para guardar outros objetos.

519679

Espaço atrás do banco do carona, onde é colocado o sanitário químico. No piso foi colocado um estrado plástico e uma plataforma de madeira de forma a nivelar o piso do carro com o trilho do banco, para que o satinário químico fique nivelado.

O sanitário químico também serve de base para o tampo do móvel onde é apoiado o colhão.

519680

Quando não levado o sanitário químico há suportes móveis para apoiar o tampo do móvel.

519681

O pé do móvel também mantém este pouco acima do encosto do banco, que está dobrado, evitando forçar ou danificar o encosto do banco traseiro.

O espaço entre o pé do móvel e o banco utilizo para levar cadeiras de camping dobráveis.

519682

Sanitário químico instalado atrás do banco do carona.

519683

Para utilizar o sanitário basta dobrar o tampo do móvel juntamente com o colchão.

segue mais fotos...

Almir Almeida
06/01/2016, 15:32
519686

Tampo do móvel dobrado e apoiado sobre o sanitário formando uma superfície plana para se estender o colchão.

Também adaptei uma mesinha removível atrás do banco do motorista que pode ser utilizada para lanches ou para apoiar um notebook. Pode-se afastar ou aproximar a mesa simplesmente afastando ou recolhendo o banco.

519687

Também há um compartimento para objetos abaixo do tampo do móvel.

519688

Superfície plana para estender o colchão.

519689

519690

Colchão estendido. Pode-se dormir confortavelmente uma pessoa de até 1,80m.

519691

Para utilizar como cortinas, cortei carpete-forração (tipo mais duro - resinado) nas medidas das janelas.

519692

519693

519694

519695

Nos cantos do vidro traseiro, vidros laterais do porta-malas e parabrisa, colei uma pequena tira de velcro auto-adesivo que prende as cortinas de carpete.

519696

519697

519698

Também coloquei uma tira de velcro auto-adesivo nas colunas das portas para fixação das cortinas.

Note que deixei uma pequena abertura para ventilação nas cortinas.

519699

Instalei defletores de chuva nas portas para que seja possível deixar uma pequena abertura nos vidros para a ventilação. NUNCA DURMA COM OS VIDROS TOTALMENTE FECHADO!

Como o defletor é transparente eu coloquei uma fita adesiva preta no lado interno para evitar de quem está do lado de fora consiga ver do lado de dentro através da fresta de ventilação, permitindo assim total privacidade.

519700

519701

Interior totalmente fechado com as cortinas de carpete

Almir Almeida
06/01/2016, 15:45
519702

removi (e guardei) a tampa do porta-trecos do console central e no local instalei um inversor com 2 tomadas 110V de 150W (que utilizo apenas para ligar meu notebook ou aparelhos de baixo consumo) além de uma tomada (preta de 3 pinos) de 12V onde ligo a geladeira e outros acessórios 12V. Para meus acessórios 12V utilizo estas tomadas de 3 pinos ao invés daquela que é ligada ao acendedor de cigarros, pois são mais firmes e não ficam escapando em estradas esburacadas. Utilizo o pino do meio como negativo e um dos pinos do canto como positivo; com esta tomada de 3 pinos não é possível inverter a polaridade.

519703

Troquei as lâmpadas internas do teto, por LEDs de alta potência e baixo consumo.

519704

Tenho também um ventilador 12V removível que ajuda refrescar quando for dormir em dias muito quentes

519705

Troquei o som original por um multimídia com tela de 7", TV, DVD, MP3, GPS, câmera de ré. Instalei um software de GPS (IGO 8.x) que permite importar e exportar tracklogs, facilitando o uso em trilhas off-road.

Almir Almeida
06/01/2016, 16:31
Complementando...

Todo o móvel foi feito em MDF de 15mm. Fiz um projeto básico mas fui montando e ajustando em tempo-real juntamente com o marceneiro. O acabamento eu mesmo fiz com carpete fixado com cola de contato.

O conjunto ficou bem preso e não há nenhum barulho, mesmo em estradas esburacadas. A única peça que retirei do carro foi apenas o assento do banco traseiro direito (mantendo o encosto), para que, ao dobrar o encosto do banco fique uma superfície plana. Para retirar o assento é muito simples; basta retirar 4 parafusos. O móvel também pode ser facilmente retirado voltando o carro às características originais.

O custo total do móvel incluindo material, acabamento e mão de obra foi R$ 800,00, incluindo o módulo adicional para virar cama de casal. Ou seja é um equipamento de camping muito útil e barato.

Outros acessórios:

- Porta-poti (sanitário químico): R$ 450,00
- Geladeira portátil pequena: R$ 250,00
- Geladeira portátil grande 33L: R$ 600,00
- Galão de 10 litros + bomba manual: R$ 50,00

JRoberto
06/01/2016, 18:47
Parabéns Almir! Show!
To planejando fazer algo parecido no banco traseiro da Ranger, tipo armários e uma geladeira. Acompanhando!
Abraços.

Marcio Pita
06/01/2016, 21:58
Parabéns, projeto muito detalhado.
Poderia demonstrar o processo de montagem?
Abraço

Almir Almeida
06/01/2016, 23:22
Obrigado JRoberto e Marcio Pita,

O projeto foi apenas um rascunho; eu fui passando as medidas e detalhes ao marceneiro que foi cortando e montando na hora; levou umas 4 horas para fazer a marcenaria. Depois também gastei umas 4 horas para fazer o acabamento final com carpete.

Qualquer dia que eu retirar o "camper" para limpar o carro irei tirar fotografar o móvel; aí ficará mais fácil ver como é.

A partir do próximo dia 09 devo passar uma semana viajando e acampando no carro. Depois posto aqui algumas fotos dos lugares por onde passei e como arrumei a bagagem. Já fiz algumas viagens de teste e também alguns ajustes.

Antes eu levava muitas tralhas e supérfluos, mas ví que levar apenas o essencial é o ideal. Muitas pessoas fazem expedições de moto e até de bicicleta levando pouquíssimas coisas.

Esta próxima viagem farei sem instalar o bagageiro Thule, e levando menos coisas; assim irei economizar combustível.

Mas a ideia é ir fazendo os ajustes conforme a experiência prática.

Abraço

titanium
07/01/2016, 01:52
Parabéns, Almir!
O trabalho na tracker ficou fantástico!
Sou super a favor de projetos de móveis internos para veículos de expedição, pois são práticos e deixam tudo "à mão"... a bagunça diminui à medida que "tudo tem seu lugar"...
Também é o momento que se para para pensar na distribuição do peso e na REAL necessidade de cada um dos itens que levamos..

E claro, ficou muito bonito e funcional seu projeto!

Abraço

jeisonk
07/01/2016, 10:37
Espetáculo :palmas::palmas:

Abraços

Amostardeiro
08/01/2016, 21:45
:drool: :palmas: :palmas: Parabéns Almir !!!

Abs

Paulo Sergio Beltrao de F
12/01/2016, 16:31
muito bom parabens vou copiar algumas ideias

sandro_ventania
16/01/2016, 12:28
Parabéns Almir! Eu também tenho um arranjo no carro para poder viajar e acampar nele. Estava estudando uma maneira de melhorar ainda mais, pois dá um pouco de trabalho preparar a cama, pois normalmente tenho que jogar muitas malas para o banco da frente.
Você acabou me despertando uma idéia simples, mas que eu não tinha visto. Vou retirar os bancos traseiros e aproveitar todo o espaço...antes eu apenas rebatia os bancos.

Marcus Vinicius Lameiras
07/03/2016, 08:01
Almir, parabéns pela criatividade e iniciativa.
Tenho certeza que suas expectativas serão superadas ...

...e continue a nos mostrar a evolução do seu projeto para a gente possa aprender e admirar!

Mais sucesso pra vc !

Meccano
07/03/2016, 13:52
Blza de adequação do carro Almir!! ficou muito bem bolado e com o devido capricho na execução.

tirar proveito de um arranjo interno num carro tão pequenino com o seu é tirar leite de pedra mesmo!

parabens , ótimos planos, viagens e realizações!!

https://lh3.googleusercontent.com/InnFKkl0y2Fl38BXvunsLFYS5nzXzgSnngXBt8lGF7jxD3irRP qHnLz4cRk0eLFvvAbt9FV5r8njFiepU1qNAV7JhpW41SKjvo4g eUbYHXSksRqS1twgfNnx55MEm3A7BABZ386awzwEfAepLPqbHo fgVHA8X2zej72wTCXRCr24OO3D3tZ5le7nBSCjTYxebjWkbeQn Gtcn8spLC5WO1ftPDDMx_qNkovMyZV6qxhW_meDCibOHzjSScD MfqkzYNo0txC-vGlepl3dzL-O2pQUB1lbelsvtgOscFUpSBiMBAi0JvYPpQk_lur1GHLEcW31Z Cn99XTnwCM9pILhQbww4PSSNtKRiuAFqFOLncljJNbJPMCtl-Pw9YmAJT9hQfi45A5hUmwijgC9IAnQAaqcMh-IPB1-B5T3QuobWygMCDpTQ9RjtousI-6RxWNK9Ay1Tde7IAltIAR2BEOOUpPtDrYv3itKoE14NgZrxVLD VnuRs7L31gwV_xFK8HVcxwnIjkeaMg0WpGeh4BkQ76AbLeNwFV O72RXZdUVlME5FlvBZnomnV84y0Fqevs2I9KGoh=w86-h44-no

leodinossauro
30/03/2016, 23:37
passando para assinar o tópico. O projeto me inspirou. ( atualmente uso uma camping world mas esta também tem seus pontos negativos ).

Almir, quando puder, envie alguma foto adicional do módulo p cama de casa, fiquei curioso! :eek:

Almir Almeida
23/04/2016, 14:47
Obrigado pessoal!!!

Já dormi pelo menos umas 10 vezes no carro e tem sido bastante prático, privativo e seguro. Muitas vezes acampo dentro da cidade mesmo; quem passa por perto nem sabe que tem gente dentro do carro. Apenas a cama de solteiro que é um pouco apertada para quem se mexe muito, que é meu caso, mas ainda assim acho bem mais confortável que um colchão inflável numa barraca.

Mas já estou pensando em uma versão "2.0" com algumas mudanças. A ideia seria remover totalmente os bancos traseiros para liberar ainda mais espaço para acomodar uma caixa de água de pelo menos 50 litros com bomba elétrica, uma geladeira de compressor (Dometic, ARB ou similar), uma bateria estacionária de pelo menos 150AH e uma placa solar no teto. A área da cama também pretendo alargar de forma que fique sempre na configuração "casal" para maior conforto.

"Leodinossauro". O módulo de casal é um baú exatamente igual ao que fica no lado direito. Basta dobrar o encosto do banco traseiro e acoplar e parafusar o módulo no móvel já existente. Assim fica uma superfície plana equivamente a uma cama de casal.

Como geralmente viajo só até hoje não precisei instalá-lo. O problema é que quando instalo este módulo eu perco o assento traseiro que também é bastante útil quando vou utilizar o computador ou mesmo lanchar dentro do carro. No novo projeto pretendo embutir o assento no próprio móvel de forma que seja facilmente dobrado quando eu quiser que vire cama - parecido com que o pessoal faz nas Kombis. O assento traseiro embutido no móvel seria utilizado somente com o carro parado, ou seja não serviria para levar passageiros em viagem. Mas para viajar em casal seria mais prático.

Realmente não é fácil utilizar o pequeno espaço da Tracker para acomodar tudo e ainda dormir dentro do carro. Só não sou adepto da barraca de teto pois muitas vezes durmo na cidade ou em postos de combustível e a barraca nestes casos ficaria muito exposta e sem segurança.

Ainda está em projeto o novo Camper-box, mas quando tiver pronto postarei aqui. Desta vez detalharei mais com o passo-a-passo da montagem. Mas enquanto isso ainda vou utilizar bastante o camper-box atual.

Abraços

Almir Almeida
25/04/2016, 17:24
Segue algumas fotos da Tracker com o interior "pelado". Não é da minha tracker atual (cinza) mas da anterior (prata). Mas dá para ver que o simples fato de retirar os bancos traseiros já aumenta bastante o espaço disponível para as tralhas, porem o veículo ficará restrito a 2 pessoas (ao contrário de 3 pessoas na configuração atual), mas na maioria das vezes viajo só.

Se eu não for utilizar a geladeira e sanitário químico dentro do carro é muito fácil configurar como cama de casal, mas considero estes 2 confortos indispensáveis para quem pretende pousar em qualquer lugar. O sanitário eu consigo acomodar atrás do banco do passageiro quando a cama é montada, porem a geladeira, principalmente se eu for mudar para uma com compressor, ocupa um espaço enorme e praticamente inviabiliza uma cama de casal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527279&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527280&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527281&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527282&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527283&stc=1

neitor
25/04/2016, 20:58
Eu tenho e recomendo uma geladeira Waeco CDF25 (são 23 litros) bem pequena e prática, cabia no porta mala do meu jimny e sobrava espaço. A Elber fabrica uma geladeira muito interessante, o modelo GVM 20 executive, que tem pouca altura e facilita a montagem dela em baixo de alguma plataforma de dormir, com a devida ventilação claro.

Almir Almeida
25/04/2016, 22:02
Essa Waeco CDF25 tem uma dimensão interessante; pena ser somente 12V e não ter opção p/ 110/220V. A Elber de 20 litros achei muito pequena.

Uma geladeira pequena como a CDF25 talvez dê para embutir em um dos cantos sem prejudicar muito o espaço da cama. A geladeira da Black&Decker que possuo tem um bom tamanho, porem o consumo de energia é muito alto (+/- 50W constantes), que dá +/- 4,25 Ah/h, e a temperatura mínima é em torno de 5º se ficar ligada direto. Enquanto o carro está funcionando sem problema, mas com o carro parado drena a bateria em poucas horas.

A vantagem das geladeiras a compressor é que além de baixar muito mais a temperatura (algumas até -20º) o consumo de energia também é bem menor pois o compressor não fica ligado direto. Essa CDF25 tem as seguintes especificações de consumo:

0.44 Ah/h at +20°C ambient temperature,
0.67 Ah/h at +32°C ambient temperature,
both at +5°C interior temperature

Mas ainda vou pensar se vale a pena mudar o camperbox atual e ter o trabalho de fazer outro. Talvez já esteja na hora de investir em uma viatura maior, como uma Defender 110, ou partir para uma pickup 4x4 com um camper Duaron.

Eu tenho e recomendo uma geladeira Waeco CDF25 (são 23 litros) bem pequena e prática, cabia no porta mala do meu jimny e sobrava espaço. A Elber fabrica uma geladeira muito interessante, o modelo GVM 20 executive, que tem pouca altura e facilita a montagem dela em baixo de alguma plataforma de dormir, com a devida ventilação claro.

Rubens Linhalis
27/04/2016, 11:51
Essa Waeco CDF25 tem uma dimensão interessante; pena ser somente 12V e não ter opção p/ 110/220V. A Elber de 20 litros achei muito pequena.

Uma geladeira pequena como a CDF25 talvez dê para embutir em um dos cantos sem prejudicar muito o espaço da cama. A geladeira da Black&Decker que possuo tem um bom tamanho, porem o consumo de energia é muito alto (+/- 50W constantes), que dá +/- 4,25 Ah/h, e a temperatura mínima é em torno de 5º se ficar ligada direto. Enquanto o carro está funcionando sem problema, mas com o carro parado drena a bateria em poucas horas.

A vantagem das geladeiras a compressor é que além de baixar muito mais a temperatura (algumas até -20º) o consumo de energia também é bem menor pois o compressor não fica ligado direto. Essa CDF25 tem as seguintes especificações de consumo:

0.44 Ah/h at +20°C ambient temperature,
0.67 Ah/h at +32°C ambient temperature,
both at +5°C interior temperature

Mas ainda vou pensar se vale a pena mudar o camperbox atual e ter o trabalho de fazer outro. Talvez já esteja na hora de investir em uma viatura maior, como uma Defender 110, ou partir para uma pickup 4x4 com um camper Duaron.

Esse papo de viatura maior.. já passei por isso. Tiver a Tracker, Sw4 e agora uma motorhome Agrale...rs. A Duaron tem feito magica em varias viaturas. Hoje vi que estao fazendo duas Defender 110.. uma como motorhome e outras tipo "pop-up" direto na defender..

Tive a geladeira que a Elber revende, chamada CAB 41 . Sao 41 litros, muito bom o espaço e qualidade do produto, é de compressor.

Se ficar com a Tracker, retira esses acabamentos plasticos do porta malas, pode encontrar mais espaço por ai.. Fiz isso na SW4 e acamodou muito mais coisa.

abraços

Rubens Linhalis
27/04/2016, 12:28
Da uma olhada..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527403&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527404&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527405&stc=1

Almir Almeida
28/04/2016, 12:22
Olá Rubens!

Parabéns pelo seu novo projeto! Esse seu novo motorhome parece ser o ideal para expedições fora-de-estrada. Apesar de não ser 4x4 parece ser bem robusto e ter uma boa distância do solo. Colocando um guincho na dianteira e talvez um bloqueio na traseira praticamente nem precisa de 4x4 para enfrentar trilhas leves.

Minha dificuldade tem sido justamente encontrar uma viatura que una o espaço de um motorhome a capacidade 4x4 sem que seja um investimento proibitivo.

Pensei nas seguintes alternativas, cada uma com seus prós e contras:

- Veículo 4x4 + barraca de teto - descartei por não ser seguro (pelo menos no Brasil) acampar em qualquer lugar, como centros urbanos, postos de gasolina, praças, etc.

- Continuar com a Tracker - Prós: investimento zero (já tenho tudo preparado); capacidade off-road para trilhas leves/moderadas (ainda dá para melhorar com um lift e pneus maiores). Ideal para viagens de final de semana acampando no carro (em qualquer lugar) e continuar utilizando o carro para uso diário. Contras: espaço muito limitado, não dá para morar/trabalhar no veículo por tempo indeterminado. Sem chuveiro/cozinha internos.

- Defender 110 ou Pajero Full (Diesel): Prós: maior capacidade off-road que a Tracker original, maior espaço que a Tracker, maior autonomia e menor custo de combustível. Contras: maior custo de manutenção e seguro, ainda limitado para morar/trabalhar no carro por tempo indeterminado. Sem chuveiro/cozinha internos.

- Pickup 4x4 + Camper Pop-Up (exemplo: Camper Duaron Pop-Up): Prós: conforto muito superior ao de uma barraca de teto (cama, mesa, cozinha, banheiro, armários), possibilidade de separação da pickup, baixo centro de gravidade que proporciona boa capacidade off-road dependendo da preparação da pickup. Contras: a versão "Pop-Up" não oferece muita segurança para boondocking, ou seja acampar em qualquer lugar, devido as laterais serem de lona, quando o teto estiver levantado. Também não seria muito confortável para morar/trabalhar no veículo por tempo indeterminado. Investimento alto (mais de R$ 50.000 fora o custo da pickup).

- Pickup 4x4 + Camper rígido (exemplo: Camper Duaron Hard Top): Prós: maior segurança e espaço que a versão Pop-Up. Por ser uma estrutura rígida e fechada até dá para acampar em qualquer lugar* com maior segurança. Recursos próximos a de um motorhome: cama, mesa, armários, cozinha e banheiro com chuveiro. Contras: menor capacidade off-road devido ao centro de gravidade muito alto (pode tombar facilmente em condições off-road mais extremas como em erosões ou mesmo em manobras bruscas do volante). Muito alto, o que restringe o acesso a certos lugares. Também não seria muito confortável para morar/trabalhar no veículo por tempo indeterminado. Investimento alto (mais de R$ 50.000 fora o custo da pickup).

- Van comercial (furgão) adaptada p/ motorhome: Prós: Bom espaço (considerando uma van longa e teto alto); liberdade para projetar o interior conforme minhas necessidades e instalação de uma casa completa (cama, mesa, cozinha, banheiro e armários); ligação direta com a cabine (o que não ocorre com a camper). Menor custo final comparado a um motorhome ou pickup+camper. Até dá para morar e trabalhar no veículo devido ao maior espaço. Contras: Mínima capacidade off-road (pelo menos para as vans comerciais comuns). Não dá para separa o veículo da casa como no caso do camper; se o carro der problema a casa também ficará parada. Até existe a possibilidade de converter a van para 4x4, mas o custo seria proibitivo e mesmo assim não teria grande capacidade off-road; tempos atrás cotei a conversão para 4x4 de uma Ford Transit e custo seria +/- R$ 40.000,00, ou seja, não compensa.

- Trailer: Prós: mesmo conforto de um motorhome; pode ser separado do veículo. Menor custo da "casa". Contras: sem capacidade off-road (no caso de trailers normais) a não ser que se separe o veículo 4x4 do Trailer; maior custo de pedágio; maior consumo de combustível. Até existem mini-trailers, alguns até com capacidade off-road, porem estes não possuem banheiro e cozinha internos; neste caso prefiro dormir dentro do carro mesmo.

Enfim, cada opção tem seus prós e contras.

Uma solução que para mim seria ideal seria um micro-onibus Volare 4x4 convertido para motorhome. Porem o custo ainda é proibitivo, quem sabe daqui alguns anos quando houver mais ofertas de usados deste modelo.

Até o momento a opção que achei mais adequada para meu caso seria uma Pickup 4x4 + Camper Duaron Hard Top. Embora eu não tenha o espaço de uma van ou motorhome e não possa utilizar em condições off-road mais extremas ainda há a possibilidade de se separar a casa da pickup podendo usar o veículo no dia-a-dia ou mesmo trocar de pickup futuramente e manter a casa. A pickup ideal considero a Hilux CS 4x4 até 2012, que aceita diesel comum. A versão CS (cabine simples) tem a vantagem de oferer mais espaço no camper (versão maior) e ainda pagar menos IPVA que a versão cabine dupla; em SP por exemplo o IPVA da CS é de 2% e da CD é de 4%.

Agora, esta Van Agrale convertida para motorhome que você adquiriu parece ter um ótimo custo/benefício. E se você quiser futuramente pode até convertê-la para 4x4.

Abraço e sucesso em seus novos projetos e expedições!

sandro_ventania
29/04/2016, 21:37
Almir...eu dispensaria o porta-coco...se voce estiver em camping, usar a estrutura deles é melhor, (no máximo uma tabua de sanitario propria)... e se estiver no camping selvagem...ahhh nada como uma boa barrigada atrás da moita! só levar uma pá de campanha.
Eu já estudei esses pŕos e contras...e decidi que o melhor custoxbeneficio é um truckhome. Transformar um resistente caminhão baú em motorhome custará 1/4 de um camper. E terei segurança e confiabilidade.

Almir Almeida
30/04/2016, 09:20
Olá Sandro,

O "porta-poti" acho indispensável ter algum lugar para acomodá-lo embora nem sempre seja necessário. Já acampei várias vezes em locais urbanos e sem banheiro perto e foi bastante útil, rsrs. Mas quando vou ficar em camping estruturado ou selvagem, ou mesmo em postos de gasolina 24 hrs realmente nem é necessário levá-lo.

Existem inúmeras possibilidades cada um com suas vantagens e desvantagens. No meu caso eu não quero gastar uma fortuna em um motorhome e quero manter a capacidade off-road. O Truck-home realmente é interessante mas cai no problema do custo muito alto, tamanho exagerado e alto consumo de combustível e de manutenção. Um único pneu de caminhão custa uma fortuna.

O que considero ideal, mas não ainda para o momento devido ao custo é aquele microonibus 4x4 da Volare, convertido para motorhome. Um dia ainda chego lá.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527524-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-volare_4x4.jpg

De momento acabei optando mesmo por melhorar o camper-box da Tracker. Vou deixar permanentemente na configuração "casal", instalar uma geladeira a compressor e provavelmente uma placa solar.

