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Ver Versão Completa : Turbina Sportage TDI 2.0 2000/2001



ReX__
27/12/2015, 12:44
Bom dia,

Alguém já realizou a adaptação de uma turbina nacional neste veículo?

Ano passado mandei remanufaturar a minha e durou 1 ano e 2 meses, achei pouco tempo, visto que gastei 1.400,00.

Alguém tem alguma ideia ou já fez esta adaptação? sei que a turbina da nossa sportage é de 0,85bar de pressão, seria apenas conseguir uma de 1 bar e instalar?

Me ajudem.

mfdomingues
28/12/2015, 10:58
ReX
Bom dia

Aqui em SP me disseram que da para adaptar a da bongo k2500 que é a mesma da HR (garrett) que são bem parecidas e da para encontrar um pouco mais barato, contudo, não sei se isto vale a pena ou se elas sãos mais confiáveis.

Se me permite relatar uma situação, a minha foi "retificada" pelo antigo proprietário e quando a levei no meca com 1 ano e alguns meses estava babando óleo, meu meca abriu e viu que a turbina estava bem desgastada, aparentava sinais de superaquecimento e havia folga no eixo, retentores enfim, conjunto rotativo estava bem ruim, troquei tudo ficando só a carcaça original. Contudo, quando o meca foi instalar verificou que a alimentação de água estava obstruída e a de óleo quase totalmente fechada. Ou seja, a turbina havia sido retificada anteriormente, mas, não estava refrigerando por isto em pouco tempo ela voltou para a retifica. Bom é apenas um relato para que possa pensar em mais possibilidades.

Abs e boa sorte

ReX__
28/12/2015, 21:41
ReX
Bom dia

Aqui em SP me disseram que da para adaptar a da bongo k2500 que é a mesma da HR (garrett) que são bem parecidas e da para encontrar um pouco mais barato, contudo, não sei se isto vale a pena ou se elas sãos mais confiáveis.

Se me permite relatar uma situação, a minha foi "retificada" pelo antigo proprietário e quando a levei no meca com 1 ano e alguns meses estava babando óleo, meu meca abriu e viu que a turbina estava bem desgastada, aparentava sinais de superaquecimento e havia folga no eixo, retentores enfim, conjunto rotativo estava bem ruim, troquei tudo ficando só a carcaça original. Contudo, quando o meca foi instalar verificou que a alimentação de água estava obstruída e a de óleo quase totalmente fechada. Ou seja, a turbina havia sido retificada anteriormente, mas, não estava refrigerando por isto em pouco tempo ela voltou para a retifica. Bom é apenas um relato para que possa pensar em mais possibilidades.

Abs e boa sorte

Verdade, vou verificar a viabilidade de retifica mais uma vez verificando as entradas e água e óleo. Obrigado por expor sua experiência. Creio que não somente eu, mas outras pessoas também devem ter pensado na mesma probabilidade de substituição da turbina, assim como já realizaram substituição de motor inteiro.

mfdomingues
29/12/2015, 09:58
Verdade, vou verificar a viabilidade de retifica mais uma vez verificando as entradas e água e óleo. Obrigado por expor sua experiência. Creio que não somente eu, mas outras pessoas também devem ter pensado na mesma probabilidade de substituição da turbina, assim como já realizaram substituição de motor inteiro.

ReX, realmente muitas pessoas pensam em substituir muitas peças deste veiculo, inclusive o motor, mas, antes é necessário pensar no trabalho do meca.

O motor da minha foi retificado pelo antigo proprietário por inteiro, tenho a nota fiscal e identificação da retificadora no cabeçote com a data do final de 2013 onde foram gastos R$ 12.000,00 (bloco, cabeçote, turbina, bomba, embreagem etc), contudo, toda a vez que desmontava algo o meu meca achava problemas, todos eles ocasionados por erro no procedimento de montagem / manutenção. Por exemplo alimentação de água e óleo da turbina obstruídos / semi-obstruídos, tentaram arrancar uma polia na força bruta (martelada mesmo) e danificaram a carcaça da bomba de óleo e lascaram a ponta do eixo do comando, retentores xing-ling, mangueiras de má qualidade ou não foram trocadas como havia informado (a do ar quentem estava prestes a romper), embreagem recondicionada, se for falar tudo fico horas aqui enumerando.

