PDA

Ver Versão Completa : Dúvida - CJ5 1975 BF161 com 4 marchas de fábrica?

leandro_mathias
30/11/2015, 17:51
Fala, galera! Sou novo aqui no fórum!

Semana passada surgiu a oportunidade de comprar um CJ5 1975.
O jeep parece estar bem original (e pretendo conservá-lo assim!), mas como não entendo muito de jeep e não encontrei essa resposta, estou com uma dúvida:

- O motor dele é BF161 6cc e possui 4 marchas. Existe essa versão de 1975 com 4 marchas de fábrica? Achava que eram apenas 3 marchas.

Muito obrigado!

leandro_mathias
30/11/2015, 17:54
Ah, seguem algumas fotos da viatura!

517614517615517616

João Gabriel Merrichelli
30/11/2015, 19:15
Olá Leandro , tentei te enviar os manuais mais cedo , mais não me deixou seu email :pensativo:
O mais provável (e mais simples) é que alguém tenha trocado a caixa posteriormente
Mas eu já vi relatos de jeeps 78 com motor bf 161 , porém , esse motor saiu de linha em jeeps até 75
Chegou se a conclusão então de que o motor foi encomendado por alguém , e como eles deviam ter em estoque na fábrica foi colocado no jeep sobre pedido especial
Com o seu jeep pode ter acontecido o mesmo
A partir de Outubro de 75 os jeeps saíram com motores 4 cil e câmbio 4m , porém alguém pode ter solicitado o bf 161 com câmbio 4m
Ou até mesmo o jeep possa ter sido alguma "espécie" de teste da Willys , eles podem ter testado como ficaria o bf com cambio 4m

leandro_mathias
30/11/2015, 21:46
Obrigado, João Gabriel!
Meu e-mail é leandro_mathias@yahoo.com.br
Ouvi uma história de que saíram alguns poucos cj5 em 1975 com 4 marchas, mas que são raros. Como entendo pouco de jipe e nunca tinha ouvido isso antes, estou na dúvida.
Quem está vendendo o carro lida com carros antigos e afirma que é o câmbio original.
Um grande abraço e obrigado outra vez!

Willian Del Piero Rocha
30/11/2015, 22:48
Tudo o que se fala de CJ5 com BF e cx de 4 marchas de fábrica,, é historia ,,não saiu jeep com BF e cx de 4 marchas nem sob encomenda,,,portanto a cx de 4 marchas foi montada depois por algum dono que quis dar uma melhorada. Mesma coisa é jeep após 1975 com motor BF,,, não existia isso encomendar com BF,,mais uma historia,,,algum proprietario em algum momento retirou o OHC e colocou um BF,,ele devia ter seus motivos. Pode acreditar ,eu mesmo conheci um cara que tirou um OHC que estava ruim e colocou um BF recém retificado em um Jeep 79,ele erá um senhor de uns 70 anos e disse que preferia o BF.

xibiu!!!
30/11/2015, 22:58
Tudo o que se fala de CJ5 com BF e cx de 4 marchas de fábrica,, é historia ,,não saiu jeep com BF e cx de 4 marchas nem sob encomenda,,,portanto a cx de 4 marchas foi montada depois por algum dono que quis dar uma melhorada. Mesma coisa é jeep após 1975 com motor BF,,, não existia isso encomendar com BF,,mais uma historia,,,algum proprietario em algum momento retirou o OHC e colocou um BF,,ele devia ter seus motivos. Pode acreditar ,eu mesmo conheci um cara que tirou um OHC que estava ruim e colocou um BF recém retificado em um Jeep 79,ele erá um senhor de uns 70 anos e disse que preferia o BF.

Qual a configuração correta e original de fábrica do Jeep 1965?
O meu está com motor BF 161 e câmbio 4 marchas.

calhiandro
30/11/2015, 23:23
Aqui na minha cidade, tem 6cc com 4 marchas. Inclusive quando fui comprar o carretel da caixa de marchas tinha para o 4 marchas de 6cc e para o 4 marchas e 4cc. Rapaz acho que saiu 4 marchas e 6cc no jeep.

leandro_mathias
01/12/2015, 10:22

Willian, ouvi dizer que em 1975 houve esse câmbio de 4 marchas no BF161. Parece que 1975 foi a transição para a Ford. E que logo depois, em 1976, veio o motor OHC que continou com o câmbio 4 marchas.
Willian, João Gabriel e pessoal, sabem se isso procede?

