Ver Versão Completa : Montar Jeep Willys
FAlexandre001
15/12/2015, 23:38
Olá,
Estou pretendendo montar meu proprio jeep willys com um motor potente tanto para força quanto para uma velocidade razoável, sei pouco sobre eles, estou com essa ideia tanto para adquirir conhecimento sobre tals quanto para ter um veiculo bom potente no quesito força e um pouco em velocidade. Gostaria de saber tbm qual o melhor motor, cambio e suspensão dentre outros componentes nele utilizados.
P.S - Compensa montar meu proprio jeep willys ou sairia melhor comprar um já pronto? Compensar tipo assim, questão de preço qual sairia melhor?
Vlw!
Rodrigo-ce
16/12/2015, 10:52
Colega de Quixelô tudo bem?
Compensa montar meu próprio jeep? Sim, mas antes de começar preste atenção nas seguintes dicas.
1º Procure ler a maioria dos tópicos sobre jeep Willys, Fazendo isto você vai adquirir conhecimento sobre jeeps.
2ºDefina qual será o uso da sua viatura: será usada só para trilhas pesada, apenas trilhas leve, só passeios...
para cada estilo tem uma configuração na hora da montagem e da escolha das peças.
3ºQuando você definir qual será a finalidade do seu jeep.
procure ver quais são as melhores adaptações que a moçada do fórum fez para você começar a fazer no seu.
4º Tente adquirir os manuais do jeep Willys, isto o ajudará em futuras manutenções. É uma forma de conhecer mais aquilo que se usa. Aqui no fórum tem um tópico (troca de manuais), tente adquirir com moçada.
5º Se for comprar um pronto: é preciso conhecimento a respeito de peças, do motor que está na viatura.
Para evitar gastos com algo que está fora do valor de mercado.
6º Se for montar:
A primeira coisa a fazer é procurar um jeep de alguém que queira se desfazer. No interior do Ceará tem Willys encostados com um bom valor outra opção é comprar de alguma sucata.
Feito isto você começa a fazer a reforma do seu jeep para deixá-lo do seu jeito.
7º Se for reformar procure os tópicos sobre restauração que irão ajudá-lo.
8º Troque informações com a moçada do fórum para evitar dúvida. Essa é a melhor maneira de adquirir conhecimento.
PENCE MUITO ANTES DE MONTAR OU COMPRAR UM JEEP PRONTO, QUALQUER UM DAS OPÇÕES REQUER GASTOS.
NÃO SEJA APRESSADO, PROCURE ESCOLHER COM CALMA O SEU JEEP.
OBS: PARA NÓS JIPEIROS :UM JEEP NUNCA ESTÁ PRONTO, TEM SEMPRE ALGUMA MELHORIA A SER FEITA.
O CONHECIMENTO É MELHOR FORMA PARA VOCÊ FAZER O SEU PROJETO.
grande abraço, felicidades com a compra do seu jeep Willys.
FAlexandre001
16/12/2015, 11:52
Tudo bem sim!
Cara já decidi algumas coisas:
2º. Vou utilizá-lo mais em trilhas leves, mas em algumas vezes irei usá-lo para passeio, tipo ir à cidade vizinha, você acha pode ser?
6º. Os valores dos jeeps encostados é acessivel? Meu orçamento é um pouco apertado.
Irei seguir seus passos citados acima espero conseguir ir a algum lugar.
Vlw!
kiko ribeiro
16/12/2015, 12:00
OUTRA DICA , jeeps não foram feitos pra correr então já tire a ideia do motor pra correr da lista ok , velocidade máxima de um jeep é entre 80 x 90 passou disso é suicídio ,concentre-se em um motor para força motor original BF , opala 6 cilindros opala 4 cilindros 4 marchas é ideal, o reto você copia ou cria ou inventa , boa diversão .
FAlexandre001
16/12/2015, 12:47
Não kiko ribeiro, esta velocidade é o ideal para mim. Agora estou em duvida quanto ao chassi usar, qual o melhor modelo? Claro sendo do willys. Pois irei comprá-lo o quanto antes. Decidi montar meu jeep do zero, então estou com muitas duvidas. Quanto ao motor, gostaria de usar um agrale, tem como? Acho o motor agrale potente quanto a força você concorda? E velocidade ele atinge os 80 km/h? Caso sua resposta seja não me sugira algum motor bom.
Vlw!
Rodrigo-ce
16/12/2015, 22:52
Para achar um jeep fora de uso, comece procurando na sua cidade e vá aumentando a área de busca nas cidades vizinhas. Para quem está com pouco dinheiro é melhor opção, mas fique sabendo que um jeep parado tem que passar por uma boa reforma para rodar com segurança.
Procure dar uma olhada no OLX CEARÁ que você encontrará alguns Willys com preços e configurações diferentes.
Talvez seguir-me não seja uma boa opção, é possível que não chegue a lugar algum. Mas se você seguir a turma do jeep Willys do fórum ira longe muito mais do que eu.
Felicidades nas suas buscas.
FAlexandre001
16/12/2015, 23:36
Rodrigo quanto ao chassi meu tio falou que iria providenciá-lo para com toda documentação em dias, depois é só dá-lo uma reforma como vc falou. Cara o que vc acha de coloca um motor agrale m 795w com um cambio opala 5m?
Rodrigo-ce
17/12/2015, 23:34
Alexandre tudo em paz.
Meus conhecimento sobre jeep Willys são poucos.
Eu faço parte de outra área do fórum. Geralmente procuro não me meter nos outros setores do fórum.
Eu resolvi interferir no setor dos Willys porque você é um companheiro do Ceará que estava precisando de ajuda além de ser novato aqui.
A turma do jeep Willys vai ajudá- lo no que for preciso.
Meus comentários encerram-se neste post. O que eu pude fazer por você foi feito.
Fique tranquilo que você ira montar o seu jeep com ajuda dos outros colegas do fórum.
