Conectar

Ver Versão Completa : Curiosidade com 4x4 jimny

Rafael Maklon
05/01/2016, 21:18
Pergunta de noobie q acabou de comprar um Jimny:

o que acontece se ativar a 4x4H ou 4x4L no jimny com as rodas desalinhadas? não achei nada sobre isso em nenhum lugar... no manual tbm não fala...

Abs!!

Sassagudo
05/01/2016, 21:44
Pergunta de noobie q acabou de comprar um Jimny:

o que acontece se ativar a 4x4H ou 4x4L no jimny com as rodas desalinhadas? não achei nada sobre isso em nenhum lugar... no manual tbm não fala...

Abs!!

Olá.

Também tive essa dúvida quando estava desenvolvendo um novo módulo eletrônico para ter o 4x2 L, ou seja, reduzida só com tração traseira. No meu caso era a passagem 4x4 H para 4x2 L e vice versa.

Quando as rodas dianteiras não estão alinhadas o carro está fazendo uma curva. Então o caminho, espaço percorrido, pelas rodas dianteiras e traseiras não é igual, ou seja, rotação diferente entre rodas dianteiras e traseiras.

Como o Jimny não tem diferencial central alguma parte da transmissão sofrerá esforço adicional para fazer uma das rodas, dianteira ou traseira, escorregar pois a transmissão impõe a mesma rotação nos dois eixos. Se estiver em piso escorregadio, lama por exemplo, tranquilo. Mas em terra seca ou areia o esforço já existe. Mas aí uso o novo 4x2 LOW.

Tudo isso não ocorre com as rodas alinhadas, ou seja, andando em linha reta.

Posto isso outra conclusão: nunca usar pneus de tamanho diferentes. Nunca trocar dois pneus novos num eixo. E fazer o rodízio com a maior frequência possível (eu faço religiosamente a cada 2500 km). Se vc demora muito para fazer o rodízio os pneus ficam de diâmetro ligeiramente diferente por conta do desgaste. E o esforço, ainda que leve, é permanente quando em algum modo 4x4.

Boa sorte com o seu Jimny.

Rafael Maklon
05/01/2016, 21:55
Opa, Obrigado Sassagudo!

Mas então se por algum motivo o individuo entrar em uma vala ou atolar em 2WD e decidir colocar 4x4H ou 4x4L para dar uma força, e ele não estiver com as rodas alinhadas por conta do atolamento, mas com o carro parado, isso não teria problema certo?

Faço essa pergunta pq o Manual do carro diz para deixar as rodas "completamente" alinhadas...

Grande Abraço!

Sassagudo
05/01/2016, 22:36
Opa, Obrigado Sassagudo!

Mas então se por algum o individuo entrar em uma vala ou atolar em 2WD e decidir colocar 4x4H ou 4x4L para dar uma força, e ele não estiver com as rodas alinhadas por conta do atolamento, mas com o carro parado, isso não teria problema certo?

Faço essa pergunta pq o Manual do carro diz para deixar as rodas "completamente" alinhadas...

Grande Abraço!

Perfeito Rafael!

Com o carro parado, rotação das rodas nula, não haverá esse esforço. O modo 4x4 será engatado, sem esforço, e quando começar a se mover aí sim uma roda necessariamente irá escorregar.

Gostaria de reforçar a recomendação do rodizio. Pois se os pneus não tiverem desgaste igual, diâmetros diferentes, o esforço será permanente nos modos 4x4. Mesmo em linha reta!

Eu só uso o 4x4 em casos extremos para evitar desgaste dos pneus e não forçar a transmissão. Mesmo em terra seca uso só 4x2 ou o 4x2 LOW em aclives e caminhos mais sinuosos. Acho divertido controlar o carro nas saídas de traseira. Também noto diferença no consumo de combustível.

Abs,

Zé.

Rafael Maklon
05/01/2016, 22:45
Esclareceu minha dúvida, obrigado Zé!

Comprei o carro de segunda mão com 40.000 km na concessionária da suzuki semana passada e ainda estou descobrindo o carro... os pneus infelizmente não são novos e não faço idéia se foi feito algum rodizio, mas como são pneus para cidade e não para offroad, eu pretendo trocar os pneus assim q entrar uma graninha. Vou seguir com certeza essa recomendação do rodizio de 2500km, até pq mesmo usado, não é um carro barato...

Mais uma vez Obrigado!

Abs

Sassagudo
05/01/2016, 23:27
Esclareceu minha dúvida, obrigado Zé!

Comprei o carro de segunda mão com 40.000 km na concessionária da suzuki semana passada e ainda estou descobrindo o carro... os pneus infelizmente não são novos e não faço idéia se foi feito algum rodizio, mas como são pneus para cidade e não para offroad, eu pretendo trocar os pneus assim q entrar uma graninha. Vou seguir com certeza essa recomendação do rodizio de 2500km, até pq mesmo usado, não é um carro barato...

Mais uma vez Obrigado!

Abs

Rafael,

Dá prá ter idéia do desgaste desigual ou não, medindo a profundidade dos sulcos de cada pneu.

Tipo com um palito de fósforo inserido no sulco e comparando com os outros pneus.

Se os pneus forem os 205/70 então o velocímetro indicará uma velocidade maior que a real, uma distância percorrida também e o cálculo do consumo terá um erro. O velocímetro/odômetro é ajustado para o pneu 217/75.

Também vale a pena pensar numa troca dos óleos. Principalmente motor. As vezes o pessoal troca o óleo, mas passa uma estopa com gasolina no filtro de óleo. O filtro fica com aparência de novo pela limpeza. Mas não é. Picaretagem comum em postos de gasolina quando o dono não está perto. Além de colocarem um óleo de qualidade inferior ao combinado. Sempre troco dos carros e moto em casa.

Quando sou obrigado a fazer uma revisão na CSS para manter a garantia, faço uma marca no filtro. Alias as CSS sempre cobram um volume de óleo a mais. Eles usam óleo a granel, de tambores, mas cobram arredondando prá cima os diferenciais e caixa de transferência como se o óleo viesse em embalagem de um litro.

Haja...

Abs.

PPaulo
06/01/2016, 20:07
Sassagudo;
Boa noite!

Essa questão do velocímetro e odômetro com as diferentes medidas de pneus sempre causa confusão.
O pneu original do Jimny é o 205/70 e nesta condição o odômetro marca a quilometragem corretamente enquanto o velocímetro marca uma velocidade menor que a real, aliás como a grande maioria dos carros.
Com o uso dos pneus 215/75 a velocidade indicada passa a ser a real sem margem de segurança, enquanto o odômetro passa a indicar uma quilometragem menor em cerca de 5%.
Um abraço;
Pedro Paulo.

Cleo
07/01/2016, 10:10
Olá.

Nunca trocar dois pneus novos num eixo.

Boa sorte com o seu Jimny.

Sassagudo, explique melhor por favor.

Led
07/01/2016, 10:35
Opa, Obrigado Sassagudo!

Mas então se por algum motivo o individuo entrar em uma vala ou atolar em 2WD e decidir colocar 4x4H ou 4x4L para dar uma força, e ele não estiver com as rodas alinhadas por conta do atolamento, mas com o carro parado, isso não teria problema certo?

Grande Abraço!

A dica é sempre entrar no obstáculo já com o recurso necessário para sair dele. Já entra traçado!!

Sassagudo
07/01/2016, 11:58
Sassagudo, explique melhor por favor.

Bom dia Cleo.

É o seguinte: o Jimny não tem diferencial central, então a rotação do eixo dianteiro e traseiro é a mesma.

Pode acontecer de alguém, por falta de $$, trocar apenas dois pneus mais desgastados, dianteiros ou traseiros. Neste caso os pneus novos tem o maior diâmetro possível, afinal são novos, os velhos estão com diâmetro menor, usados. Modelos de pneu diferentes então nem pensar...

Como o carro imprime a mesma rotação em ambos eixos como fica? Alguém vai patinar ou a transmissão vai quebrar. Não é possível, mesmo em linha reta isso não acontecer. Pelo dimensionamento/robustez a transmissão GERALMENTE aguenta. Então o pneu será desgastado e o consumo de combustível aumenta pelo esforço em fazer a roda em questão patinar. Alem do esforço na transmissão.

Esta é a razão de NUNCA usar 4x4 em pisos de boa aderência. Asfalto, concreto etc. Eu nem em terra seca uso. Só mesmo em lama etc. E isto nem é só caso do Jimny. QUALQUER 4x4 que NÃO tenha diferencial central tem o mesmo problema.

Se tiver em dúvida escreva.

Abs.

Sassagudo
07/01/2016, 12:12
Sassagudo;
Boa noite!

Essa questão do velocímetro e odômetro com as diferentes medidas de pneus sempre causa confusão.
O pneu original do Jimny é o 205/70 e nesta condição o odômetro marca a quilometragem corretamente enquanto o velocímetro marca uma velocidade menor que a real, aliás como a grande maioria dos carros.
Com o uso dos pneus 215/75 a velocidade indicada passa a ser a real sem margem de segurança, enquanto o odômetro passa a indicar uma quilometragem menor em cerca de 5%.
Um abraço;
Pedro Paulo.

Bom dia Pedro Paulo.

Também tive a mesma dúvida e um GPS geodésico de precisão esclareceu. No meu com o 205/70 é bem perceptível. Inclusive o consumo (km/l) também não é real. Aliás de a velocidade está errada necessariamente a distância também estará e vice versa.

O pneu original do Jimny, para o qual o painel é ajustado, é o 215/75. Quando a SZK oferece o 205/70 o velocímetro indica uma velocidade maior e, consequentemente distância percorrida também. pelo menos não se leva multa.

Com o passar do tempo e desgaste do pneu qualquer carro passa a indicar velocidade e distancia maior. Taxista adora andar com pneu careca...

No Jimny o sensor de velocidade, colocado na caixa de transferência indica 25 pulsos por giro (se me lembro de cabeça pois o manual técnico não está aqui no momento). A CPU do painel é ajustada para o MAIOR pneu oficial. Daí com outro pneu menor e/ou desgaste a velocidade passa a ser cada vez maior que a real. Aumenta a margem de segurança contra multas.