Quanto a geladeira estou pensando no modelo abaixo da Elber, de 37 litros que ficará abaixo da cama.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527525-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-geladeira_elver_gaveta.jpg

Qualquer novidade quanto as modificações da Tracker estarei postando aqui.

Abraços

Almir Almeida
30/04/2016, 21:53
A geladeira Waeco CD-30 seria outra opção tipo gaveta, mais interessante que a Elber, embora seja 7 litros a menos o formato é mais adequado pois é reta e ocupa menos espaço sob. a cama, além da gaveta ser deslizante, ao contrário da Elver que é uma bandeja. O problema dessas geladeiras é o preço - na faixa de R$ 3.000,00.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527555&stc=1

Já retirei os bancos traseiros da Tracker para tirar as medidas e iniciar o projeto do novo Camper-Box. Desta vez eu mesmo farei a marcenaria.

A propósito, o Camper-Box atual está a venda. Quem se interessar irei vender pelo preço de custo: R$ 800,00 - incluindo o módulo para expandir para cama de casal. Serve tanto na Tracker quanto no Grand Vitara 2 Meu contato: (12) 98265-6495

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527551-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_4574.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527552-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_4571.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527554-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_4619.jpg

Almir Almeida
04/05/2016, 17:25
Olá pessoal,

Já iniciei a construção do meu novo CAMPERBOX para a Tracker. Já comprei a geladeira e demais peças e só estou aguardando chegar tudo para iniciar a montagem. A estrutura será em placas MDF de 15mm com acabamento em carpete da mesma cor do interior do veículo. Desta vez eu mesmo farei toda a construção.

Este novo Camperbox será muito mais funcional e prático. A cama ficará permanentemente montada na posição casal. Em menos de 1 minuto o veículo estará pronto para dormir. Basta parar o carro, avançar os bancos do motorista e passageiro, colocar o porta-poti atrás do banco do passageiro, dobrar o tampa que estende a cama, fechar as cortinas e pronto! Terá o mesmo conforto de uma cama de casal normal.

Comodidades:
- Geladeira de gaveta com compressor 12V Waeco CD30 com abertura da gaveta para dentro do carro, ou seja pode se acessada mesmo estando dentro do carro mesmo com a cama montada.
- Sanitário químico porta-poti. Para utilizar basta dobrar a tampa de extensão da cama, que é bipartida.
- 2 Baterias estacionárias Freedom de 115A/h, carregador de bateria e transformador de 110/220V para 110V e inversor de 600W.
- Tanque de água potável de 28 litros c/ bomba elétrica automática Shurflo (liga-se automaticamente ao abrir a manqueira).
- Botijão de gás de 2Kg e fogão.
- 2 galões de água de 5 litros.
- Caixa de ferramentas
- Dispensa p/ alimentos com isolamento térmico de isopor.

BAGEIRO BOX PERSONALIZADO NO TETO

No teto do carro instalarei um bagageiro feito sob medida em estrutura e chapas de alumínio (similar ao bagageiro Thule que já possuo). No topo do bagageiro irão 2 placas solares de 100W. O bagageiro será utilizado para guardar as malas de roupa e outros acessórios de camping como cadeiras, mesa e gazebo Quechua de 3x3 metros.

Estimo terminar tudo dentro de 1 ou 2 meses.

Segue a planta baixa provisória (ainda poderá haver mudanças). O colchão de casal vai sobre esta superfície, que possui tampos com dobradiças para acesso aos objetos. A mesa só é aberta quando a porta traseira da Tracker estiver aberta.

As novidades e o processo de construção estarei relatando aqui.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527832-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-planta_baixa_camperbox.jpg

-

Almir Almeida
05/05/2016, 00:23
outra mudança para melhor distribuição do peso e melhor aproveitamento do espaço. No momento utilizarei apenas 1 bateria estacionária de 115A/h.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527837&stc=1

lelekobq
05/05/2016, 12:30
Ola Almir!
Estou acompanhando seu topico.
Tenho uma Tracker igual a sua e gostaria de fazer quase tudo o que vc esta fazendo nela.
Porem vou adotar uma barraca de teto, e, sem retirar os bancos traseiros, farei uma cozinha no porta malas.
Poderiamos trocar contatos pra conversar mais?

sou de SC, meu celular/whatsapp eh 47 9984-5984

Abracos,

JRoberto
05/05/2016, 18:04
Almir, primeiramente, parabéns pelo serviço! Show de Bola!
Segundamente, me permita um off topic. Estou planejando tirar os bancos traseiro da Ranger e bolar um armário, lugar para geladeira e uma maneira de acomodar duas malas com maior segurança do que na caçamba, Enfim, minha dúvida é a seguinte: É permitido modificar o interior da viatura? É preciso tirar alguma licença para modificação interna? Já pesquisei um pouco sobre isso, mas nunca achei uma resposta definitiva.

Abraços!

Walter da Camper
05/05/2016, 18:30
Seguindo a lógica de que os veículos possuem uma capacidade máxima de passageiros, acredito que a única modificação que implica em alteração das características originais seria o acréscimo de assentos.
Em princípío, não há impedimento nenhum em retirar bancos e/ou acrescentar dispositivo de arrumação de carga, como armários, gavetas, etc.., desde que não implique em alteração nos equipamentos internos obrigatórios, como encosto de cabeça e cintos de segurança e nem obstrua a visão da área envidraçada.
Vide o exemplo das muitas Kombi que há décadas circulam tendo sido retirado um ou dois bancos traseiros.

Segundamente, me permita um off topic. Estou planejando tirar os bancos traseiro da Ranger e bolar um armário, lugar para geladeira e uma maneira de acomodar duas malas com maior segurança do que na caçamba, Enfim, minha dúvida é a seguinte: É permitido modificar o interior da viatura? É preciso tirar alguma licença para modificação interna? Já pesquisei um pouco sobre isso, mas nunca achei uma resposta definitiva.

Abraços!

IsmaelMatos
05/05/2016, 20:20
Almir, Parabéns!

Acompanhando e sonhando. Como você ainda está refinando os planos, segue um excelente modelo para aproveitar algumas idéias:

SUV MicroCamper - Fat Berta 3.0 (http://www.instructables.com/id/Skoda-Yeti-MicroCamper-Fat-Berta-30/)

Saudações,

sandro_ventania
06/05/2016, 00:28
Almir...está muito bacana. Toda vez que voce olhar esse esquema, voce vai descobrir uma arrumação nova...rsss!
Minha única sugestão...não use carpete, use curvim na mesma cor do interior. Com carpete a limpeza e higienização ficam prejudicadas...imagina cair uma bebida por acidente?! E acredite...uma hora cai!

Almir Almeida
06/05/2016, 10:20
Ola Almir!
Estou acompanhando seu topico.
Tenho uma Tracker igual a sua e gostaria de fazer quase tudo o que vc esta fazendo nela.
Porem vou adotar uma barraca de teto, e, sem retirar os bancos traseiros, farei uma cozinha no porta malas.
Poderiamos trocar contatos pra conversar mais?

sou de SC, meu celular/whatsapp eh 47 9984-5984

Abracos,

Olá "Lelekobq". Dá para fazer uma cozinha sim no porta-malas. Só que você irá perder o espaço para as bagagens ou terá de guardá-las no banco traseiro. No meu caso as bagagens ficarão no bagageiro Thule no teto (ou em um bagageiro especial que pretendo fazer. Depois te adicionarei no Whatsapp. Abraço!

Almir Almeida
06/05/2016, 10:26

Abraços!

Olá "JRoberto". Obrigado!.

Acredito que não seja permitido; porem também acredito que seja "tolerado". A maioria dos overlanders que modificam o carro geralmente não modificam o documento. Ou seja, se alguém for fazer o mesmo que estou fazendo que seja "por conta e risco".

Outra questão importante que é bom observar é quanto a segurança no caso de algum acidente. Como haverão inúmeros objetos é importante que sejam muito bem presos.

O meu camperbox anterior (atualmente em uso) é solto, embora no caso de alguma freada brusca seja seguro pelo encosto do banco traseiro.

Na nova versão, como retirei os bancos traseiros pretendo parafusar tudo e todos os objetos ficarão guardados dentro dos compartimentos do próprio camperbox. Mesmo assim, em um acidente mais grave o risco seria maior do que em um veículo sem essas adaptações.

Abraço!

Almir Almeida
06/05/2016, 10:30
Almir...está muito bacana. Toda vez que voce olhar esse esquema, voce vai descobrir uma arrumação nova...rsss!
Minha única sugestão...não use carpete, use curvim na mesma cor do interior. Com carpete a limpeza e higienização ficam prejudicadas...imagina cair uma bebida por acidente?! E acredite...uma hora cai!

Olá Sandro, é verdade, já fiz inúmeras modificações depois desta última planta postada, rsrs.

Ontem fiz uma simulação da altura do novo móvel e precisarei fazer uma modificação drástica; retirar a geladeira WAECO CD-30; até já fiz o cancelamento do pedido junto a loja onde comprei. O problema é que deixando 25cm de altura (que é a altura da geladeira) em relação ao piso do porta-malas a altura livre do habitáculo da cama ficará muito baixa, ou seja ficaria muito "claustrofóbico" e não daria para ficar sentado sobre o colchão.

Tempos atrás quase troquei minha Tracker por uma X-Terra. Com certeza a X-Terra é muito mais adequada para este tipo de adaptação. O único problema que ví na X-Terra é que, acredite ou não, a altura da cabine na área dos assentos dianteiros e traseiros é mais baixo que a Tracker, embora o porta-malas seja muito maior. Mas pelo problema da altura acabei desistindo. Talvez a viatura mais adequada seja uma Pajero Full 4 portas, uma Defender 110 ou uma Land Cruiser Prado. A HILUX também parece ser uma ótima plataforma para um camperbox. Mas por enquanto vou "quabrando galho" com a Tracker mesmo, até futuramente, quem sabe, já partir para uma pickup com um Camper Duaron.

Ainda estou pesquisando qual geladeira a compressor comprar. Voltando aos projetos...

Provavelmente seguirei sua dica da troca do carpete pelo courvin.

Obrigado, Abraço!

Almir Almeida
06/05/2016, 10:47
Almir, Parabéns!

Acompanhando e sonhando. Como você ainda está refinando os planos, segue um excelente modelo para aproveitar algumas idéias:

SUV MicroCamper - Fat Berta 3.0 (http://www.instructables.com/id/Skoda-Yeti-MicroCamper-Fat-Berta-30/)

Saudações,

Olá Ismael, obrigado!

Este "MicroCamper" seria bem similar ao que estou planejando. No meu caso pretendo levar mais "tralhas" e ter algumas comodidades como o banheiro químico, geladeira, caixa de água, mesa externa, o que dificulta bastante o projeto para acomodar tudo isso.

Para quem irá sempre pousar em campings estruturados ou em postos de combustível, que tem estrutura de banheiro, uma estrutura simples é muito mais fácil de construir. Porem para camping selvagem, pousar em "qualquer lugar" e expedições uma estrutura mais completa faz falta.

O legal deste projeto que você passou o link é que está bem detalhado a construção passo-a-passo e servirá para aproveitar várias idéias. Não sei se conseguirei detalhar tanto assim a construção de meu camperbox, rsrs.

Obrigado pela dica! Abraço!

IsmaelMatos
06/05/2016, 17:45
Almir,

Ando cheio de idéias na cabeça de fazer um projeto similar. Andei pesquisando diferentes modelos e de tudo que vi, o projeto Fat Berta 3.0 que mencionei, parece o mais interessante e detalhado para copiar e adaptar numa SUV média (claro que combinando com idéias de outros projetos). O projeto aborda também a questão da segurança - pouco observada na maioria dos projetos. Do teu projeto eu já "colei" a mesa.

Ainda tenho que resolver várias questões, como bagageiro para carregar estepe (2??), muita bagagem para a madame, água, banheiro, cozinha, geladeira, rádio e antenas, faróis auxiliares, ferramentas, pranchas de desatolagem, uma barraca pequena, galões de combustível. Como equilibrar tudo isso, com conforto e segurança para um casal, pensando em pernoites em campings estruturados e um eventual camping selvagem, para pegar tanto o calor do nosso Nordeste como o frio da Patagônia? Parece que só mesmo um caminhão 6x6 para dar conta...

Uma pergunta: você escolheu fazer toda a estrutura em aglomerado MDF de 15mm. Por que você preferiu usar MDF ao invés de compensado? Num impulso, eu já entrei numa loja de madeiras para comprar uma chapa de compensado naval para começar a medir, riscar e cortar. Pensei no compensado naval por não deformar se acontecer de molhar. Por sorte ou azar, a loja não tinha compensados com espessura menor que 20mm naquela hora. Achei muito pesada a chapa de 20mm e não comprei.

Vamos conversando.

Abraços

Almir Almeida
06/05/2016, 18:38
Olá Ismael,

Realmente não é fácil acomodar um monte de tralhas de camping e outras coisas e ainda sobrar espaço para um casal dormir no carro. Há semanas tenho feito diversas plantas-baixa do camper; as que postei algumas mensagens antes já foram descartadas. Meu problema atual é altura livre de forma que dê pelo menos para sentar sobre o colchão. Tive que descartar a geladeira Waeco DC30 por este motivo. O novo camperbox agora terá a mesma altura da versão anterior, com isso terei um pouco menos de espaço para as tralhas que terei de compensar guardando algumas coisas no bagageiro Thule.

Por enquanto vou aproveitar o máximo que der da Tracker, mas futuramente se eu mudar de veículo todos os equipamentos que já comprei poderá ser reaproveitado.

Optei pelo MDF custo e pela facilidade de construção e precisão do corte e montagem. A placa de 2,75 x 1,83 x 15 está custando na faixa de R$ 110,00. A de 6mm na mesma medida custa na faixa de R$ 70,00. Usarei a placa mais fina para forração do piso. Com estas 2 chapas dá para montar todo camper e ainda sobra muita madeira. Onde irei comprar as placas (Sodimac) eles fazem os cortes lineares sem nenhum custo, então é só cortar nas medidas certas e depois montar parafusando as peças. Por isso o projeto tem de estar "perfeito" para não perder os cortes. O custo final da madeira será menos de R$ 200,00, ou seja um custo baixíssimo se eu mesmo construir o móvel, como farei desta vez.

Antes de forrar o MDF eu passarei uma camada de verniz, assim não tem muito problema caso caia um pouco de água. Claro que não pretendo atravessar rios com o carro. Provavelmente desta vez forrarei com courvin que também protegerá um pouco mais quanto a líquidos. Outra madeira interessante e leve é o pinus aplainado, mas é difícil encontrá-lo em chapas grandes. Ainda vou dar mais uma pesquisada nas opções de madeira.

Segue a disposição que estou fazendo no momento... basicamente são 2 baús um com altura de 25cm e o outro com 16cm de altura, devido ao desnível no porta-malas. O fato de ser muito baixo é que está dificultando o novo arranjo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527951-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-planta_provisoria_3.jpg

Abraços!

JRoberto
06/05/2016, 19:07
Seguindo a lógica de que os veículos possuem uma capacidade máxima de passageiros, acredito que a única modificação que implica em alteração das características originais seria o acréscimo de assentos.
Em princípío, não há impedimento nenhum em retirar bancos e/ou acrescentar dispositivo de arrumação de carga, como armários, gavetas, etc.., desde que não implique em alteração nos equipamentos internos obrigatórios, como encosto de cabeça e cintos de segurança e nem obstrua a visão da área envidraçada.
Vide o exemplo das muitas Kombi que há décadas circulam tendo sido retirado um ou dois bancos traseiros.

Valter, minha ideia é tirar os banco com encosto e tudo. No caso da Kombi, não tenho certeza, mas ela é considerada como camioneta ou seja, carga e passageiros no mesmo compartimento e por isso circulam sem problemas, e no meu caso, caminhonete, carga separada de passageiros, acredito que precise de autorização daí a minha dúvida. Consultei um despachante aqui, mas não soube ou não se interessou muito.

Olá "JRoberto". Obrigado!.

Acredito que não seja permitido; porem também acredito que seja "tolerado". A maioria dos overlanders que modificam o carro geralmente não modificam o documento. Ou seja, se alguém for fazer o mesmo que estou fazendo que seja "por conta e risco".

Outra questão importante que é bom observar é quanto a segurança no caso de algum acidente. Como haverão inúmeros objetos é importante que sejam muito bem presos.

O meu camperbox anterior (atualmente em uso) é solto, embora no caso de alguma freada brusca seja seguro pelo encosto do banco traseiro.

Na nova versão, como retirei os bancos traseiros pretendo parafusar tudo e todos os objetos ficarão guardados dentro dos compartimentos do próprio camperbox. Mesmo assim, em um acidente mais grave o risco seria maior do que em um veículo sem essas adaptações.

Abraço!

Almir, pretendo também fazer tudo bem fixado e correr o risco em alguma fiscalização, vamos ver no que dá. Acompanhando as soluções.
Desculpe por tumultuar o tópico

Abraços aos dois!

sandro_ventania
06/05/2016, 19:57
Almir, por que voce não coloca esses tubos de água externamente. Assim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527965&stc=1
Ou assim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527966&stc=1

Walter da Camper
06/05/2016, 20:14
Quando eu falei em acréscimo de assentos, estava me referindo a tentativa de aumentar a capacidade de passageiros, acrescentando bancos completos (assento e encosto), sendo essa a única alteração no interior do carro que parece configurar infração.
Meu Troller tem o banco traseiro 1/3 + 2/3. Como ele não tem nenhum porta-malas eu retirei o banco 2/3 e deixei apenas 1/3 atrás para viajar com a esposa e a filha. Por isso ele só pode levar 3 pessoas, já que tem apenas 3 bancos com encosto de cabeça e cinto de segurança. Eu fiz isso quando comprei o carro e pretendo manter assim por tempo indeterminado.
Não faz nenhum sentido eu alterar o documento reduzindo a capacidade para 3 passageiros considerando que a retirada de bancos é um arranjo temporário e reversível.
Já fui parado em fiscalização e ninguém interpretou isso como alteração das características originais do veículo.
Somente haverá infração se eu levar um 4º ocupante sem banco.
Também já ouvi falar de casal que viaja normalmente sem banco traseiro em Jimny e TR4.

Valter, minha ideia é tirar os banco com encosto e tudo. No caso da Kombi, não tenho certeza, mas ela é considerada como camioneta ou seja, carga e passageiros no mesmo compartimento e por isso circulam sem problemas, e no meu caso, caminhonete, carga separada de passageiros, acredito que precise de autorização daí a minha dúvida. Consultei um despachante aqui, mas não soube ou não se interessou muito.

Almir, pretendo também fazer tudo bem fixado e correr o risco em alguma fiscalização, vamos ver no que dá. Acompanhando as soluções.
Desculpe por tumultuar o tópico

Abraços aos dois!

JRoberto
07/05/2016, 09:57
Quando eu falei em acréscimo de assentos, estava me referindo a tentativa de aumentar a capacidade de passageiros, acrescentando bancos completos (assento e encosto), sendo essa a única alteração no interior do carro que parece configurar infração.
Meu Troller tem o banco traseiro 1/3 + 2/3. Como ele não tem nenhum porta-malas eu retirei o banco 2/3 e deixei apenas 1/3 atrás para viajar com a esposa e a filha. Por isso ele só pode levar 3 pessoas, já que tem apenas 3 bancos com encosto de cabeça e cinto de segurança. Eu fiz isso quando comprei o carro e pretendo manter assim por tempo indeterminado.
Não faz nenhum sentido eu alterar o documento reduzindo a capacidade para 3 passageiros considerando que a retirada de bancos é um arranjo temporário e reversível.
Já fui parado em fiscalização e ninguém interpretou isso como alteração das características originais do veículo.
Também já ouvi falar de casal que viaja normalmente sem banco traseiro em Jimny e TR4.

Tenho acompanhado e presenciado várias viaturas nesse estilo, mas nunca ninguém soube dizer se é permitido ou não, dai a dúvida. Vou fazer as modificações e vamo que vamo rodar por esse Brasilsão e ver o que acontece rsrs...
Abraços!

guimajc
07/05/2016, 16:54
Pessoal, muito bom esse tópico. Também tenho pensado bastante no tema. O duro é que o espaço interno do jimny só é maior que fusca e fiat 147...

Arildo MT
07/05/2016, 17:36
Olá Ismael,

Realmente não é fácil acomodar um monte de tralhas de camping e outras coisas e ainda sobrar espaço para um casal dormir no carro. Há semanas tenho feito diversas plantas-baixa do camper; as que postei algumas mensagens antes já foram descartadas. Meu problema atual é altura livre de forma que dê pelo menos para sentar sobre o colchão. Tive que descartar a geladeira Waeco DC30 por este motivo. O novo camperbox agora terá a mesma altura da versão anterior, com isso terei um pouco menos de espaço para as tralhas que terei de compensar guardando algumas coisas no bagageiro Thule.

Por enquanto vou aproveitar o máximo que der da Tracker, mas futuramente se eu mudar de veículo todos os equipamentos que já comprei poderá ser reaproveitado.

Optei pelo MDF custo e pela facilidade de construção e precisão do corte e montagem. A placa de 2,75 x 1,83 x 15 está custando na faixa de R$ 110,00. A de 6mm na mesma medida custa na faixa de R$ 70,00. Usarei a placa mais fina para forração do piso. Com estas 2 chapas dá para montar todo camper e ainda sobra muita madeira. Onde irei comprar as placas (Sodimac) eles fazem os cortes lineares sem nenhum custo, então é só cortar nas medidas certas e depois montar parafusando as peças. Por isso o projeto tem de estar "perfeito" para não perder os cortes. O custo final da madeira será menos de R$ 200,00, ou seja um custo baixíssimo se eu mesmo construir o móvel, como farei desta vez.

Antes de forrar o MDF eu passarei uma camada de verniz, assim não tem muito problema caso caia um pouco de água. Claro que não pretendo atravessar rios com o carro. Provavelmente desta vez forrarei com courvin que também protegerá um pouco mais quanto a líquidos. Outra madeira interessante e leve é o pinus aplainado, mas é difícil encontrá-lo em chapas grandes. Ainda vou dar mais uma pesquisada nas opções de madeira.

Segue a disposição que estou fazendo no momento... basicamente são 2 baús um com altura de 25cm e o outro com 16cm de altura, devido ao desnível no porta-malas. O fato de ser muito baixo é que está dificultando o novo arranjo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/527951-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-planta_provisoria_3.jpg

Abraços!

Acompanhando, show de bola, não sei se se é possível ou lhe convêm, mas apenas palpitando, se o sanitário e geladeira pudessem ficar em um local fixo, ganharia muito espaço e não precisaria ficar mudando, talvez a geladeira com a ventilação voltada pra debaixo do banco aonde tem as saídas de ar condicionado ou definitivamente na cozinha com panelas e td mais próximo ao alcance das mãos, sanitário, bateria, compressor, ferramentas, etc., atrás dos bancos, sei lá mil e uma opção pra encaixar um espaço minimo e funcional.

Almir Almeida
07/05/2016, 21:36
Almir, por que voce não coloca esses tubos de água externamente. Assim:

Na planta atual (postarei na mensagem seguinte) acabei encontrando um espaço para o galão de 28 litros que já comprei, igual ao da foto abaixo. Quero evitar colocar no teto por questão estética e também estabilidade do veículo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528068&stc=1

Almir Almeida
07/05/2016, 21:38
Também acredito que não terei problema. Acho que o importante, até por questão de segurança é que tudo esteja muito bem preso.

Almir Almeida
07/05/2016, 21:43
O sanitário não dá para ficar fixo atrás do banco do motorista, caso contrário não dará para dirigir. Colocando atrás do banco do passageiro até dá para ficar fixo, se eu for viajar sozinho. O mesmo se aplica a geladeira.

Agora, por exemplo, quando eu for acampar em camping estruturado ou pernoitar em postos de combustível 24 horas, com banheiro disponível, nem preciso levar o sanitário químico.

