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Ver Versão Completa : Trilha com automático(renegade)?



mario de paula pinto
27/12/2015, 01:34
Ola Pessoal ,já fui possuidor de alguns veículos 4x4;samurai ,s10,jeep willis.Hoje tenho um jimny .Pois bem, esperei muito atento o lançamento do Renegade e não comprei porque qdo foi lançado descobri que a jeep não tinha o modelo 4x4 mecânico.Ou seja ,embora não se possa me classificar de trilheiro vivo percorrendo caminhos onde uma embreagem me ajuda com frequência.Sera que estou errado ou tem gente por aí que faz trilha com cambio automático?
Off road não tem que ser mecânico ou é ignorância de veio?Tenho 64 anos,kkk

Glaicon
27/12/2015, 09:38
Ola Pessoal ,já fui possuidor de alguns veículos 4x4;samurai ,s10,jeep willis.Hoje tenho um jimny .Pois bem, esperei muito atento o lançamento do Renegade e não comprei porque qdo foi lançado descobri que a jeep não tinha o modelo 4x4 mecânico.Ou seja ,embora não se possa me classificar de trilheiro vivo percorrendo caminhos onde uma embreagem me ajuda com frequência.Sera que estou errado ou tem gente por aí que faz trilha com cambio automático?
Off road não tem que ser mecânico ou é ignorância de veio?Tenho 64 anos,kkk
Você já ouvir falar num pequeno país chamado Estados Unidos da América?
Já ouvir falar numa marca chamada Jeep?
Pesquise sobre os dois e tire suas conclusões.:concordo:

Newton Guerra
27/12/2015, 12:05
Eu também não sou trilheiro mas adoro caminhos bem ruins. Desde 2000, quando comprei meu primeiro Vitara automático, não quero mais saber de manual. Para mim, automatico só tem vantagens.

Abraços

Willian Del Piero Rocha
27/12/2015, 13:14
Mario ,,como o Glaicon falou,,vc acha que nos EUA alguém usa câmbio manual em Jeep?? se tiver ,são raros,,,praticamente todos são automaticos.

mario de paula pinto
27/12/2015, 14:29
Muito obrigado pelas sinceras observações,Newton e Willian.
Sim Glaicon,já ouvi falar do pequeno país Estados Unidos da America e da marca jeep que hoje é da fiat...E vc tem razão pois ,este pequeno país fez o grande Hummer(automático).Deveria ter pesquisado antes de considerar este forum como uma fonte .Me recolho na minha pequenez.Desculpa qualquer coisa.Eu ,como vc, acho que alguns valores ligados aos EUA não fazem com que esse possa ser considerado um grande país,(ou o pequeno era simples ironia ) ,mas deixa pra lá ,nê ? Esse é um forum4x4...

mario de paula pinto
27/12/2015, 14:33
Tem gente por aí (BRASIL) que faz trilha pesada com automático?

VOVÔ DO TROLLER
27/12/2015, 18:49
Muito obrigado pelas sinceras observações,Newton e Willian.
Sim Glaicon,já ouvi falar do pequeno país Estados Unidos da America e da marca jeep que hoje é da fiat...E vc tem razão pois ,este pequeno país fez o grande Hummer(automático).Deveria ter pesquisado antes de considerar este forum como uma fonte .Me recolho na minha pequenez.Desculpa qualquer coisa.Eu ,como vc, acho que alguns valores ligados aos EUA não fazem com que esse possa ser considerado um grande país,(ou o pequeno era simples ironia ) ,mas deixa pra lá ,nê ? Esse é um forum4x4...

Não esquenta não Mário. Eu também não concordo com alguns tipos de respostas aqui no forum, mas como você disse, forum é forum. Em compensação, há um bocado de pessoas que respondem de uma forma mais educada e vão dar as suas opiniões e falar dos seus conhecimentos. O forum é sim, uma grande fonte de informações e troca de conhecimentos. Com relação ao câmbio automático , tenho alguns amigos que fazem trilhas pesadas com câmbio automático e não querem saber de outro câmbio. Abs. Válter.

mario de paula pinto
27/12/2015, 22:00
Grande Valter.Valeu muito

Glaicon
28/12/2015, 08:47
Não esquenta não Mário. Eu também não concordo com alguns tipos de respostas aqui no forum, mas como você disse, forum é forum. Em compensação, há um bocado de pessoas que respondem de uma forma mais educada e vão dar as suas opiniões e falar dos seus conhecimentos. O forum é sim, uma grande fonte de informações e troca de conhecimentos. Com relação ao câmbio automático , tenho alguns amigos que fazem trilhas pesadas com câmbio automático e não querem saber de outro câmbio. Abs. Válter.
Desculpem. Longe de mim ser deselegante. Quis apenas mostrar uma situação bem conhecida e inequívoca que é a prática de trilhas pesadas com veículos automáticos nos EUA.
Sempre prezo pelas boas respostas no fórum, buscando contribuir.
Mas, concordo que as respostas curtas e muito práticas acabam gerando mais de uma interpretação, inclusive indelicada.
Todos no fórum têm a minha consideração e respeito.
Portanto, mais uma vez, me desculpem.

JeepOta
28/12/2015, 11:15
Mario, para mim o único problema que pode vir a acontecer com cambio automático nas trilhas é quando ocorrem problemas no motor de arranque, principalmente para quem pega atoleiros com lama muito fina. Se ficar parado no atoleiro com o motor de arranque submerso, este pode dar pau e se deixar o motor morrer, será difícil ligá-lo novamente porque não dá para pegar no tranco.

[ ]´s

mario de paula pinto
28/12/2015, 11:37
Ola Glaicon,não há do que se desculpar. Você me fez pesquisar... Fui professor durante anos e sei que uma balançadinha no aprendiz pode dar bons resultados .Só tenho a agradecer.Já li vários tópicos seus e te admiro .Segue em frente

Augusto Braga
28/12/2015, 19:08
Faço Trilhas com um GV Auto a 3 anos e a unica queixa é quanto a descidas íngremes escorregadias onde o cambio auto não segura como o mecânico . De resto e só alegria .

Abrs

VOVÔ DO TROLLER
28/12/2015, 20:44
Boa noite pessoal, boa noite Glaicon. Não tive a intenção de ser indelicado, mas na hora de digitar, às vezes ,digitamos aquilo que inicialmente não pretendíamos. O Glaicon é um forista atuante e acredito que independente de pequenas rusgas, que é típico de um forum aberto, vamos continuar com a tarefa de aprender , ensinar e trocarmos ideias e opiniões. Um grande abraço a todos. Válter.

xibiu!!!
28/12/2015, 23:06
Seja bem vindo ao 4x4 BRASIL. amigo Mário de Paula.

Pois é meus amigos.

Compreendi que o amigo Glaicon não teve nenhuma intenção de ofender em sua resposta.
É que algumas vezes somos tão espontâneos e diretos querendo ajudar alguém, que não não percebemos quando iniciamos um diálogo, com alguém que nunca conversamos antes, e nem conhecemos, sem um simples Olá...!
E como hoje em dia é tudo muito direto, as vezes esquecemos de fechar o diálogo com quem acabamos de conhecer com um "bom dia".
Aí as vezes fica meio esquisito mesmo.
Mas ainda bem que não ficaram resquícios, nem dúvidas quanto à intenção do amigo Glaicon.

É muito ruim quando tecemos um comentário, ou manifestamos uma opinião com palavras rudes e as vezes totalmente dispensáveis (não é o caso acima) no fórum, e que acaba chateando ou resvalando em alguém que não conhecemos, nem queremos mal.
Já cometi esse erro no fórum!!

No caso das transmissões automáticas em trilhas, na minha opinião são boas, e só vejo desvantagem no seu uso, na possibilidade de uma quebra, pois o custo de manutenção é bem maior que na manutenção de uma manual, sem contar na falta de conhecimento de muitos mecânicos que se propõe a consertá-las.
Reiterando também a observação feita anteriormente pelo amigo JeepOta.

Um abraço a todos, e um Feliz 2016.

Glaicon
29/12/2015, 09:42
Senhores, obrigado pela consideração e compreensão.
Agora, voltando ao propósito do tópico, trilha com Renegade automático, considero o veículo muito limitado para este propósito.
Como já disseram lá no tópico principal dele, o mesmo é muito baixo, com pouco ângulo de ataque e saída.
E se você está preferindo o câmbio manual, certamente é porque se embrenha naqueles atoleiros que exigem seguidos engates de marcha à frente e marcha ré pra abrir vala e não permitir que o mesmo atole. É isso mesmo?
Neste caso, concordo, o câmbio manual possui maior velocidade de engate das marchas, pois os donos de veículos com câmbio automático têm o costume de esperar a total parada do mesmo para acelerar no sentido contrário.
Essa característica, inclusive, é que faz o câmbio automático possuir longevidade, pois seus usuários são mais cuidadosos no dia a dia.
Por isso, o problema maior é com o veículo em si, e não com o câmbio.
Se me permite uma sugestão, compre uma Cherokee Sport automática, dos anos 1998 a 2000, por exemplo.
Verás o prazer de dirigir um verdadeiro veículo off road.:concordo:

Amostardeiro
29/12/2015, 10:13
Ola Pessoal ,já fui possuidor de alguns veículos 4x4;samurai ,s10,jeep willis.Hoje tenho um jimny .Pois bem, esperei muito atento o lançamento do Renegade e não comprei porque qdo foi lançado descobri que a jeep não tinha o modelo 4x4 mecânico.Ou seja ,embora não se possa me classificar de trilheiro vivo percorrendo caminhos onde uma embreagem me ajuda com frequência.Sera que estou errado ou tem gente por aí que faz trilha com cambio automático?
Off road não tem que ser mecânico ou é ignorância de veio?Tenho 64 anos,kkk

Oi Mario

Só hoje vi o tópico, tenho desde 2007 uma Cherokee Sport AT é tudo de bom, para ilustrar o tópico deixo um video ( não é da minha )dá para notar o controle que se consegue com o câmbio automático.

https://www.youtube.com/watch?v=Wyye6JSaiWs

Abs

fassis
29/12/2015, 11:03
A questão maior que vejo não é fazer trilha com automático e sim com um renegade. Veículos automaticos são ótimos em trilha, veja os próprios jeeps wrangler, que são excelentes, sem falar em outros jeeps, toyotas, etc, etc. Mas o renegade não se presta a este propósito. Ele serve para passeios off road mais leves e pronto. Não foi projetado pensando em trilhas (tanto que tem opções 4x2 com tração dianteira). É um carro para cidade. Para trilhas ele é muito baixo, é muito fácil aspirar água (há relatos de problemas de calço hidráulico com ele ao passar por áreas alagadas em cidade com pouca água, justamente por captar a água muito baixo, o contrário do que se esperaria de um off road). Enfim, se quer um carro para trilha, esqueça essa opção. Com muito menos dinheiro você compra um carro bem mais adequado a este propósito. A não ser que o que você chame de trilha seja passeio em estradas de terra com alguma dificuldade, o que creio não ser o caso.

guga100
29/12/2015, 20:53
Concordo com o fassis. O maior detalhe aqui na verdade n é nem tanto o cambio automatico, e sim a capacidade do renegade no off road. Para uma trilha leve e talz, acredito que ele vai bem ( n vi ainda um pessoalmente na trilha, só um brincando na areia junto com uma amarok, mas nada muito pesado), porém algo mais nervoso n vai dar certo (só se alguém fazer um kit de suspensão bem maneiro e outros detalhes, algo que daqui a um tempo vai ter, acredito eu pelo menos)


Já o cambio automatico, ele vai aguentar sim, são cambios bem resistentes.
Fazendo a manutenção correta e usando o óleo correto vc vai ter câmbio pra muito tempo (claro, nada está livre de problemas, assim como qualquer outra peça, pode estragar)
Porém o jeito de dirigir é um pouco diferente do câmbio manual. São pequenos detalhes que aumentam muito a vida útil do câmbio.


