Conectar

Ver Versão Completa : Land Rover Defender 110 - 300 TDI - 1997 - Desbravando Horizontes

FabianCM
07/12/2015, 21:15
Buenas pessoal esse é o meu primeiro post aqui no fórum e gostaria de compartilhar com vocês a minha primeira aquisição de veículo 4x4.
Estava a muitas e muitas luas a procurar de uma Defender 110 para fazer viagens, passeios e porque não uma casa (motor home).

Depois de um longo tempo lendo aqui o fórum, aprendi e tirei muitas dúvidas com relação a mecânica com as dicas do Clemente, assim como deve ser feito para recuperar as partes estragadas do veículo com o Meccano, entre outros que também dão muitas dicas por aqui.

Desejo neste tópico compartilhar com vocês as aventuras, alegrias, problemas, dicas e tudo mais um pouco.

518090

FabianCM
07/12/2015, 21:27
Hoje está completando a primeira semana de vida da defender em minhas mãos, comprei ela na black friday (27/11/2015) do Abel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/146665-land-rover-defender-110-300-tdi-1997-elleanor.html).

Assim que peguei ela, senti que havia muitas diferenças entre o meu antigo carro (Gol G3 2.0), pelas quais posso citar:
- Aceleração lenta
- Um veículo enorme (quase um caminhão)
- Dificuldade para estacionar.

Desde o principio eu já sabia dessas peculiaridades, portanto não foram impecilhos para a compra da Land.

FabianCM
07/12/2015, 21:33
Após uma semana de uso na cidade percebi que ela tem vários pontos de barulho e um que estava me incomodando bastante era o estepe traseiro que ao andar em uma rua cheia de buracos ou de paralelepípedos o estepe teimava em ficar batendo na porta traseira.
Mas agora na noite eu resolvi esse problema colocando uma borracha com 1 cm de espessura dobrada em duas partes, colocando entre a porta e o suporte do estepe.

Não, não é a melhor solução para o problema, mas agora tenho tempo de ir atrás da solução correta. =D

518091

Rubens Linhalis
07/12/2015, 22:55
E ai Fabian,

Bem vindo ao forum... e ao mundo Land Rover ! Serao novos horizontes mesmo, e a Def foi muito bem cuidada pelo Abel.. parabens pela compra! É literalmente um carrao!

FabianCM
08/12/2015, 09:05
Obrigado Rubens e que venha muitos horizontes novos para serem descobertos hehehe
Bah estava olhando o teu blog, minha ideia é fazer uma viagem também pela América do Sul com ela, mas isso lá por 2017~2018.
Até lá quero ir fazer viagens curtas e ir preparando ela para essa grande jornada.

ary nunes
08/12/2015, 21:15
Boa noite Fabian

Ben vindo ao hospício e qualquer coisa prende o grito.

Abraço

Ary
Defender110 2004

titanium
09/12/2015, 07:02
Fabian, seja bem vindo ao fórum!!

Você pegou uma viatura de um forista muito cuidadoso, o Abel!

Os detalhes da viatura farão você se "aproximar" mais ainda dela...

Abraços

FabianCM
09/12/2015, 15:04
Boa noite Fabian

Ben vindo ao hospício e qualquer coisa prende o grito.

Abraço

Ary
Defender110 2004

Valeu Ary, um grande abraço!

FabianCM
09/12/2015, 15:05
Fabian, seja bem vindo ao fórum!!

Você pegou uma viatura de um forista muito cuidadoso, o Abel!

Os detalhes da viatura farão você se "aproximar" mais ainda dela...

Abraços

Titanium, esse foi um dos motivos pelo qual eu quis comprar a defender, já conhecia o histórico dela hehehe
Abraço

FabianCM
09/12/2015, 15:28
Desde o dia que saí para fazer uma avaliação na viatura notei que ela está com problemas para engatar a segunda e terceira marcha. Pelo que pesquisei pode ser problema no platô, mas vou poder ter certeza só semana que vem quando levar na oficina para verificar.

titanium
09/12/2015, 19:09
Desde o dia que saí para fazer uma avaliação na viatura notei que ela está com problemas para engatar a segunda e terceira marcha. Pelo que pesquisei pode ser problema no platô, mas vou poder ter certeza só semana que vem quando levar na oficina para verificar.

