Ver Versão Completa : Grand Cherokee 4.0 98, melhorar arrancada
darkstarlinux
30/11/2015, 11:11
Amigos, gostaria de dar uma melhorada na arrancada da minha viatura.
O que posso fazer para melhor o quesito de arrancada dela?
Abraços a todos.
DEUS vos abençoe.
Boa noite
Mesmo a 4.0 já arranca bem legal. Faiz de 0 a 100 em uns 8.5 segundo e a v8 uns 7.5s. Vc está chegando nessas medidas? Caso n, tem que ver o que está acontecendo.
Mas o que vc almeja com uma arrancada melhor?
darkstarlinux
04/12/2015, 23:09
Quando arranco com ela, ela fica amarrada, as x sai como se tivesse trotando, ai solta e vai embora.
Chequei freios e tudo ok nada segurando, fiz uma medição e a bomba está dando 3.0 bar, estou achando baixa.
Estou pensando em colocar o refil da blazer 4.3 v6 / seria 90.
O cambio troquei solenoide governadora, e sensor de pressão, as trocas de marchas estão ok.
O problema que é intermitente, tem dia que piso, que vai igual um estilingue, outros dias amarra.
Grato
Joabes
Boa noite
Mesmo a 4.0 já arranca bem legal. Faiz de 0 a 100 em uns 8.5 segundo e a v8 uns 7.5s. Vc está chegando nessas medidas? Caso n, tem que ver o que está acontecendo.
Mas o que vc almeja com uma arrancada melhor?
A pressão da bomba é de 3.4 bar +- 0,3 bar, então a tua pressao está um pouquinho fora.
Já deu uma checada nos bicos e filtro de ar?
Olha tbm o sensor map e as velas.
Como está o consumo dela? Esta normal?
A minha eu faço dentro da cidade entre 4,5 a 5 km/l e estrada média de 8,5 km/l.
A tua está nesta média tbm?
darkstarlinux
06/12/2015, 10:26
Então, a consumo está dentro desses parâmetros.
Fiz a troca das velas ano passado, e também dos cabos de velas, porém não cheguei a rodar ainda 5.000 ainda com esses itens, pois realmente rodo pouco ela. Atualmente tenho andado diariamente pois estou com o outro carro no conserto.
Vou mandar fazer uma limpeza de bicos e ja colocar um novo filtro, também checar o sensor map.
Grato
Joabes
Ja que a tua média está normal, entao um problema com sensor já pode ser mais difícil, geralmente ele altera o consumo tbm. Mas já olha junto. Já um bico um pouco obstruído (sujo) andando normal n sente, mas quando pisa ela da umas embrulhadas. Colocase a vela dela msm? A FR5E (ngk)
E ela n possui filtro de gasolina externo, apenas aquele dentro do tanque que n requer manutenção.
darkstarlinux
06/12/2015, 20:28
Entao, o filtro externo ela tem, eu troquei, o fluxo esta ok, as velas quem trocou foi meu mecanico, que so mexe com jeep, como disse o comportamento dela e intermitente.
Porem com base nas suas dicasa, farei um pente fino, trocarei as velas, filtros, sensor map, sensor de rotacap do motor, limpeza dos bicos, troca do filtro da bomba, vou por a da blazer 4.3 v6, serie 90.
Elas n vinham de fábrica com filtro de gasolina na linha de combustível dps da bomba. Ela tem um embaixo da bomba e um dentro do regulador de pressao (que fica em cima da bomba). Ambos n requerem manutenção.
Fica aonde este teu filtro?
Todas as pecas que vc falou ali podem resultar nesta falha, mas vá trocando peça por peça, se não tu gasta uma grana alta e era só uma coisinha rs.
E bota ela pra rodar, vai ver esse problema dela é o ciúme dela com o outro carro, já que tu n anda muito com ela rsrs.
darkstarlinux
07/12/2015, 11:19
Então, esse filtro fica embaixo dela, logo depois do regulador de pressão, próximo do diferencial, na linha que vai pro motor.
O que e mais curioso é em alguns momentos ela ficar trotando, tem horas que ela vai tão de devagar, você acelera, o giro sobe, mais ela continua devagar, isso ela fica entre 20 e 30km, ai de repente ela da um pulo pra frente e vai embora.