E o motivo que eu acredito que n vemos tantos cambios automáticos aqui no Brasil nas trilhas (em veículos como rural f75, a linha cj ou gaiolas) é que n tem tantos câmbios usados automáticos de simples instalação no mercado. Me corrigem se eu estiver errado, mas o único câmbio mais simples pra comprar aqui é o do opala. Câmbios mais modernos tem pra comprar, mas sao ruins de adaptar.

gustavo25
31/12/2015, 09:12
Oi Mario

Só hoje vi o tópico, tenho desde 2007 uma Cherokee Sport AT é tudo de bom, para ilustrar o tópico deixo um video ( não é da minha )dá para notar o controle que se consegue com o câmbio automático.

https://www.youtube.com/watch?v=Wyye6JSaiWs

Abs

a cheroca passou com extremo garbo e elegância...

Niko Ferreira
02/01/2016, 10:12
Feliz 2016... Bem, sou pé de barro. Aqui no pará, região do marajó, tem umas trilhas infernais. Eu sempre usei caixa manual. Esse cherokee que comprei é o primeiro 4x4 auto que tenho. Ainda não enfiei na lama por medo, até porque ele está trepidando quando arranco com força. Bem parecido com o sintoma dos carros câmbio manual quando estão com o chamado "rolamento deslizador" com defeito. Será que alguém me dá uma ideia do que pode ser?

mario de paula pinto
02/01/2016, 18:54
Valeu pessoal ,super esclarecido.Obrigado pelo video Gustavo.UM FELIZ 2016

Newton Guerra
02/01/2016, 19:39
Niko, como está o óleo do câmbio? Às vezes trepida por causa de óleo velho. Meu Fit é especialista nisso, embora o câmbio dele seja CVT. Começou a tremer troco o óleo. Dura uns 40 mil km

mfdomingues
04/01/2016, 17:12
Oi Mario

Só hoje vi o tópico, tenho desde 2007 uma Cherokee Sport AT é tudo de bom, para ilustrar o tópico deixo um video ( não é da minha )dá para notar o controle que se consegue com o câmbio automático.

https://www.youtube.com/watch?v=Wyye6JSaiWs

Abs

Boa tarde e feliz 2016 para todos.

Realmente a Cheroka passa que da até tédio, parece que o piloto vai até tomar um café com leite enquanto sobe rsrsrs

O cambio automático chegou para ficar e acredito que inclusive lama, houve um comentário que alguém falou sobre segurar um pouco menos que o manual nas descidas, acho que isto é um pouco de realidade, mas nada que atrapalhe e realmente a manutenção tem que estar em dia, quando quebrar é mais caro? É, mas, paga-se pelo conforto, prazer e estabilidade em dirigir, ok?

Agora a questão em separado é outra realmente, o Renegade é feito para trilha pesada original?

Conheço gente que faz trilha com GV 1999 automático e não troca por nada.

mario de paula pinto
11/01/2016, 13:40
Boa tarde pessoal.Ontem fui num passeio com o Armando da Caminho das Pedras em Bh. Vários 4x4 ,inclusive 3 renegades. Nesse passeio tivemos uns trechos opcionais ,chamados de desafios pelo organizador.Numa subida com bastante terra solta e alguns calombos ,as Jeep,confesso ,me surpreenderam,apesar daqueles pneus horríveis e algumas raspadas (muito ,muito baixas mesmo).Uma das Renegades era da StradaFiat que proporcionou um teste drive. Quem tocou e quem viu sentiu que o carro fazia tudo sozinho,como aparenta a cheroka do video anterior .Mas de repente ,uma delas(escutei a conversa ),acendeu uma luz no painel e perdeu força,o que trouxe ,pelo menos ,uma sensação de mal estar e comentários como:Xiii,vai mofar na css...

VOVÔ DO TROLLER
11/01/2016, 15:27
Boa tarde e feliz 2016 para todos.

Realmente a Cheroka passa que da até tédio, parece que o piloto vai até tomar um café com leite enquanto sobe rsrsrs

O cambio automático chegou para ficar e acredito que inclusive lama, houve um comentário que alguém falou sobre segurar um pouco menos que o manual nas descidas, acho que isto é um pouco de realidade, mas nada que atrapalhe e realmente a manutenção tem que estar em dia, quando quebrar é mais caro? É, mas, paga-se pelo conforto, prazer e estabilidade em dirigir, ok?

Agora a questão em separado é outra realmente, o Renegade é feito para trilha pesada original?

Conheço gente que faz trilha com GV 1999 automático e não troca por nada.

Se o cara do Troller fosse menos afoito, era só colocar a 1a. reduzida, acelerando bem pouco que ia demorar mais , mais ia numa boa. Não tinha necessidade de acelerar tanto. Abs. Válter

samucace
12/01/2016, 09:01
A questão maior que vejo não é fazer trilha com automático e sim com um renegade. Veículos automaticos são ótimos em trilha, veja os próprios jeeps wrangler, que são excelentes, sem falar em outros jeeps, toyotas, etc, etc. Mas o renegade não se presta a este propósito. Ele serve para passeios off road mais leves e pronto. Não foi projetado pensando em trilhas (tanto que tem opções 4x2 com tração dianteira). É um carro para cidade. Para trilhas ele é muito baixo, é muito fácil aspirar água (há relatos de problemas de calço hidráulico com ele ao passar por áreas alagadas em cidade com pouca água, justamente por captar a água muito baixo, o contrário do que se esperaria de um off road). Enfim, se quer um carro para trilha, esqueça essa opção. Com muito menos dinheiro você compra um carro bem mais adequado a este propósito. A não ser que o que você chame de trilha seja passeio em estradas de terra com alguma dificuldade, o que creio não ser o caso.

A questao de aspirar água, todos estão sujeitos.. no Renegade não é diferente.. instalando o snorkel, põe fim a esse problema.
Agora de fato, ele não projetado pra trilhas mais fortes. Caso queira fazer isso, procura outro jeep, como a indicação da XJ, TJ ou mesmo JK que se acha por preço competitivo a partir de 2007.

Quanto ao tópico, já superando os mal-entendidos, cambio automático na minha humilde opinião, é muito superior em algumas situações como erosão por exemplo. Mas sinto falta do cambio mecânico em dunas.. na lama acaba sendo bem parecida a tocada, mas o retorno pra casa depois de uma trilha desgastante em um CA tem suas vantagens rsrsrsrsrsrs

samucace
12/01/2016, 09:04
a cheroca passou com extremo garbo e elegância...

A XJ parecia que estava passeando rsrsrsrsrs

Giuberto
12/01/2016, 17:54
Esse vídeo da cheroka é antigo. Só reparem na roda dianteira direita, de todos os carros que subiram ali.

Nenhum colocou a roda no mesmo lugar que o inexperiente piloto do troller branco colocou na primeira tentativa. Na segunda, ele só subiu pois mudou o local. E na continuação do vídeo(que foi postada por outro cara que fez essa trilha, dono de um dos trollers) mostra os outros trollers subindo tranquilos tranquilos.

samucace
13/01/2016, 10:39
Off Topic total:

Tem um outro video de um troller com 37 mud e um jku preto com 35 all terrain que tb passeou. Mas deve ter sido o piloto tb..

Tem que se entender que os carros são diferentes, suspensão e entre eixos muda a tocada, deixando o carro melhor em algumas situações, como erosões e subidas de pedras.. sem contar que o câmbio automático é muito superior nestas situações!

Desculpem, voltemos ao assunto do tópico!

Giuberto
14/01/2016, 00:04
Off Topic total:

Tem um outro video de um troller com 37 mud e um jku preto com 35 all terrain que tb passeou. Mas deve ter sido o piloto tb..

Tem que se entender que os carros são diferentes, suspensão e entre eixos muda a tocada, deixando o carro melhor em algumas situações, como erosões e subidas de pedras.. sem contar que o câmbio automático é muito superior nestas situações!

Desculpem, voltemos ao assunto do tópico!

Respondendo ao seu offtopic: Como ex dono de JK, te falo: Troller não vale o preço cobrado no Brasil nunca. JK, menos ainda. Tentar fazer comparações de um carro com outro (qualquer que seja) nesse tipo de situação é tentar justificar o injustificável (preço). Mais fácil tacar os dois numa lagoa e ver qual vai sair andando (o JK vai parar assim que a água molhar o console central - senão antes molhando as velas), ou colocar meia dúzia de cada em um transcatarina, sertões ou dakar e ver quais chegam na frente ou pelo menos conseguem completar a prova - os poucos JKs que conheço que participaram de rallys e raids (todos ex donos de troller) em categorias avançadas, tiveram problemas com câmbio e diferencial empenado (o dana 30 dianteiro no famoso munhão), entre outros problemas mas que são considerados normais, quando de troller, de mais grave que tinham tido foi ter de virar a tração no alicate - eu mesmo com o meu ex JK aqueci meu câmbio 3 vezes, 1 vez em lugar que uma TR4 também AT, não teve problemas, e onde obviamente quem estava de câmbio manual estava dando zerinho, e rasgando as dunas em laterais e subidas, se divertindo bastante, dando inclusive pequenos saltos com trollers chipados - pessoas essas com as quais aprendi muito sobre as limitações do câmbio AT. Puxar um veículo em trenzinho (comboio) é um tremendo risco de quebra pra quem tem câmbio AT, zerinho na areia e saltos em dunas, nem pensar, pois não se consegue aliviar a pressão em diversos componentes do sistema, sem falar nas técnicas de pilotagem offroad em raids e rallys que também fazem uso da embreagem inúmeras vezes, algumas vezes inclusive com o intuito de poupar a mecânica de choques, entre diversas outras situações - não é a toa que não se tem sucesso de automáticos em um sertões ou dakar.

Troller e JK possuem bitolas diferentes, entre-eixos diferentes, pesos diferentes, CG diferentes, ângulos diferentes, etc e o JK ainda tem um "pseudo bloqueio" nas 4 rodas contra apenas um LSD no eixo traseiro do troller. Em termos de curso, original x original, em qualquer trilha de verdade nenhum dos dois é eficiente. Aqui já falei disso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/122593-troller-ou-wangler-post2060457.html#post2060457


O JK tinha obrigação de passear, e desculpe, mas original está muito longe disso, mais fácil bater o parachoque original em rampa de shopping com esses angulos de entrada e saida mediocres que infelizmente o JK sai. Com kit de suspensão RK e pneu 35" sem bloqueios, já penei pra passar em erosão onde troller com 33" e bloqueado no eixo traseiro passou levantando roda e na marcha lenta e samuca com 33" passou sem bloqueios. Só pra igualar o angulo de breakover de 30 graus de um T4 com pneu 30" e um JK 4P, é preciso de 3" lift e pneu 37" no JK, isso para um JK não ficar preso em gangorra onde um T4 com pneu 30" passa, TR4 original passa, Vitara passa, Samurai passa, Defender passa (com louvor pois esbanja 33 graus), etc. No JK 2P é necessário 2" lift e pneu 35" pra se chegar nesse ângulo (30 graus). E na diferença de preço desses dois carros 0 km, devem caber uns 7 kits de suspensão 4-link de 10.000 reais. Mas, nunca o troller terá a segurança urbana do JK, jamais, airbags, abs com freios eficientes, esp e toda segurança oferecida no JK, isso é fato, sem falar da comodidade da capota do JK e toda a opção de importação, infelizmente, coisa pra um seleto grupo de consumidores com realmente muito dinheiro, dado o cenário atual.

