PDA

Ver Versão Completa : Levantar Ranger 97



gbpereira_4x4
13/01/2004, 21:18
Alo Galera

Gostaria de saber como faço para levantar minha Ranger 97, o que preciso e onde comprar.
Realmente fica legal?
Gostaria de saber tambem se e possivel adapitar a tração da Explorer na Ranger? :D

Markito Amato
20/01/2004, 13:55
Salve, meu caro!

Não há muito mistério em levantar a Ranger 4x2. Para tanto, existem diversos kits nos EUA, que podem ser obtidos via www.askby.com

Nesse sentido, só para te provocar, aí vai uma foto e dois bons sites: :wink:

- The Ranger Station (excelente):

http://www.therangerstation.com/

- Dezert Rangers (bonzinho):

http://www.dezertrangers.com/


Por outro lado, se você optar por colocar somente molas maiores, fique atento às regulagens de Cáster e Câmber da suspensão dianteira. Se você não respeitar os limites previstos pela Ford, sua picape ficará quase "indirigível" e muito perigosa!!! :!: :shock:

Ainda nesse sentido, o site The Ranger Station (acima) tem ótimas dicas para você melhorar sua Ranger! :wink:

Qualquer coisa, escreva! :D

Abraços,

20/01/2004, 14:04
Oi Markito,

Andei pesquisando e vi que a Ranger acima de 1998 tem regulagem via barra de torção, que daria pra subir a Ranger. Inclusive estou pensando em subir uns 2 dedos na dianteira da minha pela barra de torção. Agora as duvidas:

1) As rangers americanas ( < 1997) nao tem barra de torção ?

2) Qual seria o limite previsto pela Ford para altura da Ranger mais nova (argentina) ? Uns 2" teria algum problema?

Lembro que ja to com pneus 255/75/R15

[]s!
Osvaldo

Markito Amato
20/01/2004, 14:32
Fala, Osvaldo!

Eu procurei um bocado na Internet e, também, junto à Ford os limites dessa "torcida a mais" na barra de torção, contudo, não achei nenhuma informação que contrariasse tal mexida. Para falar a verdade, encontrei inúmeras pessoas que se utilizaram desse artifício para ganhar umas duas polegadas, ou seja, o suficiente para caber os 31" fácil-fácil. :D

Eu mesmo fiz isso em minha Ranger e não notei nada de diferente na dianteira. Nem ficou mais dura, nem passou a "socar". Enfim, foi algo simples, rápido e com bons resultados! Ricomeeeindo! :wink: :D


Abraços,

Markito Amato
20/01/2004, 14:47
Fala, Osvaldo!

Eu procurei um bocado na Internet e, também, junto à Ford os limites dessa "torcida a mais" na barra de torção, contudo, não achei nenhuma informação que contrariasse tal mexida. Para falar a verdade, encontrei inúmeras pessoas que se utilizaram desse artifício para ganhar umas duas polegadas, ou seja, o suficiente para caber os 31" fácil-fácil. :D

Eu mesmo fiz isso em minha Ranger e não notei nada de diferente na dianteira. Nem ficou mais dura, nem passou a "socar". Enfim, foi algo simples, rápido e com bons resultados! Ricomeeeindo! :wink: :D

Quase esqueço de responder a outra pergunta! :oops:

As Rangers 4x2 até 97 saíam de fábrica com a suspensão dianteira com molas helicoidais e braços transversais similares aos das Explorers 4x2 até 94. Essas mesmas picapes, quando tracionadas, até 97, também tinham um "setup" parecido, denominado "twin track beam". Neste, o diferencial ficava montado em um desses braços, que eram "fixados" em uma das pontas na travessa existente abaixo do motor. Ou seja, é uma suspensão independente que, vendo de longe, se assemelha a um eixo rígido. :wink:


Abraços,

HAROLDO PERES
26/08/2009, 10:53
Bom dia MARKITO AMATO gostei da explicação acima mas tenho uma duvida, fou comprar uma ranger 4x4 gabine simples para fazer trilha e vou colocar pneus 33 ou 35 e como fica a suspenção dela ela aguenta fica bom, o diferencial dianteiro e traseiro dela existe bloqueiro para eles, e as ponta de aguenta ( homocinetica ), quero compra com molas helicoidais. Deve fica animal não?

Edintruder
26/08/2009, 11:35
Haroldo, não tem Ranger 4x4 com molas helicoidais. A transmissão aguenta 33 ou 35" sem problemas. Eu usei 33" por alguns anos e o único dano são os rolamentos de rodas.

Para colocar 33" ou maior tem que levantar a Ranger, através de um Body Lift. O Adams aqui no fórum fabrica esses kits. É material de 1a.

As Rangers 2.8 vieram com eixo traseiro Dana e para eles tem bloqueio no Brasil, que são os mesmos da S-10 e Troller.
Se comprares uma 2.5 tens que trocar o eixo traseiro.
Existe Ranger 2.5 com eixo dana, a minha é uma assim e inclusive consta no catálogo da Ford Ranger 2.5 diesel eixo dana, porém acredito que foram as últimas 2.5 que saíram com esse eixo, resumindo, é difícil encontrar esse detalhe, pra não dizer quase impossível.

Em relação às homocinéticas, se fizeres um serviço porco de levantar pelas barras de torção dianteiras, as homocinéticas ficarão suscetíveis à quebras se usares pneus maiores que o original.

adams
26/08/2009, 12:28
Prezados amigos

Neste endereço tenho fotos de algumas rangers equipadas com body lift, que podem ser vizualizadas.

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=2177396733139394396

Aqui no site existe um topico com um manual para se entender todas as modificações exigidas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47298

Um abraço

Sandro Adams

Ford Ranger com Bl de 3".

HAROLDO PERES
26/08/2009, 15:43
Boa Tarde ADAMS, estou comprando uma ranger 4x4 e gostaria de levantar ela para colocar pneus 33 ou 35 este teu kit quanto sai, vc coloca tambem ou não e qual o melhor ano de ranger para fazer trilha. Estou vendo uma 98/99. Tem que ser 4x4. obrigado

HAROLDO PERES
26/08/2009, 15:48
Obrigado EDINTRUDER por tudo que voce falou. a hora que eu realizar a compra vou colocar aqui para voces apreciar como ficou.