Obrigado!

Willian Del Piero Rocha
01/12/2015, 12:13
Leandro,o motor 4 cilindros,OHC ,saiu no jeep em outubro de 1975,junto com o cÂmbio de 4 marchas,,,e o motor BF parou de ser usado.
Lembrando a todos que o câmbio de 4 marchas do OHC é diferente do 4 marchas que usam no jeep com BF,esse era o que saia na Rural com BF,,, as relações de marchas são completamente diferentes.
Ou seja,, BF com 4 marchas existia sim, mas na Rural e F75 ,,e não tem nada a ver com o 4 marchas do OHC.
Se houve algum caso de jeep sendo comprado na css com BF e cx de 4 marchas,,,foi a css que fez a troca,,não é de fabrica.
Calhiandro,,gente boa,, existe sim o carretel de 4 marchas para o 6 cilindros ,devido a como eu falei, era na Rural e F75 que saiam com BF e 4 marchas.

Willian Del Piero Rocha
01/12/2015, 12:23
Xibiu,,Jeep CJ5 1965 é BF 161 e câmbio de 3 marchas. Como eu falei,como o câmbio de 4 marchas já era usado na Rural e F75 desde 65,, o que acontecia é que se o câmbio do jeep desse defeito,muitos mecânicos e autorizadas deviam convencer a colocar o "novissimo" câmbio de 4 marchas no lugar do de 3 marchas.

antonio umino
01/12/2015, 12:45
Qual a configuração correta e original de fábrica do Jeep 1965?
O meu está com motor BF 161 e câmbio 4 marchas.

Xibiu.. que eu saiba....
Em 1965. o jeep teve mudanças, na elétrica, que veio com alternador em vez do Dínamo.
O cambio que até o ano de 1964 era o de 3 marchas com a primeira seca. e depois em 1965 veio o de 3 marchas com a primeira sincronizada....
O cambio de 4 marchas acho que foi introduzido em 1975 com o motor de 6 cilindros, sendo este cambio o mesmo da Rural e F 75 como também dos Aéro Willys. ( Aéro Ford). e no Itamaraty.....
Em 1976 houve mudança para o motor de 4 cilindros OHC.. em que o cambio de 4 marchas, porém com a primeira e segunda marchas com engrenagens diferentes....e com isto a relação do cambio mudou.
abçs

xibiu!!!
02/12/2015, 20:57
Agradeço os amigos Willian Del Piero Rocha e Antônio Umino pela ajuda no esclarecimento da minha dúvida.
Então quer dizer que como estou tentando deixar meu Jeep ano 1965 o mais original possível, seria necessário trocar o câmbio de 4 marchas que atualmente está nele por um de 3 marchas com a primeira sincronizada.
Na hipótese de eu resolver trocar , eu ganharia ou perderia com essa troca ??

antonio umino
02/12/2015, 21:50
no de 4 marchas. a primeira marcha. 2.991/1
a segunda marcha 1.991/1
a terceira marcha 1.390/1
a quarta marcha. 1/1
Na de 3 marchas.
primeira marcha. 2.798/1
segunda marcha. 1.551/1
terceira marcha 1/1

Por fim o de quatro marchas fica melhor escalonado.com a primeira mais reduzida....

abçs

ZEQUINHA8100
03/12/2015, 15:17
Aos amigos que discordaram sinto lhes informar, sim saiu jeep com motor BF161 e cambio 4 marchas de fabrica sim senhores,se nao e o mesmo cambio do OHC ou se e o cambio da Rural ou F75 nao sei ao certo lhes informar, mas que saiu apos 1975 jeeps com motor BF161 e cambio 4 marchas sairam, ao comprar o jeep o dono tinha como opcional pedir que o jeep viesse com motor BF161 foram poucos unidades que sairam mas existe de fabrica sim