A verdade é que a principal diferença é a proposta. O troller não foi feito tendo preocupação de agradar certos públicos - é alto e não entra em vários shoppings, diferente do JK que é bem mais baixo (eu com pneu 35" ainda entrava em shopping com o meu), troller não tem versão 4 portas nem câmbio AT, não é fácil de manobrar, não é facil de entrar, enfim, são muitas diferenças. O JK inclusive, mecanicamente tem uma versão "baratinha" pras pessoas que não precisam de uma t-case rocktrack 4:1 e eixos fortes dana 44 em ambos os eixos, que infelizmente é a versão que mandam pro Brasil, e por aí vai... JK é pensado pra vender 9 unidades pra empresário, fazendeiro (que só anda em estrada de terra de primeiro mundo onde ninguém atravessa mais de 40 cm de rio, e pode se dar ao luxo de andar com diversos módulos pegando lama e poeira), dona de casa, playboy, agroboy, etc e 1 unidade pra jipeiro que vai arrancar a suspensão original e instalar um kit de terceiros, colocar uma atlas, dynatrac 60 e rodar com pneu 40", enfim, trocando câmbio, t-case, diferenciais com mecânicas "indestrutíveis" da terra do tio sam - deixando de original a carcaça e o chassi.

ONTOPIC: Deixo meu panorama sobre câmbio AT. É maravilhoso sim, o do renegade então, achei fantástico no test-drive, mas conheça suas limitações. Para quem fará um uso consciente, mesmo que em trilhas, não há problemas. E pra quem não sabe usar uma embreagem então... rsrs é uma realização.. nunca mais volta pro MT. Nos EUA, câmbio AT é padrão. Quem tem MT é visto como "descolado", "o cara" que usa carro manual... que realmente sabe dirigir!! rsrs mas a cultura deles é diferente, o mercado é diferente, é realmente fácil e "barato" (coisa de $1000 a mais em comparação com um manual)... já na europa, ninguém quer saber de AT, simplesmente pela diferença de custo e durabilidade. É normal se rodar centenas e centenas de kms com um sedan diesel lá, retificar o motor perto de 1 milhão de kms, e lá pra segunda retífica do motor, com uns 2 milhões de kms, se começar a ter algum problema de câmbio - sem falar que alguns câmbio MT sequer precisam de troca de óleo. Então o que vale é pesar o conforto (se faz diferença pra vc) e a manutenção durante os anos que for ficar com o carro (até 150-200 mil km é só trocar óleo). Na proposta do renegade, não vejo motivos que justifiquem o câmbio manual, senão o custo de manutenção e gosto pessoal.

A proposta de um carro automático é conforto. Pra muitos motoristas, a embreagem sempre foi uma inimiga. Algumas pessoas com 1 ano de carta, já nem lembram que a embreagem existe. Outros, mesmo com 20 anos de carta, ainda acham que a embreagem é uma distração, que tira atenção, etc, pra outros como para um piloto de rally ou um entusiasta ela pode ser a principal diversão, principal aliada ou ele simplesmente nem lembra que ele a está usando...

Annibal
14/01/2016, 13:29
Tenho para uso exclusivo em trilhas um GV2, 2001, 3 portas, automático. Depois que fiz a primeira trilha com câmbio automático me recuso a utilizar câmbio mecânico para esta finalidade. Trilha com câmbio mecânico perdeu a graça.

VOVÔ DO TROLLER
14/01/2016, 13:51
Respondendo ao seu offtopic: Como ex dono de JK, te falo: Troller não vale o preço cobrado no Brasil nunca. JK, menos ainda. Tentar fazer comparações de um carro com outro (qualquer que seja) nesse tipo de situação é tentar justificar o injustificável (preço). Mais fácil tacar os dois numa lagoa e ver qual vai sair andando (o JK vai parar assim que a água molhar o console central - senão antes molhando as velas), ou colocar meia dúzia de cada em um transcatarina, sertões ou dakar e ver quais chegam na frente ou pelo menos conseguem completar a prova - os poucos JKs que conheço que participaram de rallys e raids (todos ex donos de troller) em categorias avançadas, tiveram problemas com câmbio e diferencial empenado (o dana 30 dianteiro no famoso munhão), entre outros problemas mas que são considerados normais, quando de troller, de mais grave que tinham tido foi ter de virar a tração no alicate - eu mesmo com o meu ex JK aqueci meu câmbio 3 vezes, 1 vez em lugar que uma TR4 também AT, não teve problemas, e onde obviamente quem estava de câmbio manual estava dando zerinho, e rasgando as dunas em laterais e subidas, se divertindo bastante, dando inclusive pequenos saltos com trollers chipados - pessoas essas com as quais aprendi muito sobre as limitações do câmbio AT. Puxar um veículo em trenzinho (comboio) é um tremendo risco de quebra pra quem tem câmbio AT, zerinho na areia e saltos em dunas, nem pensar, pois não se consegue aliviar a pressão em diversos componentes do sistema, sem falar nas técnicas de pilotagem offroad em raids e rallys que também fazem uso da embreagem inúmeras vezes, algumas vezes inclusive com o intuito de poupar a mecânica de choques, entre diversas outras situações - não é a toa que não se tem sucesso de automáticos em um sertões ou dakar.

Troller e JK possuem bitolas diferentes, entre-eixos diferentes, pesos diferentes, CG diferentes, ângulos diferentes, etc e o JK ainda tem um "pseudo bloqueio" nas 4 rodas contra apenas um LSD no eixo traseiro do troller. Em termos de curso, original x original, em qualquer trilha de verdade nenhum dos dois é eficiente. Aqui já falei disso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/122593-troller-ou-wangler-post2060457.html#post2060457


O JK tinha obrigação de passear, e desculpe, mas original está muito longe disso, mais fácil bater o parachoque original em rampa de shopping com esses angulos de entrada e saida mediocres que infelizmente o JK sai. Com kit de suspensão RK e pneu 35" sem bloqueios, já penei pra passar em erosão onde troller com 33" e bloqueado no eixo traseiro passou levantando roda e na marcha lenta e samuca com 33" passou sem bloqueios. Só pra igualar o angulo de breakover de 30 graus de um T4 com pneu 30" e um JK 4P, é preciso de 3" lift e pneu 37" no JK, isso para um JK não ficar preso em gangorra onde um T4 com pneu 30" passa, TR4 original passa, Vitara passa, Samurai passa, Defender passa (com louvor pois esbanja 33 graus), etc. No JK 2P é necessário 2" lift e pneu 35" pra se chegar nesse ângulo (30 graus). E na diferença de preço desses dois carros 0 km, devem caber uns 7 kits de suspensão 4-link de 10.000 reais. Mas, nunca o troller terá a segurança urbana do JK, jamais, airbags, abs com freios eficientes, esp e toda segurança oferecida no JK, isso é fato, sem falar da comodidade da capota do JK e toda a opção de importação, infelizmente, coisa pra um seleto grupo de consumidores com realmente muito dinheiro, dado o cenário atual.

A verdade é que a principal diferença é a proposta. O troller não foi feito tendo preocupação de agradar certos públicos - é alto e não entra em vários shoppings, diferente do JK que é bem mais baixo (eu com pneu 35" ainda entrava em shopping com o meu), troller não tem versão 4 portas nem câmbio AT, não é fácil de manobrar, não é facil de entrar, enfim, são muitas diferenças. O JK inclusive, mecanicamente tem uma versão "baratinha" pras pessoas que não precisam de uma t-case rocktrack 4:1 e eixos fortes dana 44 em ambos os eixos, que infelizmente é a versão que mandam pro Brasil, e por aí vai... JK é pensado pra vender 9 unidades pra empresário, fazendeiro (que só anda em estrada de terra de primeiro mundo onde ninguém atravessa mais de 40 cm de rio, e pode se dar ao luxo de andar com diversos módulos pegando lama e poeira), dona de casa, playboy, agroboy, etc e 1 unidade pra jipeiro que vai arrancar a suspensão original e instalar um kit de terceiros, colocar uma atlas, dynatrac 60 e rodar com pneu 40", enfim, trocando câmbio, t-case, diferenciais com mecânicas "indestrutíveis" da terra do tio sam - deixando de original a carcaça e o chassi.

ONTOPIC: Deixo meu panorama sobre câmbio AT. É maravilhoso sim, o do renegade então, achei fantástico no test-drive, mas conheça suas limitações. Para quem fará um uso consciente, mesmo que em trilhas, não há problemas. E pra quem não sabe usar uma embreagem então... rsrs é uma realização.. nunca mais volta pro MT. Nos EUA, câmbio AT é padrão. Quem tem MT é visto como "descolado", "o cara" que usa carro manual... que realmente sabe dirigir!! rsrs mas a cultura deles é diferente, o mercado é diferente, é realmente fácil e "barato" (coisa de $1000 a mais em comparação com um manual)... já na europa, ninguém quer saber de AT, simplesmente pela diferença de custo e durabilidade. É normal se rodar centenas e centenas de kms com um sedan diesel lá, retificar o motor perto de 1 milhão de kms, e lá pra segunda retífica do motor, com uns 2 milhões de kms, se começar a ter algum problema de câmbio - sem falar que alguns câmbio MT sequer precisam de troca de óleo. Então o que vale é pesar o conforto (se faz diferença pra vc) e a manutenção durante os anos que for ficar com o carro (até 150-200 mil km é só trocar óleo). Na proposta do renegade, não vejo motivos que justifiquem o câmbio manual, senão o custo de manutenção e gosto pessoal.

A proposta de um carro automático é conforto. Pra muitos motoristas, a embreagem sempre foi uma inimiga. Algumas pessoas com 1 ano de carta, já nem lembram que a embreagem existe. Outros, mesmo com 20 anos de carta, ainda acham que a embreagem é uma distração, que tira atenção, etc, pra outros como para um piloto de rally ou um entusiasta ela pode ser a principal diversão, principal aliada ou ele simplesmente nem lembra que ele a está usando...

Muito boa explicação Giuberto. Parabéns. Eu, com os meus quase 45 anos de carta, prefiro o controle total e o prazer que me dá o câmbio manual, apesar de já ter dirigido vários carros at. Como eu só uso o Troller em viagens, fora de feriados e férias escolares, não sinto tanta necessidade do at. Para quem usa muito, em centros urbanos, faz uma bela diferença. Isso pelo menos até agora. Quando a idade pesar mais (e está começando a pesar), quem sabe, passo para um 4x4 automático, isso se o bolso permitir. Abs. Válter

Amostardeiro
16/01/2016, 10:44
Esse vídeo da cheroka é antigo. Só reparem na roda dianteira direita, de todos os carros que subiram ali.

Nenhum colocou a roda no mesmo lugar que o inexperiente piloto do troller branco colocou na primeira tentativa. Na segunda, ele só subiu pois mudou o local. E na continuação do vídeo(que foi postada por outro cara que fez essa trilha, dono de um dos trollers) mostra os outros trollers subindo tranquilos tranquilos.

Giuberto

O "inexperiente" piloto do Troller tem mais horas de off road que muita gente, inclusive ministra cursos de condução off road, por minha experiência a Cherokee automática é quase imbatível em erosões.

Abs

Giuberto
16/01/2016, 14:38
Giuberto

O "inexperiente" piloto do Troller tem mais horas de off road que muita gente, inclusive ministra cursos de condução off road, por minha experiência a Cherokee automática é quase imbatível em erosões.

