PDA

Ver Versão Completa : Wrangler "fritou" o Câmbio



Roney Lima
28/12/2015, 16:00
Galera boa tarde.... acabei de entrar no fórum e começo com uma dúvida que pra mim é crucial. HISTÓRIA: Fiz uma trilha nesse final de semana com o meu Wrangler Sport Aut. 98 e depois de subir uma rampa de uns 15 metros, senti um cheiro de "queimado" e adivinhem... o carro não engatava mais nenhuma marcha. Após uma parada ele esfriava e andava um pouco e depois não andava mais. O motor normal, não ferveu, e nenhum sintoma a mais além do cheiro. Meu mecânico abriu o câmbio hj e já constatou que será necessário fazer alguns reparos pois de cara encontrou limalhas no carter. Meu lubrificante é o especificado pela montadora e eu troco a cada 30.000km PERGUNTA: QUAL FOI A "CACA" QUE EU FIZ??? SERÁ QUE A VIATURA NÃO É ADEQUADA PRA TRILHAS MAIS PESADAS???? Agradeço a ajuda e abraços!!!

Falcon-MG
28/12/2015, 16:26
O Wrangler aguenta trilhas tranquilo, você disse que foi quando subiu uma rampa, será que não foi o óleo do motor que escorreu para a transmissão? faz sentido o cheiro de queimado se for isso, mas para a transmissão queimar só se foi falta de fluido.
Você sabe qual é o cheiro de fluido de transmissão queimado? é bem diferente do óleo do motor, e você viu quando o mecânico abriu a caixa?

Matheus C.
29/12/2015, 01:30
Roney, estava com a reduzida engatada?
Caso não, pode ter fritado sim, devido ao próprio funcionamento do câmbio. Ele pode ter ficado "patinando" e assim aquecendo o óleo. Nos deixe informados, abraço

Roney Lima
29/12/2015, 05:59
Sobre o mecânico eh de extrema confiança, inclusive eh da família. Sobre a redução eu acionei a alavanca sim... só se não entrou mas acho difícil pois a redução e o último estágio da alavanca. Quanto ao cheiro era bem parecido com o de fricção de embreagem... o que não citei eh que usei a alavanca na posição "2". Será que isso causou o superaquecimento do óleo da CA?

Glaicon
29/12/2015, 10:32
Sobre o mecânico eh de extrema confiança, inclusive eh da família. Sobre a redução eu acionei a alavanca sim... só se não entrou mas acho difícil pois a redução e o último estágio da alavanca. Quanto ao cheiro era bem parecido com o de fricção de embreagem... o que não citei eh que usei a alavanca na posição "2". Será que isso causou o superaquecimento do óleo da CA?
Não. Usar a caixa em reduzida e a alavanca na posição 2 lhe dará baixa velocidade e maior força.
É a situação que menos poderia dar problemas no câmbio.
Não sei o histórico de seu Jeep, mas creio que o câmbio já estava num limite de vida útil.
Ao forçar nessa situação ele deu o ponto final.
É igual quando se compra carro exclusivamente urbano com dez anos de idade e pouquíssimo rodado.
Aí mete na estrada e começam a aparecer vários problemas.
Por isso pergunto: há quanto tempo e Km's você fez a última troca do óleo da caixa automática?

Falcon-MG
29/12/2015, 11:10
Nesse caso pode ter sobreaquecido se foi uma subida muito íngreme, mesmo assim é estranho quebrar, a não ser que forçou por muito tempo sem o jeep se mover, ou se já haviam forçado antes.
Deveria ter usado em 1ª para utilizar todo torque do motor e não forçar a transmissão, sabe se o fluido estava no nível correto?
Quando se aciona a redução dá para perceber na condução.

guga100
29/12/2015, 20:29
Ao meu ver, n fizeste nada errado msm. Engato a reduzida, deixou a alavanca no 2. Nesta maneira n força tanto o cambio.
Concordo com o colega ali em cima. Provavelmente o cambio já estava quase no final e acabo estragando na trilha msm.

Qual óleo vc está usando? O tipo e a marca.

Roney Lima
11/01/2016, 22:32
Depois de um longo inverno... festas e tals, voltei com mais info da novela câmbio do TJ. Muito bem. Os discos de composite foram para o espaço e junto levaram a bomba de óleo e o conversor de força. O óleo que estava na ca era novo e havia bastante (ou seka, nao foi falta)porém dois mecânicos diferentes me disseram que a caixa aut já estava no bico do corvo. Essa foi a melhor explicação. Sobre a brincadeira me saiu 4paus. Aí vem nova pergunta: Qual é a vida útil desse ca e será que a ca aguenta o rojão? ???

guga100
11/01/2016, 23:19
Olha roney,é muito relativo o quanto que vai durar o cambio AT sem precisar abrir para fazer a troca desses discos e da cinta. Se costuma usar muito na cidade, é normal que a vida útil diminua em comparação a um carro que rode só em rodovia (já que faiz menos trocas de marcha).

