PDA

Ver Versão Completa : Motor MWM 2.8 diesel Superaquecendo acima de 120Km/h ou em subidas



SEMDUVIDA
03/12/2015, 23:42
​Boa noite.Tenho uma S-10 2009 2.8 diesel MWM e ela está aquecendo o motor quando estou acima de 120 Km/h ou em subidas de serra.
Lendo alguns posts, descobri que poderia ser 4 causas possíveis:
1ª bomba dágua: fiz a substituição.
2ª válvula termostática: ao meu ver, se ela tivesse algum problema, o motor aqueceria com o carro ligado em qualquer situação e não apenas nas citadas acima.
3ª radiador com algum entupimento: mandei fazer uma limpeza nele.
4ª embreagem viscosa da ventoinha: comprei uma nova, recentemente, e fiz a troca, pensando que resolveria meu problema e a questão agora é a seguinte:
A embreagem está com comportamento muito estranho. Quando o motor está frio, ela está bem travada, ou seja, quando tento girar a hélice, ela gira e assim que a solto ela pára.
Quando ligo o motor, mesmo frio, ela está girando e quando acelero, ela mantém o mesmo giro sem alteração.
Peguei um cabo de vassoura pra tentar pará-la, e consegui, inclusive com muita facilidade e percebi que, com o motor ligado, a hélice ficou mais solta do que com o motor parado.
Então desliguei o motor e ela não voltou a prender novamente, ou seja, permaneceu solta girando livremente sem qualquer resistência.
Minha pergunta é:
Qual é a forma dessa embreagem funcionar corretamente?
Ela deve estar girando solta assim mesmo até o motor aquecer ou a peça que acabei de comprar pode estar com defeito?
Se sim, isso é algo normal de se acontecer ou será que estou mesmo com tanto azar assim?
Agradeço por esclarecimentos para que eu possa trocar a peça onde comprei, pois ainda está na garantia.
Obrigado.

ivancgbsb
04/12/2015, 07:38
Quando o motor está frio, ela está bem travada
Qual é a forma dessa embreagem funcionar corretamente?
Ela deve estar girando solta assim mesmo até o motor aquecer ou a peça que acabei de comprar pode estar com defeito?

O funcionamento da embreagem viscosa é esse mesmo. Com o carro frio depois de parado um certo tempo ela fica "travada" pois o óleo de silicone escorre e a trava. Depois de ligar o carro (frio ainda) o óleo passa para as ranhuras e a embreagem "destrava". Com o carro quente ela deve voltar a "travar'.
Você ainda pode fazer outro teste esquentando o sensor na frente da mesma e confirmando que ela vai ficando mais "pesada, travada".

SEMDUVIDA
04/12/2015, 19:10
Boa tarde Ivan, obrigado por me ajudar. Minha dúvida agora é a seguinte: Hoje precisei descer a serra pra Santos e, na volta, que é uma subida, obviamente, ela aqueceu novamente até quase o vermelho, ou seja, o de sempre (que está errado). Então quando cheguei em casa, com o motor ainda quente, peguei novamente um pedaço de madeira e tentei parar a hélice... e consegui, com uma certa dificuldade, porém, não maior do que eu esperava e depois de parada, ela se soltou completamente e digo soltou por que soltou mesmo, com o motor quente, inclusive consegui girar no sentido inverso.
Isso é realmente normal ? É possível parar a hélice com o motor quente ? Ela não deveria estar completamente solidária à rotação do motor até o mesmo esfriar ?

Vitãocabral
28/12/2015, 01:13
estou com mesmo problema na frontier 2,8 mwm e tb não consigo solução vc conseguiu resolver amigo ?

Fernandes Kappes
28/12/2015, 01:42
Boa tarde Ivan, obrigado por me ajudar. Minha dúvida agora é a seguinte: Hoje precisei descer a serra pra Santos e, na volta, que é uma subida, obviamente, ela aqueceu novamente até quase o vermelho, ou seja, o de sempre (que está errado). Então quando cheguei em casa, com o motor ainda quente, peguei novamente um pedaço de madeira e tentei parar a hélice... e consegui, com uma certa dificuldade, porém, não maior do que eu esperava e depois de parada, ela se soltou completamente e digo soltou por que soltou mesmo, com o motor quente, inclusive consegui girar no sentido inverso.
Isso é realmente normal ? É possível parar a hélice com o motor quente ? Ela não deveria estar completamente solidária à rotação do motor até o mesmo esfriar ?

Pode mandar varetar o radiador 100% de certeza que resolve, tive esse problema em 2009 com uma s10 2006, levei em vários lugares e fervi o motor 3x até varetar e resolver

ivancgbsb
28/12/2015, 08:58
Bom dia "Semduvida".

Desculpe. Só hoje vi sua mensagem.

Isso é realmente normal ? É possível parar a hélice com o motor quente ? Ela não deveria estar completamente solidária à rotação do motor até o mesmo esfriar ?

Não, esse comportamento da hélice não está normal.
A resposta a sua terceira pergunta é sim. Ela deveria ficar bem travada com o motor quente.
Na frente da embreagem tem um sensor que através das passagens de óleo trava/destrava a hélice. Ele está ok ?

Vitãocabral
29/12/2015, 01:17
No meu caso mandar varetar o radiador não resolveu o problema, minha ventoinha estava se comportando da mesma forma q a sua, hoje comprei a embreagem viscosa e como a valvula termostatica estava com um preço aceitavel aproveitei pra comprar tb, ainda não troquei, alguém sabe me dizer tem alguma magia ou vudu para trocar o engate viscoso?

519136

ivancgbsb
29/12/2015, 09:09
Bom dia Vitão.

alguém sabe me dizer tem alguma magia ou vudu para trocar o engate viscoso?

A princípio não tem vodu. As vezes falta um pouco de espaço para se trabalhar, mas nada muito complicado.
No caso de Hilux o macete é tirar logo a coifa do radiador.
Veja aqui: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos

No caso do Semduvida que trocou e colocou uma nova, assumindo que ela esteja OK, só posso pensar em algum problema no sensor: fica na frente da embreagem viscosa.

Vitãocabral
09/01/2016, 02:22
[QUOTE=ivancgbsb;2340250]Bom dia Vitão.

A princípio não tem vodu. As vezes falta um pouco de espaço para se trabalhar, mas nada muito complicado.
No caso de Hilux o macete é tirar logo a coifa do radiador.
Veja aqui: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos
Bom Dia Ivan!
obrigado pela dica, ainda não troquei devo mexer nisso amanhã.

rafaelsorana
18/01/2016, 09:52
Amigo, tive o mesmo sintoma em uma Hilux 3.0 que comprei, aquecia acima de 120km/h e em subidas, troquei as mesmas peças que você, troquei junta do cabeçote e não resolvia de jeito nenhum, até que o mecânico foi verificar o bloco, 0resultado: bloco estava trincado. Pelos sintomas que você citou, mande verificar o bloco pois infelizmente pode estar com problema.

Elmer_Jeep
20/01/2016, 12:19
Um amigo meu tem uma Blazer e estava tendo o mesmo problema, mandou abrir o motor e era trinca no bloco.

fabiano pagan
01/02/2016, 18:18
boa tarde Elmer gostaria de saber se tem como tirar o cárter do mwm sprinter 2.8 sem tirar o motor, estava olhando parece que tem 4 parafusos
atras do volante ,confere?