Posso estar enganado.... mas acho que o Abel trocou o cilindro da embreagem, não foi!?
Se tiver ocorrido isso, pode ser ar no circuito...

De toda forma, o mecânico saberá indicar o que é com maior precisão.

Abraço

Meccano
09/12/2015, 22:50
Olá Fabian! pode ser mesmo embreagem, apesar que vale comentar que os´´tempos´´de engate na Defender

diferem bastante dos carros atuais, as trocas pedem um tempo maior mesmo, no meu caso a terceira tambem

dava uma certa enroscada até perceber que fazendo mais´´naturalmente´´, a mudança de marcha acontecia sem problema.

Boa solução do calço na quinta porta, tão boa que as vezes o provisório periga ficar definitivo hehehe!

Grande abraço, seja bem vindo ao time e disponha sempre!

ftr_santos
10/12/2015, 10:04
Na minha a 2ªe a 3ª também dão uma raspada às vezes, mesmo com a embreagem e os cilindros novos...

Acho que é normal, tem que engatar mais devagar mesmo ou, como faço às vezes, uma pequena acelerada depois de pisar na embreagem e desengatar a marcha anterior.

roberto.cardoso@ig.com.br
10/12/2015, 13:14
Parabéns pela aquisição!!!

Sua vida terá novos horizontes!!!

Abraços,

Denilsom
10/12/2015, 16:02
Bacana a Defender , muito bom quando a gente realiza um sonho. ja li o topico desse carro muito bem cuidado, mas o dono trocou as rodas para vender ? pois ja vi fotos dela com rodas de liga, uma pergunta colega o ar condicionado dela gela bem? pois tenho uma 96 com mesmo painel e o ar não e bom.

FabianCM
11/12/2015, 13:27
Posso estar enganado.... mas acho que o Abel trocou o cilindro da embreagem, não foi!?
Se tiver ocorrido isso, pode ser ar no circuito...

De toda forma, o mecânico saberá indicar o que é com maior precisão.

Abraço

Então ontem comecei a organizar toda a documentação, histórico, notas que o Abel tinha gasto com ela, ainda tem muitas notas para organizar mas até agora não encontrei essa nota.
Abraço

FabianCM
11/12/2015, 13:29
Olá Fabian! pode ser mesmo embreagem, apesar que vale comentar que os´´tempos´´de engate na Defender

diferem bastante dos carros atuais, as trocas pedem um tempo maior mesmo, no meu caso a terceira tambem

dava uma certa enroscada até perceber que fazendo mais´´naturalmente´´, a mudança de marcha acontecia sem problema.

Olá Maccano, então se eu tento fazer uma troca rápida da aquela raspada na caixa, mas se faço com calma a troca de marchas vai suave (todas as marchas). Pode ser um comportamento normal desse tipo de veículo, não sei.

FabianCM
11/12/2015, 13:31
Boa solução do calço na quinta porta, tão boa que as vezes o provisório periga ficar definitivo hehehe!

Grande abraço, seja bem vindo ao time e disponha sempre!

Bah não quero deixar essa coisa feia nela não, to na procura de algo que resolva o problema de forma correta.
Abraços

FabianCM
11/12/2015, 13:33
Na minha a 2ªe a 3ª também dão uma raspada às vezes, mesmo com a embreagem e os cilindros novos...

Acho que é normal, tem que engatar mais devagar mesmo ou, como faço às vezes, uma pequena acelerada depois de pisar na embreagem e desengatar a marcha anterior.

Olá Santos!
Então quando eu faço a troca de marchas de uma forma mais suave não percebo esse problema. Deve ser mesmo o tempo de troca de marchas que eu preciso aprender, pois era acostumado com carro normal e não com um "caminhão" hehehe

Abraço

FabianCM
11/12/2015, 13:34
Parabéns pela aquisição!!!

Sua vida terá novos horizontes!!!

Abraços,

Valeu Roberto!
Mal posso esperar janeiro para começar a viajar com ela ;)

Abraços

FabianCM
11/12/2015, 15:12
Bacana a Defender , muito bom quando a gente realiza um sonho. ja li o topico desse carro muito bem cuidado, mas o dono trocou as rodas para vender ? pois ja vi fotos dela com rodas de liga, uma pergunta colega o ar condicionado dela gela bem? pois tenho uma 96 com mesmo painel e o ar não e bom.

