PDA

Ver Versão Completa : CJ5 x Engesa



valmor
21/02/2006, 07:26
Caros amigos !

Possuo um CJ5 , 58 , 3 m , opala 4cc , pneus FateO 750/16 o qual utilizo para :

-passeios c/ a familia ,
-transporte basico em dias de chuva ( estradas de terra montanhosas ) e
-transporte c/ carretinha em estradas montanhosas de terra , de madeira , sacaria , pedras , areia , cimento ...... ou seja PESO !!!
-pretendo futuramente fazer trilhas !


A duvida é :

Tive uma oferta de um ENGESA F1

Contado c/ a experiencia de quem ja teve a mesma duvida e de quem tem ou teve os 2 veiculos pergunto:

Vale a pena a troca ?
Quais as vantagem e desvantagens de um sobre o outro ?

[]´s :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

NeRo
21/02/2006, 07:42
Acho que para esse uso você terá mais conforto pois o espaço interno é bem maior, mas o porta-malas do F1 é pequeno.
Eu não compararia os dois carros, acho que em trilha o CJ tem manutenção mais barata. Mas fora isso. :concordo:

rafaelsouza
21/02/2006, 09:16
Como disse o NeRo não da para comparar os dois carros (ambos, tem seus prós e contras) mas para o tipo de uso que vc faz do carro eu acho uma boa a troca. com certeza vai proporcionar mais conforto para sua familia.
[],s :concordo:

du
21/02/2006, 22:36
Valmor,

Se não me engano, o Engesa ( original ) não tem reduzida, verifique se este que lhe ofereceram tem.

Talvez faça falta quando estiver puxando peso na carretinha.

Abraços Du.

SmootH_
22/02/2006, 03:10
é verdade, reduzida é um acessorio muito importante
e como disseram, nao da pra compara, o engesa pesa mais de 4000kg
e o cj5 pesa pouco mais de 1000
os motores de ambos são bem diferentes, nao sei se é verdade, mas me disseram q no engesa o motor é o mesmo do opala, 4.1
enquanto o do cj5 é o willys 2.6
tem outras questões q não conheço e não teria como cita
pra trilha eu prefiro o cj
pra carrega coisas, acho que uma c10 ou d10 seria uma melhor opção
abraço

Serengetiman
22/02/2006, 05:30
Pelo que eu saiba o Engesa não deve pesar mais de 2000 kg, uma Land pesa um pouco mais do que isso!!! Cheque bem isso mas 4000kg é demais

valmor
22/02/2006, 09:36
Valmor,

Se não me engano, o Engesa ( original ) não tem reduzida, verifique se este que lhe ofereceram tem.

Talvez faça falta quando estiver puxando peso na carretinha.

Abraços Du.

Pelo que sei a relação da 1º marca reduzida do CJ5 , 3m , é igual a 1º do Engesa.
Como a 1º do meu CJ5 , reduzida, tem dado conta do recado acredito que não haverá problema quanto a isso.

MInha duvida é : O motor 4cc , opala , do Engesa responde bem quanto ao desempenho de torque considerando que quero utiliza-lo em ladeiras e com carga ???

[]´s


[]´s

Giovani
22/02/2006, 12:35
Pelo que eu saiba o Engesa não deve pesar mais de 2000 kg, uma Land pesa um pouco mais do que isso!!! Cheque bem isso mas 4000kg é demais
O SmootH_ tava falando do Urutu... :mrgreen:

[]'s

Robinson
22/02/2006, 13:37
A 1a do Engesa é bem reduzida e dá conta do recado.
Tenho um Engesa 6 cilindros (Opala 4.1) e o desempenho é excelente. Não sei dizer quanto ao 4 cilindros, mas acredito que você não vai ter problemas de desmpenho, mesmo com a carretinha.
Para o seu uso a grande vantagem é o conforto, mas como já foi dito aqui, a manutenção é mais cara que o CJ.
Uma coisa que altera o desempenho é o tamanho dos pneus. Se for colocar 33 ou 35", acho que vai precisar de um motor 6 cilindros ou mudar a relação do diferencial.

Abraços,

Robinson
Engesa F1

valmor
23/02/2006, 11:48
A 1a do Engesa é bem reduzida e dá conta do recado.
Tenho um Engesa 6 cilindros (Opala 4.1) e o desempenho é excelente. Não sei dizer quanto ao 4 cilindros, mas acredito que você não vai ter problemas de desmpenho, mesmo com a carretinha.
Para o seu uso a grande vantagem é o conforto, mas como já foi dito aqui, a manutenção é mais cara que o CJ.
Uma coisa que altera o desempenho é o tamanho dos pneus. Se for colocar 33 ou 35", acho que vai precisar de um motor 6 cilindros ou mudar a relação do diferencial.


Ok , Robson.

Qdo vcs se referem a "manutenção" mais cara significa :
- peças ou mão de obra mais cara ????
- o que costuma dar problemas no Engesa ????

