PDA

Ver Versão Completa : Levantar Ranger 97

gbpereira_4x4
13/01/2004, 21:18
Alo Galera

Gostaria de saber como faço para levantar minha Ranger 97, o que preciso e onde comprar.
Realmente fica legal?
Gostaria de saber tambem se e possivel adapitar a tração da Explorer na Ranger? :D

Markito Amato
20/01/2004, 13:55
Salve, meu caro!

Não há muito mistério em levantar a Ranger 4x2. Para tanto, existem diversos kits nos EUA, que podem ser obtidos via www.askby.com

Nesse sentido, só para te provocar, aí vai uma foto e dois bons sites: :wink:

- The Ranger Station (excelente):

http://www.therangerstation.com/

- Dezert Rangers (bonzinho):

http://www.dezertrangers.com/

Por outro lado, se você optar por colocar somente molas maiores, fique atento às regulagens de Cáster e Câmber da suspensão dianteira. Se você não respeitar os limites previstos pela Ford, sua picape ficará quase "indirigível" e muito perigosa!!! :!: :shock:

Ainda nesse sentido, o site The Ranger Station (acima) tem ótimas dicas para você melhorar sua Ranger! :wink:

Qualquer coisa, escreva! :D

Abraços,

20/01/2004, 14:04
Oi Markito,

Andei pesquisando e vi que a Ranger acima de 1998 tem regulagem via barra de torção, que daria pra subir a Ranger. Inclusive estou pensando em subir uns 2 dedos na dianteira da minha pela barra de torção. Agora as duvidas:

1) As rangers americanas ( < 1997) nao tem barra de torção ?

2) Qual seria o limite previsto pela Ford para altura da Ranger mais nova (argentina) ? Uns 2" teria algum problema?

Lembro que ja to com pneus 255/75/R15

[]s!
Osvaldo

Markito Amato
20/01/2004, 14:32
Fala, Osvaldo!

Eu procurei um bocado na Internet e, também, junto à Ford os limites dessa "torcida a mais" na barra de torção, contudo, não achei nenhuma informação que contrariasse tal mexida. Para falar a verdade, encontrei inúmeras pessoas que se utilizaram desse artifício para ganhar umas duas polegadas, ou seja, o suficiente para caber os 31" fácil-fácil. :D

Eu mesmo fiz isso em minha Ranger e não notei nada de diferente na dianteira. Nem ficou mais dura, nem passou a "socar". Enfim, foi algo simples, rápido e com bons resultados! Ricomeeeindo! :wink: :D

Abraços,

Markito Amato
20/01/2004, 14:47
Fala, Osvaldo!

Eu procurei um bocado na Internet e, também, junto à Ford os limites dessa "torcida a mais" na barra de torção, contudo, não achei nenhuma informação que contrariasse tal mexida. Para falar a verdade, encontrei inúmeras pessoas que se utilizaram desse artifício para ganhar umas duas polegadas, ou seja, o suficiente para caber os 31" fácil-fácil. :D

Eu mesmo fiz isso em minha Ranger e não notei nada de diferente na dianteira. Nem ficou mais dura, nem passou a "socar". Enfim, foi algo simples, rápido e com bons resultados! Ricomeeeindo! :wink: :D

Quase esqueço de responder a outra pergunta! :oops:

As Rangers 4x2 até 97 saíam de fábrica com a suspensão dianteira com molas helicoidais e braços transversais similares aos das Explorers 4x2 até 94. Essas mesmas picapes, quando tracionadas, até 97, também tinham um "setup" parecido, denominado "twin track beam". Neste, o diferencial ficava montado em um desses braços, que eram "fixados" em uma das pontas na travessa existente abaixo do motor. Ou seja, é uma suspensão independente que, vendo de longe, se assemelha a um eixo rígido. :wink:

Abraços,

VELOCI_RAPTOR
12/06/2007, 23:05
e ai pessoal sou novo por aki, mas sempre dou uma fuçada por aki!!!