Olá Denilsom!
Um dos pontos positivos para a compra dessa Defender foi o fato de eu ter acompanhado (li toda a história) que o Abel passou e as trocas de peças que ele fez.

Sim, ele acabou trocando as rodas pelo início do ano, junto com o quebra-mato :'(

Quanto ao ar condicionado, bom digamos que o melhor seria falar ar-direcionado.
O Abel disse que não usou o ar, então já sabemos que não está funcionando.

Assim que transferir o carro, vou levar para ver o ar-condicionado.

Abraço

FabianCM
12/01/2016, 09:11
Bom dia pessoal!
Fiquei um longo tempo sem escrever aqui, pois estava esperando fazer umas viagens e ver como o carro se comportou.
Depois de quase 3k km vejo que o carro só está incomodando naquele ponto que falei da marcha.

Como eu ainda estava na correria para arrumar a elétrica para passar na vistoria, passei por algumas auto-elétricas até conseguir arrumar tudo e na última a vtr ficou por três dias parada até conseguir as peças.
Quando fui sair da auto-elétrica a caixa de marcha começou a fazer um barulho muito alto como se a marcha estivesse raspando (enquanto engatada). Saí da elétrica e fui direto na Adam4x4 (oficina muito recomendada aqui em Porto Alegre).

Assim que cheguei na oficina para fazer um orçamento o Rodrigo (dono da mecânica) já tinha ido embora, veio o seu ajudante para diagnosticar o problema, apenas escutou o barulho da caixa e ligou para o Rodrigo para fazer o orçamento.
"Rodrigo o problema é em toda a caixa, tem que trocar toda ela".
Orçamento total: R$ 3.500,00

Aqui no RS tem um grupo de Defender no whatsapp, comentei sobre esse valor e que o mecânico apenas tinha escutado, fui indicado para levar na 4WD Auto center, peguei a viatura de volta e fui levar nessa nova mecânica.

Cheguei lá e já veio um cara me atender, disse que escutou o barulho de longe :oops:
Ele se apresentou era o Henrique (dono da mecânica), questionou o que houve, pediu para dar uma volta e testar e foi explicando tudo o que poderia ser. Conforme fomos andando o barulho da caixa foi diminuindo, então ele disse que poderia ser só problema de lubrificação pois a vtr tinha ficado parada por três dias (o mais barato de resolver, só andar). Além de ser dono da mecânica ele comentou que tem uma Defender 90 do mesmo ano, ou seja conhece cada detalhe.

Saí da mecânica e continuei o dia-a-dia indo para o trabalho e voltando pra casa.
Duas semanas depois a vtr voltou a fazer o mesmo barulho, levei na 4WD e conversei com o Henrique, mas por ser final do ano ele não teria como pegar a vtr para arrumar o problema.

A defender não fez mais o barulho, mas voltei lá semana passada para deixar pra fazer a manutenção (para evitar problemas futuros), infelizmente ele não encontrou as peças aqui em Porto Alegre e ficou de enviar um email com a lista do que preciso comprar para consertar o problema.

FabianCM
12/01/2016, 09:15
Recebi o email do pelo Henrique (4WD Auto Center), agora vou atrás dos part number das peças para poder importar, segue email abaixo com relação das peças.

Boa noite Fabian!
Bom, vamos a relação

- Kit sincronizado da 1ª Marcha, interno e externo, sem a luva intermediaria;

- Kit sincronizado da 2ª Marcha, interno e externo, sem a luva intermediaria;

- Kit sincronizado da 3ª Marcha, interno e externo, sem a luva intermediaria;

- Sincronizado da 4ª Marcha;

- Retentor entrada do cambio

- Retentor saída do cambio

- Luva da saída do cambio (FTC4021) ( Essa peça eu faço no torneiro, não tem necessidade de comprar)

- Sincronizado da 5ª Marcha;

- Sincronizado da Ré Marcha; (essas duas, normalmente não apresenta muito desgaste, recomendo trocar pela mão de obra)

- 3L MTF-06

Restante das peças fica melhor providenciarmos no momento da execução.

Todas essas peças tem que ser 1ª linha, sem allmakes, britparts ou similares

Rolamentos, normalmente se consegue todos no mercado, alguns rolamentos de agulha que não se encontra, mas acredito que não seja seu problema.