Grande abraço, seja feliz.
Sonhador
18/12/2015, 09:25
Alexandre
Assim como o Rodrigo não manjo nada na area de willis , mas a gente sempre tem algumas dicas .....
um jeep e como um grande lego , se consegue adaptar uma infinidade de peças mas isso pode gerar custos e desgaste , como foi sugerido e bom seguir as receitas de outros projetos ja realizados ....
uma outra sugestão e comprar um carro com sinistro mas que consiga reaproveitar a mecanica , por exemplo uma ranger 4x4 capotada ..... se reaproveita motor, cambio , diferenciais , bancos entre outras peças , pode tentar achar outro veiculo tbem compativel com seu veiculo .(o bom de pegar um carro mais atual são peças ainda no mercado em abundancia , as vezes com preço mais acessivel.)
Se Eu fosse hoje montar um veiculo como voce pretende , eu primeiro compraria uma sucata completa , ou começaria com um motor e cambio e caixa (diesel) , depois uma boa mecanica barata (ja vi cherokee a 1500 reais) com diferenciais completos , direção hidraulica e outras peças.
Não esqueça de guardar as notas das peças e dos mecanicos , pois ira precisar na hora de regularizar no detran.
Sonhador
18/12/2015, 09:31
So para ter uma ideia do que estou falando
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/106938-cherojeep-o-coisa-alma-de-willys-1956-a.html
Rogério Tortato
02/01/2016, 01:21
FAlexandre, sou antigo no fórum, mas ultimamente perdi um pouco do interesse nos debates.
Seu tópico me chamou a atenção porque tenho exatamente o mesmo projeto seu.
Já tive um Jeep que era a minha paixão. Fiz ele todinho. Comprei uma sucata e depois de alguns anos ele estava lindo.
Mas por falta de experiência cometi muitos erros, refiz muitas coisas, adaptei muita coisa, não gostei de muitas coisas que fiz e por isso fiz de novo.
Muito desperdício por absoluta falta de experiência.
No fim das contas após uns dez anos tentando deixar ele perfeito, vi que ele tinha um defeito que pra mim era grave: um motor a diesel que desempenhava mal nas trilhas.
Enfim, tomei uma decisão drastica: vendi o Jeep.
Hoje tenho 45 anos e meu projeto é fazer outro Jeep até os 50, já está em minha cabeça tudo o q quero. Pretendo não cometer os mesmos erros.
Estou a sua disposição para trocar ideias. Lembrando q Jeep é gosto. Talvez o que para mim tenha sido um erro, pode te agradar. Então pretendo apenas compartilhar meu projeto e as experiências do Jeep anterior.
Se tiver curiosidade me diz que passo aqui meus planos e se puder ajudar nas dúvidas estou disponível.
Rogério Tortato
02/01/2016, 01:24
Não conheço esse motor agrale que mencionou. Me fala dele.
Abraço.
Montar Jeep ?
Orçamento apertado ?
Hmmm... nem começa.
Vai por mim.
Abraços.
Perguntas estratégicas:
1) quanto você pretende gastar de grana?
2) quanto você pretende gastar de tempo?
3) quanto você entende de mecânica?
Se você quer começar um projeto de construção de um Jeep Willys, você precisa saber que vai ser caro (quase o mesmo ou mais que comprar um carro mais novo tipo vitara), vai te tomar muito tempo (busca de peças, perguntas, pesquisas no fórum) e provavelmente será mais bem feito se você tiver as ferramentas e conhecimento. Mecânicos que mexem nesses carros não dão prioridade nenhuma... Para eles eh muito melhor consertar um para choques de Fiesta que montar seu motor.
Basicamente vai demandar muito de você e corre o risco de não ser o carro dos seus sonhos ao final (problema da capota, calor, consumo, conforto...)
Tudo isso é "tradicional" do Jeep mas conturbação. A treta é que cada "contorno" é mais dinheiro e tempo indo embora.
Minha dica, comece e comece logo!
Só fazendo vc chega lá, garimpe oficinas pergunte em jeep clubes, vá andar de zequinha, faça amigos no meio, é possível sim,
leia os tópicos inteiros:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/77848-cabeca-de-leitoa-o-jeep-construido-partir-do-lixo.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/106379-projeto-trupy-zupy-cj-5-1965-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/128661-caroco-saga.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/80326-punisher.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/28923-pickup-willys-1966-v8-272-a.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/printthread.php?t=28923&pp=12)
e mais um monte que tem por aí, me desculpe se esqueci de alguém...
[]´s
eliasFerreira
03/02/2016, 08:13
Montar Jeep ?
Orçamento apertado ?
Hmmm... nem começa.
Vai por mim.
Abraços.
Cara... você é um sujeito infeliz.
Minha dica, comece e comece logo!
Só fazendo vc chega lá, garimpe oficinas pergunte em jeep clubes, vá andar de zequinha, faça amigos no meio, é possível sim,
leia os tópicos inteiros:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/77848-cabeca-de-leitoa-o-jeep-construido-partir-do-lixo.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/106379-projeto-trupy-zupy-cj-5-1965-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/128661-caroco-saga.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/80326-punisher.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/28923-pickup-willys-1966-v8-272-a.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/printthread.php?t=28923&pp=12)
e mais um monte que tem por aí, me desculpe se esqueci de alguém...
[]´s
Ah, e claro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/85594-ford-cj-5-1973-trovao-azul.html
:mrgreen:
[]´s
Montar Jeep ?
Orçamento apertado ?
Hmmm... nem começa.
Vai por mim.
Abraços.
A propósito, seu jeep tem tópico?