O correto seria a SZK oferecer o 215/75 MTR, como oferece, e o 215/75 ATR (que existe) e não o 205/70. Acho que é para motivar a gastar no 215/75 opcional...

Abs,

Zé.

Cleo
07/01/2016, 13:25
Suassugo veja se entendi bem. Voce quis dizer que não devemos trocar apenas 2 pneus e sim os quatro, dentro do possível, é isso?

Sassagudo
07/01/2016, 19:48
Suassugo veja se entendi bem. Voce quis dizer que não devemos trocar apenas 2 pneus e sim os quatro, dentro do possível, é isso?

Exatamente!

Pneus iguais, mas com desgaste diferente, sobrecarregam a transmissão. Para evitar isso o ideal é fazer o rodízio o mais frequentemente possível.

mario de paula pinto
09/01/2016, 10:19
Bom dia Sassagudo. No meu jimny uso 215/75. Já vi que dei mancada. Não fiz rodizio.Economia de crise.Agora vamos tentar consertar ,mas trocar os 4 ,tá meio dificil($). Alias os dianteiros tão bem novos e os traseiros ainda não pedem troca ,mas posso fazê-lo.Então um paliativo:Troco os traseiros ,rodo com eles nessa posição até igualarem o desgaste dos dianteiros e passo a fazer o rodizio.Qual é a sua opinião?Por favor ,vejamos se entendi bem ;essa sobrecarga na transmissão é apenas em 4x4,não?
Fica meu protesto em relação a css (via natsu) onde fiz todas as revisões (meu carro tem 50K) e ninguém me disse nada sobre esse problema na transmissão sem o rodízio.Seu tópico é que veio esclarecer...Valeu

Sassagudo
11/01/2016, 22:47
Bom dia Sassagudo. No meu jimny uso 215/75. Já vi que dei mancada. Não fiz rodizio.Economia de crise.Agora vamos tentar consertar ,mas trocar os 4 ,tá meio dificil($). Alias os dianteiros tão bem novos e os traseiros ainda não pedem troca ,mas posso fazê-lo.Então um paliativo:Troco os traseiros ,rodo com eles nessa posição até igualarem o desgaste dos dianteiros e passo a fazer o rodizio.Qual é a sua opinião?Por favor ,vejamos se entendi bem ;essa sobrecarga na transmissão é apenas em 4x4,não?
Fica meu protesto em relação a css (via natsu) onde fiz todas as revisões (meu carro tem 50K) e ninguém me disse nada sobre esse problema na transmissão sem o rodízio.Seu tópico é que veio esclarecer...Valeu

Olá Mário.

Perfeita sua conclusão!

Se os traseiros ainda aguentam faça o rodízio se deseja aproveitá-los mais um pouco.
Mas se for trocar coloque os novos na traseira e use assim até que se igualem.
A partir daí faça o rodízio o mais frequentemente possível.

E sim! O esforço só acontece em 4x4, qualquer modo.
Foi boa sua observação pois assim deixamos claro que o desgaste/esforço/consumo de combustível é só no 4x4.

Para poder usar a reduzida no asfalto sem esforço da transmissão fiz um módulo eletrônico que cria o modo 4x2 LOW.
Tem um post aqui com vídeo.

Difícil encontrar alguém numa CSS que saiba um pouco da parte técnica. Só vendas.Depois...

Até...

mario de paula pinto
14/01/2016, 19:27
Valeu .Já li seus tópicos sobre 4x2 Low. Muito interessante .Abraço

junior_kgb
18/01/2016, 23:04
Boa noite. Pessoal sou novo em 4x4 eestou com algumas duvidas. Tenho feito prova de rally de regularidade e me recomendaram andar em 4x4 reduzida, os pisos são diversos as vezes pedras as vezes lama, não fico mudando ando sempre em reduzida. Pode ocasionar problema? meu jimny está com 19 mil km vou levar fazer revisão na CSS, o q pedir pra eles olharem nesse caso? Agradeço.

Sassagudo
19/01/2016, 12:23
Boa noite. Pessoal sou novo em 4x4 eestou com algumas duvidas. Tenho feito prova de rally de regularidade e me recomendaram andar em 4x4 reduzida, os pisos são diversos as vezes pedras as vezes lama, não fico mudando ando sempre em reduzida. Pode ocasionar problema? meu jimny está com 19 mil km vou levar fazer revisão na CSS, o q pedir pra eles olharem nesse caso? Agradeço.

Bom dia Junior.

No rally a preocupação é desempenho e o melhor para o percurso não é, necessariamente, o melhor para o carro.

O Jimny NÃO tem diferencial central, então não pode ser 4x4 permanente.

Por não ter diferencial central, em qualquer modo 4x4, reduzida ou não, o eixo dianteiro tem a mesma rotação do eixo traseiro. A caixa de transferência impõe isso.
Se estiver em RETA e os pneus dianteiros tiverem exatamente o MESMO desgaste (diâmetro) dos traseiros, todos novos por exemplo, então não há, na teoria, esforço na transmissão nem nos pneus. Mesma rotação.

Mas como o desgaste nunca é o mesmo e, principalmente, numa CURVA as rodas dianteiras fazem um caminho diferente das traseiras, então as rodas dianteiras vão girar de modo diferente das traseiras.

Mas a transmissão em 4x4, sem diferencial central, não deixa esse giro diferente acontecer. O que acontece? Ou a transmissão quebra ou alguma roda patina, que é o que acontece na maior parte do tempo (até a quebra...).

No que uma roda patinou, se for na lama, baixo atrito, tudo bem. Pouco desgaste do pneu, pouco esforço da transmissão
e pouco gasto de combustível a mais para vencer essa resistência. Mas no momento que vc sai da lama e pega um piso de boa aderência como pedras ou terra seca o que acontece? O atrito/esforço acontece de imediato. Desgaste dos pneus e aumento de consumo de gasolina. Repare que todos comentam sobre o desgaste e baixa durabilidade dos pneus. Claro que são pneus tem um projeto diferente mas MUITO do desgaste se deve ao uso do 4x4. Um pneu escorregando pelo que expliquei acima é quase como um pneu travado, queimando, numa freada. Na lama, só nela, tranquilo. Escorrega bem. Mas fora dela sempre se deixa um rastro de borracha...

Já reparou o quanto a direção fica progressivamente mais pesada e vc tem que acelerar mais para sair com o carro no 4x4 com a direção virada ao máximo? Experimente no asfalto: ligue o 4x4 reduzida, vire o volante ao máximo e tente sair, nem precisa se mover, apenas tente. Parece que vc está com o freio de mão puxado... Um pouco menos do que isso é o que acontece o tempo todo em 4x4, principalmente em reduzida, na terra seca ou pedras. Quanto mais vira o volante, percursos sinuosos, o tempo todo desviando de obstáculos etc, mais esforço. Esforço variável mas permanente.

Repare que o manual do Jimny diz claramente para NÃO utilizar o 4x4, menos ainda a reduzida, em pisos de boa aderência.

Por conta disso fiz um módulo eletrônico para ter o 4x2 LOW, ou seja 4x2 com reduzida. Veja um vídeo que postei aqui (procure por "4Jimny"). Na lama 4x4 direto, quando saio dela, terra seca ou pedras, um toque no botão 2WD e passo para 4x2 LOW e vou assim até nova necessidade de 4x4, com o carro muito mais ágil. Economizo pneus, combustível e, principalmente, esforço/desgaste da transmissão. Além de toda utilidade de modo 4x2 com reduzida, antes de uso proibido, em uso urbano, subida de rampas, transito lento em ladeiras, baliza, subida de serra na estrada congestionada etc.

Se vc não sente nada de diferente, acho que não há nada em específico para pedir para olhar na CSS. Até pq ninguém entende de nada... Só querem vender e vc irá pagar horas de serviço. Seu carro é novo e a transmissão deve estar em bom estado. Mas apenas minha opinião...

Uma dica fundamental da engenharia mecânica: faça o rodízio dos pneus o mais frequentemente possível. Quando o desgaste dos pneus é igual o esforço, e consequente o desgaste "doentio", passa a ser o menor possível nos modos 4x4. O desgaste desigual acaba causando ainda mais desgaste e assim os pneus vão embora num ciclo vicioso.

Uma conclusão de tudo que falamos acima: quanto mais largo o pneu, independente de ser de asfalto ou terra maior o desgaste dele e menor durabilidade. Pq? Imagine numa curva, o lado de dentro do pneu faz um trajeto e o lado de fora outro maior (lembra-se de corredores numa pista de atletismo?)... o mesmo pneu terá pontos de escorregamento e desgaste. Aqui restrito ao pneu. A transmissão nada sofre e isso acontece nas quatro rodas com ou sem 4x4.

Acho que escrevi demais...

Se tiver alguma dúvida, e eu puder ajudar, é só perguntar...

Até +.

Cleo
19/01/2016, 13:02
Explicações importantissimas, valeu.

Paulo André BR
21/01/2016, 19:28
Sassagudo,

Percebo que é bem detalhista, criterioso e zeloso ao extremo.

Sei és mais experiente que eu, poderia ser meu pai, mas também ando de Jeep desde 1998 e alguma coisa já aprendi.

Desculpa entrar aqui para tecer meus comentários, sem ofensa ou querer polemizar, apenas não traumatizar alguns menos experientes e podem ficar receosos...

1. o Jimny é calibrado para pneu 205/70-15 sim, tanto que o Velocímetro marca a mais e o Hodômetro correto, como em qualquer outro veículo. Eu tenho um HR 2011, que vem com Pirelli ATR 215/75-15, esse pneu aliás tem péssima construção é torto e difícil de balancear. Com o 215/75 meu hodômetro dá erro próximo do 4% a menos, e o velocímetro marca cravado com o GPS. - Veja a quantidade de informação que já existe a esse respeito. Já tirei essa prova de todos os métodos possíveis! O maior deles foi numa expedição de 10.500km junto com mais 2 veículos (TR4 e Discovery), todos com GPS e trocando informações sobre esses dados, ou seja pneu 215/75 marca errado no hodômetro.

