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Ver Versão Completa : Triton 2014 dura demais - O que fazer?



Interiorano-sp
30/11/2015, 16:50
Boa tarde, pessoal.
Tenho achado a minha Triton 2014 dura e seca demais, principalmente em rodovias.
Como não uso mto para carga, gostaria de algumas alternativas para deixá-la mais macia e confortável.
Há quem coloque peso na caçamba. Tb ouvi falar de pessoas que tiram uma lâmina do feixe de molas.
Alguém pode me ajudar?
Abçs!

diogov8
30/11/2015, 19:17
Se não leva peso no carro calibre os pneus com 26 libras na dianteira e 24 na traseira. Já ajuda. Não recomendo peso na caçamba pois aumenta o consumo do carro (peso morto a mais no carro). Não tem jeito de amaciar o que nasceu já duro hehe.

Junior-L200Power
02/12/2015, 10:55
Mesma opinião do Diego...só baixar a calibragem dos pneus mesmo, devem estar um pouco acima!!
Não acho a Triton dura...!!
Anda em uma hilux pra vc ver o que é duro...Rssss

Dinho_BH
02/12/2015, 11:19
...Anda em uma hilux pra vc ver o que é duro...Rssss

Junior,

Meio off-topic...

Nunca andei em uma Hilux: ela é menos confortável (mais dura) em estrada que a Triton?

Em tempo: uso a calibragem recomendada pelo fabricante para a Triton (não me lembro exatamente qual, mas é aquela que consta no adesivo próximo ao batente da porta do motorista) e, sem referência de outras pick-ups, acho que fica confortável na estrada.

Uso o pneus original (Scorpion mud) 255.

Abraços.

Interiorano-sp
02/12/2015, 11:52
Pessoal, obrigado pelas respostas.
Uso a libragem recomendada, nos pneus originais - 26/28.
Na frente, não acho dura não. Mas tenho dó de quem vai atrás, principalmente em estradas.
Vejo minha mãe sacudindo incessantemente. Muito leve a traseira.

Junior84
02/12/2015, 16:48
Não entendo nada do assunto, mas que tal amortecedores novos (calibrados) que são vendidos pela OFFshok. Talvez resolva

Junior-L200Power
05/12/2015, 09:15
Junior,

Meio off-topic...

Nunca andei em uma Hilux: ela é menos confortável (mais dura) em estrada que a Triton?

Em tempo: uso a calibragem recomendada pelo fabricante para a Triton (não me lembro exatamente qual, mas é aquela que consta no adesivo próximo ao batente da porta do motorista) e, sem referência de outras pick-ups, acho que fica confortável na estrada.

Uso o pneus original (Scorpion mud) 255.

Abraços.
E ae Dinho tudo bem?
Sim a Hilux em estrada de terra é extremamente desconfortável...a traseira pula demais, a dianteira não é tão macia como a triton e ela passa cada imperfeição do solo pra cabine!!
Fiquei extremamente decepcionado quando meu pai comprou a Hilux e fui andar nela!!
Ainda mais que estou acostumado a andar na Outdoor que tem uma suspensão muito bem acertada...
Olha, te falar que a diferença é bem grande entre elas, além de a Hilux ser bem instável qndo passa por irregularidades e ter grande tendência a sair de traseira!!
Ela anda bem, é espaçosa, tem um consumo muito bom mesmo com cambio AT e não quebra fácil... mas de suspensão chega a ser ridículo um carro desse valor e tão vangloriado ter uma suspensão tão ruim principalmente na traseira que judia mesmo de quem anda atras!! Deve ser pra aguentar o tranco mesmo essa dureza toda só pode!!

Grande abraço!

lfschmitz
05/12/2015, 10:23
Não existe almoço grátis: como a suspensão traseira precisa suportar 1t de carga (e, acreditem: SUPORTA!), ela é realmente dura quando vazia.

A solução usual é colocar um saco de areia de 50-80kg na caçamba; não resolve, mas alivia.

