PDA

Ver Versão Completa : Ranger possuída



Desnickadu
04/12/2015, 22:26
Olá povo

Vim pedir ajuda novamente. :neutral:

A questão é a seguinte: Ranger 2001 2.5 4x4


O tópico vai ser longo pra detalhar bem oq ue já fiz.



Chegou com um estralo quando tirava o pé do acelerador na descida. Quando se usa o freio-motor, reduzida, retrocesso, ela estala. Outro problema dela era o 4x4 desativado.


Primeiro teste foi tentar encontrar a origem do estalo, descendo a rua varias vezes. Sem sucesso.
Ouve-se o estalo, sente-se a pancada, só da pra saber que vem de baixo, mas não da pra definir de qual ponto lá de baixo.


Certo, Caixa de transferência foi pra bancada e o cambio precisou ir também. Na hora de desmontar notei que a flange que liga a CT ao Cambio estava quebrada em 4 partes. Enquanto as duas luvas e a corrente da CT não chegavam, mandei as flanges da CT e do Cambio para fazer o serviço de solda. Dei uma olhada na embreagem e retirei o voltante para ver o estado do vira e do retentor, sem novidades.
As peças chegaram e tudo foi montado novamente. Inicialmente testei se a CT funcionava e sim, estava tudo funcionando. Hora de fazer o teste do freio-motor.... BARULHO!!!



De volta pra oficina, tira o cardã traseiro. Bora pra rua em 4x4... BARULHO!! Descobri ainda que as duas homocinéticas estavam estralando também.
Desta vez fui até a avenida, pois perto da oficina só pra testar em 1ª e 2ª marcha. O BARULHO se faz presente em 3ª, 4ª e 5ª também. Cadenciado, conforme a velocidade aumenta o intervalo entre os estralos diminui.



Desmonta semi-eixos e coloca o diferencial na bancada. Trizetas e tulipas com folga, homocinética estralando. Tulipas recondicionadas, uma homocinética nova e uma recondicionada. Bora pra rua, sem o cardã traseiro.... BARULHO!!



Conversando com um colega que mexe em 4x4 aqui da cidade, me avisou que a corrente que eu havia comprado era muito ruim e que pulava mesmo nova. De fato, o estralo é idêntico à corrente pulando, porém penso eu que se fosse a corrente da CT não faria oestralo em 4x2. ok. Abre a CT e troca a corrente, desta vez original FORD.

bora pra rua em 4x4.... BARULHO!
Coloca o cardã traseiro e vai pra rua em 4x2.... BARULHO!!



Desce o câmbio, debulha anel por anel. Vai pra rua em 4x2... BARULHO!!



De volta pra oficina.... pensa, pensa, pensa...
Levanta a bunda dela no macaco e acelera uma marcha pra ver se faz os estralos... Só da pra ver umas faíscas saindo da capa seca... Será que a embreagem está ruim e não ví da outra vez que desmontei? O que é um peido pra quem já está cagad*? Desci o cambio novamente pra ver que a embreagem está perfeita, nenhuma mola ruim, o numero e o diâmetro das estrias está correto.



Até agora fiz:

troca das polias e da corrente da CT [revisão geral CT]
revisão câmbio
Revisão diferencial dianteiro
Revisão diferencial traseiro
Duas tulipas/trizetas novas
Duas homocinéticas novas
revisão cardã dianteiro
revisão cardã traseiro
Revisão volante


Constatações:

virabrequim sem folga axial
motor de arranque em bom estado
entalhado [estrias] do disco de embreagem em bom estado e em número e diâmetro corretos
entalhado [estrias] do eixo piloto em bom estado
platô em bom estado, nenhuma avaria
rolamentos de roda em bom estado
nenhuma folga nas buchas e pivôs da suspensão


E os estalos continuam!!!!!!


Alguma dica pra eu não ficar careca? :putz:

guga100
04/12/2015, 23:14
Que empreitada hein.
Eu n entendi ali no final.
Quando vc levanto a traseira dela, feiz o barulho tbm ou n?

Desnickadu
04/12/2015, 23:19
Não. Sem carga não estala.