[]´s
eliasFerreira
03/02/2016, 08:32
Ah, e claro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/85594-ford-cj-5-1973-trovao-azul.html
:mrgreen:
[]´s
Valeu, Tuna! :concordo:
Tuna, valeu ter lembrado. Quando comecei a mexer com essa pickup aí, não sabia nada de 4x4, nada mesmo, não que isso tenha mudado agora. :mrgreen:
Mesmo com pouca grana, pouco conhecimento e alguma frustração que tive com ela, foram 7 anos de muitas mudanças boas na minha vida. Conheci muita gente bacana, fiz vários amigos e posso dizer que, de uma maneira indireta, a responsável pelo "círculo de amizade" que tenho hoje, é essa "F75" aí.
De lambuja, além dos amigos que fiz, ela me proporcionou montar um Jeep, que não fiz tópico no fórum, mas que se chamava Capitão Feio. Montei com sobra de peças, doações de peças de amigos, peças compradas em FV, pouca grana investida e no final foi o carrinho que mais me deu satisfação mexer e rodar.
Portanto, Alexandre, não se prenda a opinião de algumas pessoas não, tem vontade de fazer mesmo dispondo de poucos recursos? Mete a cara e faça, vai comprando as peças que precisa aos poucos, vai postando a evolução aqui e vai ver que tem muita gente, "jipeiros" de verdade, dispostos a ajudar.
Abraço.
Renato.
Lauro Paiva
03/02/2016, 09:51
Vai fundo!!!!!!!
Leia o topico desse grupo que esta te dando forca!!!!!
Aprendi muito COM TODOS ELES!!!!!!
Sao uma cambada de loucos de pedra, tudo gente fina, com o coracao no lugar certo e muita graxa nas veias.
Para te empurrar para baixo basta a gravidade, kkkkk
Pouca grana, entao pesquise mais, pergunte mais, leia mais, ler eh de graca, mas custa tempo entao leia MUITO
VAI DO PRIMEIRO AO ULTIMO POST!!![
OLHA O CABECA DE LEITOA UM JEEP FEITO A PARTIR DO LIXO!!!!!!!
BOA FORTUNA!!!!
NOS FAZEMOS A NOSSA SORTE!!!
QUER FAZER UM JEEP, QUER MESMO!!!!
VOCE CONSEGUE!!!!!
Arildo MT
03/02/2016, 14:42
Rodrigo quanto ao chassi meu tio falou que iria providenciá-lo para com toda documentação em dias, depois é só dá-lo uma reforma como vc falou. Cara o que vc acha de coloca um motor agrale m 795w com um cambio opala 5m?
Já andei muito com famoso agrale 27, é incrivel o que esse motorzinho aguenta de desaforo e o peso que carrega, é meio escroto, barrulhento, feio, geralmente adaptado com acoplamento por correias, mas admiravel sua capacidade, leve, sobe qualquer lugar, parece que flutua sobre 1 metro de lama, porem hoje tem opçãos melhores e talvez mais barratas.
pinafioffroad
03/02/2016, 19:11
Olá,
Estou pretendendo montar meu proprio jeep willys com um motor potente tanto para força quanto para uma velocidade razoável, sei pouco sobre eles, estou com essa ideia tanto para adquirir conhecimento sobre tals quanto para ter um veiculo bom potente no quesito força e um pouco em velocidade. Gostaria de saber tbm qual o melhor motor, cambio e suspensão dentre outros componentes nele utilizados.
P.S - Compensa montar meu proprio jeep willys ou sairia melhor comprar um já pronto? Compensar tipo assim, questão de preço qual sairia melhor?
Vlw!
Se você tem vontade e coragem pra montar seu jeep do zero vai fundo , pois fiz isso no meu e não me arrependi
seria mais fácil ter comprado um pronto ,mais com certeza como cada um tem um gosto diferente nunca me agradaria totalmente , faça o mesmo entre fundo nessa, pesquise troque ideias e crie o seu como você acha que vai agrada-lo e satisfaze-lo melhor...
Haroldo Valino
04/02/2016, 00:28
Um bizu imprescindível ... tem que estar "abonado" $$$. Passei dois anos revitalizando e materializando um projeto dum jipe. Além de dispor dos $$$$ é quase regra complicações com a mão-de-obra. Tem que gostar ou talvez amar.
"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela" (Paulo Coelho).
Um bizu imprescindível ... tem que estar "abonado" $$$. Passei dois anos revitalizando e materializando um projeto dum jipe. Além de dispor dos $$$$ é quase regra complicações com a mão-de-obra. Tem que gostar ou talvez amar.
"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela" (Paulo Coelho).
Por isso que vc tem que aprender a fazer vc. mesmo e ter muitas amizades no meio, assim vc não se encrenca :concordo:
Além do mais, aqui mesmo no fórum tem o "caminho das pedras" pra quase tudo :violao:
[]´s
FAlexandre001
05/02/2016, 19:52
Galera gostaria primeiramente de pedir desculpas por não ter respondido à vocês antes.
Gostei das ideias! Nesses ultimos dias tive pesquisando na net chassis usados, mas nenhum resultado bom.
Quanto à parte de mecânica não entendo muito, mas pensei nesse projeto primeiramente pela vontade de ter um jeep cj5 63 feito por mim e segundo para adquirir conhecimento no decorrer da construção do mesmo.
Galera depois do jeep pronto, montado por mim, sem ser em uma oficina, como posso legalizá-lo no detran?
O motor que pretendo usar é um agrale m90, no inicio era um 790, mas ele é grande em excesso então achei outro menor que faz o mesmo efeito. Minha escolha por motor agrale é a questão de manutenção que aqui na minha região é fácil de ser encontrada por bons profissionais.
A questão da direção, adele é boa? ou vocês recomendam alguma outra? Por favor fácil instalação.
Outras duvidas que forem surgindo irei postando, ok? Vlw!
matrakaum
05/02/2016, 20:51
FAlexandre001,
Kra precisa ver se isto não é só um ânimo inicial. A tarefa não é fácil, principalmente pq. vc. não tem conhecimentos (estou entendendo isto com base nos seus posts).
Agora se a empreitada for tocada, tenho certeza, que terá muito prazer em ver a evolução mesmo que esta demore.
