Conectar

Ver Versão Completa : Tracker Camper - um "micro-motorhome" para expedições e acampamentos

Páginas : 1 [2]

Almir Almeida
13/08/2016, 21:45
Mais uma mudança... Troquei novamente o colchão.

O colchão Quechua A300 é muito bom; porem quando eu utilizava apenas um colchão para a versão "solteiro" ficava um pouco apertado e para utilizar 2 colchões para montar a versão "casal" não dava para utilizar a geladeira.

Acabei mandando cortar espumas sob medida e divididas em 4 peças, sendo que uma peça preenche o espaço da geladeira quando esta não for utilizada. Assim, quando eu for utilizar a geladeira e for dormir só acabo tendo o mesmo conforto da versão "casal", pois a lateral que antes ficava na madeira agora estará coberta pela espuma permitindo eu me movimentar para os lados.

Com esta solução não preciso mais retirar o banco do passageiro.

Agora falta fazer as capas em tecido para as espumas.

534360

534361

Só mesmo fazendo testes é que a gente vai descobrindo o que pode ser melhorado. Pode ser que ainda surjam outras melhorias ou adequações.

Almir Almeida
16/08/2016, 18:34
Finalmente hoje chegou o painel solar flexível de 100W. É extremamente fino e leve. Vou agora fixá-lo ao bagageiro Thule através de parafusos inox e vedar bem com silicone. O painel irá acompanhar a curvatura do próprio bagageiro. Com a tampa do bagageiro aberta eu consigo uma inclinação de 45º que poderá ajudar na eficiência do carregamento quando eu estiver acampando.

534508

534509

Breve postarei as fotos da montagem final.

sandro_ventania
16/08/2016, 19:34
Muito legal! Quanto custou?

Almir Almeida
16/08/2016, 22:24
Muito legal! Quanto custou?

Apenas US$ 100,00 no Aliexpress, porem com frete e a facada de R$ 400,00 de imposto, saiu por R$ 850,00; mas no Mercadolivre vendem de R$ 1600,00 a R$ 1800,00; então mesmo assim acabou compensando.

Almir Almeida
16/08/2016, 22:31
Terminei de montar o "Thule-Solar".

534540

Fiz os furos utilizando um ferro de solda. Não se deve utilizar broca e furadeira pois pode rachar o plástico.

534541

Os furos foram feitos na medida exata do parafuso para evitar infiltrações.

534542

Para impermeabilizar utilizei também silicone.

534545

O painel foi fixado com parafusos, arruelas e porcas de Inox travadas por dentro para evitar furto.

534543

534544

Painel montado!

534546

Aproveitei e também forrei o interior do Thule com espuma para evitar ruídos dos objetos.

Agora é só retirar o painel rígido e instalar o Thule no teto.

Os problemas de espaço para bagagens acabaram!

Almir Almeida
18/08/2016, 12:17
Novo estofamento concluído!

Agora ficou bem mais rápido e prático que o colchão inflável. Além disso também tenho mais conforto para dormir, mesmo levando a geladeira; assim não precisarei mais retirar o banco do passageiro para acomodar a geladeira grande. O acesso aos baús também ficou fácil, pois os colchões são modulares.

534617

534618

534619

534620

534621

neitor
19/08/2016, 18:46
Muito bom o esquema de acampar assim, melhor ainda sem precisar retirar o banco do carona. Qual a densidade dos colchões?

Almir Almeida
23/08/2016, 11:09
Muito bom o esquema de acampar assim, melhor ainda sem precisar retirar o banco do carona. Qual a densidade dos colchões?

Olá Neitor, utilizei densidade 33, que é adequado a meu peso (+/- 80 Kg). Espessura de 6 cm.

Já dormi várias noites com esta nova configuração de colchão e está aprovado; mesmo conforto de uma cama de casal.

Almir Almeida
24/08/2016, 11:50
Acabei viajando de 19~22/08 por 1500 Km. Passei por Itatiaia, visitando o Parque Nacional (parte baixa)...

534920

534922

depois de visitar o pequeno museu com exposição de animais da região "empalhados" e as cachoeiras do parque, segui para Petrópolis...

534921

Visitei o Museu Imperial e o centro histórico e segui para Teresópolis pela BR 495, uma bela estrada cênica, embora o tempo estivesse fechado, por isso não deu para tirar fotos das montanhas do Parque da Serra dos Órgãos.

534915

Acabei dormindo no Camping Quinta da Barra, que é bem estruturado. Diária de R$ 30,00 por pessoa.

534916

Depóis subi pelo "Caminho Novo" da Estrada Real até Ouro Preto.

534919

Não achei nada de interessante neste trecho da Estrada Real até Juiz de Fora, por isso abortei o trecho de terra e fui direto para Ouro Preto por asfalto, onde acampei no Camping Clube do Brasil, que por sinal estava em péssimo estado.

534917

Após visitar o centro histórico iniciei o retorno através do Caminho Velho, mas novamente após alguns trechos de terra "sem graça" acabei desistindo de fazer a Estrada Real e retornei por asfalto mesmo.

A conclusão que tirei é que não vale a pena fazer a Estrada Real como experiência de overland. Apenas estradas de terra sem graça, sem uso de 4x4 e muita poeira e nenhuma paisagem excepcional.

534918

Vale muito mais a pena ir direto para os pontos de interesse e visitar as cidades históricas ou atrativos naturais e trilhas 4x4 de cada região do que ir percorrendo as estradas de terra intermináveis, poeirentas e sem graça da Estrada Real.

Antes eu já havia visitado várias cidades que fazem parte da Estrada Real, e há lugares espetaculares, como Ibitipoca, Aiuruoca, Serra da Bocaina e outros, mas os atrativos principais de cada região nem sempre estão no caminho da Estrada Real. O ideal é fazer um bom planejamento do que explorar em cada região e seguir direto para lá não ficando preso ao tracklog da Estrada Real.

Na volta acabei dormindo um dia em um posto Graal de Pouso Alegre-MG. Bastante tranquilo e seguro; basta usar um protetor auricular por causa do barulho da rodovia e caminhões circulando pelo posto.

Almir Almeida
24/08/2016, 14:00
Números da viagem - veículo totalmente carregado (+/- 160 Kg), com bagageiro Thule no teto:

Pressão dos pneus: 30 libras - asfalto / 25 libras - terra

Distância percorrida - terra + asfalto: 1498 Km

Pedágios: SP + RJ + MG: R$ 69,40

Consumo de gasolina: 181,8 L

Km/L: 8,24

Custo total gasolina: R$ 650,81

Menor custo gasolina: R$ 3,23 (São José dos Campos)

Maior custo gasolina: R$ 4,10 (Petrópolis)

Custo médio gasolina: R$ 3,58

Custo médio por Km rodado: R$ 0,43

Laranjinha
03/09/2016, 17:17
Grade Almir, acabei de ver sua traker no vídeo do Vivendo Mundo Afora.
Muito legal!!!

Almir Almeida
03/09/2016, 18:11
Grade Almir, acabei de ver sua traker no vídeo do Vivendo Mundo Afora.
Muito legal!!!

O Otaviano e Vanessa são muito legais. Também estou acompanhando a aventura deles. Estive no encontro em Caraguatatuba em 09/07 mas só hoje saiu o vídeo. Depois desta data fiz várias melhorias para deixar a montagem da estrutura do camper ainda mais prático, como os colchões que agora são modulares e o bagageiro Thule com painel solar.

Segue o vídeo do encontro

https://youtu.be/WYPL0G-II44

Marcio Pita
03/09/2016, 21:29
Almir também acabei de ver o Vivendo Mundo Afora, parabéns pela criatividade com a montagem, mesmo seguindo pelas fotos eu não fazia ideia como era posicionada a elétrica.
Como ficam as conexões para remoção do box?

Almir Almeida
03/09/2016, 21:47
Hoje melhorei a fixação do painel solar flexível ao Thule. Como o Thule possui alguns desníveis, estava começando a empenar o painel solar. Por isso acabei fazendo uma base de apoio em borracha para completar os desníveis do Thule evitando que o painel fique ondulado ou empene. Vedei bem os cantos com silicone e a parte frontal do painel prendi com 5 parafusos inox para que o vento ou chuva não entre por baixo do painel, melhorando também a aerodinâmica.

535557

535558

Almir Almeida
03/09/2016, 21:53
Almir também acabei de ver o Vivendo Mundo Afora, parabéns pela criatividade com a montagem, mesmo seguindo pelas fotos eu não fazia ideia como era posicionada a elétrica.
Como ficam as conexões para remoção do box?

Obrigado Marcio!

Este novo camper-box não é para ficar montando e desmontando, como na minha primeira versão (início deste tópico) cujo procedimento de montagem ou retirada levava no máximo uns 3 minutos. Embora seja fácil removê-lo, para que o carro volte a condição original com os bancos traseiros, o procedimento de montagem ou desmontagem completo, incluindo as fiações é de +/- 2 horas. Por isso fiz para ficar sempre montado mesmo. Inclusive o móvel está muito bem preso à carroceria até por questão de segurança em caso de freadas bruscas ou colisão. Abraço!

Almir Almeida
08/09/2016, 09:40
Olá pessoal, segue um vídeo rápido da Tracker Micro-camper que postei no Youtube

https://youtu.be/KGec_9KGVVY

sandro_ventania
08/09/2016, 20:53
Show Almir!
Vi a tracker no video do Vivendo mundo afora.

Almir Almeida
12/09/2016, 20:38
Algumas fotos na Pedra Grande em Atibaia...

535972

535973

535974

535975

Almir Almeida
13/09/2016, 00:06
Tive de republicar o vídeo no Youtube devido os direitos autorais da música de fundo, que tive de trocar. Aproveitei a reedição e incluí mais detalhes no vídeo...

https://www.youtube.com/watch?v=qTAix7sOBuE

Luthiano
13/09/2016, 18:50
Muito bacana Almir, conheci sua tracker seguindo o VMA e achei bem interessante suas soluções, está de parabéns!

