PDA

Ver Versão Completa : Cambagem Jimny



jimyjimy
06/12/2015, 09:51
Pessoal,

Fiz meu primeiro alinhamento do Jimny. A cambagem do pneu dianteiro direito está com -0º30', quando, conforme as especificações, a cambagem deve ser entre -0º30' e +0º30. Apesar de estar dentro das especificações, o fato de estar no limite me chamou a atenção, em especial porque o Jimny não possui regulagem de cambagem. Duas dúvidas ficaram:

1) O fato desta especificação se referir ao conjunto com pneus originais (205/70R15), será que os pneus 215/75R15 ensejariam uma nova especificação?
2) É real que o calço de mola de 1,5" + prolongador que o carro tem afeta a cambagem e o cáster. Mas quanto será que iria a cambagem caso eu não os tivesse?

Aos que ainda tenham o último relatório de alinhamento de vocês, poderiam postar a cambagem dianteira do veículo, especificando pneus e outras alterações na suspensão?

Tenho feito algumas trilhas bem pesadas, e sempre fica o receio de ter empenado o eixo, apesar de nunca ter lido relato sobre empenamento no Jimny.

Obrigado! Abraços

jimyjimy
06/12/2015, 12:23
Pessoal, retificando: a cambagem deve ser entre -0º30' e +1º30

Isto é, a cambagem deve ser 0º30' +- 1º.

flaviosilvamachado
18/07/2016, 05:07
Resolveu o problema? Estou com a mesma dificuldade/duvida

MATOSWR
20/07/2016, 23:22
Resolveu o problema? Estou com a mesma dificuldade/duvida

O sistema de munhão do Jimny não permite fazer cambagem. Uma vez o cara que trocou meu pneu disse q tinha que fazer, eu perguntei como é mostrei pra ele. Ele ficou com cara de bom. Mudanças na suspensão com calços afetam mesmo a geometria. O que deve ter mais atenção é se há folga nos rolamentos do cubo e braços da suspensão.

Lucas_B
26/09/2016, 19:52
Boa noite MATOSWR blz?

Sou novo aqui e no Jimny, porém lendo aqui no forum vi que você ajuda bastante os principiantes e talvez consiga me ajudar.

Faz 2 meses que peguei o carro, semi-novo com todas revisões na CCS....e mesmo assim premiado com o Shimmy...levei na CCS para colocarem os calços (arruelas) no rolamento do munhão, inclusive deixei minha contribuição no tópico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/111384-problemas-com-balanceamento-rodas-jimny-6.html

Com tudo isso resolvi confrontar os relatórios de alinhamento e vi que a cambagem alterou muito em menos de 10 mil km em um carro que praticamente só estrada...é normal? será que tem algum erro?

a roda direita passou de zero para -0.24
a roda esquerda passou de 0.06 para zero

Vai ai uma foto do relatório antigo (colorido) e o novo (branco e preto).

536607

MATOSWR
15/10/2016, 18:57
E ai Lucas beleza, desculpe demorar responder é que não tenho entrado sempre.

Bem vejo aki muita gente preocupada com o Shimmy, mas no meu eu nunca me preocupei muito. O que eu eu faço no meu é o alinhamento e manutenção nos munhões com graxa certa a cada 50mil km. E ai o shimmy fica muito raro de aparecer. Já no o segundo jogo de pneu do meu segundo jimny e nunca tive problemas com desgaste. Meu conselho e se vc nao tiver problemas com alinhamento e desgaste deixa keto. Eu fiz manutenção no meu usando o manual da suzuki internacional e não vi nenhuma indicação para esses ajustes, alem da manutenção normal. O resto é curtir o carinho. abraços

andreluischassiforte
17/09/2024, 11:08
Amigos, eu trabalho em uma oficina de alinhamento técnico aqui em fortaleza, temos outra unidade também em Belo Horizonte.

A respeito do ângulo de cambagem do Jimny, realmente não tem regulagem, o que acontece é que com o tempo, "as rodas abrem", ou seja, o ângulo de cambagem fica muito negativo, ocasionando assim instabilidade e desgaste precoce dos pneus.

Nesse caso, para corrigir esse tipo de problema, é necessário, na maioria das vezes, fazer o desempeno da carcaça do diferencial, pois é ela que empena, fazendo com que o ângulo das rodas fiquem fora do padrão.

Aqui na nossa empresa, ... (... editado ...)