Sydney66
03/12/2015, 22:50
Me permitam tecer alguns comentários sobre o tema também. O câmbio de 4 marchas já era oferecido pela Willys como opcional para a Rural e F75 desde 1965 não sendo para o Jeep, que só ganhou esse câmbio no final de 1975 quando a Ford implantou seu motor OHC em substituição ao BF, já considerado de projeto antiquado.
Esse câmbio era chamado pela Willys de “comando remoto” devido ter a tampa superior plana e cega e seu acionamento ser feito pela lateral da caixa, por meio de varetas e articulações que levavam à coluna da direção, não possuindo a opção de “comando central” que era a oferecida para os Jeeps (curto e longo, também conhecido como “Bernadão”).
Ele possuía as relações indicadas pelo colega Umino em #13 e assim permanecendo até que a Ford unificou seu OHC em toda a sua linha de utilitários passando a ter todos só a opção de 4 marchas, mas com as relações das primeiras marchas mais curtas sendo:
1ª – 3,57/1
2ª – 2,38/1
3ª – 1,53/1
4ª – 1,00/1 sendo essa marcha acoplada diretamente ao eixo primário (ou piloto) não tendo portanto, relação de marcha.
Tal mudança deveu-se a que, apesar de seu motor OHC ser mais potente que o antigo BF, ele possuía um pouco menos de torque e este se dava em uma rotação superior ao do BF, que fez a Ford compensar isto com um câmbio de relações mais curtas nas primeiras marchas.
Agora que a Ford tenha mantido a opção do motor BF após 1975 eu não tenho conhecimento, até porquê não implicaria apenas na mudança do motor, mas dos pontos dos suportes no chassi e na mudança nas varetas do pedal de aceleração (dentre outros detalhes), mas como não tenho certeza não vou afirmar que isto não possa ter acontecido, respeitando a opinião do nosso colega Zequinha8100.

ZEQUINHA8100
04/12/2015, 11:39
Me permitam tecer alguns comentários sobre o tema também. O câmbio de 4 marchas já era oferecido pela Willys como opcional para a Rural e F75 desde 1965 não sendo para o Jeep, que só ganhou esse câmbio no final de 1975 quando a Ford implantou seu motor OHC em substituição ao BF, já considerado de projeto antiquado.
Esse câmbio era chamado pela Willys de “comando remoto” devido ter a tampa superior plana e cega e seu acionamento ser feito pela lateral da caixa, por meio de varetas e articulações que levavam à coluna da direção, não possuindo a opção de “comando central” que era a oferecida para os Jeeps (curto e longo, também conhecido como “Bernadão”).
Ele possuía as relações indicadas pelo colega Umino em #13 e assim permanecendo até que a Ford unificou seu OHC em toda a sua linha de utilitários passando a ter todos só a opção de 4 marchas, mas com as relações das primeiras marchas mais curtas sendo:
1ª – 3,57/1
2ª – 2,38/1
3ª – 1,53/1
4ª – 1,00/1 sendo essa marcha acoplada diretamente ao eixo primário (ou piloto) não tendo portanto, relação de marcha.
Tal mudança deveu-se a que, apesar de seu motor OHC ser mais potente que o antigo BF, ele possuía um pouco menos de torque e este se dava em uma rotação superior ao do BF, que fez a Ford compensar isto com um câmbio de relações mais curtas nas primeiras marchas.
Agora que a Ford tenha mantido a opção do motor BF após 1975 eu não tenho conhecimento, até porquê não implicaria apenas na mudança do motor, mas dos pontos dos suportes no chassi e na mudança nas varetas do pedal de aceleração (dentre outros detalhes), mas como não tenho certeza não vou afirmar que isto não possa ter acontecido, respeitando a opinião do nosso colega Zequinha8100.
Meu nobre amigo Sydney, o motor BF161 apos 75 era opcional sim, mas como ja falei, sairam poucas unidades com este tipo de opcional,motivos obvios, ninguem quer andar pra tras ne,abracos

Willian Del Piero Rocha
04/12/2015, 11:51
O que eu digo é o seguinte,,tenho varios manuais de jeep ,em arquivos,o João Gabriel deve ter muito mais,,manuais de mecânico,com relações de peças,etc,etc. Manuais de Jeep com BF 161 ,com OHC ,etc. Mas nunca vi um manual do Jeep ou manual de mecÂnico de Jeep com BF161 e cÂmbio 4 marchas,,,Mesmo se fosse opicional ,constaria em manuais,,,como ocorre com os manuais de Rural,,onde mostra as peças do eixo dianteiro com tração 4x4 ou 4x2 ,,com 3 ou 4 marchas. E do Jeep não existe essa literatura,,nem propaganda de epoca "falando" da opção de 4 marchas. Até mesmo na pouquissima literatura sobre o nosso Jeep ,não consta nada sobre BF161 com câmbio de 4 marchas.Se alguém tiver algo a respeito,seria de grande valia para enriquecer nosso conhecimento.