Eu vinha pensando em comprar e adaptar uma kombi para fazer viagens de 10, 15 ou até mesmo 25 dias de duração, mas confesso que depois que vi seu projeto fiquei muito tentado a fazer algo similar porque já possuo um SUV, uma XTRAIL 2009.
Tenho uma dúvida, voce consegue ficar sentado na cama montada sem bater a cabeça no teto? Outra coisa, conseguiu instalar os reservatórios de água feitos a partir de canos embaixo do veículo?

Mais uma vez parabéns pelo projeto. :palmas:

Almir Almeida
14/09/2016, 16:01
Muito bacana Almir, conheci sua tracker seguindo o VMA e achei bem interessante suas soluções, está de parabéns!

Eu vinha pensando em comprar e adaptar uma kombi para fazer viagens de 10, 15 ou até mesmo 25 dias de duração, mas confesso que depois que vi seu projeto fiquei muito tentado a fazer algo similar porque já possuo um SUV, uma XTRAIL 2009.
Tenho uma dúvida, voce consegue ficar sentado na cama montada sem bater a cabeça no teto? Outra coisa, conseguiu instalar os reservatórios de água feitos a partir de canos embaixo do veículo?

Mais uma vez parabéns pelo projeto. :palmas:

Olá Luthiano, obrigado!

A Xtrail parece ser mais espaçosa que a Tracker, então será até mais fácil o aproveitamento do espaço. Na Tracker eu não consigo ficar totalmente sentado sobre o camper-box. O teto tem alguns desníveis devido o teto-solar, e na parte mais alta até dá para sentar com o pescoço um pouco dobrado. Já, se eu diminuísse a altura do camper-box daria sim para ficar totalmente sentado, mas neste caso eu teria de remover alguns acessórios como o tanque de água, bateria estacionária e a gaveta-cozinha. Ainda não instalei os tanques sob. o carro. Pensei em fazer o tanque com canos de PVC, mas o ideal seria construí-los sob medida. No momento utilizo um tanque de 28 litros que fica dentro do camper-box, que aparece nas fotos e no vídeo que postei. Como estou planejando montar um motorhome sob o chassis de uma pickup 4x4, provavelmente não irei fazer novas mudanças na Tracker.

Boa sorte em seu projeto, e quando iniciá-lo compartilhe aqui no forum.

Abraços

GERIS LOPES CONSALTER
14/09/2016, 21:24
Muito bacana seu veículo, amigo! Vi vcs no canal VMA e achei super inventivo suas soluções! Esse mundo é novo pra mim, estou visitando o site pra pegar ideias simples, não possuo um veículo 4 X 4, mas algumas coisas a gente sempre aprende e quem sabe
dá para adptar na minha mini-van Citroen C3 Picasso, modelo comum! Um abraço!

Almir Almeida
16/09/2016, 09:49
Olá amigos, criei o grupo "Campistas 4x4" no Facebook, para quem gosta de acampar e explorar lugares interessantes com seus veículos 4x4. Inscreva-se!

"facebook.com/groups/campistas4x4/"

Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/campistas4x4/)

Almir Almeida
17/09/2016, 16:24
Hoje fiz um novo toldo para a Tracker.

Fica a dica para quem também quiser fazer um utilizando materiais baratos e facilmente encontrados. Gastei +/- R$ 120,00

O tempo de montagem é de aproximadamente 4 minutos e para desmontar ainda mais rápido.

Devido as paredes laterais ficou muito bem protegido do sol, chuva e vento, facilitando a utilização da cozinha, ou para relaxar na cadeira de camping.

536234

536235

536236

536238

536239

536237

Almir Almeida
17/09/2016, 16:32
segue o processo de montagem...

536240

Prenda a lona ao rack de teto do carro utilizando uma das fitas de velcro passando por um dos furos internos. Opcionalmente pode-se amarrar com uma cordinha ou fita sem velcro. Repita o processo no outro lado do carro.

536241

Corte o extensor elástico ao meio, amarre-os aos furos dos cantos da lona e prenda cada lado à roda traseira do carro de forma que fique bem esticado.

536242

Retire a tampa do extensor e rosqueie a ponta ao furo interno da outra extremidade da lona. Repita o processo no outro lado. Note que foi feito um furo no extensor, onde será amarrada uma cordinha para esticar a lona.

536243

Rosqueio a ponta do extensor que ajudará a prender a lona evitando que escape com o vento.

536245

Faça um furo na ponta de baixo do extensor por onde passará a estaca que será presa ao solo.

536244

Estique o toldo fixando as cordinhas ao solo através das estacas (setas amarela). Os extensores que suportam a lona também deverão estar presos pela estaca.

536246

536247

Utilizando uma fita de velcro prenda a ponta da lona ao extensor formando a parede lateral, de forma que esta fique bem esticada.

536248

Toldo desmontado e pronto para ser enrolado e guardado. Utilize 2 fitas de velcro para o fechamento após ser enrolado.

536249

Toldo enrolado e preso com 2 fitas de velcro.

Almir Almeida
24/09/2016, 17:50
Novo acessório... instalei um par de estribos. Não chega a ser um rockslider, mas protege um pouco as laterais inferiores, no caso de buracos e erosões.

536507

Dan Andrade
25/09/2016, 19:13
536545

Assinando!

show de Tracker! olha ela ai na Pedra Grande de Atibaia.

Almir Almeida, tenho uma duvida simples se não se incomodar em responder.

É confiável carregar o celular no acendedor de cigarro? é compatível?

Parabéns!
Abs

Almir Almeida
26/09/2016, 11:12
536545

Assinando!

show de Tracker! olha ela ai na Pedra Grande de Atibaia.

Almir Almeida, tenho uma duvida simples se não se incomodar em responder.

É confiável carregar o celular no acendedor de cigarro? é compatível?

Parabéns!
Abs

Obrigado! Quanto a carregar o celular, se você tiver um bom carregador (recomendo um original da própria marca do celular) é confiável sim, desde que não deixe exposto ao sol ou a alta temperaturas. O mesmo vale para qualquer equipamento com baterias de litium, que são sensíveis a alta temperaturas.

Raquel Silveira
27/09/2016, 10:30
Hoje refiz as cortinas. Troquei as cortinas de carpete por outras de material isolante térmico e refletivo, o que irá ajudar um pouco tanto no calor quanto no frio.

530335

530336

530337
Bom dia Almir,
Tenho um Terios e tb possuo uma cama dentro dele. Tentei fazer igual você e colocar as cortinas com o velcro autoadesivo porem tive um problema... acredito que foi o sol.... o velcro que colei no vidro se soltou todo e a cola derreteu... vc teve algum problema parecido? Tem alguma dica para me dar? Será a qualidade do velcro que comprei? Obrigada!!!!

jonathabnu
27/09/2016, 11:04
Bom dia Almir Almeida!!
Meus parabéns pelo projeto, ficou ótimo. Muita atenção a cada detalha, ficou muito legal mesmo. Muitas ideias que será de grande valia para muita gente.
Uma dúvida, quando esta com o bagageiro de teto, é possível ainda abrir o teto solar? para circulação do ar durante a noite? (considerando as cortinas instaladas).

Almir Almeida
27/09/2016, 14:57
Bom dia Almir,
Tenho um Terios e tb possuo uma cama dentro dele. Tentei fazer igual você e colocar as cortinas com o velcro autoadesivo porem tive um problema... acredito que foi o sol.... o velcro que colei no vidro se soltou todo e a cola derreteu... vc teve algum problema parecido? Tem alguma dica para me dar? Será a qualidade do velcro que comprei? Obrigada!!!!

Olá Raquel, por acaso você conhece o Terios da Rosely do "Vamos pro Alasca"?

ENTREVISTA: Rosely - Vamos pro Alasca. - Outsiders Brazil (http://www.outsidersbrazil.com.br/entrevista-rosely-vamos-pro-alasca/)

Quanto ao velcro até o momento não tive nenhum problema; a cola continua firme. Talvez seja a qualidade da cola do velcro que você adquiriu. Quem sabe utilizando uma cola separada resolva, desde que seja de um tipo que não cause danos aos acabamentos do veículo - NÃO UTILIZE SUPER BONDER, pois são bastante oxidantes. Teste em um pedaço de vidro e plástico antes de aplicar no carro.

Abraço

Almir Almeida
27/09/2016, 15:04
Bom dia Almir Almeida!!
Meus parabéns pelo projeto, ficou ótimo. Muita atenção a cada detalha, ficou muito legal mesmo. Muitas ideias que será de grande valia para muita gente.
Uma dúvida, quando esta com o bagageiro de teto, é possível ainda abrir o teto solar? para circulação do ar durante a noite? (considerando as cortinas instaladas).

Obrigado! sim, posso abrir o teto solar pois o Thule fica um pouco atrás da abertura.

536626 536628

Não sei se você percebeu mas as cortinas das portas traseiras possuem abertura para circulação de ar. Essas aberturas ficam cobertas pelas calhas de chuva, que evitam a entrada de chuva e também não permite que alguém espie por fora. Mas se não estiver chovendo posso sim abrir o teto solar para ajudar na ventilação e diminuir um pouco o calor em lugares quentes. Abraço.

Raquel Silveira
28/09/2016, 08:50
Bom dia!!
Sim , Claro que conheço!!! Fiz um “primeiro encontro teriano” aqui na minha terra e eles vieram! Virou amizade!!! Mas ainda não os re-encontrei depois da super aventura!!
Quanto ao velcro, vc tem alguma ideia da marca que vc comprou? O meu comprei numa loja de armarinhos aqui na minha cidade... Obrigada pela dica e pela atenção!! Parabéns pelo seu super projeto!! Abraço!