Praticamente todos os acessórios são opcionais, ou seja, conforme a minha necessidade e tipo de viagem eu coloco ou retiro, liberando espaço para guardar roupas ou outros objetos.

Acompanhando, show de bola, não sei se se é possível ou lhe convêm, mas apenas palpitando, se o sanitário e geladeira pudessem ficar em um local fixo, ganharia muito espaço e não precisaria ficar mudando, talvez a geladeira com a ventilação voltada pra debaixo do banco aonde tem as saídas de ar condicionado ou definitivamente na cozinha com panelas e td mais próximo ao alcance das mãos, sanitário, bateria, compressor, ferramentas, etc., atrás dos bancos, sei lá mil e uma opção pra encaixar um espaço minimo e funcional.

Almir Almeida
07/05/2016, 21:45
Olá pessoal, segue a planta "quase definitiva"... após dezenas de experimentações e medidas cheguei em uma configuração de dimensões mais adequadas, que mantem ainda uma boa altura livre para a área da cama... breve postarei a planta completa com todas as vistas (lateral, frontal e traseira)... pena que ainda não encontrei um software de CAD 3D que seja bem fácil de operar. Estou usando o "Draw" do "Libre-Office".

Segue também a foto da maioria dos equipamentos a serem transportados dentro do camperbox. Falta a bateria estacionária de 105 A/h que ainda não chegou. Mas também já tou prevendo o espaço para uma geladeira a compressor que tem praticamenta as mesmas dimensões da geladeira Black&Decker 33, porém pouco mais comprida.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528069-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-planta_quase_definitiva.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528073-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-equipamentos.jpg

VOVÔ DO TROLLER
07/05/2016, 21:50
Olá pessoal, segue a planta "quase definitiva"... após dezenas de experimentações e medidas cheguei em uma configuração de dimensões mais adequadas, que mantem ainda uma boa altura livre para a área da cama... breve postarei a planta completa com todas as vistas (lateral, frontal e traseira)... pena que ainda não encontrei um software de CAD 3D que seja bem fácil de operar. Estou usando o "Draw" do "Libre-Office".

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528069-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-planta_quase_definitiva.jpg
Parabéns Almir pelo micro motorhome. Estou sempre acompanhando os posts. Abs. Válter

quintaes
08/05/2016, 08:25
Eu sempre durmo em posto de gasolina e curto um camping selvagem e raramente paro em camping estruturado, então o banheiro nunca foi dificuldade. Levo sempre uma pá para o uso de camping selvagem e um pote hermético de rosca para http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528087&stc=1 dar aguela mijada da madrugada sem sair do carro pois raramente o numero 2 chega repentino...rsrs

Almir Almeida
09/05/2016, 10:53
Eu sempre durmo em posto de gasolina e curto um camping selvagem e raramente paro em camping estruturado, então o banheiro nunca foi dificuldade. Levo sempre uma pá para o uso de camping selvagem e um pote hermético de rosca para dar aguela mijada da madrugada sem sair do carro pois raramente o numero 2 chega repentino...rsrs

Eu também tenho uma garrafa de água sanitária para esta finalidade, rsrs... agora tanto o "porta-poti" quanto a "garrafinha" eu só uso quando viajo só. Acompanhado não dá né, rsrs

Quando eu viajo em casal deixo o "porta-poti" em casa e o espaço fica livre para guardar roupas ou outros objetos.

Mas ter a possibilidade de levar o "porta-poti" é um conforto a mais... nem precisa sair do carro... rsrs

Almir Almeida
09/05/2016, 10:58
Geladeira trocada... mudei a geladeira para o modelo WAECO FR40. A vantagem deste modelo é que o compressor e as tomadas de ar ficam em cima e como a parte de baixo da geladeira estará encaixada no camperbox não precisarei fazer furos no móvel para a ventilação. Outra vantagem é a temperatura, que na WAECO CD30 a mínima era -2º, a FR40 vai até -10º mesmo em clima tropical. Também acrescentou mais 8L de capacidade, totalizando 38L, ou seja, um pouco mais espaçosa que a Black&Decker de 33L que tenho hoje. Agora é só esperar chegar para eu concluir o camperbox. Já fiz também algumas modificações no projeto... para não ficar atualizando o layout toda hora aqui o próximo postarei somente o projeto final.

Abraços

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528172-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-mobicool-fr40-ac_dc-500x500f__68083_zoom.jpg

Almir Almeida
09/05/2016, 15:13
Para melhorar a altura e a capacidade off-road da minha nova Tracker hoje troquei os "sapatos" pelos BF Goodrich AT KO2. Esta nova versão possui ranhuras laterais que também ajudam na tração. Olhando de lado até parece um BF MUD. Esta Tracker já comprei com lift de 1" por molas mas ainda pretendo instalar o lift de 2" (totalizando 3") e futuramente trocar o parachoque dianteiro por um de aço com guincho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528183-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_20160509_144843.jpg

Rubens Linhalis
09/05/2016, 19:40
Linda ! Era da mesma cor que o Trecko..

E essa geladeira, funciona só no 12v ou é 110/220v tambem? É com sistema de compressor?

Almir Almeida
10/05/2016, 11:34
Olá Rubens. Sim, esta geladeira é com compressor e é quadrivolt: 12Vdc, 24Vdc, e 110~220Vac. Faixa de temperatura: 10º a -10º controlado através de um painel digital.

A sua "ex-Trecko" também foi uma das "inspirações". Abraço

Linda ! Era da mesma cor que o Trecko..

E essa geladeira, funciona só no 12v ou é 110/220v tambem? É com sistema de compressor?

Almir Almeida
10/05/2016, 12:46
Ideia de local para a caixa-dágua térmica de 38 LITROS.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528289-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_20160510_112227.jpg

Estou pensando instalar 4 canos de 100mm x 1,2m, sendo 2 de cada lado do chassi, presos por um suporte que mandarei o serralheiro confeccionar.

Os tubos seriam interligados através de uma mangueira de borracha térmica fixada no nível mais baixo do cano para ter o mínimo de sobra. O enchimento e esvaziamento seria através de um único cano pois como estão interligados a água seria transferida pelo próprio nível ao encher e gravidade ao esvaziar. O bombeamento para a utilização seria através de um motor de limpador de para-brisas - já tenho utilizado esta bombinha e funciona muito bem.

SISTEMA DE AQUECIMENTO.

Para aquecer a água pretendo instalar uma serpentina de cobre enrolada no cano de escapamento e ligada aos canos com uma mangueira de borracha térmica. Haveria uma bombinha que fica circulando a água entre os tanques e outra bombinha para a água de uso. Há também um termômetro digital para monitorar a temperatura da água. Quando não quiser que a água se aqueça mais basta desligar a bombinha. Há também uma torneira separada para água quente instantânea (desde que o escapamento esteja quente).

Este reservatório de água poderá ser utilizado em conjunto com meu chuveiro externo ou para lavar louça, tirar areia dos pés, lavar o parabrisa, etc.

É apenas um projeto; agora, para saber se o sistema de aquecimento irá funcionar bem, só testando mesmo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528288-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-caixa-dagua-aquecida.jpg

Almir Almeida
10/05/2016, 17:24
Finalmente chegou a geladeira...

Foi vendida pela Gama 4x4 como sendo Waeco FR40, mas na realidade é Mobicool FR40, embora também seja do mesmo grupo DOMETIC/WAECO/MOBICOOL. A Mobicool pelo que pesquisei atua mais no mercado asiático e europeu (
Página do fabricante: FR40 AC/DC Compressor Cooler/Freezer - MOBICOO (http://www.mobicool.com/en/product/fr40/) ). A qualidade parece ser a mesma das demais geladeiras Waeco/Dometic. Achei bem silenciosa, mesmo com o compressor e cooler ligados. Estou testando por enquanto na rede elétrica e colocarei um termômetro para ver até que temperatura consegue chegar.

Segue uma foto comparativa com a geladeira Black&Decker 33L

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528307-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_20160510_165444.jpg

Painel de controle

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528308-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_20160510_170042.jpg

Interior com iluminação

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528309-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_20160510_165707.jpg

Local onde será instalada no novo camperbox

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/528311-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-img_20160510_154350.jpg

Agora só está faltando chegar a bateria estacionária Heliar Freedom de 115Ah/H para montar tudo. Esta semana devo mandar cortar as peças de madeira e se der tempo montarei tudo neste final de semana ou no próximo.

Almir Almeida
11/05/2016, 17:21
Fiz os testes da geladeira e os resultados foram muito bons. Chegou até -15º celcius, ou seja, também pode ser utilizada perfeitamente como freezer. Em apenas 30 minutos a temperatura chegou a 0º.

O projeto do camperbox também foi finalizado; já mandei cortar as placas de madeira. Será em MDF de 15mm laminado com fórmica na cor preto fosco. Como será laminado não precisarei revestir de carpete ou pintar e ficará resistente a derramamento de líquidos.

Assim que eu retirar as placas já cortadas nas medidas do projeto eu mesmo irei efetuar a montagem que será basicamente parafusar as peças.

Este é o projeto final...

Superfície totalmente fechada sobre a qual será colocado o colchão de casal...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528436&stc=1

Estrutura interna. A caixa de ferramentas existente no porta-malas da Tracker também poderá ser acessada através do camperbox...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528437&stc=1

Acessórios acomodados no camperbox...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528443&stc=1

Configurei de forma que qualquer objeto poderá ser acomodado ou removido conforme a necessidade. Quando removido algum objeto o espaço livre se torna um baú para guardar outras coisas.

Poderei utilizar conforme a necessidade tanto a geladeira Mobicool (a compressor) quanto a geladeira Black&Decker (termoelétrica); por exemplo se eu precisar utilizar a Mobicool como freezer e a Black&Decker como geladeira normal. A única desvantagem da geladeira Mobicool é que ela não poderá ser guardada em outra posição de forma a deixar a cama totalmente livre, ou seja, quando eu quiser levá-la a cama ficará um pouco mais apertada se for dormir um casal. Já a geladeira Black&Decker consigo guardar abaixo do extensor da cama ficando o espaço da cama totalmente livre.

Ou seja, há inúmeras possibilidades de configurações conforme as necessidades da viagem.

Segue abaixo uma foto dos objetos que serão acomodados no camperbox e suas posições aproximadas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528448&stc=1

Agora só falta eu efetuar a montagem e depois instalar a parte elétrica e outros ajustes-finos.

Depois disso o próximo passo será instalar as placas solares.

Almir Almeida
17/05/2016, 00:04
Voltando a questão das implicações legais da modificação, pelo que andei pesquisando, se o veículo for cadastrado como "mis/utilitário/jipe" não deve haver problema, pois também pode ser utilizado como veículo de carga. Felizmente minha Tracker está cadastrada como "misto/utilitário/jipe", então acho que não terei problema.

Quanto ao projeto todas as madeiras já foram cortadas; falta agora montar o "quebra-cabeça" de dezenas de peças.

Também já comprei o painel solar que terá 150W; o suficiente para manter a geladeira constantemente ligada, recarregar a bateria e ainda ter um pouco de energia de sobra para, por exemplo, manter um notebook ligado para que eu possa trabalhar ou acessar a internet remotamente, sem interferir na bateria do carro. De noite o sistema será mantido pela bateria estacionária de 115 Ah. Quando o veículo estiver em movimento a bateria também será carregada pelo alternador. E se eu ficar em algum camping ou lugar que eu tenha acesso a uma tomada 110~220V há também um carregador automático.

Enquanto eu não fizer o novo bagageiro que irá acomodar a placa solar utilizarei as travessas de teto que já possuo. Infelizmente, por enquanto, não poderei utilizar o bageiro Thule que já possuo quando eu for utilizar a placa solar, ou vice-versa.

O painel solar ficará assim no teto:

528733

sandro_ventania
17/05/2016, 23:57
Almir, o projeto da água quente é muito bom. Mas se voce usar PVC comum, a água não deverá passar dos 40 ou 50º...acima disso ele começa a deformar. O ideal seriam tubos de inox.

thejeff2003
18/05/2016, 20:34
Almir, gostei muito da geladeira, vc sabe se ela segura a temperatura por 24 horas fora da tomada? pois no site da gama4x4 tá falando que sim! Valeu abraço, sigo acompanhando seu projeto.

Almir Almeida
19/05/2016, 00:57
Almir, o projeto da água quente é muito bom. Mas se voce usar PVC comum, a água não deverá passar dos 40 ou 50º...acima disso ele começa a deformar. O ideal seriam tubos de inox.

Olá Sandro, realmente a temperatura não pode ser muito alta, mas também não sei se chegaria a aquecer muito; só testando mesmo. Na realidade o objetivo seria ter água quente para tomar banho então acredito que 35 graus seja mais que suficiente.

Uma "engenhoca" que imaginei para manter a água quente é um termostato de chocadeira, onde você regula a temperatura mínima e máxima para acionamento de um relê que ligaria a bombinha de circulação de água. Esse sistema só funcionaria com o carro ligado. Ou seja, se o carro estiver ligado e a temperatura estiver abaixo de 30 graus a bom é ligada, e quando ficar superior a 35 ou 40 graus a bomba é desligada automaticamente.

Quanto aos tubos outra opção são tubos de PVC para aquecimento solar, porem são muito mais caros... vou pesquisar as opções.

Uma dúvida que tenho é se a serpentina de cobre não irá acelerar a corrosão do escapamento já que são dois metais diferentes em contato.

Almir Almeida
19/05/2016, 01:10
Almir, gostei muito da geladeira, vc sabe se ela segura a temperatura por 24 horas fora da tomada? pois no site da gama4x4 tá falando que sim! Valeu abraço, sigo acompanhando seu projeto.

Olá Jeff, para manter a temperatura a geladeira precisa estar ligada ou à rede elétrica 110/220V ou ao 12V. Ela possui uma regulagem para proteção da carga da bateria, ou seja, se ficar abaixo da voltagem programada ela se desliga sozinha.

No meu caso utilizarei uma bateria estacionária de 115 Ah. Como a geladeira consome em média 3,5 Ah, deve dar para manter a geladeira ligada por +/- 32 horas, mas vou considerar +/- 15 horas até o próximo ciclo de carga. A bateria será recarregada pelo alternador sempre que o carro estiver em funcionamento ou pelo painel solar quando o carro estiver parado e sob. o sol. Quando eu estiver em algum local em que haja uma tomada 110/220V disponível também posso ativar o carregador AC.

Existem também caixas térmicas de alta eficiência, que mantem a temperatura por muito mais tempo sem utilizar energia, desde que não se abra a tampa muitas vezes.

Almir Almeida
19/05/2016, 01:19
Já iniciei a montagem... dentro de poucos dias a parte da marcenaria estará pronta.

Depois do último layout que postei ainda fiz várias melhorias.

Agora haverá um gavetão retrátil com pia inox e fogão. Haverá também uma mesinha retrátil e não mais dobrável como em meu camper anterior.

Depois da marcenaria os próximos passos serão instalar:

- sistema elétrico e solar
- sistema hidráulico
- ligação do botijão de gás ao fogão
- cortar espuma para o colchão
- novas cortinas
- telas mosquiteiro

Próximos upgrades:

- sistema de aquecimento de água
- TV / monitor de 22", full-hd, 12V
- roteador 4G 12V
- antena de wi-fi externa de alto ganho (para acessar spots de wi-fi nas redondezas)

528909

Almir Almeida
20/05/2016, 00:34
a montagem continua... o sistema de gavetas esta dando bastante trabalho... mas está ficando muito bom e prático. Segue algumas fotos da montagem de hoje

528933

528934

528935

528936

jeisonk
20/05/2016, 18:22
Shooooow :palmas::palmas:

Abraços

Almir Almeida
21/05/2016, 00:38
Chegou hoje o painel solar. Testando a posição no teto... mas na realidade minha intenção é prendê-lo abaixo das travessas com um trilho deslizante para que eu possa utilizar o bagageiro Thule sobre as travessas. Se o veículo estiver em movimento não precisarei utilizar a energia solar pois o funcionamento da geladeira e o carregamento da bateria estacionária será feito pelo alternador. Já quando eu parar em um local de camping ou estacionar por longo período eu puxo a placa solar que passará a carregar a bateria estacionária e manterá a geladeira funcionando.

528988

528989
528990

Almir Almeida
21/05/2016, 00:58
Trabalho de marcenaria quase terminado... também instalei uma gaveta slide-out para a geladeira. Ainda falta instalar a pia inox (estou aguardando chegar), fixar a frente do gavetão, fazer o acabamento e pintar de preto as partes expostas do MDF, colocar revestimento emborrachado nos baús, para evitar ruído dos objetos batendo no móvel quando o veículo estiver em movimento.

528991

Disposição dos objetos dentro do camperbox. As divisórias são removíveis e modulares, ou seja, posso configurar a disposição dos objetos conforme a minha necessidade. Se, por exemplo, eu for ficar em um camping estruturado, não precisarei levar o tanque de água, e poderei utilizar o espaço para guardar roupas ou outros objetos. O mesmo vale para o espaço da geladeira ou qualquer outro espaço. Note também que há uma tampa dobrável sobre o gavetão. Esta tampa dá acesso ao baú do porta-malas da Tracker; para ter acesso eu abro a gaveta e levanto a tampa.

528992

quintaes
21/05/2016, 17:30
Legal!!!
Um isolador de bateria ajuda bastante no sistema elétrico.

Abraços.

Marcos Quintaes.

Almir Almeida
21/05/2016, 23:06
Legal!!!
Um isolador de bateria ajuda bastante no sistema elétrico.

Abraços.

Marcos Quintaes.

Olá Marcos, quanto a parte elétrica haverá um chaveador de 3 posições: painel solar, alternador e carregador AC, ou seja, a bateria será carregada por uma destas fontes de energia. Quanto ao alternador este só é acoplado à bateria estacionária se a chave seletora estiver na posição "alternador" e se o motor estiver ligado. O acoplamento será feito através de um relê de alta amperagem. Também irei instalar um disjuntor principal que desliga totalmente a bateria estacionária, além de fusíveis para cada acessório, para maior segurança.

Abraços

quintaes
22/05/2016, 09:20
[QUOTE=Almir Almeida;2371689]Olá Marcos, quanto a parte elétrica haverá um chaveador de 3 posições: painel solar, alternador e carregador AC, ou seja, a bateria será carregada por uma destas fontes de energia. Quanto ao alternador este só é acoplado à bateria estacionária se a chave seletora estiver na posição "alternador" e se o motor estiver ligado. O acoplamento será feito através de um relê de alta amperagem. Também irei instalar um disjuntor principal que desliga totalmente a bateria estacionária, além de fusíveis para cada acessório, para maior segurança.

Como funciona um isolador de bateria, leia mais em M & S (http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6146-como-funciona-um-isolador-de-bateria/)

Este mecanismo funciona perfeitamente e sua bateria estacionaria será carregada de forma correta.

Abraços.

Marcos Quintaes.

Almir Almeida
23/05/2016, 01:19
Como funciona um isolador de bateria, leia mais em M & S (http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6146-como-funciona-um-isolador-de-bateria/)

Este mecanismo funciona perfeitamente e sua bateria estacionaria será carregada de forma correta.

Abraços.

Marcos Quintaes.

Talvez eu compre um nos Estados Unidos; por aqui os que tenho visto a venda no Mercado Livre ou são muito caros ou são de qualidade duvidosa. Valeu!

Almir Almeida
23/05/2016, 01:25
Trabalho de marcenaria finalmente terminado! ufa... foi 1 semana de trabalho só na marcenaria.

Ainda falta fazer a furação dos parafusos de fixação no carro e acabamento emborrachado dos compartimentos.

Segue uma prévia... breve postarei fotos detalhadas depois de limpo e instalado de forma definitiva no porta malas da Tracker.

Tentarei terminar a maior parte antes do feriado, quanto pretendo estrear o camperbox acampando em algum lugar.

529086

thejeff2003
23/05/2016, 15:53
Está ficando muito bom!! Parabéns Almir!

guimajc
25/05/2016, 00:35
[QUOTE=Almir Almeida;2371559]Chegou hoje o painel solar. Testando a posição no teto... mas na realidade minha intenção é prendê-lo abaixo das travessas com um trilho deslizante para que eu possa utilizar o bagageiro Thule sobre as travessas. Se o veículo estiver em movimento não precisarei utilizar a energia solar pois o funcionamento da geladeira e o carregamento da bateria estacionária será feito pelo alternador. Já quando eu parar em um local de camping ou estacionar por longo período eu puxo a placa solar que passará a carregar a bateria estacionária e manterá a geladeira funcionando.[QUOTE]

Almir, quanto pagou na placa? Comprou aqui no Brasil? Pesa quanto?

OBS: gostei da sua ideia dela ser deslizante.

Att.

guimajc
25/05/2016, 00:42
Trabalho de marcenaria finalmente terminado! ufa... foi 1 semana de trabalho só na marcenaria.

Ainda falta fazer a furação dos parafusos de fixação no carro e acabamento emborrachado dos compartimentos.

Segue uma prévia... breve postarei fotos detalhadas depois de limpo e instalado de forma definitiva no porta malas da Tracker.

Tentarei terminar a maior parte antes do feriado, quanto pretendo estrear o camperbox acampando em algum lugar.

529086

Ótimo trabalho! Com um esquema desse que você está montando dá pra viajar um tempão!

leodinossauro
25/05/2016, 09:13
sensacional. estou saindo p uma viagem de 17 dias acampando por tocatins e maranhao mas queria ta com metade do equip do Almir :-D

[
QUOTE=guimajc;2372219]Ótimo trabalho! Com um esquema desse que você está montando dá pra viajar um tempão![/QUOTE]

guimajc
25/05/2016, 10:55
sensacional. estou saindo p uma viagem de 17 dias acampando por tocatins e maranhao mas queria ta com metade do equip do Almir :-D

[
QUOTE=guimajc;2372219]Ótimo trabalho! Com um esquema desse que você está montando dá pra viajar um tempão![/QUOTE]

Leo, o mais importante é ir! Claro que se tiver bem equipado a viagem é mais tranquila...

Almir Almeida
25/05/2016, 23:48
Obrigado pessoal... o trabalho continua... agora terminei a gaveta-cozinha. Segue as fotos:

529240

529241

529242

529243

falta agora forrar todo o móvel com espuma emborrachada para eliminar os ruídos da madeira quando se roda por vias esburacadas, parte elétrica e painel solar, ligação do gás de botijão, e vários outros pequenos detalhes... o trabalho continua, mas já dá para utilizar para acampar.

VOVÔ DO TROLLER
26/05/2016, 13:48
Acompanhando o tópico....... Parabéns Almir. Tá ficando cada vez melhor. Abs. Válter

Almir Almeida
26/05/2016, 23:48
Obrigado Valter! breve estará pronto

Hoje fiz o acabamento emborrachado... amanhã farei a ligação hidráulica e gás da cozinha.

529311

529312

529313

Rubens Linhalis
27/05/2016, 10:14
Fantástico !!!!!

Almir Almeida
28/05/2016, 00:51
Almir, quanto pagou na placa? Comprou aqui no Brasil? Pesa quanto?

OBS: gostei da sua ideia dela ser deslizante.

Att.

Olá Guima, paguei no sistema solar (painel 150W + controlador de carga digital + bateria estacionária 115A/h) o total de R$ 1800,00, sendo R$ 950,00 só o painel. O painel pesa 12Kg.

Ainda preciso planejar o sistema de slide do painel para poder utilizar também o bagageiro Thule. Enquanto isso irei utilizar sobre as travessas, sem utilizar o Thule por enquanto.

Abs

Almir Almeida
28/05/2016, 00:56
Fantástico !!!!!

Olá Rubens, obrigado. Também tenho acompanhado o tópico sobre seu motorhome "Everest", tb. muito legal. Parabéns pelas melhorias que você fez. Meu próximo passo também serrá montar um motorhome ou uma pickup + camper Duaron. Mas por enquanto, assim como você pretendo começar pela Tracker e fazer muitas viagens com ela.

