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Ver Versão Completa : Caixa de distribuição do troller 2009



acesar100
01/12/2015, 19:17
Amigos,

Comprei um troller 2009, está com 50.000 km rodado, mas muito bem cuidado pelo 1º dono, o mecânico me instruiu a fazer a limpeza da caixa de distribuição e fazer vedação adequada para evitar problemas.

Pergunto se é realmente necessário fazer esta manutenção/limpeza?

Alguém pode orientar sobre o tópico..

Agradeço a todos

Augusto

Fabio_Roberto
02/12/2015, 10:26
Caixa de distribuição? :shock:

Distribuição de que? Onde fica isso?

Seria a caixa de transferência? Se for, troca o óleo e pau na maquina.... óleo dextron III. ninguém abre para limpar, mão de obra desnecessária, a não ser que esteja fazendo barulho, saia pedaço de ferro no óleo.. essas coisas.

homerohermida
02/12/2015, 10:35
Amigos,

Comprei um troller 2009, está com 50.000 km rodado, mas muito bem cuidado pelo 1º dono, o mecânico me instruiu a fazer a limpeza da caixa de distribuição e fazer vedação adequada para evitar problemas.

Pergunto se é realmente necessário fazer esta manutenção/limpeza?

Alguém pode orientar sobre o tópico..

Agradeço a todos

Augusto
Não faria nada. Em 2006 vários tiveram problemas mas depois, os números foram caindo muito. Meu 2008 já tem 150.000 km sem problemas na caixa de distribuição.

homerohermida
02/12/2015, 10:36
Caixa de distribuição? :shock:

Distribuição de que? Onde fica isso?

Seria a caixa de transferência? Se for, troca o óleo e pau na maquina.... óleo dextron III. ninguém abre para limpar, mão de obra desnecessária, a não ser que esteja fazendo barulho, saia pedaço de ferro no óleo.. essas coisas.
Fica na parte frontal do motor. Onde ficam as correntes de comando das válvulas.

Fabio_Roberto
02/12/2015, 10:44
Fica na parte frontal do motor. Onde ficam as correntes de comando das válvulas.

Fala Homero...

O nome é esse mesmo? Nunca ouvi falar.... vivendo e aprendendo. Abraço!

dojao campeao
02/12/2015, 11:19
É conveniente fazer, pois trata-se de uma peça de alumínio acoplada a um bloco de ferro (onde fica a bomba d'água) e sofre a corrosão por contaminação deste último ocasionando vazamentos, quando fiz no meu último troller (2006), o meca aproveitou e colocou todos os selos ou espoletas (como alguns chamam) de inox, colocou cola apropriada para junta/vedação. Meio dia de serviço ao custo total na época (tem uns 5 anos) de 700/800 reais se não me falha a memória. Trata-se de manutenção preventiva, no meu caso a cx já tinha indícios que iria corroer!

JAIME
02/12/2015, 14:31
Amigos,

Comprei um troller 2009, está com 50.000 km rodado, mas muito bem cuidado pelo 1º dono, o mecânico me instruiu a fazer a limpeza da caixa de distribuição e fazer vedação adequada para evitar problemas.

Pergunto se é realmente necessário fazer esta manutenção/limpeza?

Alguém pode orientar sobre o tópico..

Agradeço a todos

Augusto

Meu caro,

Sou exigente com a manutenção de meu carro. Primeiramente lhe digo que um Troller com 50.000km é novo e não poderia ser diferente, trata-se de um Jipe (e não Jeep) diesel. Tive Willis, Bandeirante (Duas) e há bom tempo tenho Troller, hoje com 185000 km e novo. Quando comprei fiz o que faço com todos os meus carros que comprei usados, revisão geral. No mínimo é absolutamente prudente que você troque todos os fluidos, 100% deles. Óleos de caixa de marcha, reduzida, diferenciais, fluidos de freio e embreagem, e especialmente fluido de resfriamento do radiador (fluido e não agua. tem muita gente que põe agua pura e destrói o sistema de refrigeração). O motivo disto tudo é que todos os fluidos podem estar vencidos ha muito tempo, não se sabe. Além disto faço uma revisão geral a meu gosto.

