Conectar

Ver Versão Completa : Jalapao jan 16

paulosergio
09/12/2015, 14:36
Ola,
Baseado em varios relatos aqui descritos resolvi dar uma volta pelo jalapao agora em janeiro. Devo sair dia 09 e retornar 15/01.

Gostaria de saber de quem ja foi para la, se ha algum tipo de sinalizacao ou placas indicando os principais atrativos turisticos. Ou se é mais ou menos como a Serra da Canastra, onde voce tem que ter uma boa base de como andar por la e ir meio nas informaçoes de corpo a corpo.

Aproveito e deixo o convite para quem tiver interesse em conhecer o Jalapao.

ivancgbsb
09/12/2015, 14:58
Voltei de lá a semana passada. Chuva e muita lama. Bom, porque nos areiões fica mais fácil.
Até que tem placas indicativas e sempre alguém disposto a ajudar. Se vc tiver um GPS ajuda muito !
Talvez vá de novo com meu filho em jan16, mas ainda não está certo.
Já tem o roteiro ? Pousadas reservadas ? ....

Estou a disposição.

paulosergio
09/12/2015, 15:58
Ola Ivan, Estou acabando de traçar o roteiro. Na verdade estou seguindo de um colega que tambem foi esse ano e fez um belo descritivo com coordenadas e tudo mais.
A pousada devo reservar apenas a de Ponte Alta que é a entrada do passeio. Mas acredito que por ser um periodo chuvoso nao tenha problema de encontrar vagas.
Qualquer coisa eu dou um grito. obrigado

titanium
09/12/2015, 19:20
Ola Ivan, Estou acabando de traçar o roteiro. Na verdade estou seguindo de um colega que tambem foi esse ano e fez um belo descritivo com coordenadas e tudo mais.
A pousada devo reservar apenas a de Ponte Alta que é a entrada do passeio. Mas acredito que por ser um periodo chuvoso nao tenha problema de encontrar vagas.
Qualquer coisa eu dou um grito. obrigado

Grande Paulo!

Meu camarada, nunca fui ao Jalapão, mas tenho ouvido dizer que é tudo muito longe!
As atrações ficam distantes umas das outras e as estradas não ajudam a desenvolver (velocidade), pois tem muita costela-de-vaca.

:)

Abraços!

paulosergio
09/12/2015, 22:35
Ola Daniel, saudades do amigo e familia.
pois e, ja estou alertado qto a isso. Agora e temporada de chuva e creio que isso amenize um pouco.
Muito embora o periodo adequado para ir ao Jalapao seja entire maio e outubro, eu so vou conseguir ir agora em janeiro, mas acho que vai valer a Pena pois sera um dos poucos destino do Brasil que me restam conhecer no qual eu sonho ha algum tempo. Grande abraco

roberto.cardoso@ig.com.br
14/12/2015, 15:19
Paulo... estamos saindo de SP no dia 02/01 e voltando no dia 14/01... uma pena não ser no mesmo período.. mas quem sabe nos encontramos pelo caminho.

3 defenders 110, o roteiro básico é Chapada dos Veadeiros, Jalapão e Terra Ronca. Tentando acampar no máximo de lugares!!!

Abraços,

titanium
14/12/2015, 18:22
Ola Daniel, saudades do amigo e familia.
pois e, ja estou alertado qto a isso. Agora e temporada de chuva e creio que isso amenize um pouco.
Muito embora o periodo adequado para ir ao Jalapao seja entire maio e outubro, eu so vou conseguir ir agora em janeiro, mas acho que vai valer a Pena pois sera um dos poucos destino do Brasil que me restam conhecer no qual eu sonho ha algum tempo. Grande abraco

Salve salve Paulo!

Pois é... há tempos não nos encontramos!....
A vida anda corrida ultimamente.. espero ir à SP no ano que vem para ver os amigos!
Pode ter certeza que faremos contato!
:D

Esse lance de "época ideal" eu acho meio complicado...
Exemplo: eu também prefiro andar em estrada de terra na época de (início) chuvas! acho muito mais "macio".

Está com tracks em mãos? já montou roteiro?
Marcel vai subir para fazer Rota das Emoções e provavelmente irá passar por jalapão, na ida ou na volta.

Eu, em princípio, ficarei "de molho" esse final de ano.
Mas quero combinar alguma "internacional" no meio do ano que vem...
Quem sabe combinamos algo!?
:)

Abraços!

titanium
15/12/2015, 19:42
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/12/parque-estadual-do-jalapao-reune-trilhas-cachoeiras-e-dunas.html

cefjorge
15/12/2015, 22:27
Pessoal estou indo fazer a mesma viagem, partindo de BH no dia 31 de janeiro de 2016. Alguem mais indo nesta data??

mario de paula pinto
15/12/2015, 23:58
ola ,dá p ir passando por januaria (MG).De lá para chapada gaucha para então atravessar o parque grande sertões veredas.Dai me falaram que pode-se ir para o terra ronca ,depois jalapão.Tenho um jinmy mas não tenho copiloto .E tenho todo o tempo do mundo pois estou aposentado.

jorgeffn
16/12/2015, 00:06
ola ,dá p ir passando por januaria (MG).De lá para chapada gaucha para então atravessar o parque grande sertões veredas.Dai me falaram que pode-se ir para o terra ronca ,depois jalapão.Tenho um jinmy mas não tenho copiloto .E tenho todo o tempo do mundo pois estou aposentado.