2. O 4x4 alto, em estrada de terra, mesmo com alguma aderência, pode ser utilizado sim, obvio que o sistema de transmissão não vai trabalhar na "manteiga", mas ele tem folgas que permitem esse uso. As folgas nas engrenagens compensam em partes a diferença entre eixo dianteiro e traseiro. Digo e afirmo que é mais seguro andar em 4x4 numa estradinha de terra. Na minha expedição, só no trecho da Bolívia, foram quase 1.000 km de terra com muito pó, costela de vaca etc.., andávamos a 70~80Km/h e se não estivesse com 4x4 engatado, certamente eu teria passado reto em algumas curvas, ou perdido a traseira, como ocorreu em algumas situações onde eu queria "economizar o sistema e combustível".
A saída de traseira é legal, mas quando se está afim de brincar, não a 3.000Km de casa!

3. Entendo também seu preciosismo com relação ao desgaste diferente entre os pneus dianteiros e traseiros. Mas, sendo eles mesmo fabricante, modelo e medidas, essa diferença tb é desprezível! Como disse as folgas originais do conjunto compensam essa diferença. Ainda mais em piso de média a pouca aderência.
Do modo como coloca, me lembrou os professores nos ensinando: "... mas isso vale na CNTP (Condições normais de temperatura e pressão)..." ou seja só no mundo ideal.

Enfim, na minha humilde opinião, sua teoria está perfeita, (exceto o hodômetro que acho que houve alguma confusão de sua parte), mas na prática a teoria é outra, e do modo como colocou, parece que tudo vai quebrar, consumo vai nas nuvens, pneu vai acabar! Não é bem assim, sabemos disso.

Veja também que a antiga pampa 4x4 tinha relação de diferencial na frente diferente da relação da traseira, assim como em alguns tratores agrícolas 4x4. Existe uma teoria para isso... não vem ao caso, mas isso mostra que o sistema aceita algum desaforo (diferença entre dianteiro e traseiro, seja na relação ou no diâmetro do pneu), projetado pela fábrica!

Óbvio que não recomendo diâmetros de pneus diferentes nos eixos, mas só quis ilustrar um exemplo, de que um desgaste diferente dos pneus não causam prejuízos nem forçam o sistema. Demonstram apenas falta de zelo do proprietário!

Uma maneira muito simples de saber se está com muita aderência para o 4x4 a ponto dele forçar o sistema já foi dito: em primeira marcha, comece a andar com o veículo e esterce o volante com o veículo em movimento, se sentir o volante pesado, querendo voltar para linha reta, significa que a estrada está com bastante aderência, caso contrário, já está ocorrendo o arraste no solo, sem forçar o mecanismo do veículo.

Mais uma vez, sem querer polemizar, mas deixo aqui meu post para que demais iniciantes não fiquem com tanto receio, ou mesmo economizem o 4x4 achando que estão diminuindo a vida útil!
O 4x4 foi feito para usar!

Abraço e vamos aprendendo juntos!

* depois vou ver seu post do 4x2 reduzido, isso pode ser legal...

Cleo
22/01/2016, 11:42
O meu HR também está com pneus 215/75 e as informações referentes ao velocimetro e ao odômetro (#3,5%) batem rigorosamente com as minhas aferições. No tocante ao uso do 4x4 alto também concordo com suas explicações. Os foruns servem para isso, dirimir dúvidas e suscitar saudáveis e respeitosas discussões.

Sassagudo
22/01/2016, 12:17
Olá Paulo.

É sempre bom debater. Sempre aprendemos algo.

1. o Jimny é calibrado para pneu 205/70-15 sim, tanto que o Velocímetro marca a mais e o Hodômetro correto, como em qualquer outro veículo. Eu tenho um HR 2011, que vem com Pirelli ATR 215/75-15, esse pneu aliás tem péssima construção é torto e difícil de balancear. Com o 215/75 meu hodômetro dá erro próximo do 4% a menos, e o velocímetro marca cravado com o GPS. - Veja a quantidade de informação que já existe a esse respeito. Já tirei essa prova de todos os métodos possíveis! O maior deles foi numa expedição de 10.500km junto com mais 2 veículos (TR4 e Discovery), todos com GPS e trocando informações sobre esses dados, ou seja pneu 215/75 marca errado no hodômetro.

Discordo. Pelo menos no caso do meu 4Sport 2015. Não sei se é o caso do seu 2011. O painel pode ser calibrado pelo scanner Suzuki ScanTool. Privativo das concessionárias
O painel mostra a velocidade de acordo com os pulsos recebidos de um sensor na caixa de transferência. Não há como, em nenhum veículo, o velocímetro estar correto e o hodômetro errado ou vice versa. Ou os dois estão certos, carro zero saindo com pneus novos de máximo diâmetro ou, a partir daí, ambos errados. A base de cálculo de ambos é o número de pulsos. O tempo, para cálculo de velocidade, é medido pela eletrônica do painel (oscilador a quartzo).
Como o Jimny tem como opcional o 215/75, de maior diâmetro, o painel TEM que ser ajustado para esse pneu. Para o 205/70 (meu caso) menor diâmetro, para uma mesma distância percorrida o 205 dá mais voltas indicando uma velocidade e distâncias percorridas MAIORES.
Aliás, se fosse o contrário, velocimetro correto com 205/70, quem usar o 215/75 estaria acima da velocidade indicada levando multas direto em radares.
De dez/14 a mar/15 percorri sozinho mais de 11.000 km por RJ, ES, MG, BA, GO e TO. Tenho um GPS de precisão com antena externa captando no mínimo 6 satélites. Precisão de velocidade de 10 metros/hora. Pude confirmar e bate com os cálculos do diâmetro do pneu, o erro a MAIS do pneu 205/70. Repito: TEM que ser assim sob pena de multas e processos em caso de acidentes. E quando o pneu se desgasta a velocidade indicada é maior que a real. Taxista adora pneu careca, ou seja, menor diâmetro.
Acho que a SZK oferece o 205 para motivar a opção pelo 215. Veja que existe o ATR Scorpion 215/75. Pq não o oferecem no lugar do 205? Na minha opinião para vender o MTR 215.

2. O 4x4 alto, em estrada de terra, mesmo com alguma aderência, pode ser utilizado sim, obvio que o sistema de transmissão não vai trabalhar na "manteiga", mas ele tem folgas que permitem esse uso. As folgas nas engrenagens compensam em partes a diferença entre eixo dianteiro e traseiro. Digo e afirmo que é mais seguro andar em 4x4 numa estradinha de terra. Na minha expedição, só no trecho da Bolívia, foram quase 1.000 km de terra com muito pó, costela de vaca etc.., andávamos a 70~80Km/h e se não estivesse com 4x4 engatado, certamente eu teria passado reto em algumas curvas, ou perdido a traseira, como ocorreu em algumas situações onde eu queria "economizar o sistema e combustível".
A saída de traseira é legal, mas quando se está afim de brincar, não a 3.000Km de casa!

Concordo!
Mas veja o seguinte: vc estava acompanhado de dois outros veículos diferentes, talvez o seu Jimny o menos potente deles. Todos vocês, provavelmente, bem mais jovens que eu. Alguém determinava o ritmo que poderia ser inadequado para "brincar" com saídas de traseira. Além de uma possível disputa, inconsciente que seja, de ver quem anda mais rápido. Já testemunhei isso em TODOS Jimny day que participei.
No meu caso estou sozinho sempre e EU imponho o ritmo de acordo com minhas limitações e as da estrada.
O 4x4 alto ajuda, e muito, muitas vezes uso como vc descreve.
Mas concordo em ter cuidado ao brincar a 3000 km de casa.

3. Entendo também seu preciosismo com relação ao desgaste diferente entre os pneus dianteiros e traseiros. Mas, sendo eles mesmo fabricante, modelo e medidas, essa diferença tb é desprezível! Como disse as folgas originais do conjunto compensam essa diferença. Ainda mais em piso de média a pouca aderência.
Do modo como coloca, me lembrou os professores nos ensinando: "... mas isso vale na CNTP (Condições normais de temperatura e pressão)..." ou seja só no mundo ideal.

Concordo com sua observação sobre meu preciosismo e conservadorismo.
Infelizmente as folgas originais NÃO compensam a diferença. Elas existem por conta de possibilitar os diferentes engates e por conta de tolerâncias de processos produtivos (usinagem). Nos primeiros centímetros, ou metros, essas pequenas folgas já teriam sido "consumidas" e, a partir daí, esforço na transmissão e consumo. Mas, claro, tudo isso minimizado, ou mesmo desprezado, em pisos de baixa aderência. E mesmo em terra seca tudo aguenta por conta do projeto.
Estou para medir um mesmo percurso, mesmo dia, mesma velocidade etc. em 4x4 e 4x2 com um scanner medindo a carga no motor e um osciloscópio medindo o consumo (bico injetor) para comparar o consumo.
Na verdade a minha maior preocupação é a autonomia. O tanque do Jimny é pequeno e já passei sufocos no meio de lugar nenhum em TO e diversos outros lugares. Qualquer gota de combustível economizada valia lá.

Enfim, na minha humilde opinião, sua teoria está perfeita, (exceto o hodômetro que acho que houve alguma confusão de sua parte), mas na prática a teoria é outra, e do modo como colocou, parece que tudo vai quebrar, consumo vai nas nuvens, pneu vai acabar! Não é bem assim, sabemos disso.

Com certeza! Quebra improvável. Mais valem os comentários para minimizar desgaste de pneu e consumo de combustível.

Veja também que a antiga pampa 4x4 tinha relação de diferencial na frente diferente da relação da traseira, assim como em alguns tratores agrícolas 4x4. Existe uma teoria para isso... não vem ao caso, mas isso mostra que o sistema aceita algum desaforo (diferença entre dianteiro e traseiro, seja na relação ou no diâmetro do pneu), projetado pela fábrica!