Abs

Amostardeiro, não sei a qualificação do seu conhecido, e prefiro não julgar e nem saber o nome afim de não prejudicá-lo, mas até minha avó pode anunciar na internet e começar a dar aulas de offroad. Não existe nenhuma regulamentação para isso, e nem sequer precisa-se comprovar experiência para isso. O Marcelo Medeiros que estava em segundo no rally dakar também tem muita hora de offroad. Infelizmente, capotou e quebrou a clavícula. Se um dia ele der aula, sem dúvida pode "comprovar" muita bagagem com o histórico de premiações que tem na carreira. E mesmo que ele comece a dar aulas de direção offroad, isso não o transformará em um Deus que não comete erros em trilhas.

Desculpe, apesar de concordar que a cherokee é um maravilhoso veículo 4x4, com ótimo desempenho em trilhas e opções de preparação, pra mim está bem longe de ser "imbatível" em erosão.

Vídeo de uma "original" em erosão:
https://www.youtube.com/watch?v=hZEHrYLWq4c

E o fato de ser "automática" ou "manual", não traduz nada em termos de desempenho offroad. Apenas uma preferência pessoal ou, em alguns casos, incompetência de se usar uma embreagem.

É da natureza humana, atribuir as próprias falhas a fatores externos. Por isso, quando o jipe quebra, não supera um obstáculo ou ou deixa a desejar em qualquer instância, a culpa é sempre do jipe, jamais do piloto ou da manutenção não feita.

Rodrigo Amaral
16/01/2016, 15:52
Olá pessoal. Tenho conhecimento da linha Jeep e venho ajudar a entender a marca. Todos conhecem a capacidade de um Cherokee a muitas décadas, principalmente com seu câmbio automático e sistemas de caixa de transferência com ótimo bloqueio. Quanto aos modelos atuais, lembro que passaram por uma tremenda evolução, onde além dos velhos bloqueios e sistema anti deslizante de diferencial ainda se tem os sistemas eletrônicos, que podem inclusive controlar através dos freios ABS as rodas livres que podem ter alguma aceleração, sem contar os controles de descida. Para quem tem medo do câmbio automático, as Cherokees vem com um fudidex câmbio ZF de 9 marchas e uma reduzida com 20:1, acoplado ao sistema de tração Jeep Active Drive Low, já conhecido no mundo inteiro, com capacidade inclusive de converter a tração em 100% dianteira para uso rodoviário, economizando combustível. Falando de ângulo de ataque e saída, 30° de ataque e 23° de saída, lembrando que em um veículo original de fábrica. Outro item criticado foi o de imersão, certo? Mas uma capacidade de 510mm não se tem em qualquer off-road sem snorkel, tem? Espero ter ajudado, mas...
Espere! O assunto é Renegade, né? Desculpem! Então leiam tudo novamente, pois o pequeno usa exatamente o mesmo sistema. Ele não é um Crossover. É um projeto mundial de SUV compacto baseado nas clássicos conceitos Jeep e ainda com um motor Turbo Diesel com 170cv e um coice de 35kg de torque a 1.700RPM. Mas atente-se ao detalhe que este veículo também tem opção 4X2, onde é mais baixo e parachoques maiores e com spoilers. Por isso as vezes vemos na rua e achamos que não é feito para trilha e realmente, esse não é.
"-Ah, mas esse cara deve ser vendedor da Jeep!..." Tá bom, realmente sou, mas antes de ser, fui Zequinha desde moleque e Jeepeiro convicto e já sofredor na mão de Nivas, F-75 e Willys a muitos anos e frequentador das principais trilhas da região e simplesmente tive o prazer de juntar minha paixão ao ganha-pão, deixando de lado carros de passeio que vendi por 16 anos. Acho que tenho alguma bagagem.
Agora, que venham as críticas! kkkkk

Amostardeiro
16/01/2016, 16:41
Amostardeiro, não sei a qualificação do seu conhecido, ....................................O Marcelo Medeiros que estava em segundo no rally dakar também tem muita hora de offroad. Infelizmente, capotou e quebrou a clavícula. .................................................. .....................

Desculpe, apesar de concordar que a cherokee é um maravilhoso veículo 4x4, com ótimo desempenho em trilhas e opções de preparação, pra mim está bem longe de ser "imbatível" em erosão. .................................................. .................................................. ............................................

É da natureza humana, atribuir as próprias falhas a fatores externos. Por isso, quando o jipe quebra, não supera um obstáculo ou ou deixa a desejar em qualquer instância, a culpa é sempre do jipe, jamais do piloto ou da manutenção não feita.

Giuberto

Excesso de confiança também mata, eu disse que a Cherokee é "quase imbatível" em erosões e claro que depende do sujeito atrás do volante.

Abs

mario de paula pinto
26/01/2016, 20:33
Giuberto vc escreveu ,claro e bem.Muito grato pelos esclarecimentos e opinião.Após ter willys ,s10 4x4 ,samucão 2.0ap,e o atual jimny vou ficando nos mecânicos.Pelo menos por enquanto.

samucace
02/02/2016, 12:07
Respondido no corpo. Já havia me policiado a não ficar trocando informações com fanáticos, mas não pude deixar em branco alguns itens.


CITAÇÃO ACIMA:
Respondendo ao seu offtopic: Como ex dono de JK, te falo: Troller não vale o preço cobrado no Brasil nunca. JK, menos ainda. Tentar fazer comparações de um carro com outro (qualquer que seja) nesse tipo de situação é tentar justificar o injustificável (preço). Mais fácil tacar os dois numa lagoa Compra um barco ou jetski e ver qual vai sair andando (o JK vai parar assim que a água molhar o console central - senão antes molhando as velas), ou colocar meia dúzia de cada em um transcatarina, sertões ou dakar e ver quais chegam na frente ou pelo menos conseguem completar a prova - os poucos JKs que conheço que participaram de rallys e raids (todos ex donos de troller) em categorias avançadas, tiveram problemas com câmbio e diferencial empenado (o dana 30 dianteiro no famoso munhão) As carcaças dos eixos do D44 e D30 são iguais. O reforço do munhão tb faz-se necessário no D44., entre outros problemas mas que são considerados normais, quando de troller, de mais grave que tinham tido foi ter de virar a tração no alicate - eu mesmo com o meu ex JK aqueci meu câmbio 3 vezes aqui sim pode ter sido piloto, mas o cambio do 3.8 requer um cuidado maior de sobreaquecimento, resolvido com a instalação de um cooler pra transmissão , 1 vez em lugar que uma TR4 também AT, não teve problemas, e onde obviamente quem estava de câmbio manual estava dando zerinho, e rasgando as dunas em laterais e subidas, se divertindo bastante, dando inclusive pequenos saltos com trollers chipados - pessoas essas com as quais aprendi muito sobre as limitações do câmbio AT As limitações com o AT existem, claro. Sinto falta principalmente em dunas. Prefiro o MT somente pra essa situação. Para as demais, o AT ganha em tudo! . Puxar um veículo em trenzinho (comboio) é um tremendo risco de quebra pra quem tem câmbio AT, zerinho na areia e saltos em dunas, nem pensar, pois não se consegue aliviar a pressão em diversos componentes do sistema, sem falar nas técnicas de pilotagem offroad em raids e rallys que também fazem uso da embreagem inúmeras vezes, algumas vezes inclusive com o intuito de poupar a mecânica de choques, entre diversas outras situações - não é a toa que não se tem sucesso de automáticos em um sertões ou dakar Não conheço AT nesses rallys. Uso o meu pra uma atividade normal, trilha, passeios, dia a dia. Até pretendo ir com ele ao Dakar, mas só pra ver uma largada rsrsrsrsrsrs. Continuo sem trocar pelo MT

Troller e JK possuem bitolas diferentes, entre-eixos diferentes, pesos diferentes, CG diferentes, ângulos diferentes, etc e o JK ainda tem um "pseudo bloqueio" nas 4 rodas contra apenas um LSD no eixo traseiro do troller. Em termos de curso, original x original, em qualquer trilha de verdade nenhum dos dois é eficiente Aqui concordo que nenhum dos dois é eficiente, mas um é extremamente superior ao outro. Aqui já falei disso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/122593-troller-ou-wangler-post2060457.html#post2060457


O JK tinha obrigação de passear, e desculpe, mas original está muito longe disso, mais fácil bater o parachoque original em rampa de shopping com esses angulos de entrada e saida mediocres que infelizmente o JK sai Realmente os ângulos de entrada e saída são muito ruins. O entre eixo do JKU com pneus originais tb atrapalha muito. Com kit de suspensão RK e pneu 35" sem bloqueios, já penei pra passar em erosão onde troller com 33" e bloqueado no eixo traseiro passou levantando roda e na marcha lenta e samuca com 33" passou sem bloqueios MAs uma vez pode ter sido a peça entre o volante e o banco, chamada de piloto. Só pra igualar o angulo de breakover de 30 graus de um T4 com pneu 30" e um JK 4P, é preciso de 3" lift e pneu 37" no JK NEste caso, igualar o ângulo basta retirar o parachoque e usar a alma de ferro que tem dentro do original de plástico, isso para um JK não ficar preso em gangorra onde um T4 com pneu 30" passa, TR4 original passa, Vitara passa, Samurai passa, Defender passa (com louvor pois esbanja 33 graus), etc. No JK 2P é necessário 2" lift e pneu 35" pra se chegar nesse ângulo (30 graus). E na diferença de preço desses dois carros 0 km, devem caber uns 7 kits de suspensão 4-link de 10.000 reais A diferenca de preço pode te dar suspensão, pneus, alguns acessórios, mas não dará um CONJUNTO do jk em um Troller. Mas, nunca o troller terá a segurança urbana do JK, jamais, airbags, abs com freios eficientes, esp e toda segurança oferecida no JK, isso é fato, sem falar da comodidade da capota do JK e toda a opção de importação, infelizmente, coisa pra um seleto grupo de consumidores com realmente muito dinheiro, dado o cenário atual.

A verdade é que a principal diferença é a proposta. O troller não foi feito tendo preocupação de agradar certos públicos - é alto e não entra em vários shoppings, diferente do JK que é bem mais baixo (eu com pneu 35" ainda entrava em shopping com o meu), troller não tem versão 4 portas nem câmbio AT Uma pena, pois ganharia uma boa fatia do público que hoje compra JKU, pois muitos precisam de espaço que é inexistênte no porta luvas de trás do Troller, não é fácil de manobrar, não é facil de entrar, enfim, são muitas diferenças. O JK inclusive, mecanicamente tem uma versão "baratinha" pras pessoas que não precisam de uma t-case rocktrack 4:1 e eixos fortes dana 44 em ambos os eixos, que infelizmente é a versão que mandam pro Brasil, e por aí vai Concordo. O D30 é muito pequeno pro JKU principalemtne... JK é pensado pra vender 9 unidades pra empresário, fazendeiro (que só anda em estrada de terra de primeiro mundo onde ninguém atravessa mais de 40 cm de rio, e pode se dar ao luxo de andar com diversos módulos pegando lama e poeira), dona de casa, playboy, agroboy, etc e 1 unidade pra jipeiro que vai arrancar a suspensão original e instalar um kit de terceiros, colocar uma atlas, dynatrac 60 e rodar com pneu 40", enfim, trocando câmbio, t-case, diferenciais com mecânicas "indestrutíveis" da terra do tio sam - deixando de original a carcaça e o chassi. Vc acha que o troller é diferente? Acha que todas as pessoas que compraram troller vão prepará-lo pra trilha? Conheço muitos que quase não entram nem na beira da praia. Conheço tb os que usam pneus 40''. São muito poucos e a Troller não fez o Troller pensando em atender essa GRANDE MINORIA não. FEz pra vender pro público de shopping, de fazenda, de praia no fds, de gente que quer um carro diesel, alto, de fibra (que eu nao vejo como vantagem).. ou o Troller já sai preparado pra trilha?

