Ver Versão Completa : PNEUS FALKEN x BRIDGESTONE
Senhores,
Uso pneu A/T, é fato. Atualmente estou com os Geolander em fase final e preciso trocar. Achei dois pneus com otimos preços, ambos na casa de R$490,00. São o BRIDGESTONE Timberline 255/75 r15 e o FALKEN 265/70 r15. Não estou encontrando diferenças visuais que me ajudem a decidir. Podem opinar?
Sergio c
26/11/2015, 11:28
Eu não conheço essa marca Falken, já os Bridgestone tem tradição de uso no Brasil.
Senhores,
Uso pneu A/T, é fato. Atualmente estou com os Geolander em fase final e preciso trocar. Achei dois pneus com otimos preços, ambos na casa de R$490,00. São o BRIDGESTONE Timberline 255/75 r15 e o FALKEN 265/70 r15. Não estou encontrando diferenças visuais que me ajudem a decidir. Podem opinar?
suponho que os Falken que vc se refere seje os Falken Wildpek AT? Falken = Dunlop = Sumitomo, eu iria de Falken, nunca usei mas nos EUA ele é equipamento original dos Jeep Wrangler Rubicon. Andei lendo a respeito pois tem varios comparativos deste pneu, e ele é bom de areia, chuva, e subir em rochas, com aparencia discreta mas os off roders americanos andam com ele com pressão baixa, na lama é igual a todos os outros AT'S não sei sobre o rendimento kilométrico.
Fabio_Roberto
26/11/2015, 13:25
Uma busca rapida....
http://www.1010tires.com/tires/reviews/Falken/WildPeak+A-T
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/141910-pneus-falken-para-troller.html
http://www.fourwheeler.com/how-to/wheels-tires/131-1203-falken-wildpeak-at-tire-review/
http://www.fourwheeler.com/how-to/wheels-tires/129-1101-falken-wildpeak-at-tires/
http://www.fourwheeler.com/how-to/wheels-tires/154-1104-falken-wildpeak-at-tire/
http://www.fourwheeler.com/how-to/wheels-tires/129-1204-4x4-tire-guide/
ftr_santos
26/11/2015, 16:07
Já usei Falken num Wrangler e uso atualmente numa Pajero Sport V6. São excelentes pneus. Recomendo.
Já usei Falken num Wrangler e uso atualmente numa Pajero Sport V6. São excelentes pneus. Recomendo.
Fala ftr_santos, tudo bom?
comprei 4 Falken WPAT01 Wildpeak AT 32/11.5R15 113S, R$480 cada com instalação. Você que já teve tem alguma dica? Já ouvi que ele roda uns 40.000km com rodízio correto, será verdade?
Fala ftr_santos, tudo bom?
comprei 4 Falken WPAT01 Wildpeak AT 32/11.5R15 113S, R$480 cada com instalação. Você que já teve tem alguma dica? Já ouvi que ele roda uns 40.000km com rodízio correto, será verdade?
Entao nao vale nada. 40.000 e muito pouco. E o Bridgestone, alguem conhece?
Se rodar 40k ainda acho que vale, pq pelo preço se o BF rodar 80k(que acho muito) o preço final dá igual...
VOVÔ DO TROLLER
22/02/2016, 20:17
Os Bridgestone e os Falken eu nao sei, mas o BF AT duram ate 70.000 km ou mais, tranquilamente. Abs
Ricardo Filho
23/02/2016, 10:08
Estou usando os Falken AT 32" e recomendo.
Quanto a durabilidade, a informação que possuo é de que duram 80% dos BF AT, mas não tenho como afirmar na prática ainda.
Um amigo pegou um troller 2010 que já veio com os Falkens. Já rodou mais de 30 mil km e ainda tem mta borracha.
La fora eles são mt bem avaliados.
Abç.
ftr_santos
24/02/2016, 16:54
Não tinha visto a pergunta antes, mas posso dizer que os Falken que uso (265/65 r17), depois de 10000 km rodados, não tem desgaste aparente. Com toda certeza rodarão muito mais do que 40000 km.
VOVÔ DO TROLLER
24/02/2016, 19:55
Se rodar 40k ainda acho que vale, pq pelo preço se o BF rodar 80k(que acho muito) o preço final dá igual...