Procurei bastante sobre a possibilidade de existir diferencial dianteiro e traseiro diferentes. Mas só encontrei isso em veículos ou com diferencial central SEM possibilidade de bloqueio e com pneus diferentes dianteiros e traseiros no caso de tratores.
Até achei algo interessante sobre a Belina 4x4 (mesma plataforma e mecânica da Pampa 4x4).
Da revista Quatro Rodas, março de 1985: "...Na edição de março de 1985, ela foi colocada à prova num percurso de 10 000 km: foi de São Paulo a Maceió e voltou, encarando lama, canaviais e muita areia. Cruzou o país com apenas um problema: o ronco no diferencial traseiro, considerado normal pela rede autorizada. Infelizmente, os técnicos estavam errados: integrada à frota de Longa Duração, a Belina 4x4 rodou 50 000 km em 18 meses, quando revelou sua principal fraqueza. O 4x4 funcionou bem até os 10 000 km e dali em diante só deu problema. Curiosamente, o defeito do sistema era sua própria simplicidade, já que não havia diferencial central para compensar a diferença entre os eixos nas curvas. Como resultado, o diferencial traseiro foi o primeiro a pular fora: destruído após os 10 000 km, foi substituído na garantia e quebrou mais algumas vezes até os 22 000 km, quando a revista decidiu não mais fazer uso da tração 4x4. Ao todo, foram 84 dias de oficina para resolver um problema sem solução.Para fazer justiça à Belina 4x4, vale dizer que suas limitações estavam previstas no manual do proprietário: deveria rodar só em pisos de baixa aderência, em linha reta e nunca acima dos 60 km/h. O fato é que após o teste de Longa Duração, a fábrica alterou o manual do proprietário, tornando mais clara a correta operação da tração 4x4. Minada a confiança do consumidor, não restou alternativa à Ford senão encerrar a sua produção em 1987: o sistema agora era exclusivo da Pampa, que se manteve em linha até 1995.
Nosso Jimny é bem mais robusto. Felizmente...
Óbvio que não recomendo diâmetros de pneus diferentes nos eixos, mas só quis ilustrar um exemplo, de que um desgaste diferente dos pneus não causam prejuízos nem forçam o sistema. Demonstram apenas falta de zelo do proprietário!

Uma maneira muito simples de saber se está com muita aderência para o 4x4 a ponto dele forçar o sistema já foi dito: em primeira marcha, comece a andar com o veículo e esterce o volante com o veículo em movimento, se sentir o volante pesado, querendo voltar para linha reta, significa que a estrada está com bastante aderência, caso contrário, já está ocorrendo o arraste no solo, sem forçar o mecanismo do veículo.

Perfeito! É o que sempre faço. O primeiro teste do módulo 4x2 reduzido e exatamente este.

Mais uma vez, sem querer polemizar, mas deixo aqui meu post para que demais iniciantes não fiquem com tanto receio, ou mesmo economizem o 4x4 achando que estão diminuindo a vida útil!
O 4x4 foi feito para usar!

Concordo também. Posso até ser conservador no uso, e sou, mas motivado principalmente pela diversão e melhorar minha sensibilidade e habilidade (decadente...) de condução. Gosto do desafio, não quero ficar "viciado" no 4x4 e só uso o 4x4 em último caso. Mas concordo e repito: posição absolutamente pessoal. Desgaste e economia, aqui, em segundo plano.

Abraço e vamos aprendendo juntos!

Legal poder conversar!
E vamos esclarecer a questão do velocimetro/hodometro.
Quanto a eles mantenho minha opinião: painel ajustado para o 215/75.
Pelo menos para o Jimny nacional, meu caso.

Grato, Paulo, e boas expedições!

Abs,

Zé.

* depois vou ver seu post do 4x2 reduzido, isso pode ser legal...[/QUOTE]

Roger_RJ
22/01/2016, 14:25
Excelente discussão.

Então quem instalou os 215/75 fora das concessionárias deveria solicitar a recalibragem do hodômetro/velocímetro?

Abs

Cleo
22/01/2016, 14:28
Sassagudo todos os carros que tive até hoje, com a configuração original de fábrica, marcavam correto no odômetro e +/- 5 km a menos no velocímetro. No meu atual um HR 2011/12 quando estava com os pneus 205/70 era da forma acima, depois que troquei pelos 215/75 15 com rodas originais ele passou a marcar a velocidade REAL, igual GPS e odômetro 3,567% a menos, bem exato né kkkkkkk. Uma RAM que eu tive, época boa, quando boteis uns BF 315 o velocimetro marcava a menos quase 10 km, tomei algumas multas até perceber,kkkkkkkk aí só passava nos radares pela velo do GPS, o odômetro também dava diferença mas não me recordo quanto. Um abraço.

JimnyRV
22/01/2016, 14:43
Na minha opinião a Suzuki vende o Jimny com o 205 porque 90% de quem o compra nunca vai precisar de um pneu mais agressivo, fora que ele anda melhor na estrada e ainda gasta menos. Se eu tivesse espaço eu teria um set de 205, e botaria os MUD só pra terra. Apenas uma observação, o Jimny é vendido no Japão com 175/80R16, que é um pouco maior que o 205, mas menor que o 215.

Sobre o hodômetro, no meu o erro é grande, a ponto de se tornar impossível de fazer rally de regularidade confiando nele.

Abs!

VOVÔ DO TROLLER
22/01/2016, 17:18
Boa tarde Sassagudo. Ótimo debate. Nestes 11.000 km você fez a média do consumo? Você usa os pneus 205, certo? Abs. Válter

Sassagudo
22/01/2016, 18:17
Excelente discussão.

Então quem instalou os 215/75 fora das concessionárias deveria solicitar a recalibragem do hodômetro/velocímetro?

Abs

Olá Roger.

Em princípio, para os Jimny nacionais, acho que não precisa ajustar.

Acredito que venham todos ajustados para o 215/75 como descrevi acima. Daí colocar fora da CSS (melhor negócio) o 215/75 não requer ajuste. Estaria como se fosse de fábrica.

Mas eu faria o seguinte: depois da troca daria uma conferida com o GPS.
Sei de foruns gringos que o ajuste pelo ScanTool proprietário da SZK corrige qualquer pneu e/ou quando da troca da relação da caixa de transferências.

A CPU do painel recebe uma outra constante e faz as contas corretamente. Se forem ver no esquema elétrico o painel está ligado no conector OBD. Pode-se, por exemplo, alterar a quilometragem indicada pelo hodometro (até sem ScanTool, é uma memóriazinha básica...).

Outra coisa que se ajusta no painel: com quantos litros no tanque a luz da reserva acende.

Abs,

Zé.

Sassagudo
22/01/2016, 18:21
Sassagudo todos os carros que tive até hoje, com a configuração original de fábrica, marcavam correto no odômetro e +/- 5 km a menos no velocímetro. No meu atual um HR 2011/12 quando estava com os pneus 205/70 era da forma acima, depois que troquei pelos 215/75 15 com rodas originais ele passou a marcar a velocidade REAL, igual GPS e odômetro 3,567% a menos, bem exato né kkkkkkk. Uma RAM que eu tive, época boa, quando boteis uns BF 315 o velocimetro marcava a menos quase 10 km, tomei algumas multas até perceber,kkkkkkkk aí só passava nos radares pela velo do GPS, o odômetro também dava diferença mas não me recordo quanto. Um abraço.

Olá Cléo.

Então, acho que seu caso confirma o fato de o painel estar ajustado para o 215/75.
O meu, com pneu 205/70 marca a mais por tudo que conversamos.
Conferi em diversas oportunidades com GPS de precisão.

Abs,

Zé.

Sassagudo
22/01/2016, 18:34
Na minha opinião a Suzuki vende o Jimny com o 205 porque 90% de quem o compra nunca vai precisar de um pneu mais agressivo, fora que ele anda melhor na estrada e ainda gasta menos. Se eu tivesse espaço eu teria um set de 205, e botaria os MUD só pra terra. Apenas uma observação, o Jimny é vendido no Japão com 175/80R16, que é um pouco maior que o 205, mas menor que o 215.

Sobre o hodômetro, no meu o erro é grande, a ponto de se tornar impossível de fazer rally de regularidade confiando nele.

Abs!

Olá.

É uma excelente explicação. Eu sou um desses que optou pelo ATR 205/70 por conta de rodar mais no asfalto.
Certamente gasta menos combustível e menor desgaste do que o MUD 215/75.

Apenas meu inconformismo, e já conversei com um dirigente SZK, sobre o fato de NÃO oferecerem o ATR 215/75.
Pneu que existe e daria um visual melhor, painel correto e uso no asfalto...
O comprador escolhe ATR ou MTR/MUD mas o tamanho deveria ser o mesmo!!!

Nunca vi um veículo, alem do Jimny, ser oferecido com pneus dessa forma!!!
Existem marcas/modelos que quando oferecem uma roda de aro maior montam um pneu de perfil mais baixo, ou seja menor. Assim o tamanho final do conjunto é o mesmo, a altura do solo a mesma e etc.

Também pensei em ter outro conjunto de pneus MTR. Apareceu no MercadoLivre, faz seis meses, um jogo de 4 rodas originais impecáveis. Valor de R$ 600,00.
Fiquei em dúvida, pensei durante a noite, decidi comprar e dia seguinte..... já tinha sido vendidas!!!! grrrrrrrrr....

Abs,

Sassagudo
22/01/2016, 18:54
Boa tarde Sassagudo. Ótimo debate. Nestes 11.000 km você fez a média do consumo? Você usa os pneus 205, certo? Abs. Válter

Olá Válter.

Eu tenho uma parte do percurso anotada, mas estas anotações estão na BA.

O consumo variava muito. Estradas de MG e GO com asfalto razoável ou nem tanto.
Já estradas na BA e TO onde não conseguia engatar uma quinta marcha. Senti falta de cambio automático...
A ponto de optar pelo caminho mais curto por terra já que asfalto inexistia...
Mais divertido, menos irritante e perigoso. Graças a São GPS...

Nas estradas de terra o consumo era muito variável também. Muitos trechos sinuosos, para, abre e fecha de porteiras atravessando fazendas e etc.

Mas logo desisti de medir o consumo pelo seguinte: a qualidade da gasolina.
Impressionante a porcaria que vendem. Chegava num posto com 1/4 de tanque o o carro andando de um jeito.
Enchia o tanque e o carro saia do posto de outro jeito. Geralmente pior. Só em cidades com mais de um posto a coisa melhorava. Entre o leste de TO e oeste da BA são comuns trechos de 200 km sem nenhum posto.