ZEQUINHA8100
04/12/2015, 11:58
O que eu digo é o seguinte,,tenho varios manuais de jeep ,em arquivos,o João Gabriel deve ter muito mais,,manuais de mecânico,com relações de peças,etc,etc. Manuais de Jeep com BF 161 ,com OHC ,etc. Mas nunca vi um manual do Jeep ou manual de mecÂnico de Jeep com BF161 e cÂmbio 4 marchas,,,Mesmo se fosse opicional ,constaria em manuais,,,como ocorre com os manuais de Rural,,onde mostra as peças do eixo dianteiro com tração 4x4 ou 4x2 ,,com 3 ou 4 marchas. E do Jeep não existe essa literatura,,nem propaganda de epoca "falando" da opção de 4 marchas. Até mesmo na pouquissima literatura sobre o nosso Jeep ,não consta nada sobre BF161 com câmbio de 4 marchas.Se alguém tiver algo a respeito,seria de grande valia para enriquecer nosso conhecimento.
Sim Willian concodo contigo,mas so q tb tem muitos opicionais q sairam na epoca q nunca foram citados em manuais e nem mesmo em propaganda de epoca

antonio umino
04/12/2015, 12:38
1ª – 3,57/1
2ª – 2,38/1
3ª – 1,53/1
Então... neste cambio de 4 marchas com motor OHC.... houve mudança para ter mais torque.

O eixo piloto que antes era de 18 dentes. passsou a ter 16 dentes...
com isto houve mudança do trem de engrenagens. que passou a ter de 33 dentes para 35 dentes.
também tem diferença na segunda marcha... na terceira e quarta as engrenagens não mudaram.

abçs

Willian Del Piero Rocha
04/12/2015, 22:56
Sim Willian concodo contigo,mas so q tb tem muitos opicionais q sairam na epoca q nunca foram citados em manuais e nem mesmo em propaganda de epoca
Ok Zequinha ,mas opicionais como rádio ,calotinha,etc ,realmente não saem em manuais ,,mas uma cx de marchas de 4 marchas,,isso envolve informações que mudam completamente o funcionamento do veiculo ,,constaria sim nos manuais,,como eu já disse ,isso consta nos manuais da Rural ,,porque não no do Jeep.
Como seria bom se tivesemos uma literatura mais detalhada sobre o Jeep,, eu até tentei um tempo atrás conseguir mais informações sobre o Jeep ,enviei e-mail à Ford com cerca de 20 perguntas ,e me responderam que " não emitem opiniões sobre veiculos fábricados por empresas concorrentes ...." esqueceram que eles fabricaram o Jeep por mais de 12 anos....

ZEQUINHA8100
05/12/2015, 11:56
Ok Zequinha ,mas opicionais como rádio ,calotinha,etc ,realmente não saem em manuais ,,mas uma cx de marchas de 4 marchas,,isso envolve informações que mudam completamente o funcionamento do veiculo ,,constaria sim nos manuais,,como eu já disse ,isso consta nos manuais da Rural ,,porque não no do Jeep.
Como seria bom se tivesemos uma literatura mais detalhada sobre o Jeep,, eu até tentei um tempo atrás conseguir mais informações sobre o Jeep ,enviei e-mail à Ford com cerca de 20 perguntas ,e me responderam que " não emitem opiniões sobre veiculos fábricados por empresas concorrentes ...." esqueceram que eles fabricaram o Jeep por mais de 12 anos....
Willian nao estou falando de calotinha,radio e outra perfumarias nao,estou falando de de bloqueio e outras mudancas que poderiam ser feitas como opcional na parte de mecanica do jeep, mas tem mecanico que trabalhou em revenda o Willys e falou sim que saiu jeep apos 1975 com motor BF161 e 4 marchas,e so conversar vc vai ver,tem varios relatos de cambio 4 marchas em motor BF161 que nao e usando o cambio da rural e nem o da F75 e tb que nao e o usado no georgia pq se fosse teria que mudar o eixo piloto, sendo que donos q tem essa configuracao ja relataram que o eixo piloto nao foi mexido ou muito menos adaptado, se vc acha que nao, pergunte pro Bercan o mecanico dele trabalhou a vida toda em autorizada Willys ele te fala com detalhes abracos

reslima
07/12/2015, 08:04
De fato, mexendo em umas revistas antigas do meu pai, vi certa vez uma propaganda de CJ em que dizia ter como opcional o "bloqueio", acho que daqueles LSD. Câmbio 4 marchas, sempre ouvi pessoal das antigas dizer o mesmo, que tinha a opção de BF com 4 marchas para o CJ.
O Zequinha tem razão no que está dizendo.
Abs.

