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Ver Versão Completa : Tanque de combustível para Jimny



Laranjinha
14/12/2015, 16:26
Boa tarde pessoal.
Sou novo aqui no forum e estou curtindo o compartilhamento de informações.

Comprei um Jimny há 45 dias e até o momento estou completamente satisfeito com a aquisição, exceto uma coisa. O capacidade do tanque de combustível!!!
O meu está com um consumo bom na estrada, fazendo 14km/l sem ar-condicionado e 12km/l com ar-condicionado, mas mesmo assim a autonomia dele é muito baixa.
Gostaria de saber se alguém já fez ou indica alguém que possa fazer a substituição do tanque original por um com capacidade maior.

Desde já agradeço

Sassagudo
14/12/2015, 22:26
Boa tarde pessoal.
Sou novo aqui no forum e estou curtindo o compartilhamento de informações.

Comprei um Jimny há 45 dias e até o momento estou completamente satisfeito com a aquisição, exceto uma coisa. O capacidade do tanque de combustível!!!
O meu está com um consumo bom na estrada, fazendo 14km/l sem ar-condicionado e 12km/l com ar-condicionado, mas mesmo assim a autonomia dele é muito baixa.
Gostaria de saber se alguém já fez ou indica alguém que possa fazer a substituição do tanque original por um com capacidade maior.

Desde já agradeço

Olá.

Também senti a mesma necessidade andando por lugares desertos de MG, BA e GO.
Mas já estive com o carro no elevador duas vezes e uma "junta médica" concluiu que não há espaço para aumentar o tanque.

Existem uns galões plásticos, com tampa apropriada e reforçados justamente para trasporte de gasolina. São vendidos em lojas de moto para o pessoal de cross/aventura. Na capacidade de 5 e 10 litros. Os que conheço são vermelhos. Acho que é a única alternativa.

Mas acho que a legislação veda o transporte de combustível de qualquer forma que não seja no tanque original.

Boa sorte!

Laranjinha
15/12/2015, 08:17
Sassagudo, valeu pelo comentário.
Eu já estava pesquisando uns suportes para galão de combustível, mas minha preocupação é justamente essa, ficar circulando com um galão cheio de combustível pela rua.

Abraço

Led
15/12/2015, 11:32
Quanto vou a lugares com menos postos de combustível no caminho, eu levo um galão de metal de 10 litros. Sempre foi o suficiente. Nesse tamanho dá para amarrar no estepe sem problemas. Fica té bonito!

Laranjinha
15/12/2015, 11:54
Quanto vou a lugares com menos postos de combustível no caminho, eu levo um galão de metal de 10 litros. Sempre foi o suficiente. Nesse tamanho dá para amarrar no estepe sem problemas. Fica té bonito!

Show de bola!!
Aos poucos eu vou aprendendo a lidar com o Jimny!
Vou dar uma rodada nas lojas de acessórios 4x4 para ver o que eu encontro por aqui.

jorgeffn
15/12/2015, 13:46
Show de bola!!
Aos poucos eu vou aprendendo a lidar com o Jimny!
Vou dar uma rodada nas lojas de acessórios 4x4 para ver o que eu encontro por aqui.

A solução do colega acima é muito boa...... apesar da baixa autonomia do Jimny, hoje em dia é bem difícil rodar mais de 300km sem passar por alguma lugar para abastecer..... já rodei no sertão aqui de MG, e o único aperto de combustível que passei foi por errar um caminho... mas nada de ficar totalmente sem gasolina.... e pelos relatos de quem já viajou, pela América do Sul, aqui mesmo no Fórum, hoje em dia é mais fácil abastecer. Mas de qualquer forma, 10l são suficientes para te salvar em situações mais extremas...

abs!

Laranjinha
15/12/2015, 14:24
A solução do colega acima é muito boa...... apesar da baixa autonomia do Jimny, hoje em dia é bem difícil rodar mais de 300km sem passar por alguma lugar para abastecer..... já rodei no sertão aqui de MG, e o único aperto de combustível que passei foi por errar um caminho... mas nada de ficar totalmente sem gasolina.... e pelos relatos de quem já viajou, pela América do Sul, aqui mesmo no Fórum, hoje em dia é mais fácil abastecer. Mas de qualquer forma, 10l são suficientes para te salvar em situações mais extremas...

abs!