A única coisa em que confio é a minha média de transito urbano em SP: 13.4 km/l.
Sempre uso Shell aditivada de um posto próximo de casa. Sem ar condicionado. Sou muito conservador, lerdo mesmo...
Mas também tem outra coisa: uso direto no trânsito intenso o modo 4x2 com reduzida que fiz. No anda e para, só a rotação de marcha lenta com a reduzida basta. Não toco no acelerador. Se o trânsito anda um pouquinho saio em segunda, que equivale a primeira sem reduzida e pulo umas marchas, aí acelero um tico. Ou volto para 4x2 sem reduzida.
Mas existe um pequeno erro também nesse consumo. Com o pneu 205/70 a distância indicada é ligeiramente maior como discutimos em outras mensagens. O consumo real fica um pouco abaixo disso. Mas acho que ainda acima de 13 km/l.

Mas no geral estou bem satisfeito...

Abs,

Zé.

VOVÔ DO TROLLER
22/01/2016, 20:02
Olá Válter.

Eu tenho uma parte do percurso anotada, mas estas anotações estão na BA.

O consumo variava muito. Estradas de MG e GO com asfalto razoável ou nem tanto.
Já estradas na BA e TO onde não conseguia engatar uma quinta marcha. Senti falta de cambio automático...
A ponto de optar pelo caminho mais curto por terra já que asfalto inexistia...
Mais divertido, menos irritante e perigoso. Graças a São GPS...

Nas estradas de terra o consumo era muito variável também. Muitos trechos sinuosos, para, abre e fecha de porteiras atravessando fazendas e etc.

Mas logo desisti de medir o consumo pelo seguinte: a qualidade da gasolina.
Impressionante a porcaria que vendem. Chegava num posto com 1/4 de tanque o o carro andando de um jeito.
Enchia o tanque e o carro saia do posto de outro jeito. Geralmente pior. Só em cidades com mais de um posto a coisa melhorava. Entre o leste de TO e oeste da BA são comuns trechos de 200 km sem nenhum posto.

A única coisa em que confio é a minha média de transito urbano em SP: 13.4 km/l.
Sempre uso Shell aditivada de um posto próximo de casa. Sem ar condicionado. Sou muito conservador, lerdo mesmo...
Mas também tem outra coisa: uso direto no trânsito intenso o modo 4x2 com reduzida que fiz. No anda e para, só a rotação de marcha lenta com a reduzida basta. Não toco no acelerador. Se o trânsito anda um pouquinho saio em segunda, que equivale a primeira sem reduzida e pulo umas marchas, aí acelero um tico. Ou volto para 4x2 sem reduzida.
Mas existe um pequeno erro também nesse consumo. Com o pneu 205/70 a distância indicada é ligeiramente maior como discutimos em outras mensagens. O consumo real fica um pouco abaixo disso. Mas acho que ainda acima de 13 km/l.

Mas no geral estou bem satisfeito...

Abs,

Zé.

Valeu Sassagudo. O consumo está muito bom.Abs. Válter.

GutoSouza
23/01/2016, 08:41
Ola sou novo por aqui e estou meio perdido...

Passando aqui por esse tópico e falando em consumo...Ja tive um Jimny 2013 e estou quase fechando a compra de outro, mas antes de tomar essa decisão estou muito receoso quanto a quantidade de alcool na gasolina. pesquisei nos tópicos mais específicos aqui no site mas as informações estão bastante desatualizadas.

Enfim minha duvida e se alguém tem tido algum tipo de problema ou relatos de defeitos por conta dessa nossa gasolina batizada.

Desde já agradeço.

Sassagudo
24/01/2016, 12:16

Passando aqui por esse tópico e falando em consumo...Ja tive um Jimny 2013 e estou quase fechando a compra de outro, mas antes de tomar essa decisão estou muito receoso quanto a quantidade de alcool na gasolina. pesquisei nos tópicos mais específicos aqui no site mas as informações estão bastante desatualizadas.

Enfim minha duvida e se alguém tem tido algum tipo de problema ou relatos de defeitos por conta dessa nossa gasolina batizada.

Desde já agradeço.

Olá Guto.

No caso particular do Jimny, embora tenha faz menos de dois anos, acompanho colegas de serviço que tem Jimny.
Um deles tem um 2002 com mais de 150.000 km e acompanho desde a compra.
Único problema: um jogo de fios de vela (ignição diferente dos atuais) trocado pela quebra de um cachimbo.

Todos usuários são unanimes em atestar a ausência de problemas por conta da gasolina.
Uma troca de filtro de combustível quando da manutenção.

A única queixa, minha inclusive, é sobre o desempenho quando de um abastecimento "batizado".
Mas, repito, pelo que ouvi dizer, nada estraga o carro...

Até +

Arildo MT
24/01/2016, 18:58

Desde já agradeço.

Na tracker testei, até 50% de usinol funciona bem e quase não altera consumo, 70% fica meio xarope, 90% xaropão só vai depois de quente.

Arildo MT
24/01/2016, 19:08
Todo carro e moto que andei até hoje com pneu original, marca exato no odometro e media de 5% a mais no velocímetro, (salvo engano e lapso de memoria) pelo que me lembro isso é obrigatório a todo veiculo vendido por aqui, não importando se a leitura é por cabo de aço ou sensor ou seja a fonte não importa, mas a calibração de velocímetro e odometro são distintas, se colocou pneu maior e o velocímetro esta marcando exato, o odometro estará marcando errado para menos, se o odometro esta correto a velocidade esta marcando para mais, apenas com a mudança na relação final não tem como sincronizar os dois.

Arildo MT
24/01/2016, 19:18
Off topic, Sassagudo, mudando de saco pra mala, teria alguma possibilidade de ''montar'' um computador de bordo para tracker 2008 ? ou alguma forma fazer aqueles leitores obd s/ fio, acessar as informações da central, pois apesar de alguns dos leitores aceitarem o protocolo iso usado na tracker, há uma espécie de bloqueio/ proteção por um dos pinos do conector obd, que só libera a leitura pelo scanner tech 2 da GM.

GutoSouza
25/01/2016, 21:28
Olá Guto.

No caso particular do Jimny, embora tenha faz menos de dois anos, acompanho colegas de serviço que tem Jimny.
Um deles tem um 2002 com mais de 150.000 km e acompanho desde a compra.
Único problema: um jogo de fios de vela (ignição diferente dos atuais) trocado pela quebra de um cachimbo.

Todos usuários são unanimes em atestar a ausência de problemas por conta da gasolina.
Uma troca de filtro de combustível quando da manutenção.

A única queixa, minha inclusive, é sobre o desempenho quando de um abastecimento "batizado".
Mas, repito, pelo que ouvi dizer, nada estraga o carro...

Até +

Obrigado pela resposta! concretizei o negocio hoje! devo pegar o pequeno inseto ate o final de semana

mario de paula pinto
25/01/2016, 22:01
Tenho um 4sport ,pneus 215/75. Velocímetro em cima do gps montana e do gps juno st (de extrema precisão).

giovaneo
26/01/2016, 00:31
Olá Roger.

Em princípio, para os Jimny nacionais, acho que não precisa ajustar.

Acredito que venham todos ajustados para o 215/75 como descrevi acima. Daí colocar fora da CSS (melhor negócio) o 215/75 não requer ajuste. Estaria como se fosse de fábrica.

Mas eu faria o seguinte: depois da troca daria uma conferida com o GPS.
Sei de foruns gringos que o ajuste pelo ScanTool proprietário da SZK corrige qualquer pneu e/ou quando da troca da relação da caixa de transferências.

A CPU do painel recebe uma outra constante e faz as contas corretamente. Se forem ver no esquema elétrico o painel está ligado no conector OBD. Pode-se, por exemplo, alterar a quilometragem indicada pelo hodometro (até sem ScanTool, é uma memóriazinha básica...).

Outra coisa que se ajusta no painel: com quantos litros no tanque a luz da reserva acende.

Abs,

Zé.

Bom, desvirtuando o assunto, mas já que tocou na questão:

Com quantos litros no tanque a luz de reserva acende? Pelas minhas medições eu diria 7 litros, mas é bom saber o número correto (num tanque tão pequeno, o tamanho da reserva se torna significante)..

No mais, pelas minha medições, também creio que a maioria dos carros nacionais (originais de fábrica) mostram uma velocidade maior que a real no velocímetro, mas marcam corretamente no hodômetro.. Já fiz o teste com vários carros, sempre varia entre 5% e 10% do velocímetro para o GPS ou radar fixo. A revista 4 Rodas, inclusive, mostrava qual a diferença da velocidade real pro velocímetro em % na Ficha Técnica de suas avaliações.. Não sei se ainda fazem isto..

mario de paula pinto
26/01/2016, 01:10
OLa ,boa noite :confused:.Não estou conseguindo criar um novo post.Será que o administrador me cortou?Será que fiz alguma coisa errada?:offtopic:

Arildo MT
26/01/2016, 14:48
Tenho um 4sport ,pneus 215/75. Velocímetro em cima do gps montana e do gps juno st (de extrema precisão).

Como já comentado, provavelmente então o odometro esta marcando uma km menor.

Arildo MT
26/01/2016, 14:50
OLa ,boa noite :confused:.Não estou conseguindo criar um novo post.Será que o administrador me cortou?Será que fiz alguma coisa errada?:offtopic:

Se não me falha a memoria, precisa ter no mínimo 50 posts, para criar tópicos, receber e enviar mensagens particulares.

mario de paula pinto
26/01/2016, 19:32
Valeu Arildo.O estranho é que eu já havia criado 3 posts...

mario de paula pinto
26/01/2016, 20:10
Boa noite pessoal .Queria criar um novo tópico para falar das mudanças no jimny 4sport a partir de 2013.Não consegui ,então vai aqui no ¨curiosidades no jimny¨.Então vamos lá .Em dezembro de 2013 comprei um jimny que a css via natsu afirmou ser 2013/2014. Bem em relação as modificações airbag e abs do 2014 o meu não tinha nada de 2014 ,só o documento.Mas pelo que tenho lido no forum gostaria de fazer algumas comparações.O meu veio com o suporte do sobressalente mais para a direita ,o que permite colocar um galão de combustível entre o pneu e a alavanca da porta traseira.Para um carro com pequena capacidade no tanque isso pode ajudar muito em algumas expedições.Alem disso ,este suporte nessa posição acarreta menos esforços nas dobradiças.Alem disso este suporte é ligado as dobradiças por 2 longarinas que aparentam se bem fortes .Já rodei bastante em estradas com muita costela e caroço e nunca tive problema.O modelo seguinte colocou esse pneu no meio da porta traseira e tirou os reforços...Tenho lido que algumas css só oferecem o acessório ¨lavável¨no 4 work.O meu não veio de fabrica mas coloquei como opcional .Não me lembro qto paguei mas para quem anda no mato é muito bom.E o snorkel ?No meu não é acessório,era de série.E as tomadas para engate ,dianteiro e traseiro?Alem disso ,questão de gosto,a frente do 2013 é muito mais agressiva.Principalmente com o protetor de carter(opcional). E a parte inferior da lateral da carroceria ?No 4sport 2013 é fosca.Feio?Pode ser ,mas arranha menos amigo.E os pneus Bf? ,foram substituídos .Do modelo novo salva aquele ressalto para o pé nas laterais .Que pode te ajudar para lavar a capota,rsrs.Porque para acesso no bagageiro o melhor é um par de estribos .Alias se vc for por um bagageiro não compre o original Na minha opinião é alto e barulhento.Bem ,oque é isso suzuki?