estou falando de de bloqueio

eliasFerreira
07/12/2015, 15:14
É bem certo que esteja com o câmbio da Rural.
518076

junior braga
09/12/2015, 07:49
Cronologia da Willys no Brasil

Década de 50

1954
Jeep começa a ser montado no Brasil pela Willys

1956
A Rural, chamada de Perua Jeep, passou a ser importada e montada no Brasil a partir de 1956

1957
Início de fabricação no Brasil contando com 65% de nacionalização, motor F-134 Hurricane de 73HP @ 4000 e torque de 15,8Kgfm @ 2000 / 2.150cc / 4 cilindros / câmbio de três marchas com 1a marcha seca (não sincronizada) / diferencial dianteiro Dana 25 e traseiro Dana 44 / relação de diferencial 5.38:1 (43x8).
Lançamento oficial da Rural.

1958
Algumas pick-ups importadas (modelo Americano) disponíveis no Brasil.
O Jeep passa a sair com novo motor BF-161 de 90HP @ 4.000 RPM e 18,6Kgfm @ 2000RPM com cilindrada de aproximadamente 2.638cc e 6 cilindros (primeiro motor totalmente fundido no Brasil, fabricado em Taubaté, SP).
Indice de nacionalização de 80%

1959
Jeep e Rural com Motor nacional de 6 cilindros / 90HP / 2600cc. O diferencial dianteiro passa a ser também Dana 44

Década de 60

1960
Carroceria passa a ser nacional com recorte da caixa de rodas traseira trapezoidal (antes era redondo). As letras "JEEP" nas laterais passam a ter um formato mais arredondado.
Rural, com 100% de nacionalização, ganha reestilização da frente e o nome Rural Jeep

1961
Lançamento da pick-up Jeep 4x2

1962
Surge, o Jeep CJ-6, versão 4 e 2 portas (Jipão) montado sob o chassis da Rural (101" de entre eixos ) e é lançada a pick-up 4x4

1965
Jeep recebe câmbio de três marchas sincronizado. Rural com nova grade do radiador para o modelo 4x2, limpador de para brisa elétrico (o anterior era a vácuo), Suspensão independente na frente nos modelos 4x2.

1966
Jeep passa a contar com roda-livre automática, alternador no lugar do dinamo, e novo volante. É lançada versão especial "Jeep Praia" com tração 4X2 suspensão macia, para-choques e calotas cromados e acabamento mais "civil". Foi inaugurada a linha de montagem de Jaboatão, PE.

1967
Rural ganha novo painel de instrumentos localizados à frente do volante e trava de direção, novas maçanetas internas, câmbio de 4 marchas sincronizado, nova grade do radiador, novas calotas (4x2).
É lançada uma versão "Jovem" com bancos individuais e capota conversível, passou a sair com lanterna traseira do lado direito e comando de seta além de novo desenho de pára-choques traseiro. Sai com coluna de direção semelhante a da Rural com chave na coluna além de trava de volante.
A Willys Overland do Brasil é comprada pela Ford Motors do Brasil. .

1968
Passa a ser fabricado pela Ford Willys. Novas versões da Rural: Luxo/standart e novas opções de pintura - todas em duas cores. Suspensão independente na frente com molas helicoidais somente no veículo 4x2 luxo, os demais com eixo rígido e feixe de molas. Nova coluna de direção para o modelo luxo 4X2 ( a mesma do Aero).

1969
Jeep passa a contar com coroa e pinhão de 44x9 resultando na relação 4.89:1 (mais longa).
Chassi passa a ser marcado, numeração do documento passa a ser a do chassi.