Almir Almeida
28/09/2016, 12:34
Bom dia!!
Sim , Claro que conheço!!! Fiz um “primeiro encontro teriano” aqui na minha terra e eles vieram! Virou amizade!!! Mas ainda não os re-encontrei depois da super aventura!!
Quanto ao velcro, vc tem alguma ideia da marca que vc comprou? O meu comprei numa loja de armarinhos aqui na minha cidade... Obrigada pela dica e pela atenção!! Parabéns pelo seu super projeto!! Abraço!

Obrigado. Não sei qual é a marca; mas comprei em uma loja que vende produtos de tapeçaria para automóveis. Pode ser que a cola seja mais forte e mais resistente ao calor. Abraço

sandro_ventania
28/09/2016, 23:01
Bom dia!!

Raquel...procure a fita dulpa face verde da 3M ...é a que usam para colar calha de chuva nos carros e apliques em geral.
Nas auto-peças deve ser fácil de achar.

Leonardo Machado
02/10/2016, 01:11
Quais seriam os pontos negativos do camping world???

Leonardo Machado
02/10/2016, 01:13
Quais seriam os pontos negativos do camping word???

Almir Almeida
02/10/2016, 23:34
Quais seriam os pontos negativos do camping word???

Olá Leonardo, se você se refere as barracas de teto da "Campings Word" (ou similares), se comparar com acampar dentro do carro, tem algumas vantagens e desvantagens:

Barracas de Teto - VANTAGENS: por estar elevada fica menos exposta a animais ou enxurradas. Maior praticidade pois normalmente a cama já está pronta e dependendo da configuração pode-se montar e desmontar rapidamente. DESVANTAGENS: alto custo comparado com barracas comuns, não muito prático em dias de chuva, maior peso no teto do veículo comprometendo um pouco a estabilidade, aumenta um pouco o consumo de combustível, trabalhoso retirar e instalar no veículo. Requer adaptações e suportes para fixação no teto do veículo. Não seguro para acampar em áreas urbanas e postos de combustível (Boondocking / Free Camping)

Dormir no Carro - VANTAGENS: pode-se acampar em qualquer lugar, como postos de combustível e áreas urbanas, desde que atente-se a questão da segurança e os vidros sejam devidamente fechados e seja um veículo discreto. Maior segurança e maior proteção contra elementos naturais como chuvas e ventos fortes e animais. Maior praticidade para montagem / desmontagem; dependendo do porte do veículo a cama pode ficar permanentemente montada; assim basta parar o veículo, tampar as janelas e já está pronto para dormir. Baixo custo; dependendo do veículo basta dobrar os bancos e estender um colchão, ou pode-se montar uma plataforma para o colchão com baús para armazenar a bagagem e objetos; o nível de sofisticação só dependerá do investimento e espaço do veículo. DESVANTAGENS: a não ser que seja um veículo de maior porte será mais apertado que barracas de chão ou de teto; no calor pode ser mais quente que barracas - a não ser que se ligue o ar-condicionado do veículo ou utilize ventiladores. Normalmente o veículo estará restrito a 2 lugares quando a cama estiver montada.

Eu não sou adepto de barracas de teto porque quero poder "acampar" em qualquer lugar. Mas se eu fosse ficar sempre em camping poderia ser uma boa opção.

Marcus Vinicius Lameiras
03/10/2016, 07:02
Valeu pelos esclarecimentos, Almir!

leodinossauro
05/10/2016, 14:21
Almir, qual o volume ou dimensões da sua geladeira de compressor Mobicool ? 35 litros ?

Estou já planejando meu Camper Box para minha Tracker e estou escolhendo uma geladeira de compressor, mas achei sua MobiCool muito alta. Eu devo optar por uma Waeco 35 L ( 550 mm comprimento x 380 mmm altura x 340 mm largura ), já que a de 25 L é limitada em quesitos técnicos ( não vem com inversor 110 v x 12 v integrado, compressor de única velocidade etc ).

O problema tem sido o melhor encaixe para levar atrás do banco do carona mas com este banco funcional. ali há 54 cm entre o porta-objetos do console central e a porta, e as geladeiras de compressor têm pelo menos 55 cm de comprimento.

Parabenizo pelo excelente trabalho ( detalhado ) de compartilhamento de sua idéia.

Almir Almeida
05/10/2016, 17:25
Almir, qual o volume ou dimensões da sua geladeira de compressor Mobicool ? 35 litros ?

Olá Leo, obrigado.

Segue as medidas na Mobicool FR-40, que também é de fabricação da Dometic/Waeco:

537127

Externamente: 58.4 (C) x 36.5 (L) x 44.6 (A) cm

A vantagem deste modelo em realação as outras, no caso de meu projeto, é o fato do compressor ser em cima, assim não preciso ter aberturas no camper-box para a ventilação da geladeira, e também pelo fato de ser quadri-volt: 12~24VDC e 110~240 VAC. Em teste que fiz chegou a 15 graus negativos. A temperatura é configurada em um painel digital. Porem realmente ela é um pouco grande e não cabe atrás do banco do motorista ou passageiro.

Se pretende fazer um camper-box fixo outra alternativa seria uma geladeira de gaveta, como a GCG 37, que poderia ficar acondicionada abaixo da cama:

Elber Geladeiras - Geladeira GGC 37 Gaveta (http://www.elber.ind.br/produto/geladeira-ggc-37-gaveta-114)

Esta foi a de altura mais baixa que encontrei, porem é bem larga, além de ser somente 12V e ser fixa. Quanto a ser 12V não é tanto problema se utilizar utilizar um conversor bivolti para 110/220V (desde que este aguente a carga da geladeira).

Ou então procure um modelo que você consiga acondicionar atrás do banco do motorista ou passageiro, mas a litragem será menor. Se não fizer questão de uma que seja a compressor existem várias geladeiras termo-elétricas. No início eu utilizava uma Black&Decker de 33 litros também quadri-volti. Porem a eficiência da geladeira a compressor é muito maior podendo chegar até 15 graus negativos ou até menos, enquanto a termo-elétrica geralmente baixa para até 20 graus abaixo da temperatura ambiente, ou seja, se for um calorzão de 35 graus, resfriará somente até 15 graus positivos. Além disso o consumo de energia é bem maior - em torno de 50W ou +/- 4,5A constantes. A geladeira a compressor só consome quando o compressor está ligado e depois mantem um consumo mínimo na faixa de 200mA para a ventoinha.

No caso de meu projeto como geralmente viajo só não me atrapalha, porem para 2 pessoas fica um pouco apertado. Por isso fiz de forma que possa ser removível e permitir dormir com mais conforto no caso de 2 pessoas.

Abraço

Cássio Pedrosa
05/10/2016, 22:46
Almir e demais foreiros,
Após uma análise dos pós e contras de construir um camperbox, tal como o deste tópico, cheguei a seguinte conclusão.
Conclui que atualmente a melhor solução seria um móvel que permitisse montar uma cama dentro do carro, mas que ao mesmo tempo não necessitasse de remover os bancos traseiros.
Uma das grandes vantagens de manter os bancos traseiros e ao mesmo tempo poder montar uma cama dentro do carro sem tira-los de lá, é poder viajar com 4 pessoas no carro, duas dormindo no interior do veiculo e duas dormindo no teto ou barraca convencional.

O grande problema é que até agora essa façanha só se passou na minha cabeça, ou seja não sei se há a possibilidade de se fazer isso.
Digo isso porque não rebati o banco traseiro da Tracker para saber sua posição, na realidade eu sequer sei como eles ficam.
Entretanto, vi uma imagem que me deixou bem esperançoso com o projeto.

537141

Na imagem acima os encostos de cabeça do banco traseiro parecem estar guardados nos assentos do banco traseiro.
Procede a percepção?
Caso a imagem acima represente uma possibilidade de rebater o banco traseiro da tracker, onde está o encosto?
Como ele fica rebatido?

Pelo que pude notar, retirando o encosto de cabeça dessa imagem os assentos ficam aproximadamente na altura da parte superior do camperbox do Almir. Com isso, caso haja a possibilidade de rebatimento do banco traseiro dessa forma o projeto torna-se viável.

Abaixo eu delimitei como imagino que a área interna da Tracker seja usada para a construção desse box.

537143

No projeto do Almir o box é inteiriço até um pouco alem da área de apoio do assento traseiro, sendo o restante da plataforma da cama apoiado em cantoneiras móveis e aberto com o auxilio de dobradiças.
No meu caso a parte fixa do camperbox está a mais menos um metro de distancia da parte de trás dos bancos dianteiros. Precisarei de fazer com que uma ou duas placas de madeira com dobradiças desloquem, formando então a plataforma para a cama.
O suporte dessa(s) placa(s) de madeira seria feito como na imagem abaixo.

537144

Não tenho a intenção de fazer nenhuma solução que não as gavetas na área do porta malas e a plataforma para poder dormir dentro do veiculo.

Gostaria de sua ajudar Almir e dos demais foreiros.
Acham possível a execução do projeto?
As dimensões da Tracker estão de acordo com minha percepção?
Quanto ao rebatimento dos bancos, como realmente eles ficam rebatidos?

Almir Almeida
06/10/2016, 19:29
Olá Cássio,

Até é possível. No caso a plataforma para dormir terá de ficar acima do assento do banco traseiro quando este estiver dobrado. Os bancos dianteiros deverão estar empurrados totalmente para frente, caso contrário só caberá uma criança. Com a cama extendida chega até 1,85m, com os pés encostando na porta traseira e a cabeça encostando no assento dos bancos dianteiros. Veja a linha amarela na foto abaixo - a plataforma deverá estar acima desta linha. Poderá ficar um pouco apertado a altura do colchão sobre a plataforma em relação ao teto do carro, mas ainda assim é possível dormir confortavelmente, mas não dá para ficar sentado; talvez ainda dê para dobrar as pernas verticalmente.