é o seguinte estou pensando seriamente em levantar minha Ranger, pois tó pra receber uns coxins novos de Urethane que tá vindo dos EUA, pois lá eles até tinham o kit me pediram U$198kkkkkkk mais os impostos alfandegareos ia ficar muito puxado... estou querendo em fazer o kit caseiro e aproveitar trocar os coxins mas nem sei por onde começar....

e ai kd os veteranos :palmas:ojaneri (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1888) - Walter L. L. Casitta (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1626) - Edintruder (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2913) :palmas:!!!

ví varios topic de vçs dando dicas informação e etc.....

é o seguinte o meu carro é Ranger XL 96/97 V6, pois é americana os kit que vendia aki eram pras argentinas, então seja deve ser diferente do que as americanas quais as dificudades que eu vou ter??.......

os tarugos de nylon ja arrumei um cara que arruma pra min ele pediu $18 com 3" 65mm diam e furado já!!! 65mm esta bom?????

VELOCI_RAPTOR
12/06/2007, 23:07
então fica mais na duvida o adaptador da lavanca do cambio e o adaptador da direção, pois não faço a miníma ideia das medidas desses adaptadores já vi photos sei como são!!! vcs teriam algum projeto em papel informando todas as medidas? pois aki na minha cidade conheço um torneiro bom, acho que pra ele não tera problema!!!

outro problema que acho que vou ter será tubução como ira ser erguida tvz ficara algum tubus fios curtos ou não??? e o sistema de refrigeração (radiador) como ele fica???

os parafusos porca tamanhos espessura diâmetro a liga o material, pois trata de uma questão de segurançã tb!!!!

já o sitema dos parachoques será que o suporte é parecido com as argentinas???

o manual da keko alguem tem pra passar pra min ter uma ideia da montagem...

obrigado todas dicas são bem vindas!!!!

Ric Mac
13/06/2007, 12:48
você já utilizou a ferramenta de busca?
você vai achar muita informação já disponível!

abs

Edintruder
13/06/2007, 23:39
As medidas eu não tenho mais anotado, mas é bem fácil de conseguir, tu tiras a alavanca de marchas e com um parquímetro tu medes o eixo da caixa e manda fazer um macho/fêmea, porém faz como o modelo do Walter, aonde fica desencontrado, pois dessa forma não te dará problemas com a alavanca batendo no console.
O kit para a Argentina e para a Americana são iguais, pois a mudança foi feita
na suspenção e não no chassis. Já o alongador da coluna de direção, tens que tirar o parafuso que prende a haste telescópica e tira as medidas. Acha que ficaria melhor até tirar essa coluna telecópica de baixo e levar para alongar essa peça numa tornearia. Outros detalhes ficam a encargo do radiador que deve ser reposicionado mais para baixo para ficar na mesma altura em relação ao chassis ou tira a capa da hélice do radiador que dá no mesmo. Os suportes dos párachoques faz com pranchetas de 3/8" ou 1/4" cortando e furando na medida que vais montando. Os calços eu fiz com metalon 4x8 com tacos de madeira de enchimento, dessa forma montei blocos de 8x8x8cm com um furo no centro. Podes usar polietileno de alta densidade, nylon ou tecnil e mandar cortar numa tornearia também que já fazem os furos centralizados. O resto é parafuso e mãos à obras. São uns 14 calços para cabine e carroceria na Ranger cabine simples. Esse detalhe procura pelas fotos da instalação do BL que o Walter fez na Ranger branca do irmão dele e só repete o feito que fica muito bacana.
Qualquer dúvida diferente podes enviar uma MP.

HAROLDO PERES
26/08/2009, 10:53
Bom dia MARKITO AMATO gostei da explicação acima mas tenho uma duvida, fou comprar uma ranger 4x4 gabine simples para fazer trilha e vou colocar pneus 33 ou 35 e como fica a suspenção dela ela aguenta fica bom, o diferencial dianteiro e traseiro dela existe bloqueiro para eles, e as ponta de aguenta ( homocinetica ), quero compra com molas helicoidais. Deve fica animal não?

