PDA

Ver Versão Completa : Freelander 1 - motor 2.5 - V6



Rgomes
26/11/2015, 14:15
Ola boa tarde a todos
Sou novo aqui e estou com um problema e espero que possam me ajudar?

Quando saio com minha Freelander, normalmente pela manha, após uns 5 minutos ela esta andando normal derrepente SOBE o giro e reduz o cambio sozinho ( Automática ) ai volta ao normal mas logo em seguida faz de novo, subindo o giro e reduzindo o cambio
Alguém já Passou por isso ?

Não é sempre mas vem acontecendo com mais frequência, apenas 1 vez ao acontecer isso ela acendeu a luz de descida do carro abaixo do cambio porem acendeu no painel.
O que preocupa e que acontece dela subir giro e reduzir o cambio fazendo ela perder a velocidade, isso aconteceu apenas em ruas com transito mais intenso.

Aguardo uma ajuda

Ricardo

Rgomes
05/12/2015, 09:32
Saberiam me informar qual oleo coloco no cambio da FL 1 ano 2005

Aguardo uma ajuda

Ricardo

comdek
07/12/2015, 23:10
Saberiam me informar qual oleo coloco no cambio da FL 1 ano 2005

Aguardo uma ajuda

Ricardo
Opa amigo, o óleo que usam nessa caixa Jatco JF506e da Freelander é o Pentosin ATF1, o litro custa uns R$100. A caixa tem 8 litros, porém é possível trocar somente 4 litros sem desmontar ela, pois fica tudo dentro do conversor de torque. Para ajustar o nível de óleo, tem um parafuso na caixa que retira ele com a caixa na temperatura de 45~55ºC com o motor ligado, vai completando o óleo até começar a vazar por ali, aí estará no nível correto. Tem que cuidar pois existem 2 parafusos próximos, se tirar o errado solta uma peça dentro da caixa e danifica a ré, sendo necessário desmontar tudo pra arrumar.
Normalmente só trocar o óleo não resolve, o problema pode ser as solenóides que desgastam e travam, não atuando na troca de marcha e aumentando o giro.

Eu tenho uma 2006 com o problema da 3ª pra 4º marcha, que sobe o giro e volta para a 1ª, dando um tranco danado, tem que cuidar. As vezes engata, as vezes não. Troquei o óleo e não adiantou. Vou trocar as solenóides, porém agora estou com problema na junta do cabeçote que tá fazendo o carro ferver. Quem quiser ver tô postando videos e o andamento no fórum gringo abaixo:
https://www.landyzone.co.uk/land-rover/freelander-v6-overheating.289813/page-7
Já troquei correia dentada, bomba da água e válvula termostática, porém no teste de pressão apresentou vazamento do cilindro 5 no sistema de refrigeração.

comdek
09/12/2015, 21:57
Uma atenção especial que tem que ter com o motor V6 da Freelander é sobreaquecimento. Se esse motor ferver a junta do cabeçote vai para o espaço. Hoje abri o cabeçote frontal e o cilindro 5 tava cheio de água. Já sabia do defeito pois pressurizei o sistema e escutei o vazamento no coletor de admissão.


518231 518232

Agora é planar o cabeçote, limpar o bloco e medir a altura das camisas. Se tiver tudo certo, colocar a junta nova e fechar com os parafusos com torque 25Nm + 90º + 90º + 45º se usar os mesmos.

Esse é o problema de usar somente água de torneira no arrefecimento, maldito antigo dono.

Anderson Clay
13/12/2020, 10:59
Bom dia amigos, tive que trocar o bloco do motor e estou com uma dúvida: as camisas são coladas ou tem anéis de vedação ?

GABRIEL VICTOR SURMACZ
17/10/2022, 14:01
Uma atenção especial que tem que ter com o motor V6 da Freelander é sobreaquecimento. Se esse motor ferver a junta do cabeçote vai para o espaço. Hoje abri o cabeçote frontal e o cilindro 5 tava cheio de água. Já sabia do defeito pois pressurizei o sistema e escutei o vazamento no coletor de admissão.


518231 518232

Agora é planar o cabeçote, limpar o bloco e medir a altura das camisas. Se tiver tudo certo, colocar a junta nova e fechar com os parafusos com torque 25Nm + 90º + 90º + 45º se usar os mesmos.

Esse é o problema de usar somente água de torneira no arrefecimento, maldito antigo dono.



alguem consegue me dizer qual altura das camisas em relacao ao bloco

Macfay
19/10/2022, 16:42
alguem consegue me dizer qual altura das camisas em relacao ao bloco

eu tenho o manual de manutenção da Land Rover e ele informa medidas, torque e o que fazer

Acho que pode te ajudar.
Acabei de fechar os dois cabeçotes dela, acabei fazendo o serviço em casa , eles não estavam empenados, somente a junta que estava enferrujada por ficar parada e sem aditivo.

tenta o link abaixo:

https://mega.nz/file/Y1wCAABZ#nVyPn28QNdp8Nz70UV2fDd46ADTlIvDfQkMe-56Dek4