537164

O mais difícil será fazer uma plataforma dobrável que caiba no porta-malas e que, quando aberta, aguente o peso de 2 pessoas. Provavelmente precisará de uma estrutura metálica para dar sustentação. Uma sugestão é utilizar cordas reforçadas passando por baixo da plataforma e presas aos apoios dos cintos de segurança, assim você não precisará de pés de apoio. Dê uma olhada no vídeo abaixo, que dá para ter uma ideia:

https://www.youtube.com/watch?v=Sgyf-kbOOqY

Veja que neste camper-box utilizaram uma estrutura metálica e a corda que segura a plataforma aos pontos de fixação do cinto de segurança nas colunas das portas.

Uma outra solução extremamente simples é comprar algumas caixas de plástico bem resistentes (ou fazer em madeira) que possam ser apoiadas sobre o encostro do banco traseiro quando dobrado, e que também preencha o espaço no porta-malas de forma que fique uma superfície nivelada. E sobre esta superfície você coloca um colchão de casal inflável. As caixa deverão ter uma altura que corresponde ao encosto do banco traseiro até o topo do assento do banco traseiro quando este estiver dobrado e encostado no banco dianteiro, permitindo que o colchão passe por cima. Terá de dormir com a cabeça voltada para a porta traseira para não forçar muito o encosto do banco traseiro com o peso sobre ele. Um dos problemas é que o colchão inflável é bastante espesso, por isso ficaria bem apertado em relação ao teto do carro. Outro problema é conseguir acomodar todas as caixas no porta-malas, embora as caixas também possam acomodar vários objetos e roupas. Para saber se dá certo e se fica bom só mesmo experimentando na base da tentativa e erro.

Eu tentei algo do tipo, mas retirando os assentos dos bancos traseiros porem mantendo os encostos (foto abaixo). Os bancos da frente também estão dobrados e sem os encostos de cabeça. Caso queira retirar os assentos (mantendo os encostos - que serão dobrados) também é muito simples e rápido - 2 minutos e só precisa de uma chave 14. Neste caso você só precisará do colchão inflável - nem precisa das caixas... mas, onde guardará as malas? Se tiver um bagageiro no teto elas podem ficar lá, porem se tiver uma barraca de teto não terá espaço para as bagagens - a não ser que sejam pequenas malas que possam ficar no chão guardadas abaixo dos bancos dianteiros dobrados.

537165

537171

Mais um exemplo abaixo dos experimentos que eu fazia com minha primeira Tracker...

537166

537167

537168

537170

Boa sorte, e se chegar a fazer o projeto compartilhe aqui. Abraço!

Cássio Pedrosa
06/10/2016, 21:17
Obrigado pelo retorno Almir.

Sabe me dizer qual a altura do seu camperbox sem o colchão?
Qual a densidade, altura e material de externo do colchão modelar que você usa?
Pela imagem eu tive a percepção de que ele fosse quase da mesma altura da extremidade do assento traseiro quando rebatido.
Bom, pelo que vi a boa noticia é que é possível de se fazer.
A má noticia é que será difícil pra baralho.

Esse vídeo mostra exatamente o que imaginei fazer, inclusive com a estrutura do camperbox que monta a cama abrindo sobre duas dobradiças.
Talvez usar uma madeira bem resistente para fazer a parte que se projeta para a frente do veiculo acompanhada de dois apoios próximos ao encosto do banco traseiro dobrado seja uma solução possível.
Não vou arriscar fazer o projeto, vou conversar com o marceneiro que possivelmente fará o camperbox.

Quanto a prender nos cintos, a estrutura aguenta tranquilo?
Há algum prejuízo ao sistema dos cintos?

Dormir em colchão de ar é uma prática sadomasoquista. hehehe
Um outro ponto de usar o colchão de ar é não ter o espaço do "primeiro andar" para alocar algumas coisas.

Almir Almeida
06/10/2016, 23:32
A altura é 23 cm na área do porta-malas e 31,5 na área do banco traseiro, que foi removido.

As espumas que formam o colchão tem 6 cm de altura, densidade 33 (ideal para pessoas até 80 Kg). O tecido é resistente a água; comprei em loja de tecido e dei para um tapeceiro forrar as espumas.

Como pode ser visto na foto abaixo a altura do camperbox vai até o apoio de braço das portas laterais traseira.

537209

Quanto a estrutura dobrável, como o teto da Tracker não é tão alto como o da mini-van, não sei se terá altura suficiente para conseguir dobrar. Além disso como a cabine não é reta tb. terá de ter recortes para não bater nas laterais. Note que o extensor da cama tem um corte nos cantos para não encostar nas laterais. A não ser que faça a cama mais estreita, neste caso perderia +/- 20 cm nas laterais.

Os suportes dos cintos com certeza aguentam. Na realidade a corda é presa no pino onde é parafusado o suporte do cinto. A corda passa pelo vão atrás do suporte. Apenas terá de utilizar uma corda bem resistente mas que não seja muito grossa, ou mesmo uma fita de carga.

valladares
07/10/2016, 01:38
Almir, apaixonado aqui pela sua história e seu projeto. Desde que vi o seu comecei a me inspirar no meu projeto de um sonho. minha Pajero Camper 2.5 Diesel. Comecei agora comprando os equipamentos e depois de tudo em casa irei partir para a construção em uma Pajero Sport 2010, sendo que retirarei o banco traseiro. Ou seja, espaço não irá faltar e a meta é Alasca. Como você é mestre e eu aprendiz o que acha desta bomba (já adquirida) e desta geladeira:
Dometic Waeco Mobicool CK40D Hybrid 12 240V Cooler Fridge Freezer | eBay (http://www.ebay.com/itm/Dometic-Waeco-Mobicool-CK40D-Hybrid-12-240v-Cooler-Fridge-Freezer-/271862762904?hash=item3f4c488d98:g:ET4AAOSwe-FU~ve7)
Seaflo 12V 100PSI Self Priming Diaphragm Pump | eBay (http://www.ebay.com/itm/151703825294?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT)
Gostaria de sua opinião ou alguma dica, já que pretendo trazer tudo de fora pelo menor custo. Achei muito bom o preço da geladeira, pelo tamanho, e parece que a ventilação é superior. Abs a agradeço.

Almir Almeida
07/10/2016, 13:07
Olá Valladares! Legal, boa sorte em seu projeto! e quando estiver em andamento ou pronto compartilhe aqui.

A bomba que você adquiriu é bem similar a que eu utilizo. A sua é de 5 litros/min e a minha é 3 litros/min. Eu escolhi uma mais fraca para não gastar muita água, já que o tanque de água é bem pequeno, mas você poderá limitar a vasão com um registro.

Quanto a geladeira, esta Mobicool CK40 (ou Waeco CK40) tem um bom espaço, porem ela é híbrida. No caso, quando ela está ligada em 12V funciona como um Cooler e não utiliza o compressor, e quando ligado à rede 220/240V aí sim funciona a compressor. Isso quer dizer que terá pouca eficiência e alto consumo quando estiver em 12V. Ela é ideal quando você fica em camping ou lugares com uma tomada disponível, assim quando você estiver em transição você liga no 12V e o cooler irá manter a temperatura mais baixa. Você também poderia ligá-la em 12V através de um inversor 220V senoidal, porem o consumo será bem maior que um compressor 12V puro. Quanto a importação o problema é a taxação, que as vezes chega a 100% do valor do produto (como ocorreu no painel solar flexível que eu comprei). Sendo assim é bom pesquisar bem no mercado nacional. Uma que tem baixo custo e um bom espaço é a GELBOX BAR 50L, porem o difícil é arranjar um canto para ela dentro do carro devido a porta na vertical, mas na Pajero talvez dê:

GelBox (http://gelbox.com.br/?pagina=produto&codigo=28)

Abraços

Almir, apaixonado aqui pela sua história e seu projeto. Desde que vi o seu comecei a me inspirar no meu projeto de um sonho. minha Pajero Camper 2.5 Diesel. Comecei agora comprando os equipamentos e depois de tudo em casa irei partir para a construção em uma Pajero Sport 2010, sendo que retirarei o banco traseiro. Ou seja, espaço não irá faltar e a meta é Alasca. Como você é mestre e eu aprendiz o que acha desta bomba (já adquirida) e desta geladeira:
Dometic Waeco Mobicool CK40D Hybrid 12 240V Cooler Fridge Freezer | eBay (http://www.ebay.com/itm/Dometic-Waeco-Mobicool-CK40D-Hybrid-12-240v-Cooler-Fridge-Freezer-/271862762904?hash=item3f4c488d98:g:ET4AAOSwe-FU~ve7)
Seaflo 12V 100PSI Self Priming Diaphragm Pump | eBay (http://www.ebay.com/itm/151703825294?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT)
Gostaria de sua opinião ou alguma dica, já que pretendo trazer tudo de fora pelo menor custo. Achei muito bom o preço da geladeira, pelo tamanho, e parece que a ventilação é superior. Abs a agradeço.

valladares
07/10/2016, 13:26
Mas Altair, ela é semelhante a sua correto? Acompanhei sua escolha aqui. Eu pretendo ligar ela 220v sim, pois irei colocar bateria estacionária forte e alternador mais potente. Neste caso, seria uma boa escolha (com inversor e equipamentos que colocou na sua)? O consumo é semelhante a que adquiriu e o custo dela então nem se fala, tá dada. Na estrada poderia usar tranquilamente rodando no 220V e parada a bateria irá segurar por boas horas..o que acha?? Não entendi esta parte Você também poderia ligá-la em 12V através de um inversor 220V senoidal, porem o consumo será bem maior que um compressor 12V puro.
Não seria o contráro, com a instalação de um inversor 12/220v? Considerando que ela consome cerca de 5A/h a zero grau teria aproximadamente 30h de consumo em uma bateria de 150A que pretendo colocar??