BRAVOECONOVEMBER
05/12/2015, 08:11
Que empreitada hein? Bom, a notícia ruim é que ela não tem roda livre, e por eliminação é na dianteira né? Só faltou cardã dianteiro, provavelmente homocinética. A cruzeta dele não costuma ser fonte de problema. Roda sem ele no lugar pra tirar a dúvida.
PS: a minha tá sem pq fiquei sem coifa sem perceber, botei rodas livres manuais e rodei com ele engatado e quebrou. Ficava fazendo barulho como esse que descrevesse, si no meu caso muito mais evidente.

KevSanches
05/12/2015, 09:21
Que estranho... Ia condenar os rolamentos dos cubos de roda, já que só faz barulho sem carga, mas tu disse que estão Ok... Só me vem a mente agora os semieixos. Eles estão okay? Já olhou? Pode ser algum desgaste nos semieixos, ou nas pontas de eixo, não?

joaoslf
05/12/2015, 21:25
Não. Sem carga não estala.


então da uma olhada na caçamba e/ou chassis com alguma trinca e/ou mal posicionado, tira a caçamba fora e ve se faz o barulho....

Guto Machado
05/12/2015, 23:16
então da uma olhada na caçamba e/ou chassis com alguma trinca e/ou mal posicionado, tira a caçamba fora e ve se faz o barulho....


Calço da caixa estourado, dá impressão de ser algo na transmissão, já verificou??, o barulho é bem feio...

joaoslf
06/12/2015, 21:26
Calço da caixa estourado, dá impressão de ser algo na transmissão, já verificou??, o barulho é bem feio...


também coxins do motor e da cabine, veja também..

duardobruno
07/12/2015, 13:32
Rapaz... minha F dava uns estalos assim. Resultado: Chassis! Algumas partes do Chasssis são arrebitadas e estes arrebites folgam com o tempo. Troquei por parafusos de aço. Resolvido.

Vinicius Hauagge
07/12/2015, 14:46
Tenho uma explorer com mecânica da ranger diesel 3.0 e tá ocorrendo exatamente a mesma coisa.... Barulho muito feio (parece corrente pulando dente)... Já troquei cruzetas, abri diferencial dianteiro, diferencial traseiro, reduzida e tudo perfeito... Apareceram duas coisas com problemas... Coxim da caixa quebrado e parafuso de um dos suportes do motor solto... Ela ainda não saiu da oficina, pois estou trocando os parachoques... Mas o negócio é torcer pra ter solucionado o problema!

Desnickadu
08/12/2015, 22:42
@BRAVOECONOVEMBER
os dois cardãs foram revisados, está tudo certo com eles. Mesmo em 4x2 ela estrala, então o cardã dianteiro não faz força nessa situação, logo, eliminando-o. Correto?


@KEVsanches
Os semis foram pra bancada, uma homocinética não deu recondicionamento e foi colocada uma nova no lugar, as trizetas e tulipas foram recondicionadas e os entalhados estão perfeitos.

@GutoMachado
Sim, foi colocado novo.

@joaoSLF
OK! anotado para fzer o teste assim que a embreagem chegar.
Os coxins estão todos bons. Cabine, motor, cambio e diferencial dianteiro.

@duardobruno
Ok!

@Vinicius Hauagge
vish! tomara que seja mais facil que essa aqui!


@All
Hoje levamos o disco e o platô na FF Embreagens [recomendo o trabalho deles] para inspeção.
Segundo o dono da empresa [que eu esqueci o nome], esse platÕ da ranger tem uma catraca interna que é usada toda vez que o chapéu chines é acionado. No teste dele a catraca está ruim, a placa de pressão está pulando os 'dentes' da catraca, o que teoricamente causaria o estralo que escutamos e sentimos.
Amanhã o platô será desmontado para averiguação das condições internas, conforme for vamos instalar um kit totalmente novo no lugar desse LUK [que foi trocado a pouco tempo, mas não comigo].

jardels
09/12/2015, 20:23
Desnickadu,

Gostaria que vc morasse mais próximo do Rio (rs). Sabe tudo que eu preciso aprender sobre a minha Ranger.