Paulo André BR
26/01/2016, 21:01
Ainda sobre Pneus...

Todos os veículos que já dirigi e conheço, marcam hodômetro correto e velocímetro a mais, creio que para minimizar eventuais polêmicas com multas por velocidade, tudo bem que o pulso, cabo ou qq outro modo de medição seja o mesmo para ambos marcadores, mas o velocímetro dos carros sempre marca a mais que o real, e o hodômetro dentro do possível corretamente. Isso é padrão, pelo menos por tudo que já vi até hoje.

Pode ser que Jimny Japoneses sejam calibrados para o 205/70-15 e os nacionais para o 215/75-15.
Porém, conhecendo nossa indústria, acho pouco provável esse preciosismo por parte deles.
Mas o fato é, o meu 2011, 100% original, com pneu 215/75-15, marca hodômetro a menos e velocímetro cravado no GPS.

Então por que esse pneu 215/75-15 altera o original do Jimny e passa raspando no parachoque dianteiro?
Por que a Suzuki do Brasil fez isso?! Por mim é simples, a pirelli teria um estoque desses pneus e empurrou goela abaixo. Meu Jimny é 2011 e o ano de fabricação do Pneu 2009, coincidentemente, quando acabou a garantia do pneu (5 anos), acabou também a do Jimny (3 anos)! ÓOOooooohhhh.....
Mas isso é só ponderação.
Aliás, essa medida, que eu saiba, não é comercializada nos Jimny's mundo afora.

Professor Zé Sassagudo,

Eu também (se me permite o termo) me considero um "psicopata" do mínimo desgaste e consumo.
Mas tomo cuidado para que isso não esteja acima do prazer de ter um 4x4, e é isso que quero que os novatos entendam.
Se os pneus (mantendo o fabricante e modelo), tiverem desgaste diferente frente e trás, óbvio que em piso com aderência(asfalto) haverá arraste e stress do mecanismo e não deve ser feito de modo algum, mas em estrada de terra/lama, o arraste não causará danos ao sistema, apenas diminuirá (insignificantemente) a vida do pneu, porém quem tem um 4x4, entra na lama para patinar, escalar pedras, etc.., enfim, ir a lugar que o uso do 4x4 é necessidade; Creio que se for ficar muito preocupado com isso, não vai curtir.

Acho muito válido saber onde, como e por quê ocorrem desgastes e aumento de consumo, pois sabendo disso, no subconsciente, você dirige economizando e nem percebe.

Me dói a espinha ver alguém esterçar um carro com ele parado, fico imaginando aqueles terminais de direção tendo que arrastar todo peso do carro, imagino até a graxa espirrando pra fora como se fosse sangue, o pneu fazendo um "o' no asfalto... Eu sofro muito quando ando de passageiro.
Fico agoniado vendo alguém esperar o farol abrir com o pé na embreagem, dirigir com a mão na alavanca, usar o freio ao invés de reduzir, mas enfim as pessoas na maioria absoluta, não dirigem pensando nessas coisas e mesmo assim os carros chegam aos 100kkm sem grandes problemas.

Seu mecanismo 4x2 baixo pode ter boas utilidades, como vc mesmo citou, em manobras de carretas e roboques em pisos com boa aderência e abre um leque para quem as vezes tem que comprar pequenos tratores para essa função. Mas no transito, sinceramente, não vejo muita vantagem. O jimny já é bem reduzido na 1ª alta e nunca me fez feio (queimar embreagem, ou subir giro) para sair em rampas, tb acompanho o transito lento somente na 1ª, sem acelerar, e creio que ficar acionando a reduzida em momentos pontuais, pode ser mais traumático para todo sistema de tração (o motor elétrico, as engrenagens da CT, cardan dianteiro, todo miolo do eixo dianteiro), do que a economia momentânea de combustível. Já ponderou isso?!

Acho muito legal alguém com muito conhecimento teórico, ir nas entranhas do sistema nervoso de nossos brinquedos, para as vezes resolver de modo simples problemas complexos, ou as vezes resolver complexamente algo muito simples.

Sugestão para seu bloqueio?! Não dá para usar o ABS como controle de tração? Assim não envolve mecânica (que acho que na linha de freio, pode não ter aprovação do inmetro ou qq outro órgão), somente eletrônica, pelo menos no Jimny teríamos um bloqueio dianteiro e automático, independendo de nossa ação.

Ah! Com relação aos tratores 4x4, os John Deere, pela informação do técnico, tem a relação dianteira mais longa (não sei o percentual), pois segundo eles a dianteira desse modo "puxa" a traseira, diminuindo a possibilidade do trator atolar na terra arada. Esses tratores não possuem diferencial central apnes opção 4x2 e 4x4. Eu pessoalmente quando ouvi isso, achei muito estranho, mas tem lá sua lógica, e uma empresa pioneira no ramo deve saber o que faz, espero... Talvez a Ford tenha adotado essa lógica para as pampas/belina 4x4 e como esse sistema se torna muito mais crítico em solo firme, pode ter tornado vulnerável demais.

Desculpe se me alonguei!

Abraço!

Sassagudo
26/01/2016, 23:51
Ainda sobre Pneus...

Seu mecanismo 4x2 baixo pode ter boas utilidades, como vc mesmo citou, em manobras de carretas e roboques em pisos com boa aderência e abre um leque para quem as vezes tem que comprar pequenos tratores para essa função. Mas no transito, sinceramente, não vejo muita vantagem. O jimny já é bem reduzido na 1ª alta e nunca me fez feio (queimar embreagem, ou subir giro) para sair em rampas, tb acompanho o transito lento somente na 1ª, sem acelerar, e creio que ficar acionando a reduzida em momentos pontuais, pode ser mais traumático para todo sistema de tração (o motor elétrico, as engrenagens da CT, cardan dianteiro, todo miolo do eixo dianteiro), do que a economia momentânea de combustível. Já ponderou isso?!

Acho muito legal alguém com muito conhecimento teórico, ir nas entranhas do sistema nervoso de nossos brinquedos, para as vezes resolver de modo simples problemas complexos, ou as vezes resolver complexamente algo muito simples.

Sugestão para seu bloqueio?! Não dá para usar o ABS como controle de tração? Assim não envolve mecânica (que acho que na linha de freio, pode não ter aprovação do inmetro ou qq outro órgão), somente eletrônica, pelo menos no Jimny teríamos um bloqueio dianteiro e automático, independendo de nossa ação.

Ah! Com relação aos tratores 4x4, os John Deere, pela informação do técnico, tem a relação dianteira mais longa (não sei o percentual), pois segundo eles a dianteira desse modo "puxa" a traseira, diminuindo a possibilidade do trator atolar na terra arada. Esses tratores não possuem diferencial central apenas opção 4x2 e 4x4. Eu pessoalmente quando ouvi isso, achei muito estranho, mas tem lá sua lógica, e uma empresa pioneira no ramo deve saber o que faz, espero... Talvez a Ford tenha adotado essa lógica para as pampas/belina 4x4 e como esse sistema se torna muito mais crítico em solo firme, pode ter tornado vulnerável demais.

Desculpe se me alonguei!

Abraço!

Olá Paulo e colegas...

Quanto ao módulo de 4x2 reduzida tenho achado útil mo trânsito pois acelero menos. Quanto a primeira já ser reduzida, estando no modo 4x2 com reduzida tenho a opção de sair em segunda, que equivale a primeira sem reduzida e posso pular marchas. Assim tenho na prática dois câmbios de três marchas com o 4x2 LOW ligado, um "cambio" reduzido e outro próximo do normal, mas apenas em baixas e médias velocidades. Não sei onde vc mora mas no trânsito parado de muitas regiões de SP ajuda. Além de ser divertido...

Quanto ao bloqueio a sua opção de usar o ABS é a correta. Mas no Jimny é impossível. O ABS do Jimny tem três canais, as rodas traseiras NÃO são independentes. Mas o pior é que o ABS do Jimny apenas alivia o freio na roda que estiver começando a travar, que é a função ABS. Ele NÂO tem como aplicar freio automaticamente o que seria o ideal. O novo Jimny japonês tem ABS de 4 canais e a opção do controle de tração e estabilidade, como outros carros. Mas sei lá quando, e se, chegará ao Brasil.

Os tratores 4x4, até onde me informei, quando tem diferencial com relação diferente na frente e atrás também tem pneu de tamanho diferente, menor, na frente. Vou verificar se existe essa opção de "puxar" a traseira. Não faz sentido. Quando um eixo patina o outro, automaticamente, passa a puxar (dianteiro) ou empurrar (traseiro). Ainda não achei os dados da Pampa 4x4. Mas só curiosidade, para aprender.

Tenho convicção de que o Jimny não tem diferencial central por economia. Motor meio fraco e tem cambio, caixa de transferência e diferenciais mais robustos. Então que o usuário se vire com maior desgaste de pneus. Não é a SZK que paga isso e economiza no custo do diferencial central. Mas não reclamo e compraria o Jimny novamente.