Qualquer duvida me ligue ou me envie um e-mail!

abração

Henrique Josino

AAssis
12/01/2016, 10:15
Bah.... rs... Que bom q tu ta cuidando bem dela ... to aprendendo o gauchês!!! rs

Q Bom ver a Lele em boas mãos.... Como dizia joseph climber (https://www.google.com.br/search?q=joseph+climber&sa=X&ved=0ahUKEwjviPnHn6TKAhXDj5AKHVSiDwgQ7xYIGigA)...a vida eh uma caixinha de surpresas... e a defender eh uma caixona...kkk

Um prazer "ver" todos...

Algumas opinioes do que li acima...
1) Acho que o engate do cambio eh questao do tempo mesmo...
2) Eu troquei o cilindro auxiliar da embreagem no Aita (eh o cilindo do MB ) , fica bem mais leve...

Agora vou acompanhar mais ...

Doido pra ter um brinquedinho de novo ... o sonho da defender se mantem...mas minha grana sumiu... infelizmente... terei que achar um brinquedo mais barato... willys, samurai,niva, fusca, kombi...

Marcelo Oyarzábal
12/01/2016, 22:04
Fabian, esse rolamento de agulha que TODOS falam que não se encontra aqui, é história, eu comprei da Imdepa Rolamentos por R$12,00 da marca tinkem, saca todos rolamentos fora e sai pra comprar, é tudo facil, só que esse de agulha vem com outra referencia, na tekcom me pediram R$230,00 no mesmo rolamento e falaram que não existe no Brasil.
Se tiver dúvida, me manda email marceloguterrez@hotmail.com

Um abraço

Meccano
12/01/2016, 22:35
Marcelo, boa dica essa, mas procure saber se tem a folga pedida. os rolamentos tem folgas

distintas de trabalho, ao menos é assim que acontece com as motos, mais ainda se for motor de alto rendimento.

abs!

FabianCM
13/01/2016, 11:34
Bah.... rs... Que bom q tu ta cuidando bem dela ... to aprendendo o gauchês!!! rs
Mas bah tchê ta virando um "Cariocaúcho" heheheh
E to seguindo os passos do antigo dono, cuidando bem da vtr
:safari-rig:

Q Bom ver a Lele em boas mãos.... Como dizia joseph climber (https://www.google.com.br/search?q=joseph+climber&sa=X&ved=0ahUKEwjviPnHn6TKAhXDj5AKHVSiDwgQ7xYIGigA)...a vida eh uma caixinha de surpresas... e a defender eh uma caixona...kkk

Um prazer "ver" todos...

Sim heheheheh

Algumas opinioes do que li acima...
1) Acho que o engate do cambio eh questao do tempo mesmo...
2) Eu troquei o cilindro auxiliar da embreagem no Aita (eh o cilindo do MB ) , fica bem mais leve...

Então comecei a fazer as pesquisas na santa internet sobre quais peças compõe o kit sincronizado das marchas e as peças correlacionadas e acabei achando aqui no fórum um tópico sobre a Revisão da caixa de marcha R380 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/97566-revisao-caixa-de-marcha-r380.html) e o Rafael mencionou que a troca perfeita é em torno de 2.500 rpm (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/97566-revisao-caixa-de-marcha-r380-post1559442.html#post1559442). Para testar melhor como estou fazendo a troca de marcha acabei de comprar no Mercado Livre um conta-giros igual ao do Meccano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/114130-sonhando-com-defender-110-para-longas-viagens-e-camper-tudo-junto-ou-separado-post2203080.html#post2203080).

Agora vou acompanhar mais ...

Doido pra ter um brinquedinho de novo ... o sonho da defender se mantem...mas minha grana sumiu... infelizmente... terei que achar um brinquedo mais barato... willys, samurai,niva, fusca, kombi...

Volte sempre Abel =D
Enquanto tu está nesse espaço-tempo até a compra da Defender, pode pegar qualquer um desses outros brinquedinhos para se juntar com a galera, o carro é só algo físico para unir o espírito aventureiro de todos =]

FabianCM
13/01/2016, 11:38
Fabian, esse rolamento de agulha que TODOS falam que não se encontra aqui, é história, eu comprei da Imdepa Rolamentos por R$12,00 da marca tinkem, saca todos rolamentos fora e sai pra comprar, é tudo facil, só que esse de agulha vem com outra referencia, na tekcom me pediram R$230,00 no mesmo rolamento e falaram que não existe no Brasil.
Se tiver dúvida, me manda email marceloguterrez@hotmail.com