Almir Almeida
07/10/2016, 15:16
A geladeira que utilizo - Mobicool FR40 - possui o compressor 12V, e transformador interno para ligar na rede AC 110 até 240V. Eu ligo ela direto no 12V e não no inversor que também possuo no carro. O inversor utilizo somente para ligar meu computador ou outros aparelhos 110V de baixo consumo.

Já este modelo CK40 possui compressor de 230V. Quando ela está ligada no 12V apenas o cooler funciona, mas não o compressor. Por isso ela não irá manter a baixa temperatura por muito tempo quando você a ligar somente no 12V.

A alternativa como falei seria ligar em um inversor SENOIDAL de 12 p/ 240V, assim você conseguirá utilizar ela no modo compressor. O inversor precisará ser SENOIDAL porque os inversores baratos, que são de onda aproximada (onda quadrada) não são adequados para uso em motores AC. Pode até funcionar porem você diminuirá significativamente a vida útil de seu compressor, que poderá queimar precocemente.

Essa geladeira CK-40 foi concebida para funcionar em rede AC e o cooler, que funciona em 12V é só para manter resfriado por curto período durante a viagem.

Especificações no link abaixo:
WAECO CoolFun CK 40D Hybrid - Dometic United Kingdom (http://www.dometic.co.uk/product/coolfun-ck-40d-hybrid/)

Quando você utiliza a geladeira ligada a um inversor o consumo em amperes/hora será muito maior (acredito que mais que o dobro). E se for ligar somente no 12V funcionará apenas a função cooler que é muito pouco eficiente.

Os inversores senoidais também são muito mais caros.

Na minha opinião não compensa pois se você considerar o custo da geladeira, que com o frete e impostos deve passar dos R$ 2.000,00, além de precisar comprar um inversor senoidal, que deve custar mais de R$ 800,00 (tem de ser um com no mínimo 500W para aguentar), acabará saindo mais caro que comprar uma geladeira automotiva a compressor 12V já com opção de ligar também em 110/220V.

OBS: embora também tenha abertura para ventilação na parte superior, a ventilação deste modelo é na parte de trás que também não pode ficar obstruiída. Também acho que quando utilizada no modo compressor AC talvez só possa utilizar parada, ou seja, não pode sofrer inclinações e trepidações. A minha, por exemplo, pode funcionar com inclinação de até 20º se não me engano e o compressor também possui amortecimento contra trapidações e impactos.

537234

Hoje a geladeira 12V de menor custo que encontrei foi a GELOX, que é a mesma que o Otaviano do "Vivendo Mundo Afora" utiliza na Kombi dele, que está custando na faixa de R$ 1.500,00 no modelo de 50 litros.

Se fosse para utiliza uma geladeira AC no inversor, você encontra frigobar a compressor na faixa de R$ 600,00. Por isso não compensa comprar essa Mobicool FK40 - para uso em carro ela não é o ideal. O propósito dela é mais para servir como uma caixa térmica em eventos outdoor, ligada a rede AC 230V e você liga no 12V apenas durante um curto transporte, para que os alimentos não perca a refrigeração, por exemplo, do camping até sua casa.

valladares
07/10/2016, 15:46
Bom saber Altair..verdadeira aula.
Abs

afinotti
13/10/2016, 19:34
Almir, incrível seu projeto, já estou aqui sonhando com a minha sw4...

Ao invés de passar pelo inversor 12v para 110v e voltar com a fonte do notebook de 110v para 12v por que você não arruma uma fonte automotiva, ou faz alguma adaptação? Não sou expert em elétrica mas sei que é possível. Da maneira como você faz desperdiça a maior parte da energia.

Arildo MT
15/10/2016, 03:16
O controlador de carga já tem saída regulada/ estabilizada.

Almir Almeida
17/10/2016, 00:47
Almir, incrível seu projeto, já estou aqui sonhando com a minha sw4...

Ao invés de passar pelo inversor 12v para 110v e voltar com a fonte do notebook de 110v para 12v por que você não arruma uma fonte automotiva, ou faz alguma adaptação? Não sou expert em elétrica mas sei que é possível. Da maneira como você faz desperdiça a maior parte da energia.

Obrigado.

Meu notebook não trabalha com 12V, mas 19,5V; e também tenho um NETbook que trabalha com 5V, carregador de câmera fotogrática (3,5V) e outros equipamentos que também utilizam fontes com voltagens diferentes; ou seja, são voltagens fora do padrão 12V por isso o mais fácil e mais confiável para não danificar ou diminuir a vída útil das baterias de litium dos notebooks e de outros equipamentos é utilizar a fonte original ligada no inversor ou na rede AC, quando disponível.

Mesmo assim só ligo ao inversor quando preciso recarregar pois a bateria de meu netbook dura aproximadamente 10 horas.

Já meu smartphone eu carrego utilizando a saída USB do próprio controlador.

Arildo, sim, a saída de aplicações do controlador de carga é estabilizada; já a saída que é ligada à bateria é flutuante, podendo variar de 12,5 até 14,7V, conforme programação efetuada no próprio controlador de carga. No caso de meu controlador as faixas de tensões de entrada e de carregamento da bateria são programáveis, mas existem controladores mais simples e baratos em que os parâmetros são fixos.

Arildo MT
17/10/2016, 23:20
Exato, td explicado nos miiniiimooossss detalhes.

Almir Almeida
25/10/2016, 21:44
Estou vendendo a primeira versão de meu Camper-Box, agora bem abaixo do preço de custo. Apenas R$ 500,00

Só serve na Tracker 4x4 ou Grand Vitara Antigo (5 portas)

Transforma o carro em "micro-motorhome" com uma cama de solteiro, permitindo dormir em qualquer lugar, seja em camping, na trilha ou até na cidade. Também possui uma mesa dobrável na traseira. Opcionalmente pode-se adicionar um sanitário químico e geladeira. Possui baús que podem ser utilizado para guardar vários objetos. Pode ser facilmente montado e removido em poucos minutos. Não altera nada na originalidade do carro. Vai também junto um outro módulo (sem acabamento em carpete) que se encaixa neste e transforma em cama de casal. OBS: estou vendendo apenas o camperbox, sem o colchão e os acessórios (última foto). Deve ser retirado comigo (não dá para eu despachar) - Estou em São José dos Campos - SP - Contato pelo WhatsApp 12-98265-6495

538161 538162

538163 538164

538165 538166

538167

Almir Almeida
08/12/2016, 16:05
Novos acessórios que adquiri nos EUA

540255

Fogão a gasolina Coleman. Ideal para longas expedições pois funciona com gasolina comum que custa muito menos que cartuchos de gás (custo aproximadamente 10 vezes menor). Levarei somente em viagens de longa duração.

540256

Forno dobrável. Basta colocá-lo sobre a chava do fogão.

540257

Torradeira de pão, que também funciona sobre a chama do fogão.

540258

Nova ducha para o chuveiro externo. Tem um botão para ligar/desligar a água diretamente na ducha, sem precisar utilizar a torneira que fica junto a pia, evitando o desperdício de água durante o banho.

540259

Nível bolha, para encontrar a posição mais plana para posicionamento do veículo. Ainda irei instalar no carro.

540260

Sanitário dobrável. Bastante compacto. Para quando eu não quiser levar o sanitário químico, que ocupa bem mais espaço.

Também comprei um saco de dormir para temperaturas de até 15 graus negativos, para expedições em locais extremamente frios.

Aproveitei e também adquiri diversos acessórios de camping que poderão ser úteis.

guimajc
08/12/2016, 19:38
Esse fogareiro da Coleman é muito interessante. Poder usar benzina ou gasolina é bem melhor que depender dos cartuchos a gás. Pelo que li o único porém é que quando as duas trempe são utilizadas simultaneamente, uma delas atinge menor caloria...

Possuo um MSR (usado em alta montanha) que queima benzina (combustível mais limpo), querosene e gasolina. Ele é bem pequeno, e com ótima queima.

Almir Almeida
11/12/2016, 20:53
Indicadores de inclinação instalados, para não dormir com a cama torta... se um dia precisar podem ser facilmente removidos pois são presos com adesivo.

540349

540351

VOVÔ DO TROLLER
11/12/2016, 21:13
Indicadores de inclinação instalados, para não dormir com a cama torta... se um dia precisar podem ser facilmente removidos pois são presos com adesivo.

540349

540351
Legal Almir. Belas aquisições. ABS. Válter

Cássio Pedrosa
13/12/2016, 21:27
A altura é 23 cm na área do porta-malas e 31,5 na área do banco traseiro, que foi removido.

As espumas que formam o colchão tem 6 cm de altura, densidade 33 (ideal para pessoas até 80 Kg). O tecido é resistente a água; comprei em loja de tecido e dei para um tapeceiro forrar as espumas.

Como pode ser visto na foto abaixo a altura do camperbox vai até o apoio de braço das portas laterais traseira.

537209

Quanto a estrutura dobrável, como o teto da Tracker não é tão alto como o da mini-van, não sei se terá altura suficiente para conseguir dobrar. Além disso como a cabine não é reta tb. terá de ter recortes para não bater nas laterais. Note que o extensor da cama tem um corte nos cantos para não encostar nas laterais. A não ser que faça a cama mais estreita, neste caso perderia +/- 20 cm nas laterais.

Os suportes dos cintos com certeza aguentam. Na realidade a corda é presa no pino onde é parafusado o suporte do cinto. A corda passa pelo vão atrás do suporte. Apenas terá de utilizar uma corda bem resistente mas que não seja muito grossa, ou mesmo uma fita de carga.

Boa noite.

Almir,

Decidi fazer o projeto de próprio punho, criação e execução.
Até agora tem sido uma experiencia incrível.

