Ver Versão Completa : Problema ao desligar F-250.
Marcelo Corradi
22/11/2015, 21:35
Pessoal, minha 250 começou a apresentar um problema estranho de uma hora pra outra. Ela é Cummins eletrônica.
Quando eu desligo a caminhonete ela dá um leve tranco no motor. Ele meio que vai diminuindo a rotação normal, e no final ele para de uma vez, dando um certo tranco.
Sei que as Cummins possuem uma válvula que alivia o motor na hora de desligar para deixa-lo mais suave. Poderia ser um problema nessa válvula?
robson010203
23/11/2015, 16:19
Não deve ser problema na válvula, mais provável que seja no comutador de ignição ou no módulo, faça um teste simples: localize o fusível de proteção da ignição (é um fusível de 5A) acho que ele é na caixa de relês do compartimento do motor, o ideal é consultar o manual para ter certeza, com o motor em funcionamento, remova o fusível, se o motor desligar, você tem problema no comutador da ignição, caso ele não desligue pode ser problema no módulo.
Marcelo Corradi
23/11/2015, 19:05
Oi Robson, muito obrigado pela dica. Mas hoje de manhã eu dei uma conferida geral no carro, olhei até os coxins pra ver se não estavam estourados e desliguei a bateria, pois como tudo nesse motor é eletrônico, pensei em dar um reset para apagar qualquer erro memorizado. Fiz um teste então e não deu mais o problema.
Mas caso eu faça o teste que você explicou, ao remover o fusível qual deve ser a resposta correta do carro?
robson010203
23/11/2015, 21:41
ele deve desligar, porém vai dar uma sacudida no motor, pois a válvula shut off não vai fechar. Mas se o problema não está manifestando mais, não justifica fazer esse teste
Marcelo Corradi
24/11/2015, 10:11
Sim, é verdade.
Ainda não testei com a caminhonete quente, apenas na garagem. Mas acho que o problema não deve aparecer de novo.
Aproveitando Robson, minha bomba de alta está bem úmida de combustível. O motor é todo seco, nem uma gota de oleo, a única parte que está com vazamento é na bomba. O carro está com apenas 72mil km. Você tem alguma sugestão do que pode estar causando esse vazamento? Segue foto.
517215
robson010203
24/11/2015, 19:21
Parece que o vazamento não é na bomba e sim no tubo de retorno, parece que ele está até limpo onde tá vazando, o problema é que esse tubo tem que ser trocado inteiro junto com os conectores
Marcelo Corradi
24/11/2015, 20:55
O tubo de retorno seria aquele que se conecta com o de capa azul? Vou fazer uma limpeza com querosene em tudo, pra ver melhor onde está vazando.
robson010203
24/11/2015, 22:43
esse mesmo, pode ver que ali tem um TEE que pega o retorno dos bicos e da bomba, e manda de volta para o tanque
Marcelo Corradi
24/11/2015, 23:30
Ah blz. Valeu Robson!
Como estou com o carro a apenas 6 meses, vou monitorar o vazamento por enquanto pra ver se ele ainda acontece ou se é um vestigio antigo.
robson010203
25/11/2015, 15:04
Se precisar comprar o tubo, procure dos caminhões cargo, talvez seja mais barato
Marcelo Corradi
25/11/2015, 17:13
Será que o tubo é o mesmo? Pq o Max Power da 250 tem algumas diferenças pro Interact 4 dos Cargos e VW.
robson010203
25/11/2015, 20:38
É o mesmo, tanto do 4 quanto do 6 cilindros, o meu inclusive, tava com problema, e eu tô usando um de caminhão
Marcelo Corradi
25/11/2015, 23:37
Saquei, obrigado pelas dicas Robson.
BrunoDallanora2013
28/11/2015, 18:09
Saquei, obrigado pelas dicas Robson.
Marcelo em algumas mangueiras da f250 do meu pai substituimos por banjos de metal
Marcelo Corradi
30/11/2015, 15:28
Marcelo em algumas mangueiras da f250 do meu pai substituimos por banjos de metal
Obrigado pela dica Bruno!
Everton_Dassow
07/04/2016, 16:18
Boa Tarde!!
Tenho uma F-250 2008 4c cummins e estou com um problema que mecânico nem um conseguiu resolver. As vezes ela fica mais fraca, diferente do normal e se eu acelero por exemplo em segunda e levo até os 2.000 rpm e solto o acelerador ela faz um barulho como de um respiro de ar. Já revisei Intercooler, mangueiras de ar, toda a parte de alimentação de ar. Acontece quando mais quando o ar-condicionado esta ligado!! As vezes também acontece de vibrar o motor quando o desligo!!
se alguém conseguir me ajudar fico grato!!
Marcelo Corradi
08/04/2016, 18:46
Já deu uma olhada na válvula shutoff? Ela é responsável por fazer o motor desligar suave. Não sei o que pode acontecer se ela acionar quando o motor estiver funcionando, mas quem sabe pode ser isso...
Marcelo Corradi
14/04/2016, 18:31
Robson, voltando ao assunto lá de trás, na mangueira de retorno do combustível a pressão é muito grande? Igual ao do rail?
robson010203
14/04/2016, 20:56
não, a pressão é mínima, na verdade só vai haver pressão se houver algum tipo de obstrução na linha de retorno
Marcelo Corradi
14/04/2016, 21:18
Ah sim, obrigado Robson. Outro dia eu tirei a bomba pra revisar e resolver aquele vazamento, e na montagem o mecânico quebrou uma daquelas abas que ajudam a travar o engate rápido. Fiquei com medo que pudesse vazar por causa disso.
robson010203
15/04/2016, 19:49
aquelas abas são muito frágeis, existe um alicate específico pra retirar elas, mas ali não tem risco de vazamento
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