PDA

Ver Versão Completa : Edge - consumo....



Junior Giacchini
09/12/2015, 08:36
Salve amigos......

gostaria de trocar uma ideia com vcs....sei que se tratando de motor 6cc....nao pode-se esperar muita coisa qto ao consumo. Mas percebo uma coisa em relaçao a Edge. Comprei recentemente uma 2009/2009 com 46500km originais...comprei em nov/2015....e fiz minha primeira viajem longa com ela ontem, 08/12/15.....indo Realeza a Francisco Beltrao...sudoeste do Paraná.
Percebi que o consumo dela dentro da cidade é na faixa de 4 a 5km/lt.....na estrada falaram que a mesma fazia acima de 10 km/lt.....o que passou longe....andando de boa....de 100/120km....pra ir ela nao fez mais que 7,5km/lt e na volta chegou a uns 8km/lt....pois para voltar o trajeto tem mais descida.

O que questiono é o seguinte....ela vem de fabrica com limitador de velocidade nos 180km....e alem do cambio ser de 6 marchas...percebo que ele segura, da a impressão, que um pouco travado na marcha, segurando rotação alta....ele nao tem uma troca suave e continua......percebo isso, pois minha esposa tem uma ASX 2011 6m e é bem diferente....

Sera que eliminando o limitador de velocidade....nao melhoraria questao de consumo/cambio????

Valeu amigos e ate mais

guga100
09/12/2015, 09:55
Bom dia
O consumo dela é isso msm. Entre 4 e 5 dentro da cidade e na estrada na faixa de 8 por litro. Mais que 10km/l é bem difícil.
O que pode ajudar um pouco o consumo na estrada é o piloto automático, usa ele sempre que possível e já dá uma melhorada.

O limitador n vai influenciar no consumo ou na suavidade das trocas de marcha. Ele só vai atuar na velocidade final msm.
Então tirar ele ou n, n vai mudar nada no teu caso.

Ela utiliza aqueles câmbios inteligentes, que se adaptam ao tipo de motorista. Já que vc tem ela a pouco tempo, experimenta resetar ele. Desconectando a bateria por uns 5 min já reseta está parte adaptativa do câmbio. E pode dar uma melhorada nas trocas. Isso n faiz milagre, mas pode suavizar um pouco as trocas

Junior Giacchini
09/12/2015, 10:42
Blz Guga....obrigado pela dica.....

Junior Giacchini
09/12/2015, 14:49
Uma duvida Guga......o piloto dela seria usar aquele função O/D desligada....correto.....apertando aquele botao que ha na alavanca de cambio......é isso ou estou errado. pois pelo que li, com ela ligada o motor fica mais seguro, em função de servir como freio motor e ajudar em declives e tal.....seria isso?

Obrigado

guga100
09/12/2015, 18:44
O botão o/d, significa over drive, e quando esta ativado ele reduz uma marcha. Isso é útil para caso vc esteja carregando muito peso ( 5 pessoas mais malas por exemplo) assim em uma subida mais forte, ela vai segurar uma marcha mais baixa, deixando o motor trabalhar em um giro mais alto, assim a transmissão n precisa ficar reduzindo no meio da subida. O msm serve para quando esta descendo algum morro longo, assim ela utiliza o freio motor.
São as únicas situações que vc vai utilizar o O/D normalmente. Andando no plano ou sem muito peso, deixa ele sempre desativado, assim ela irá utilizar todas as marchas normalmente.


Já o piloto automático, serve para manter a velocidade que vc programou, se vc colocou em 110km/h, ela mantem está velocidade constante, sem precisar pisar no acelerador. (Ela n freia sozinha, em uma descida longa é normal ela ganhar mais velocidade. ). A vantagem de usar isso, é que n tem a oscilação do teu pé no acelerador, deixando a vel sempre constante.