Walter da Camper
02/12/2015, 15:44
Com essa Km é bom trocar preventivamente a bomba d'água.
Tem gente que faz isso a cada 40.000 Km.
No início achei exagero, mas verifiquei a minha com 90.000 Km e encontrei o rotor de plástico parcialmente quebrado e havia sinais de que já havia sido trocada antes.

acesar100
02/12/2015, 21:48
Obrigado a todos,

dojao - seguirei seu conselho.
Walter - verei a bomba d'água tbem
Jaime - Hoje troquei o último que faltava, óleo de freio. Vou manter todos sempre em dia.

Homero - hoje descobri por acaso um amigo que tem um 2010 e apresentou problema com 45.000 km

Vou fazer como manutenção preventiva.

Augusto

homerohermida
02/12/2015, 22:48
Fala Homero...

O nome é esse mesmo? Nunca ouvi falar.... vivendo e aprendendo. Abraço!
Esse mesmo... A vida é uma escola, não é mesmo?
abraço!

homerohermida
02/12/2015, 22:51
Obrigado a todos,

dojao - seguirei seu conselho.
Walter - verei a bomba d'água tbem
Jaime - Hoje troquei o último que faltava, óleo de freio. Vou manter todos sempre em dia.

Homero - hoje descobri por acaso um amigo que tem um 2010 e apresentou problema com 45.000 km

Vou fazer como manutenção preventiva.

Augusto
Se vai revisar a caixa, a bomba fica no caminho... Uns tem sorte e outros, azar... Minha bomba durou 122.000 km enquanto de outros, não duram 40.000!!!

Gustavo D
02/12/2015, 23:01
Obrigado a todos,

dojao - seguirei seu conselho.
Walter - verei a bomba d'água tbem
Jaime - Hoje troquei o último que faltava, óleo de freio. Vou manter todos sempre em dia.

Homero - hoje descobri por acaso um amigo que tem um 2010 e apresentou problema com 45.000 km

Vou fazer como manutenção preventiva.

Augusto

acesar100,

Meu 2006 está com 140 mil k rodados e 10 anos de uso. Nunca mexi na caixa de distribuição. Aqui no Rio, a mão de obra dessa preventiva sai por 1000 a 1200. Se não vai doer no bolso, acho que vale a pena sim, do contrário, não vejo nenhuma urgência - eu mesmo não tenho planos de fazer essa preventiva. Agora, veja bem se o mecânico é bom. Se seu carro começar a ter dificuldade de dar partida depois do serviço, pode ter certeza que ele não acertou o ponto do motor.

A bomba d'água, assim que peguei o troller tive as mesmas dúvidas de trocar preventivamente, mas não há necessidade. O 3.0 funciona até sem bomba d'água - você não fica a pé. Troquei a minha original com 80 mil km, apenas por causa de um pequeno vazamento que apareceu nela e ainda estava em perfeitas condições. Minha água esteve sempre com aditivo BR à base de Etilenoglicol 50% + 50% água desmineralizada. Hoje estou usando o Petronas Coolant UP orgânico na mesma proporção.

Em tempo, acredito que essas tampas com corrosão sejam fruto de lavagens com produtos agressivos ao alumínio. Na minha opinião essa foi a explicação mais plausível, pois não faz sentido um troller 2010 (com dreno na tampa inserido pela MWM em 2008 pra não acumular água) ter o problema com 45 mil km, e vários trollers velhos como o meu com 10 anos de uso e 140 mil km, que inclusive já teve a tampa cheia de água várias vezes, que só saiu dali por evaporação, ainda não terem dado problema.

amonluna
03/12/2015, 12:04
Caixa de distribuição? :shock:

Distribuição de que?

Também fiquei curioso, essa caixa distribui oq mesmo? os motores 2.8 sprint tem essa caixa?

Abraços e obrigado pelas informações!