Putz... caminho bem interessante heim! não tinha pensando nele (não que esteja pensando em ir ao Jalapão por agora), mas vou guardar essa dica!! no meio do ano eu subi o São Francisco de Pirapora até Januária, de lá a ideia era ir direto para a Chapada Gaúcha e o Parque passando pela Serra das Araras, mas aí conversando com o pessoal em Bonito de Minas acabei indo até o rio Carinhanha na divisa com a Bahia, onde acampei por alguns dias para depois ir para a Chapada... foi uma boa escolha, apesar de perder a Serra das Araras o Carinhanha foi sensacional.....

desculpem o off... e a todos que vão para o Jalapão, que curtam bastante.... o lugar para ser incrível... em breve, espero dar umas voltas por lá também! ah.. e teve um forista que teve lá de Jimny e fez um track interessante do caminho.. vou ser se acho por aqui e posto...

abs!

16/12/2015, 00:46
Opa, estamos saindo de SP no dia 02/01... previsão de chegar em Ponte Alta no dia 07 e dormir no camping do Vicente no dia 08 e 09.

Abraços,

Pessoal estou indo fazer a mesma viagem, partindo de BH no dia 31 de janeiro de 2016. Alguem mais indo nesta data??

cefjorge
17/12/2015, 23:18
Volto do ja,apao dia 8 fevereiro, passando pela chapada dos veadeiros!! Onde fico ate o dia 11 de fecereiro.

paulosergio
24/12/2015, 16:25
Opa, estamos saindo de SP no dia 02/01... previsão de chegar em Ponte Alta no dia 07 e dormir no camping do Vicente no dia 08 e 09.

Abraços,
Ola Roberto, estaremos em ponte alta no dia 10.
me passe o sue roteiro que poderemos nos encontrar

E. Mac
24/12/2015, 17:37
Minha contribuição:

- Entrei no Jalapão nas duas vezes que lá estive por Mateiros (várias atrações ficam por lá), vá até Dianópolis e pergunte o caminho direto para Mateiros;

- Em Mateiros fiquei nas duas vezes na pousada Panela de Ferro, pertence a um casal de São Paulo e tem um café da manhã bem razoável, quarto com ar e TV aberta e preparam uma matula para vc ir aos passeios, mas há várias outras;

- Na primeira vez eu fui com guia, na segunda não, mas fique bem atento quanto à trilhas para as atrações, pois quando sai da estrada de circulação, às vezes há 2 ou mais trilhas para o mesmo local, e há sempre uma delas que não está em boas condições. Informe-se no centro de atendimento ao Turista;

- Combustível, saia abastecido de Dianópolis e complete o tanque assim que chegar em Mateiros. Há dois postos, mas apenas um havia Diesel S-10 (isso em setembro de 2015). Quando fui abastecer no dia de ir embora não havia combustível em nenhum dos dois postos, problema de logística. As Atrações são distantes, teve um dia que eu andei mais de 120 Km, e se vc sair por Ponte Alta irá rodar 160 Km sem posto, e se voltar por Mateiros serão uns 150 Km;

- Alimentação, prepare-se para ter refeições que eles estão habituados a fazer: arroz, feijão e carne, bovina ou frango. Na última vez eu só ví duas folhas de alface. Não espere nada Gourmet, em algumas atrações eles preparam refeição. A noite tem um casal em Mateiros que faz espetinho que acompanha mandioca e feijão tropeiro, muito bom e vale por uma refeição.

- No mais, divirta-se. Sempre carregue água e se for nas dunas ver o por do sol não seja o último veículo a sair de lá, pois obviamente fica escuro e se atolar na areia não terá quem o retire de lá

Abs

Evanio Machado

paulosergio
30/12/2015, 12:50
Boas dicas.
Antecipei minha saida para o dia 02 chegando em ponte alta no dia 03

Mais alguem?

30/12/2015, 14:17
Paulo, vamos sair no dia 02 também, mas vamos conhecer alguns lugares da Chapada do Veadeiros... olha o roteiro.