Eu sabia muito pouco de mecânica, agora eu sei pouco... mas o Caroço tá indo...
Sonho constantemente em tê-lo rodando (acho que falta pouco) e quero fazer uma viagem que planejo a anos com ele. Quando o motor funcionou, colocado por mim, adaptado por mim (claro com a ajuda de muita gente daqui) foi emocionante. É uma sensação muito, muito boa. Saber que vc. foi capaz de fazer algo que muitos acham impossível.
Hoje a negada vê meu jeep com embreagem hidraulica, banco elétrico, direção hidraulica, coluna escamoteável.... todo mundo parabeniza... Isto é muito bom..
Se é o seu sonho, agarre a oportunidade e não dê ouvidos as dificuldades (elas existem mas serão superadas).
FORÇA e FÉ!
FAlexandre001
06/02/2016, 10:48
Estou com certa dificuldade em adquirir o item principal, o chassi, dei um pesquisada no site da olx ceará e não encontrei nada, vou ver com meus colegas que tem carro se dá pra eles me emprestarei, assim posso buscar aqui nos ferro-velhos e sucatões daqui pode ser que eu encontre-o.
Um dúvida que tenho e quanto a regularização, o que é preciso para eu poder regularizá-lo junto ao detran?
FAlexandre001
11/02/2016, 22:42
Galera como vou usar o câmbio do chevette, preciso saber quantas rpm esse câmbio aguenta para poder fazer as polias corretamente.
Arildo MT
11/02/2016, 23:05
Vai ser baixicima a rpm de entrada no cambio, como o motor tem poucos pocotos e torque, é feita a redução no acoplamento, geralmente a polia que conectara ao cambio é 3x maior que a do motor, isso vai diminuir muito a rpm na entrada do cambio, mas em contra partida aumentara muito a força, concluindo, mesmo em 5° a sua velocidade de cruzeiro vai ser baixa, mesmo com motor todo acelerado.
matrakaum
12/02/2016, 20:52
Se o carro foi baixado no Detran o chassi é morto. Mas como jeep é um carro antigo há muitos que não haviam sido cadastrados e, se não me engano, nem saíram com número de chassi.
Agora se foi cadastrado e foi a leilão do Detran, logo foi baixado, esquece... o chassi é morto.
FAlexandre001
12/02/2016, 22:15
Arildo eletricista dessa forma que você propôs o jeep não fica muito lento em marcha normal? quero dizer, lento em + ou - 20 a 30 km/h, quero que ele ande pelo - de 60 km/h à 80 km/h no máximo, o motor m90 que irei usar tem + ou - 2500 rpm sendo que o motor do chevette tem + ou - 6000 rpm, no caso para o motor m90 atingir às 6000 rpm do motor do chevette terei que usar uma polia maior no m90 e uma pouca coisa menor no câmbio, estou certo? caso contrário favor me corrija.
Matrakaum o que você e os demais do fórum acham de eu mesmo fazer o chassi? pegar as medidas tudo certinho e faze-lo? Quais os pós e os contras?
Agradeço.
Arildo MT
13/02/2016, 01:28
Arildo eletricista dessa forma que você propôs o jeep não fica muito lento em marcha normal? quero dizer, lento em + ou - 20 a 30 km/h, quero que ele ande pelo - de 60 km/h à 80 km/h no máximo, o motor m90 que irei usar tem + ou - 2500 rpm sendo que o motor do chevette tem + ou - 6000 rpm, no caso para o motor m90 atingir às 6000 rpm do motor do chevette terei que usar uma polia maior no m90 e uma pouca coisa menor no câmbio, estou certo? caso contrário favor me corrija.
Matrakaum o que você e os demais do fórum acham de eu mesmo fazer o chassi? pegar as medidas tudo certinho e faze-lo? Quais os pós e os contras?
Agradeço.
Essa é a unica forma de obter força, realmente fica lento, não sei fazer esses calculos, no chute talvez chegue a 60, depende de relação de diferencial, cambio, tamanho do pneu, se fizer o inverso nas polias como vc disse, aumentara a rpm no cambio, mas não terá forças pra sair do lugar, talvez com pneus de carriola de pedreiro, mas ai continuara lento igual, unica possibilidade de aumentar a velocidade é se fizer o gije super leve, eliminando cabine, carroceria, não vai sobrar nada, rsrsrsrsrs, caso contrario o dia que carregar peso ou tiver uma subida ingrime terá que usar a reduzida, se vc usar a polia do cambio o dobro do motor já tera uma velocidade razoável, porem ficara frouxo, sobre legalizar essa gambiara toda, é improvável, quase impossível (mas estamos no brasil), se for legalizar, como os amigos sitaram, tem que ter chassis legal, n° motor, sinalização, segurança estrutural, freios, etc., tudo inspecionado, vistoriado pelo inmetro, (pesquise legislação e normas a respeito, pergunte no detran, ciretran, contran, etc.) trocar um motor já é uma BURROCRASCiA infernal, por aqui o pessoal só faz isso pra andar no sitio, fazenda, estradinha no interior (5.000 hab) sem documento, placa, sinalização, escapamento, as vezes nem freio tem, na redução de marcha, freio motor, 3°, 2°, 1°, ré, e grita sai da frente, umas aceleradas brutas, um fumaceiro, e este motor gosta de marcar território salpicando o piloto de óleo, são conhecidos como jerico, paco paco, espanta cão, enfim vai gastar muito e pode ficar uma bosta, depende do quer pretende fazer, quanto quer gastar, qual a finalidade, não quis ser grosseiro, apenas um pouco de realismo antes de torrar os pichulecos, mas se não pode esperar ou comprar algo ''pronto'' e não tem outra opção, é seu sonho, o din din é seu, a descisao tambem.