Até +

Roger_RJ
27/01/2016, 00:03
Outra coisa que seria bem vinda no Jimny, e lá fora tem, é o tanque de 46 litros.

Sassagudo
27/01/2016, 21:19
Outra coisa que seria bem vinda no Jimny, e lá fora tem, é o tanque de 46 litros.

Com certeza!

Estou esperando a luz da reserva acender.
Daí vou retirar a gasolina do tanque e medir, de uma vez por todas, quantos litros é o aviso da reserva.
E vou completar o tanque para conferir o volume.
Já vi em fóruns gringos informação de 42 e 43 litros.

Roger_RJ
27/01/2016, 21:21
Com certeza!

Daí vou retirar a gasolina do tanque e medir, de uma vez por todas, quantos litros é o aviso da reserva.

Excelente, por favor poste aqui o resultado desse teste.

Peixe4x4
28/01/2016, 12:13
Bom dia, sou novo no site e precisava de uma orientação.
Tenho um Jimny 2013 que adquiri a pouco tempo e estou muito contente com ele. O único problema que estou tendo que quando tento engatar a reduzida, mesmo deixando as rodas alinhadas e pisando na embreagem, a reduzida demora para engatar ou não engata, e quando engata, demora para desengatar, mesmo pisando firme na embreagem e acionando o botão. Me dá a impressão de que seja algum mal contato, pois quando insisto pisando várias vezes na embreagem, a reduzida acaba engatando.
Alguém teve um problema parecido ou saiba como posso solucionar-lo?

Grato

Sassagudo
28/01/2016, 16:37
Bom dia, sou novo no site e precisava de uma orientação.
Tenho um Jimny 2013 que adquiri a pouco tempo e estou muito contente com ele. O único problema que estou tendo que quando tento engatar a reduzida, mesmo deixando as rodas alinhadas e pisando na embreagem, a reduzida demora para engatar ou não engata, e quando engata, demora para desengatar, mesmo pisando firme na embreagem e acionando o botão. Me dá a impressão de que seja algum mal contato, pois quando insisto pisando várias vezes na embreagem, a reduzida acaba engatando.
Alguém teve um problema parecido ou saiba como posso solucionar-lo?

Grato

Seja bem vindo à família Jimny...

Existem vários sensores atuando na caixa de transferência (CxTrs) e dois fora dela.

Algumas perguntas para tentar diagnosticar o problema:

1 - Vc consegue engatar e desengatar o 4x4 SEM reduzida (4WD) sem problemas?
2 - Quando está no modo 4WD e tenta ir para a reduzida, 4WD-L, o problema também acontece?
3 - Quando tenta engatar a reduzida, vc ouve o acionamento (barulho) da CxTrs?
4 - Durante a tentativa de engate do 4WD-L, ANTES de ficar "bombando" a embreagem algum indicador do painel pisca?
5 - Já tentou segurar a embreagem "pisada" e ficar cutucando o botão 4WD-L?

Até +

scampos
28/01/2016, 19:48
Com certeza!

Uai, faça o contrário. Quando acender a luz da reserva encha o tanque. A capacidade da reserva é 40 - o quanto coube.

Sassagudo
28/01/2016, 21:12
Uai, faça o contrário. Quando acender a luz da reserva encha o tanque. A capacidade da reserva é 40 - o quanto coube.

Então... perfeito se forem mesmo 40 litros!
Mas em diversos fóruns no exterior existem muitas informações sobre o tanque ter 42 ou 43 litros reais mas 40 oficialmente declarados.
Do jeito que pretendo fazer alem de medir a reserva, confirmo se o tanque tem, ou não (espero), 40 litros.

GutoSouza
29/01/2016, 18:28
Boa noite,

Acabei de pegar meu novo jimny!!! muito animado com aquisição!

Porem estou com uma duvida...achei o pedal da embreagem muito alto. esta bem acima do pedal do freio! chega a incomodar.

Existe alguma regulagem?

Grato.

Peixe4x4
29/01/2016, 22:34
Seja bem vindo à família Jimny...

Existem vários sensores atuando na caixa de transferência (CxTrs) e dois fora dela.

Algumas perguntas para tentar diagnosticar o problema:

1 - Vc consegue engatar e desengatar o 4x4 SEM reduzida (4WD) sem problemas?
2 - Quando está no modo 4WD e tenta ir para a reduzida, 4WD-L, o problema também acontece?
3 - Quando tenta engatar a reduzida, vc ouve o acionamento (barulho) da CxTrs?
4 - Durante a tentativa de engate do 4WD-L, ANTES de ficar "bombando" a embreagem algum indicador do painel pisca?
5 - Já tentou segurar a embreagem "pisada" e ficar cutucando o botão 4WD-L?

Até +
Boa Noite Sassagudo, grato pela atenção.
1- Sim, consigo engatar e desengatar o 4WD normalmente.
2- No modo 4WD o problema com a reduzida continua.
3- Não, a caixa de transferência não faz barulho e não engata.
4- Pisca a o indicador 4L e ao pisar na embreagem também.
5- Já, não funcionou.

Abrço

Sassagudo
29/01/2016, 23:58
Algumas possibilidades:

1- Sim, consigo engatar e desengatar o 4WD normalmente.

Então o problema NÂO é o sensor de vácuo no compartimento do motor.

2- No modo 4WD o problema com a reduzida continua.

Pode ser o sensor do pedal da embreagem, mais provável, ou um dos dois sensores da CxTrs.

3- Não, a caixa de transferência não faz barulho e não engata.

Se não me engano a CxTrs só começa a trabalhar, comandada pelo TCM (Transmission Control Module) se o pedal da embreagem estiver pressionado.

4- Pisca a o indicador 4L e ao pisar na embreagem também.

Também sugere ser o sensor do pedal da embreagem.

5- Já, não funcionou.

Não é o botão do painel.

Sugiro testar o sensor da embreagem primeiro. É o mais fácil.
Debaixo do painel, premido pela haste do pedal da embreagem existe um sensor/botão.
Normalmente aberto, ao pisar fundo faz contato.
Pode ser que esteja desregulado, ou seja no limite de pisar fundo só raramente faz contato. Ou pode estar internamente danificado.
Para testar solte o conector e, por exemplo com um clipe de papel, ligue os dois pinos do conector dos fios/chicote. Esse contato simula o pedal permanentemente pressionado.
Se com isso vc engata/desengata normalmente a reduzida ou é regulagem ou sensor danificado. Para saber se é o sensor precisará de um multímetro.
Se o problema continua deve ser um dos dois sensores na CxTrs.
Ai voltamos a conversar.

Abs.

Peixe4x4
01/02/2016, 09:47
Muito Obrigado Sassagudo, vou tentar e te dou um retorno como resultado!
Grato

Paulo Amaury
01/02/2016, 17:57
Peixe4x4,
só uma dúvida... quando você vai engatar a reduzida está apertando o freio? ela só engata se apertar o freio e a embreagem.

PPaulo
01/02/2016, 19:13
Peixe4x4
Comigo já aconteceu alguma resitência para engatar/desengatar a reduzida, mas bastou engatar uma marcha e movimentar o carro que o problema se resolveu.

jorgeffn
01/02/2016, 20:18
Peixe4x4,
só uma dúvida... quando você vai engatar a reduzida está apertando o freio? ela só engata se apertar o freio e a embreagem.

Freio??? Sério??? nunca ouvi falar de pisar no freio para engatar a reduzida....

abs!

Paulo Amaury
02/02/2016, 13:08
Freio??? Sério??? nunca ouvi falar de pisar no freio para engatar a reduzida....

abs!

Jorgefnn,

já tive samurai, estou no meu 2º jimny, ando há 5 anos neles e sempre aprendi a apertar o freio e embreagem para acionar... quando tive o 1º jimny 2013 4all fui acionar a reduzida só a embreagem ele piscava e não entrava quando disseram para apertar o freio tb sempre funcionou e tenho agora um sport e acontece a mesma coisa, só entra a reduzida se eu apertar embreagem e o freio... por isso perguntei, para ele testar.

jorgeffn
02/02/2016, 13:28
Jorgefnn,

já tive samurai, estou no meu 2º jimny, ando há 5 anos neles e sempre aprendi a apertar o freio e embreagem para acionar... quando tive o 1º jimny 2013 4all fui acionar a reduzida só a embreagem ele piscava e não entrava quando disseram para apertar o freio tb sempre funcionou e tenho agora um sport e acontece a mesma coisa, só entra a reduzida se eu apertar embreagem e o freio... por isso perguntei, para ele testar.

Entendi.....
nunca engatei apertando o freio.... já pode até ter acontecido devido a situação que precisei acionar a reduzida... mas não é o procedimento que costumo usar... só aciono a embreagem mesmo e nunca tive problemas com o engate. Mas as vezes pisando no freio, facilita o engate... vamos ver a experiência da galera por aqui..

abs!

Paulo André BR
02/02/2016, 13:47
Como disse PPaulo, meu Xará, se o "não engate" é eventual, uma "balançada" no carro resolve...
Engate a primeira ou a ré e só tire um puco o pé da embreagem para leve movimentada do carro, isso movimentada as engrenagens, as vezes alivia a tensão entre elas, e facilita o sincronismo para engate do 4x4 / reduzida...

Por isso o engate e principalmente o desengate é mais fácil, e deve ser feito, em linha reta com o carro "relaxado"...

Quem tem/teve Willys sabe bem disso, nada como sentir na alavanca os dentes entrando! Ui....

Sassagudo
02/02/2016, 14:18
Como disse PPaulo, meu Xará, se o "não engate" é eventual, uma "balançada" no carro resolve...
Engate a primeira ou a ré e só tire um puco o pé da embreagem para leve movimentada do carro, isso movimentada as engrenagens, as vezes alivia a tensão entre elas, e facilita o sincronismo para engate do 4x4 / reduzida...

Por isso o engate e principalmente o desengate é mais fácil, e deve ser feito, em linha reta com o carro "relaxado"...

Quem tem/teve Willys sabe bem disso, nada como sentir na alavanca os dentes entrando! Ui....

Olá Pessoal.

Quando estava fuçando os modos 2WD, 4WD e 4WD-L para fazer o módulo 2WD-L estudei bastante a caixa de transferência e o módulo de controle da transmissão (TCM).