Edintruder
26/08/2009, 11:35
Haroldo, não tem Ranger 4x4 com molas helicoidais. A transmissão aguenta 33 ou 35" sem problemas. Eu usei 33" por alguns anos e o único dano são os rolamentos de rodas.

Para colocar 33" ou maior tem que levantar a Ranger, através de um Body Lift. O Adams aqui no fórum fabrica esses kits. É material de 1a.

As Rangers 2.8 vieram com eixo traseiro Dana e para eles tem bloqueio no Brasil, que são os mesmos da S-10 e Troller.
Se comprares uma 2.5 tens que trocar o eixo traseiro.
Existe Ranger 2.5 com eixo dana, a minha é uma assim e inclusive consta no catálogo da Ford Ranger 2.5 diesel eixo dana, porém acredito que foram as últimas 2.5 que saíram com esse eixo, resumindo, é difícil encontrar esse detalhe, pra não dizer quase impossível.

Em relação às homocinéticas, se fizeres um serviço porco de levantar pelas barras de torção dianteiras, as homocinéticas ficarão suscetíveis à quebras se usares pneus maiores que o original.

adams
26/08/2009, 12:28
Prezados amigos

Neste endereço tenho fotos de algumas rangers equipadas com body lift, que podem ser vizualizadas.

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?uid=2177396733139394396

Aqui no site existe um topico com um manual para se entender todas as modificações exigidas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47298

Um abraço

Sandro Adams

Ford Ranger com Bl de 3".

HAROLDO PERES
26/08/2009, 15:43
Boa Tarde ADAMS, estou comprando uma ranger 4x4 e gostaria de levantar ela para colocar pneus 33 ou 35 este teu kit quanto sai, vc coloca tambem ou não e qual o melhor ano de ranger para fazer trilha. Estou vendo uma 98/99. Tem que ser 4x4. obrigado

HAROLDO PERES
26/08/2009, 15:48
Obrigado EDINTRUDER por tudo que voce falou. a hora que eu realizar a compra vou colocar aqui para voces apreciar como ficou.

schinzel
20/01/2015, 16:59
Pessoal,

Estou na parte final do projeto de minha Ranger STX.

Pesquisei bastante, mas não cheguei a conclusão alguma.

Gostaria de instalar um Suspension Lift ou Body Lift para dar uma levantada na Ranger.

As americanas em geral são mais baixas e com o lift pretendo deixá-la em uma altura melhor para fazer os passeios, trilhas leves e afins.

Aos entendidos e que possuem os kits.

Poderiam contar a experiência do uso dos KITs.

Qual a vantagem do Suspension e do Body ?

Qual o melhor e qual o resultado obtido ?

Abraços a todos.

mosselin
20/01/2015, 19:38
490131
Vai de BL e lift.um abraço.

schinzel
20/01/2015, 23:28
Mosselin,

Qual a receita ?

Recomenda alguma marca / fabricante ?

Abs.,

mosselin
21/01/2015, 21:30
Fala com o Leonardo da GPARTS.
Procura no Face,o cara tem bastante coisa.

hugocsl
23/01/2015, 14:23
A receita pra ranger até 97 é bem diferente da ranger 98+, principalmente na parte da suspensão dianteira que muda completamente de uma pra outra!

Os pontos do bodylift devem ser diferentes tb, mas é tranquilo de fazer, a suspensão dianteira provavelmente vai ser calços de mola, e na traseira jumelos maiores!

[]´s

schinzel
23/01/2015, 14:40
Valeu a dica Hugocsl.

Mas uma coisa que não entendi até o momento corretamente.

Quais os ganhos com Suspension Lift ou Body Lift ?

Qual é melhor ?

Qual é menos prejudicial para direção, segurança e afins.