FAlexandre001
13/02/2016, 14:32
ok, entendo. estava me lembrando aqui, numa viagem que fiz poucos dias atrás, na beira da estrada vi dois carros velhos jogados la, não deu pra ver direito, me pareceu um chevette e um opala, talvez eles tenham motor, o que voce acha? o motor de um desses carros e bom um jeep? o jeep que estou tentando fazer o so mesmo para zona rural pra mim esta de bom tamanho. vi um bem novinho aqui na minha cidade o cara vende ele por 10.000,00 o que tu acha?
matrakaum
13/02/2016, 14:32
Não sei se dá para fazer chassi em casa... Ele não é reto tem curva... Sei lá..
FAlexandre001
13/02/2016, 18:48
ss eu sei ele tem 4 curvas se nao me engano uma para cada roda, dá eu usar chassi do chevette ou opala? acho que não, mas se de fica mais fácil pois encontrei esse dois aqui na minha região.
antonio umino
13/02/2016, 19:43
o chevette e opala. não tem chassis, é monobloco..... se tirar a lata de cima a parte de baixo, não tem resistencia.....
Fabricar um chassis...... a partir de uma viga U..... é possivel....
Tem chassis novos se não me engano em Londrina Pr......
como também toda a lataria dos jeeps.... e que pode ser montado...
(acho que falei besteira)..... Pois o inicio do post fala em fazer um veiculo aproveitando um motor diesel agrale.....
com caixa de chevette... e tal.....
bom é isto....
abçs
FAlexandre001
13/02/2016, 20:33
ss é verdade no incio falo em fazer o veiculo usando um motor diesel agrele cm caixa do chevette, e vou fazer se deus quiser. cara moro no ceara entao ir a londrina atras de um chassis de um jeep e meio longe...
você tem as medidas do chassis?
Arildo MT
13/02/2016, 22:09
De uma boa pesquisada pelo google, o forum tem muita informação sobre chassis, projetos, muita coisa nas seções da gaiolas, etc., eu usaria um motor de chevete mesmo pra casar com cambio, ou ap, cht, com flange, vai precisar tração 4x4?
FAlexandre001
14/02/2016, 09:36
ok, vou dar uma olha la em gaiolas, vou precisar de tração 4x4, decidi não rodar na pista com ele já que não vou regularizar e melhor ficar com ele só sitio mesmo. se alguem souber as medidas do chassis do willys cj 63, por favor me passe, valeu.
obrigado a todos pelo apoio até o momento.
FAlexandre001
17/02/2016, 16:10
eae galera! preparei uma imagem com tres chassis me indiquem um, pois estou pensando em fazer o chassis mesmo, comprar viga u e fazer, irei precisar das medidas alguem podera me passar, alguem que ja tenha jeep cj5 63 e facil basta medir. valeu522885
eae galera! preparei uma imagem com tres chassis me indiquem um, pois estou pensando em fazer o chassis mesmo, comprar viga u e fazer, irei precisar das medidas alguem podera me passar, alguem que ja tenha jeep cj5 63 e facil basta medir. valeu522885
:discordo: não é facil de medir direito não, teria que tirar a carroceria de cima.
Por outro lado assim é mais fácil :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1478-desenho-esquematico-com-medidas-do-chassi-do-cj-5-a.html
[]´s
FAlexandre001
17/02/2016, 19:49
ok, valeu. Tuna qual modelo da imagem que postei fica melhor no jeep, não vou usar o modelo das imagens que você me passou por que aqui na minha cidade não tem quem entorte viga u daquela forma, então desenhei esses modelos, já vi gente usando esses modelos, agora não sei como fica, não sei se fica bom. Reservei um chassis de uma f75, sei que ele é maior do que o do jeep, mas se cortá-lo ao meio retirar um pedaço dá certo?
FAlexandre, na minha humilde opinião, não vale a pena, os chassis são bem diferentes, vai ter que construir uma carroceria em cima do chassis de f ou vai ter que trabalhar muito o chassis pra caber embaixo do jeep.
Vc pediu as dimensões do chassis do cj5, no link que colei aqui tem as dimensões do chassis do cj5...
Aqui no fórum tem modelos até de chassis retos, feito com tubos e com e sem curvas, existem maneiras de fabricar o vão dos diferenciais sem ter que curvar a viga, dá pra usar triangulação que fica muito bom.
Na boa, pesquise mais o que vc quer e como vc vai fazer, senão vai gastar mais dinheiro do que pode e vai ficar rodando em círculos.
Veja, não estou dizendo pra vc não fazer e nem que só dá pra fazer com muita grana. Estou dizendo pra vc estudar mais o que pretende.
[]´s
Marcio Rossetto
18/02/2016, 09:42
Vai uma sugestão
Motor Ap 2.0 litros ; cambio clarck 240 f ou 240V , diferencial 8:44 ( eixos de f75) ; tcase de willis
Chassis de Willis ; freios de Palio com disco de vitara na frente e atrás e pneus 35"
Vai uma sugestão
Motor Ap 2.0 litros ; cambio clarck 240 f ou 240V , diferencial 8:44 ( eixos de f75) ; tcase de willis
Chassis de Willis ; freios de Palio com disco de vitara na frente e atrás e pneus 35"
Márcio, para pneus 35, presumo que seja 8x43 de relação, não? apesar de que acho que com ap a 8x43 ainda fica longa, tem que procurar uma 9x53, na minha opinião..
[]´s
FAlexandre001
18/02/2016, 15:50
FAlexandre, na minha humilde opinião, não vale a pena, os chassis são bem diferentes, vai ter que construir uma carroceria em cima do chassis de f ou vai ter que trabalhar muito o chassis pra caber embaixo do jeep.
Vc pediu as dimensões do chassis do cj5, no link que colei aqui tem as dimensões do chassis do cj5...
Aqui no fórum tem modelos até de chassis retos, feito com tubos e com e sem curvas, existem maneiras de fabricar o vão dos diferenciais sem ter que curvar a viga, dá pra usar triangulação que fica muito bom.