Normalmente, tu pode começar a sentir um desgaste ali pelos 130000km a uns 150000km. Comecar a sentir,n quer dizer ficar na mao porque o cambio estragou.
Tu sente que as trocas já n estão sendo tão suaves, que ela pode estar dando uns pequenos trancos quando troca de marcha.
Essa km que eu botei é em média, do que eu tenho visto e do que aconteceu com a minha vtr (uma grand cherokee zj). No meu caso,foi só os discos e a cinta, daí deu barato a brincadeira rs. E troquei tbm por desencargo de consciencia e o dolar estava baixo, ejá que eu ia comprar umas pecas de fora, aproveitei e busquei o kit de rebuild da caixa, . Porém tem que prestar atenção, porque se vai deixando pra abrir a caixa quando o carro n anda mais, a conta sempre sai grande.

E desses 4 mil, boa parte foi o conversor e a bomba, que são peças bem caras :/.

Agora tu vai ter câmbio pra muito tempo, vai dar pra fazer trilha tranquilo.
E no manual pede msm a cada 30000km trocar o óleo? Parece tão pouco tempo. Tais usando o ATF né? O dexron da problema justamente nos discos, no manual de manutenção do câmbio ele ressalta bastante que n pode usar esse óleo. Pelo menos na ZJ, que acredito que use a msm caixa

Glaicon
12/01/2016, 06:57
Depois de um longo inverno... festas e tals, voltei com mais info da novela câmbio do TJ. Muito bem. Os discos de composite foram para o espaço e junto levaram a bomba de óleo e o conversor de força. O óleo que estava na ca era novo e havia bastante (ou seka, nao foi falta)porém dois mecânicos diferentes me disseram que a caixa aut já estava no bico do corvo. Essa foi a melhor explicação. Sobre a brincadeira me saiu 4paus. Aí vem nova pergunta: Qual é a vida útil desse ca e será que a ca aguenta o rojão? ???
Que bom que as opiniões estavam dentro do esperado.
Se foi resolvido corretamente o problema, utilizando peças e mão de obra de qualidade, pode ficar tranquilo.
Vida longa às caixas automáticas!:concordo:

samucace
12/01/2016, 08:38
Colocar a alavanca em 1 ou 2 usando a reduzida não muda nada.. o jeep vai sair de 1 e se der, passará pra 2..ele não sai de 2 só porque a alavanca está em 2.

Acho que a forma de andar e a manutenção preventiva são as melhores dicas pra uma vida longa do CA. Ao meu ver, muito mais confiável do que uma caixa mecânica.

Roney Lima
12/01/2016, 08:51
O Guga, bom dia. Então... a caixa é a mesma ou quase pq o Wrangler tem CA com 3 marchas e a cheroca sa não me engano são 4... pelo menos a minha era. Agora o manual não fecha a km de 30 mim, isso é indicação de um colega que tem um TJ tbm e recomenda essa troca. O manual da minha bye não cita essa marca de óleo mas pede o ATF 7176. Com essa viscosidade tem várias marcas no mercado e com preços que variam de 20 até 80 pilas.Se vc considerar que 30mil representam 2500km por mês em um ano pode estar certo de que essa troca é bem razoável. Mais ou menos uma troca a casa dois anos.... não podemos esquecer que nossas viaturas são vovozinha e todo carinho com elas é pouco!!

Roney Lima
12/01/2016, 08:55
Colocar a alavanca em 1 ou 2 usando a reduzida não muda nada.. o jeep vai sair de 1 e se der, passará pra 2..ele não sai de 2 só porque a alavanca está em 2.

Acho que a forma de andar e a manutenção preventiva são as melhores dicas pra uma vida longa do CA. Ao meu ver, muito mais confiável do que uma caixa mecânica.

Lucas,bom dia. Então já que entrou no assunto eu gostaria de saber... vc faz as mudanças de marcha na trilha ou deixa em D e senta a pua? Qual é a maneira mais segura para preservar o câmbio na sua opinião?

Roney Lima
12/01/2016, 08:58
Esse corretor do meu celular é uma porcaria. Espero que entendam o que escrevi

samucace
12/01/2016, 09:11
Lucas,bom dia. Então já que entrou no assunto eu gostaria de saber... vc faz as mudanças de marcha na trilha ou deixa em D e senta a pua? Qual é a maneira mais segura para preservar o câmbio na sua opinião?