Julio_ASRJ
05/02/2016, 02:13
Samucace, também sou ex dono de JK e hoje só uso troller. Não sou fanático por marca alguma.

Sinceramente, mandar um sujeito que precisa se locomover por estradas de chão alagadas, atravessar rios, enchentes, etc comprar um barco, é no mínimo ignorância. Então quem precisa subir um morrinho, melhor comprar um helicóptero também?

Não sei o que você quer dizer com carcaça do eixo, mas com certeza não se trata da peça que empena no JK.
521962
O C do munhão do dana 30 empena facilmente. E realmente o dana 44 que sai no JK não é diferente, mas não é idêntico ao do troller! O do troller é diferente e é MUITO mais resistente. Inclusive, mesmo com suspensão original dura, levantando roda, mal preparado tomando porrada de tudo quanto é jeito em trilhas de erosões, essa peça nunca é reforçada pelos donos de troller e inclusive nem há oferta disso no mercado!

Outra falácia seria a crença de que é fácil aumentar ângulos do veículo. Isso não é verdade. Trocando parachoques você consegue melhorar apenas ângulos de entrada e saída, assim como aumentando os pneus. Mas, isso só realmente ajuda nos ângulos de entrada e saída. O ângulo de transposição continua sendo uma desvantagem eterna, pois não cresce com tanta facilidade. Outro fato que posso expor, inclusive por já ter feitos trabalhos na área: Acredite se quiser, mas toda a montadora prevê um ângulo de entrada suficiente para o veículo subir sua rampa máxima (capacidade do veículo subir uma inclinação sem tombar para trás ou causar danos ao motor, câmbio AT - que sofre limitações de inclinações laterais e verticais - no caso de manuais, não há restrições). A capacidade de rampa máxima do JK é 70% ou 35 graus. A de um Troller é 100% ou 45 graus! O excesso (42 - 51 graus respectivamente) é simplesmente preocupação de manter um bom ângulo para trilhas.

Ninguém compra troller pra fazer compra no supermercado. Os que compram pra ir ao shopping, o fazem por se sentirem mais seguros dentro do troller. Querem andar num veículo de fibra, se sentir num carro-forte, ver o trânsito por cima, etc. E aceitam e convivem bem com ausência de porta-malas, suspensão excessivamente dura, acesso extremamente difícil e todas as dificuldades que o troller impõe, em grande parte por não ter sido projetado pensando em conforto e facilidades de uso em ambiente urbano.

Se o troller original sai preparado pra trilha (olhando pro novo)? Depende. Com um troller original você já consegue encarar mais do que o dobro de água que um JK consegue, tem muito mais ângulos (51 graus de entrada e saída e 30 graus de transposição), pra subir e descer de pirambeiras sem nem tirar a tinta do parachoque original ou agarrar o fundo do veículo, tem respiros elevados e ainda é de fibra o que dá uma tranquilidade grande quanto a resistência e manutenção, podendo você mesmo efetuar os reparos no seu carro, se você gostar do DIY. Com poucas camadas de fibra de vidro em casa, você já é capaz de fazer por exemplo um capacete capaz de aguentar uma marretada. Numa carroceria de veículo... dá pra literalmente fazer um carro-forte. De brincadeira na faculdade, eu mesmo desenvolvi com amigos um capacete que aguentava 1 tonelada em cima. E tudo com resto de material.

Na minha opinião, o único item que falta pra entrar numa trilha pesada seriam pneus adequados (no mínimo 33"-35") e guincho. E esses entram sem nenhum investimento imprescindível. Então comparando os investimentos em preparações e custo-benefício que tive que fazer em JK e Troller, sem dúvida o Troller sai de fábrica infinitamente mais bem preparado pro uso offroad. Ele exige menos investimentos pra colocar na brincadeira (trilha) e dá menos gastos pois a mecânica dele é mais simples e mais resistente. Em contrapartida, o JK sai infinitamente mais bem preparado para um uso urbano, sendo muito mais seguro e muito mais recomendável para ser um carro família, exigindo muito mais cuidados e preparações para uso offroad, inclusive pra manter e compensar toda a vantagem de se ter airbags, controle de estabilidade, etc - o que na minha opinião de engenheiro, não faz sentido em um veículo com modificações do tipo: pneus 35", 37", 40", etc. Nenhum item de segurança foi aprovado nestes termos, mesmo que você faça ajustes pra que eles funcionem (você ainda assim não tem nenhuma garantia de que eles irão de fato funcionar e principalmente se eles não irão prejudicar sua segurança ao invés de ajudar). Essas alterações não são simples. Leva-se meses de trabalho projetando e testando dispositivos de segurança. Não é alterando uma variável de um software que você tem garantia de funcionamento de dispositivo algum, como alguns pregam e acreditam. Nenhuma montadora séria iria alterar uma variável de software após um aumento de 1" ou 2" de pneu (quanto mais 3", 5", 7") e dar garantia de funcionamento do dispositivo nas vendas.

Mas, claro, se dinheiro não for um problema... de JK, Troller, Vitara, Samurai, ou o que for, o céu é o limite. E o JK tem bastante coisa pronta pra comprar, possibilitando muitos leigos em mecânica e engenharia fazerem boas preparações.

VOVÔ DO TROLLER
05/02/2016, 23:09
Samucace, também sou ex dono de JK e hoje só uso troller. Não sou fanático por marca alguma.

Sinceramente, mandar um sujeito que precisa se locomover por estradas de chão alagadas, atravessar rios, enchentes, etc comprar um barco, é no mínimo ignorância. Então quem precisa subir um morrinho, melhor comprar um helicóptero também?

Não sei o que você quer dizer com carcaça do eixo, mas com certeza não se trata da peça que empena no JK.
521962
O C do munhão do dana 30 empena facilmente. E realmente o dana 44 que sai no JK não é diferente, mas não é idêntico ao do troller! O do troller é diferente e é MUITO mais resistente. Inclusive, mesmo com suspensão original dura, levantando roda, mal preparado tomando porrada de tudo quanto é jeito em trilhas de erosões, essa peça nunca é reforçada pelos donos de troller e inclusive nem há oferta disso no mercado!

Outra falácia seria a crença de que é fácil aumentar ângulos do veículo. Isso não é verdade. Trocando parachoques você consegue melhorar apenas ângulos de entrada e saída, assim como aumentando os pneus. Mas, isso só realmente ajuda nos ângulos de entrada e saída. O ângulo de transposição continua sendo uma desvantagem eterna, pois não cresce com tanta facilidade. Outro fato que posso expor, inclusive por já ter feitos trabalhos na área: Acredite se quiser, mas toda a montadora prevê um ângulo de entrada suficiente para o veículo subir sua rampa máxima (capacidade do veículo subir uma inclinação sem tombar para trás ou causar danos ao motor, câmbio AT - que sofre limitações de inclinações laterais e verticais - no caso de manuais, não há restrições). A capacidade de rampa máxima do JK é 70% ou 35 graus. A de um Troller é 100% ou 45 graus! O excesso (42 - 51 graus respectivamente) é simplesmente preocupação de manter um bom ângulo para trilhas.

Ninguém compra troller pra fazer compra no supermercado. Os que compram pra ir ao shopping, o fazem por se sentirem mais seguros dentro do troller. Querem andar num veículo de fibra, se sentir num carro-forte, ver o trânsito por cima, etc. E aceitam e convivem bem com ausência de porta-malas, suspensão excessivamente dura, acesso extremamente difícil e todas as dificuldades que o troller impõe, em grande parte por não ter sido projetado pensando em conforto e facilidades de uso em ambiente urbano.

Se o troller original sai preparado pra trilha (olhando pro novo)? Depende. Com um troller original você já consegue encarar mais do que o dobro de água que um JK consegue, tem muito mais ângulos (51 graus de entrada e saída e 30 graus de transposição), pra subir e descer de pirambeiras sem nem tirar a tinta do parachoque original ou agarrar o fundo do veículo, tem respiros elevados e ainda é de fibra o que dá uma tranquilidade grande quanto a resistência e manutenção, podendo você mesmo efetuar os reparos no seu carro, se você gostar do DIY. Com poucas camadas de fibra de vidro em casa, você já é capaz de fazer por exemplo um capacete capaz de aguentar uma marretada. Numa carroceria de veículo... dá pra literalmente fazer um carro-forte. De brincadeira na faculdade, eu mesmo desenvolvi com amigos um capacete que aguentava 1 tonelada em cima. E tudo com resto de material.

Na minha opinião, o único item que falta pra entrar numa trilha pesada seriam pneus adequados (no mínimo 33"-35") e guincho. E esses entram sem nenhum investimento imprescindível. Então comparando os investimentos em preparações e custo-benefício que tive que fazer em JK e Troller, sem dúvida o Troller sai de fábrica infinitamente mais bem preparado pro uso offroad. Ele exige menos investimentos pra colocar na brincadeira (trilha) e dá menos gastos pois a mecânica dele é mais simples e mais resistente. Em contrapartida, o JK sai infinitamente mais bem preparado para um uso urbano, sendo muito mais seguro e muito mais recomendável para ser um carro família, exigindo muito mais cuidados e preparações para uso offroad, inclusive pra manter e compensar toda a vantagem de se ter airbags, controle de estabilidade, etc - o que na minha opinião de engenheiro, não faz sentido em um veículo com modificações do tipo: pneus 35", 37", 40", etc. Nenhum item de segurança foi aprovado nestes termos, mesmo que você faça ajustes pra que eles funcionem (você ainda assim não tem nenhuma garantia de que eles irão de fato funcionar e principalmente se eles não irão prejudicar sua segurança ao invés de ajudar). Essas alterações não são simples. Leva-se meses de trabalho projetando e testando dispositivos de segurança. Não é alterando uma variável de um software que você tem garantia de funcionamento de dispositivo algum, como alguns pregam e acreditam. Nenhuma montadora séria iria alterar uma variável de software após um aumento de 1" ou 2" de pneu (quanto mais 3", 5", 7") e dar garantia de funcionamento do dispositivo nas vendas.

Mas, claro, se dinheiro não for um problema... de JK, Troller, Vitara, Samurai, ou o que for, o céu é o limite. E o JK tem bastante coisa pronta pra comprar, possibilitando muitos leigos em mecânica e engenharia fazerem boas preparações.

Boa noite. Gostei das explicações e informações. Parabéns Júlio. Abs. Válter

mvcmartins
06/02/2016, 07:33
Na concessionária jeep tem lift de 3polegadas com garantia da mesma.Não fiz porque a patroa não deixou.

samucace
08/02/2016, 18:48
Samucace, também sou ex dono de JK e hoje só uso troller. Não sou fanático por marca alguma.

Sinceramente, mandar um sujeito que precisa se locomover por estradas de chão alagadas, atravessar rios, enchentes, etc comprar um barco, é no mínimo ignorância. Então quem precisa subir um morrinho, melhor comprar um helicóptero também?

Não sei o que você quer dizer com carcaça do eixo, mas com certeza não se trata da peça que empena no JK.
521962
O C do munhão do dana 30 empena facilmente. E realmente o dana 44 que sai no JK não é diferente, mas não é idêntico ao do troller! O do troller é diferente e é MUITO mais resistente. Inclusive, mesmo com suspensão original dura, levantando roda, mal preparado tomando porrada de tudo quanto é jeito em trilhas de erosões, essa peça nunca é reforçada pelos donos de troller e inclusive nem há oferta disso no mercado!