Na boa, pesquise mais o que vc quer e como vc vai fazer, senão vai gastar mais dinheiro do que pode e vai ficar rodando em círculos.
Veja, não estou dizendo pra vc não fazer e nem que só dá pra fazer com muita grana. Estou dizendo pra vc estudar mais o que pretende.
[]´s
Tuna como e essa triangulação. Encontrei vários modelos de chassis vou analisar e o que eu me interessar mando para você e os demais do tópico avaliarem se dá certo, ok? Valeu!
É isso aqui: fica muito bom, não vou dizer que qualquer serralheiro faz, mas quem sabe trabalhar metal e fazer solda de qualidade está habilitado..
[]´s
FAlexandre001
18/02/2016, 19:01
Entendi:euforico:. Tuna estou mandando algumas imagens de chassis que peguei no fórum e também na net (um está até com as medidas), junto com elas estou mandando a mesma imagem com uma parte destacada, pois não entendi direito se essa parte é cortada ou dobrada.522939522940522941522942522943
lucciano amaral
21/02/2016, 16:18
vou acompanhar o topico,
Marcio Rossetto
22/02/2016, 07:12
Olá Tuna , realmente a relação é 8:43 . Meu jipe Willis anterior tinha esse tinha de configuração : Ap 1:8 Inj. ; cambio 240 f e diferenciais 9:53 , usei nele muds 35" e o ignorante na carcaça 285 75 16 .
Vai numa boa , cheguei a fazer deslocamentos longos de 300 km de Betim MG para Juiz de fora o único problema é que o cambio 240 f tem um longo buraco entre a 3 curta e 4 marcha longa .
Na verdade esse cambio é de 3 marcha com a primeira trator .
No meu novo Jipe que montei à pouco tempo, um JPX, uso Ap 2.0 injetado ; cambio clarck 240 V 5 marchas da engesa e diferenciais 8:43 , os pneus são mud 33. Ficou perfeito , bom mesmo . Sobra força e motor . O escalanomamento de marchas desse cambio supre a falta de torque do ap e aproveita ao máximo a potencia do motor .
Márcio, para pneus 35, presumo que seja 8x43 de relação, não? apesar de que acho que com ap a 8x43 ainda fica longa, tem que procurar uma 9x53, na minha opinião..
[]´s
Entendi:euforico:. Tuna estou mandando algumas imagens de chassis que peguei no fórum e também na net (um está até com as medidas), junto com elas estou mandando a mesma imagem com uma parte destacada, pois não entendi direito se essa parte é cortada ou dobrada.522939522940522941522942522943
FAlexandre, como esse chassis não tem a "curva pra baixo" os suportes de mola tem que ser maiores para igualar a suspensão geometricamente, acho bacana esse setup...
Olá Tuna , realmente a relação é 8:43 . Meu jipe Willis anterior tinha esse tinha de configuração : Ap 1:8 Inj. ; cambio 240 f e diferenciais 9:53 , usei nele muds 35" e o ignorante na carcaça 285 75 16 .
Vai numa boa , cheguei a fazer deslocamentos longos de 300 km de Betim MG para Juiz de fora o único problema é que o cambio 240 f tem um longo buraco entre a 3 curta e 4 marcha longa .
Na verdade esse cambio é de 3 marcha com a primeira trator .
No meu novo Jipe que montei à pouco tempo, um JPX, uso Ap 2.0 injetado ; cambio clarck 240 V 5 marchas da engesa e diferenciais 8:43 , os pneus são mud 33. Ficou perfeito , bom mesmo . Sobra força e motor . O escalanomamento de marchas desse cambio supre a falta de torque do ap e aproveita ao máximo a potencia do motor .
Márcio, com 240 v a conversa muda de figura, :concordo:
[]´s
FAlexandre001
22/02/2016, 08:27
ok tuna e demais do tópico. Agora vou partir para a compra das vigas u e posteriormente de um profissional. A carroceria pode ser feita com chapa de aço? Qual à espessura?
FAlexandre001
22/02/2016, 08:36
ok:wink:. Os feixes de molas uso qual? Qual você aconselha?
depende, de qual a mecanica vai usar, eu uso molas de toyota e gosto bastante
[]´s
antonio umino
22/02/2016, 10:20
Estamos acompanhando....... vai em frente.....
pelo jeito o projeto vai sair
abçs
Curiosamente acompanhando...
Estimo sucesso!
Abraços!
Ja decidiu qual conjunto motor e cambio vai usar?
estamos acompanhando, boa sorte!!!
FAlexandre001
22/02/2016, 13:17
Tuna como assim qual mecânica vai usar?
O motor é um agrale de preferência m90 com câmbio chevette 5m.
O motor vou dá uma procurada aqui nos sitios da região com o pessoal mais antigos, ele usaram muito na época.
Se eu achar um outro motor que seja bom, eu pego.
Tuna como assim qual mecânica vai usar?
O motor é um agrale de preferência m90 com câmbio chevette 5m.
O motor vou dá uma procurada aqui nos sitios da região com o pessoal mais antigos, ele usaram muito na época.
Se eu achar um outro motor que seja bom, eu pego.
Alexandre, sim mecanica é o powertrain da viatura, e acho que vc deve pesquisar mais opções além desse agrale, eu não conheço, mas me parece muito pesado e pouco potente.
[]´s
FAlexandre001
22/02/2016, 16:00
Bom Tuna qual outro motor você me sugere?
A mecânica que você fala é se referindo ao motor, cÂmbio e caixa de 4x4?
Bom Tuna qual outro motor você me sugere?
A mecânica que você fala é se referindo ao motor, cÂmbio e caixa de 4x4?
Aí vai depender do que vc pretende com o jeep, as possibilidades são muitas, a primeira coisa a ser definida em um projeto é o uso da viatura e seus pneus, a partir disso deverá se definir o resto...