Att
Joabes
Elas n vinham de fábrica com filtro de gasolina na linha de combustível dps da bomba. Ela tem um embaixo da bomba e um dentro do regulador de pressao (que fica em cima da bomba). Ambos n requerem manutenção.
Fica aonde este teu filtro?
Todas as pecas que vc falou ali podem resultar nesta falha, mas vá trocando peça por peça, se não tu gasta uma grana alta e era só uma coisinha rs.
E bota ela pra rodar, vai ver esse problema dela é o ciúme dela com o outro carro, já que tu n anda muito com ela rsrs.
darkstarlinux
07/12/2015, 13:39
Fiz um pequeno teste a pouco, quando você sai que ela arranca normal, se você pisar devagar e aumentar ao giro ela vai de boa, agora se você da uma pisa pada andar mesmo, ela começa a embaralhar.
Ela começo a vir com o filtro de gasolina na linha dps de 99, quando troco o modelo, saiu a zj e entro a wj.
Geralmente o pessoal coloca um extra ali pra dar uma ajudada na filtrada. Mas original ela n tem aquele filtro.
Essa embaralhada que vc fala, é o motor engasgando, falhando, ou o giro do motor sobe mas ela n acelera?
Caso seja a segunda opção, giro do motor subindo e ela n andando junto.
Então muda um pouco de figura o problema.
Se a rotação está subindo, mas ela n está se movendo junto com a aceleração, pode ser um problema na transmissão.
Tem uns testes simples que vc pode estar fazendo que ja vão te ajudar a achar a causa do problema.
Tem um cabo que vai conectado no corpo de borboleta, o cabo do kickdown, que vai conectado na caixa. A função dele basicamente é avisar pra caixa a posicao do acelerador. Isso ajuda a caixa a reduzir marchas durante uma aceleracao mais forte ou na hora das arrancadas. A minha uma veiz estava com o suporte do cabo frouxo e ela arrancava bem devagar e n reduzia direito. Ali no corpo de borboleta vai ter 3 cabos, um vindo do pedal do acelerador, um indo pro piloto automático e o terceiro indo pra caixa. Veja se ele está com folga ou arrebentado.
Dps tem o teste de stall. Este teste vai indicar algum problema no conversor de toque. Com o veículo já quente e parado, coloca no D e com o pé no freio, acelera o maximo que der. Veja a rpm que chego, o ideal é entre 1800 e 2200 rpm.
E o mais importante, o nível e estado do óleo. Com o veículo já quente (dps de uns 10km o óleo da caixa já chega na temp de funcionamento) checa o nível do óleo. Para checar, deixa o motor ligado e a alavanca no P ou no N, daí vai lá na frente e checa na vareta (caso nunca tenha checado o nível da caixa, fica tranquilo que n vai sair óleo por ali) e veja o nível do óleo, a cor, a presença de bolhas e o cheiro.
Ele tem que estar vermelho, sem bolhas e sem cheiro de queimado.
São testes bem simples, mas já dizem muitas coisas.
darkstarlinux
07/12/2015, 18:43
Então, não faz um ano troquei a solenoide governadora, e o regulador de pressão do cambio, o óleo e novo, foi trocado junto, checo mensalmente, está no nível, cor vermelha, sem cheiro ou bolas.
Conforme te falei, fiz um teste na rua de casa, chegou a giro de 4.000 e não tinha atingido 80km, ou seja aceleração, sem velocidade.
O mais curioso que se você arranca de boa, sobe giro, sobe as marchas, sobe velocidade, se precisar de uma ultrapassagem e pisar, ela faz o kickdown prontamente.
Tempo atras tive um problema no sensor de rotação do motor, foi limpo, e reposto, poderia ser isso esse comportamento nesse caso? Entendo que se a leitura do motor estiver errada, as marchas também não vão acompanhar, correto.
Referente as falhas que aparentam ser de combustível, essas trotadas, eu vou trocar velas, filtros, filtros, refil, da bomba, vou fazendo.
Sobre o teu teste ali,
Mas em qual marcha vc já estava? Nessa rotação deveria estar de segunda acredito eu.