E para quem n~ao roda muito, pelo preço ,´´e mais vantagem os Falken, pois como os BF duram muito, tem aquele problema de que depois de 5 anos de fabricaç~ao, os pneus n~~ao sao mais confiaveis. Sera´´ que procede? (o meu teclado ta zuado)
Fabio_Roberto
25/02/2016, 08:48
E para quem n~ao roda muito, pelo preço ,´´e mais vantagem os Falken, pois como os BF duram muito, tem aquele problema de que depois de 5 anos de fabricaç~ao, os pneus n~~ao sao mais confiaveis. Sera´´ que procede? (o meu teclado ta zuado)
Estou no meu segundo jogo de BF At e depois de algum tempo parece que a borracha fica ressecada e ele começa a rachar e perder alguns pedaços, principalmente nos "ombros" pneus traseiros...
Na proxima se o preço estiver nos mesmos parâmetros com relação aos BF com certeza vou de Falken, só acho que o modelo novo merecia as letras brancas..
Gustavo D
25/02/2016, 13:21
Estou no meu segundo jogo de BF At e depois de algum tempo parece que a borracha fica ressecada e ele começa a rachar e perder alguns pedaços, principalmente nos "ombros" pneus traseiros...
Na proxima se o preço estiver nos mesmos parâmetros com relação aos BF com certeza vou de Falken, só acho que o modelo novo merecia as letras brancas..
Muita coincidência vocês estarem falando disso logo agora que estou passando por esse problema. Tenho usado BF AT 31" há uns 4 anos mais ou menos. Rodei 81 mil kms, só fiz 2 rodízios. E ainda assim, tem muita borracha, principalmente nos que estão atualmente na traseira. Ontem, encontrei um dos pneus dianteiros vazios. E aí começou a saga... fui em 3 lugares pra tentar o reparo. Em 2, tentaram fazer o reparo mas continuou vazando. E todos me disseram o mesmo: "Que carcaça de BF é difícil fazer reparo... devido ao ressecamento..." e de fato, acho que todos os meus estão bem ressecados. Olhando o pneu por dentro, tem um corte de 1 cm, e parece mesmo ser uma rachadura devido a ressecamento. O jeito foi vulcanizar, e mesmo assim, não dá pra garantir que não vai surgir outra rachadura igual. A carcaça está bem ressecada.
Já estou começando a pesquisa pra saber que marca vou comprar, pois com os preços do BF, não tenho condições de continuar na marca. Vou mudar para tamanho 33x10.5, 33x12.5 ou 32x11.5, provavelmente MUD. No momento, o que busco é durabilidade. Que marca será que poderia ocupar o posto de segundo lugar em termos de durabilidade? (Vide que o BF ocupa o primeiro quase que por unanimidade...)
Já vi boas recomendações de Kumho, GT Radial, enfim, está difícil escolher!
Ricardo Filho
25/02/2016, 16:06
Os meus Falken vieram com as letras brancas.
Fabio_Roberto
25/02/2016, 16:09
Gustavo
Acho que o fato da borracha dos BF ressecar fazem eles perdem a segurança e aderência no asfalto, uma vez que ficam duros, eu mesmo com a pista molhada ja sei que se precisar frear não vou conseguir, não adianta o jipe escorrega e não para no asfalto molhado.
Fui descer uma ladeira de paralelepípedo aqui em SP, estava molhado, no final da rua não parou de jeito nenhum, tive que quase passar direto no cruzamento, isso pq eu estava super devagar pq ja sabia do perigo.
Meus pneus NÃO estão carecas, deve rodar uns 30 mil km ainda, estão na "meia vida".
Gustavo quanto ao comparativo eu ja não sei dizer, em durabilidade nada é comparável aos BF, ja ouvi falar que os Kumho são bons mas duram 40 mil km (que é normal kkk).
Eu iria de Falken.. 32". melhor custo x beneficio no momento.
Gustavo D
25/02/2016, 16:20
Gustavo
Acho que o fato da borracha dos BF ressecar faz eles perdem a segurança e aderência no asfalto, uma vez que ficam duros, eu mesmo com a pista molhada ja sei que se precisar frear não vou conseguir, não adianta o jipe escorrega e não para no asfalto molhado.
Isso pq meus pneus NÃO estão carecas, deve rodar uns 30 mil km ainda, estão na "meia vida".