Dinho_BH
05/12/2015, 12:47
Junior,

Obrigado pela atenção!!

Abraços.

Miranda_MG
06/12/2015, 07:40
Pessoal, obrigado pelas respostas.
Uso a libragem recomendada, nos pneus originais - 26/28.
Na frente, não acho dura não. Mas tenho dó de quem vai atrás, principalmente em estradas.
Vejo minha mãe sacudindo incessantemente. Muito leve a traseira.

Interiorano,

O Junior mencionou os Offshox. Embora a minha condição seja diferente da sua em função do uso proposto, faço o udo deles e são uma boa alternativa. Mas não isoladamente, creio eu. Você precisaria também mexer nas molas.

Considerando que vai manter a altura original em relação ao solo (até para facilitar o embarque dos seus familiares), as molas dianteiras poderiam ser trocadas por outras de constante elástica menor, mas deveriam ser de comprimento maior, já que o próprio peso do veículo faria com que elas cedessem um pouco mais. O aumento de comprimento da mola poderia ser calculado em função da nova constante elástica. Há um tópico aqui no fórum que trata das molas da SW4 (autor: Guilherme Abreu) que pode lhe servir de referência.

Quanto às traseiras, poderia substituir todo o feixe por um outro mais "macio" usando o mesmo raciocínio. Mas aí acho que é bobagem. No seu caso, bastaria retirar uma lâmina. No entanto, diante da retirada e para não diminuir a altura da picape na traseira, teria que mandar arquear as lâminas que restaram ou colocar um calço como auxílio.

Agora, já foi dito e com muita propriedade, que não existe almoço grátis. Alterando a dureza da suspensão, você altera outras características do veículo: conforto aumenta, mas você vai perder em estabilidade do veículo. Além disso, novas condições de aderência ao solo e capacidade de carga serão geradas. É um trade-off.

Grande, Dinho! Bom, cara? Um detalhe, talvez a sua seja esteja mais confortável devido aos MUD. Coloquei esses pneus e notei que são mais macios que os originais mantendo as indicações de calibragem do fabricante, apesar do ruído maior, claro.

Abraço,

Miranda

lfschmitz
06/12/2015, 09:13
A troca dos pneus realmente é boa opção; muitas vezes a simples troca por pneus novos de outra marca atenua muito o problema, mesmo que não sejam MT. Mexer nas molas considero a opção mais extrema, pois se for um serviço aquém do ideal pode criar armadilhas.

Mas antes de tudo faça a experiência de colocar um lastro na caçamba. O ideal é que o peso fique exatamente sobre o eixo traseiro, para não alterar a dirigibilidade. Meu relato é o seguinte:
A minha tem protetor de caçamba original, e coloquei uma tábua presa naquele encaixe existente entre os paralamas (gambiarra barata para tempos de crise). Dessa forma quando carrego coisas elas não deslizam para fora do alcance e, por coincidência, o peso fica quase exatamente sobre o eixo. Quando coloco dois botijões de gás cheios, que pesam uns 25-30kg cada, ou três garrafões de 20L de água, já se torna bem perceptível a mudança de reações da suspensão traseira. Além disso, diminui um pouquinho aquela tendência de sair patinando ao contornar uma esquina.

Dinho_BH
06/12/2015, 11:35
...Grande, Dinho! Bom, cara? Um detalhe, talvez a sua seja esteja mais confortável devido aos MUD. Coloquei esses pneus e notei que são mais macios que os originais mantendo as indicações de calibragem do fabricante, apesar do ruído maior, claro.

Miranda,

Como está?

Realmente acho que procede. Apesar de serem barulhentos (e com um desgaste acentuado no asfalto) os MUD ajudam no conforto.

Como conforto é um conceito relativo, tenho que lembrar que saí de uma Defender para a Triton. Ao menos para quem está dirigindo, foi como sair de um jeep willys para um sedã. ...rsrsrs...