[]´s
FAlexandre001
22/02/2016, 16:34
bom no inicio definir para pequenas trilhas e passeio em estradas de terras. nada muito pesado
FAlexandre001
22/02/2016, 16:42
olha ai os videos de giricos com motor agrale:pipoca:.
https://www.youtube.com/watch?v=F2FHEv_utws
https://www.youtube.com/watch?v=lfpenUyKNgk
https://www.youtube.com/watch?v=pux9HlWO2fw
https://www.youtube.com/watch?v=t7hYpFylLmI
:safari-rig:
Ola Alexandre eu aconselho voce pesquisar mais para saber se este motor ficaria bom num jipe com cambio de chevette; pois voce corre o risco de nao ficar tao bom assim.
Eu estou trocando a mecanica do meu jipe, estou saindo de um bf161 com cambio original e colocando um ap2.0 + cambio de chevette + reduzida do jeep mesmo; mas antes de decidir qual motor eu iria colocar, eu pesquisei muito para nao ficar frustrado no final do projeto.
abraço, estamos acompanhando
FAlexandre001
22/02/2016, 19:59
bom turbino, tenho poucas opções, esses motores que vocês são acostumados a colocar no jeep possa ser que eu só encontre em fortaleza. um amigo meu ele tem um jeep quase completo falta so a carroceria, ele trabalha com torno, tenho que ir lá pra ele fazer uns trabalhos pra mim, vou falar com ele para saber se ele vende.
O que vocês acham? o motor do jeep e câmbio e reduzida dele mesmo presta?
FAlexandre001
22/02/2016, 20:08
Tenho algumas imagens aqui, um rapaz me passou. Ele disse que posso fazer assim: colocar um mancal duplo, em uma ponta uma polia ligando ao motor, na outra ponta o valante do motor do chevette correspondente ao câmbio.523234523235
Alexandre, pra mim jeep é uma coisa diferente de jerico, mas se pra sua pretensão o desempenho de jerico atende https://ci6.googleusercontent.com/proxy/tJIoHS-cLN6bv8vStO3H10TCRpSlpS1FL9AiL0XBA9VEnAp6xa69QkeZA 4-NLpPDVbmkTG_N1waWjH4qtKSx7VugNOOZNLPXuWrQXLFPHsfAa mw4aAPZDQ=s0-d-e1-ft#http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_rolleyes.gif
mete bala, nada impede de colocar uma carroceria de cj5 em cima de um https://ci6.googleusercontent.com/proxy/pnr8GwkunaHxVsw8J5RRS7l5w8c3G7N9EHmMVf_eYGRMIu0eo2 WZeoSci8Gy0e2rgn29bUBHYwK0jJmdqr1Z4oNfuN-grsLPJIw9wCO8hpGp3b6dVWg=s0-d-e1-ft#http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_thumup.gif
puxando a brasa pra minha sardinha eu uso um falcon 3.6 a álcool com cambio de c10 3 marchas (clarck 260t) e reduzida willys, eixos de rural e pneus 35, e ficou assim:
FAlexandre001
23/02/2016, 15:19
Teu jeep é lindo! não e bem um jerico, e um jeep normal so que embaixo do capo tem um motor desses ai, instalado dessa forma. o jerico é só uma forma de exemplificar como é colocado o motor ao cambio.
por que teu jeep ficou alto assim?
mesmo usando feixes de molas tem colocar amortecedor?
o chassis é um daqueles que você me mostrou?
TEU JEEP FICOU LINDO MESMO!! CURTIR!:euforico::curtir:
Alexandre, ficou alto porque a suspensão é pra pneus grandes, atualmente estou com pneus 35 polegadas, mas no futuro pretendo chegar nas 37.
Obrigado pelos elogios, levei muito tempo e economias pra fazer e fiz quase tudo sozinho então digo que é possível, ia economizando e comprando meio pneu por mês, uma capota em 10 meses, e assim foi.
Boa sorte coma a sua empreitada, estaremos aqui pra dar uma força com certeza :concordo:
[]´s
Marcio Rossetto
23/02/2016, 19:46
Agora ta com cara de jipe amigo ! KKKKK
Faltou só a panhard nele , pra vacinar do mau do Chime que é pior que Dengue .
Alexandre, ficou alto porque a suspensão é pra pneus grandes, atualmente estou com pneus 35 polegadas, mas no futuro pretendo chegar nas 37.
Obrigado pelos elogios, levei muito tempo e economias pra fazer e fiz quase tudo sozinho então digo que é possível, ia economizando e comprando meio pneu por mês, uma capota em 10 meses, e assim foi.
Boa sorte coma a sua empreitada, estaremos aqui pra dar uma força com certeza :concordo:
[]´s
Arildo MT
23/02/2016, 21:41
Já andei muito de jerico, com bf 161, agrale, só chassis, cambio, transferencia, diferenciais, suspenção, carroceria, cabine de madeira, carregava 1000 kg, viagens maiores 700 km, auto peças de baixo do banco, + ferramentas, caso necessario o concerto de motor, cambio, diferencial, etc., erá feito no meio do mato, a base de serrinha, martelo, arrame, durepox, araudite e muita criatividade, geralmente sem freio, 02 voltas de folga da direção, velocidade do bf até 120 km/h + cambio 3m c10 + pneu 7.50 16 fica longoooooo, caregado pedia reduzida no meio da subida, agrale maximo 60 km/h descida abaixo com cambio willis 3 m + pneu 6.50 16, aprendi e dirigi assim por muitos anos, deixando muito toyota bandeirantes, l200, passando vergonha no barro em locais que demoravam dias pra rodar poucos kms por estradas que tratorista tem receio de passar, nossa faz tempo, 15 anos e nenhum juizo, rsrsrsrsrsrs, hoje nem minha coluna aguenta isso.
Agora ta com cara de jipe amigo ! KKKKK
Faltou só a panhard nele , pra vacinar do mau do Chime que é pior que Dengue .
num tem shimmy nenhum não Márcio :concordo: não vejo necessidade nem da panhard e nem de amortecedor de direção...