Gustavo quanto ao comparativo eu ja não sei dizer, em durabilidade nada é comparável aos BF, ja ouvi falar que os Kumho são bons mas vai acabam rapido...vai saber.
Eu iria de Falken.. 32". melhor custo x beneficio no momento.
Valeu Fabio! Vou ver os distribuidores do falken aqui no Rio. Quero ver o pneu ao vivo, pois já encontrei pneus chineses de tamanho 32x11.5 mud que eram menores que os meus BF AT 31, por isso não tenho coragem de embarcar em certas ofertas que tem na internet de marcas desconhecidas, além é claro da qualidade que pode comprometer nossa segurança, mas pelo visto a Falken está chamando a atenção. Vou olhar com calma. Ainda devo demorar a decidir, mas se eu escolher os falken, depois deixo minhas impressões aqui.
VOVÔ DO TROLLER
25/02/2016, 20:02
Valeu Fabio. ´´E isso ai Gustavo. Caso eu venha a comprar os Falken, eu tambem quero examinar pessoalmente antes. Alguem sabe , onde eu posso ver os Falken aqui em S.Paulo, Capital? Abs. Valter
Ola pessoal
Chegou a hora de trocar os sapatos da viatura. Lendo este topico, fiquei bem inclinado pelos falken .
Alguem sabe se a loja guapore pneus é confiavel. Vi preços bons lá. Alguma indicação de outra loja que vende pela internet?
Obrigado
[ ]s
Mateus
VOVÔ DO TROLLER
25/02/2016, 22:48
Ola pessoal
Chegou a hora de trocar os sapatos da viatura. Lendo este topico, fiquei bem inclinado pelos falken .
Alguem sabe se a loja guapore pneus é confiavel. Vi preços bons lá. Alguma indicação de outra loja que vende pela internet?
Obrigado
[ ]s
Mateus
Pneus Free.
http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/pneufree-content/content/images/pneus/FalkenWpat01pp.png (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/32x11.50/R15/6Lonas/113S/WILDPEAK/FALKEN)
PNEU 32x11.50R15LT 6 Lonas 113S WILDPEAK FALKEN (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/32x11.50/R15/6Lonas/113S/WILDPEAK/FALKEN)
R$ 569,00 (à vista no boleto ou cartão de débito Visa Electron)
ou em até 12x de R$ 52,59 (Cartão de crédito)
Sempre da um certo medo compras pela internet, ainda um valor consideravel de 4 pneus.
Obrigado pela dica IDOSO DO TROLLER.:concordo:
Pneus Free.
http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/pneufree-content/content/images/pneus/FalkenWpat01pp.png (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/32x11.50/R15/6Lonas/113S/WILDPEAK/FALKEN)
PNEU 32x11.50R15LT 6 Lonas 113S WILDPEAK FALKEN (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/32x11.50/R15/6Lonas/113S/WILDPEAK/FALKEN)
R$ 569,00 (à vista no boleto ou cartão de débito Visa Electron)
ou em até 12x de R$ 52,59 (Cartão de crédito)
Bernardo Hoelz
26/02/2016, 07:33
Sempre da um certo medo compras pela internet, ainda um valor consideravel de 4 pneus.
Obrigado pela dica IDOSO DO TROLLER.:concordo:
Já comprei pela pneufree e tudo certo, sem nenhum problema. Não tenho experiência com a guaporé pneus, mas ando olhando alguns e os preços são bem atraentes.
Já comprei pela pneufree e tudo certo, sem nenhum problema. Não tenho experiência com a guaporé pneus, mas ando olhando alguns e os preços são bem atraentes.
Obrigado Bernardo pelo feedback.
Infelizmente na pneufree não tem o falken na medida 225/75 r16.no qual vou colocar na tr4.
[]s
Mateus.
Valeu Fabio! Vou ver os distribuidores do falken aqui no Rio. Quero ver o pneu ao vivo, pois já encontrei pneus chineses de tamanho 32x11.5 mud que eram menores que os meus BF AT 31, por isso não tenho coragem de embarcar em certas ofertas que tem na internet de marcas desconhecidas, além é claro da qualidade que pode comprometer nossa segurança, mas pelo visto a Falken está chamando a atenção. Vou olhar com calma. Ainda devo demorar a decidir, mas se eu escolher os falken, depois deixo minhas impressões aqui.[/QUOTE]
Acho importante a atenção do Gustavo D no que se refere ao tamanho de pneus com maior medida serem na realidade menores que os com menor medidas.Estou por trocar os pneus da Rural, atualmente uso 33'x12,5"R15 Gt Radial Adventuro M/T, mas "pelo preço" estou tentado pelos Falken 32'x11,5R15 A/T. Procurei nas lojas da minha cidade e nenhuma tem, só por encomenda, deste modo não pude verificar a medida.