Bom, o projeto consiste basicamente de um gavetão simples com as medias do porta-malas e as duas plataformas, que quando não estão estendidas apoiam sobre o gavetão no porta malas.
Para montar a cama, usei a sua ideia de caixas de madeira abaixo da plataforma próxima ao banco dianteiro.
Na plataforma do meio eu usei quatro mãos francesas semelhantes as do seu projeto, com medidas de 28 CM, ficando outros 28 CM da plataforma do meio sem apoio. Com isso, ao testar a cama, notei que ela não mantem firmeza, pois a plataforma central tende a afundar em função da dobradiça.
Acredito que mais duas caixas apoiadas sobre o encosto do banco traseiro resolvam o problema.
A parte do gavetão tem 56 CM em direção à frente do carro, bem como as duas outras plataformas. O que totaliza 1,68 M de plataforma. O pequeno vão próximo ao banco do motorista é facilmente preenchido pelo colchão que estou fazendo.

Abaixo estão algumas fotos, tiradas a noite, do estágio atual do projeto.

540470

540471

540472

Cássio Pedrosa
13/12/2016, 21:46
Gostaria de aproveitar a oportunidade e lhe pedir algumas orientações.

Um ponto que me preocupa em dormir no carro é a temperatura.
Com isso precisaria de um ventilador, mas só tenho no carro a bateria de 70 amperes.

Vi que em certo momento você usou quatro ventoinhas de PC para fazer um ventilador, conforme imagem abaixo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/blob:https://web.whatsapp.com/1824304b-6488-4deb-a309-4e0f7824858a540473

Funcionou bem?
Quanto ao consumo de energia, deixando ligado a noite inteira ele zera a bateria do carro?
Como fazer esse esquema de ligação?

Não encontrei nenhuma opção de ventilador a pilha que seja viável.

Você usa medidor de bateria instalado no carro?
Se sim, qual modelo?

Almir Almeida
15/12/2016, 12:41
Parabéns Cássio pelo seu projeto! está ficando muito bom! depois de pronto compartilhe aqui como ficou.

A vantagem deste seu projeto é que mantem os bancos traseiros, ao contrário do meu que precisou retirar os bancos.

Quanto ao ventilador até deu certo, mas eu acabei optando por uma solução mais prática, comprei um ventilador USB da Multilaser, modelo AC270, que ventila bem e é até mais econômico em termos de consumo de bateria que é de +/- 300mA. O único detalhe é que funciona com 5V e não 12V, então você precisaria de um conversor USB para carro.

540560

O ideal talvez seja utilizar um controlador de carga solar programável, que possua também saída USB. Desta forma você pode programá-lo para cortar a bateria quando esta ficar abaixo de 11V, protegendo a bateria do carro. Você também pode ligar a entrada do controlador ao 12V pós ignição (ou seja, só alimenta o controlador com o veículo ligado) e ligar o controlador a uma bateria de no-break, de 7A, que é mais que suficiente para manter este ventilador ligado por mais de uma noite, sem descarregar a bateria do carro. E quando o carro estiver rodando estará recarregando esta bateria.

No meu caso eu meço o estado da bateria estacionária pelo próprio controlador de carga e também através de um voltímetro digital que instalei no painel. Também tenho outro voltímetro, que ligo na tomada 12V do painel, para medir a bateria do carro. Os 2 voltímetros comprei pelo Mercado Livre - tem de diversos tipos e tamanhos.

540561

540562

540563

Boa sorte em seu projeto!

Cássio Pedrosa
16/12/2016, 00:14
Parabéns Cássio pelo seu projeto! está ficando muito bom! depois de pronto compartilhe aqui como ficou.

A vantagem deste seu projeto é que mantem os bancos traseiros, ao contrário do meu que precisou retirar os bancos.

Quanto ao ventilador até deu certo, mas eu acabei optando por uma solução mais prática, comprei um ventilador USB da Multilaser, modelo AC270, que ventila bem e é até mais econômico em termos de consumo de bateria que é de +/- 300mA. O único detalhe é que funciona com 5V e não 12V, então você precisaria de um conversor USB para carro.

540560

O ideal talvez seja utilizar um controlador de carga solar programável, que possua também saída USB. Desta forma você pode programá-lo para cortar a bateria quando esta ficar abaixo de 11V, protegendo a bateria do carro. Você também pode ligar a entrada do controlador ao 12V pós ignição (ou seja, só alimenta o controlador com o veículo ligado) e ligar o controlador a uma bateria de no-break, de 7A, que é mais que suficiente para manter este ventilador ligado por mais de uma noite, sem descarregar a bateria do carro. E quando o carro estiver rodando estará recarregando esta bateria.

No meu caso eu meço o estado da bateria estacionária pelo próprio controlador de carga e também através de um voltímetro digital que instalei no painel. Também tenho outro voltímetro, que ligo na tomada 12V do painel, para medir a bateria do carro. Os 2 voltímetros comprei pelo Mercado Livre - tem de diversos tipos e tamanhos.

540561

540562

540563

Boa sorte em seu projeto!

Boa noite, Almir.

Espera pra dar os parabéns quando funcionar, de fato.hehehe

Meu sonho de ter uma Tracker renasceu quando um amigo e mostrou seu post no Facebook, um dia espero poder te contar com mais detalhes.

Me parecem boas suas ponderações quanto a alimentação do ventilador.

Vou estudar a possibilidade.

Estive lendo o tópico abaixo, do Meccano, a respeito da preparação de sua TR4 pra uma viagem.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/102710-ajeitando-um-jipinho-pajero-tr4-pra-rodar-na-argentina-em-maio-11.html

Observei que ele usa um sistema pra "cama" semelhante ao seu e ao meu, a plataforma pra completar o espaço da cama.
Pelo que pude ver na foto abaixo, ele usa tubos de PVC para suportar o peso sobre a madeira que é estendida.

Dê uma olhada nas imagens.

540577

540578

Acho que vou tentar substituir as caixas da frente por essa solução.

O que acha?

Almir Almeida
20/12/2016, 00:17
Olá Cássio,

Nesses projetos a gente só chega a um resultado ideal na base da tentativa e erro mesmo.

A utilização de caixas como apoio não recomendo pois poderia forçar o encosto do banco traseiro empenando ou quebrando o mesmo, quando dobrados não suportam muito peso sobre estes, pois não chegam a encostar no assoalho - ficam apoiados apenas nos pontos de fixação dos bancos, que não são tão fortes.

Uma sugestão (veja imagem abaixo)... mas só experimentando para ver se é viável, seria cruzar uma fita de carga (ou corda) sob a plataforma (representado na cor preta), presa aos apoios dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, conforme exemplo abaixo (os pontos em vermelho representam os apoios dos cintos de segurança).

540761

Quanto ao consumo da bateria pelo ventilador, as vezes nem é necessário o controlador de carga como sugeri... Se o consumo for muito baixo pode ser que nem interfira tanto na bateria do carro... Por exemplo, se o consumo do ventilador USB + conversor 12V p/ 5V (voltagem padrão do USB) for de 500 mA, em 8 horas irá consumir aproximadamente 4 amperes. Talvez nem chegue a descarregar tanto a bateria até o próximo ciclo de carga; só não pode é ficar ligado direto. Você pode pegar um voltímetro e ir medindo a redução de voltagem a cada hora, para se ter uma ideia. Ou se você conhecer um pouco de eletrônica pode montar um circuito bem simples que desacoplaria um relê, que cortaria a energia do ventilador caso a bateria baixasse para uma voltagem crítica (por exemplo, abaixo de 11V).

Boa sorte! Abraço

Almir Almeida
12/01/2017, 17:15
Tenda acoplável de 3m x 3m, com paredes removíveis e telas mosquiteiro, que amplia a área útil e protege a cozinha do sol e chuva.

541827

541829

Tenda de banho montada

541830

541831

Marcus Vinicius Lameiras
12/01/2017, 17:22
Muito bom, Almir !!

Guilherme Arlim
24/01/2017, 21:15
Olá Almir!

Primeiramente, parabéns pela obra de arte. Vou muitas vezes a trabalho a SJC e espero um dia poder ver sua tracker de perto, estou realmente surpreso pelo excelente trabalho que você fez.

Nunca tive um 4x4, mas sou membro desde 2012 por ser fã de off road. Agora pretendo trocar meu celta 08/09 e pegar um brinquedinho mais bruto. Porém, o carro que eu tiver vai ser pra viagens, expedições e principalmente encarar o transito de BH de seg a sexta! (+-250km por semana). Será que compensa dividir a grana entre ela e um carro baratinho pra rodar na cidade ou é melhor investir mais nela e rodar com ela o tempo todo? (pensando em custo x benefícios: Manutenção x2, IPVA x2, um carro parado quase q sempre, etc...)

Levando em conta o uso quase q exclusivo na cidade (95% do tempo) com algumas viagens em feriados e fins de semana e esporadicamente (1 vez por ano ou menos) uma expedição mais longa. Para esse perfil de uso você me indica uma Tracker 08/09?

Existe alguma opção melhor?

A SW4 99/00/01 Diesel é melhor para expedições(?), mas pra ficar batendo todo dia dentro da capital vc acha uma boa idea?

Grande abraço!!!

Almir Almeida
28/01/2017, 20:41
Olá Guilherme,

Obrigado! Quando você tiver em SJC e quiser dar uma olhada na minha Tracker é só me enviar uma mensagem.

Quanto a aquisição de um veículo para uso diário e viagens/expedições vai depender de vários fatores e de seus objetivos. O fato de ser 4x4 poderá facilitar o acesso a muitos lugares que nem sempre são possíveis chegar com um veículo 4x2. Já se seu objetivo for também fazer trilhas, mesmo sendo 4x4 poderá ser necessário outras adaptações como suspensão, pneus especiais, proteções, guincho, etc... A Tracker original é muito baixa, por isso, para um uso off-road leve ou moderado o mínimo em termos de adaptação seria um lift de 2", proteções inferiores e pneus maiores AT ou MUD. Essa foi a preparação que fiz na Tracker, porem mesmo assim a Tracker não é o veículo ideal para trilhas pesadas.