Outra falácia seria a crença de que é fácil aumentar ângulos do veículo. Isso não é verdade. Trocando parachoques você consegue melhorar apenas ângulos de entrada e saída, assim como aumentando os pneus. Mas, isso só realmente ajuda nos ângulos de entrada e saída. O ângulo de transposição continua sendo uma desvantagem eterna, pois não cresce com tanta facilidade. Outro fato que posso expor, inclusive por já ter feitos trabalhos na área: Acredite se quiser, mas toda a montadora prevê um ângulo de entrada suficiente para o veículo subir sua rampa máxima (capacidade do veículo subir uma inclinação sem tombar para trás ou causar danos ao motor, câmbio AT - que sofre limitações de inclinações laterais e verticais - no caso de manuais, não há restrições). A capacidade de rampa máxima do JK é 70% ou 35 graus. A de um Troller é 100% ou 45 graus! O excesso (42 - 51 graus respectivamente) é simplesmente preocupação de manter um bom ângulo para trilhas.

Ninguém compra troller pra fazer compra no supermercado. Os que compram pra ir ao shopping, o fazem por se sentirem mais seguros dentro do troller. Querem andar num veículo de fibra, se sentir num carro-forte, ver o trânsito por cima, etc. E aceitam e convivem bem com ausência de porta-malas, suspensão excessivamente dura, acesso extremamente difícil e todas as dificuldades que o troller impõe, em grande parte por não ter sido projetado pensando em conforto e facilidades de uso em ambiente urbano.

Se o troller original sai preparado pra trilha (olhando pro novo)? Depende. Com um troller original você já consegue encarar mais do que o dobro de água que um JK consegue, tem muito mais ângulos (51 graus de entrada e saída e 30 graus de transposição), pra subir e descer de pirambeiras sem nem tirar a tinta do parachoque original ou agarrar o fundo do veículo, tem respiros elevados e ainda é de fibra o que dá uma tranquilidade grande quanto a resistência e manutenção, podendo você mesmo efetuar os reparos no seu carro, se você gostar do DIY. Com poucas camadas de fibra de vidro em casa, você já é capaz de fazer por exemplo um capacete capaz de aguentar uma marretada. Numa carroceria de veículo... dá pra literalmente fazer um carro-forte. De brincadeira na faculdade, eu mesmo desenvolvi com amigos um capacete que aguentava 1 tonelada em cima. E tudo com resto de material.

Na minha opinião, o único item que falta pra entrar numa trilha pesada seriam pneus adequados (no mínimo 33"-35") e guincho. E esses entram sem nenhum investimento imprescindível. Então comparando os investimentos em preparações e custo-benefício que tive que fazer em JK e Troller, sem dúvida o Troller sai de fábrica infinitamente mais bem preparado pro uso offroad. Ele exige menos investimentos pra colocar na brincadeira (trilha) e dá menos gastos pois a mecânica dele é mais simples e mais resistente. Em contrapartida, o JK sai infinitamente mais bem preparado para um uso urbano, sendo muito mais seguro e muito mais recomendável para ser um carro família, exigindo muito mais cuidados e preparações para uso offroad, inclusive pra manter e compensar toda a vantagem de se ter airbags, controle de estabilidade, etc - o que na minha opinião de engenheiro, não faz sentido em um veículo com modificações do tipo: pneus 35", 37", 40", etc. Nenhum item de segurança foi aprovado nestes termos, mesmo que você faça ajustes pra que eles funcionem (você ainda assim não tem nenhuma garantia de que eles irão de fato funcionar e principalmente se eles não irão prejudicar sua segurança ao invés de ajudar). Essas alterações não são simples. Leva-se meses de trabalho projetando e testando dispositivos de segurança. Não é alterando uma variável de um software que você tem garantia de funcionamento de dispositivo algum, como alguns pregam e acreditam. Nenhuma montadora séria iria alterar uma variável de software após um aumento de 1" ou 2" de pneu (quanto mais 3", 5", 7") e dar garantia de funcionamento do dispositivo nas vendas.

Mas, claro, se dinheiro não for um problema... de JK, Troller, Vitara, Samurai, ou o que for, o céu é o limite. E o JK tem bastante coisa pronta pra comprar, possibilitando muitos leigos em mecânica e engenharia fazerem boas preparações.

vc como ex dono de Jk e atual dono de Troller melhor do que ninguém podia falar dos dois. Mas pelo visto não soube aproveitar o potencial do Jk kkkkk

bricnadeiras a parte, não tem como um Troller ser considerado perto de um Jk. Agua, já falei, compra um barco pois nenhum doai dois foi feito pra agua

522115

Depois, se vc parar pra ver alguns relatos de problemas com os trollers novos, com mangueira da turbina estourando, eixo dianteiro empenando do nada, é saber que a Troller não dá assistência nenhuma ao carros com problemas, vc iria repensar seus conceitos.
522116
Mas as fica na paz, um dia o bugao chega a ficar bom. Se a FORD não quebrar a marca..

samucace
08/02/2016, 20:27
E falar que a capacidade off road do Troller original é maior que do
jk original, Ta de brincadeira kkk falando isso, quem não conhecer um ou o outro acaba acreditando

Julio_ASRJ
13/02/2016, 01:25
E falar que a capacidade off road do Troller original é maior que do
jk original, Ta de brincadeira kkk falando isso, quem não conhecer um ou o outro acaba acreditando

Meu amigo... o troller novo com certeza já perdeu muito em relação a capacidade off-road. Só na perda do eixo flutuante e adoção de eixo semi-flutuante, ele ficou igual uma picapezinha ordinária ou outro veículo comum, que não tem pretensão de ser usado em serviço pesado desde sua concepção original. Infelizmente esse também é o caso dos JKs. Ainda assim, o eixo traseiro do novo troller tem aguentado até pneu 37" original.

A capacidade de um troller original em comparação com um JK original, na minha opinião é humilhante, tanto em travessia de água, altura, ângulos, subida de rampa, torque, enfim, não tem como comparar. São limitações físicas. Não vejo o que há pra discutir sobre isso.

Sinceramente, acho que o modelo de troller que menos teve problema em toda a existência dessa marca, foi o Novo Troller. A única coisa concreta que sei que ocorre, mesmo após 2 anos de lançamento, é o furo na mangueira. O resto, pra mim é intriga da oposição, casos isolados, etc.. Tenho amigos rodando com pneu 37" com o carro todo original. Outros com com 35" recapados que já foram e voltaram da galopeira e só alegria. Pra mim, parece um bom projeto sim.

Sugiro deixar de recalque, e preocupar-se com o veículo que você possui na sua garagem. No mesmo tempo de lançamento, inúmeros cabeçotes foram trocados. Fica a dica: http://www.carcomplaints.com/Jeep/Wrangler/2012/

Se fosse meu carro, eu preferia trocar uma mangueira do turbo furada... Até porque como engenheiro, entusiasta de mecânica e brasileiro, sei bem como são os mecânicos de autorizada que nem sabem o que é um torquímetro.

Julio_ASRJ
13/02/2016, 01:49
bricnadeiras a parte, não tem como um Troller ser considerado perto de um Jk. Agua, já falei, compra um barco pois nenhum doai dois foi feito pra agua

522115



Barco não resgata carros, jipes e picapes em enchentes e trilhas. Alguém tem que fazer o sacrifício de comprar um jipe a diesel, mecânico e com torque suficiente pra empurrar uma coluna de 1,5m de água + 2 toneladas pra resgatar os amigos.

https://www.youtube.com/watch?v=8SA05exNK_U

Repare que não coloquei um vídeo louco daqueles que ficam apenas a cabeça do snorkel do troller de fora e ele sai andando do outro lado da lagoa. Apesar de impressionante, é algo que raramente irá acontecer. O sujeito nesse vídeo está inclusive com o troller desligado, efetuando o resgate. Depois ele dá a partida e sai andando como se estivesse no asfalto.

https://www.youtube.com/watch?v=q1E64GCIcLE

samucace
14/02/2016, 00:44
http://youtu.be/P5Iace-i2dA


http://youtu.be/shUHd3SFmMs


http://youtu.be/IxAtn9g3h1c


http://youtu.be/PRCnITL3f7M

samucace
14/02/2016, 00:46
Vê ai. Capacidade off road. Água é pra barco. Lkkkkk

Uns já falaram que era problema de piloto. Mas pergunto: 3 'pilotos' dos Trollers são ruins? Coincidência demais não??

Julio_ASRJ
14/02/2016, 06:53
Vê ai. Capacidade off road. Água é pra barco. Lkkkkk

Uns já falaram que era problema de piloto. Mas pergunto: 3 'pilotos' dos Trollers são ruins? Coincidência demais não??

Você tem muito que aprender sobre offroad, meu amigo. Muitos te disseram que o problema é piloto. E vão continuar te dizendo. No rally do sertões, entre outros, e raids, obstáculos como esse são superados a velocidades de 50-80 km/h. Corra um raid um dia, participe de uma competição de ponta, e você vai rir das suas crenças de hoje! E não se assuste se chegar no transcatarina e se deparar com um gride de 70% de trollers.

https://www.youtube.com/watch?v=tNgWxAKCtQA

Sob os vídeos que você postou: Só faltou você colocar os vídeos que mostram o resto dos trollers passando. Sim, piloto faz diferença, com certeza. Tanto é que até uma criança de 10 anos saberia que você deixou de colocar os vídeos que mostram o resto dos trollers passando.

Típico de leigo, enbabacado com o carro que possui, que tenta justificar de todas as formas sua compra, por exemplo insistindo nessa afirmação (Água é pra barco..) - por exemplo:

Iria dizer que Wrangler bloqueado nos 2 eixos, pneu 33" recapados, Defender (original) e Samurai (bloqueado nos 2 eixos e com pneu 31" recapado) são piores que um Fiat Uno, por causa de vídeos como esse:
https://www.youtube.com/watch?v=loJjfW2QX3s&feature=youtu.be

Ainda fez questão de colocar uma foto de um troller afogado... pra justificar... seria como colocar vídeos como esse:
https://www.youtube.com/watch?v=cYuWnh_j70I

E dizer que rock crawling é coisa de doido, que é pra alpinista... pra helicóptero ou seja o que for. Que JK não tem nenhuma capacidade de fazer rock crawling:
https://www.youtube.com/watch?v=L_6Y_LEfSUs&feature=youtu.be

Mas, se te conforta um pouco o recalque, nessa situação e em qualquer situação de X, sem dúvida o JK original pode tirar alguma vantagem pelo bloqueio eletrônico que atua na traseira e dianteira ou do entre-eixo maior -situações onde o solo na superfície acima do obstáculo tem aderência, fazendo com que o veículo menos inclinado na rampa tenha mais peso sob o eixo dianteiro e aproveitando melhor a tração desse eixo (quanto menos inclinado, maior será a força peso). No troller original, tem-se apenas o LSD traseiro. Mas, deixa eu te mostrar o por quê muitos já te disseram e ainda vão te dizer que piloto faz diferença:

Troller amarelo: Troller Amarelo: Pneus 35" e sem bloqueios.
Troller verde: Troller Verde: Pneus 35" e bloqueios ARB na frente e atras. (100% nos 2 eixos).
Olha o tamanho dos X da pista:
https://www.youtube.com/watch?v=Z4qzW617J6A

Confira outros vídeos de Troller pneu 33" e 35" com preparação básica SEM BLOQUEIOS acompanhando JK com kit de suspensão importado e BLOQUEADO nos 2 eixos nos vídeos do nosso amigo forista Andres: https://www.youtube.com/channel/UCmxL1Tq4F9VN1T-yhcEFdZQ