Alguém usa pneus Falken e pode confirmar se de fato o diâmetro e 32"?
VOVÔ DO TROLLER
01/07/2016, 16:21
Valeu Fabio! Vou ver os distribuidores do falken aqui no Rio. Quero ver o pneu ao vivo, pois já encontrei pneus chineses de tamanho 32x11.5 mud que eram menores que os meus BF AT 31, por isso não tenho coragem de embarcar em certas ofertas que tem na internet de marcas desconhecidas, além é claro da qualidade que pode comprometer nossa segurança, mas pelo visto a Falken está chamando a atenção. Vou olhar com calma. Ainda devo demorar a decidir, mas se eu escolher os falken, depois deixo minhas impressões aqui.
Boa tarde Adenáor. Eu precisei trocar os pneus do meu T4 que usam o pneu bf mud km 2 32x11,5x15. Fui dar uma olhada nestes Falken numa revenda Dunlop aqui em Sampa. Apesar da Dunlop ser uma fabricante conceituada de pneus, esses Falken não me convenceram. Achei que são pouco borrachudos e a textura da borracha é esquisita. Vou continuar com os BF km 2 mesmo , que apesar de serem bem mais caros, não há como compará-los. Os meus BF mud km 2 já rodaram 65.000 km e ainda tem 7 mm de borracha. De qualquer forma eles podem até ser bons, mas eu não quis arriscar. Abs. Válter
p.s. com relação ao tamanho, como eu tinha desistido, não cheguei a compará-los com os BF em tamanho, mas tive a impressão de que são um pouco menores, talvez pela menor quantidade de borracha. Os gomos dos BF tem mais do que o dobro de espessura da borracha.
Obrigado Válter, nada como olhar mesmo, pela internet é fácil comprar gato por lebre.
Abraço!
Ba pessoal!!!!!!! Apesar da colaboração de vocês caí em tentação, acabei comprando os Falken A/T 32x11,5R15. Que arrependimento, os pneus "MEDEM menos que 30,5x9,5R15", na realidade a única medida em conformidade com a especificação é o R15, claro se diminuírem esta medida não caberá no aro.
Não pode-se dizer que o fabricante age de má fé, visando diminuir a quantidade de borracha por pneu ludibriando o consumidor; entretanto pode-se afirmar que ao constatar-se uma diferença de quase 20% a menor na largura, o mínimo é que a Falken possui um péssimo controle de qualidade.
Mas tudo tem um lado bom... comprei pela internet no sítio Pneus Facil | Comprar Pneus Agora e Facil (http://www.pneusfacil.com.br), a empresa demonstrou-se de extrema seriedade e agilidade, cancelei a compra, pegaram os pneus em minha casa e fizeram o estorno da transação pelo cartão de crédito em menos de 15 dias após a data da compra.
Abraços!
Ba pessoal!!!!!!! Apesar da colaboração de vocês caí em tentação, acabei comprando os Falken A/T 32x11,5R15. Que arrependimento, os pneus "MEDEM menos que 30,5x9,5R15", na realidade a única medida em conformidade com a especificação é o R15, claro se diminuírem esta medida não caberá no aro.
Não pode-se dizer que o fabricante age de má fé, visando diminuir a quantidade de borracha por pneu ludibriando o consumidor; entretanto pode-se afirmar que ao constatar-se uma diferença de quase 20% a menor na largura, o mínimo é que a Falken possui um péssimo controle de qualidade.
Mas tudo tem um lado bom... comprei pela internet no sítio Pneus Facil | Comprar Pneus Agora e Facil (http://www.pneusfacil.com.br), a empresa demonstrou-se de extrema seriedade e agilidade, cancelei a compra, pegaram os pneus em minha casa e fizeram o estorno da transação pelo cartão de crédito em menos de 15 dias após a data da compra.