Abraço

Almir Almeida
28/05/2016, 01:06
Hoje dei uma melhorada no acabamento, emborrachando outras partes externas e internas do camperbox. Também fiz as conexões hidráulicas (do galão de água até a pia) e de gás (do botijão até o fogareiro). Deu bastante trabalho pois as conexões precisam acompanhar o movimento da gaveta. Depois posto detalhes de como foi feito. Também fiz o corte da espuma do colchão e teste do Kit de roupa de cama da Quechua. Falta ainda a parte elétrica, inclusive para que a bomba de água e geladeira funcione. Mas hoje irei estrear o equipamento (ainda incompleto) numa viagem para Monte Verde-MG. Desta vez ficarei em camping estruturado e por enquanto vou utilizar apenas o recurso da cama.

Segue algumas fotos...

Finalização da cozinha

529354

Colchonete de casal com espuma massageadora

529355

Kit de roupa de cama da Quechua, composto por capa de colchão acolchoada, edredon para 15 graus e 2 capas de travesseiro.

529356

Cama montada

529357

529359

O cantinho do "Trono"... rsrs

529360

"posição de uso", rsrs

529361

529362

suportes tipo "mão-francesa" dobráveis. O feltro colado nos suportes é para que, quando estiverem fechados não fiquem fazendo barulho com a vibração.

529363

ruidasneves
28/05/2016, 08:50
Esta ficando um show essa viatura !!!! Parabéns !!!!!
Vamos dar dois "pitakos" construtivos :
Pense em trocar o alternador do seu Tracker por um de astra (muito usado em carros com som pesados), pois disse anteriormente que tb vai instalar(além de tudo) farois auxiliares. A mudança é grande ,de 70ah para 120ah.
Pelo que analiso no seu projeto quase sempre passamos por lugares que não conhecemos, então não esqueça de jeito nenhum de colocar o 2° estepe, nem que seja aquele estepes minúsculos(padrao americano)para te tirar de enrascadas como eu já passei !!! (lógico com tração desligada kkk)
Haaaaa não esquece o rastreador "spot trace" e a senha com um familiar para te monitar !!!!
Um abraço a vc e a todos do fórum

Almir Almeida
29/05/2016, 22:16
Esta ficando um show essa viatura !!!! Parabéns !!!!!
Vamos dar dois "pitakos" construtivos :
Pense em trocar o alternador do seu Tracker por um de astra (muito usado em carros com som pesados), pois disse anteriormente que tb vai instalar(além de tudo) farois auxiliares. A mudança é grande ,de 70ah para 120ah.
Pelo que analiso no seu projeto quase sempre passamos por lugares que não conhecemos, então não esqueça de jeito nenhum de colocar o 2° estepe, nem que seja aquele estepes minúsculos(padrao americano)para te tirar de enrascadas como eu já passei !!! (lógico com tração desligada kkk)
Haaaaa não esquece o rastreador "spot trace" e a senha com um familiar para te monitar !!!!
Um abraço a vc e a todos do fórum

Olá Rui, obrigado,

De momento não pretendo instalar faróis auxiliares; talvez futuramente uma barra de LED, mas neste caso o consumo é pequeno. Já para os equipamentos - geladeira e inversor, estes serão alimentados pela bateria estacionária de 115 A/h, que já é carregada pela placa solar. O alternador seria apenas para auxiliar na carga desta bateria estacionária quando o veículo estiver em movimento, por isso não precisa de uma amperagem muito alta. Porem futuramente quando eu instalar um guincho talvez seja necessário um alternador mais potente.

Quanto ao estepe extra, o problema é o espaço para levá-lo pois o teto já estará sendo todo ocupado pela placa solar e/ou bagageiro Thule.

O Spot quando eu for fazer uma viagem mais longa fora do Brasil será interessante instalá-lo sim.

Abraço

Arildo MT
30/05/2016, 00:20
Um bom kit de remendo e mini compressor já resolve na maioria das vezes.

EduTrierweiler
30/05/2016, 08:12
Que projeto bacana e muito bem pensado amigo, parabéns!!

Almir Almeida
31/05/2016, 10:56
Um bom kit de remendo e mini compressor já resolve na maioria das vezes.

Devo comprar um kit desse sim! o compressor já possuo um da Black&Decker automático (desliga na pressão ajustada).

Almir Almeida
31/05/2016, 10:58
Que projeto bacana e muito bem pensado amigo, parabéns!!

Obrigado! ainda várias coisas para concluir

Almir Almeida
31/05/2016, 11:19
Testando a versão "solteiro" + geladeira Mobicool/compressor. Quando utilizo a versão "casal" só dá para eu levar a geladeira Black&Decker/termoelétrica, pois ela cabe atrás do banco sob. a tampa do extensor da cama. Já a geladeira Mobicool não cabe atrás do banco, por isso só posso levá-la quando eu estiver viajando só. Fiz o teste dormindo na garagem mesmo e foi bastante confortável. Na versão "solteiro" também consigo utilizar o vaso químico sem precisar sair do carro para acessá-lo.

Algumas mudanças que pretendo fazer:

- Por questão de segurança quanto a vazamento de gás, irei remover o botijão de dentro do camperbox. O fogareiro Nautika também funciona com gás de cartucho que considero mais seguro quanto a vazamentos. Dependendo da viagem que eu for fazer levarei o botijão de gás dentro do bagageiro Thule, no teto.

- Instalar o tanque de água abaixo da carroceria, ao lado do chassi. Conforme postei anteriormente eu utilizaria canos de PVC (cabendo 4 canos de 1,2m x 100mm, totalizando quase 40 litros); desta forma ganho o espaço ocupado pelo tanque de 28 litros que fica dentro do camperbox.

Segue a foto da versão "solteiro". As 2 peças de plástico presas na gaveta são porta-copos/latinhas dobráveis que podem ser utilizados quando a gaveta estiver aberta.

529560

O acesso a geladeira é bem prático...

529561

e o interior é iluminado

529562

thejeff2003
31/05/2016, 15:52
Muito bom, pela limitação do espaço interno do veículo, está excelente!

guimajc
01/06/2016, 22:12
Almir,

Está ficando muito bom! E como foi o uso em Monte Verde?

Arildo MT
02/06/2016, 02:22
Queremos detalhes das mudança, avanços do projeto e suas atualizações, se possível copia em arquivo para salvar as varias opções arquitetadas, ficou ótimo parabéns.

FábioBananal
02/06/2016, 16:20

Parabéns Almir!!

Quando quiser testar aqui pelas bandas do E.S. é só avisar, tenho um lote as margens da lagoa Juparanã que cabe certinho sua tracker!!!

Vlw.

FábioBananal
02/06/2016, 17:44

Parabéns Almir!!

Quando quiser testar aqui pelas bandas do E.S. é só avisar, tenho um lote as margens da lagoa Juparanã que cabe certinho sua tracker!!!

Vlw.

quintaes
02/06/2016, 18:26
Lagoa Juparanã em propriedade privada uma ótima opção!!

Abraços,

Marcos Quintaes.

Almir Almeida
03/06/2016, 23:36
Almir,
Está ficando muito bom! E como foi o uso em Monte Verde?

Olá Guima,

Foi um teste rápido, mas bem sucedido. Parei o carro próximo a rua principal, curti a noite e o frio, e pousei por ali mesmo. Acredito que ninguém imaginou que havia gente dormindo no carro, rsrs... Essa é uma das vantagens, poder dormir em qualquer lugar, mas claro, escolhendo lugares seguros. Neste teste eu ainda não estava com todos os equipamentos e nem com a geladeira. Os próximos testes já será com todos os equipamentos (geladeira, painel solar, etc).

Abraço!

Almir Almeida
03/06/2016, 23:39
Parabéns Almir!!

Vlw.

Olá Fábio, quando um dia eu passar por aí quem sabe combinamos sim! muito obrigado, Abraço!

Almir Almeida
03/06/2016, 23:42
Queremos detalhes das mudança, avanços do projeto e suas atualizações, se possível copia em arquivo para salvar as varias opções arquitetadas, ficou ótimo parabéns.

Olá Arildo, ainda várias coisas a concluir... já foram 3 semanas de trabalho. Depois de pronto criarei um novo tópico com todos os detalhes do projeto, inclusive medidas do camperbox e circuito elétrico. Abraço!

Almir Almeida
04/06/2016, 00:03
Hoje concluí o painel de controle do sistema elétrico. Basicamente são disjuntores, chave de seleção do sistema de carregamento da bateria, e fusíveis de proteção.

Disjuntor 1 - Chave geral da Bateria
Disjuntor 2 - Chave geral dos acessórios 12V
Disjuntor 3 - no momento está livre
Disjuntor 4 e 5 - Rede 110~220V

Chave de seleção do carregamento:

Posição 0 - carregamento desligado
Posição 1 - painel solar
Posição 2 - alternador (com controlador de carga)
Posição 3 - carregador AC e nobreak 600W
Posição 4 - livre

529866

Painel de controle do sistema elétrico.

529867

Controlador de carga do painel solar, que também possui 2 saídas para carregamento de dispositivos USB.

529868

Para carregar a bateria na posição "Alternador", ao invés de utilizar um divisor/isolador de bateria, utilizarei um relê de alta corrente (70A) que conecta o alternador à bateria estacionária somente quando o veículo estiver ligado. A saída do relê estará ligado a um controlador de carga (igual ao controlador de carga do painel solar), que por sua vez estará ligado à bateria estacionária, impedindo fuga de corrente desta para a bateria do carro. Esta solução é bem mais barata e acredito ser mais eficiente que o isolador de baterias, já que a bateria será carregada somente quando for necessário, evitando sobrecarga ou descarregamento pela bateria do carro.

Inversor 110V de 150W:

529869

Não utilizei um inversor mais potente pois utilizarei apenas aparelhos AC de baixo consumo (abaixo de 100W). Um inversor menos potente também consome menos energia da bateria. Caso seja necessário uma potência maior também posso utilizar o inversor de 600W do no-break/carregador AC.

529870

Instalei também um ventilador 12V, que ajuda um pouco nos dias mais quentes. Se o calor estiver exagerado também tenho a opção de utilizar o ar condicionado do próprio veículo, neste caso o veículo terá de ficar ligado.

529871

Compartimento da bateria.

529872

Tanque de 28 litros e conexão hidráulica

529873

Tomada para equipamentos 12V - ao invés te utilizar soquetes igual ao do acendedor de cigarros, utilizo tomadas AC de 3 pinos pois estas não ficam escapando ou dando mal-contato com a trepidação. A tomada de 3 pinos também não permite trocar a polaridade já que não é possível inverter a posição dos plugues ao inserí-los na tomada. Eu utilizo o pino do meio para o terra e o pino do canto direito para o positivo. Caso, por engano eu conecte um aparelho 110 ou 220V nesta tomada não irá acontecer nada pois o pino da esquerda não é energizado. Apenas tenho de tomar o cuidado de não conectar um aparelho 12V na tomada AC; por isso todas as tomadas AC dentro do carro são do padrão americano, assim não é possível eu errar já que as tomadas de 3 pinos do padrão brasileiro não entram no padrão americano. Para conectar os aparelhos na tomada AC utilizo um adaptador do padrão brasileiro para o padrão americano.

529874

Interior do painel elétrico; tomei o cuidado para que todas as conexões estejam muito bem presas por causa da vibração do carro em estradas esburacadas ou irregulares. Além dos disjuntores que na realidade funcionam apenas como chave há também fusíveis de proteção para os aparelhos DC-12V.

Arildo MT
04/06/2016, 01:51
Olá Arildo, ainda várias coisas a concluir... já foram 3 semanas de trabalho. Depois de pronto criarei um novo tópico com todos os detalhes do projeto, inclusive medidas do camperbox e circuito elétrico. Abraço!

Ficando nota 1000, acho que o ideal é manter tudo neste tópico, facilita consultas futuras, fixar bem esse painel solar, senão malandro carrega fácil, parabéns.

Rubens Linhalis
04/06/2016, 10:49
Muito bom ! Incrivel !!!

Amostardeiro
04/06/2016, 12:22
Muito bom, que capricho !!! :concordo: :palmas: :palmas:

Meccano
04/06/2016, 12:42
Muuuuito bom Almir! não teria esse capricho e paciencia pra mexer com elétrica, nesse campo fico com o improviso descarado

das lanternas de emergencia chino e olha lá...

Grande abraço!

https://lh3.googleusercontent.com/5D0BhJ7mnik_-ymnfs-MokvG7hhqu6jlVRjBZghNrrW1y_b7xau3arfvvHVDcEA8wuKFk MZ3QjHbo490U2ZI6Gs9ztChDK75aAqnfHktasjIzgHiymLVF8b LD1EFkOvWLEuZ2wjv2mgDYNQ6tDsGSt3L6UghwDUmYnnG1nexK bN4Jk0a9J0ou36tsGIKyZttyrZC7aqI9gSxI3elJ4DAfZ8hTFU uZQsxwRGXCjPCNkqi77uyggYLuG4sbUpj3W-ssZIm3fwguopLKwaObnliajUm7cYZBFfo-coWx6kfDQC3X06L4urXu3DDUtrqtM8FkS72LIruq9Xh6yvupvP nSc99vk8MwhI7lNtcERMz0Y0rJOq-sqfNnnPsUbZTBdroFj5o27va8vk4QaCtd7iarQDa4HDftlF2fT Z19xfuFv6EwddImPx2-Oa5YXdAgh6UMZSH3t_hg2D2ncNobSpcRNAW-B_O0I6Z6MCuPxUt8xoP7aeD_DanMxwKvMazPZUNVz5en4aGSFQ 0X2hFbA0nH3zt64RzQ9gJ9FbyOei7axEZoEqfe1vYHhYcef2qM ydfgZjk4D3qwkQgegWNlvlVMS-Yc49EQJU=w86-h44-no

guimajc
04/06/2016, 19:41
Almir,

Projetaço! Muito bom! Acho difícil encontrar algo parecido, feito no esquema "caseiro". Se fosse mandar alguém fazer tudo isso, iria ter que pagar uns bons Reais, e ainda assim, não sei se ficaria tão bom!

Almir Almeida
04/06/2016, 21:01
Obrigado pessoal!

Estou quase concluindo este projeto. Hoje concluí a ligação do painel solar.

Acabei removendo o no-break, que eu iria utilizar como carregador e inversor de maior potência, pois ocupa muito espaço. Vou manter apenas o inversor de 150W. Para substituir o no-break irei utilizar um carregador pequeno (do tamanho de uma fonte de notebook) que também é bivolti automático.

Estou também aguardando chegar o controlador de carga para concluir a ligação do alternador à bateria estacionária.

Infelizmente não poderei utilizar o bagageiro Thule juntamente com o painel solar. Pensei em instalar um sistema deslizante do painel solar, que ficaria abaixo do bagageiro Thule; assim quando o veículo estivesse parado eu o puxaria para ficasse exposto ao sol. Porem não estou encontrando uma corrediça telescópica que tenha o tamanho do painel.

Acabei fixando o painel solar às travessas com parafusos allen para maior segurança contra furto; mesmo assim é bom ficar esperto com a bandidagem.

Também pretendo instalar uma sirene bem forte para quando eu estiver dormindo no carro e perceber algo suspeito ou alguém tentando abrir o veículo.

Abraços

529912

529914

sandro_ventania
04/06/2016, 23:23
Eu acho que o Thule vai fazer falta. A corrediça voce pode fazer usando canos de bitolas diferentes, um dentro do outro, de forma telescopado.
No pior das hipoteses, deixava o painel guardado no carro. No camping tirava pra fora e plugava na tomada.

Gostei da idéia da sirene forte! Espanta muito curioso...mas cuidado, em camping tem muito curioso de boa fé também.

Almir Almeida
05/06/2016, 22:51
Eu acho que o Thule vai fazer falta. A corrediça voce pode fazer usando canos de bitolas diferentes, um dentro do outro, de forma telescopado.
No pior das hipoteses, deixava o painel guardado no carro. No camping tirava pra fora e plugava na tomada.

Gostei da idéia da sirene forte! Espanta muito curioso...mas cuidado, em camping tem muito curioso de boa fé também.

Olá Sandro, realmente ajudaria bastante se eu pudesse levar o Thule, pois o espaço para bagagens ficou bastante limitado devido aos acessórios do Camperbox que acabam ocupando bastante espaço (tanque de água, bateria, geladeira, etc). Como eliminei o botijão de gás e o no-break, acabei liberando um baú que agora utilizo para levar todas as minhas roupas (suficiente para mais de 1 semana sem lavar). Quando eu instalar os tanques de água em tubo de PVC sob. a carroceria, presos ao chassis também conseguirei mais um baú atualmente ocupado pelo tanque de 28 litros, espaço que será útil para minha dispensa de alimentos.

As alternativas seriam:

- Mecanismo de deslizamento do painel - ainda não encontrei corrediças telescópicas que permitam 1,50m de abertura total. Tentarei ver se é possível unir 2 ou mais corrediças de 70 cm, (maior tamanho que encontrei), permitindo assim a abertura em 2 estágios ou 3 estágios. Também havia pensado em utilizar tubos de diâmetros diferentes mas não consegui chegar em uma configuração funcional. Levar o painel dentro do carro é inviável pois muitas vezes não irei ficar em camping e também não seria prático devido ao tamanho do painel.

- Fazer um novo bagageiro similar ao Thule, porem com linhas retas, e colocar o painel solar sobre este novo bagageiro. Tem uma empresa que faz sob encomenda o modelo abaixo, em fibra, mas esteticamente acho bem feio. Vou consultá-los para saber se fazem com o desenho sob encomenda, a um preço viável. Ou eu mesmo pedir para um serralheiro fazer com chapas galvanizadas e estrutura interna de metalon; mas a maior dificuldade seria a vedação contra chuvas.

529961

- Instalar em meu próprio bagageiro Thule um painel solar flexível - pelo tamanho teria de ser um painel de 80W ou no máximo 100W. Pesa apenas 2 Kg, contra 12 Kg do painel que estou utilizando. O problema é o investimento que já fiz no painel atual e o valor do painel flexível, que no Brasil custa na faixa de R$ 1700,00. Vou ver se trago dos EUA, onde custa +/- US$ 200,00.

Vou tentar achar uma solução viável...

Almir Almeida
05/06/2016, 23:10
Testei hoje o painel ao sol do meio-dia e funcionou muito bem, chegando a 14,5V. Mesmo com o tempo nublado tem fornecido na faixa de 13,5V.

529965

Almir Almeida
06/06/2016, 00:21
Uma alternativa do Thule com painel solar flexível

529966

guimajc
06/06/2016, 15:01

529966

Este painel solar flexível é muito bacana. Pena ainda custar tão caro.

Rubens Linhalis
06/06/2016, 15:55

529966

É uma otima vantagem.. vc pode parar o carro na sombra e deixar as placas no sol..

Um amigo usa duas e tem gostado

530001

Ele comprou no mercado livre..

Almir Almeida
06/06/2016, 23:46
É uma otima vantagem.. vc pode parar o carro na sombra e deixar as placas no sol..

Um amigo usa duas e tem gostado

530001

Ele comprou no mercado livre..

Olá Rubens, interessante este painel solar. Achei sim no Mercado Livre, na faixa de R$ 660,00 para um painel de 100W; até que o preço está bom. Só achei meio comprido de mais - 3 metros por 50 cm. Neste caso serviria apenas para uso externo. O painel que estou procurando é um de 92 cm x 62 cm, que cabe perfeitamente em cima de meu bagageiro Thule; assim não preciso ficar montando e desmontando. O problema é que por aqui tá muito caro - R$ 1750,00 no Mercado Livre. Nos EUA este mesmo painel custa menos de US$ 200,00 (+/- R$ 720,00).

530043

O próximo experimento que irei fazer, para poder utilizar o painel solar juntamente com meu bagageiro Thule é tentar emendar 2 corrediças telescópicas de 70cm, totalizando 1,40m de extensão; o suficiente para que o painel fique quase totalmente exposto; devo perder alguns poucos Wats, mas se der pelo menos 100W já é mais que suficiente.

Pensei em utilizar uma placa de alumínio como base, na largura do teto do carro, fixar o painel sobre esta base e fazer com que a abertura seja para a traseira. Desta forma ao estender o painel solar também acaba servindo como um toldo sobre a porta traseira. Quem sabe até dê para fazer uma "saia" para fechamento lateral.

Almir Almeida
06/06/2016, 23:59
Hoje fiz algumas melhorias no sistema elétrico; organizei melhor os cabos e padronizei a bitola dos fios em 2,5mm; exceto o cabo principal de conexão à bateria, que tem 4mm. Como não utilizarei cargas maiores que 10A e a distância entre as ligações são de poucos centímetros, é mais que suficiente. Todos os fusíveis de proteção também são de 10A ou menos; apenas o fusível principal da bateria tem 50A.

Nova configuração dos disjuntores:

1 - chave geral bateria estacionária.
2 - chave geral bateria do carro/alternador.
3 - chave geral dos acessórios 12V.
4 e 5 - chave geral da energia AC externa.

Nova configuração do botão seletor do carregamento:

0 - carregamento desligado
1 - painel solar
2 - alternador (somente veículo ligado)
3 - carregador de bateria AC (bivolti automático)
4 - auxiliar de partida - conecta as 2 baterias (carro e estacionária) para emergência no caso de descarregamento da bateria do carro ou vice-versa.

530044

Também instalei uma caixa com 3 tomadas AC, filtro de linha, fusível, e botão liga/desliga. Estas tomadas utilizam o padrão americano/brasileiro 2 pinos; impedindo assim que eu conecte meus aparelhos 12V que adaptei para tomadas do novo padrão de 3 pinos. Caso eu precise utilizar uma tomada AC de 3 pinos utilizo um adaptador; mas as tomadas AC de 2 pinos do novo padrão entram sem precisar de adaptador.

530045

Para que o colchão não fique se movendo quando o veículo estiver rodando, instalei também uma rede elástica removível para fixá-lo.

530046

Arildo MT
07/06/2016, 01:52
Olá Rubens, interessante este painel solar. Achei sim no Mercado Livre, na faixa de R$ 660,00 para um painel de 100W; até que o preço está bom. Só achei meio comprido de mais - 3 metros por 50 cm. Neste caso serviria apenas para uso externo. O painel que estou procurando é um de 92 cm x 62 cm, que cabe perfeitamente em cima de meu bagageiro Thule; assim não preciso ficar montando e desmontando. O problema é que por aqui tá muito caro - R$ 1750,00 no Mercado Livre. Nos EUA este mesmo painel custa menos de US$ 200,00 (+/- R$ 720,00).

530043

O próximo experimento que irei fazer, para poder utilizar o painel solar juntamente com meu bagageiro Thule é tentar emendar 2 corrediças telescópicas de 70cm, totalizando 1,40m de extensão; o suficiente para que o painel fique quase totalmente exposto; devo perder alguns poucos Wats, mas se der pelo menos 100W já é mais que suficiente.

Pensei em utilizar uma placa de alumínio como base, na largura do teto do carro, fixar o painel sobre esta base e fazer com que a abertura seja para a traseira. Desta forma ao estender o painel solar também acaba servindo como um toldo sobre a porta traseira. Quem sabe até dê para fazer uma "saia" para fechamento lateral.

Imagino que já saiba, mas caso deseje uma melhor eficiência, o painel devera ficar voltado para o norte e com uma determinada inclinação conforme a região de uso, mas ai complica né, a não ser que ele ficasse atravessado sobre o teto solar e descesse lateralmente sobre o parabrisa aproveitando a inclinação do vidro, mas entendo sua ideia pela praticidade.

Almir Almeida
07/06/2016, 11:36
Imagino que já saiba, mas caso deseje uma melhor eficiência, o painel devera ficar voltado para o norte e com uma determinada inclinação conforme a região de uso, mas ai complica né, a não ser que ele ficasse atravessado sobre o teto solar e descesse lateralmente sobre o parabrisa aproveitando a inclinação do vidro, mas entendo sua ideia pela praticidade.