Década de 70

1970
Chave de ignição volta para o painel e recebe a denominação Ford Jeep.
A Rural sai com duas opções de motor: 3000cc / 6cilindros / 110HP ou 2600cc / 6c / 90HP e estofamento na cor preta. No Jeep, foi introduzido como opcional o motor 3.000 com carburação simples que rende 112HP @ 4400RPM e 22,6Kgfm @ 2000RPM

1972

Rural, como o nome de "Ford Rural", e Pick-up, com o nome de F-75, ganham novas cores.

1975
Rural com Novo motor Ford 4 cilindros/2.400/90HP. Fabricada apenas em dois modelos 4x2 e 4x4.
Foi concluida a atualização da fábrica de motores de Taubaté, SP, dando início à fabricação do motor 2.3 OHC (Over Head Camshaft) que equipa os Ford Pinto, Maverick, MustangII, BroncoII e Ranger americanos.

1976
Jeep recebe nova motorização Ford 2.3 OHC (140c.i) de 91HP @ 5.000 RPM e torque de 17,0Kgfm @ 3.000 RPM além de novo câmbio de quatro marchas. É eliminado o alçapão de ventilação.

1977
Último ano de fabricação da Rural.

1978
A Ford comemorou a marca de 200.000 unidades do Jeep vendidas.

Década de 80

1980
Foi lançado como opcional o Jeep com motor OHC movido a álcool de 92HP @ 4.800RPM e 17,9Kgfm @ 2.800RPM, contando com ignição eletrônica e ventoinha com embreagem eletro-magnética.

1981
Pedaleira suspensa passa a ser um opcional de fábrica além de reforços estruturais.

1982
Ford paralisa a produção do Jeep no Brasil

1983
Último ano de fabricação da F-75.
Em abril, última unidade do Jeep a ser vendida.

1986
A Bernardini, fábrica de tanques e material bélico, começou a restaurar Jeeps da década de 60 para o Exército Brasileiro, repotencializando-os com o motor 4 cilindros 2.5 (151c.i) do Opala, 82 HP @ 4400 RPM e 17,1 Kgfm @ 2500 RPM.

Década de 90

1997
Chrysler comercializa no Brasil o JEEP Wrangler americano (Chrysler atual proprietária da marca JEEP)

fonte: http://www.planetaoffroad.com/p07h01.htm

xibiu!!!
09/12/2015, 22:49
Vou criar outra dúvida no tópico.

Pela tabela cronológica acima passada pelo amigo Júnior Braga, o Jeep Willys começou sair com o motor BF 161 / 6 cilindros desde 1958.
Em 1959 , meu pai comprou um Jeep CJ5 Novo que tinha motor 4 cilindros , e câmbio 3 marchas.
E agora?
No meu caso , o meu Jeep 1965 também não poderia ter saído originalmente com motor BF 161 e com câmbio de 4 marchas diferentemente nas tabelas que conhecemos pela internet e manuais da época?
518237

Willian Del Piero Rocha
10/12/2015, 11:14
Rapaz,,que lambança essa linha de produção do jeep kkkkkk ,como seria bom se existisse vivo ainda um engenheiro,ou chefe de algo da Willys ,,para poder quem sabe produzir um livro com especificações detalhadas do jeep ao longo de sua produção no brasil,,,seria para nos uma bíblia ...

ZEQUINHA8100
10/12/2015, 15:47
Vou criar outra dúvida no tópico.

Pela tabela cronológica acima passada pelo amigo Júnior Braga, o Jeep Willys começou sair com o motor BF 161 / 6 cilindros desde 1958.
Em 1959 , meu pai comprou um Jeep CJ5 Novo que tinha motor 4 cilindros , e câmbio 3 marchas.
E agora?
No meu caso , o meu Jeep 1965 também não poderia ter saído originalmente com motor BF 161 e com câmbio de 4 marchas diferentemente nas tabelas que conhecemos pela internet e manuais da época?
518237
Xibiu se fala em ano tal saiu assim em ano tal saiu de tal forma, tudo bem, mas em 1975 ate outubro saiu com motorBF161 e cambio 3 marchas,apos outubro motor Georgia e cambio4 marchas, entao no ano de 1975 tem jeep com 2 tipos de configuracao, ja vi jeep 1958 com moto Hurricame 4 cilindros,e tb ja vi com motor BF, provalmente o do seu pai deve ter saido pro final de 1958 e ter sido faturado em 1959 ou algo desse tipo, pq pelo o que vejo da Historia da Willys o negocio na willys era meio baguncado