Abs.,

schinzel
18/02/2015, 21:53
Ninguém mais para contribuir para levantar uma Ranger 97 ?

Alguma receita caseira ?

Abs.

hugocsl
20/02/2015, 15:35
Valeu a dica Hugocsl.

Mas uma coisa que não entendi até o momento corretamente.

Quais os ganhos com Suspension Lift ou Body Lift ?

Qual é melhor ?

Qual é menos prejudicial para direção, segurança e afins.

Abs.,

BL são calços de carroceria, eles entram entre o chassi e a lataria, funciona como um espaçado, com ele não precisa trocar molas ou amortecedores. BL ate 3" é suficiente

SL vc tem que colocar molas maiores ou calços de molas e amortecedores maiores, o tamanho do amortecedor tem que acompanha o que for aumentado nas molas, Normalmente liit de suspensão pode ser complexo dependendo do altura, pois pode afetar a geometria da suspensão e tem que constar no documento. SL de 2" é tranquilo, mais que isso complica.

Cara tem muito material no site, eu não falei tudo até pq cada carro é de um jeito, basta vc pesquisar que vc acha resposta pra tudo!

[]´s

Kamikaze4x4
19/06/2015, 17:55
BL são calços de carroceria, eles entram entre o chassi e a lataria, funciona como um espaçado, com ele não precisa trocar molas ou amortecedores. BL ate 3" é suficiente

SL vc tem que colocar molas maiores ou calços de molas e amortecedores maiores, o tamanho do amortecedor tem que acompanha o que for aumentado nas molas, Normalmente liit de suspensão pode ser complexo dependendo do altura, pois pode afetar a geometria da suspensão e tem que constar no documento. SL de 2" é tranquilo, mais que isso complica.

Cara tem muito material no site, eu não falei tudo até pq cada carro é de um jeito, basta vc pesquisar que vc acha resposta pra tudo!

[]´s

Opa blz Hugocsl, também sou de BH e comprei um kit Body da performance Acessories, estava com algumas dúvidas, pode me contactar? pilotoandre@hotmail.com.br

Bruno Arcari
19/11/2024, 21:55
Pessoal estou comprando uma Ford ranger 4x2 ano 97 cabine simples, e sempre sonhei com um lift e pneus grandes, pretendo fazer isso nela, porém como tenho pouco dinheiro, gostaria de dicas e ideias para fazer isso com o menos custo possível, e o mais simples possível, pretendo colocar 4 pneus gt radial 33x12.5x15 nas rodas originais dela, um alargador de paralamas também, como ela é preta os alargadores ficariam da cor dela, acho que alguns aqui já devem ter visto o filme devolta para o futuro, que no final o Martin ganha uma caminhonete preta se não me engano uma Toyota com lift e dês de então sempre sonho em ter uma assim, sou leigo no assunto e vou precisar de muita ajuda, dês de já grato a todos que me ajudarem, e dedicarem um tempo aqui nesse post

hugocsl
25/11/2024, 12:15
Pessoal estou comprando uma Ford ranger 4x2 ano 97 cabine simples, e sempre sonhei com um lift e pneus grandes, pretendo fazer isso nela, porém como tenho pouco dinheiro, gostaria de dicas e ideias para fazer isso com o menos custo possível, e o mais simples possível, pretendo colocar 4 pneus gt radial 33x12.5x15 nas rodas originais dela, um alargador de paralamas também, como ela é preta os alargadores ficariam da cor dela, acho que alguns aqui já devem ter visto o filme devolta para o futuro, que no final o Martin ganha uma caminhonete preta se não me engano uma Toyota com lift e dês de então sempre sonho em ter uma assim, sou leigo no assunto e vou precisar de muita ajuda, dês de já grato a todos que me ajudarem, e dedicarem um tempo aqui nesse post

Cara no seu caso é calço nas molas dianteiras e jumelo maior na traseira. Mas vai ter que corrigir a cambagem. Vc vai precisar da uma pesquisada nisso. Talvez tenha tb kit de bodylift para a ranger 93/97, mas vc vai ter que pesquisar. O kit de bodylift vai levantar a carroceria do carro, e não a suspensão. Mas seja qual forma vc escolher vão ter os prós e contras de cada um.