Olá Arildo,

Sim, o ideal seria um apontamento mais eficiente, porem como o veículo estará constantemente em movimento ou nem sempre poderei estacionar em um local com exposição ideal ao sol, a placa estando deitada pelo menos recebe luz independente da direção, embora a eficiência não seja total. Por isso utilizei um painel super dimensionado, pois com certeza terei perda de eficiência. Mas se o painel de 150W fornecer pelo menos 80W já está ótimo, pois consumo em média 40W constante com a geladeira ligada.

Uma alternativa, caso eu esteja sem o bagageiro Thule e esteja parado em um local seguro é retirar o painel do teto, pois os racks são removíveis, e posicioná-lo inclinado com apontamento para o sol.

Nas próximas viagens mais longas estarei fazendo estatística do consumo da bateria com a geladeira constantemente ligada, usando apenas o carregamento solar, somente o carregamento do alternador ou a combinação de ambos.

O sistema solar seria mais para manter o carregamento com o veículo parado. Se eu ver que o carregamento do alternador for suficiente para manter a geladeira sempre ligada até a próxima rodagem talvez até seja dispensável.

Não vou mais instalar a TV led de 22"; ao invés disso vou comprar um receptor de TV digital USB para meu notebook. Até já tenho um receptor de TV no multimídia do carro, porem só dá para assistir se eu estiver sentado no banco. Também comprei um receptor de Wifi de alto ganho, que poderá melhorar o sinal quando eu estiver em camping ou próximo a locais que disponibilizam Wifi grátis.

Almir Almeida
07/06/2016, 23:38
Hoje concluí o sistema elétrico. Instalei o novo controlador de carga, que é ligado ao alternador do carro.

530155

Também instalei um voltímetro no painel do carro que monitora a voltagem da bateria estacionária. Ao lado do voltímetro também colei um altímetro / termômetro / bússula.

530156

530159

Para monitorar a voltagem da bateria do carro também possuo outro voltímetro que é ligado no acendedor de cigarro. Ao lado há também um termômetro que mostra a temperatura interna e externa.

530157

Para montar o painel solar deslizante juntei com rebites 2 corrediças telescópias de 70cm, totalizando 1,4m. Também comprei 4 cantoreiras de 1,5m cada que fará a fixação do painel solar às corrediças e desta com o rack de teto. Amanhã (08/06) irei montar. Espero que dê certo, para que eu possa utilizar o bagageiro Thule juntamente com o painel solar.

530158

guimajc
08/06/2016, 12:13
Almir,

Estou pesquisando sobre teardrop, afinal de contas tenho um jimny, cujo espaço interno é reduzido... e meus conhecimentos elétricos/eletrônicos são pífios.

Caso eu instale uma bateria estacionária no trailer, o que preciso para que o alternador faça o carregamento? E outra pergunta? É possível carregar a bateria estacionária a partir da rede elétrica?

Desculpe sair um pouco do tópico, mas notei que você é um grande entendedor do tema.

Att.

Douglas Lenz
08/06/2016, 18:00
Almir

Tá ficando espetacular, baita criatividade !!! Difícil vai ser tu ter mais ideias para deixar melhor do que já está.

Qual o modelo e marca deste teu multimídia (que está no local do rádio) procuro um pra minha, entretanto, tenho dúvida sobre a inclinação da tela quando fica pra fora em uso, (como na tua foto). Este modelo fica com a tela bem "reta" em relação ao painel? o corpo do rádio está encaixado como deve ser ou fica mais pra fora da posição original?

Abraço e parabéns!

guimajc
08/06/2016, 22:03
Pessoal,

Vejam uma solução interessante que encontrei de caixa modular: LAGO do Brasil LTDA (http://www.lagodobrasil.com.br/pr/produtos/d/kompos-it-0/caixas-modulares/)

Ainda olhei por cima, porém mais tarde vou conferir melhor.

É Claro que o Almir não precisa, mas pode ser útil a outros foristas...

Almir Almeida
09/06/2016, 00:12
Almir,

Estou pesquisando sobre teardrop, afinal de contas tenho um jimny, cujo espaço interno é reduzido... e meus conhecimentos elétricos/eletrônicos são pífios.

Caso eu instale uma bateria estacionária no trailer, o que preciso para que o alternador faça o carregamento? E outra pergunta? É possível carregar a bateria estacionária a partir da rede elétrica?

Desculpe sair um pouco do tópico, mas notei que você é um grande entendedor do tema.

Att.

Eu também não sou profissional da área de elétrica/eletrônica; cheguei a estudar eletrônica a mais de 20 anos, mas sou apenas um hobbysta.

Existe diversas maneiras de conectar o alternador à bateria estacionária; diretamente, apenas com um relê de alta amperagem, para que quando o veículo estiver ligado o alternador acione o relê e se conecte à bateria estacionária e quando desligado o relê desconecta, para que a bateria estacionária não perca carga para a bateria do carro. O problema neste caso é que não há nenhum gerenciamento de carga; assim se a bateria já estiver com carga plena o fato de continuar sendo carregada poderá diminuir sua vida útil. Por este motivo é que coloquei um controlador de carga (o mesmo utilizado por painéis solares). Neste caso a saída do relê é ligado à entrada do controlador de carga, que por sua vez está ligado à bateria. Esse controlador também impede o fluxo inverso de corrente (para que a bateria estacionária não seja descarregada pela bateria do carro) e também evita a sobrecarga da bateria caso a mesma já esteja carregada. Esta é uma solução alternativa e pouco conhecida.

Outra maneira é conectar a bateria do carro e a bateria estacionária através de um isolador de baterias; esta é a solução mais utilizada, porem costuma ser um equipamento caro e nem todos fazem o gerenciamento de carga que mencionei.

Almir Almeida
09/06/2016, 00:23
Almir

Tá ficando espetacular, baita criatividade !!! Difícil vai ser tu ter mais ideias para deixar melhor do que já está.

Qual o modelo e marca deste teu multimídia (que está no local do rádio) procuro um pra minha, entretanto, tenho dúvida sobre a inclinação da tela quando fica pra fora em uso, (como na tua foto). Este modelo fica com a tela bem "reta" em relação ao painel? o corpo do rádio está encaixado como deve ser ou fica mais pra fora da posição original?

Abraço e parabéns!

Olá Douglas, obrigado!

Este multimídia é bem antigo; da marca NAVEG, modelo NVD 9070; Eu utilizava em meu Troller a 7 anos atrás e depois migrei para a Tracker. Provavelmente já deve estar fora de linha; mas é muito bom; tem DVD, Bluetooth, GPS (instalei o IGO 8, que permite importar/exportar tracklogs e navegação off-road), entrada para câmeras, etc. O receptor de TV e câmera de ré instalei depois.

A tela fica reta sim, e não atrapalha os comandos do ar-condicionado e ventilação. O aparelho já é originalmente meio ressaltado para fora. A única mudança que fiz foi inverter o suporte original do rádio. Originalmente o rádio fica em cima e o porta-trecos em baixo. Tive de inverter para que a tela não obstrua os comandos da ventilação. Porem o aparelho tem muitos cabos e conectores que foi muito difícil fazer caber no espaço do som original.

Abraço

Almir Almeida
09/06/2016, 00:27
Pessoal,

Vejam uma solução interessante que encontrei de caixa modular: LAGO do Brasil LTDA (http://www.lagodobrasil.com.br/pr/produtos/d/kompos-it-0/caixas-modulares/)

Ainda olhei por cima, porém mais tarde vou conferir melhor.

É Claro que o Almir não precisa, mas pode ser útil a outros foristas...

É bem prático, porem é para caminhões, para ser instalado preso ao chassis; um pouco grande demais para colocar no porta-malas. Talvez em pickups fique bom.

Almir Almeida
09/06/2016, 00:37
Hoje fiz o sistema de slide para o painel solar, mas infelizmente não deu certo com as travessas que possuo. O espaço sob as travessas é muito pequeno e como o teto do carro é curvo o painel acaba encostando. Para que dê certo precisarei fazer um rack de teto personalizado, mais alto. Por enquanto vai ficar para o futuro. Enquanto isso irei viajar sem o Thule mesmo.

530194

530195

Douglas Lenz
09/06/2016, 08:24
Valeu Almir !

Minha maior dúvida era exatamente se a tela ficava reta (90°) ou devido ao ressalto do painel ela ficava inclinada à frente.

Sigo apreciando suas modificações.

guimajc
10/06/2016, 11:24
Eu também não sou profissional da área de elétrica/eletrônica; cheguei a estudar eletrônica a mais de 20 anos, mas sou apenas um hobbysta.

Existe diversas maneiras de conectar o alternador à bateria estacionária; diretamente, apenas com um relê de alta amperagem, para que quando o veículo estiver ligado o alternador acione o relê e se conecte à bateria estacionária e quando desligado o relê desconecta, para que a bateria estacionária não perca carga para a bateria do carro. O problema neste caso é que não há nenhum gerenciamento de carga; assim se a bateria já estiver com carga plena o fato de continuar sendo carregada poderá diminuir sua vida útil. Por este motivo é que coloquei um controlador de carga (o mesmo utilizado por painéis solares). Neste caso a saída do relê é ligado à entrada do controlador de carga, que por sua vez está ligado à bateria. Esse controlador também impede o fluxo inverso de corrente (para que a bateria estacionária não seja descarregada pela bateria do carro) e também evita a sobrecarga da bateria caso a mesma já esteja carregada. Esta é uma solução alternativa e pouco conhecida.

Outra maneira é conectar a bateria do carro e a bateria estacionária através de um isolador de baterias; esta é a solução mais utilizada, porem costuma ser um equipamento caro e nem todos fazem o gerenciamento de carga que mencionei.

Almir, Grato pelas explicações. Foram bem didáticas. Vou inserir em minhas anotações.

Grato,

guimajc
10/06/2016, 11:36
É bem prático, porem é para caminhões, para ser instalado preso ao chassis; um pouco grande demais para colocar no porta-malas. Talvez em pickups fique bom.

Depois vi mais detalhes, e realmente é enorme: 120 x 60 x 65 cm. Tem um modelo que tem até opção de ter geladeira embutida (LAGO do Brasil LTDA (http://www.lagodobrasil.com.br/pr/produtos/d/kompos-it-0/caixas-modulares/prd/kompos-it-refrigerada/)), formando uma cozinha... Concordo contigo, que fica limitado a caminhonetes, e talvez para o pessoal que monta reboques para camping.

Almir Almeida
10/06/2016, 14:46
Acabei mudando novamente o circuito elétrico. Desta vez dei uma simplificada. Agora estou utilizando um único controlador de carga que estou compartilhando tanto com o alternador quanto o painel solar, através de uma chave seletora bipolar. Também eliminei a chave seletora de 4 posições e reduzi a quantidade de fusíveis. A bateria do carro fica totalmente isolada da bateria estacionária, inclusive o aterramento, para que não haja interferência no carregamento. Segue o circuito elétrico:

530292

530293

guimajc
11/06/2016, 11:27
Almir,

O seu sanitário portátil é o da Nautika ou da Thetford?

Att.

Almir Almeida
11/06/2016, 20:53
Almir,

O seu sanitário portátil é o da Nautika ou da Thetford?

Att.

O que tenho é da Nautika, de 20 litros

Almir Almeida
11/06/2016, 20:58
Hoje refiz as cortinas. Troquei as cortinas de carpete por outras de material isolante térmico e refletivo, o que irá ajudar um pouco tanto no calor quanto no frio.

530335

530336

530337

sandro_ventania
12/06/2016, 21:06
Almir, além das cortinas...voce fez tela mosquiteiro para as janelas?

thejeff2003
13/06/2016, 17:56
Almir, onde encontra pra comprar esse material isolante térmico que vc usou para fazer as cortinas?

Almir Almeida
13/06/2016, 18:44
Almir, além das cortinas...voce fez tela mosquiteiro para as janelas?

Olá Sandro; já comprei sim! falta só costurar o velcro liso para que se encaixe nos mesmos velcros asperos que já estão fixos na porta. Devo fazer um também para o teto solar, porem com imas.

Almir Almeida
13/06/2016, 18:47
Almir, onde encontra pra comprar esse material isolante térmico que vc usou para fazer as cortinas?

Aqui em São José dos Campos, tem uma loja chamada "Plast Vale", que vende este e muitos outros tipos de materiais, carpetes, espumas, vinil, etc. No caso do isolante refletivo custou R$ 15,00 o metro linear (tem 1,5m de largura); gastei 3 metros para fazer todas as janelas.

Almir Almeida
13/06/2016, 19:14
Próximas coisas a fazer na Tracker e no Camperbox...

- Instalar KIT de lift de suspensão de 2" (já comprado, aguardando chegar). O lift atual de 1" (apenas por molas) permite utilizar os pneus 235/70, porém em erosões os pneus estão pegando; para resolver o problema só com lift de pelo menos 2", igual eu tinha na Tracker anterior. Também será instalado uma roda-livre AVM, para que as homocinéticas e semi-eixos não fiquem girando desnecessariamente, já que o lift as força um pouco mais.

- Instalar novo inversor, de 500W (aguardando chegar); o que tenho de 150W não está suportando a fonte de meu notebook Asus I7, mesmo este consumindo somente 100W; espero que o novo inversor suporte. Caso este novo inversor também seja incompatível, pois a fonte do notebook é bivolt automática, precisarei investir em um inversor senoidal puro, ou acabar instalando o nobreak de 700W que já é senoidal puro, mas que eu removi do camperbox devido o espaço que ocupa.

- Instalar bomba de água automática Shurflo, que já encomendei dos EUA (1/3 do preço daqui) e estou aguardando chegar. Basta abrir a torneira para que a bomba se ligue automaticamente. A bombinha atual, que é de limpador de para-brisa, funciona muito bem, porem precisa ficar utilizando um interruptor para ligar/desligar a água.

- Adaptar o rack de teto para suportar o bagageiro Thule juntamente com o painel solar.

- Instalar tanque de água com canos de PVC, presos ao chassis, liberando assim mais um baú no camperbox, atualmente ocupado pelo tanque de 28 litros.

- Testar serpentina de cobre enrolada ao escapamento para ver se funciona como aquecedor de água.

- e outros pequenos detalhes... continuarei relatando os "upgrades"...

Mas da forma como está já posso viajar (exceto trilhas, mesmo leves, até que eu instale o lift de 2"). Breve postarei as fotos completas do projeto, que está quase que finalizado.

Caso alguém esteja a fim de fazer alguma viagem legal, com camping, podemos combinar. Por enquanto posso viajar na região do Vale do Paraíba e sul de Minas ou sul do Rio de Janeiro.

Abraços

quintaes
13/06/2016, 21:46
Parabéns Almir a viatura tá ficando no jeito!!
O interessante que a cada viagem verá uma forma de modificar algo.
Minha estrutura já vai para dez anos do inicio da montagem, e ainda quando chego de viagem sempre arrumo algo para fazer ou melhorar...rsrs
Quando vier para nosso estado, terei o maior prazer de leva-lo em camping selvagem que é o meu preferido com total segurança.

Abraço,

Marcos Quintaes.

Almir Almeida
14/06/2016, 23:23
Parabéns Almir a viatura tá ficando no jeito!!
O interessante que a cada viagem verá uma forma de modificar algo.
Minha estrutura já vai para dez anos do inicio da montagem, e ainda quando chego de viagem sempre arrumo algo para fazer ou melhorar...rsrs
Quando vier para nosso estado, terei o maior prazer de leva-lo em camping selvagem que é o meu preferido com total segurança.

Abraço,

Marcos Quintaes.

Obrigado Marcos! agradeço seu convite; pode deixar que quando eu for para sua região te aviso e quem sabe combinamos algum camping. E caso você também venha para a região do Vale do Paraíba também me avise que podemos explorar lugares interessantes por aqui também.

Abraço

Almir Almeida
14/06/2016, 23:30
Hoje fiz as telas mosquiteiro para as portas laterais traseiras. São fixadas com velcro e também podem ser utilizadas em conjunto com as cortinas refletivas.

530606

530607

Ainda falta fazer a tela mosquiteiro para o teto solar, que serão fixadas com imas... ainda preciso comprar os imas.

Também instalei uma sirene bem forte, para chamar a atenção no caso de perceber algo suspeito quando eu estiver dentro do carro. A sirene também pode ser acionada enquanto eu estiver dirigindo.

Novamente alterei o painel elétrico. Para maior segurança e simplificação removi todo o cabeamento AC do camperbox (exceto o inversor, que também tem saída AC 110V). Agora, quando eu precisar utilizar a rede AC externa simplesmente conectarei minha extensão (que se estende por até 30 metros) à tomada 110V ou 220V do camping (meus aparelhos AC são bivolti automático). Na ponta da extensão, que fica dentro do carro, tem um filtro de linha com fusível, onde ligarei meus equipamentos.

Também estou levando o KIT de ferramentas abaixo, além de outras ferramentas, que foram acondicionadas em 2 pequenas caixas e ficam guardadas dentro do camperbox.

530608

FábioBananal
15/06/2016, 08:19
Bom dia Almir!!! Parabéns pela viatura!!! Cuidado para não precisar desse dispositivo!!!

Almir Almeida
15/06/2016, 15:53
Bom dia Almir!!! Parabéns pela viatura!!! Cuidado para não precisar desse dispositivo!!!

Olá Fábio, obrigado!

O sistema elétrico trabalho com o máximo de 20 amperes apenas, ou seja (P=VI : 20A x 12V = 240W). Qualquer amperagem acima disso o controlador de carga corta automaticamente a corrente; os disjuntores ou fusíveis também se rompem acima de 10A, ou 120W por acessório. A bateria estacionária é totalmente independente da bateria do carro, isolada através do controlador de carga.

guimajc
15/06/2016, 18:20
Almir,

Sua tela mosquiteiro ficou muito simples e funcional.

Ótima opção!

Att.

Almir Almeida
15/06/2016, 21:47
Hoje chegou o kit de Lift 2" e roda-livre AVM - falta instalar

530641

Substituí o inversor de 150W por um de 500W; testei e agora está suportando a fonte de meu notebook.

530643

Com isso agora terminei 100% a parte elétrica. O painel de controle foi simplificado. Os disjuntores agora possuem as seguintes funções:

1 - chave geral da bateria estacionária.
2 - chave geral da ligação com o alternador.
3 - liga/desliga tomadas de acessórios
4 - liga/desliga inversor
5 - liga/desliga bomba d'água

Interruptor de seleção 1 - seleciona fonte de carregamento - painel solar ou alternador

Interruptor de seleção 2 - sem uso - reservador para implementações futuras

530645

Abaixo do painel havia uma caixa de tomadas AC c/ filtro de linha, que substituí por uma caixa c/ 2 tomadas 12V. Do outro lado do camperbox também há 2 tomadas 12V, onde ligo a geladeira ou o calibrador automático de pneus.

530646

Também instalei uma antena de Wifi externa de maior alcance, que poderá ser útil para acessar internet de locais com Wifi gratuito, mesmo estando em áreas externas. Esta antena é ligada à porta USB de meu notebook. A antena também pode ser dobrada.

530644

No painel esquerdo do carro foi instalado 2 botões, um preto, para acionar a câmera traseira que auxilia nas manobras (a imagem sai na tela do sistema multimídia) e outro vermelho que aciona a sirene.

530647

Arildo MT
16/06/2016, 02:00
[QUOTE=Almir Almeida;2376537]Hoje chegou o kit de Lift 2" e roda-livre AVM - falta instalar

530641

Almir parabéns mais uma vez, poderia dar mais detalhes deste kit?, local de compra?, valor?, parece que vem apenas 02 alongadores de batente?, qual modelo do amortecedores? e o mais importante pra mim, qual altura da mola? e espessura do fio da mola?

Rubens Linhalis
16/06/2016, 10:04
Almir,

O "melhor" das rodas livres é poder engatar a reduzida no asfalto. Já precisei fazer umas ladeiras na cidade (tipo Ouro Preto-MG), o carro estava muito pesado (SW4 a gasolina) e acabei judiando da embreagem, pois as rodas livres eram automaticas.

abraços e sempre de olho aqui no topico.

Almir Almeida
16/06/2016, 11:51
[QUOTE=Almir Almeida;2376537]
Almir parabéns mais uma vez, poderia dar mais detalhes deste kit?, local de compra?, valor?, parece que vem apenas 02 alongadores de batente?, qual modelo do amortecedores? e o mais importante pra mim, qual altura da mola? e espessura do fio da mola?

Olá Arildo, obrigado. O Kit de lift comprei na RC 4x4. Segue o link com os detalhes:

http://www.rc4x4.com.br/produto-sgv-05b-kit-de-suspensao-de-2-polegadas-5cm-performance-gm-tracker-ate-2009-ou-gran-vitara-1999-a-2003,100012.html

Os amortecedores são da Omega Suprema, porem com o embuchamento modificado. Não sei detalhes da mola; o kit já vem pronto.

Almir Almeida
16/06/2016, 12:06
Almir,

O "melhor" das rodas livres é poder engatar a reduzida no asfalto. Já precisei fazer umas ladeiras na cidade (tipo Ouro Preto-MG), o carro estava muito pesado (SW4 a gasolina) e acabei judiando da embreagem, pois as rodas livres eram automaticas.

abraços e sempre de olho aqui no topico.

Verdade, também fazia isso com minha Tracker anterior que tinha roda-livre. A anterior também estava com kit de drop do diferencial dianteiro; nesta não coloquei, por isso a roda-livre ajuda a não forçar as homocinéticas pois originalmente a Tracker não possui nem roda-livre automática (é "canela-seca"), ou seja, tudo fica girando (homocinéticas, semi-eixos e diferencial), exceto o cardã dianteiro que é acoplado pneumaticamente quando se engata o 4x4.

Abraços!

Arildo MT
16/06/2016, 13:28
[QUOTE=Arildo MT;2376584]

Olá Arildo, obrigado. O Kit de lift comprei na RC 4x4. Segue o link com os detalhes:

Sgv-05b: Kit de Suspensao de 2 Polegadas (5cm) Performance Gm Tracker Ate 2009 Ou Gran Vitara 1999 a 2003., RC4X4 (http://www.rc4x4.com.br/produto-sgv-05b-kit-de-suspensao-de-2-polegadas-5cm-performance-gm-tracker-ate-2009-ou-gran-vitara-1999-a-2003,100012.html)

Os amortecedores são da Omega Suprema, porem com o embuchamento modificado. Não sei detalhes da mola; o kit já vem pronto.

Estou vendo um kit de molas, mas caso não de certo a compra, encontrei um fabricante com preço excelente, e já tenho algumas medidas pra confecção de molas especificas de acordo com o lift pretendido, se não for pedir muito, gostaria de saber apenas da comprimento da mola e grossura do do aço usado na confecção, pode medir com régua, metro, trena, a espessura é melhor medir com paquimetro, mas pode medir na ponta com outro instrumento só pra saber quantos mm tem, a original é 12 mm, se tiver ao seu alcance claro, alias se tiver alguém da grande SP e arredores, poderia compartilhar ideias e medidas, e começar a fazer nossas próprias molas adequadas a qualquer lift, porem teria que ser alguem ai próximo a SP com cnpj pra fazer a representação e redistribuição aos colegas, no caso a logística e custos inviabilizaria o envios aos colegas devido aos custos de frete e distancia, desculpe o off tópic.

Arildo MT
16/06/2016, 13:33
Verdade, também fazia isso com minha Tracker anterior que tinha roda-livre. A anterior também estava com kit de drop do diferencial dianteiro; nesta não coloquei, por isso a roda-livre ajuda a não forçar as homocinéticas pois originalmente a Tracker não possui nem roda-livre automática (é "canela-seca"), ou seja, tudo fica girando (homocinéticas, semi-eixos e diferencial), exceto o cardã dianteiro que é acoplado pneumaticamente quando se engata o 4x4.