[]´s

SmootH_
23/02/2006, 22:38
Pelo que eu saiba o Engesa não deve pesar mais de 2000 kg, uma Land pesa um pouco mais do que isso!!! Cheque bem isso mas 4000kg é demais
O SmootH_ tava falando do Urutu... :mrgreen:

[]'s
ja vi que falei bobagem :oops: :lol:
valeu pela correção!
nao conheço muito bem o engesa, e achei te visto em algum lugar sobre esse peso dele, mas tava errado
a final, quanto realmente pesa um engesa?
abraços Serengetiman e Giovani :D

:: Fernando ::
24/02/2006, 14:51
O nosso se não me engano, pesa uma tonelada e meia...Só que não estou contando o guincho, as pessoas dentro e todas as "bugigangas"

:: Fernando ::
24/02/2006, 14:59
A mão-de-obra varia conforme o mecanico na minha opinião...
Já as peças eu não faço a mínima idéia (num sou eu que pago a manutenção :lol: )
O que sempre dá problema no Engesa é freio, sai da trilha e a 1ª coisa que acontece é "perder" o freio...

SJKCaio
24/02/2006, 17:18
Motor GM (151 ou 250) não dá dor de cabeça senão a maioria dos CJ não usava 8) 8) 8)

Cambio Clark 240V, 260F, etc... nunca escutei que quebrou por esforço, só por falta de oleo, pancada e outras ca@#$%das.


Jipe que não quebra é porque fica enfeitando a garagem se vai para trilha dá manutenção nem que seja tirar o barro de dentro das campanas do freio :D :D :D ou limpar um filtro cheio de poeira

Muita coisa pode ser feita em casa com um pouquinho de noção de mecanica, bom senso e ferramentas boas.....
Perguntem ao Edu Velo 8) 8) 8)

rafaelsouza
24/02/2006, 18:11
Eu acho o motor 4cc fraquinho, meu sogro tem uma camper 4cc com pneus pequenos e acho ela bem xoxinha, o negócio é por um 6 canecos que aí com certeza não vai faltar motor.
[],s :concordo:

:: Fernando ::
24/02/2006, 19:41
É essa a questão...o Engesa não costuma sempre dar os mesmos problemas, falei no freio porque é a unica coisa que agente precisa SEMPRE esytar arrumando
Eu não sei te falar sobre o 4cc...nunca vi um Engesa com ele, a não ser os CJ's que são mais leves

:: Fernando ::
25/02/2006, 19:49
Mais uma coisa sobre a caixa de reduzida...Ela só faria falta em uma decida...Se estiver com pneus mais baixos a redução dá conta, mas se for um 33 ou 35" o bixo desembesta e precisa de uma manha pra segurar...

haundrich
08/03/2006, 19:42
Para mim, isso é questão de religião. Só experimentando para ver se gosta. Sou suspeito para te aconselhar fortemente o engesa, pelo seu perfil, o F2. Pode ser o 4cc alcoolizado. Portanto, não vou falar mais nada. :mrgreen:

Sobre questão de rebocar carretinha com peso, a especificação do engesa é 500kgs, e então começa a comsumir as buchas, mais do que o engesa já consome normalmente. Então este pode ser um ponto chave na sua decisão.
Não sei quanto peso você leva.
Mas...Por falar em buchas, estou usando as buchas do Buchler, o mesmo que fornece para o exército, estou contente. E a especificação do exército para o Marruá também é 500kgs, rebocar uma carretiha de canhão, coisas básicas assim...
Estou otimista com estas buchas. As outras acredito que poderão ter desgaste pre-maturo.

Neste quesito, o willys é melhor para reboque. Já foi utilizado até como trator e locomotiva de manobra....

valmor
08/03/2006, 20:57
Para mim, isso é questão de religião. Só experimentando para ver se gosta. Sou suspeito para te aconselhar fortemente o engesa, pelo seu perfil, o F2. Pode ser o 4cc alcoolizado. Portanto, não vou falar mais nada. :mrgreen:

Sobre questão de rebocar carretinha com peso, a especificação do engesa é 500kgs, e então começa a comsumir as buchas, mais do que o engesa já consome normalmente. Então este pode ser um ponto chave na sua decisão.
Não sei quanto peso você leva.
Mas...Por falar em buchas, estou usando as buchas do Buchler, o mesmo que fornece para o exército, estou contente. E a especificação do exército para o Marruá também é 500kgs, rebocar uma carretiha de canhão, coisas básicas assim...
Estou otimista com estas buchas. As outras acredito que poderão ter desgaste pre-maturo.

Neste quesito, o willys é melhor para reboque. Já foi utilizado até como trator e locomotiva de manobra....


Mas fale-me mais sobre estas buchas :

onde ficam , quantas são ?( desculpem a ignorancia ...)
quanto custam ?
pq o desgaste ( nas buchas ) acentuado ?
como verificar o desgasta ?