RicardoFLN
25/11/2024, 14:01
Cara no seu caso é calço nas molas dianteiras e jumelo maior na traseira. Mas vai ter que corrigir a cambagem. Vc vai precisar da uma pesquisada nisso. Talvez tenha tb kit de bodylift para a ranger 93/97, mas vc vai ter que pesquisar. O kit de bodylift vai levantar a carroceria do carro, e não a suspensão. Mas seja qual forma vc escolher vão ter os prós e contras de cada um.

Mas não fica só nisso né?! Se não for v6 o cara vai ter de colocar na listinha de Natal dele uma relação coroa e pinhão mais curta.
Fora que essa mudança com dimdim curto é incompatível, consumo vai dar um pinote! Mas é isso, tem louco pra tudo....rsrs

Bruno Arcari
08/12/2024, 01:18
Mas não fica só nisso né?! Se não for v6 o cara vai ter de colocar na listinha de Natal dele uma relação coroa e pinhão mais curta.
Fora que essa mudança com dimdim curto é incompatível, consumo vai dar um pinote! Mas é isso, tem louco pra tudo....rsrs

Amigo não entendi, então no carro preciso mexer no câmbio dela também? Ela é 2.4 se não me engano cabine simples, eu não quero pra trilha nem nada é apenas por estética mesmo por achar bonita, usar na cidade e sítio de vez em quando, você acha que o consumo vai mudar muito ?

Bruno Arcari
08/12/2024, 01:20
Apenas com o calço na dianteira e jumelo na traseira já consigo uma altura legal, e rodar com estes pneus ?, pois andei pesquisando e com o body lift tem que mexer na alavanca do câmbio e também na coluna de direçao, e pra resolver a cambagem dela você tem alguma dica ??

RicardoFLN
08/12/2024, 08:52
Amigo não entendi, então no carro preciso mexer no câmbio dela também? Ela é 2.4 se não me engano cabine simples, eu não quero pra trilha nem nada é apenas por estética mesmo por achar bonita, usar na cidade e sítio de vez em quando, você acha que o consumo vai mudar muito ?

Parceiro, se é 97, 4 canecos, o motor é o Georgia OHC 2.3.
Mexer no câmbio, só se tu estiver falando de troca-lo por outro, em raros casos se consegue fazer mudanças internas no câmbio para alterar a relação.
A medida do pneu original dessa viatura é 225/70R14, colocar um 33 é pedir demais desse conjunto motor/câmbio. Se não fizer uma alteração da relação coroa/pinhão vai ficar uma bosta pra andar, independente se é só na cidade. Inclusive é até pior, com o arranca e para da cidade. Tu vais passar raiva, e o que era pra ser um sonho vai virar pesadelo.
O consumo, eu não acho que vai aumentar, eu tenho certeza que vai aumentar! Tirando a questão aerodinâmica que vai ser bastante piorada, tem a questão da massa dos pneus. Um pneu original pesa 11 kg, um 33 é mais de 25 kg.
Faz assim, tu não precisa acreditar em mim, mas antes de fazer essa troca definitiva, tenta conseguir um jogo de rodas/pneus desse tamanho emprestado, coloca na viatura e dá uma voltinha. Tire tuas conclusões. Se tudo o que eu disse for sobrepujado pelo teu regorjizo devido a questão estética, vai lá e compra tuas rodas e pneus 33.
Na minha viatura ao longo dos ultimos 10 anos venho alterando entre pneus 30 e 31. E mesmo sendo uma diferença pequena, frente a essa que tu queres fazer já é sensível, na verdade até mais que sensível, diria eu mesurável a questão do consumo. Fora a questão de conforto.

Meus 50 cents, sorte aí!