Abraços!

Pesquisei muito e também instalei o modelo mais top da avm a 01 ano, alem de preservar o trem de força dianteiro, ter opção da reduzida 4x2, ainda economiza uns centavos de mijolina.

Almir Almeida
17/06/2016, 01:21
[QUOTE=Almir Almeida;2376685]

Estou vendo um kit de molas, mas caso não de certo a compra, encontrei um fabricante com preço excelente, e já tenho algumas medidas pra confecção de molas especificas de acordo com o lift pretendido, se não for pedir muito, gostaria de saber apenas da comprimento da mola e grossura do do aço usado na confecção, pode medir com régua, metro, trena, a espessura é melhor medir com paquimetro, mas pode medir na ponta com outro instrumento só pra saber quantos mm tem, a original é 12 mm, se tiver ao seu alcance claro, alias se tiver alguém da grande SP e arredores, poderia compartilhar ideias e medidas, e começar a fazer nossas próprias molas adequadas a qualquer lift, porem teria que ser alguem ai próximo a SP com cnpj pra fazer a representação e redistribuição aos colegas, no caso a logística e custos inviabilizaria o envios aos colegas devido aos custos de frete e distancia, desculpe o off tópic.

Olá Arildo, pelo que consegui medir, a mola tem 43 cm de altura, 10,5 cm de diâmetro e 13mm de espessura. Não tenho paquímetro para medir com precisão.

530784

530785

530786

Meirelles
17/06/2016, 02:57
Parabéns Almir. Excelente tópico e a máquina está ficando sensacional.
Acompanhando.

Arildo MT
17/06/2016, 10:38
Valeu Almir, OBRIGADO, depois de instalado o lift, divulgue como ficou sua impressão sobre a suspensão, conforto, estabilidade, peso extra acrescentado nas modificações internas, etc., preciso lhe fazer mais um aporrinhamento, o kit é da RC? qual altura do espaçador de amortecedor dianteiro (aquele que parece um triangulo)?

Almir Almeida
17/06/2016, 17:19
Valeu Almir, OBRIGADO, depois de instalado o lift, divulgue como ficou sua impressão sobre a suspensão, conforto, estabilidade, peso extra acrescentado nas modificações internas, etc., preciso lhe fazer mais um aporrinhamento, o kit é da RC? qual altura do espaçador de amortecedor dianteiro (aquele que parece um triangulo)?

Olá Arildo, já tive este mesmo kit em minha Tracker anterior.

Quanto ao conforto não notei nenhuma diferença; os pneus maiores até deixam o carro um pouco mais macio. Por ficar mais alto balança um pouco mais, especialmente se retirar a barra estabilizadora. Para quem for utilizar em trilhas a barra estabilizadora atrapalha bastante no curso da suspensão, por isso em minha Tracker anterior eu retirei, pois ela acaba forçando ou até quebrando as bieletas nas erosões; uma vez comigo a quebra da bieleta acabou furando a coifa da homocinética. Este kit agora veio com um prolongador da fixação da barra estabilizadora, porem se continuar foçando as bieletas também devo retirar, consequentemente deve-se ter maior cuidado nas curvas pois o carro irá balançar mais.

A altura do espaçador do amortecedor e dos calces de mola são de 2 polegadas, ou seja, a medida que a suspensão está sendo levantada.

Quanto ao peso adicional, totalmente carregado e considerando o tanque de água cheio e a bateria estacionária (que tem 30 Kg) deve dar +/- 150 Kg, ou seja, o peso de 2 adultos viajando nos bancos traseiros. Como o lift por molas levanta 2,5 polegadas na traseira, com este peso acredito que a traseira fique nivelada. Minha Tracker anteior, que estava com este mesmo Kit, a traseira era um pouco mais levantada.

530814

Arildo MT
17/06/2016, 17:40
Almir, obrigado por seus comentarioa, mas agora sendo um tanto teimoso, é pouco provável que seus calços de mola e amortecedor dianteiros sejam de 2'', confirmou isso na trena também? pois a dianteira sobe mais que o tamanho dos calços.

Almir Almeida
17/06/2016, 18:05
Almir, obrigado por seus comentarioa, mas agora sendo um tanto teimoso, é pouco provável que seus calços de mola e amortecedor dianteiros sejam de 2'', confirmou isso na trena também? pois a dianteira sobe mais que o tamanho dos calços.

Verdade, na régua deu um pouco menos; segue as fotos com as medidas; achei estranho, pois a peça, pelo menos na teoria, deveria ter o tamanho do lift.

530830

530831

Arildo MT
17/06/2016, 19:33
Verdade, na régua deu um pouco menos; segue as fotos com as medidas; achei estranho, pois a peça, pelo menos na teoria, deveria ter o tamanho do lift.

530830

530831

Agora sim, desvirtuei seu tópico, sua suspensão vai subir uns 5,1/2'' na dianteira (messa o antes e depois), como a mola esta quase no meio da balança, o efeito na ponta aonde fica a roda é muito maior (uns 25 a 35% a mais), se fossem de 2'', subiria quase 3'', tudo certo então.

Almir Almeida
17/06/2016, 21:55
Considero que agora o projeto do novo Camperbox está concluído! Claro que com o tempo devo fazer outras melhorias.

Vou começar a postar as fotos do passo-a-passo da montagem.

O procedimento de desmontagem dos bancos também serve de tutorial para quem pretende remover os bancos traseiros para qualquer finalidade.

- Remoção do Camperbox antigo

530838

530839

530840

Remoção dos assentos traseiros - algumas peças de acabamento devem ser removidas com cuidado e guardadas para recolocação futura.

- remover presilhas que prende a forração traseira do banco ao carpete do piso do porta-malas

530841

- remover os acabamentos que cobrem os parafusos dos bancos

530842

530843

530844

530845

Remover os parafusos de fixação dos bancos com uma chave 14

530846

530847

Remover os cintos de segurança e os parafusos que prendem os encostos dos bancos.

530848

530850

530851

Remoção dos assentos; basta remover os acabamentos para ter acesso aos 4 parafusos que seguram cada assento dobrável.

530852

530853

530854

Manter todos os parafusos em suas respectivas roscas para não perdê-los e para evitar entrada de água ou poeira pois vários parafusos transpassam a carroceria.

Pronto! bancos removidos e um grande espaço liberado.

530855

530856

530857

Arildo MT
17/06/2016, 22:14
Espero que tenha lembrado, que precisa ancorar todos esses módulos, geladeira, sanitário, etc., senão em caso de acidente a coisa fica feia ali dentro.

Almir Almeida
17/06/2016, 22:30
O passo seguinte foi tirar inúmeras medidas...

530858

530859

e após mais de 1 semana de medidas e dezenas de projetos rascunho, cheguei ao seguinte layout:

530860

No final estarei postando o arquivo com o layout completo do Camperbox.

Para montar o Camperbox utilizei 2 placas MDF de 1,83M x 2,75M laminadas na cor preta. As peças foram cortadas conforme meu projeto pelo fornecedor do MDF (Sodimac); não tive o custo do corte (que deu um enorme trabalho), apenas o custo das placas MDF, que foi de +/- R$ 400,00.

Segue algumas fotos da montagem...

530861

530862

530863

530864

530865

testando a melhor acomodação para os objetos (esta acabou não sendo a disposição definitiva)

530866

530867

pintando as laterais do MDF que ficam expostas

530868

Primeira montagem de teste no carro, sem o acabamento emborrachado e ainda não fixado à carroceria.

530869

530870

Almir Almeida
17/06/2016, 22:31
Espero que tenha lembrado, que precisa ancorar todos esses módulos, geladeira, sanitário, etc., senão em caso de acidente a coisa fica feia ali dentro.

Está tudo bem preso! São 5 pontos de fixação e utiliza os mesmos parafusos de fixação dos bancos. Mesmo assim, da mesma forma que um motorhome ou um veículo levando objetos pesados no porta-malas, o risco em caso de acidente é maior. É um risco assumido.

Almir Almeida
17/06/2016, 23:50
Principais equipamentos e acessórios do Camperbox:

- Geladeira Dometic Mobicool FR-40 quadrivolti (12V, 24V, 110~240V). Atinge temperaturas de até -15 graus Celsius.

530871

- Geladeira Black&Decker de 33 litros. Substitui a geladeira Mobicool FR40 quando vou utilizar a configuração com cama de casal, pois esta geladeira é menor que a FR40, podendo ser guardada atrás do bancos. Porem não possui a mesma eficiência de temperatura, mantendo uma média de 5 graus.

530878

- Fogareiro Nautika Duo Ceramik com acendimento automático. Funciona com cartuchos de gás e também possui conexão para gás externo. No caso também possuo um botijão externo de 2Kg caso necessário.

530872

- Bomba de água Shurflo 1GPM. Liga-se automaticamente ao abrir a torneira.

530873

- Tanque de água de 28 litros

530880

- Painel solar Canadian 150W

530874

- Controlador de carga programável de 20A. Também possui 2 saídas para carregar dispositivos USB.

530875

- Inversor 12V p/ 110V de 500W

530876
- Bateria estacionária Heliar Freedom de 115A

530877

- Compressor automático com display digital para encher pneus da Black&Decker

530879

- Kit de roupa de cama Quechua (1 kit solteiro e 1 kit casal), 1 colchonete solteiro e 1 de casal, travesseiros

530881

- Sanitário químico Nautika de 20 litros

530882

- Kit de ferramentas

530884

- Extensão elétrica de 30 metros + filtro de linha

- e outros...

Almir Almeida
18/06/2016, 11:22
Circuito elétrico finalizado

530890

Interior do painel de controle

530891

Painel fechado, controlador de carga do painel solar (que também controla a carga do alternador), inversor 500W e saída de tomadas 12V (abaixo do painel).

530892

530893

Controles do painel (ainda falta eu etiquetar):

Disjuntor 1 - chave geral da bateria estacionária
Disjuntor 2 - chave geral do alternador
Disjuntor 3 - liga/desliga geladeira e tomadas 12V
Disjuntor 4 - liga/desliga bomba d'água
Disjuntor 5 - liga/desliga inversor 500W

Interruptor direito (3 seleções) - seleciona carregamento - Painel solar, alternador ou nenhum carregamento
Interruptor esquerdo - sem uso - reservado para implementações futuras

530894

Caixa de tomadas 12V no lado esquerdo do Camperbox, onde é ligado a geladeira ou outros acessórios 12V, como o calibrador de pneus automático

530895

Voltímetro que monitora a bateria estacionária. O interruptor preto aciona a câmera de ré, aparecendo a imagem no multimídia. O botão vermelho aciona a sirene.

530898

Sistema multimídia c/ GPS, DVD, TV digital, câmera de ré, MP3, Bluetooth. Abaixo fica um voltímetro que mede a bateria do carro e um termômetro com temperatura interna e externa.

530899

Suporte do celular fixado no painel

530900

No celular (no caso um Motorola Moto-G2), instalei o app Orux Maps, que permite utilizar mapas da Garmin e do projeto Tracksource, que inclui também trilhas 4x4. Também permite importar e exportar KML e outros formatos. Também instalei no celular diversos Apps para navegação, entre eles:

- Waze
- Google Earth
- Google Maps + Streeview
- Velocímetro digital e bússula
- e outros

530901

No GPS do multimídia instalei o IGO 8 com plugin Dinka, que permite navegação offroad (em 2D), e também permite importar e exportar tracklogs.

Também instalei uma tomada 12V onde ligo meu rádio VHF portátil, assim não dependo só da autonomia da bateria do rádio.

Almir Almeida
18/06/2016, 11:32
As cortinas foram confeccionadas com espuma de isopor aluminizada, ou seja, é um material isolante térmico e refletivo, que ajuda a isolar o sol e calor e também o frio. Estas são fixadas aos vidros e as portas por velcro - a parte áspera ficam coladas no vidro ou na moldura da porta, e a parte lisa fica colada nas cortinas.

530902

530903

530904

530905

Também foram feitas telas mosquiteiros, que se fixam às janelas das portas laterais traseiras. Estas telas podem também ser utilizadas em conjunto com as cortinas refletivas.

530906

530907

530908

velcro nos vidros e moldura das portas para fixação das cortinas

530909

530910

Almir Almeida
18/06/2016, 11:52
Parte hidráulica e cozinha

530911

Tanque de água de 28 litros; originalmente é um tanque de combustível de barco. Inicialmente utilizei uma bombinha de limpador de parabrisas para bombear a água. Funciona muito bem, porem não é automática, ou seja, preciso utilizar um interruptor para ligar ou desligar a água. Para esta bombinha funcionar também é necessário que haja água em sua boca e que o nível de entrada seja igual ou inferior ao nível do tanque; por este motivo também coloquei uma bomba manual (veja a bolha na mangueira preta) que suga a água do tanque até a entrada da bombinha, mas esta bomba manual só é utilizada quando a água do tanque é trocada, para não haver necessidade de "chupar" a água com a boca. Esta bombinha é bem barata, na faixa de R$ 15,00 a R$ 30,00.

530917

Esta bombinha foi trocada por uma bomba automática Shurflo 1GPM, normalmente utilizada em embarcações ou motorhomes. A vantagem é que esta bomba suga a água e também se liga automaticamente assim que a torneira é aberta, ou desliga, quando é fechada, exatamente como uma torneira de casa. O problema desta bomba automática é o custo bem salgado, no Brasil na faixa de R$ 400,00. Nos EUA paguei US$ 65,00.

530918

530912

530913

530914

Gaveta com a manqueira e ducha de água + pia. A manqueira pode ser utilizada como ducha para lavar louça, tomar banho, tirar barro ou areia dos pés. A ducha tem pressão regulável para maior ou menor vazão.

A saída de água da pia cai sobre uma caixa plástica de 10 litros que eu acomodo abaixo da gaveta quando necessito utilizar a pia. Tenho também um sifão flexível que instalo na hora, que desvia a água para um galão de 20 litros. Se eu estiver em um camping selvagem a água também pode ser desviada para o próprio solo, ou uma galeria de aguas pluviais, caso eu esteja na cidade.

530915

A conexão da água do tanque com a gaveta até a ducha, ocorre através de um cano de PVC de 1/2 polegada deslizante. Ao fechar a gaveta o cano entra dentro desta. Internamente na gaveta, abaixo da pia, há uma manqueira flexível para permitir o movimento do cano.

Note também que há um alçapão que permite acesso ao baú de ferramentas original que fica no porta-malas da Tracker. Para ter acesso a este baú é só abrir o alçapão e a gaveta. Também dá para acessar o baú pelo lado da geladeira.

530916

Almir Almeida
18/06/2016, 12:15
Cozinha externa:

Por falta de espaço utilizei um fogareiro portátil de 1 boca da Nautika, que pode ser utilizado com cartucho de gás, ou botijão externo. Inicialmente em meu projeto o botijão de 2Kg iria dentro do camperbox, porem, por questão de segurança quanto a vazamento de gás e também por falta de espaço preferi removê-lo. Quando necessário posso levar o botijão solto e conectá-lo quando for utilizar o fogareiro, senão utilizo o gás de cartucho que é muito mais prático e não ocupa espaço (fica embutido no fogareiro), porém tem a desvantagem de ser bem mais caro que o gás de botijão (+/-R$ 10,00 por apenas 170g).

530927

Na gaveta com fogão e pia há também uma mesa retrátil, e 2 porta copos, que pode também ser utilizado para segurar o detergente, garrafinha de óleo, e latinhas.

530928

530929

Há também 2 pequenos baú, ao lado e abaixo do fogão, para guardar utensílios de cozinha.

Quanto a geladeira tenho 2 configurações possíveis: utilizar a geladeira Mobicool a compressor de 38 Litros, que pode chegar até 15 graus negativos, e outra da Black&Decker de 33 litros termoelétrica, que mantem uma média de 5 graus positivos.

Quando utilizo a geladeira Mobicool não consigo montar a cama na configuração casal, pois não consigo guardar a geladeira atrás dos bancos devido ao tamanho. Já a geladeira Black&Decker pode ser removida e guardada atrás do banco, permitindo que eu monte uma cama de casal.

Como o tamanho das 2 geladeiras são diferentes, sendo a Black&Decker menor, fiz um adaptador para que a geladeira não fique solta. O espaço que sobra é utilizado como um pequeno baú.

530930

530931

530932

Configuração com a geladeira Black&Decker:

530933

Configuração com a geladeira Mobicool FR-40:

530934

530935

530936

Geladeira Black&Decker acomodada atrás do banco, para permitir a montagem da cama de casal:

530937

530938

530939

Almir Almeida
18/06/2016, 12:35
Montagem da cama:

Existem 2 opções; casal (sem a geladeira Mobicool - a não ser que durma mais apertado) ou solteiro (que pode ser montado juntamente com a geladeira Mobicool). Para montar a cama basta empurrar os bancos totalmente para a frente, abrir as "mão-francesas" dobráveis, que suportam as tampas do extensor da cama e estender o colchão.

530957

Para fechar o espaço ocupado pela geladeira há uma tampa sanfonada

530940

530941

530942

530943

530944

530945

Versão solteiro:

530951

Para evitar que o colchão fique se movimentando quando estiver guardado e o carro estiver andando, instalei uma rede elástica:

530952

530953

Almir Almeida
18/06/2016, 12:44
Sanitário químico:

Normalmente levo o sanitário químico quando vou acampar em lugares sem infra-estrutura, como camping selvagem ou camping urbano. Este fica guardado atrás do banco do passageiro. Para utilizá-lo a qualquer momento basta dobrar o extensor da cama. Claro que as cortinas deverão estar fechadas para se ter total privacidade, rsrs

530954

530955

530956

Almir Almeida
18/06/2016, 12:59
Báus do Camperbox:

Existem 7 compartimentos:

- bateria estacionária
- caixa de água de 28 litros
- caixa de passagem hidráulica
- caixa de passagem elétrica
- 3 baús livres, para levar objetos

Conforme a finalidade da viagem posso remover facilmente o galão de água de 28 litros para se ter mais espaço.

Também utilizo o espaço da caixa de passagem elétrica para levar uma extensão elétrica de 30 metros juntamente com um filtro de linha com 6 tomadas, que utilizo somente quando estiver em algum local com uma tomada AC disponível.

Os baús livres utilizo para levar roupas e objetos diversos ou como dispensa para alimentos.

530958

530959

Juntamente com a bateria estacionária há também um cabo de 5 metros para eu ligar a bateria a um carregador externo, quando eu estiver em casa. Mas raramente será necessário utilizar o carregador externo devido ao carregamento através do painel solar ou alternador. No baú ao lado da bateria costumo levar meu compressor automático para encher pneus.

530960

Baús livres. No baú maior costumo levar roupas ou alimentos (neste caso levo as roupas em uma mala), e no baú menor costumo levar ferramentas e alguns gadgets.

530963

Também pode-se acessar o baú que fica no fundo do porta-malas da tracker, para isto basta abrir a gaveta e um alçapão, ou acessar pelo lado da geladeira.

530969

530970

Há também pequenos compartimentos na gaveta, como mostrado anteriormente.

Almir Almeida
18/06/2016, 13:13
Parte externa e painel solar.

Externamente é uma Tracker normal. Foi instalado um jogo de pneus BF Goodrich AT, e em breve será instalado um kit de lift de 2" e um par de rodas-livres AVM.

No teto, preso a um par de travessas de alumínio removíveis com chave, foi instalado um painel solar Canadian de 150W e corrente máxima de 10A.

530971

530972

530973

Ao lado do painel solar há também uma antena externa de Wifi de alto ganho, para permitir acessar internet em spots abertos. Esta antena é ligada à porta USB de meu notebook.

530974

Acima, antena de TV e sensor externo de temperatura do termômetro.

Também possuo um bagageiro Thule Ocean 100, porem este não pode ser instalado juntamente com o painel solar. Quando eu quiser utilizá-lo precisarei primeiro remover o painel solar.

530976

Almir Almeida
18/06/2016, 13:15
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do projeto e que possa servir de inspiração para quem queira fazer algo similar. Breve postarei um vídeo detalhado e novidades futuras, assim como a utilização do equipamento nas diversas viagens que pretendo fazer daqui para frente.

Quem estiver acessando esta página volte as páginas do tópico para ver o relato completo.

Obrigado pela participação, incentivo e colaboração de todos! Abraços!

Arildo MT
18/06/2016, 14:46
Acho que o vazamento de gás pode ocorrer independentemente do tipo de reservatório que usar, que tal usar o botijão de 2 kg, economizar no gás, ter mais autonomia, e para segurança usar algo assim,

Sensor Detector De Vazamento De Gas Stk 817 Samtek - R$ 99,28 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748186270-sensor-detector-de-vazamento-de-gas-stk-817-samtek-_JM)

Almir Almeida
18/06/2016, 15:21
Acho que o vazamento de gás pode ocorrer independentemente do tipo de reservatório que usar, que tal usar o botijão de 2 kg, economizar no gás, ter mais autonomia, e para segurança usar algo assim,

Sensor Detector De Vazamento De Gas Stk 817 Samtek - R$ 99,28 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748186270-sensor-detector-de-vazamento-de-gas-stk-817-samtek-_JM)

Olá Arildo, já possuo um botijão de 2 kg, que é o mesmo que ia ficar dentro do Camperbox. Se necessário ainda posso levá-lo em um dos compartimentos e utilizá-lo com o mesmo fogareiro que também possui conexão para gás externo. Quanto ao sensor futuramente talvez eu acabe comprando um do tipo sim, caso eu venha a utilizar o botijão com maior frequência. Outro sensor que talvez eu adquira é o de Dióxido de Carbono, que é exalado pela respiração, mas como sempre durmo com pelo menos duas frestas nos vidros para circulação do ar, provavelmente nem seja necessário.

guimajc
19/06/2016, 10:43
Almir,

Ficou ótimo. A montagem ficou profissional, com tudo muito bem elaborado.

Aproveitando, encontrei um fabricante de chuveiro a gás portátil. Não sei se conhecem:

Chuveiros a gas NC - Chuveiros NC a gas, Chuveiros ecologicamente corretos, que geram economia de agua e gas sem utilizar energia eletrica (http://chuveirosnc.com.br/pt-br/produtos/camping-adventure#mdlMenu)

JRoberto
19/06/2016, 11:37
Tai um projeto bem elaborado e executado, e que com certeza vai ficar melhor ainda, conforme for usando e surgindo novas ideias e melhorias. Valeu por disponibilizar todo o processo passo a passo, certamente será fonte de consulta, muito útil.

guimajc
19/06/2016, 12:09
Almir,

Explorando um pouco mais do seu conhecimento. Estou pensando em comprar (ou até montar) um mini trailer, e gostaria de instalar um esquema com bateria estacionária (especialmente para camping em locais remotos). Penso que talvez seja mais interessante montar a bateria com o controlador de carga e relê de alta amperagem dentro do jimny (atrás do banco do motorista, no assoalho) e apenas conectar ao sistema elétrico do trailer quando estiver parado.

Como que poderia fazer esta conexão (por cabo) de maneira rápida? É viável manter uma conexão elétrica "escondida" no parachoque traseiro (perto do engate)?

Att.

Almir Almeida
19/06/2016, 15:55
Tai um projeto bem elaborado e executado, e que com certeza vai ficar melhor ainda, conforme for usando e surgindo novas ideias e melhorias. Valeu por disponibilizar todo o processo passo a passo, certamente será fonte de consulta, muito útil.

Almir,

Ficou ótimo. A montagem ficou profissional, com tudo muito bem elaborado.

Aproveitando, encontrei um fabricante de chuveiro a gás portátil. Não sei se conhecem:

Chuveiros a gas NC - Chuveiros NC a gas, Chuveiros ecologicamente corretos, que geram economia de agua e gas sem utilizar energia eletrica (http://chuveirosnc.com.br/pt-br/produtos/camping-adventure#mdlMenu)

Obrigado JRoberto e Guima!