O que me preocupa da baixa autonomia nem é tanto pela preocupação de ficar sem combustível no meio da estrada, é ter que abastecer em postos com combustível de procedência duvidosa e na maioria das vezes com preços muito acima do preço das cidades maiores.
Por exemplo, fui para Montes Claros no último final de semana, que fica a 430km de BH. Tenho que fazer um abastecimento na estrada. Os postos estavam com gasolina variando de 3,70 até 3,95, em BH eu abasteci por 3,39.
Com uma autonomia maior a gente tem mais possibilidade de chegar em regiões com um preço mais baixo do combustível e em postos com certa "garantia".

Abraço

jorgeffn
15/12/2015, 16:02
O que me preocupa da baixa autonomia nem é tanto pela preocupação de ficar sem combustível no meio da estrada, é ter que abastecer em postos com combustível de procedência duvidosa e na maioria das vezes com preços muito acima do preço das cidades maiores.
Por exemplo, fui para Montes Claros no último final de semana, que fica a 430km de BH. Tenho que fazer um abastecimento na estrada. Os postos estavam com gasolina variando de 3,70 até 3,95, em BH eu abasteci por 3,39.
Com uma autonomia maior a gente tem mais possibilidade de chegar em regiões com um preço mais baixo do combustível e em postos com certa "garantia".

Abraço

Aí já é uma outra questão.... acho que para quem viaja muito, principalmente por pequenas cidades do interior, não tem como escapar muito disso....

abs!

Sassagudo
16/12/2015, 22:50
Sassagudo, valeu pelo comentário.
Eu já estava pesquisando uns suportes para galão de combustível, mas minha preocupação é justamente essa, ficar circulando com um galão cheio de combustível pela rua.

Abraço

Boa noite pessoal.

O galão que tenho boas referencias de motociclistas é este:

http://adaometais.com.br/galao-de-abastecimento-nospill-10-litros-de-fcil-transporte-em-sua-moto

Tem em diversas lojas em tamanhos de 5, 10 e 20 litros.

Até +

Sassagudo
16/12/2015, 23:10
Quanto vou a lugares com menos postos de combustível no caminho, eu levo um galão de metal de 10 litros. Sempre foi o suficiente. Nesse tamanho dá para amarrar no estepe sem problemas. Fica té bonito!

Boa noite Led.

Com todo respeito a sua opção de onde prender o galão, e não há muitas..., mas com minha experiência de "vida passada"...

Uma vez, não com o Jimny, parando num sinal fechado, levei uma bela batida atrás de um caminhão tipo "cara chata" que encurtou, por igual, um Classe A um palmo aproximadamente... Motorista do caminhão: "... não vi que o transito parou...".

Um galão como esse numa circunstancia como a minha, embora não comum, mas rara também não, pode ter efeito catastrófico pela explosão/incêndio. Eu tentaria levá-lo no teto. Talvez fixado num suporte de bicicleta mesmo. Vejo que já tem as travessas no teto. Minha filha mais nova, oceanógrafa e ambientalista, tem sempre a indicação de carregar combustível e as latas de gás para o fogareiro e lampião no teto.

Essa batida que levei foi um dos motivos para desenvolver o PiscaFreio que postei aqui. Justamente para evitar colisão traseira. Difícil agora alguém alegar que não viu o transito parando.

Boa sorte, sempre...

PS: uma curiosidade, os carros de cor branca são os que menos se envolvem em acidentes por culpa de outro veículo. São os mais visíveis.

Laranjinha
17/12/2015, 08:17
Boa noite Led.

Com todo respeito a sua opção de onde prender o galão, e não há muitas..., mas com minha experiência de "vida passada"...

Uma vez, não com o Jimny, parando num sinal fechado, levei uma bela batida atrás de um caminhão tipo "cara chata" que encurtou, por igual, um Classe A um palmo aproximadamente... Motorista do caminhão: "... não vi que o transito parou...".

Um galão como esse numa circunstancia como a minha, embora não comum, mas rara também não, pode ter efeito catastrófico pela explosão/incêndio. Eu tentaria levá-lo no teto. Talvez fixado num suporte de bicicleta mesmo. Vejo que já tem as travessas no teto. Minha filha mais nova, oceanógrafa e ambientalista, tem sempre a indicação de carregar combustível e as latas de gás para o fogareiro e lampião no teto.

Essa batida que levei foi um dos motivos para desenvolver o PiscaFreio que postei aqui. Justamente para evitar colisão traseira. Difícil agora alguém alegar que não viu o transito parando.

Boa sorte, sempre...