Faiz o teste de 0 a 100 pra gente ver se esta muito longe do que era pra ser.
O sensor de rotação quando começa a da problema, ele faiz umas coisas meio estranhas msm.
Sim, se o motor n estiver no funcionamento correto, a transmissão n trabalha direito.
darkstarlinux
07/12/2015, 22:33
Fiz o teste de Stall, deixei em D, pisei no freio, acelerei, meia aceleração ficou acima de 1.800 fácil, pisei um pouco mais, já queria arrancar do lugar.
A pouco estava voltando da igreja com uma media de 70 km, mantendo a aceleração, o giro começou pular de 2.000 para 3.000 dando pulos no ponteiro, pude ouvir claramente algo grilando no motor, não pode definir se era caixa ou motor mais parecia como se fosse uma catraca girando em falso. E se pisar, ai piora mais, tem que tirar o pé e deixar estabilizar.
Estou achando que vou começar pelo sensor de rotação, esse comportamento da rotação está estranho, se fosse cambio não daria saltos no giro, correto?
darkstarlinux
08/12/2015, 07:31
Sai a pouco com ela, rodou de boa, sem grilhagem de nada, giro, troca de marchas. Se fosse transmissao teria que ser constante,correto? Esta mais para erro de algum sensor, rotacao, abs, etc.
O teste de stall é pra ver até em que rpm vai no max, meio acelerador n conta, tem que ser com o pé no fundo. Ela parece que vai sair sozinha, mas carca o pé no freio que ela n pode se mexer. O freio sempre vai ser mais forte que o motor.
Só começa a dar este problema dps de quente né?
Um sensor de rotação ruim, poderia gerar essa grilada, já que ele pode estar informando a posicao errada do motor e consequentemente injetando gasolina no tempo errado. Será que o teu mecanico n tem um pra teste? Assim vc já testa ele.
Na gringolandia, os caras costumam fazer um teste neste sensor com ele montado no motor msm. Quando começar a dar este problema, eles vão lá e jogam água em cima do sensor para esfriar ele (geralmente quando ele começa a dar problema ele esquenta bastante, bem mais do que o normal) e ligam o carro e vejam se o problema sumiu. Eu nunca fiz este teste, mas nos fóruns lá de fora o pessoal faz bastante.
N necessariamente, as vezes pode ser um problema intermitente, as vezes faiz e as vezes n. Dependendo em qual parte da transmissão estar causando.
darkstarlinux
08/12/2015, 12:14
Bom dia Amigo.
Vou fazer o teste de Stall novamente, referente ao sensor ele não tem, tanto quando quando fui fazer uma troca de óleo nela, ele checou o sensor e fez uma limpeza, visto que quando estava andando com ela e passava dos 100km ela começava a dar trancos andando, depois que limpou nunca mais ocorreu, mais o sintomas de grilagem do morto ela tinha antes da limpeza desse sensor, e depois que limpou, não ocorreu mais.
Então, o problema começa ocorrer já quando ela está quente.
De qualquer forma, vou trocar esse sensor, visto que esse sensor custa R$ 200,00, então não justifica não troca.
Estou apostando nesse sensor, pois se for transmissão, ai complica mais.
Abraços
Joabes
darkstarlinux
08/12/2015, 13:20
Stall deu acima de 1.800, chegou a quase 2.000, depois cai.
darkstarlinux
09/12/2015, 10:27
Bom dia, atualizando a situação.
Hoje meu mecânico fez o teste de cambio, a principio tudo ok com o cambio, ele só trabalha com câmbios automáticos, ele regulou o cabo do quick down, o que mudou completamente o funcionamento e comportamento, arrancadas normalizadas e trocas ok, antes a troca de primeira para segunda estava sendo feita abaixo de 1.800, por isso o carro não tinha a arrancada esperada pelo seu motor, ou seja não esticava como tem que ser.
Os cortes e grilhagem aparentam realmente ser algo elétrico, o que sinalizou o sensor de rotação, em alguns momentos ao exigir do motor, sente-se o pulso no conta-giros, vou encomendar um original.