Muito obrigado !

haundrich
09/03/2006, 19:15
Valmor

Aqui está um link legal sobre o assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2743&start=0

[ ]s - aguardando novo engeseiro :palmas:
Flávio

valmor
10/03/2006, 10:51
Valmor

Aqui está um link legal sobre o assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2743&start=0

[ ]s - aguardando novo engeseiro :palmas:
Flávio

Muito obrigado !

[]´s

Jose Augusto Bagorra
19/09/2006, 17:45
Meu caro
JEEP é JEEP. É um ÍCONE no TT de ontem e de hoje. Engesa já teve o seu tempo. Se vai trocar então troca pelo jipe Marruá.

Jorge Grego
19/09/2006, 22:08
Menos, Jose Augusto Bagorra.
O Engesa é um ótimo off-road, para não dizer o melhor, e foi desenvolvido aqui no Brasil, é um motivo de muito orgulho para nós.
Abraços
Jorge

Eliseu
21/09/2006, 13:09
Meu caro
JEEP é JEEP. É um ÍCONE no TT de ontem e de hoje. Engesa já teve o seu tempo. Se vai trocar então troca pelo jipe Marruá.

Pelo jeito, vc não conhece Engesa, caso contrário não diria isto. Agora, se falasse "Wyllis já teve seu tempo", aí eu concordaria. O único motivo que me faria andar de Wyllis é...... não tem! Existe coisa melhor, e ponto. Não andaria mais de Wyllis (já tive 2) porque é apertado, pouco espaço, duro, não tem motor, não tem freio.... só alterando muito o projeto, e ainda o problema da falta de espaço vc não resolve. Me desculpem os apaixonados por Wyllis (já fui tambem), mas esta é a minha opinião: Wyllis só como veículo de exposição, museu.
Valmor, vai de Engesa, sem arrependimento, pois as peças não são mais caras que de Wyllis. A não ser que vc compre peças Shing Ling para Wyllis, só aí elas são mais baratas. []'s enlameados.

guilhermeabreu
23/09/2006, 12:09
VALMOR

O ELIZEU , esta coberto de razões , e olha que ele teve wyllis .

Não é pq tenho um ENGESA , mas a comparação não pode existir .
Se vc tem 1,80 m de altura ou mais , vixe-maria , vc tem um e sabe , a panturrilha faz uma ferida de tanto roçar no tanque , o espaço de dirigir é RIDÍCULO , acho que o projeto do wyllis era japones ,pq não conheço nenhum japones com mais de 1,60 m de altura . DESCULPE OS APAIXONADOS POR WYLLIS , mas ele é uma MER@#$%¨&a . Lógico que ele desempenhou um papel muito importante , e foi muito útil , tenho um irmão que é apaixonado por wyllis e tem um que já investiu uns R$25.000,oo nele , mora em RESENDE , mas toda vez que eu vou lá , eu moro em CAMPOS -RJ. , vou andando como o meu faço trilhas e volto com ele e chego descansado . Ele , só em fazer a trilha chega MOÍDO em casa , sem falar na minha cunhada , que jura : QUE NUNCA MAIS QUER SABER DESSE TIPO DE PASSEIO , QUE SOFRIMENTO .
Outra ocasião , demorei mas consegui para que ela fosse comigo , NOOOOSSA QUE DIFERENÇA , palavras dela , nem parece que é um JIPE , de tão macio que é.
E toda vez que meu irmão anda no meu fica de BOCA ABERTA ,e fica pensando em fazer modificações no dele para ver se fica parecido com o meu , NÃO VAI FICAR NUNCA .

CONCLUINDO : Vc já tem um WYLLIS , agora : é só vc andar em um ENGESA , e/ou pedir o cara que esta vendendo o dele para vc experimentar num final de semana , e chegar as suas próprias conclusões .
Garanto que vc dirá : pq já não troquei a anos .
Qto a manutenção mais cara , é com relaçao as BUCHAS DA SUSPENSÃO , que acabam com frequencia , devido ao projeto de construçao de sua suspensão , por ísto tb que não tem comparação a sua maciez e conforto .
TUDO TEM SEU CUSTO , mas não é tão caro que vc não possa fazer as trocas .

valmor
23/09/2006, 13:34
Tudo bem Amigos !

Procurei um Engesa por um bom tempo ...mas não encontrei nada num preço compativel .... :cry: :cry: :cry:

Ainda é meu sonho , entretanto reformei meu CJ5 e de forma alguma posso despreza-lo !!! O garoto é forte pra cacete ! Fiz muita carga de sacaria , pedra e até esterco em estrada de lama pura ! Aprendi MUITO ou melhor TUDO que sei de mecanica c/ ele ....

Posso até troca-lo futuramente ( claro que um dia ele vai para outro felizardo ) , mas será sempre lembrado como meu 1º , bravo e rustico 4x4 !!!! :concordo: :concordo: :concordo:

[]´s sem criar mais polemica , pois como tuda na vida " tudo tem seu lado bom ! "