Depois dessa aulinha, exponho mais: Preciso dizer que dá pra colocar 2 bloqueios 100% nos 2 eixos do troller na diferença de preço entre os dois (Ainda sim, recomendo as aulas)? (FIPE: R$ 183.950,00 - R$ 118.445,00 = R$ 65.505,00). Toda essa diferença, e um troller ainda faz muito mais no off-road... tem muito mais capacidade... Só realmente perde feio na segurança urbana! Com toda essa diferença, na verdade dá pra colocar 2x dana 60, pneu 40" e ainda sobra. Mas, mesmo com todo o investimento, o troller nunca terá airbags, controle de tração, deformação programada da carroceria, etc. Essa é a vantagem do JK. Mas, pra mim, não vejo vantagem nenhuma, pois como engenheiro, sei que nenhum dispositivo de segurança (toda eletrônica e nem mesmo deformação programada) vai surtir o efeito projetado após trocar-se parachoques, suspensão, pneus e principalmente após fazer trilhas, pois tudo foi alterado: Centro de gravidade, diâmetro de rodas/pneus, distribuição de peso, altura do veículo em relação ao solo, os dispositivos estão oxidados e empoeirados, etc. Segurança em off-road é santo-antônio, carroceria de fibra, gaiola interna e cinto de quatro/cinco pontas. Essa é a receita que o WRC, Dakar e diversas outras competições de ponta usam. Segurança urbana é ESP, TCS, ABS, Airbags entre outros. Nada disso é usado em rallys. Nem mesmo bloqueio eletrônico é usado em rallys (usa-se LSD nos 2 eixos por exemplo).

samucace
14/02/2016, 07:37
Seja feliz com sua máquina. Não preciso tentar explicar o inexplicável pra alguém tão experiente, suprassumo do conhecimento e que já tem a opinião formada e que nada que um profissional falar, vai fazer vc mudar. Quanto mais um leigo como eu.
Tenho muito que aprender no off road realmente. Mesmo com os vários trofeus de rallys que corri sempre, de carro e de moto, ainda há muito que aprender. Mesmo com alguns anos fazendo trilha, de Jeep de verdade, ou samurai, ou vários outroa que já oassei, sempre há o que aprender. Mas não é fechando a visão e olhando só pra um lugar, ou não querendo ouvir alguém com opinião diferente da sua que vou aprender não.

Cuidado apneas pra não sair espalhando algumas coisas que falou ai, que podem rir de vc numa mesa de bar. Principalmente a besteira de ter comentado que existe mais Troller nas trilhas kkkkkkk Claro que vai ter. Mas não porque seja melhor. Ou o ônix é realmente o melhor carro do Brasil por ser o mais vendido?

Valeu. To indo pra trilha. Saia tb da frente do computador e pegue uma estrada, trilha ou simplesmente uma praia. Afirmo que é sensacional.

Grande abraco

Annibal
14/02/2016, 08:16
Puts, conseguiram deturpar completamente o tópico!

Giuberto
14/02/2016, 08:46
E viva o Brasil, país dos babadores de ovo dos gringos, cegos, analfabetos, sem poder de análise, e tudo mais. Nosso povo merece o que tem. Pelo amor de Deus, meus caros... Fiquei calado, pois não adianta discutir com certas afirmações. Só pelo fato de você mostrar uma ficha técnica, o sujeito se sente ofendido.

Julio, é perda de tempo responder certos comentários. Eu nem mesmo vi onde foi que você falou que troller seria melhor por muita gente usar... eu vi onde você disse que os grids dos rallys e raids são dominados por trollers, tipo o transcatarina. Daí dá pra ter noção do nível de distorção que a interpretação do sujeito faz... Ele vai distorcer tudo e responder coisas colocando palavras na sua boca e ignorando todos argumentos técnicos que você escreveu. É perda de tempo, mas eis, minha resposta:

Eu penso o seguinte: Você vai comprar um Jeep Wrangler Unlimited. Pelo site da Jeep Brasil ele custa R$ 199.900,00
Você está com um veículo de R$ 199.900,00. E não, ele não vale R$ 199.900,00 em desempenho e projeto offroad. Ele não tem nem valores medianos de desempenho offroad - aliás, muito aquém! Exige muito investimento e preparação em coisas básicas, que mesmo sendo tão caro, a fábrica não se deu o trabalho de investir. Até mesmo preparações de segurança!

O Troller novo custa R$ 119.630,00! São R$ 80.270,00 de diferença. Dá pra comprar um sedan família pra andar na cidade com todo conforto e segurança e ainda sobra uns R$ 30.000,00 pra investir no Troller, seja no que for: Pneus, Suspensão, Acessórios, viagens, expedições, trilhas, etc.

JKU Wrangler Sport (Vendido no Brasil):
Angulos de entrada: 38 graus (O mesmo ou menos que a maioria dos SUVs!)
Angulos de saída: 28 graus (Menos que a maioria dos SUVs!)
Angulos de transposição de rampa: 17 graus (O mínimo para um veículo nacional ser considerado offroad é 20 graus)
Rampa máxima: 70% ou 35 graus (O mesmo que a maioria dos SUVs!)
Inclinação lateral máxima: 40 graus
Peso/Torque: 54 kg/kgfm (quanto menor melhor) - E aqui, gasolina, o torque só vem em altas rotações

Novo Troller (2015-2016)
Angulos de entrada: 51 graus (pra chegar nesse angulo o JKU precisa de pneu 37" e 3" de lift)
Angulos de saida: 51 graus (pra chegar nesse angulo o JKU precisa de pneu 40" e 4.5" de lift)
Angulos de transposicao: 30 graus (pra chegar nesse angulo o JKU precisa de pneu 37" e 3" de lift)
Rampa máxima: 100% ou 45 graus (No JK, não tem o que fazer. Só se trocar a mecânica que limita isso: Câmbio e motor)
Inclinação lateral máxima: 40 graus
Peso/Torque: 45 kg/kgfm (quanto menor melhor)

Troller antigo (2002-2008):
Angulos de entrada: 56 graus (pra chegar nesse angulo o JKU precisa de pneu 42" e 5.5" de lift)
Angulos de saida: 47 graus (pra chegar nesse angulo o JKU precisa de pneu 38" e 4" de lift)
Angulos de transposicao: 30 graus (pra chegar nesse angulo o JKU precisa de pneu 37" e 3" de lift)
Rampa máxima: 100% ou 45 graus (No JK, não tem o que fazer. Só se trocar a mecânica que limita isso: Câmbio AT ou motor)
Inclinação lateral máxima: 45 graus
Peso/Torque: 47 kg/kgfm (quanto menor melhor)

Agora imaginem o seguinte: Se essa lista de habilidades off-road que postei do JK fossem do troller. E vice-versa.
Tenho certeza que não teria 1 dono de JK preocupado em comparar com troller. E por assim dizer, a Troller teria falido em 1996, 1 ano depois da inauguração, pois com dados tão medíocres, ninguém ia se dar o trabalho nem mesmo de testar o veículo. Mas, como dizem: "a Jeep é a Jeep, pode tudo... o veículo tem DNA, está no sangue, tem know-how..." kkkkkkk é impressionante o que o marketing é capaz de fazer com uma pessoa. E como que os empresários lucram com a ingenuidade dos consumidores! Nisso, a Jeep dá 10000 x 0 na Troller, pois nem marketing a Troller faz. A única campanha em 20 anos de marca, que mesmo assim, não foi nem veiculada na TV, foi a façanha de um consumidor(fazendo o que todo trolleiro já tava cansado de saber que o veículo era capaz) passando com água encobrindo o parabrisa do troller numa das enchentes mais devastadoras de São Paulo. Confiram aqui uma lista do que uma fábrica de produção artesanal como a Troller, se preocupou de fazer: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154515-porque-o-troller-t4-e-considerado-robusto-e-resistente-2.html#post2349232

Não tem o que comparar. Se o sujeito comprou um carro de R$ 200.000,00, é bom que ele esteja bem seguro do que fez e não fique se envolvendo em discussão, infantilidades e ilusões postadas na internet. Com um Samurai de R$ 20 mil, gasta-se mais R$ 30 mil colocando (basicamente mecânica de troller) motor diesel, câmbio eaton, eixo dana 44/60 reforçados e pneus 38". Vai dar pau em todo mundo na trilha! Angulos de 90 graus de entrada e saida. Quase 45 graus de angulo de transposição. Vai dar pau em todo mundo mesmo. Inclusive em troller de 120.000,00. Só que vai ser muito mais engraçado, nos JK de 200.000,00 que gastaram mais 10, 20, 30 mil em produto importado, vendo um samurai de 50 mil subindo com louvor onde ele nem sonha subir, nadando bonito onde nem sonha em nadar, simplesmente dando um show. Se o sujeito não entende essa relação de custo-benefício em trilha, está no esporte/lazer errado. É o mesmo com Troller vs JK. É muito dinheiro. Dá pra monstrificar um Troller, que mesmo sem monstrificar, já sai muito na frente em diversos quesitos de preparação off-road.

Espero não ter ofendido ninguém. No fim das contas, espero que todos voltem em segurança das trilhas e que todos possam contar com todos, independente da viatura. Pois até mesmo o mais cauteloso jipeiro, pode ter certeza que um dia vai precisar de ajuda e vai precisar contar com companheiros do esporte, independente da viatura.

Giuberto
14/02/2016, 08:47
Puts, conseguiram deturpar completamente o tópico!

Concordo, peço desculpas por ter dado prosseguimento. Vou ignorar as próximas mensagens.

samucace
14/02/2016, 10:33
A discussão aqui era sobre o cambio automático. Postaram um vídeo de uma cherokee passando de boa num obstáculo. Comentei que o AT leva vantagens em algumas situações. Erosão seria uma delas. Depois puxaram outtos assuntos ai desvirtuou o assunto inicial do tópico.

Já havia dito aqui que não tearia mais em bate boca sobre Jk e T4. Cada um tem suas vantagens e desvantagens em relação ao outro. Ao meu ver, as vantagens do Jku são maiores. Mas cada um vai ter que olhar o uso do carro e escolher um que tenha mais vantagem para seu próprio uso. PRO MEU USO, o jku é superior.

Nao respondo tb mais sobre essa briga. Cada um usa o que quer e o que atenda melhor


favor retornemos ao tópico do colega.

Trouller
14/02/2016, 12:19
A única superioridade viável do jaku são duas portas a mais e um porta malas.

Arildo MT
14/02/2016, 13:00
No fim tudo se resume a custo x beneficio, conforto x desempenho, uso x gosto pessoal, manual, automático, ambos tem virtudes e defeitos em qualquer modelo, independente que quanto custou, o fietinho do video gabaritou, kkkkkk, vejo muito aqui no nortão uninho de R$10.000,00 dando pau em pick=ups de 100.000,00, 200,000,00, nem por isso vou dizer que é o melhor dos mais bão do mundo fodastico.

Pumba
14/02/2016, 16:20
No fim tudo se resume a custo x beneficio, conforto x desempenho, uso x gosto pessoal, manual, automático, ambos tem virtudes e defeitos em qualquer modelo, independente que quanto custou, o fietinho do video gabaritou, kkkkkk, vejo muito aqui no nortão uninho de R$10.000,00 dando pau em pick=ups de 100.000,00, 200,000,00, nem por isso vou dizer que é o melhor dos mais bão do mundo fodastico.

Eu não consigo parar de rir do vídeo do Uno!!!!!!!!!!!! Defender (original), Wrangler automático (todo preparado e bloqueado) e Samurai (todo preparado e bloqueado) contra um FIAT UNO ORIGINAL!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara, falando sério, eu já vi vídeo de fusca com mecânica baja 4x4 passando onde Troller original não passou, óbvio que é só pneu, mas um um UNO só com tração dianteira e um pneu careca desses humilhando desse jeito Wrangler automático bloqueado, defender original e um samurai bloqueado!?!?!?!?!?!?!?

Isso aí tem que sair na quatro-rodas!!!!!!!!! Deveria ser capa de jornal offroad!!!!!!!!