O meca onde eu levo vive dizendo que esse motor não é ruim, mas, deve se manter o equilíbrio entre os componentes para não ter problemas, por exemplo turbina com mal funcionamento vai lhe dar superaquecimento, óleo sempre o recomendado pelo fabricante, aumentar a viscosidade pode comprometer a turbina uma vez que o seu eixo trabalha sobre um fio de óleo, bomba aberta vai castanhar mesmo, fechada, aquece a bomba, viscofan troca a cada 50.000 km não adianta querer prolongar a troca ou colocar só água no radiador etc e por ai vai....

Trocar o motor por motor de opala ou o AP é uma alternativa, são bons motores e mecânica bem simples, tanto que até eu trabalho com esses motores e as peças vendem em qualquer lugar, mas vi relatos aqui de motor de opala fazendo 3 km/l, ai não da para mim (tive um opala 4.1 com comando nervoso que fazia 4,5 km/l e eu achava muito e era solteiro).

Resumindo, o que quero dizer é, não olhe só a turbina, olhe o conjunto todo, assim poderá ter uma viatura por muito tempo para lhe dar muitas alegrias.

Abs e feliz 2016

ReX__
04/01/2016, 11:36
ReX, realmente muitas pessoas pensam em substituir muitas peças deste veiculo, inclusive o motor, mas, antes é necessário pensar no trabalho do meca.

O motor da minha foi retificado pelo antigo proprietário por inteiro, tenho a nota fiscal e identificação da retificadora no cabeçote com a data do final de 2013 onde foram gastos R$ 12.000,00 (bloco, cabeçote, turbina, bomba, embreagem etc), contudo, toda a vez que desmontava algo o meu meca achava problemas, todos eles ocasionados por erro no procedimento de montagem / manutenção. Por exemplo alimentação de água e óleo da turbina obstruídos / semi-obstruídos, tentaram arrancar uma polia na força bruta (martelada mesmo) e danificaram a carcaça da bomba de óleo e lascaram a ponta do eixo do comando, retentores xing-ling, mangueiras de má qualidade ou não foram trocadas como havia informado (a do ar quentem estava prestes a romper), embreagem recondicionada, se for falar tudo fico horas aqui enumerando.

O meca onde eu levo vive dizendo que esse motor não é ruim, mas, deve se manter o equilíbrio entre os componentes para não ter problemas, por exemplo turbina com mal funcionamento vai lhe dar superaquecimento, óleo sempre o recomendado pelo fabricante, aumentar a viscosidade pode comprometer a turbina uma vez que o seu eixo trabalha sobre um fio de óleo, bomba aberta vai castanhar mesmo, fechada, aquece a bomba, viscofan troca a cada 50.000 km não adianta querer prolongar a troca ou colocar só água no radiador etc e por ai vai....

Trocar o motor por motor de opala ou o AP é uma alternativa, são bons motores e mecânica bem simples, tanto que até eu trabalho com esses motores e as peças vendem em qualquer lugar, mas vi relatos aqui de motor de opala fazendo 3 km/l, ai não da para mim (tive um opala 4.1 com comando nervoso que fazia 4,5 km/l e eu achava muito e era solteiro).

Resumindo, o que quero dizer é, não olhe só a turbina, olhe o conjunto todo, assim poderá ter uma viatura por muito tempo para lhe dar muitas alegrias.

Abs e feliz 2016

Muito obrigado pelas informações :grin::safari-rig:

DAR-VON
04/01/2016, 19:47
Eu tive problema com vazamento de oleo na turbina que estava bastante gasta ai comprei somente o conjunto rotativo novo da turbina e montei em casa mesmo , parou o vazamento e ganhou um significado aumento de potencia

rDuran
05/01/2016, 07:34
Eu tive problema com vazamento de oleo na turbina que estava bastante gasta ai comprei somente o conjunto rotativo novo da turbina e montei em casa mesmo , parou o vazamento e ganhou um significado aumento de potencia

Olá
O Conjunto rotativo você comprou novo? usado? retificado?
Sabe dizer aonde comprou e quanto foi?

DAR-VON
05/01/2016, 18:17
Olá
O Conjunto rotativo você comprou novo? usado? retificado?
Sabe dizer aonde comprou e quanto foi?
Comprei novo no mercado livre Marca Altech ,valor 980,00 vendedor do RS

ReX__
06/01/2016, 18:56
Olá
O Conjunto rotativo você comprou novo? usado? retificado?
Sabe dizer aonde comprou e quanto foi?