Legal este chuveiro! Ainda não conhecia. Caso meu projeto de aquecimento através do cano de escapamento não dê certo, poderá ser uma alternativa para um banho quente.

Almir Almeida
19/06/2016, 16:04
Almir,

Explorando um pouco mais do seu conhecimento. Estou pensando em comprar (ou até montar) um mini trailer, e gostaria de instalar um esquema com bateria estacionária (especialmente para camping em locais remotos). Penso que talvez seja mais interessante montar a bateria com o controlador de carga e relê de alta amperagem dentro do jimny (atrás do banco do motorista, no assoalho) e apenas conectar ao sistema elétrico do trailer quando estiver parado.

Como que poderia fazer esta conexão (por cabo) de maneira rápida? É viável manter uma conexão elétrica "escondida" no parachoque traseiro (perto do engate)?

Att.

Eu também acho mais vantagem utilizar o controlador de carga, ligado ao alternador do que utilizar um separador de baterias, que é bem mais caro e dependendo do modelo menos eficiente que o controlador. A vantagem do separador é que a bateria secundária também auxilia a bateria principal, no caso da partida do carro. Utilizando o controlador servirá apenas para carregar a bateria estacionária. Para conexão do alternador à bateria que ficará no trailer (na realidade um cabo ligado diretamente à bateria do carro, pois esta está ligada ao alternador), você poderá utilizar conectores MC4, os mesmos utilizados no painel solar, pois são removíveis (macho e fêmea) e resistente a água/chuva. Ou então utilizar o mesmo conector da conexão elétrica das setas/lanternas do reboque, caso sobre pelo menos 1 terminal (o terra é comum). Pela distância (4 metros ou mais) talvez seja melhor utilizar um cabo de 4mm ou 6mm da bateria do carro até o controlador de carga que por sua vez estará ligado à bateria estacionária. Se for um controlador programável talvez não seja nem necessário o relê de 70A, basta programá-lo para só carregar com voltagem acima de 13V, assim não irá descarregar a bateria do carro. Mas por garantia preferi colocar o relê, que só faz a conexão quando o carro estiver ligado.

Conectores MC4:
531042

Meccano
19/06/2016, 17:19
Brilhante Almir!! eu até acho que tirei o máximo no pajeirinho sempre focado numa CAMA!

mas voce conseguiu esse resultado em todos detalhes, isso realmente é ter autonomia!

Essa sua execução tão pensada me remete aos melhores projetos de barcos pequenos.

muito bom! e acompanhando...

Almir Almeida
20/06/2016, 00:20
Brilhante Almir!! eu até acho que tirei o máximo no pajeirinho sempre focado numa CAMA!

mas voce conseguiu esse resultado em todos detalhes, isso realmente é ter autonomia!

Essa sua execução tão pensada me remete aos melhores projetos de barcos pequenos.

Obrigado Meccano! não foi fácil chegar em uma configuração que permitisse acomodar várias coisas e ainda uma cama dentro de um carro pequeno como a Tracker. Se fosse um carro maior, como uma Defender 110 já daria p/ explorar mais possibilidades como, por exemplo, uma cozinha interna. Acredito que com uma TR4 e outros carros de porte similar também dê para fazer algo parecido.

Mas quanto a meu projeto sempre haverá uma ou outra coisa para ajustar ou melhorar. Qualquer novidade ou modificação estarei compartilhando aqui.

Abraço.

Almir Almeida
20/06/2016, 13:15

Olá Meccano, estava vendo agora seu projeto de um camperbox para a TR4:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/102710-ajeitando-um-jipinho-pajero-tr4-pra-rodar-na-argentina-em-maio.html

Também ficou muito legal e funcional seu projeto. Pena que não cheguei a ver antes senão também teria aproveitado algumas de suas idéias e soluções. Parabéns pelo seu projeto e trabalho de marcenaria e serralheria, e pela viagem bem planejada!

Pena que algumas fotos de seu tópico estão com o link quebrado ou inacessível.

Abraço

Almir Almeida
22/06/2016, 16:59
Hoje foi instalado o kit de Lift de 2" e a Roda-Livre AVM. Aproveitei e também troquei os amortecedores dianteiros e traseiros. Segue algumas fotos de como ficou...

531316

531317

531318

531319

531320

Diiferença de altura na traseira. Antes e depois...

531327

Uma comparação com o Duster. A Tracker original, com os pneus 235-60-16 é até um pouco mais baixa que o Duster.

531321

Também troquei o estepe por um pneu AT 235-70-16, pois se fosse utilizar o original o carro ficaria torto.

Diogo_Vargas
22/06/2016, 17:53
Almir, venho acompanhando sua saga desde o primeiro post deste tópico e o seu projeto do camper-box matou a pau.

Mas agora com o lift, ficou perfeita, tive que falar!

Quando vieres ao Sul (RS) para visitar a nossa serra, cânions, me avise que te guio por lá se não tiver nada na minha agenda.

Eu comprei uma barraca de teto e adoro acampamento, mas esse seu está top.

Abraço e boas viagens.

Almir Almeida
22/06/2016, 22:05
Almir, venho acompanhando sua saga desde o primeiro post deste tópico e o seu projeto do camper-box matou a pau.

Mas agora com o lift, ficou perfeita, tive que falar!

Quando vieres ao Sul (RS) para visitar a nossa serra, cânions, me avise que te guio por lá se não tiver nada na minha agenda.

Eu comprei uma barraca de teto e adoro acampamento, mas esse seu está top.

Abraço e boas viagens.

Obrigado Diogo! Com certeza breve irei conhecer esta bela região e em entrarei em contato contigo na ocasião. E quando for passar por aqui na região da Serra da Mantiqueira tb posso te levar a muitos lugares interessantes. Abraço e boas viagens a vc também!

jeisonk
23/06/2016, 10:36
Almir, sensacional, tudo :palmas::palmas:

Sempre acompanhando o passo-a-passo de tudo

Abraços

Almir Almeida
23/06/2016, 13:19
Almir, sensacional, tudo :palmas::palmas:

Sempre acompanhando o passo-a-passo de tudo

Abraços

Obrigado Jeison!

Tava vendo o site Viajantes4x4.com.br , também muito bom e cheio de informações para os aventureiros 4x4.

Abraço!

Almir Almeida
23/06/2016, 13:48
Próximo projeto... instalar na Tracker múltiplas câmeras com diferentes ângulos de visão. Parecido com o que há nas Land Rovers modernas.

531353

Provavelmente será uma câmera na dianteira, outra na traseira (já existente), e duas por baixo do carro, uma apontando para o eixo dianteiro e outra apontando para o eixo traseiro.

O objetivo é que as câmeras possam meu auxiliar nos obstáculos, como erosões, quando não houver alguém que possa me guiar em situações críticas.

Já caí várias vezes em buracos que eu não tinha visão.

Talvez eu instale um divisor de vídeo QUAD ou um DVR compacto, utilizado em sistemas de segurança, que irá dividir a tela e a saída deste eu ligo na entrada de vídeo do sistema multimídia. Este modelo abaixo, por exemplo, já possui entrada 12V e controle remoto para selecionar a câmera ou mostrar 4 câmeras simultâneas. Provavelmente terei de utilizar um regulador de voltagem 12V, pois a voltagem do carro flutua até 14,8 volts.

531351
531352

O problema do aparelho acima é que é um pouco grande para acomodar no carro (25 x 20 x 5 cm).

Ou ao invés de utilizar um aparelho posso simplesmente chavear as entradas de vídeo com a chave de 4 posições que retirei do painel de controle elétrico do camperbox; neste caso eu só poderei selecionar uma câmera por vêz.

531354

Vou começar a pesquisar os equipamentos. As câmeras terão de ser mais robustas e a prova de água; talvez as mesmas utilizadas em câmeras de ré.

Alguém já fez algo parecido?

Almir Almeida
23/06/2016, 15:36
Resolvi primeiro testar com câmeras de ré (modelo abaixo), de baixo custo e fazer o chaveamento manual, com a chave de seleção oculta abaixo do volante. Depois que chegar as peças e eu instalar estarei relatando aqui como ficou.

531356

IsmaelMatos
24/06/2016, 12:27
Oi Almir,

Já andei pensando no assunto das câmeras. Como eu já tenho a câmera de ré, exatamente igual àquela da foto que você postou, ligada no meu GPS, achei interessante colocar um seletor xing-ling desses aqui , acrescentando também uma câmera à frente e uma em cada lado do carro. As câmeras laterais ficariam presas discretamente dentro da carcaça dos retrovisores.

4 entrada 1 saida porto RCA de audio video AV Switcher Selector Box em de no AliExpress.com | Alibaba Group (http://www.aliexpress.com/item/4-Port-Switch-Video-Audio-Switcher-906/32338809581.html)

Não sei se seria prático instalar as câmeras na parte de baixo do carro, pois mesmo a minha câmera de ré, que está protegida debaixo do bojo da luz da placa traseira, fica suja e precisa de limpeza da lente.

Saudações,

Almir Almeida
24/06/2016, 14:20
Oi Almir,

Já andei pensando no assunto das câmeras. Como eu já tenho a câmera de ré, exatamente igual àquela da foto que você postou, ligada no meu GPS, achei interessante colocar um seletor xing-ling desses aqui , acrescentando também uma câmera à frente e uma em cada lado do carro. As câmeras laterais ficariam presas discretamente dentro da carcaça dos retrovisores.

4 entrada 1 saida porto RCA de audio video AV Switcher Selector Box em de no AliExpress.com | Alibaba Group (http://www.aliexpress.com/item/4-Port-Switch-Video-Audio-Switcher-906/32338809581.html)

Não sei se seria prático instalar as câmeras na parte de baixo do carro, pois mesmo a minha câmera de ré, que está protegida debaixo do bojo da luz da placa traseira, fica suja e precisa de limpeza da lente.

Saudações,

Olá Ismael,

Acabei comprando 2 micro câmeras (iguais a que postei) e o seletor RCA abaixo que permite até 4 câmeras:

531418

O seletor que vc postou seria até mais discreto.

Preciso que as câmeras fiquem em baixo, uma mostrando as rodas dianteiras e outra as rodas traseiras, para me auxiliar em obstáculos e erosões. O que posso fazer para evitar que fiquem embassadas é mantê-las cobertas com alguma capinha que eu retiro só quando for precisar. Devo instalá-las na barra central do chassis. O chaveador devo prender em algum lugar discreto abaixo do painel, mas que seja de fácil acesso.

É uma solução barata e talvez útil... vamos ver na prática... se ficar bom futuramente instalo mais câmeras e um Quad-Vídeo para mostrar até 4 câmeras simultaneamente na tela. Um modelo TOP seria este DVR automotivo abaixo , que possui entrada para 4 câmeras e grava inclusive com coordenada GPS e ainda tem rastreador 3G.

531426

4-CH WCDMA 3G Mobile Car Vehicle DVR Recorder CCTV System w/ SD Card Slot - Black - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dx.com/p/4-ch-wcdma-3g-mobile-car-vehicle-dvr-recorder-cctv-system-w-sd-card-slot-black-386219#.V21xS7grLIU)

https://www.youtube.com/watch?v=nRCmhHSz8Ms

Depois de montado postarei aqui o resultado.

Abraço

Arildo MT
24/06/2016, 14:39
Muito bom, mas cuidado, sua nave pode ser abduzida por extraterrestres alienados com tantos upgrades, rsrsrs, a serpentina se usar, faça próximo da saída do motor ali na primeira curva antes do catalizador.

Almir Almeida
24/06/2016, 16:24
Muito bom, mas cuidado, sua nave pode ser abduzida por extraterrestres alienados com tantos upgrades, rsrsrs, a serpentina se usar, faça próximo da saída do motor ali na primeira curva antes do catalizador.

Olá Arildo, minha preocupação nem é com os ETs, rsrs... mas com a bandidagem... o carro está segurado, mas os equipamentos e o condutor não; mas sempre estarei de olho.

Estava trocando ideia com um especialista em escapamentos e ele me advertiu que o cobre poderá derreter com a alta temperatura do escapamento. Será? Qualquer hora vou passar no mecânico e ver se ele tem um termômetro a laser, para medir a temperatura de cada região do escapamento e determinar o melhor ponto para enrolar a serpentina de cobre.

Um kit ideal seria este do link abaixo, com trocador de calor, mas já seria um pouco mais complexo e custoso:

R&M Vehicle Mounted Showers (http://www.hotcampshowers.com/vehicle_mounted_shower)

Arildo MT
24/06/2016, 17:28
Isso, messa a temperatura, pesquise qual o ponto de fusão do cobre/alumínio, mas acho que não pra tanto, de todo modo tenho certeza que o plastico que pretendia usar como reservatório vai derreter primeiro, depende de onde vai colocar a serpentina, poderia usar um pequeno radiador sobreposto também, se vai aquecer a água enquanto roda, ou se acampado vai ligar o motor pra aquecer rapidamente a água, depois no mantenha informados.

Amostardeiro
25/06/2016, 09:37
Olá Arildo, minha preocupação nem é com os ETs, rsrs... mas com a bandidagem... o carro está segurado, mas os equipamentos e o condutor não; mas sempre estarei de olho.

Estava trocando ideia com um especialista em escapamentos e ele me advertiu que o cobre poderá derreter com a alta temperatura do escapamento. Será? Qualquer hora vou passar no mecânico e ver se ele tem um termômetro a laser, para medir a temperatura de cada região do escapamento e determinar o melhor ponto para enrolar a serpentina de cobre.

Um kit ideal seria este do link abaixo, com trocador de calor, mas já seria um pouco mais complexo e custoso:

R&M Vehicle Mounted Showers (http://www.hotcampshowers.com/vehicle_mounted_shower)

Almir

O ponto de fusão do cobre é ao redor dos 1.000°C, acho que o escapamento não chega a tanto, creio que o cuidado maior deve ser com a pressão interna se a água aquecer demais, pode ser bem perigoso vapor queima pra KCT.

Abs

Almir Almeida
27/06/2016, 11:30
Almir

O ponto de fusão do cobre é ao redor dos 1.000°C, acho que o escapamento não chega a tanto, creio que o cuidado maior deve ser com a pressão interna se a água aquecer demais, pode ser bem perigoso vapor queima pra KCT.

Abs

Olá Antonio; tb. acho que não chegue a derreter. Não pretendo mais manter a água aquecida no tanque, como no esquema que eu havia postado, pois para isso a água teria de estar constantemente circulando através de uma bombinha e esta provavelmente não irá aguentar o trabalho constante e a alta temperatura, assim como o tanque de água.

Espero que sirva para aquecimento instantâneo com uma única passagem pela serpentina e em seguida a saída para uso. Mesmo assim teria de ser uma temperatura não muito quente, mas que sirva pelo menos para um banho no inverno, pois por questão de simplificação não teria um misturador de água quente e fria para regular a temperatura, a não ser que eu mude para um projeto mais complexo e custoso. Vou tentar medir primeiro a temperatura do escapamento com um termômetro a laser, para ver se compensa todo o trabalho.

Abs

Almir Almeida
27/06/2016, 12:00
O lift de 2" da Tracker foi testado e aprovado; passei por diversas erosões e buracos sem nenhum problema de pegar em baixo ou raspar a roda na lataria ou carroceria. Segue o trecho de um vídeo (filmagem de um amigo) de subida da Serra da Balança em Gonçalves-MG. Este amigo, que estava com um Grand Vitara 3 original (sem lift) não conseguiu subir este mesmo trecho, enquanto a Tracker subiu tranquilo, mesmo estando carregada com +/- 150 kilos do camperbox, tanque de água e acessórios.

OBS: adiante o vídeo para 47 segundos para ver a suspensão trabalhando.

https://www.youtube.com/watch?v=uvKdKCFVtbE&feature=youtu.be&t=47s

guimajc
27/06/2016, 15:20
O lift de 2" da Tracker foi testado e aprovado; passei por diversas erosões e buracos sem nenhum problema de pegar em baixo ou raspar a roda na lataria ou carroceria. Segue o trecho de um vídeo (filmagem de um amigo) de subida da Serra da Balança em Gonçalves-MG. Este amigo, que estava com um Grand Vitara 3 original (sem lift) não conseguiu subir este mesmo trecho, enquanto a Tracker subiu tranquilo, mesmo estando carregada com +/- 150 kilos do camperbox, tanque de água e acessórios.

OBS: adiante o vídeo para 47 segundos para ver a suspensão trabalhando.

https://www.youtube.com/watch?v=uvKdKCFVtbE&feature=youtu.be&t=47s

Passou com sobra! Ficou muito bom!

guimajc
28/06/2016, 15:49
Almir,

Na gringolandia tem opções interessantes para banho...

http://teardropshop.com/products/zodi-outback-gear-hot-showers-water-heaters-extreme-sc-w-stove?variant=8685656581

Zodi Outback Gear Hot Tap w/Piezo Ignition Double – TeardropShop.com (http://teardropshop.com/products/zodi-outback-gear-hot-tap-w-piezo-ignition-double?variant=8685757381)

Road Shower 2 – TeardropShop.com (http://teardropshop.com/products/road-shower-2?variant=17187233669)

Almir Almeida
28/06/2016, 19:23
Almir,

Na gringolandia tem opções interessantes para banho...

Zodi Outback Gear Hot Showers & Water Heaters Extreme SC w/Stove – TeardropShop.com (http://teardropshop.com/products/zodi-outback-gear-hot-showers-water-heaters-extreme-sc-w-stove?variant=8685656581)

Zodi Outback Gear Hot Tap w/Piezo Ignition Double – TeardropShop.com (http://teardropshop.com/products/zodi-outback-gear-hot-tap-w-piezo-ignition-double?variant=8685757381)

Road Shower 2 – TeardropShop.com (http://teardropshop.com/products/road-shower-2?variant=17187233669)

Sim, lá fora tem muitas opções de chuveiro quente para camping, inclusive alguns mais tecnológicos, como este:

Companion Aquacube(R) Logic Camp Shower - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qVJv63tpZik)

O problema é que são todos "trambolhos", e não tenho espaço para levar; por isso queria fazer um sistema de aquecimento já integrado com minha ducha e sem ocupar espaço interno. Quem sabe a serpentina pelo escapamento seja uma possibilidade... provavelmente farei um experimento.

Outra opção bastante simples é colocar um ou mais ebolidores 12V no tanque de água... os mesmos utilizados para ferver água para chimarrão; só que o aquecimento seria muito lento (horas) e ainda preciso medir se a corrente consumida não irá comprometer a bateria. Se a corrente fornecida pelo painel fotovoltaico for suficiente para manter a geladeira, o ebolidor e ainda sobrar um pouco para manter a carga da bateria estacionária, pode ser que seja viável. Eu deixaria ligado durante a viagem ou enquanto o painel solar estiver ativo, e tomaria um banho quente ou pelo menos morno, no final do dia. Depois farei medições do consumo (em amperes) do ebolidor 12V.

rafaellsm
03/07/2016, 22:40
Que tópico fantástico! Ainda não tive tempo de ler todas as páginas mas farei isso assim que possível.

Parabéns pelo talento e capricho nos projetos.

mbonato
05/07/2016, 09:33
Ficou muito bom mesmo Almir!!! Parabéns pelo trabalho!!!

Almir Almeida
06/07/2016, 19:50
Obrigado Rafael e MBonato!

Hoje coloquei mais um acessório útil; um termômetro com medidor de umidade relativa. Marca a temperatura atual, máxima e mínima, além da umidade relativa atual, máxima e mínima.

532130

Também instalei a bomba d'água pressurizada e automática Shurflo, que eu havia comprado dos EUA e só chegou agora. Bem mais prática que a bombinha anterior. Agora basta abrir a torneira que a bomba se liga automaticamente além de ter uma melhor pressão.

532131

532132

Arildo MT
06/07/2016, 23:23
Se for fazer a serpentina, o que determinara a temperatura sera a vasão e quantidade de espirais.

rafaellsm
08/07/2016, 09:43
Obrigado Rafael e MBonato!

Hoje coloquei mais um acessório útil; um termômetro com medidor de umidade relativa. Marca a temperatura atual, máxima e mínima, além da umidade relativa atual, máxima e mínima.

532130

Também instalei a bomba d'água pressurizada e automática Shurflo, que eu havia comprado dos EUA e só chegou agora. Bem mais prática que a bombinha anterior. Agora basta abrir a torneira que a bomba se liga automaticamente além de ter uma melhor pressão.

532131

532132

E qual o modelo dessa bombinha? Só por curiosidade..

Almir Almeida
08/07/2016, 14:00
E qual o modelo dessa bombinha? Só por curiosidade..

Shurflo mod. 105-013 (automática)

guimajc
08/07/2016, 15:12
Almir,

Veja o que um forista postou em outra discussão: Solar Heated Pressurized Shower | Where's My Office Now (http://wheresmyofficenow.com/solar-heated-pressurized-shower/)

Almir Almeida
08/07/2016, 16:53
Almir,

Veja o que um forista postou em outra discussão: Solar Heated Pressurized Shower | Where's My Office Now (http://wheresmyofficenow.com/solar-heated-pressurized-shower/)

Sim, já conhecia; dá para fazer com tubo de PVC pintado de preto; o problema é que só é aquecido pela luz do sol, ou seja, nos dias nublados ou chuvosos não terá nenhum aquecimento. Outro problema é que atrapalha bastante a estabilidade do carro devido ao peso concentrado em um lado do teto. A capacidade também não é muito grande: +/- 15 litros se for apenas 1 tubo. Futuramente quero fazer algo similar, mas preso ao chassis, onde dá para prender 4 canos de PVC do mesmo tamanho, totalizando aproximadamente 40 litros. Assim eu também elimino o tanque de 28 litros que atualmente ocupa espaço no camper-box. Quem sabe a serpentina pelo escapamento ajude a aquecer... só não fiz ainda por falta de tempo, mas breve devo experimentar.

Almir Almeida
11/07/2016, 16:51
09/07/2016 - Acampando em Caraguatatuba, com os amigos Otaviano e Vanessa do "Vivendo Mundo Afora" ( Vivendo Mundo Afora - YouTube (http://youtube.com/vivendomundoafora) )

532428

532429

sandro_ventania
11/07/2016, 22:03
Esse casal é um barato...acompanho a viagem deles!
Se estiver por aí ainda, manda um abraço!

Almir Almeida
13/07/2016, 13:24
Hoje instalei a câmera debaixo do carro, que funcionará como "zequinha virtual" e irá auxiliar na passagem por buracos e erosões que não são visíveis.

Como só instalei 2 câmeras - a traseira, e a inferior - não foi necessário eu utilizar o chaveador de vídeo. Eu controlo qual câmera desejo visualizar diretamente na tela do multimídia do carro.

A câmera traseira agora funciona independente da ré estar acionada, ou seja posso monitorar a traseira mesmo com o carro andando a frente. Basta eu pressionar um botão no painel.

Câmera sob a carroceria, monitorando a dianteira:

532535

Câmera traseira, que funciona independente da ré estar acionada:

532536

rafaellsm
13/07/2016, 13:54
Que isso!! Há um tempo atrás terei fazer isso com minha câmera de ré do Sportage mas não consegui. Como você fez?

Qual camera utilizou para a inferior??

Parabéns, bela ideia!

Almir Almeida
13/07/2016, 15:36
Que isso!! Há um tempo atrás terei fazer isso com minha câmera de ré do Sportage mas não consegui. Como você fez?

Qual camera utilizou para a inferior??

Parabéns, bela ideia!

Olá Rafael, obrigado!

Eu utilizei a mesma câmera que postei na página 16 deste tópico; a mesma utilizada como câmera de ré; para maior proteção revesti toda a câmera e o cabo com 2 camadas de silver-tape. A câmera foi presa acima do eixo traseiro apontado para a frente do carro. Como meu multimídia tem 3 entradas de vídeo, eu uso uma entrada para o receptor de TV, outra para a câmera traseira e a última para a câmera inferior e seleciono qual quero ver diretamente na tela do multimídia. Só tem um problema, como a câmera foi feita para apontar para trás, a imagem inferior-dianteira aparece invertida. Mas ví que existe câmera frontal; futuramente devo trocar, para não confundir a cabeça nas manobras.