Pelo que ele me passou, quando o sensor não consegue fazer a leitura de forma correta, a caixa de marcha realmente se perde e não sabe o que fazer. Por hora melhorou e muito com o ajuste do quick down, mais esse problema do sensor terá que ser resolvido para que tudo se normalize 100%.
Claro farei alguns outros serviços, nova bomba que esta a 3.0 bar, etc.
Abraços.
Fiquem com DEUS.
Nas cherokee o cabo do kickdown faiz bastante coisa. Ele tem que estar bem regulado pra trabalhar corretamente.
Que bom que foi só esse o problema.
E teu mecanico foi honesto, já que na regulagem ali tu faiz em poucos minutos, e tem mecânico que já condena a caixa inteira pra ganhar dinheiro.
Agora é ver o sensor ali e a bomba de gasolina. Te aconselho a trocar o sensor primeiro. Já que a pressão da tua bomba tá muito próximo do que era pra ser, e as vezes pode ser até o aparelho que estava medindo a pressão estar um pouco descalibrado.
darkstarlinux
09/12/2015, 14:26
Então, tem mecânico que é de lascar mesmo.
A priori a bomba vou trocar por uma original, te digo o motivo, quanto o tanque esta para baixo de 1/3 se você entra em curva, ela da falta, isso por que a bomba que colocaram nela não é original, e por estarmos falando de $ 23 de um refil original ou $ 67 de uma bomba nova original, prefiro trocar, pois vou encomendar o sensor original também, ai aproveito tudo no mesmo frete, pois o sensor de rotação custa $ 16.
E nos testes meu mecânico também confirmou que a bomba não está legal, ou seja, tem queima, mais as vezes da uma falta.
O que eu puder trocar e por original eu vou fazendo, para deixar tudo em pé e manter.
Agradeço pelas dicas e ajuda.
Fique com DEUS.
Nas cherokee o cabo do kickdown faiz bastante coisa. Ele tem que estar bem regulado pra trabalhar corretamente.
Que bom que foi só esse o problema.
E teu mecanico foi honesto, já que na regulagem ali tu faiz em poucos minutos, e tem mecânico que já condena a caixa inteira pra ganhar dinheiro.
Agora é ver o sensor ali e a bomba de gasolina. Te aconselho a trocar o sensor primeiro. Já que a pressão da tua bomba tá muito próximo do que era pra ser, e as vezes pode ser até o aparelho que estava medindo a pressão estar um pouco descalibrado.
Então já troca msm e já resolve esse problema de uma veiz ;).
De nada, estamos aí para ajudar ;D.
E compra ela inteira entao. O bom é que ela completa já vem com o regulador de pressao junto (ele costuma dar problema).
Tais comprando em qual site? Rockauto?
darkstarlinux
09/12/2015, 21:39
Sim, rockauto.
Primeira compra por eles, quem ja comprou diz ser confiavel.
Att
Joabes
Ja comprei várias vezes com eles da rockauto, e nunca tive problemas. Tudo sempre veio certinho.
Só uma dica, pelo menos pra mim sempre deu certo. N peça pelo frete mais barato, todas vezes que eu pedi pelo mais barato acabei sendo taxado no imposto estadual. Pedindo pela DHL ou Fedex nunca fui taxado no estadual. O imposto estadual é de 25%, aqui em SC, varia de estado pra estado.
Só no imposto federal que n tem escapatória rsrs
Falcon-MG
26/12/2015, 13:23
Sim, rockauto.
Primeira compra por eles, quem ja comprou diz ser confiavel.
Att
Joabes
Alguns dos problemas mencionados podem estar relacionados também com o sensor de posição do acelerador (TPS), ele envia informações para a ecm, pode interferir na transmissão automática, consumo, etc...
Pode ocorrer oxidação ou mau contato no conector do tps também.
Bisewski
06/01/2017, 11:33
E aí, como ficou o carro? Atualiza a gente aí...
luiztomazi
04/01/2020, 19:37
Minha laredo 6cc é amarradona as vezes ela anda bem mas nas arrsncadas é uma tartaruga ja foi examinado sistema de alimentaçao. Velas cabos tudo e as velas estao queimando bunitinho. Que pode ser ?
E aí, como ficou o carro? Atualiza a gente aí...