[]´s
Já andei muito de jerico, com bf 161, agrale, só chassis, cambio, transferencia, diferenciais, suspenção, carroceria, cabine de madeira, carregava 1000 kg, viagens maiores 700 km, auto peças de baixo do banco, + ferramentas, caso necessario o concerto de motor, cambio, diferencial, etc., erá feito no meio do mato, a base de serrinha, martelo, arrame, durepox, araudite e muita criatividade, geralmente sem freio, 02 voltas de folga da direção, velocidade do bf até 120 km/h + cambio 3m c10 + pneu 7.50 16 fica longoooooo, caregado pedia reduzida no meio da subida, agrale maximo 60 km/h descida abaixo com cambio willis 3 m + pneu 6.50 16, aprendi e dirigi assim por muitos anos, deixando muito toyota bandeirantes, l200, passando vergonha no barro em locais que demoravam dias pra rodar poucos kms por estradas que tratorista tem receio de passar, nossa faz tempo, 15 anos e nenhum juizo, rsrsrsrsrsrs, hoje nem minha coluna aguenta isso.
Arildo, essas histórias são bem legais, mostram a participação dos jeeps na criação da gente e na história do país, andei de jerico de caminhão e de jeep também, sempre fazenda adentro...
[]´s
FAlexandre001
28/02/2016, 22:08
Tuna, vou dá um pulinho amanhã em uma loja de construção e me surgiu uma dúvida, qual o tamanho da viga "U"?
Tuna, vou dá um pulinho amanhã em uma loja de construção e me surgiu uma dúvida, qual o tamanho da viga "U"?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-33.html#post436954
uma dica, coloque no google o que vc que mais a expressão 4x4 brasil, vai achar tudo o que vc precisa, você vai ter que fazer um pouquinho da sua parte tb, ok?
boa sorte aí :concordo:
[]´s
Tem aqui tb:http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/27705-construir-um-chassi.html
vale a leitura do tópico todo.
[]´s
FAlexandre001
01/03/2016, 14:38
Cara nem fui à loja ontem, pois só consegui achar o tamanho da viga à noite, estou te enviando o tamanho para você vê se está certo, pequeno ou grande demais (100x50mm 3/8" aço 1020). Valeu:concordo:
Cara nem fui à loja ontem, pois só consegui achar o tamanho da viga à noite, estou te enviando o tamanho para você vê se está certo, pequeno ou grande demais (100x50mm 3/8" aço 1020). Valeu:concordo:
Alexandre, acho que 3/8, é muito, acho que vai ficar pesado, em geral se usa 5mm ou 6 mm que daria aí 1/4, mas, de novo, tudo depende da utilização que vai dar, do conjunto motriz que será utilizado, do tamanho dos pneus...
Acho que vc. tem bastante "lição de casa" para fazer ainda :mrgreen:
estude mais, e tenha o projeto pronto antes de sair comprando material, para não gastar em vão :concordo:
[]´s
FAlexandre001
02/03/2016, 14:00
Bom entendo o que você quer dizer, no meu projeto tenho em mente a utilização da viatura na área rural (nada muito 'pesado'), irei usá-lo principalmente para se locomover dentro da propriedade, no máximo irei passar por atoleiros médios. Tuna você acha que para essas utilizações o 1/4 dá? Os pneus estou pensando em usar um que não seja tão alto nem tão baixo, me interessei por esse dois ai, na sua opnião fica bom?523987523988
Alexandre, vejo que vc está bem empolgado, nao quero te dar um balde de água fria... veja só, posso estar enganado, mas o tamanho dos pneus aí das fotos é bem diferente, tenho a impressão que o do troller é bem maior, mudando completamente os projetos, que por sí só, já são bem distintos...
Vc. leu os tópicos que sugeri?
Cara, não tem almoço grátis, vc VAI ter que fazer a lição de casa hehe, seja na prática (andando e construindo jeeps) ou na teoria (estudando de verdade e a fundo o que pretende) senão vai dar merda com certeza.
mais um que vale a pena ser lido inteiro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/146752-jeep-willys-1958-cj5-restauracao-e-preparacao-old-school.html
[]´s
eliasFerreira
03/03/2016, 10:45
Acho que 1/4" é muito, sei lá.
3/16" tá ótimo.
Estou longe do jeep, pra ver qual a espessura da longarina, mas acho que é 3/16".
FAlexandre001
03/03/2016, 14:03
eliasFerreira 3/16" é um tamanho bom? Não fica muito pesado nem muito leve? Fica resistente?
Tuna não tenho muita paciência para ler, li aqueles posts que você me enviou anteriormente 'a força'. Quanto aos pneus pretendo usar algum que não deixe o jeep tão alto nem tão baixo como os originais dele.524048
eliasFerreira 3/16" é um tamanho bom? Não fica muito pesado nem muito leve? Fica resistente?
Tuna não tenho muita paciência para ler, li aqueles posts que você me enviou anteriormente 'a força'. Quanto aos pneus pretendo usar algum que não deixe o jeep tão alto nem tão baixo como os originais dele.524048
beleza então, boa sorte aí :concordo:
[]´s
eliasFerreira
03/03/2016, 17:55
Eu considero bom, dá quase 5mm.
FAlexandre001
03/03/2016, 20:55
Aí é a viga perfil u mesmo?
524086
josé carlucci
11/03/2016, 12:04
Olá amigos, desmontei meu jeep ford CJ 78 original e estou montando com varias modificaçoes, suspençao com molas aspirais, troquei o motor 4 cilindros OHC com cambio de 4 marchas por um opala 3.0 de 4 cilindros maritimo de 140 HP e cambio da A20 - 2205-A de 5 marchas. Tenho uma duvida sobre qual volante do motor devo usar, pois para esse motor existem varios volantes como o do opala 4 e 6 cilindros e da A20, alguem pode me dizer para o jeep qual o peso ideal.