PDA

Ver Versão Completa : Rodas hilux aro 16 6 furos na ranger 2004

carlosss
27/12/2015, 16:42
GALERA, BOA TARDE!

GOSTARIA DE UMA DUVIDA, DA CERTO COLOCAR A RODA DA HILUX 2006 NA RANGER 2004? A RANGER ESTA COM RODAS 15 5 FUROS, A DA HILUX E R16 6 FUROS! SE DEIXAR UM FURO SEM O PARAFUSO, DA ALGUMA COISA? COMO DEVERIA PROCEDER?

oBRIGADO

mguriano
27/12/2015, 17:35
Rapaz, isso vai dar certo não.
6 furos divididos por 360° = 60° de defasagem entre os furos.
5 furos divididos por 360° = 72° de defasagem entre os furos.

JAMAIS a roda de uma encaixará na outra.

Não sei se existe, mas o mais adequado seria um espaçador com 5 furos para encaixar no cubo da Ranger e 6 estojos para encaixar a roda da Hilux.

Se você quiser muito fazer essa alteração, procure um torneiro pra fabricar a peça.
Mas não vai em qualquer lambão de fundo de quintal. Uma modificação dessa eu não confiaria a qualquer um fazer. A peça tem que ser bem centrada, as faces tem que ter um bom paralelismo e o material tem que estar de acordo, assim como as dimensões. Senão a roda fica "sambando" e não vai ter balanceamento que dê jeito. Fora o risco da bagaça quebrar (o que eu acho pior).

Boa sorte!

carlosss
27/12/2015, 18:36
Entendi.. e mais complicado do que eu imaginava.. achei que era algo simples! muito obrigado pela ajuda!

vou acabar ficando com ela msm... ou entao caso eu queria subir de aro, procuro uma de 5 furos msm né?

Obrigado!

mguriano
27/12/2015, 18:46
É o melhor a fazer. Não se esqueça de verificar o diâmetro em que a furação é distribuída. Se não me engano, na Ranger é 5x114 (5 furos num diâmetro de 114mm). Nem toda roda com 5 furos vai servir.
Tem outros pontos a serem verificados também, como tala (largura da roda), offset (acho que é a distância da face de assentamento até uma das bordas), o melhor é consultar quem realmente entenda do assunto pra mudança ficar nos conformes e não te dar dor de cabeça depois.

Francisco Casal
28/12/2015, 12:14
Nesse caso rodas originais da ranger e da s10 ou as scorro s150 ou as mangels na furação 5x114. Lembrando que a maioria da rodas 5 furos oferecidas no mercado são 5x139!!

BRAVOECONOVEMBER
28/12/2015, 12:37
E nada de entrar na modinha dos mano aí colocando roda de sedã ou hatch mas picapes porque cabe e "nunca deu problema". Pulamordedeus, escolhe uma adequada pro veículo. Se chegar em qualquer um e perguntar o entendido vai querer te empurrar qualquer uma. Só porque chega de camionete os caras se sentem no direito de empurrar coisa e extorquir dinheiro.