Outro problema da Tracker é seu limitado espaço. Com uma Hilux SW4, X-Terra, Pajero Full, por exemplo, você teria um espaço extra.

A Tracker também é meio gastadora de combustível; a minha faz a média de 6~7 km/l na cidade e 9 Km/l em viagens, já considerando os pneus AT 235x70x16 e o peso extra que eu levo (+/- 200 Kg a mais com o carro totalmente carregado).

Por outro lado se eu fosse comprar um SUV a Diesel do mesmo ano eu gastaria pelo menos o dobro do valor da Tracker. Sem falar que o seguro, manutenção, etc seria bem mais caro. Então coloquei na balança e achei que o melhor seria eu ficar com a Tracker do que comprar uma Hilux ou outro SUV maior. Também já pensei pegar um carro mais barato e econômico para não ter de ficar rodando com a Tracker, mas pelos cálculos tb. ví que não compensa, mesmo considerando o maior consumo de combustível da Tracker.

Mas se não fosse levar em consideração os fatores mencionados, para uma plataforma de camping dentro do carro eu optaria por uma Hilux SW4.

Agora, se seu objetivo for apenas campismo e for viajar sem passageiros no banco de trás, o Celta também poderá ser um "quebra-galho" - é só colocar uma barraca de teto (ou usar barracas normais) e levar as tralhas de camping no porta-malas. A muito tempo atrás tive um Celta que cheguei a levantar a suspensão e colocar pneus AT, que também me permitiu rodar por muitas estradas ruins.

Boa sorte! Abraços!

Olá Almir!

Primeiramente, parabéns pela obra de arte. Vou muitas vezes a trabalho a SJC e espero um dia poder ver sua tracker de perto, estou realmente surpreso pelo excelente trabalho que você fez.

Nunca tive um 4x4, mas sou membro desde 2012 por ser fã de off road. Agora pretendo trocar meu celta 08/09 e pegar um brinquedinho mais bruto. Porém, o carro que eu tiver vai ser pra viagens, expedições e principalmente encarar o transito de BH de seg a sexta! (+-250km por semana). Será que compensa dividir a grana entre ela e um carro baratinho pra rodar na cidade ou é melhor investir mais nela e rodar com ela o tempo todo? (pensando em custo x benefícios: Manutenção x2, IPVA x2, um carro parado quase q sempre, etc...)

Levando em conta o uso quase q exclusivo na cidade (95% do tempo) com algumas viagens em feriados e fins de semana e esporadicamente (1 vez por ano ou menos) uma expedição mais longa. Para esse perfil de uso você me indica uma Tracker 08/09?

Existe alguma opção melhor?

A SW4 99/00/01 Diesel é melhor para expedições(?), mas pra ficar batendo todo dia dentro da capital vc acha uma boa idea?

Grande abraço!!!

Guilherme Arlim
30/01/2017, 22:42
Muito obrigado pela resposta, Almir. É provável que eu vá a SJC ainda esse semestre, então eu te aviso sim!

Eu tenho 27 anos e estou juntando uma graninha suada pra tentar comprar um ap nos próximos anos, então financeiramente o certo seria eu continuar com meu celta econômico e valente pro dia a dia e adiar essa minha vontade. Porém, eu vi que se eu colocar uns 10 ou 12 mil eu consigo trocar meu celta numa Tracker e então posso ter um veículo que me atenda pra (quase) tudo.

Apesar de deixar mais dinheiro nos postos todos os meses (em relação ao celta), por outro lado com um 4x4 eu posso ir em lugares excelentes com uma barraca e com isso tentar "economizar" mais com hospedagem pelos próximos anos. É uma matemática difícil, mas eu não posso ser 100% racional com essas coisas. rsrsrs...

A SW4 seria um passo maior, eu precisaria colocar mais 20mil (olha o ap indo embora...) pra conseguir uma boa viatura 2002, em compensação eu teria um veículo diesel (pouco mais econômico???), melhor para as viagens e expedições e um carro desajeitado pra me deslocar no dia a dia.

Por esses motivos acho que vou tentar escolher uma boa Tracker. Quem sabe um dia com a sua ajuda eu não consiga fazer um mini motorhome. Assim eu conseguiria fazer uma expedição de uns 30 dias com a patroa pela a América do Sul...

Uma outra dúvida: O fato de ter ocorrido um aumento da quantidade de álcool na nossa gasolina (agora em 27%) você notou algum prejuízo para a Tracker? Seja consumo, manutenção, desempenho...??

Grande abraço!!!

Almir Almeida
02/02/2017, 17:34
Uma outra dúvida: O fato de ter ocorrido um aumento da quantidade de álcool na nossa gasolina (agora em 27%) você notou algum prejuízo para a Tracker? Seja consumo, manutenção, desempenho...??

Não sei quando começou essa nova porcentagem, mas não notei nada de diferente. O consumo tem sido na média 6~7 km/l na cidade e 9 Km/l em viagens longas por asfalto.

Lembrando que se investir na Tracker, para pegar trilhas leves precisará investir também no lift de suspensão e pneus maiores (235x70r16), além de proteções inferiores, então considerar +/- R$ 6.000,00 a mais no valor do carro; a não ser que pegue uma já preparada... neste caso verificar se o antigo dono não fazia uso off-road pesado.

Ainda não anunciei mas estou pensando em vender minha Tracker para poder investir em um motorhome. Porem como a minha está muito equipada além do investimento no camper-box, o custo será bem maior que o valor de tabela. Se alguém se interessar é questão de negociar.

Segue uma foto de meu antigo Celta com lift de suspensão e pneus Scorpion AT 70x14. Dava até para fazer umas trilhas leves.

542905

542906

542907

Boa sorte, Abraço!

Almir Almeida
02/02/2017, 17:42
Novos equipamentos de camping que levo no bagageiro Thule. Mesa-maleta em alumínio com 4 cadeiras + Guarda-chuva de pesca com proteção lateral Caperlan. Muito prático e ocupa pouco espaço. Dá para montar tudo em aproximadamente 1 minuto.

542911

542913

542914

542915

Como o guarda chuva também possui um cabo que pode ser dobrado 90 graus, pretendo instalar um suporte preso ao bagageiro do carro, de forma que eu consiga fixar o guarda-chuva na traseira, servindo para cobrir e proteger da chuva e do sol a área da cozinha.

A mesa também pode ser utilizada em conjunto com meu gazebo Quechua.

Marcus Vinicius Lameiras
02/02/2017, 17:50
Almir, gostei demais desse jogo ( Mesa-maleta em alumínio com 4 cadeiras + Guarda-chuva de pesca ); pensei em comprar um desses, já que gosto bastante de fotografar na chuva.
Vc comprou isso aqui no Brasil? Lembra do preço?

Obrigado e um abração!

ariju
02/02/2017, 18:12
Almir, parabéns pelo excelente projeto, estou com a preparação da minha quase pronta também, e estou no dilema da bateria auxiliar, usar o alternador para carregar uma estacionária tem sido eficiente para você? Vou comprar uma fonte usina pra quando tiver ponto de luz ligar o carro na tomada, mas penso em aproveitar os deslocamentos ( de horas as vezes) para ja dar uma carga na estacionária, estou seguindo seu exemplo de usar um relé e controlador.

Almir Almeida
02/02/2017, 21:42
Almir, gostei demais desse jogo ( Mesa-maleta em alumínio com 4 cadeiras + Guarda-chuva de pesca ); pensei em comprar um desses, já que gosto bastante de fotografar na chuva.
Vc comprou isso aqui no Brasil? Lembra do preço?

Obrigado e um abração!

A mesa-maleta comprei no Mercadolivre. Paguei R$ 350,00 com o frete. Segue o link (não sei se foi de quem eu comprei):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723707363-mesa-dobravel-4-bancos-maleta-piquenique-picnic-camping-_JM

Existe também uma versão de plástico, mais barata:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698798949-mesa-camping-dobravel-tipo-maleta-com-banquetas-kala-_JM

Quanto ao guarda-chuva de pesca comprei na Decathlon. R$ 180,00 pelo guarda-chuva + R$ 80,00 da lateral + R$ 25,00 do suporte para fixar ao chão (sem a mesa). Total: R$ 285,00.

Abraço

Almir Almeida
02/02/2017, 21:59
Almir, parabéns pelo excelente projeto, estou com a preparação da minha quase pronta também, e estou no dilema da bateria auxiliar, usar o alternador para carregar uma estacionária tem sido eficiente para você? Vou comprar uma fonte usina pra quando tiver ponto de luz ligar o carro na tomada, mas penso em aproveitar os deslocamentos ( de horas as vezes) para ja dar uma carga na estacionária, estou seguindo seu exemplo de usar um relé e controlador.

Legal Ariju, depois compartilhe como ficou.

O controlador não é necessário mas é recomendável pois evita sobrecarregar a bateria. Além disso ele gerencia a carga de saída cortando a energia caso a bateria chegue a um nível baixo crítico, preservando assim a mesma. Algumas horas rodando com o carro normalmente é suficiente para recarregar a bateria. No meu caso, quando estou parado também entra o painel solar que também ajuda manter a carga. Eu puxei o cabo direto da bateria. Utilizei fio de 2,5mm mas se for mais grosso é até melhor. Não utilize a saída do acendedor de cigarro pois a corrente suportada é muito baixa.

Agora o nível de descarga da bateria irá depender do consumo dos aparelhos que você for ligar. Uma geladeira a compressor no verão consome bem mais que no inverno. Mas quando está em stand-by o consumo é mínimo. Já uma geladeira termo-elétrica (tipo cooler) normalmente consome uma carga constante, mas geralmente consome bem mais que a com compresso e é bem menos eficiente em termos de resfriamento. Minha primeira geladeira era uma Black&Decker termo-elétrica e consumia +/- 4A constante. Já a geladeira Mobicool FR40 quando o compresso está ligado consome +/- 3,5A e quando está desligado +/- 200mA, pois possui também um pequeno ventilador que fica constantemente ligado.