Pra ativar, nos botoes do volante (os botões da esquerda se n me falha a memória) vai ter os comandos do piloto automático. Vai ter on/off (ligar ou desligar, e quando ligar já vai indicar no painel)
Set + (para gravar a velocidade, com o carro em movimento vc aperta ele e o carro fica nessa velocidade. Se vc estiver a 100km/h e apertar ela manterá está velocidade)
Set - ira diminuir 5km/h da velocidade programada.
Set + ira adcionar mais 5km/h na velocidade programada.
Caso aperte no freio ou no acelerador o sistema é desativado automaticamente.
Para voltar a velocidade que estava programada, aperta Resume.

No manual vai estar explicado melhor rs, dei só uma explicada simples.

Junior Giacchini
09/12/2015, 23:57
Guga. ...tua explicação da de 10 a 0 no manual....kkkkk....Obrigado novamente. O que peca a Ford nesse quesito é. ..o o/d poderia vir de fábrica desligado e quando necessário faria seu acionamento. Outra coisa simples é questão do sync. Pq antes da venda já não fazem atualização do sistema...colocando mapa em português. Vc tem q ir na CC...fazer um agendamento e ver se liberam para fazer gratuitamente o serviço de atualização. Caso não liberarem...tiveram coragem de dizer q custa r $2000.00 o cartão do GPS. Com esse valor...coloco um kit multimidia bem mais completo e sobra uma boa grana......rsrsrs....valeu

guga100
10/12/2015, 09:14
Mas ele vem desligado, o o/d só ativa quando acende a luz no painel.
É que na verdade, o over drive, seria uma marcha com a relação inferior a 1:1. Por exemplo: em um carro de 5 marchas, a 5 possui uma relação 1:0,8(só de exemplo). Então quando vc liga o botão ali, na verdade vc está desativando o over drive da caixa. Claro que em um câmbio automático moderno (que é o teu caso) ele faiz bem mais do que só retirar a última marcha, ele faiz todo aquele processo que eu comentei ali em cima.
Então quando o botão n está pressionado (a luz do o/d no painel desligado) o cambio está trabalhando normalmente.

Eu trabalhei em concessionária da Ford por uns 5 anos, e por mais ridículo que seja, o preço do cartão é esse msm rsrs.

Mas a css tem que fazer a atualização gratuita, msm se o carro n tem mais garantia ( ela só n vai fazer caso o carro tenha sido importado de forma independente)
Mas tem css que quer tirar uma grana dos clientes, e fala que o serviço é cobrado. Uma dica que eu te dou é, liga direto para o 0800 da Ford e fala que vc compro a edge a pouco tempo e o gps ainda está o estrangeiro. Ela vai pedir o VIN (número do chassis) e uns dados teu. Daí a ford vai agendar o serviço pra ti na css de forma gratuita.


Mas tá curtindo a Edge? É boa de dirigir né. Aquele teto solar dela é animal. Em um dia de chuva msm fica muito show deixar a venesiana aberta só pra ver a chuva cair no vidro rs. Só n é bom quando esta dando trovoada, tu leva cada susto com aquele clarão dentro do carro rsrs.

Junior Giacchini
10/12/2015, 15:54
Cara...um puta carão....minha esposa tem uma ASX....e te digo....por ser 2 anos a menos.....a Edge mata a pau em conforto, silencio...suspensao....é um ótimo carro. Isso que a minha é das antigas ainda...rsrsrsr 09/09....a 2011 em diante é muito bonita.....

voltando ao assunto do overdrive.....entao...quando ligo ela, clico no botao e aparece no painel o/d off....e ligando o carro e nao apertando o botao...ele nao acusa nada......

Qto a ligar na Ford...ja liguei e peguei um numero de protocolo.....quando for a Francisco Beltrão ou Dois Vizinhos, onde tem concessionarias Ford proximas da minha cidade....vou levar o codigo.....e ver no que da.....Mas estou com o pé atras com isso, pois o carro veio com uma camera de re que tenho impressao que nao é original...(pelo que li no manual acho que nao vem - o que vc me diz disso)....e a camera esta danificada...fica tudo embaçado no visor, sendo que vou ter que trocar ela. Se nao vem original, creio que irao dizer que foi alterado configuraçao original e nao irao cobrir essa atualização. Outra coisa que me chamou atençao é que o USB que tem no console central....onde escora o braço...ele tb nao da sinal nenhum...vc coloca o pen drive e tenta selecionar, ele informa que nao ha comunicaçao e manda procurar a agencia.