PS: Estou acompanhando a sua "saga" (ou diria "pregação no deserto"?) no tópico da Nova Hilux... rsrsrs...

Abraços e obrigado pela sempre gentil colaboração.

Dinho_BH
06/12/2015, 11:42
... Além disso, diminui um pouquinho aquela tendência de sair patinando ao contornar uma esquina.

lfschmitz,

Acho que devido à minha tocada "vovô no domingo" ... rsrs... e quase exclusivamente na estrada não noto muito esta característica na Triton.

Vou me atentar para ver como ela se comporta em situações urbanas.

Abraços.

Miranda_MG
06/12/2015, 12:43
... Apesar de serem barulhentos (e com um desgaste acentuado no asfalto) os MUD ajudam no conforto.

Como conforto é um conceito relativo, tenho que lembrar que saí de uma Defender para a Triton. Ao menos para quem está dirigindo, foi como sair de um jeep willys para um sedã. ...rsrsrs...

Você tem razão: referência define muita coisa na vida. E o conforto nessa sua transição deve ter aumentado 200%. ;)

Como estão seus MUD? Já rodou quanto com eles e qual o estado deles?
Outra: tem feito rodízio, suponho. De 5.000 em 5.000 Km?




PS: Estou acompanhando a sua "saga" (ou diria "pregação no deserto"?) no tópico da Nova Hilux... rsrsrs...

Abraços e obrigado pela sempre gentil colaboração.

Tem uns foristas que são muito cabeça-dura (incluo-me nisso). Hahaha... O laraime é conhecido de tempos e um sujeito de bom coração. As divergências são naturais e a gente acaba aprendendo com elas. Como eu mesmo que era descrente de suspensão traseira multilink em picapes ser capaz de suportar grandes cargas. E agora vou pesquisar mais a respeito por causa dele.

Além disso, toda vez que ele me faz raiva, abro uma cerveja para relaxar. :brinde:
Devia é agradecê-lo então. Hahaha...

Mas acho que lá já encerramos os assuntos discutidos. Agora é esperar pelos próximos.


lfschmitz,

Acho que devido à minha tocada "vovô no domingo" ... rsrs... e quase exclusivamente na estrada não noto muito esta característica na Triton.

Vou me atentar para ver como ela se comporta em situações urbanas.

Abraços.

Picape boa demais de comprar essa sua, viu?

Abraço,

Miranda

Dinho_BH
06/12/2015, 18:12
Miranda,

Uso o carro exclusivamente para viagens e rodei apenas 12.000 km. Os MUD estão como novos.

Foram uma grata surpresa no asfalto. Por coerência com a proposta dos pneus, fico um pouco mais cuidadoso em chuva.

Os MUD em nada mudam a suas características em piso molhado, mas o bom senso me diz que não foram feitos para asfalto molhado.

Tenho acompanhado o tópico da Nova Hilux e tem sido, além de divertido ... rsrsrs..., extremamente esclarecedor.

Pena que, por questões operacionais, venha a me desfazer da Triton...

Abraços.

Miranda_MG
06/12/2015, 18:33
Miranda,

Uso o carro exclusivamente para viagens e rodei apenas 12.000 km. Os MUD estão como novos.

Foram uma grata surpresa no asfalto. Por coerência com a proposta dos pneus, fico um pouco mais cuidadoso em chuva.

Os MUD em nada mudam a suas características em piso molhado, mas o bom senso me diz que não foram feitos para asfalto molhado.

Tenho acompanhado o tópico da Nova Hilux e tem sido, além de divertido ... rsrsrs..., extremamente esclarecedor.

Pena que, por questões operacionais, venha a me desfazer da Triton...

Abraços.

Dinho,

Usei exatamente essa expressão na semana passada em uma chuva torrencial que peguei na estrada. Foram uma grata surpresa. Todos dizem que os MUD não são apropriados para a água, mas estou para dizer o contrário se minhas próximas experiências em chuva forem semelhantes.