Abraços!
qual o local de fabricação dos pneus, e qual o dot deles? vc deve ter comprado caro pois o local mais barato é na Pneulandia autorizada Dunlop. Falo isso pois comprei esse mesmo pneu de outra medida veio um pouco maior que os Pireli ATR (ao contrario do seu caso) mas dentro da medida que diz no costado, notadamente nos ombros além da circunferencia, fora o dot que é depois de Maio de 2016, e fabricado no Brasil (Curitiba) está perfeito e com excelente balanceamento.
qual o local de fabricação dos pneus, e qual o dot deles? vc deve ter comprado caro pois o local mais barato é na Pneulandia autorizada Dunlop. Falo isso pois comprei esse mesmo pneu de outra medida veio um pouco maior que os Pireli ATR (ao contrario do seu caso) mas dentro da medida que diz no costado, notadamente nos ombros além da circunferencia, fora o dot que é depois de Maio de 2016, e fabricado no Brasil (Curitiba) está perfeito e com excelente balanceamento.
o DOT, não lembro (me parece que a semana era 22) mas o ano de fabricação foi 2015,o local Thailand. Paguei R$2.560,00 nos 04. Que bom que melhoraram fabricando no Brasil. Valeu a dica da loja. Usas balanceamento com chumbo ou dinâmico?
o DOT, não lembro (me parece que a semana era 22) mas o ano de fabricação foi 2015,o local Thailand. Paguei R$2.560,00 nos 04. Que bom que melhoraram fabricando no Brasil. Valeu a dica da loja. Usas balanceamento com chumbo ou dinâmico?
no caso o meu pneu tinha todas as marcações de peso nos pneus para alinhamento com a valvula de ar da roda( marcações sobre qual lado do pneu tem maior peso aquelas bolas de varias cores), e o balanceamento foi retirando a roda e colocando em uma maquina e girando e adicionando chumbo. E os equipamentos todos novos, pois tem umas lojas de pneus que tem umas mesas de alinhamento e equipamentos de balanceamento totalmente detonados.
no caso o meu pneu tinha todas as marcações de peso nos pneus para alinhamento com a valvula de ar da roda( marcações sobre qual lado do pneu tem maior peso aquelas bolas de varias cores), e o balanceamento foi retirando a roda e colocando em uma maquina e girando e adicionando chumbo. E os equipamentos todos novos, pois tem umas lojas de pneus que tem umas mesas de alinhamento e equipamentos de balanceamento totalmente detonados.
O equipamento de balanceamento é sempre um problema, em minha cidade balanceamento em pneus grandes nunca fica muito bom, ao colocar os pneus novos optarei por balanceamento dinâmico, espero que seja eficiente.
Abraço!
Arildo MT
27/07/2016, 11:42
[QUOTE=Adenáor;2383724]Ba pessoal!!!!!!! Apesar da colaboração de vocês caí em tentação, acabei comprando os Falken A/T 32x11,5R15. Que arrependimento, os pneus "MEDEM menos que 30,5x9,5R15", na realidade a única medida em conformidade com a especificação é o R15, claro se diminuírem esta medida não caberá no aro.
Só pra confirmar, imagino que saiba, posso estar errado claro, mas a largura é medida na ''bariga'' () parte mais larga e a altura calculada sobre esta medida, como mediu pra calcular e chegar a esta diferença?.
gustavo25
29/07/2016, 06:02
sei que o assunto aqui não é bem esse
mas estou procurando pneus mud 33" ou 35" pro meu novo trolha velho e ontem encontrei uma promoção de dia dos pais na PneuStore de BFGoodrich. Com os 5% da promo + 6% para pagto no boleto, cada pneu saiu por R$960, mais em conta que os BF 32" que comprei há 1 ano e meio atrás...
gerei o boleto mas ainda não paguei, se alguém tiver outra sugestão mais em conta, estou aberto a ouvir. Procurei informações sobre um pneu chinês de marca Comforser, achei os 33" por R$799,00, mas não tem muito material na net.
pensei também nos famosos recapados, especialmente os VJ910, mas ninguém dos grupos de facebook tem em tamanho 33"
[QUOTE=Adenáor;2383724]Ba pessoal!!!!!!! Apesar da colaboração de vocês caí em tentação, acabei comprando os Falken A/T 32x11,5R15. Que arrependimento, os pneus "MEDEM menos que 30,5x9,5R15", na realidade a única medida em conformidade com a especificação é o R15, claro se diminuírem esta medida não caberá no aro.