Valeu pela conversa Guga.....e obrigado pelas explicações....

guga100
10/12/2015, 18:37
Rs, realmente a minha explicação fico meio confusa ali na parte do o/d.

Exatamente. Aperto o botão, desliga o o/d. N aperto, o/d funcionando normalmente.

Ela só começou a vir com câmera de ré no modelo mais novo. Neste, que eu me recordo pelo menos n tinha.
O pessoal costuma instalar dps um módulo a mais ali para desbloquear o Sync e conseguir colocar a câmera.

De todas as edges e fusions que eu atualizei o gps, sempre que eles tinham algo a mais instalado ali, era um trabalho para atualizar rs. Já que o aparelho pra atualizar n fazia a conexao corretamente.

E o gps original dela n é muito bom, ele é meio chatinho de mexer rs.

Mas tenta atualizar, o gps dela n é muito bom mas quebra um galho rs.

guga100
10/12/2015, 18:43
Sobre o pen drive, ele tem que ter somente música ou foto. Qualquer outro arquivo ele já fica ruim de conectar. Principalmente se tem algum arquivo .exe, já que o sync tenta abrir ele.
O correto é deixar um pen drive só pra ela. Pega o teu pen drive, formata ele e coloca as músicas. Deve funcionar ;)

Junior Giacchini
13/12/2015, 14:54
Acho que o problema do leitor usb é mais grave, pois coloquei pen drive zerado.....e varios tipos de extensao.... mp3, wave, ac3....e nada de ler......só diz erro de conexao procure concessionaria.....

mais nada.....rsrrssrsrsrsrrs........vamos ver, qdo der um tempo vou ver esses impecilhos.....ou como falei, comprar um kit multimidia completo.....ai nao incomoda mais.....rsrsrsrsrsrsrsrs

guga100
13/12/2015, 16:12
Rs, então a mordida pode ser grande. Pode ser só o cabo com problema (o que conecta a porta usb até o modulo) daí é tranquilo, mas pode ser modulo tbm.

Pois é, se troca a central já resolve os problemas rs

Junior Giacchini
15/12/2015, 08:43
brother Guga....vc que é quase primo irmao do neto do Henry Ford....kkkkkk......estou com ideia de retirar os 2 silencioso traseiro da Edge e colocar o silencioso jk e fazer 2 saidas mais bacana.....deixando com um ronquinho legal ...... fui conversar com um mecanico agora e o cara falou que pode ser que de problema na edge, pois pode diferenciar a pressao do motor e parar de funcionar. Cara, ja trabalhei muito tempo com mecanica e acho isso muito dificil de acontecer..... estou vendo com uma empresa que faz escapes inteiros dimensionados de Maringa....a Inga Escapamentos. Eles fazem desde o catalizador ate o final.....mas ta demorando pois precisam de um carro para fazer o molde...e moro a uns 480 km de la....falando com o proprietario, o mesmo falou que usaria esse tipo de abafador, jk...para fazer. Que vc acha, qto a questao de prejudicar o veiculo, acho meio improvavel isso...acho que o cara nao quer é fazer o serviço....rsrsrsrsr

guga100
15/12/2015, 16:08
N vai dar problema.
Daria problema se logo após os catalisadores vc cortase fora o escapamento, daí sim poderia dar uma leitura errada nas sondas (e consequentemente poderia começar a falhar).
Mas já que tu vai manter a saida do escapamento lá atrás do veículo e só mudar o silencioso e as ponteiras, n vai ter problema nenhum. Só n avacalha muito no diâmetro do cano, já que ela tem um escapamento bem dimensionado já.

Tinha um cliente uma veiz que mudo o escapamento de um fusion v6, trocando os silenciosos que nem vc está querendo fazer. Pensa em um ronco bonito rs, na marcha lenta ou andando normal n mudava tanto o barulho, mas era acelerar que o bicho roncava bonito rsrs.

Junior Giacchini
17/12/2015, 10:10
assim que trocar o escape....posto um video