02/01/2016 - dia 01 - São Paulo, SP - Cristalina, GO - 877KM
03/01/2016 - dia 02 - Cristalina, GO - Vila de São Jorge, GO - 355KM (Vale da Lua)
04/01/2016 - dia 03 - Vila de São Jorge, GO - Cavalcante, GO - 125KM (Cachoeira Santa Barbara, Capivara)
05/01/2016 - dia 04 - Cavalcante, GO - Rio da Conceição, TO - 398KM (pernoite)
06/01/2016 - dia 05 - Rio da Conceição, TO - Ponte Alta do Tocantins, TO - 128KM (cachoeiras e pedra furada)
07/01/2016 - dia 06 - Ponte Alta do Tocantins, TO - Mateiros, TO - 159KM (sussuapara, velha, dunas)
08/01/2016 - dia 07 - Mateiros, TO - Fervedouros, Formiga, Mumbuca - 87,3KM - dormir no vicente
09/01/2016 - dia 08 - Dia de folga pra curtir a cachoeira... descanso no Vicente!!!!
10/01/2016 - dia 09 - Mateiros, TO - Parque Estadual Terra Ronca, GO - 549KM
11/01/2016 - dia 10 - Terra Ronca
12/01/2016 - dia 11 - Terra Ronca
13/01/2016 - dia 12 - Parque Estadual Terra Ronca, GO - Cristalina, GO - 476KM
14/01/2016 - dia 13 - Cristalina, GO - São Paulo, SP - 877KM

Estaremos em 3 defender's 110.

Abraços,

Boas dicas.
Antecipei minha saida para o dia 02 chegando em ponte alta no dia 03

Mais alguem?

Brunospf
28/02/2016, 22:45
Pessoal, estou pensando em sair de salvador sozinho e ir no jalapao. se tiverem os traklogs para me mandar e dicas de viagens, agradeço. estou fazendo o roteiro.

tenho um gps garmin 78s e uso mapas do tracksource.

sds

Bruno

Paulo, vamos sair no dia 02 também, mas vamos conhecer alguns lugares da Chapada do Veadeiros... olha o roteiro.

02/01/2016 - dia 01 - São Paulo, SP - Cristalina, GO - 877KM
03/01/2016 - dia 02 - Cristalina, GO - Vila de São Jorge, GO - 355KM (Vale da Lua)
04/01/2016 - dia 03 - Vila de São Jorge, GO - Cavalcante, GO - 125KM (Cachoeira Santa Barbara, Capivara)
05/01/2016 - dia 04 - Cavalcante, GO - Rio da Conceição, TO - 398KM (pernoite)
06/01/2016 - dia 05 - Rio da Conceição, TO - Ponte Alta do Tocantins, TO - 128KM (cachoeiras e pedra furada)
07/01/2016 - dia 06 - Ponte Alta do Tocantins, TO - Mateiros, TO - 159KM (sussuapara, velha, dunas)
08/01/2016 - dia 07 - Mateiros, TO - Fervedouros, Formiga, Mumbuca - 87,3KM - dormir no vicente
09/01/2016 - dia 08 - Dia de folga pra curtir a cachoeira... descanso no Vicente!!!!
10/01/2016 - dia 09 - Mateiros, TO - Parque Estadual Terra Ronca, GO - 549KM
11/01/2016 - dia 10 - Terra Ronca
12/01/2016 - dia 11 - Terra Ronca
13/01/2016 - dia 12 - Parque Estadual Terra Ronca, GO - Cristalina, GO - 476KM
14/01/2016 - dia 13 - Cristalina, GO - São Paulo, SP - 877KM

Estaremos em 3 defender's 110.

Abraços,

ivancgbsb
29/02/2016, 08:35
Pessoal, estou pensando em sair de salvador sozinho e ir no jalapao. se tiverem os traklogs para me mandar e dicas de viagens, agradeço. estou fazendo o roteiro.
sds
Bruno

Bom dia Bruno.
Os mapas do TrackSource já tem praticamente tudo que você precisa.
Fui algumas vezes ao Jalapão. Veja: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/viagens-ao-jalapao
e https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/jalap

Estou a disposição.

cezarsantiago
29/02/2016, 20:31

sds

Bruno

Boa noite Bruno!

Vai em qual período pro Jalapão?

Brunospf
01/03/2016, 14:08
Olá Cezar, ainda não decidi a data. Tenho uma licença para tirar no trabalho e penso usá-la para ir no Jalapão.

Sabe dizer quais os melhores meses para visitar a região ?

Já consegui, através do wikiloc, o trak para GPS do caminho de entrada na região através de Coaceral (BA). Esse será o caminho de ida que pretendo fazer: SSA-BARREIRAS-COACERAL-MATEIROS...

sds

Bruno

Boa noite Bruno!

Vai em qual período pro Jalapão?

cezarsantiago
02/03/2016, 08:19
Olá Cezar, ainda não decidi a data. Tenho uma licença para tirar no trabalho e penso usá-la para ir no Jalapão.

Sabe dizer quais os melhores meses para visitar a região ?

Já consegui, através do wikiloc, o trak para GPS do caminho de entrada na região através de Coaceral (BA). Esse será o caminho de ida que pretendo fazer: SSA-BARREIRAS-COACERAL-MATEIROS...

sds

Bruno

Esse é o melhor caminho pra que vai de Salvador.
A época mais indicada pra visitar o jalapão é entre maio e setembro, período de estiagem!
Não conheço o jalapão, conheço o Brasil quase todo e o jalapa nada! kkkkk Já planejei umas 5 vezes, mas na hora H a galera "bate fofo".
Vou acompanhando aqui o andamento, se der certo talvez vc tenha companhia na expedição!

Abraço.