Seguramente terá sucesso na sua empreitada!

Grande abraço,

Jardel

joaoslf
09/12/2015, 21:46
se for caçamba, na hora de montar de novo, põe borracha daquelas que vem em cinta de tanque de combustível, deixa ela entre e caçamba e chassis, geralmente não muda os parafusos e resolve os estalos e melhora bem vibrações, já fiz várias vezes isto, e coloquei bastante carga depois sem problemas,
sds,
joao.

Desnickadu
09/12/2015, 23:38
o platô LUK estava realmente detonado. As catracas são plásticas e estavam todas mastigadas. Conseguimos trocar o kit por outro LUK na garantia na loja que foi comprado. Amanhã deve ir pro lugar. vou verificar os pontos que os colegas apontaram e se tudo der certo volto a noite com boas novas! :euforico:

leoss
10/12/2015, 06:38
Kadu tomara que resolva mesmo trocando o kit de embreagem, pelo menos dessa empreitada toda a Ranger vai levar uma coisa boa, uma baita revisão completa, pra rodar tranquilo . Através deste problema ela ganhou uma manutenção que talvez não teria ganho se não tivesse apresentado esse defeito. ..
Aguardando o capítulo final. ....

Desnickadu
11/12/2015, 10:11
O estralo continua.....
https://youtu.be/wkTO7DeF9i4

Vou verificar os pontos que vcs me disseram hoje...

ivancgbsb
11/12/2015, 11:05
Está possuída mesmo !!
Pela frequencia do barulho, chuto alguma coisa com a roda dianteira direita.

guga100
11/12/2015, 12:37
Eitcha barulho medonho rs.

Posso estar absurdamente errado neste palpite, maaaass.
Tu já viu os amortecedores dianteiros?
Eu vi uma ranger uma veiz que fazia um barulho bem parecido com esse, n era tão alto, porém a frequência do barulho era muito parecida.
Tira fora o amortecedor e anda sem pra ver. As vezes ele pode estar emperrado e fica fazendo barulho.

Já que as coisas mais obvias vc ja testo né, n custa testar mais essa. O bom é que este teste é fácil de fazer pelo menos.

LeoLeone
11/12/2015, 19:08
Ola Desnickadu, na minha apareceu um barulho na roda direita depois que fiz um balanceamento nas rodas. Era o peso de chumbo colado por dentro da roda que batia no parafuso do pivô da balança. Tive que esmerilhar a ponta do pivô.

Muito boa sorte.

KevSanches
11/12/2015, 20:00
Esse lance não parece ser coxim... Porque a frequêcia é muito alta. Como os semi estão bons, e tu revisou o diferencial dianteiro... Não seria algo com o setor de direção? Ou então amortecedores empenados?

joaoslf
11/12/2015, 23:07
que barulho feio, vc não desmontou o cambio?? se não acho que deve ser a próxima fase...

mvcmartins
14/12/2015, 04:52
Já descobriu? Se afirmativo,gostaria de saber a origem do barulho.
Vai ser de grande valia para engrandecer o conteúdo do forum.

BRAVOECONOVEMBER
14/12/2015, 11:17
Tive oportunidade de ver o vídeo. Parece algo na frequência da roda mesmo. Sei que comentaste que revisou tudo, mas alguma coisa ficou para trás. Eu recomeçaria a pesquisa do zero, REMOVENDO as homocinéticas dianteiras (deixando os copos das trizetas pra fechar o dif dianteiro) se tiver roda livre e tirando o cardã dianteiro, pra rodar isolando tudo na frente, tipo, deixar só as rodas nos rolamentos mesmo. Se não tem roda livre não sei se tem como deixar só a ponta de eixo no lugar, mas eu tentaria pra pesquisar.
Se continuar o barulho, vai atrás de examinar manga de eixo, rolamento de roda, pinça de freio, balanças... Se o barulho parou, foi alguma das peças removidas. Monta de volta uma por vez pra saber qual foi.
Pisando no freio muda alguma coisa?
Método científico. Mecânico não gosta, mas se mexer em tudo de uma vez não da pra saber.
Tá feio mesmo... Que inferno...