O carregador USINA 30A também funciona muito bem. Quando estou em casa ou em campings com uma tomada disponível também aproveito para recarregar. Como ele tem um amperímetro você sabe se já está carregada quando a amperagem chega próximo de zero. A única coisa ruim da USINA é que é um pouco barulhenta devido o cooler de resfriamento. Uma vantagem é que é´bivolt automático, assim nem precisa se preocupar se a tomada é 110V ou 220V.

Abraços

Marcus Vinicius Lameiras
03/02/2017, 06:36
Muito grato, Almir !
Mais sucesso !

ariju
03/02/2017, 23:10
Muito obrigado pela aula Almir .kkk. Isso ,ja tenho geladeira da resfriar de 31l. Fiz uma caixa tipo camperbox e barraca de teto.. Aos poucos vou atualizando um topico que fiz pra deixar salva as coisas do carro.

Ah quanto a bateria tenho uma de 70a da freedom que vou colocar no cofre.. Só esta em fase de teste para ver se nao será muito qiente pra ela lá ai ligo ela na fonte usina e no alternador no esquema que vc fez.

ariju
04/02/2017, 08:53
Almir, quando você diz que puxou cabo de 2,5 mm direto da bateira, fala isso pros acesssórios né? qual bitola usou pra ligar o controlador no alternador?

Almir Almeida
08/02/2017, 13:09
Olá Ariju, estava me referindo ao cabo que vai do alternador até a entrada do controlador de carga. No caso eu puxei este cabo não do alternador, mas direto da bateria do carro até a entrada dos relês que por sua vez está ligado a entrada do controlador de carga. O controlador de carga, por sua vez é ligado à bateria estacionária. Quanto maior o diâmetro do cabo entre a bateria e o controlador melhor. No meu caso em que a corrente não passa de 10A utilizei todos os cabos 2,5mm e no meu caso foi suficiente. Também não esquecer dos fusíveis de segurança que devem estar dimensionados para a carga que será ligada. Os relês também devem ser de alta amperagem (normalmente são relês de partida com 40A ou mais). Os disjuntores que utilizei em meu projeto apenas funcionam como interruptores, mas não como fusível de segurança, pois não foram feitos para corrente DC. O circuito de meu projeto é este:

543238

No caso, como você não possui painel solar poderia eliminar os 2 relês que chaveiam o painel. Ou seja, chavearia apenas o alternador com a USINA 30A. Nunca ligue o alternador em paralelo com a USINA, caso contrário um pode queimar o outro. Se não quiser utilizar os relês de chaveamento automático pode utilizar uma chave manual, porem tem de se uma que aguente a amperagem. No primeiro protótipo de meu painel os interruptores de chaveamento que utilizei não aguentaram a carga e derreteram.

Outro detalhe importante; o negativo da bateria estacionária não deve estar em comum com o negativo da bateria do carro; os polos positivos e negativos da bateria estacionária ficam isolados através do controlador de carga cuja entrada é chaveada através dos relês de modo que a corrente venha do alternador ou da USINA; mas nunca ambos ligados em paralelo. Note que usei os relês para chavearem cada polaridade de forma que haja um isolamento total entre as diversas fontes de carregamento.

OBS: embora eu tenha um certo conhecimento de elétrica e eletrônica, não sou um especialista na área. Fiz apenas para atender minhas necessidades. Quem quiser utilizar meu circuito e projeto deve fazer por sua conta e risco. Recomendo a supervisão de um eletricista.

ariju
08/02/2017, 22:07
Agora entendi, fio da bateria para o relê e depois controlador. . ok.
Pretendo chavear entre alternador e fonte com um rele de 40a de 5 pinos. E quando bater ignição o alternador entra. Fora isso só via fonte externa.
Agradeço a dica de isolar o negativo da bateria auxiliar no controlador.
Essa semana já concluo essa parte,reta final de preparação ,estou a 20 dias das férias e vou passar um mês na estrada. Então tenho varias coisas pra concluir ainda. Valeu.

Almir Almeida
19/03/2017, 19:29
Parabéns e obrigado ao Bruno, de Campinas, o novo proprietário de meu Camper-Box, equipado com o Thule + painel solar. Desejo muitas aventuras e acampamentos com sua Tracker! Depois compartilhe aqui seus passeios e implementações.

Marcelo J Manente
25/03/2017, 13:07
Almir,

Estou vendo uma Tracker 2008/09 para comprar mas estou preocupado com o consumo. Pelo que lí ela faz em torno de 6,5 Km/l na cidade? Está correto?
Seria meu carro único e nos finais de ano eu faria (se Deus quiser) uma viagem longa pela america do sul com trechos de off road. Tbm usaria para fazer umas pescarias e uns passeios do tipo: deixa eu ver onde esta estradinha de terra vai parar (adoro isso).
Queria saber se as peças são muito caras tbm.

Obrigado

Almir Almeida
25/03/2017, 21:27
Olá Marcelo,

Já vendi minha Tracker, mas a minha fazia entre 7~8 na cidade e uns 9~10 em viagens. Isso com os pneus BF AT 235x70 R16. Com os pneus 235x60 deve ganhar 1~2 Km a mais por litro.

Nunca tive qualquer problema com a minha, que estava com 130.000 Km. Apenas manutenção de rotina e preventiva. Não tenho ideia do preço de peças específicas, mas são as mesmas peças do Suzuki Grand Vitara de segunda geração.

Quanto as peças de manutenção corriqueira (filtros, pastilhas, etc) nada diferente de um carro popular em termos de preço.

Tente pegar uma Tracker que foi muito bem cuidada; leve em um mecânico de confiança. Acredito que a Tracker seja o 4x4 com melhor custo-benefício... pelo menos para mim foi.

Boa sorte!

Marcelo J Manente
26/03/2017, 21:49
Olá Marcelo,

Já vendi minha Tracker, mas a minha fazia entre 7~8 na cidade e uns 9~10 em viagens. Isso com os pneus BF AT 235x70 R16. Com os pneus 235x60 deve ganhar 1~2 Km a mais por litro.

Nunca tive qualquer problema com a minha, que estava com 130.000 Km. Apenas manutenção de rotina e preventiva. Não tenho ideia do preço de peças específicas, mas são as mesmas peças do Suzuki Grand Vitara de segunda geração.

Quanto as peças de manutenção corriqueira (filtros, pastilhas, etc) nada diferente de um carro popular em termos de preço.

Tente pegar uma Tracker que foi muito bem cuidada; leve em um mecânico de confiança. Acredito que a Tracker seja o 4x4 com melhor custo-benefício... pelo menos para mim foi.

Boa sorte!

Valeu Almir,

Como sou um cara fanático por economia (que não combina com 4x4), devo manter os pneus em tamanho original ou mesmo colocar uns 225/60 ou 70 o que eu achar melhor em custo benefício. Acredito que assim ganhe mais uns km por litro.
Como vai ser meu carro do dia a dia isso é muito importante. Até pensei em GNV, mas o que tenho lido é q não se adapta muito ao tracker. Fora que perde quase todo o bagageiro.
Sai de uma Toyota 2.7 de 150 cv que me fazia gastar 820 pilas por mês para um Renault Symbol com gnv que gasta cerca de 320 pilas por mês. Diferença de 500ão.

E vc partiu para qual carro?

Um abraço.

Almir Almeida
09/04/2017, 13:41
Olá amigos do fórum.

Como já vendi minha Tracker e todos os equipamentos de camping que eu havia instalado no carro, estou encerrando a minha participação neste tópico. Espero que este tópico tenha ajudado ou inspirado aqueles que compartilham as mesmas idéias de preparar e equipar o veículo para expedições e camping.

Mas breve devo depois iniciar outro tópico, pois agora estou com uma Hilux CS com um camper removível.

Obrigado pela participação de todos!

Abraços

Guilherme Arlim
10/04/2017, 19:17
Nós que te agradecemos pelo conhecimento compartilhado. Enriqueceu muito o conteúdo desse site. Escolhi a Tracker para meu primeiro 4x4 inspirado no seu projeto. Muito obrigado!

Grande abraço e espero continuar acompanhando suas aventuras na nova viatura!

Olá amigos do fórum.

Como já vendi minha Tracker e todos os equipamentos de camping que eu havia instalado no carro, estou encerrando a minha participação neste tópico. Espero que este tópico tenha ajudado ou inspirado aqueles que compartilham as mesmas idéias de preparar e equipar o veículo para expedições e camping.

Mas breve devo depois iniciar outro tópico, pois agora estou com uma Hilux CS com um camper removível.

Obrigado pela participação de todos!

Abraços

AAssis
11/04/2017, 11:03
sua viatura fez historia... sempre tento colocar tudo dentro dos carros q tenho, mas vc se superou!!! ..rs... parabens pela criatividade e disposição!!

Flavia Leite Leonel
17/04/2017, 17:26
Almir, voce conhece algum local especializado em fazer esse tipo de adaptação. Tenho uma tracker e pretendo transforma-la em um micro camper, mas nao sei por onde começo

Almir Almeida
22/04/2017, 12:41
Olá Flavia, alguém especializado não conheço, mas um marceneiro também pode montar.

Almir Almeida
26/04/2017, 09:36
sua viatura fez historia... sempre tento colocar tudo dentro dos carros q tenho, mas vc se superou!!! ..rs... parabens pela criatividade e disposição!!

Obrigado a todos pelo incentivo!

Crisrimas
15/03/2019, 19:01
Olá. Gostaria de saber como foi feita a coleta de água da pia. Tô meio perdida aqui. Rsrs onde foi colocada essa caixa? Tem um buraco em algum lugar? Alguém me socorre por favor. Rsrs

DanieleM
16/08/2021, 19:19
Olá, como prendeu a placa no bagageiro? comprei uma dessa