Sobre o tópico:

Eu prefiro muito mais carros automáticos. Não tenho vergonha de dizer que não sei controlar muito bem uma embreagem. Dou trancos, deixo morrer, etc. Mas, realmente é uma mecânica que limita o uso. Seja em rallys, raids ou outras competições que exigem velocidade, técnica e perícia, além de limitar as capacidades do veículo também. Um câmbio AT não pode sofrer inclinações altas verticais ou laterais. Se o veículo tombar também, é altíssima a chance de perder o câmbio (risco considerável em trilhas, ainda mais pra quem faz rock crawling). Além disso tudo, tem uma manutenção em média 4-5 vezes mais cara que um manual e não vai durar a vida útil toda do motor (em média dura 200 mil kms), gerando um gasto alto de manutenção corretiva. Mas, o conforto pra mim, é inigualável nos passeios 4x4 e principalmente no trânsito.

VOVÔ DO TROLLER
14/02/2016, 16:56
Muito bom que o assunto foi redirecionado. Espero que o nível mantenha-se bom. Abs

Satomcz
14/02/2016, 18:30
Só uma observação não é um Uno e sim um Fiat Panda 4x4.

homerohermida
14/02/2016, 20:43
Puts, conseguiram deturpar completamente o tópico!
Infelizmente...

MARCELOLUCHESI
14/02/2016, 21:47
Vamos arrumar então!
cambio automático vai bem em trilha?
Sim! Principalmente se for trilha seca, erosão, pedra, trilhas mais técnicas como as de BH!
manutençao cara?
sim! Mais cara que cambio mecânico, experiência própia.
É bom na água ?
Não. Definitivamente não, já vi muitos câmbios autos encomodarem, inclusive o meu!
cambio auto não pode de forma alguma entrar água, nem super aquecer.

Renegade automático para trilha???
Não!! Também possuo RN 4x4 diesel e esse veículo não foi feito para trilha, no máximo uma brincadeira na praia, expedição. Carro carece de altura, chassi, eixos rígidos, reduzida e etc.. Para colocar em uma trilha média, que dirá pesada.

Ktranger
15/02/2016, 08:55
Vamos arrumar então!
cambio automático vai bem em trilha?
Sim! Principalmente se for trilha seca, erosão, pedra, trilhas mais técnicas como as de BH!
manutençao cara?
sim! Mais cara que cambio mecânico, experiência própia.
É bom na água ?
Não. Definitivamente não, já vi muitos câmbios autos encomodarem, inclusive o meu!
cambio auto não pode de forma alguma entrar água, nem super aquecer.

Renegade automático para trilha???
Não!! Também possuo RN 4x4 diesel e esse veículo não foi feito para trilha, no máximo uma brincadeira na praia, expedição. Carro carece de altura, chassi, eixos rígidos, reduzida e etc.. Para colocar em uma trilha média, que dirá pesada.

concordo , so fico preocupado no automatico se quebrar nehuma marcha vai funcionar , se acabar a bateria , empurrar jamais ...mas nos dias atuais a caixa de ferramenta esta sendo substituida pelo porta luvas, O celular pra chamar socorro , e a caixa de lenco pra chorar :) :)

Dimasi
15/02/2016, 09:39
...mas nos dias atuais a caixa de ferramenta esta sendo substituida pelo porta luvas, O celular pra chamar socorro , e a caixa de lenco pra chorar :) :)

Ótima definição

MARCELOLUCHESI
15/02/2016, 10:50
Isso me lembra o tempo em que ninguem queria colocar motor injetado em jeep, com medo da manutenção....
Tinha gente que comprava motor silverado, e arrancava a injeção e colocava o carburador 3E do ultimo opala, sempre com a ideia que o carburador encomoda menos, manutenção barata e mais facil de arrumar.....
Hoje se na trilha der pau, arrasta para fora da trilha e chama um guicho. Mas voltar ao carburador, jamais! Como diz um amigo meu: "quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje meu medo é carburador"

Cambio automatico, segue uma linha parecida também, é claro que o mais importante de tudo é saber o limite da viatura.
Eu tenho jeep automático um TJ 98, desde 2008 e não me arrependo do câmbio, sei das limitações do veiculo, e em diversas situações acho que o automatico se sai melhor que o cambio manual.
Mas a manutenção com certeza é mais cara que o cambio mecanico.
A vantagem do cambio mecanico, o carro tem mais força e você brinca mais com o carro e tem menos limitações.
Carro do dia a dia não compraria com cambio mecanico, mas para trilha sei lá....depois de 8 anos de Auto, talvez quem sabe..

Giuberto
24/02/2016, 23:04
Uns já falaram que era problema de piloto. Mas pergunto: 3 'pilotos' dos Trollers são ruins? Coincidência demais não??

Mantendo sobre o tópico: Automático x Manual. É questão de gosto ou limitação pessoal.

3 wranglers automáticos entre-eixos curto, 3 pilotos diferentes, bem preparados com kits de suspensão importados, passando sufoco pra subir uma erosão, batendo diferencial e o fundo do veículo.

1 Troller, preparação básica, suspensão original com curso bem limitado, subindo de primeira, sem forçar nem bater nada.

https://www.youtube.com/watch?v=r7wTrGnXCZQ&feature=youtu.be&t=9

Mas, não, não são os grandes ângulos de enttrada, saída, transposição de rampa, altura, entre outros que são os responsáveis por isso. Sem dúvida é um piloto que sabe usar uma embreagem e conduzir um motor diesel que deixa disponível o máximo torque a menos de 2000 rpm, pra facilitar situações como essas.

Troller vermelho, sem comentários... E só colocou mola e amortecedor... Sei que ainda não está pronto, mas está ficando um monstro... passeou onde o resto sofreu.

Automático ou manual, como já foi dito, é gosto ou limitação pessoal em se usar uma embreagem. Dá pra fazer cagadas e braçadas com os dois... Pra quem não sabe usar embreagem, as braçadas são piores ainda. Mas, pra quem também não sabe usar um AT, vai ferrar com o câmbio em pouquíssimo tempo de uso... e morrer num conserto bem caro!

DUDUZIM
12/08/2018, 23:08
E aí galera!

Como eu havia prometido a um tempo atrás, segue abaixo as configuracões que eu fiz no Tomatinho antes de ir para o Ushuaia:

1) Lift Kit 1.5 Pol. da Lock 4x4 Engenharia - (11) 979722345 - Lock Engenharia Off Road - Empresa de veiculos automotores - 211 fotos | Facebook (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FLock4x4 offroad%2F)

2) Espaçadoreres de roda de 32mm da AVM -http://www.avm.com.br/avm1.htm (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.avm.com.br%2Favm1.htm)

3) Pneus BF Goodrich 235/70 R16 - BF Goodrich (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fpneusbfgoodrich.com.br%2F)

4) Bagageiro offroad - Serralheiro Local - Presos na furação original do carro

5) Tanques de Combustível Exta 20L - Gama4x4 - Pecas e Acessorios Para jeep, Troller, L200, Hilux e 4x4 em geral (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.gama4x4.com.br) - Se forem para lá mesmo levem esses tanques pq vcs irão precisar, kkkk...


Impressões sobre o carro após as modificações:

Prós: Ficou aproximadamente 6cm mais alto, o carro ficou extremamente confortável, muito, mais muito mais estável devido aos espaçadores + pneus mais largos, não senti perda de força na arrancada.

Contras: O consumo aumentou um pouco, hoje ele faz cerca de 10Km/L na cidade e 14 Km/L na estrada; As rodas dianteiras encostam na parte posterior do para barro quando eu viro o volante completamente para estacionar, mas não afetou em nada na dirigibilidade normal do carro, pelo contrário eu me sinto até mais seguro com a configuração atual.


Impressões sobre o carro modificado durante a viagem ao Ushuaia:

Hoje eu posso dizer que tenho um GP (Jipe) de verdade! Da marca Jeep...
O Renegade literalmete deixa de ser um jipinho de shoping e vira um carro fod@$%! Me surpriendeu de diversas formas e em vários tipos de terrenos diferentes. Me levou e me troxe nos 15mil Km da minha expedição cortando 4 Países, o Deserto da Patagonia e a Cordilheira dos Andes, eu andei pelas Ruta 3, CH 05 e pela mítica Ruta 40 onde não tem nada e nem Ninguém, onde só os fortes conseguem desbrava-la! Andei em asfalto bom, asfalto ruim, buraqueira e quase nada de asfalto, terra, lama, areia, muito, mas muito rípio (cascalho), e até na neve, (aqui cabe um comentário, os BF Goodrich AT tb servem para andar na neve (tem um simbolo no lado do pneu) e a policia argentina só deixa vc subir a montanha que dá ascesso ao Ushuaia se vc tiver pneus para neve ou correntes, caso contrário eles te mandam de volta para a última ciadade antes da Montanha para comprar ou alugar esse equipamentos).

Resumindo minhas impressões sobre o RN, o carro se comportou de maneira expetacular!

Eu recomendo fortemente essas modicações!

Abraço!

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DUDUZIM
12/08/2018, 23:09
Algumas Fotos da Viagem ao Ushuaia.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560694d1533957014t-jeep-renegade-vai-pegar-1.0.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560694d1533957014-jeep-renegade-vai-pegar-1.0.jpg)
Eu e Minha Esposa em Buenos Aires.

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Ruta 3

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560695d1533957047t-jeep-renegade-vai-pegar-2.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560695d1533957047-jeep-renegade-vai-pegar-2.jpg)
Primeiro contato com a Patagonia

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Peninsula Valdez

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Hermano.
Um cachorro que eu adotei no Deserto da Patagonia.

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Deserto da Patagonia

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560698d1533957150t-jeep-renegade-vai-pegar-4.1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560698d1533957150-jeep-renegade-vai-pegar-4.1.jpg)
Olha aí eu precisando dos tanques extras!!!

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Tomatinho na Neve!
Essa é a tal montanha...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560700d1533957234t-jeep-renegade-vai-pegar-3.1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560700d1533957234-jeep-renegade-vai-pegar-3.1.jpg)
Eu e minha família no Ushuaia!!! :grin:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560701d1533957284t-jeep-renegade-vai-pegar-4.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560701d1533957284-jeep-renegade-vai-pegar-4.jpg)
Tomatinho Congelado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560750d1534124001t-concentrando-informacoes-do-renegade-diesel-12.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560750d1534124001-concentrando-informacoes-do-renegade-diesel-12.jpg)
Ruta 40

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560702d1533957491t-jeep-renegade-vai-pegar-6.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560702d1533957491-jeep-renegade-vai-pegar-6.jpg)
Minha Esposa e ao fundo Perito Moreno - El Calafate

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560704d1533957627t-jeep-renegade-vai-pegar-8.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560704d1533957627-jeep-renegade-vai-pegar-8.jpg)
Parque nacional Torres Del Paine - Chile

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560705d1533958110t-jeep-renegade-vai-pegar-5.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-wrangler-cherokee/560705d1533958110-jeep-renegade-vai-pegar-5.jpg)
Cordilheira dos Andes - Chile

Roteiro:

Brasil:
Ida: Rio de Janeiro (Minha Casa), São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Chuí.
Volta: Foz do Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro (Minha Casa).

Uruguai:
Punta del Este, Montevideo.

Argentina:
Buenos Aires, Peninsula Valdez, Ushuaia, El Calafate.

Chile:
Punta Arenas, Puerto Natales, Parque Nacional Torres del Paine.

Paraguai:
Ciudad del Este.

Para o ano que vem estou planejando ir até o Atacama mas pra lá, já é uma outra história. kkkkk...

Instagram: @eduardosiqueira_

Espero que tenham gostado!

Abraço!