PS: uma curiosidade, os carros de cor branca são os que menos se envolvem em acidentes por culpa de outro veículo. São os mais visíveis.

Bom dia Sassagudo.
Realmente estava pensando em carregar o galão em um suporte de estepe. Mas pensando na situação que você descreveu, realmente é um risco considerável.
Vou estudar quais são as possibilidades de montagem para transportar o galão.

Muito obrigado pela ajuda.

Abraço

503!
17/12/2015, 10:29
Bom dia Sassagudo.
Realmente estava pensando em carregar o galão em um suporte de estepe. Mas pensando na situação que você descreveu, realmente é um risco considerável.
Vou estudar quais são as possibilidades de montagem para transportar o galão.

Muito obrigado pela ajuda.

Abraço

Colegas, também já li a respeito do risco de transportar na traseira, se o impacto for grande há sim o risco de explosão.

Estou planejando viajar ano que vem cerca de 14.000km pela América do Sul, atravessando alguns trechos de até 400km sem pontos de abastecimento. Ciente de que precisaria transportar galões e outros extras, comprei o bagageiro de teto da Newtrack, onde pretendo fixar ao menos dois galões de 20 litros no teto (talvez 4 de 10L, por ter menor altura, baixando o centro de gravidade - vai depender do preço).

Minha ideia é comprar aqueles galões popularmente conhecidos como "bombonas", de plástico translúcido simples, pouco rígidos e bem mais baratos. Penso em fazer uma "cesta" metálica que acomode eles impedindo de escorregar lateralmente para qualquer direção, desse modo precisaria apenas amarrar de modo que não "pulem" pra fora da estrutura, sem me preocupar que escapem pros lados ou pra frente em caso de frenagem brusca.

Se precisasse amarrá-los ao ponto de ficarem fixos por si sós no bagageiro, sem a cesta, acredito que deformariam com a pressão da cinta com o uso do tensionador. Nesse caso seria melhor utilizar galões melhores, bem mais rígidos e de maior qualidade (como esse do link que o amigo colou), mas que chegam a custar mais de R$ 150,00 cada, fora frete.

Tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711860280-galo-de-gasolina-de-alta-resistncia-20l-p-combustivel-_JM

Laranjinha
17/12/2015, 11:18
Colegas, também já li a respeito do risco de transportar na traseira, se o impacto for grande há sim o risco de explosão.

Estou planejando viajar ano que vem cerca de 14.000km pela América do Sul, atravessando alguns trechos de até 400km sem pontos de abastecimento. Ciente de que precisaria transportar galões e outros extras, comprei o bagageiro de teto da Newtrack, onde pretendo fixar ao menos dois galões de 20 litros no teto (talvez 4 de 10L, por ter menor altura, baixando o centro de gravidade - vai depender do preço).

Minha ideia é comprar aqueles galões popularmente conhecidos como "bombonas", de plástico translúcido simples, pouco rígidos e bem mais baratos. Penso em fazer uma "cesta" metálica que acomode eles impedindo de escorregar lateralmente para qualquer direção, desse modo precisaria apenas amarrar de modo que não "pulem" pra fora da estrutura, sem me preocupar que escapem pros lados ou pra frente em caso de frenagem brusca.

Se precisasse amarrá-los ao ponto de ficarem fixos por si sós no bagageiro, sem a cesta, acredito que deformariam com a pressão da cinta com o uso do tensionador. Nesse caso seria melhor utilizar galões melhores, bem mais rígidos e de maior qualidade (como esse do link que o amigo colou), mas que chegam a custar mais de R$ 150,00 cada, fora frete.

Tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711860280-galo-de-gasolina-de-alta-resistncia-20l-p-combustivel-_JM

Opa Filipe,
Também tenho planos de fazer viagens de longa duração, mas nenhum para o futuro próximo.
Quando você fizer a montagem dos galões no carro mande fotos para termos mais ideias.

Abraço

Laranjinha
17/12/2015, 11:26
Vejo que já tem as travessas no teto.

Sassagudo, as travessas que tenho no teto são umas da Thule que uso com um bagageiro fechado de plástico. Não sei se serviriam para a instalação de um bagageiro aberto. Como disse no meu primeio post, sou novo no forum e no universo 4x4, aos pouco eu vou me informando mais e a cada dia que passa eu gosto mais do meu Laranjinha e das possibilidades que ele me proporciona.

Estou feliz por ter encontrado esse forum, e sempre que surgir alguma dúvida eu já sei onde buscar ajuda :).