Só pra confirmar, imagino que saiba, posso estar errado claro, mas a largura é medida na ''bariga'' () parte mais larga e a altura calculada sobre esta medida, como mediu pra calcular e chegar a esta diferença?.
Olá Arildo MT!
Claro, a medida da largura não é da banda de rodagem e sim do costado, mas embora este (costado) seja em pouco maior, a banda de rodagem, visualmente dá a impressão de ser MUITO menor, o que daria à minha Rural a impressão de estar murcha. Quanto a altura, tenho a impressão de que é calculada em percentual da largura somente quando a medida é expressa em mm (ex:255/75R15); quando a medida é em polegadas é direto.
Abraço!
sei que o assunto aqui não é bem esse
mas estou procurando pneus mud 33" ou 35" pro meu novo trolha velho e ontem encontrei uma promoção de dia dos pais na PneuStore de BFGoodrich. Com os 5% da promo + 6% para pagto no boleto, cada pneu saiu por R$960, mais em conta que os BF 32" que comprei há 1 ano e meio atrás...
gerei o boleto mas ainda não paguei, se alguém tiver outra sugestão mais em conta, estou aberto a ouvir. Procurei informações sobre um pneu chinês de marca Comforser, achei os 33" por R$799,00, mas não tem muito material na net.
pensei também nos famosos recapados, especialmente os VJ910, mas ninguém dos grupos de facebook tem em tamanho 33"
Olá Gustavo25!
Tenho em minha Rural GT Radial Adventuro MT 33x12.5r15. Exceto o ronco característico dos mud noasfalto, não tenho queixas. A Gama4x4 vende, normalmente são bem mais em conta que os BF.
Abraço!
Arildo MT
02/08/2016, 23:29
Olá Arildo MT!
Claro, a medida da largura não é da banda de rodagem e sim do costado, mas embora este (costado) seja em pouco maior, a banda de rodagem, visualmente dá a impressão de ser MUITO menor, o que daria à minha Rural a impressão de estar murcha. Quanto a altura, tenho a impressão de que é calculada em percentual da largura somente quando a medida é expressa em mm (ex:255/75R15); quando a medida é em polegadas é direto.
Abraço![/QUOTE]
Ok, as medidas que postou eram tão discrepantes que imaginei a possibilidade de haver erro na medição, agora uma curiosidade como funciona o calculo deste tipo de medida ex: 7.50 r16 ?
Ba Arildo, fiquei na dúvida também.
Pesquisando, encontrei aqui mesmo no fórum:
edgar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/3656-edgar.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png
Usuário http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=3656&dateline=1164051011 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/3656-edgar.html) Entrada21/03/2005Localcuritiba/PRIdade47Posts1,110
tabelinha CALCULO DE DIMENSÕES
Existem essencialmente 3 metodos de medição
Métrico (mais comum)
Exemplo: 285/75R16
Os dois primeiros números estão em milimetros e o terceiro é referente ao diametro da jante e vem indicado em polegadas.
285 é a medida da largura em mm
Altura lateral é 75% da largura = 285x0,75= 213,75 mm
R16 é o diametro da jante em polegadas = 16x25,4 mm = 406,4 mm
Diametro exterior do pneu = 213,75x2(sup.+inf.)+406,4 = 833,90 mm
Americano (muito utilizado em pneus para jipes)
Exemplo : 33/12,5R15
Temos três conjuntos de números todos em polegadas
33 é a medida em polegadas do diâmetro exterior do pneu (e é sempre independente do tamanho da jante) = 33x25,4 mm = 838,2 mm
12,5 é a medida em polegadas da largura do pneu = 12,5x25,4 mm = 317,5 mm
R15 é a medida da jante = 15x25,4 mm = 381 mm
Numérico (também utilizado em pneus para jipes e camiões)
Tipo 750x16 ou 7.50x16
Temos apenas dois conjuntos de numeros em polegadas
7.5 é altura lateral em polegadas= 7.50x25,4 mm = 190,5 mm
A largura do pneu, normalmente neste tipo de referencia é igual à altura lateral = 190,5 mm
A segunda medida é o diametro em polegadas = 16x25.4 mm = 406,4 mm
Diametro exterior do pneu = 190,5x2(sup.+inf.)+406,4 = 787,4 mm
Mas isto são valores teóricos que diferem sempre um pouco dos apresentados pelos fabricantes.