Almir Almeida
14/07/2016, 19:01
Troquei o colchão de espuma por um auto-inflável da Quechua. É bem mais compacto para guardar, não ocupando tanto espaço como o de espuma. Basta desenrolá-lo e abrir a válcula que ele se enche automaticamente sem necessidade de uma bomba de ar. E para guardar basta enrolar novamente e colocá-lo de volta na sacola, podendo ser guardado atrás dos bancos. Ficou bem mais prático.

532651

532652

532653

532654

Aislante autohinchable QUECHUA A300 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=mAL1hgzUrZY)

Almir Almeida
15/07/2016, 01:53
Acabei melhorando o sistema elétrico. Adquiri uma fonte e carregador de bateria de 30A bivolt automático, bastante compacto, que será fixado na lateral direita do camperbox. Assim quando eu estiver em um camping ou algum lugar em que haja uma tomada 110V ou 220V disponível basta eu plugar a tomada que a bateria é automaticamente carregada além de alimentar os aparelhos 12V, inclusive a geladeira.

532674

Também automatizei o sistema de carregamento, que agora funciona da seguinte forma:

Se a chave "alternador" estiver acionada, assim que o carro for ligado o painel solar é desligado e a bateria passa a ser carregada pelo alternador. E quando o carro é desligado o painel solar volta a carregar a bateria. Fiz desta forma porque o alternador tem uma melhor eficiência de carregamento do que o painel solar quando o veículo está em movimento, pois a posição em relação ao sol ou áreas de sombra muda constantemente. Já se a chave "alternador" estiver desligada, o carregamento é feito somente pelo painel solar, independente do carro estar ligado ou não.

Agora, se a tomada AC for ligada em 110V ou 220V o sistema desacopla automaticamente o alternador e o painel solar, passando a bateria ser carregada pela "Usina 30A", que também alimenta os equipamentos 12V. Quando a tomada AC é desconectada o sistema retorna automaticamente para o painel solar ou para o alternador (caso o veículo esteja ligado).

Os acoplamentos do alternador, painel solar e carregador AC são feitos por 4 relês de 40A.

Interior do painel de controle:

532675

Também fiz um novo ventilador. O ventilador anterior era muito barulhento e consumia muita bateria (+/- 4A). Acabei utilizando 4 ventoinhas retiradas de sucatas de fonte de alimentação de computadores, que foram presas com presilhas de plástico e ligadas em paralelo a uma extensão com interruptor liga/desliga de abajour, que conecto a uma tomada 12V. As 4 ventoinhas consomem apenas 0,5A e são muito silenciosas, permitindo dormir a noite toda sem ser incomodado pelo barulho e sem descarregar muito a bateria estacionária.

532676

JonasBranda
15/07/2016, 12:18
Fantástico o projeto! Parabéns pela execução! Ficou excelente! Estou reunindo informações para um projeto e com tuas explanações já dá para ter uma melhor noção das opções e desafios para a montagem de um "micro-motorhome".

Abraços

rafaellsm
15/07/2016, 13:27
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:

É uma aula atrás de outra. Parabéns!

Almir Almeida
15/07/2016, 15:24
Obrigado pessoal!

Já refiz o circuito do painel e deixei preparado a fiação para conectar o carregador assim que o equipamento chegar. Após instalar o carregador "Usina 30A" publicarei uma foto mostrando como ficou.

Segue o novo circuito elétrico automático.

532681

Almir Almeida
20/07/2016, 13:49
Novos acessórios adquiridos:

Gazebo Quechua 3x3 - com uma área de 9 metros quadrados, pode ser utilizado como anexo acoplado à traseira ou lateral do carro, permitindo uma área coberta para a cozinha, além de espaço de convivência com mesa e cadeiras. As paredes podem ser totalmente abertas ou fechadas e inclui tela mosquiteiro. É resistente a ventos e chuvas fortes.

532863

Quechua - Shelter 3x3M Fresh - FUNCTIONALITIES - YouTube (https://youtu.be/hC3GaWOCQ7M)

Cabine Quechua. Monta-se rapidamente e automaticamente, em segundos, podendo ser utilizada para trocar roupa, tomar banho, ou como toalete em conjunto com o satinário químico (porta-poti).

532864

Quechua - Cabina 2 Seconds - YouTube (https://youtu.be/6NAMR7ycY4A)

Toldo Quechua. Permite inúmeras configurações diferentes. Preso ao carro, na traseira, nas laterais, presa entre 2 carros, ou mesmo fora do carro como sombreiro ou cobertura para barracas. Inclui varetas de sustentação com altura regulável. É bem rápido de montar. Para guardar também é muito compacto, e pesa apenas 2,5 Kg.

532865

Abaixo um exemplo de utilização do toldo, preso ao carro. É uma solução mais versátil que os toldos fixos para carro, que só podem ser utilizados de um único lado, além de ser muito mais barato. Também é bem rápido de se montar.

532866

Rede de deitar Quechua. Muito compacta e aguenta até 110 Kg, ideal para relaxar na praia ou no campo, podendo ser fixada entre 2 árvores.

532867

Abaixo, como ficou a montagem da cama na versão casal, com os colchões auto-infláveis Quechua A300. Couberam exatamente na medida do camperbox. Cada colchão tem 1,90 x 0,64 M.

532868

Agora só falta eu adquirir um novo painel solar flexível que será preso ao bagageiro Thule 100, pois para caber todos os acessórios preciso utilizar o espaço do bagageiro.

532869

guimajc
21/07/2016, 14:56
Almir,

Pretendo comprar um Gazebo destes da Quechua. É uma boa para fixar acampamento por períodos mais longos... Também quero adquirir uma cabine dessas para usar com porta potti.

Não conhecia esse toldo. Muito interessante.

Você está bem equipado!

Almir Almeida
21/07/2016, 16:08
Almir,

Pretendo comprar um Gazebo destes da Quechua. É uma boa para fixar acampamento por períodos mais longos... Também quero adquirir uma cabine dessas para usar com porta potti.

Não conhecia esse toldo. Muito interessante.

Você está bem equipado!

Existem várias opções de gazebos, inclusive alguns dobráveis como o da Nautika; porem não são resistentes a vento forte... esse da Quechua foi o único que encontrei que suporta ventos fortes, além de fechar-se totalmente e ter telas mosquiteiro. Não é barato (paguei R$ 1.000,00) mas é de ótima qualidade. Agora, realmente não é prático ficar montando e desmontando para curta estadia. Por isso que também comprei o toldo; que também pode ser montado de diversas formas e bem mais rápido que o gazebo, além de ser muito mais barato que os toldos fixos para carro.

Já a cabine de banho é super rápido para montar e desmontar.

Almir Almeida
21/07/2016, 16:15
Hoje concluí a instalação do carregador de bateria "Usina 30A". Agora, quando eu estiver em algum camping com uma tomada 100~240V disponível basta eu ligar o carregador que além de carregar a bateria também mantem os acessórios 12V funcionando, como a geladeira (embora esta também possa ser ligada em 110~220V). Como o carregador é bivolt automático nem preciso me preocupar com a voltagem do local. Ao plugar na tomada automaticamente o painel de controle do camper-box desconecta o painel solar ou o alternador. Ao retirar da tomada volta automaticamente para o carregamento pelo painel solar ou pelo alternador caso o veículo seja ligado.

Outra vantagem deste carregador é seu tamanho compacto que possibilitou ser instalado ao lado do camper-box, sem ocupar espaço nos baús.

532921

532922

Almir Almeida
22/07/2016, 13:17
Adquiri um novo painel solar flexível de 100W. Será instalado sobre o bagageiro Thule. Hoje não consigo utilizar o painel solar atual juntamente com o bagageiro Thule. E este bagageiro está fazendo bastante falta pois o espaço no carro agora é bem limitado. Como o painel foi importado diretamente da China, pelo Aliexpress, irá demorar várias semanas para chegar; enquanto isso irei viajar sem o Thule, ou com este mas sem o painel solar. Quando chegar e eu estiver instalado postarei aqui como ficou.

532966

ficará similar a esta foto abaixo. A diferença é que meu Thule é mais curto.

532967

NelsonB
25/07/2016, 13:52
Prezado Almir, antes de mais nada, parabéns por todo o trabalho!Sem dúvida realizas algo que é um sonho para muitos de nós!
Este painel será colado no Thule bom? Como pretende fixar? A ideia é usar ele só com o carro parado? Há painel que possa ser dobrado, para levar dentro do caro e usar no local?
grande abraço!
Nelson Brügger

Almir Almeida
25/07/2016, 19:39
Prezado Almir, antes de mais nada, parabéns por todo o trabalho!Sem dúvida realizas algo que é um sonho para muitos de nós!
Este painel será colado no Thule bom? Como pretende fixar? A ideia é usar ele só com o carro parado? Há painel que possa ser dobrado, para levar dentro do caro e usar no local?
grande abraço!
Nelson Brügger

Olá Nelson, obrigado!

Há 6 pontos de fixação no painel solar flexível; utilizarei estes mesmos pontos para fixar ao Thule com parafusos inox que depois serão bem vedados com cola de vedação para não entrar água ou poeira.

Com o novo circuito de carregamento automático o painel solar entra em modo de carregamento sempre que o veículo está desligado. Em movimento a carga é feita pelo alternador pois este fornece uma amperagem maior que o painel, mas também tenho a opção de desativar o carregamento pelo alternador desligando uma chave no painel de controle.

Eu não quis utilizar um painel portátil ou dobrável pois não poderia ser utilizado em qualquer lugar por risco de roubo. Mesmo em camping, se não estiver a minha vista corre o risco de alguém levar. Já este painel como ficará pouco visível e preso ao Thule o risco de roubo é menor - mas mesmo assim não posso bobear.

Hoje também acabei trocando o controlador de carga, por um de 30A com mais recursos. O controlador anterior de 20A mostrava somente a voltagem da bateria. Este novo mostra além da voltagem, a amperagem fornecida pelo painel, a amperagem consumida, total de amperagem fornecida e consumida, nível de carga da bateria, e outras informações. Assim fica mais fácil gerenciar o estado e consumo da bateria assim como estimar o tempo que continuará alimentando a geladeira e outros acessórios até o próximo ciclo de carga.

Abraços!

533171

533172

533173

FábioBananal
26/07/2016, 08:15
Bom dia!! No camping com o carro parado vc não vai querer deixar seu carro na sombra durante o dia??? Não seria mais viável o painel com um suporte para deixa no sol virando sempre para o lado de melhor eficiência? ??

jeisonk
26/07/2016, 10:46
Bom dia!! No camping com o carro parado vc não vai querer deixar seu carro na sombra durante o dia??? Não seria mais viável o painel com um suporte para deixa no sol virando sempre para o lado de melhor eficiência? ??

Exato :pensativo:

Abraços

Almir Almeida
27/07/2016, 01:17
Olá Fábio e Jeison,

Como eu havia comentado não quero usar um painel móvel pois irá restringir os lugares onde eu poderei utilizá-lo devido ao risco de roubo do equipamento. Se, por exemplo, eu estacionar na rua, não tem como eu utilizar um painel externo.

Em camping estruturado geralmente há uma tomada AC disponível, dispensando o uso do painel solar.

Minha bateria consegue manter a geladeira funcionando por mais de 24 horas mesmo sem uso do painel solar ou alternador, por isso não é necessário que o veículo esteja sempre ao sol. O uso do painel solar seria mais para condições onde eu não tenha nenhuma fonte de energia e o veículo for ficar parado por muito tempo sem que a geladeira possa ser desligada.

Ou seja, o painel solar é bastante útil, mas nem sempre será necessário.

Depois que eu instalar o novo painel flexível que ficará sobre o Thule, este painel rígido de 150W devo aproveitá-lo em minha casa ou em meu futuro motorhome.

Abraço

NelsonB
27/07/2016, 12:21
Almir, vc sabe se painéis dobráveis tem a mesma eficiência dos mais rígidos por área? Digo pq como tenho necessidade de usar não só no carro, para mim seria interessante....
abraços

Nelson

Almir Almeida
27/07/2016, 22:15
Almir, vc sabe se painéis dobráveis tem a mesma eficiência dos mais rígidos por área? Digo pq como tenho necessidade de usar não só no carro, para mim seria interessante....
abraços

Nelson

Olá Nelson, painéis flexíveis (ou mesmo alguns modelos dobráveis) podem até ser mais eficientes que painéis rígidos comuns, assim como o inverso também pode ocorrer. Tudo depende do tipo e qualidade dos materiais e das especificações técnicas. Basta consultar a tabela de especificações do fabricante e comparar entre os diversos modelos.

Dê uma olhada neste link que explica um pouco melhor.

http://www.portalsolar.com.br/blog-solar/painel-solar/escolhendo-o-painel-fotovoltaico--tabela-do-inmetro.html

O painel flexível de 100W que comprei tem eficiência de 21,3% enquanto meu painel rígido Canadian Solar 150W tem eficiência de 15,17% ou seja o flexível é até mais eficiente. Já a amperagem máxima do painel flexível de 100W é de 5,71A enquanto o painel rígido de 150W é de 8,3A.

Neste outro link você pode calcular o tipo de painel necessário em função da carga:

Simulador Solar | Portal Solar - Tudo sobre Energia Solar Fotovoltaica (http://www.portalsolar.com.br/calculo-solar)

Almir Almeida
01/08/2016, 00:15
Neste final de semana testei os equipamentos acampando no alto da Serra da Bocaina a quase 2000 metros de altura e temperatura próximo a zero graus. Foi tranquilo dormir no carro.

533555

533556

533557

533558
Vista do "quarto"

533559
Suspensão aprovada

533560

533561
Caminho de pedras

533562
Nascer do sol espetacular

Osmar Junior
01/08/2016, 08:19
Belas fotos !!! Parabéns !!!

rafaellsm
01/08/2016, 08:31
Maravilha de acampamento!!

Almir Almeida
01/08/2016, 19:35
Quem quiser o Tracklog desta trilha, segue o link para download:

Parte 1:
Wikiloc - Turma4x4.com.br - 005 - Serra da Bocaina - Areias a Macacos - Trilha da Repetidora e Nascente - Parte 1 trilha - Areias, Sao Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=14202596)

Parte 2:
Wikiloc - Turma4x4.com.br - 005 - Serra da Bocaina - Areias a Macacos - Trilha da Repetidora e Nascente - Parte 2 trilha - Silveiras, Sao Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=14202621)

NelsonB
01/08/2016, 20:42
Obrigado e parabéns Almir!!!

guimajc
02/08/2016, 16:03
Almir,

Muito fera. Isso que é o bom de ter um carro que propicie autonomia para deslocamento e conforto para hospedagem.

rafaellsm
02/08/2016, 16:41
Quem quiser o Tracklog desta trilha, segue o link para download:

Parte 1:
Wikiloc - Turma4x4.com.br - 005 - Serra da Bocaina - Areias a Macacos - Trilha da Repetidora e Nascente - Parte 1 trilha - Areias, Sao Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=14202596)

Parte 2:
Wikiloc - Turma4x4.com.br - 005 - Serra da Bocaina - Areias a Macacos - Trilha da Repetidora e Nascente - Parte 2 trilha - Silveiras, Sao Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=14202621)

Almir, comecei a te seguir la no Wikiloc. Pena que a maioria das trilhas são longe do RJ.

Aliás, vi que fez vária smuito legais..

Parabéns!

sandro_ventania
03/08/2016, 22:42
Almir, estive na Bocaina esse fim de semana também...fiquei no camping dona Esmeralda e subi a serra no Domingo!533777

Marcus Vinicius Lameiras
04/08/2016, 18:38
Não canso de olhar e acompanhar todas as suas aventuras...
...e parabéns pelas fotos !
Mais felicidades, Almir !

Almir Almeida
06/08/2016, 23:52
Almir, estive na Bocaina esse fim de semana também...fiquei no camping dona Esmeralda e subi a serra no Domingo!

Legal Sandro! também já acampei lá, é bem estruturado. Você também dorme no carro?

Almir Almeida
07/08/2016, 00:32
Não canso de olhar e acompanhar todas as suas aventuras...
...e parabéns pelas fotos !
Mais felicidades, Almir !

Obrigado Marcus e demais!

Neste final de semana fiz uma viagem de teste, não off-road, mas por asfalto passando por algumas cidades como Campinas, Holambra, Lindoia, Serra Negra, Socorro e Pedra Bela.

Acabei dormindo em Holambra...

533934

não... não foi neste belo hotel, mas na frente dele, dentro da Tracker, kkk

Foi bem tranquilo, e quem está na rua nem desconfia que tem alguém dormindo no carro. Como os americanos chamam... "stealth camper".

Todos os equipamentos tem funcionado muito bem... cama, geladeira, sistema de energia solar, "vaso", etc...

Devido o espaço ocupado no interior do veículo pelos diversos equipamentos é bastante apertado para eu me movimentar, mas já estou me acostumando com os movimentos e contorções para montar e desmontar a cama, fechar as janelas, me trocar e usar o vaso sem precisar sair do carro, o que é bastante útil em ambientes urbanos ou em dias de chuva. Agora, se for utilizar a configuração "casal" necessariamente preciso sair do carro para configurar a "casa" embora o processo leve no máximo 5 minutos. Na configuração "casal" também não é possível utilizar o vaso internamente, mas disponho da tenda de banho que também pode abrigar o vaso caso eu esteja em camping selvagem; já se eu for ficar em camping estruturado ou dormir em postos 24 horas nem é necessário levar o vaso.

O bagageiro Thule está fazendo bastante falta pois com ele posso liberar bastante espaço interno. Mas o painel solar também não posso dispensar pois este mantem a carga da bateria secundária sempre alta quando o veículo estiver parado, para o funcionamento constante da geladeira. Estou aguardando chegar o painel solar flexível que será instalado sobre o bagageiro Thule; assim conseguirei liberar mais espaço interno pois as as bagagens e várias tralhas irão para o teto.

Mas a grande vantagem deste camperbox tem sido poder parar e dormir em qualquer lugar sem chamar atenção, dispensando gastos com hotel e até com camping... mas procuro sempre lugares tranquilos e seguros.

Segue algumas fotos da última viagem...

533935

533936

533937

533938

Marcus Vinicius Lameiras
07/08/2016, 04:13
Mais uma vez, parabéns pelas empreitadas!:safari-rig:

sandro_ventania
07/08/2016, 16:36
Legal Sandro! também já acampei lá, é bem estruturado. Você também dorme no carro?

Ué, ainda não viu meu tópico aqui mesmo nessa seção?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/155294-assim-tenho-viajado.html

Almir Almeida
07/08/2016, 18:03
Ué, ainda não viu meu tópico aqui mesmo nessa seção?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/155294-assim-tenho-viajado.html

Olá Sando, realmente ainda não tinha visto sua "Hilux-Camper". Agora que vi o vídeo no início de seu tópico e vou começar a ler todos os posts.

A Hilux tem um espaço bem maior que a Tracker, não precisa empurrar os bancos dianteiros à frente e nem precisa de um extensor para montar a cama como tive de fazer. Bem mais prático, pois pode deixar a cama permanentemente montada.

Também fiquei curioso sobre o funcionamento e montagem de sua geladeira.

Vou terminar de ler seus posts.

Parabéns pela sua configuração! Bastante prático, inventivo e funcional! Abraços

Almir Almeida
09/08/2016, 12:21
Hoje fiz um teste de uma nova configuração para viagens "solo", ou seja, apenas eu. Retira-se o banco do passageiro - é muito rápido e fácil - apenas 3 minutos para retirar ou colocar, liberando assim espaço para uma montagem fixa da geladeira e do vaso. Com isso consigo montar a cama na configuração casal, que é muito mais confortável para dormir e faz uma grande diferença na qualidade do sono, além de liberar mais espaço já que o espaço anteriormente ocupado pela geladeira poderá ser utilizado para guardar outras coisas.

Também fica bastante prático o acesso à geladeira quando em viagem sem eu precisar descer do carro para pegar água/suco/refrigerante ou algum alimento gelado. Com a cama montada também é possível acessar a geladeira.

Preciso agora fazer um suporte em madeira para a geladeira e o vaso, para que fiquem bem presos.

534114

534115

534116

534117

Rubens Linhalis
09/08/2016, 13:55
Incrivel ! Cada vez melhor. Bem legal a ideia de retirar o banco. Só cuidado para nao errar e pegar refrigerante no vaso ao inves da geladeira...rs

abraços

Almir Almeida
11/08/2016, 15:09
Incrivel ! Cada vez melhor. Bem legal a ideia de retirar o banco. Só cuidado para nao errar e pegar refrigerante no vaso ao inves da geladeira...rs

abraços

O vaso ao lado da geladeira realmente não é a melhor das configurações, mas na falta de espaço vai assim mesmo, kkk.

Hoje adquiri um ventilador USB da Multilaser de 8 polegadas - muito silencioso e baixíssimo consumo de bateria - no controlador solar marcou apenas 100mA de consumo. Como é USB, ou seja 5V, não pode ser ligado direto no 12V, mas como o controlador solar tem 2 saídas USB eu utilizo uma delas para o ventilador. Ou quem quiser também pode usar um adaptador USB 12V.

Com este consumo muito baixo pode ficar ligado a noite toda sem consumir muito da bateria. Vai ser bastante útil no verão.

Fica a dica para quem precisa de um ventilador para usar na barraca ou motorhome.

OBS: existe um ventilador desse pequeno que é muito fraco; esse que comprei é o de 8 polegadas da Multilaser, com hélices em metal, modelo AC270.

534229

sandro_ventania
12/08/2016, 17:05
Muito boa a arrumação...pena que é estilo lobo solitario.

Almir Almeida
12/08/2016, 22:03
Muito boa a arrumação...pena que é estilo lobo solitario.

Olá Sandro,

Na realidade não é uma configuração fixa. Posso montar ou desmontar as diferentes configurações conforme a necessidade e tipo de viagem, seja viajando só ou acompanhado.

Posso ou não levar o vaso sanitário assim como a geladeira e acessórios que vão nos baús, como o tanque de água de 28 litros. Se, por exemplo, eu for ficar em local com disponibilidade de banheiro como camping estruturado ou postos 24H, também não preciso levar o sanitário químico.

Levando a geladeira maior Mobicool não consigo configurar a cama de casal a não ser que ela fique no lugar do banco do passageiro; neste caso só dá para viajar sozinho mesmo e a cama de casal seria apenas para se ter maior conforto para dormir sozinho. Como viajo só na maioria das vezes, ou acompanhando outros amigos em expedições (cada um em seu carro), então esta configuração alternativa retirando-se o banco do passageiro será muito útil devido ao ganho de espaço e maior conforto para dormir.

Já se eu levar a geladeira Black&Decker, que é menor, consigo configurar a cama de casal sem a necessidade de se retirar o banco do passageiro, pois esta geladeira fica guardada abaixo do extensor da cama. O único problema é que esta geladeira Black&Decker por ser termoelétrica tem um consumo muito maior de energia (por volta de 4A constantes) e pouca eficiência para refrigeração em dias muito quentes. Já a geladeira Mobicool pode funcionar até como freezer, chegando até 15 graus negativos e gasta pouca energia, por volta de 200 mA quando o compressor não está funcionando, e o compressor só liga quando sobe a temperatura, por isso o gasto é muito menor - pode ficar alguns dias ligado apenas com a carga da bateria estacionária.

Mas já tenho planos de montar um motorhome 4x4. Este é o link do tópico que abri para este novo projeto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/157698-pickup-4x4-com-camper-fixo-para-expedicoes.html

Mas ainda pretendo utilizar bastante a Tracker-Camper em muitas viagens e expedições.