Ver Versão Completa : Problema na caixa de cambio SW4 2.7 gasolina 96
Marcelo J Manente
12/12/2015, 11:59
Ola pessoal preciso de uma ajudinha.
Não ví muitos tópicos sobre caixa de câmbio no site por isso criei este, até pq a minha SW4 é mais rara por ser 2.7 a gasolina manual
Pelo que pude ler em outros tópicos a caixa das Hilux é muito resistente servindo até para diversas adaptações.
Mas parece que fui sorteado com uma q deu problema.
Surgiu um barulho do nada dentro da caixa de onde saem os cardãs dianteiro e traseiro (T-case). Algo como se uma peça estivesse solta lá dentro e batendo em tudo. Imaginem o barulho tec tec de uma peça que ficasse pendurada embaixo do seu carro, arrastando no chão e pulando o tempo todo, é assim o barulho. Quando se engata o 4x4 piora o ruido. Parece barulho de corrente solta... Tem corrente nesta caixa?
Pelo que pude pesquisar na internet o modelo de caixa desta SW4 é a W59, que tbm equipa as Toyotas Tacoma (SRV) e T100 lá fora. Mas tenho minhas dúvidas. alguém saberia dizer se o modelo de caixa q vai nas 3.0 diesel é o mesmo?
Deixei minha SW4 no mecânico, porém ao invés de arrumar estou pensando em trocar. Quanto seria uma caixa de transferência nos desmanches da vida?
Qualquer ajuda é bem vinda.
Marcelo J Manente
12/12/2015, 12:42
Achei a relação de marchar da hilux SRV e da SW4 2.7.
SRV (câmbio w56)
Ratios:
First Gear: 3.954:1
Second Gear: 2.141:1
Third Gear: 1.384:1
Fourth Gear: 1.00:1
Fifth Gear: 0.85:1
SW4 2.7 (câmbio w59)
Ratios:
First Gear: 3.954:1
Second Gear: 2.141:1
Third Gear: 1.384:1
Fourth Gear: 1.00:1
Fifth Gear: 0.81:1
Se eu tiver de trocar a caixa, o que acarretaria de velocidade e consumo com essa diferença na 5a. marcha?
Emerson Höpner
12/12/2015, 23:48
Marcelo, se o problema é na caixa de transferência, de nada importa a relacao da caixa de marchas.
Procura saber se a T-case das diesel é a mesma. Lembro de em algum momento ter pesquisado sobre isto e de serem iguais, mas não posso te afirmar com certeza.
Marcelo J Manente
13/12/2015, 09:43
Marcelo, se o problema é na caixa de transferência, de nada importa a relacao da caixa de marchas.
Procura saber se a T-case das diesel é a mesma. Lembro de em algum momento ter pesquisado sobre isto e de serem iguais, mas não posso te afirmar com certeza.
Emerson,
Pesquisei e vi que o modelo de caixa não são os mesmos. A minha tem a caixa modelo w59 e as 3.0 diesel tem o modelo w56.
A diferença parece ser somente na relação da 5a marcha pq visualmente (eu entrei debaixo e observei atentamente) elas parecem iguais. Na minha o cardã dianteiro sai pela esquerda e na 3.0 tbm.
Abç.
sandro_ventania
13/12/2015, 20:52
Xexelo...tudo bem!
A única diferença é que a 5ª marcha da w56 é um pouquinho mais curta.
W56 0.85 : 1
W59 0.81 : 1
A diferença é bem pouca, talvez voce nem perceba.
De forma pratica se voce trocar, o seu carro vai ficar com mais torque em 5ª marcha e o giro do motor deve subir alguns rpm a mais.
Mas como falei...a diferença é tão pouca que voce nem deve perceber.
De uma olhada primeiro na caixa...talvez seja coisa a toa, um trava ou pino que se soltou e é só por no lugar.
Se fosse com braba, voce teria ficado sem alguma marcha ou todas.
Marcelo J Manente
14/12/2015, 08:46
Xexelo...tudo bem!
A única diferença é que a 5ª marcha da w56 é um pouquinho mais curta.
W56 0.85 : 1
W59 0.81 : 1
A diferença é bem pouca, talvez voce nem perceba.
De forma pratica se voce trocar, o seu carro vai ficar com mais torque em 5ª marcha e o giro do motor deve subir alguns rpm a mais.
Mas como falei...a diferença é tão pouca que voce nem deve perceber.
De uma olhada primeiro na caixa...talvez seja coisa a toa, um trava ou pino que se soltou e é só por no lugar.
Se fosse com braba, voce teria ficado sem alguma marcha ou todas.
Então Sandro,
Acho que pode ser bom trocar por a 5a do Yoda eu acho muiiiiito alongado. Talvez seja até mais economico.
Vamos ver, ainda preciso esperar o paracer do mecânico.
Abç.
Fernandes Kappes
14/12/2015, 18:02
Pelo relato não é a caixa de marchas e sim a caixa de transferência, caso seja a t-case mesmo essas comparações de relação de marchas de nada importam..
Marcelo J Manente
14/12/2015, 19:10
Pelo relato não é a caixa de marchas e sim a caixa de transferência, caso seja a t-case mesmo essas comparações de relação de marchas de nada importam..
Fernando,
Vc está certo, eu confundi as coisas.
Mas a boa notícia é que não era nada daquilo que eu pensava...
Era a cruzeta q era original de fábrica. Olhem na foto o estado que ela estava!!!
Mandei ver as outras e está tudo ok.
Abraços.
OliverThies
16/12/2015, 14:40
Vish...essa caixa de câmbio tem que aprontar muito p vc conseguir quebrar kkkk.
Marcelo J Manente
16/12/2015, 15:42
Vish...essa caixa de câmbio tem que aprontar muito p vc conseguir quebrar kkkk.
Ainda bem.
Abç.
Marcelo J Manente
24/12/2015, 08:10
Moderador,
Não dá pra apagar este post visto que o problema era outro e pode confundir as pessoas q acessam o forum???
Agradeço antecipadamente.