Um abraço

Bah Marcelo, valeu pela dica do site vou dar uma olhada sim =D
A única coisa ruim de sacar tudo é que ficarei sem carro para ir atrás das peças, e não tenho onde deixar para fazer isso pois moro em apartamento e meu conhecimento de mecânica é quase zero heheheh

Ainda estou aprendendo lendo nos fóruns e manuais, prefiro deixar a mão de obra para quem entende ;)

Abração

Marcelo Oyarzábal
13/01/2016, 13:44
Marcelo, boa dica essa, mas procure saber se tem a folga pedida. os rolamentos tem folgas

distintas de trabalho, ao menos é assim que acontece com as motos, mais ainda se for motor de alto rendimento.

abs!

Abrimos a caixa do def 110 do meu pai, com 290.000 e os rolamentos eram originais, o de agulha precisou ser trocado e do carretel principal também. Já rodou uns 15.000 km e até agora tudo beleza, nem vazamento nem nada. É bom conferir a folga de rolamentos.

Um abraço

Marcelo Oyarzábal
13/01/2016, 13:45
Bah Marcelo, valeu pela dica do site vou dar uma olhada sim =D
A única coisa ruim de sacar tudo é que ficarei sem carro para ir atrás das peças, e não tenho onde deixar para fazer isso pois moro em apartamento e meu conhecimento de mecânica é quase zero heheheh

Ainda estou aprendendo lendo nos fóruns e manuais, prefiro deixar a mão de obra para quem entende ;)

Abração

abrimos a caixa do Defender 110 ano 98 do meu pai, que usa pra passeios e pescarias, e precisou trocar sincronizados e dois rolamentos, aproveitamos pra ajustar o conjunto de planetária que tem dentro de uma das caixas, e ta rodando tranquilo, menos de R$1.000,00 de peças.

FabianCM
15/01/2016, 19:27
Abrimos a caixa do def 110 do meu pai, com 290.000 e os rolamentos eram originais, o de agulha precisou ser trocado e do carretel principal também. Já rodou uns 15.000 km e até agora tudo beleza, nem vazamento nem nada. É bom conferir a folga de rolamentos.

Um abraço

Bah isso é bom, depois que mexe não ter mais nenhum tipo de problema heheheh
Vou deixar a vtr semana que vem no mecânico para ele fazer uma revisão completa e já fazer um planejamento de manutenção (deixar ela em dia).

Marcelo Oyarzábal
15/01/2016, 19:58
Beleza, qualquer dúvida posta aqui. Compra os sincronizados fora, aqui no Brasil tão loucos.

FabianCM
19/01/2016, 22:02
Depois de ficar muitas e muitas luas procurando e ficar em dúvida com relação as peças fui conversar com o mecânico.
E finalmente consegui os part numbers.
3x FTC3584
3x FTC5019 ou FTC2397
2x FTC5018
1x FTC4991
1x FTC500010
1x ICV100000

Consegui comprar todos eles OEM, sendo que o FTC3584 encontrei somente na Shop4Autoparts (http://shop4autoparts.net/) o resto foi na LR Direct (http://lrdirect.com/).
Agora irei aguardar a chegada das peças para ter uma caixa em perfeitas condições =D

FabianCM
19/01/2016, 22:04
Hoje a viatura fechou 298k km e de presente irá ganhar a troca de óleo do motor amanhã hehehe

AAssis
20/01/2016, 08:04
Magavilha!!!!!

Marcelo Oyarzábal
20/01/2016, 21:34
Fabian, conforme o Abel falou, que trocou o cilindro pelo do MB, vou deixar o que sei sobre o cilindro, pois andei numa 110 com essa adaptação:

1 - Ficou muito macia
2 - As marchas não entram tão fáceis se a regulagem do varão seguir conforme a original, com aproximadamente 2 dedos de folga em cima pra não enforcar a embreagem
3 - O volume do cilindro do MB e da L200 é bem pouquinho maior que o original LR, por isso o curso muda, precisa deixar o varão da regulavem mais alto, com menos de 1 dedo em cima (isso mesmo quase enforcado) pras marchas entrar bem.

Se você arrumar a caixa e seguir com dificuldade de engate, pede pto mecanico subir o pedal, vai ficar 100%.
Não esquece que as 98 pra baixo, precisa esticar bem pras marchas engatarem suave.

Um abraço