Desnickadu
14/12/2015, 23:41
Esse vídeo foi de antes de baixar e abrir o câmbio, trocar corrente da CT pela original e o kit embreagem . O barulho continua exatamente o mesmo, porém pior.
Os estralos continuam, a perda de tração quando do estralo continua, piorou que o motorzinho da CT não quer mais funcionar e os estralos agora são aleatórios. As vezes ficam metralhando, em seguida param por 1 segundo e depois voltam cadenciado quatro ou cinco vezes, aí metralha, cadência, para, cadência, para, metralha, metralha..... Gravei um áudio no teste, mandei pro grupo do whatsapp, preciso recuperar pea mandar aqui. Um amigo perguntou lá e vou responder aqui também : os intervalos dos estralos independente da marcha e/ou da velocidade da camioneta.

Em todo caso, a única coisa relacionada a suspensão que vi defeito foi folga nos pivôs inferiores, já sanada.

Bravo, por ela não ter roda livre a homecinética vai direto no cubo. Se eu tirar ela o cubo não vai desmontar?


Não tenho nada contra método científico, inclusive estou pensando em tirar o máximo de peças que der da CT e sair pra testar em 4x2. Aquela luva que faz a simples ou reduzida não pode pular e causar esse estralo?

Como o motorzinho da CT não quis funcionar, mudei as opções de tração no alicate e em 4x4 simples ou reduzida depois de um estralo a CT cai pra um neutro entre essas duas posições. Me falaram que quem segura o eixo seletor nessas ocasiões é o motor. Se os estralos acontecessem somente em 4x4 ou reduzida eu ficaria bem ansioso com essa descoberta, mas como estrala em 4x2 também, nem dei muita importância. Em todo caso, amanhã é dia de teste.

Desnickadu
16/12/2015, 22:28
Aqui o link do ultimo passeio::
https://www.dropbox.com/s/fawrtfq5qi3um0d/AjaXjURU-PKVDzanXszI_kZi36eAKX_FEdUnJmdmUi8p.aac?dl=0


Amortecedores foram descartados pois independente do tipo de piso o barulho é o mesmo.
A ranger possuída está com pneus novos, pouco chumbo nas rodas e nenhum deles pega em nada na suspensão.
Sistema de direção sem folgas nem barulhos.


CT na bancada hoje, a suspeita está nessa luva:
http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/98e3db8d-d9e0-46c1-9667-1af41e7a5412_zpsz4igexu3.jpg (http://s122.photobucket.com/user/desnickadu/media/98e3db8d-d9e0-46c1-9667-1af41e7a5412_zpsz4igexu3.jpg.html)
http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/29f9dc47-c198-4d8c-be86-f27e94076113_zpsespnzza8.jpg (http://s122.photobucket.com/user/desnickadu/media/29f9dc47-c198-4d8c-be86-f27e94076113_zpsespnzza8.jpg.html)

As duas estão gastas, os dentes criaram um ângulo que predispõem as duas a pularem. Levar pra fresa amanhã ver se dá, caso contrário casal novo.

mvcmartins
18/12/2015, 17:16
E aí?resolveu o estralo?Descobriu a origem?
Abraço.

Desnickadu
24/12/2015, 13:15
Não respondi antes pela indisponibilidade do forum.

Casal de luvas novo, problema resolvido.

Donivel me disse que era possível fresar e que ficava bom, mas não encontrei ninguém que fizesse o serviço pra esse ano. As peças novas chegaram de um dia pro outro.



Agradeço a ajuda do pessoal aqui e dos grupos de whatsapp também.
O maior empecilho foi que ninguém viu essas luvas pularem, até hoje... além do doido do Donivel.
BTW, ta aí, pra quem quiser aprender mais uma, assim como eu aprendi. :???:

guga100
25/12/2015, 12:05
Que ótima notícia parceiro, já é mais uma pro pessoal saber ;D.

E que blz que conseguiu resolver antes de virar o ano, entrar no ano novo com esse barulho seria triste rsrs.


Agora a tua ranger está ZERA para andar, já reviso tudo rsrs.

Feliz natal para todos.