Em trilhas médias, que são as que faço aqui, uso muito na posição 1, pois em 4x4 normal ele atinge mais de 80km/h (o que acho exagerado demais). Quando passa para um trecho mais calma, coloco a alavanca em D, ou no 2 dependendo da velocidade e de quão calmo está o trecho.
Em situações de reduzida, uso a alavanca em 2 nas dunas por exemplo, pra evitar passar a terceira e perder fôlego..
mas varia de situação pra situação.. pois mesmo em dunas, coloco no OD ou mesmo em D pois vejo que nao precisarei de força em algumas partes..Evita aquecimento do motor que trabalhará com giro mais alto se segurar a alavanca em 1 ou 2 por exemplo

Giuberto
12/01/2016, 17:42
Normal. Vida útil de caixa automática é 150 a 200 mil km.

Caixa AT é um câmbio MT com infinitas outras coisas pra se dar problema. O conversor de torque é justamente o mais problemático. Os discos de composite são de desgaste natural mesmo. O câmbio AT tem suas ""embreagens"" que desgastam com o tempo e a vida útil não passa disso mesmo. Infelizmente, em uso severo, a vida útil pode diminuir ainda mais. Se tiver entrado uma gota de água ou um pouco de poeira, também já era, vai tudo pro espaço. E não vai ter aviso prévio.

Quando o problema é nos discos, por desgaste natural, você ainda consegue se prevenir, percebendo o problema nas trocas, sentindo que há algo errado. Mas, quando é no conversor de torque, é de uma hora pra outra. E fica na mão mesmo.

Recentemente um amigo tombou com o wrangler numa trilha, não chegou a capotar. Foi o suficiente pra comprometer o câmbio. Foi puxado pra fora da trilha e colocado na prancha. Não sei os detalhes, mas deu pau por ter comprometido a lubrificação, pelo que ele disse.

Enfim, preços a se pagar pelo conforto.

Roney Lima
14/01/2016, 19:25
Gilberto obrigado pelas explicações. Quando vi os "disquinhos" imaginei que tal qual uma pastilha de freio, fossem se desgastar um dia. Uma coisa que ajudou bastante esse fórum foram as dicas de condução, pois além do TJ eu tenho um Willys e me acostumei como jeitão dele e não posso tocar uma CA da mesma forma que faço com o meu velhinho.... obrigado, aprendi bastante aqui!!!

BADIA
04/05/2016, 00:22
Na minha LIMIT 98, em viagem, furou o cano do radiador da caixa e vazou 4 litros de óleo ate o carro parar.
Mesmo assim completou a viagem se arrastando. Era noite e não notei o vidro traseiro coberto de óleo, notei o cheiro.
Mandei consertar o cano, completei o óleo da caixa e usei por mais 4 anos.
Quando fria, engatada custava a andar, mas depois era uma beleza.
Isso para firmar que estas caixa automáticas dos modelos JEEP são muuuito mais fortes, desde que o óleo esteja no nivel e seja de boa qualidade, exigida pelo manual.
Meça o nivel do óleo depois de funcionar um pouco e com o carro no neutro em marcha lenta.
espero ter ajudado.
Badia

Glaicon
04/05/2016, 06:53
Na minha LIMIT 98, em viagem, furou o cano do radiador da caixa e vazou 4 litros de óleo ate o carro parar.Badia
Na minha ex Cherokee Sport 1999, os canos metálicos de circulação do óleo da caixa tinham sido substituídos por mangueiras flexíveis revestidas com manta metálica.
Ficou um serviço muito bom.
Esses canos originais metálicos são finos e aparentemente fáceis de amassar.:concordo:

guga100
04/05/2016, 17:00
Verdade, esses caninhos ali são meio finos. Se for para trilha é bom fazer algo a respeito sobre eles msm. Essa de colocar um flexível com manta é interessante.

E o bom tbm é colocar um relógio de temperatura para o óleo do câmbio (da pra pegar o msm sinal do sensor original) daí da pra ir monitorando a temperatura do óleo. Assim caso o radiador do óleo fique coberto de lama ou obstruído por algo,ou até por estar forçando muito, já dá pra ficar ligado na temperatura e n acabar danificando o cambio.

E concordo com o badia, essas caixas são muito boas. O ruim delas é as vezes pegar uns donos que n sabem dirigir com um câmbio AT e fazer a manutenção certa, e dps quem paga o pato é o cara rs