E descobri que as duas "facções" estão certas... pisar ou não no freio.

Nos 26 pinos do conector do TCM existem o sinal do pedal da embreagem, rotação do motor, velocidade e até do ar-condicionado ligado (não faço a menor idéia do pq) e outros. Mas não existe o sinal do freio pressionado. E o modo 4WD-L ou o 2WD-L entra normalmente sem pisar no freio. Basta pisar na embreagem e o veículo parado (ou quase...).

Mas é NECESSÁRIO pisar no freio para ir ao modo 4WD em uma determinada situação: quando a roda traseira está patinando. Neste caso as dianteiras NÃO estão girando pois o carro não está se movimentando, a eletrônica do carro não tem sensor nos eixos dianteiros e não sabe disso. Então haverá um tranco muito forte, não previsto, na caixa de transferência que não aconteceria se não houvesse roda patinando.

O manual de oficina é muito claro: o carro, se estiver em cavaletes, pode até cair deles e sair em disparada com o tranco. Alem de estragar a caixa de transferência...

Não lembro se o manual nacional traz essa observação, não estou com ele aqui. Mas tenho um em inglês, australiano acho, que é muito claro a esse respeito.

Então vale a saudável dica: NÃO acione o 4WD atolado e patinando... NUNCA! PISE NO FREIO ANTES !!!!

Abs,

Sassagudo
02/02/2016, 16:18
Off topic, Sassagudo, mudando de saco pra mala, teria alguma possibilidade de ''montar'' um computador de bordo para tracker 2008 ? ou alguma forma fazer aqueles leitores obd s/ fio, acessar as informações da central, pois apesar de alguns dos leitores aceitarem o protocolo iso usado na tracker, há uma espécie de bloqueio/ proteção por um dos pinos do conector obd, que só libera a leitura pelo scanner tech 2 da GM.

Olá Arildo.

Desculpe a demora na resposta. Tinha esquecido...

Não conheço o OBD da Tracker. Mas o do Jimny é o padrão ISO (K-Line). Apenas o pino 9 que é diferente, ligado a ECM e o imobilizador. É usado pelo Scan Tool da Suzuki para, por exemplo, cadastrar um nova chave no carro e para parear uma ECU com um imobilizador (acho). Então o pino 9 não deve ter importância nos outros sistemas. Pela norma é um pino livre para uso dos fabricantes.

A questão é descobrir os comandos proprietários da SZK enviados pelo Scan Tool. Não são comandos padrão OBD pois não se tratam de códigos de erro ou conferencia de poluição (aliás OBD foi inventado para isso: tipo inspeção veicular).

Se tivéssemos acesso a um ScanTool poderíamos levantar os comandos e dava para reprogramar um scanner desses baratinhos (tipo ELM 327) e fazer, não só o computador de bordo, como muitos mais na oficina e em ajustes.

Acho possível o computador, até para o Jimny. Seria legal saber da autonomia com o resto do tanquinho.
Mas sem um ScanTool na mão por umas horas não dá. Se souber de algum, ou mesmo o da GM...

Até +.

Arildo MT
02/02/2016, 21:57
Olá Arildo.

Desculpe a demora na resposta. Tinha esquecido...

Não conheço o OBD da Tracker. Mas o do Jimny é o padrão ISO (K-Line). Apenas o pino 9 que é diferente, ligado a ECM e o imobilizador. É usado pelo Scan Tool da Suzuki para, por exemplo, cadastrar um nova chave no carro e para parear uma ECU com um imobilizador (acho). Então o pino 9 não deve ter importância nos outros sistemas. Pela norma é um pino livre para uso dos fabricantes.

A questão é descobrir os comandos proprietários da SZK enviados pelo Scan Tool. Não são comandos padrão OBD pois não se tratam de códigos de erro ou conferencia de poluição (aliás OBD foi inventado para isso: tipo inspeção veicular).

Se tivéssemos acesso a um ScanTool poderíamos levantar os comandos e dava para reprogramar um scanner desses baratinhos (tipo ELM 327) e fazer, não só o computador de bordo, como muitos mais na oficina e em ajustes.

Acho possível o computador, até para o Jimny. Seria legal saber da autonomia com o resto do tanquinho.
Mas sem um ScanTool na mão por umas horas não dá. Se souber de algum, ou mesmo o da GM...

Até +.

Pelas minhas pesquisas, outros adaptadores não funcionam para GM TRACKER 2008 2.0 16v GASOLINA IMPORTADO, na tracker apesar do protocolo ser iso 9141 sistema sgm sae j 1962 , sobra o pino 9 e por ele é feita uma codificação (tipo uma chave de acesso do fabricante) que só através do scanner tech 2 da GM é que libera o funcionamento da conexão obd 2, tipo uma proteção codificada de uso exclusivo, se não me engano é a mesma ecu da tr4, mas na tracker diesel 2001 a 2004 com motor europeu funciona os leitores elm 327 blz, porem na gasolina motor suzuki 2007 a 2009 todos que vi até agora não funciona, e já pesquisei dezenas de modelos até em outros paises, alguns vitaras sofrem desse mal tambem, algumas outras montadoras asiaticas tambem fizeram essa ''gentileza'', uma pena, por enquanto sem solução, tem alguns topicos aqui pelo forum falando sobre isso.

Peixe4x4
04/02/2016, 12:10
Sassagudo, fiz o teste com o sensor/botão da embreagem e após ajustá-lo o problema foi resolvido. Agora a reduzida engata e desengata normalmente.

Obrigado mesmo pela ajuda!
Peixe

Sassagudo
04/02/2016, 19:41
Sassagudo, fiz o teste com o sensor/botão da embreagem e após ajustá-lo o problema foi resolvido. Agora a reduzida engata e desengata normalmente.

Obrigado mesmo pela ajuda!
Peixe

Olá peixe.

Legal que vc conseguiu resolver e sua experiência pode ser útil para algum colega aqui.

Eu e uns colegas temos algum conhecimento das "vísceras e entranhas" do Jimny consequência do desenvolvimento de alguns acessórios eletrônicos para ele.

Como vc também está em SP, se precisar de algo técnico ou acessórios entre em contato. E se tiver interesse poderá opinar e ajudar no teste de um módulo de potência para uns cavalinhos a mais no motor. Daqui algumas semanas começaremos os testes.

Boa sorte aí!

Peixe4x4
10/02/2016, 14:25
Obrigado Sassagudo, com certeza se algo acontecer vou procurar conhecimento com você!
Fico a disposição se precisar de algo também.
Abço.

Cleo
10/02/2016, 16:20
Para tirar qualquer dúvida:
de 2WD para 4WD pode acionar com o veículo em linha reta e com velocidade até 80 km
de 4WD para 4WDL com o veículo parado em ponto morto e debreado
o reverso do mesmo modo
Correto?

Sassagudo
10/02/2016, 17:13
Para tirar qualquer dúvida:
de 2WD para 4WD pode acionar com o veículo em linha reta e com velocidade até 80 km
de 4WD para 4WDL com o veículo parado em ponto morto e debreado
o reverso do mesmo modo
Correto?

Olá Cléo.

De 2WD para 4WD e a volta, aliviar o acelerador no momento da troca.

De 2WD ou 4WD para 2WD-L ou 4WD-L e a volta, parado e debreado. Ponto morto não é necessário e rodas alinhadas.

NUNCA acionar 4WD com roda traseira patinando...

Até +

Barros
10/02/2016, 22:55
NUNCA acionar 4WD com roda traseira patinando...

Por quê não pode, Sassagudo?

Cleo
11/02/2016, 09:07
Aí Barros, por pp Sassagudo,kkkkkkk

NECESSÁRIO[/B] pisar no freio para ir ao modo 4WD em uma determinada situação: quando a roda traseira está patinando. Neste caso as dianteiras NÃO estão girando pois o carro não está se movimentando, a eletrônica do carro não tem sensor nos eixos dianteiros e não sabe disso. Então haverá um tranco muito forte, não previsto, na caixa de transferência que não aconteceria se não houvesse roda patinando.

Então vale a saudável dica: NÃO acione o 4WD atolado e patinando... NUNCA! PISE NO FREIO ANTES !!!!

Abs,

Barros
11/02/2016, 19:37
Obrigado, Cleo! :concordo:

ddiegooo
19/02/2016, 14:51
Galera, qual o melhor custo x beneficio quem quer um lift e nao pretende usar um pneu maior que 215/75/15? Quero acompanhar uns companheiros em uma trilha, mas a altura do meu HR 2011 vai atrapalhar. Queria dar uma subida nele sem ter que alterar muito do padrão do carro.
Esses dias um rapaz comprou um kit de calço e instalou, ele relatou alguns problemas após isso, tipo alteração no forma de reação do volante. Outra pessoa usou um kit de calço em uma TR4 e reclamou que após um tempo o carro deu uma baixada denovo, acredito que por desgaste das borrachas colocadas.
Alguém poderia me dar uma luz?

Abs

JLN FRANÇA
01/04/2018, 08:28
Olá peixe.

Legal que vc conseguiu resolver e sua experiência pode ser útil para algum colega aqui.

Eu e uns colegas temos algum conhecimento das "vísceras e entranhas" do Jimny consequência do desenvolvimento de alguns acessórios eletrônicos para ele.

Como vc também está em SP, se precisar de algo técnico ou acessórios entre em contato. E se tiver interesse poderá opinar e ajudar no teste de um módulo de potência para uns cavalinhos a mais no motor. Daqui algumas semanas começaremos os testes.

Boa sorte aí!
Olá Sassagudo. Sempre em algum forum específico de carros existe alguem que se dedica a estudar as "entranhas" , como voce diz, das nossas viaturas. É assim no Defender, no PicapesGM e no Jimny. Ainda bem que temos voce por aqui. Comprei recentemente um Jimny 12/12 , e apesar de já ter um 4x4 (o Defender) estou bem admirado com o pequeno, valente e muito prático "japa". Mas gostaria de uma informação valiosa de voce : tem algum sistema de alarme e bloqueio que possa instalar no carro para protegê-lo de roubos ?? Aguardo.

BrunoSX4
04/04/2018, 21:54
Jimny - The legend. Compilation Tribute - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NvHhNzpdF4A)