Também estou pensando em comprar o conjunto rotativo novo para realizar a substituição também e se mesmo assim não durar ao menos 2 anos irei adaptar uma turbina, pelo que pesquisei bastante, turbo tem que ser novo, as retíficas geralmente não duram mais que 1 ano

mfdomingues
06/01/2016, 19:14
Também estou pensando em comprar o conjunto rotativo novo para realizar a substituição também e se mesmo assim não durar ao menos 2 anos irei adaptar uma turbina, pelo que pesquisei bastante, turbo tem que ser novo, as retíficas geralmente não duram mais que 1 ano


ReX qual vc adaptaria? A da l200? Bongo? Conseguiu alguém que já fez e conseguiu sucesso? E a um bom custo, claro.

A minha esta boa ainda, mas, no futuro, quem sabe.

Em outro tópico o Viana que trocou o motor diesel dele por um de opala pode estar vendendo a dele, veja se sim e talvez possa valer a pena para vc.

Vlw

rDuran
07/01/2016, 07:49
Mas porque adaptar outra turbina?
A turbina da sportage nova é relativamente barata comparada de outras camionetes diesel. Chega custa metade do preço de uma do troller por exemplo, ou da hillux 3.0.

Pra adptar vai ter que modificar coletor, mangueiras, e etc... talvez o conjunto não case bem.

Agora se for adptar para ter um desempenho melhor ai eu concordaria,
no caso a sugestão que me deram é colocar um caracol quente menor no caso das parati turbo e manter a parte fria da sportage (pra manter a pressão de 0.85).

No caso a melhoria é ganhar torque embaixa, enxendo em 1300rpm

mfdomingues
07/01/2016, 10:13
Mas porque adaptar outra turbina?
A turbina da sportage nova é relativamente barata comparada de outras camionetes diesel. Chega custa metade do preço de uma do troller por exemplo, ou da hillux 3.0.

Pra adptar vai ter que modificar coletor, mangueiras, e etc... talvez o conjunto não case bem.

Agora se for adptar para ter um desempenho melhor ai eu concordaria,
no caso a sugestão que me deram é colocar um caracol quente menor no caso das parati turbo e manter a parte fria da sportage (pra manter a pressão de 0.85).

No caso a melhoria é ganhar torque embaixa, enxendo em 1300rpm

Duran, Bom dia

Na minha opinião a adaptação seria necessária caso a turbina da SPTG mostra-se frágil, veja eu retifiquei a minha pouco tempo e não tenho parâmetros ainda, contudo o ReX retificou a dele e durou pouco tempo (claro que temos que levar em consideração a qualidade do serviço e dos materiais, além de possíveis problemas externos a turbina, como foi identificado na minha antes da instalação, onde a refrigeração de água estava obstruída). No meu entendimento a adaptação só seria vantajosa se houvesse custos menor, aliado a maior durabilidade da original, ou como vc disse para ganhar maior desempenho / rendimento, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia.

E concordo com você a turbina da SPTG tem um custo bem acessível se comparado as outras, as Toy tem um preço mais que absurdo e se tiver que comprar uma nova é um verdadeiro assalto.

Finalizando, a adaptação de sugeriram a você par que a turbina enchesse a 1.300 rpm não iria estrangula-la na alta? Digo ela encheria muito rápido o motor vai ganhar arrancada boa, mas e quando atingisse uns 2.500 rpm ela estaria com os 0,85bar neste caso perderia o final, correto? Ou viajei?

rDuran
07/01/2016, 10:42
Duran, Bom dia

Na minha opinião a adaptação seria necessária caso a turbina da SPTG mostra-se frágil, veja eu retifiquei a minha pouco tempo e não tenho parâmetros ainda, contudo o ReX retificou a dele e durou pouco tempo (claro que temos que levar em consideração a qualidade do serviço e dos materiais, além de possíveis problemas externos a turbina, como foi identificado na minha antes da instalação, onde a refrigeração de água estava obstruída). No meu entendimento a adaptação só seria vantajosa se houvesse custos menor, aliado a maior durabilidade da original, ou como vc disse para ganhar maior desempenho / rendimento, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia.

E concordo com você a turbina da SPTG tem um custo bem acessível se comparado as outras, as Toy tem um preço mais que absurdo e se tiver que comprar uma nova é um verdadeiro assalto.

Finalizando, a adaptação de sugeriram a você par que a turbina enchesse a 1.300 rpm não iria estrangula-la na alta? Digo ela encheria muito rápido o motor vai ganhar arrancada boa, mas e quando atingisse uns 2.500 rpm ela estaria com os 0,85bar neste caso perderia o final, correto? Ou viajei?