Walter da Camper
05/12/2015, 11:06
Distribuição é o meio de transmissão mecânica dos componentes que necessitam de sincronismo: virabrequim, comando de válvulas e bomba injetora (se for gasolina antigo aciona também o distribuidor de faísca).
Existe distribuição por engrenagens (MWM 2.8), por corrente (NGD 3.0) e por correia dentada (Hilux, Amarok).
Caixa de distribuição é o local que abriga o trem de engrenagens ou a corrente e respectivas polias. Quando é correia dentada, não existe caixa, apenas uma tampa plástica.

No diesel common rail, a bomba de alta não necessita sincronismo, mas continua sendo acionada pela corrente/correia de distribuição porque ocupa o lugar que era da Bomba Injetora mecânica.

amonluna
11/12/2015, 11:12
Distribuição é o meio de transmissão mecânica dos componentes que necessitam de sincronismo: virabrequim, comando de válvulas e bomba injetora (se for gasolina antigo aciona também o distribuidor de faísca).
Existe distribuição por engrenagens (MWM 2.8), por corrente (NGD 3.0) e por correia dentada (Hilux, Amarok).
Caixa de distribuição é o local que abriga o trem de engrenagens ou a corrente e respectivas polias. Quando é correia dentada, não existe caixa, apenas uma tampa plástica.

No diesel common rail, a bomba de alta não necessita sincronismo, mas continua sendo acionada pela corrente/correia de distribuição porque ocupa o lugar que era da Bomba Injetora mecânica.

Valeu amigo, muito grato pela resposta:concordo:.

Mas voltando ao motivo do colega ter aberto o tópico, precisa mesmo abrir essa caixa? se nela está a corrente ou as engrenagem de comando não deve passar água ali dentro e sim óleo, é isso mesmo ou tô viajando? Se passa só óleo não tem problema em não abrir, pois não deveria haver corrosão muito menos do tipo galvânica q pelo q entendi da citação abaixo seria o motivo.


É conveniente fazer, pois trata-se de uma peça de alumínio acoplada a um bloco de ferro (onde fica a bomba d'água) e sofre a corrosão por contaminação deste último ocasionando vazamentos, quando fiz no meu último troller (2006), o meca aproveitou e colocou todos os selos ou espoletas (como alguns chamam) de inox, colocou cola apropriada para junta/vedação. Meio dia de serviço ao custo total na época (tem uns 5 anos) de 700/800 reais se não me falha a memória. Trata-se de manutenção preventiva, no meu caso a cx já tinha indícios que iria corroer!

Viajei???

Abraços

amonluna
11/12/2015, 11:25
Em tempo, meu jipe é 2003, peguei ele tem 6 meses e pouco tempo antes o antigo dono teve q trocar a bomba d'água pois furou a carcaça, não ví a peça mas acho q ela é de alumínio e deve ter sido corrosão galvânica, da mesma forma logo q peguei o carro o mecânico recomendou trocar a mangueira q vai do radiador pro bloco do motor, quando retirei a mangueira velha ví q o encaixe dela no bloco tava bem detonado pelo mesmo tipo de corrosão, apesar de ainda estar em condições de uso, isso tudo causado por usar água pura no sistema, na real nem era mais água, já era uma sopa de sais de ferro...

troquei a caixa de expansão do sistema de arrefecimento q tava totalmente impregnada de ferrugem, joguei aquela sopa fora, rodei por indicação do mecânico um dia inteiro com água misturada com limpa baú + sabão em pó no sistema, depois esgotei tudo e botei aditivo radnaq + agua comum, mas mesmo assim em menos de 1 mês dentro da caixa de expansão já tava cheio de sedimentos, troquei novamente o liquido do sistema, dessa vez botei um da visconde + agua desmineralizada, já fazem uns 4 meses e na caixa ainda tem sedimentação, vou trocar assim q der novamente o liquido do sistema...

É isso q dá descuidar do sistema de arrefecimento, se eu não tivesse feito tudo isso logo, logo alguma coisa no motor ia furar pela corrosão galvanica, é um problema sério quando se tem um sistema onde peças de diferentes metais estão em contato via fluidos aquosos.
Abraços