Os ATs originais (Pirelli Scorpions) deixavam claramente a traseira mais susceptível a deslocamentos laterais. Com os MUD, em hora nenhuma isso aconteceu. E a chuva era bem mais forte.

Vai continuar no mundo 4x4 vendendo a Savana? Bicho, se os airbags laterais e de cortina não fossem restrição obrigatória já que carrego a minha família na caminhonete, eu compraria a sua de olhos fechados e acima da FIPE se precisasse. Que dó você ter que vender.

Quando for fazê-lo, anuncie aqui e me avise. Coloco a informação nos grupos que frequento e indico como excelente oportunidade.

Abraço,

Miranda

Dinho_BH
06/12/2015, 20:34
Miranda,

Obrigado pela força.

A aquaplanagem, um perigo em potencial na chuva, por exemplo, é algo que deve passar longe com os MUD.

Não pretendo sair do 4x4. O problema é realmente o seguro (a Savana tem seguro mais caro que qualquer outra versão da Triton) e a política Mitsubishi de revisões (duas anuais).

Na próxima revisão, para não perder garantia e ter o "carimbo" no manual, que é a primeira coisa que um potencial comprador pergunta, está previsto até troca de líquido de arrefecimento e fluído de direção (ou embreagem... não me lembro agora).

Tudo isto em carro com, no máximo, 16.000 KM (contando que eu vá viajar agora em janeiro).

A decisão já está tomada: ou volto aos carros de "passeio" ou vou de Frontier. Ainda que no segmento pickup a Frontier não seja uma unanimidade, ainda assim é MUITO melhor que um carro civil... rsrsrs...

O problema é o maldito barulhinho do carro à diesel... já não vivo sem!!!

Abraços e obrigado novamente pela força!!

JOELSTER DODGE
06/12/2015, 20:42
to acompanhando !!

MageladeJesus
25/05/2020, 20:46
Alguém do grupo já instalou o Jumelo Confort na viatura? se sim, houve melhora no conforto da suspensão traseira?

MageladeJesus
26/06/2020, 13:02
Alguém do grupo já instalou o Jumelo Confort na viatura? se sim, houve melhora no conforto da suspensão traseira? Eu instalei. Tenho uma Triton AT 2013, há mais de 6 anos. Comprei o jumelo direto com o pessoal da pickup confort. Não gostei. Ouve pouquíssima mudança no comportamento da suspensão traseira, na casa de uns 20%. Minha cidade (Betim), tem o asfalto todo remendado. O carro continua quicando bastante. Observei um pouco mais de independência no trabalho da suspensão, entre um lado e outro, também uma tendência de sair de traseira, mas com rápida correção. Na estrada com bom asfalto, o conforto melhorou uns 30%. A altura da suspensão e a estabilidade não tiveram mudança. Ainda não testei em estradas de terra. Na minha experiência, o jumelo conforto não cumpre o que promete.

Thiago Mafra
09/07/2020, 09:57
Eu instalei. Tenho uma Triton AT 2013, há mais de 6 anos. Comprei o jumelo direto com o pessoal da pickup confort. Não gostei. Ouve pouquíssima mudança no comportamento da suspensão traseira, na casa de uns 20%. Minha cidade (Betim), tem o asfalto todo remendado. O carro continua quicando bastante. Observei um pouco mais de independência no trabalho da suspensão, entre um lado e outro, também uma tendência de sair de traseira, mas com rápida correção. Na estrada com bom asfalto, o conforto melhorou uns 30%. A altura da suspensão e a estabilidade não tiveram mudança. Ainda não testei em estradas de terra. Na minha experiência, o jumelo conforto não cumpre o que promete.

É meu primeiro carro 4x4, e a diesel. Estava pesquisando sobre esses Jumelos e vou aguardar mais um pouco, analisando seu relato, pensei q fosse indispensável a utilização desse dispositivo.