Ver Versão Completa : Troca da junta do cárter com óleo novo no motor
João Gabriel Merrichelli
29/12/2015, 04:18
Meu jeep estava parado a uns 5 anos antes de ser meu . Quando peguei ele troquei o óleo do motor e diferenciais , mais ainda falta do câmbio e caixa de transferencia . Só que começou a vazar bastante no cárter , terá que trocar a junta , mais como eu troquei o óleo recentemente (e no 6cc vai bastante óleo) , queria tentar tirar o cárter e reutilizar esse óleo .
1 Se eu escorrer o óleo e depois recolocar no motor tem importância ?
2 E se tirar o cárter com o óleo , sem escorrer , colar a junta e reparafuzar ?
Bom dia prezado ! a melhor opção é a 1ª, limpe bem o parafuso do dreno e utilize um vasilhame limpo e seco para armazenar o óleo, com tampa, o ideal seria essas embalagens de óleo para caminhão que são bem grandes, se não tiver funil faça um com uma garrafa pet, aqui no fórum tem um tutorial de como trocar a junta do carter, dê uma procurada . . . boa sorte e um abraço.
João Gabriel Merrichelli
29/12/2015, 09:05
Olá Jacimar , tudo bão ??
Estava pensando em usar aqueles galões de agua de plástico de 10 ltrs, junto com um funil . Pesei em talvez usar também um filtro desses de café para retirar impurezas que ficam no fundo do cárter . O que me diz ?
Olá Jacimar , tudo bão ??
Estava pensando em usar aqueles galões de agua de plástico de 10 ltrs, junto com um funil . Pesei em talvez usar também um filtro desses de café para retirar impurezas que ficam no fundo do cárter . O que me diz ?
BLZ ! é uma boa alternativa, essa do galão . . . sugiro que você retire todo o óleo, deixe descansar no galão e se tiver alguma sujeira, quando for retornar o óleo para o motor deixe o final sem colocar no motor e complete com óleo limpo, sifone como se tira gasolina do tanque, nesse site : http://ruralwillys.tripod.com/ tem o tutorial que te falei, é relativo a F-75 com motor BF-161 como os nossos . . . abraço
Achei : http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carter.htm
giovanifavare
29/12/2015, 12:33
Amigo, já pensou em usar silicone no lugar da junta? Hoje só monto motores com silicone Loctite Black, tem que ser este, nunca mais vaza, p vc ter uma idéia, as bisnagas de silicone comum custam em média R$10,00 , e este Loctite Black em torno de R$45,00 , mais é "O" senhor silicone. O bom do silicone, que ele permite uma flexibilidade do carter, e não vaza, ao contrário da junta. Atualmente, usamos junta só no cabeçote, o resto do motor , silicone em tudo!!! Retire a cola/junta velha com uma espátula bem afiada, depois com thiner, depois uma lixa, depois thiner novamente p finalizar , e aplique o silicone na borda do carter e pode montar tranquilo. Abraços.
João Gabriel Merrichelli
29/12/2015, 12:44
Achei : http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carter.htm
Obrigado !!!
Estarei lendo para ver :grin:
João Gabriel Merrichelli
29/12/2015, 12:47
Amigo, já pensou em usar silicone no lugar da junta? Hoje só monto motores com silicone Loctite Black, tem que ser este, nunca mais vaza, p vc ter uma idéia, as bisnagas de silicone comum custam em média R$10,00 , e este Loctite Black em torno de R$45,00 , mais é "O" senhor silicone. O bom do silicone, que ele permite uma flexibilidade do carter, e não vaza, ao contrário da junta. Atualmente, usamos junta só no cabeçote, o resto do motor , silicone em tudo!!! Retire a cola/junta velha com uma espátula bem afiada, depois com thiner, depois uma lixa, depois thiner novamente p finalizar , e aplique o silicone na borda do carter e pode montar tranquilo. Abraços.
Giovani , vou colocar junto da junta aquelas colas da 3m para motores a diesel . É essa que vc diz ?
giovanifavare
29/12/2015, 13:55
Não, esquece a junta, n usa . Só o Silicone Loctite Black no lugar da junta.
João Gabriel Merrichelli
29/12/2015, 14:03
Não, esquece a junta, n usa . Só o Silicone Loctite Black no lugar da junta.
Achei aqui , vou comprar
Mais e se ocorrer de a tampa estiver empenada , alguma dica ?
giovanifavare
29/12/2015, 17:44
Este q é o segredo, com o silicone, vc resolve este problema de empenamento, pq o silicone preenche onde estiver empenado, deu p compreender? ele vira uma "junta" lógico q o carter n pode estar horrível, mas ele resolve, n fica com dó de silicone n, passa na aba do carter, do centro p fora, faz uma boa camada, de maneira que qdo vc apertar o carter, o excesso vá para fora do motor, se for um pouco p dentro , n tem problema, espere curar bem , e pronto!!!
DICA 01 - Limpeza, muita limpeza tanto no bloco como no carter, este é o segredo!!!
DICA 01 - Confira se a válvula/suspiro do motor( alguns motores ficam no bloco e na tampa de válvula, n está obstruida por borra, ou parcialmente obstruída, todo motor precisa ventilar o carter, tem pressão interna, tem q ser bem livre, qdo entope este suspiro, a pressão interna aumenta e começa a babar, por juntas e retentores, observe isto tbm.
519220 Olha o dito cujo aki.
João Gabriel Merrichelli
29/12/2015, 17:59
O kit eu encontrei :concordo:
Vc teria fotos desse suspiro que possa estar entupido ?
giovanifavare
29/12/2015, 18:27
N tenho, mais achei um link interessante!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/48633-respiro-do-bf-161-a-6.html