Então, talvez ex proprietários, achassem que dirigir caso diesel é igual gasolina, e isso afeta muito a turbina,
por exemplo, ligar e não deixar o óleo subir, desligar o carro antes de estar pelo menos 45 segundos na lenta. Esse tipo de coisa desgasta muito a turbina, pois como ela não é roletada, ela tem uma bucha de bronze, se o rotor girar sem oleo ocorre desgaste excessivo.
Desconheço turbinas aqui em Curitiba que foram retificadas e deram problema depois em menos de 5 anos, meu mecanico diesel mexe muito, diz que da sportage é muito confiável não justicaria a troca.

Sobre o upgrade que citei, na verdade fica mesma coisa, o que ocorre ao invés de enxer em 2500, vai enxer em 1300, só antecipando, ganhando torque em baixa (retomadas que é o nosso problema). A final não muda nada, já que a pressão vai ser a mesma.

Mudaria se fizesse a minha outra alternativa, colocar uma turbina menor que enchesse em 0.6, no caso enxeria antes, ganhando torque embaixa, porém nesse caso perderia final. Mas só trocando o carocol quente, não afeta.

ReX__
11/01/2016, 12:35
Duran, Bom dia

Na minha opinião a adaptação seria necessária caso a turbina da SPTG mostra-se frágil, veja eu retifiquei a minha pouco tempo e não tenho parâmetros ainda, contudo o ReX retificou a dele e durou pouco tempo (claro que temos que levar em consideração a qualidade do serviço e dos materiais, além de possíveis problemas externos a turbina, como foi identificado na minha antes da instalação, onde a refrigeração de água estava obstruída). No meu entendimento a adaptação só seria vantajosa se houvesse custos menor, aliado a maior durabilidade da original, ou como vc disse para ganhar maior desempenho / rendimento, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia.

E concordo com você a turbina da SPTG tem um custo bem acessível se comparado as outras, as Toy tem um preço mais que absurdo e se tiver que comprar uma nova é um verdadeiro assalto.

Finalizando, a adaptação de sugeriram a você par que a turbina enchesse a 1.300 rpm não iria estrangula-la na alta? Digo ela encheria muito rápido o motor vai ganhar arrancada boa, mas e quando atingisse uns 2.500 rpm ela estaria com os 0,85bar neste caso perderia o final, correto? Ou viajei?

Exatamente mfdomingues, a minha ideia seria uma turbina mais barata, visto que não houvesse a necessidade de retificar mais e sim substituir seria mais fácil e mais confiável. Aqui uma turbina da Sportage marca Mando custo em torno de R$ 3.500,00 e turbinas nacionais como Garret, Biagio, entre outras, na faixa de R$ 1.000,00 à R$ 1.800,00 e como trabalho em uma empresa que revende turbinas e peças em geral para motores, consigo pegar no preço de custo o que torna ainda mais viável a adaptação. Como citou o DAR-VON a troca do conjunto rotativo, imagino que essa será minha escolha antes de adaptar uma turbina. Encontrei o conjunto rotativo no ML por R$ 952,00, achei bem acessível, segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721686854-conjunto-rotativo-turbina-kia-sportage-20-mazda-_JM

ReX__
11/01/2016, 12:39
ReX qual vc adaptaria? A da l200? Bongo? Conseguiu alguém que já fez e conseguiu sucesso? E a um bom custo, claro.

A minha esta boa ainda, mas, no futuro, quem sabe.

Em outro tópico o Viana que trocou o motor diesel dele por um de opala pode estar vendendo a dele, veja se sim e talvez possa valer a pena para vc.

Vlw

Meu mecânico disse que consegue adaptar a turbina da ranger, mas ainda não vi nenhuma com essa adaptação ainda.


Mas porque adaptar outra turbina?
A turbina da sportage nova é relativamente barata comparada de outras camionetes diesel. Chega custa metade do preço de uma do troller por exemplo, ou da hillux 3.0.

Pra adptar vai ter que modificar coletor, mangueiras, e etc... talvez o conjunto não case bem.

Agora se for adptar para ter um desempenho melhor ai eu concordaria,
no caso a sugestão que me deram é colocar um caracol quente menor no caso das parati turbo e manter a parte fria da sportage (pra manter a pressão de 0.85).

No caso a melhoria é ganhar torque embaixa, enxendo em 1300rpm

Questão de encontrar a peça(turbina) nova e com preço mais acessível, devido a quantidade de retificas da turbina original ao longo desses 15 anos de sportage, pode ser que a turbina original já não compense mais retificar e uma nova adaptada ou modelo original é a melhor opção para quem quer maior durabilidade e confiabilidade. Concordo com peças que podem não casar, mas isso é um risco que se corre ao tentar adaptar, tudo tem que ser levado em consideração e também procurar mecânicos que já realizaram adaptações, cada informação é de grande importância na tomada de decisão.