PDA

Ver Versão Completa : Ferramental para Bandeirante Sugestões



Inner
22/11/2015, 11:36
Peço sugestões aos amigos, se fossem montar um kit de ferramentas para Band, pensando em estar bem servido também em expedições, naquelas situações onde você enlouquece quando aparece alguém para ajudar e você está sem as ferramentas. Quais seriam as necessárias.
Abraços

Francisco Bicalho
22/11/2015, 15:14
Inner esse é um excelente tópico que eu já pensei em levantar. Tenho uma caixa de ferramentas (que não roda direto no carro) que deve pesar uns 12 kg (sem sacanagem) onde tem de um-tudo. Vou abrir ela e fazer um levantamento de todas as ferramentas (vou inclusive fotografar) e tasco aqui nessa sua postagem. Pode ter coisa que eu nem preciso, mas vai que? Uma coisa que tenho às pencas são parafusos e porcas de tudo o que é tamanho, incluindo estojos de roda com porca.

Abraço;
Chico

Inner
22/11/2015, 16:01
Chico valeu, é que tem muita gente aqui no fórum, que praticamente faz tudo nas Band's. e possuem com certeza um vasto conhecimento das ferramentas necessárias para essas manutenções. Vamos aguardar as opiniões.Forte abraço



Inner esse é um excelente tópico que eu já pensei em levantar. Tenho uma caixa de ferramentas (que não roda direto no carro) que deve pesar uns 12 kg (sem sacanagem) onde tem de um-tudo. Vou abrir ela e fazer um levantamento de todas as ferramentas (vou inclusive fotografar) e tasco aqui nessa sua postagem. Pode ter coisa que eu nem preciso, mas vai que? Uma coisa que tenho às pencas são parafusos e porcas de tudo o que é tamanho, incluindo estojos de roda com porca.

Abraço;
Chico

Elias Mello
22/11/2015, 18:53
Chico valeu, é que tem muita gente aqui no fórum, que praticamente faz tudo nas Band's. e possuem com certeza um vasto conhecimento das ferramentas necessárias para essas manutenções. Vamos aguardar as opiniões.Forte abraço

Excelente tópico. Acompanhando...

Sergioporto
22/11/2015, 19:41
Excelente tópico. Acompanhando...
Rolamento de roda ,correias ,óleo de freio ,de direção ,durepox,pedaço de arame e de fio ,para pneu sem câmara levar remendo à frio ,tipo Vipal.

Francisco Bicalho
23/11/2015, 07:12
Quais rolamentos de roda? São tantos… só na roda dianteira são 4 incluindo os dos munhões, acho que rolamento é uma peça que a gente mantém em ordem e revisado, talvez uma lista de rolamentos. Inclusive porque rolamento de qualidade não quebra de uma hora pra outra. Digo isso porque eu pessoalmente não tenho como trocar um rolamento numa emergência, e se o carro tiver que ir para mecânico é relativamente fácil encontrar os rolamentos de roda para Bandeirante. Em viagens longas eu levo duas cruzetas.

Em termos de 'emergência' eu acho bom levar além das cruzetas: um copinho completo, 1/2 m de manqueira de combustível, correias (todas), 2 mangotes de freio, tampa do tanque de combustível, mangueira da turbina para fitro O2, braçadeiras, uma trava do capô (elas quebram as vezes), lâmpadas de freio, lanterna, setas, farol, fusíveis, fluido de freio, 2 l óleo de motor, parafusos e arruelas do carter e diferenciais, depois boto mais coisa.

jsuttili
23/11/2015, 08:04
Bom Dia... Depois de 4 anos lidando na minha band e ter desmontado quase tudo dela (só falta o motor).. Segue umas dicas..

Pra começa.. a toyota é japonesa... todos os parafusos são milimétricos.. então nem precisa comprar polegada..
Então recomendo ter:

1 Jogo de cachimbo c. catraca - do 10 ao 21.
1 Jogo de Chaves combinadas boca e estrela (não sextavada) - do 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 23 (as chaves, 13, 15, 17 e 19 tenha 2 de cada). A 23 vc vai usar só para tirar os bujões do óleo, no qual é o mesmo tamanho da chave de roda.

1 chave inglesa grande ou comprar a chave 30 (Acho q é essa) pra trocar as pinteiras de direção.
2 chaves de fenda - 1 grande e uma bem curta.
2 chaves de Philips - 1 grande e uma bem curta.
1 martelo de mecânico bom com a nuca redonda (pesado)
1 serrinha
1 lima

Com isso já desmonta 90% da band. E monta de novo é claro.. heheh

Att.

Sergio c
23/11/2015, 08:34
Jsuttili, eu incluiria nos cachimbos um de 30mm. para reapertar as porcas dos pinhões e tirar a campanha do freio de mão.

jsuttili
23/11/2015, 10:31
Bem lembrado Sérgio.. Agora ja consegue desmontar 95%.. Hahhaa

Marcio Lutterbach
23/11/2015, 10:52
Peço sugestões aos amigos, se fossem montar um kit de ferramentas para Band, pensando em estar bem servido também em expedições, naquelas situações onde você enlouquece quando aparece alguém para ajudar e você está sem as ferramentas. Quais seriam as necessárias.
Abraços

Já existe um tópico bem antigo sobre isso.

Francisco Bicalho
23/11/2015, 14:22
Já existe um tópico bem antigo sobre isso.

Onde, Marcelo? Nunca vi esse tópico, se você achar bota aqui para a gente aprimorar esse.

Obrigado, Chico

Francisco Bicalho
23/11/2015, 14:28
Caixa de Ferramentas Para Viagem

Essas ferramentas são levadas no carro apenas em viagens mais longas, porque algumas ferramentas básicas eu levo sempre no carro, assim como o copinho sobressalente, coreias, e outras miudezas como fita prateada, isolante, lâmpadas, fusíveis e um outro item de segurança que acho importante que é um Giroflex amarelo para plugar no acendedor de cigarros. Considero que se o carro enguiça no meio de uma via expressa muito movimentada, um Giroflex no teto do Bandeirante oferece mais segurança que um triângulo, que aliás tenho dois no carro, um para a frente e outro para a trás. Levo também um cano de ferro de 1 polegada com uns 60 cm para qualquer alavancagem, e dentro um tarugo de ferro de 3/4 com uma ponta chata, uma chave de roda em cruz (alem da original) e dois macacos de garrafa de 4 toneladas, além de 3 anilhas de 3 toneladas para ancoragem na frente ou atrás e três cintas de 8T com 9m cada. Parece muita coisa, mas fica tudo entocado embaixo de bancos, etc. Levo também duas lanternas de cabeça de LED, uma lâmpada de 40 cm fluorescente para o acendedor que ilumina todo o cofre do motor se necessário e um holofote de 120 W que também é plugado no acendedor. Essas coisas ficam distribuídas entre o console central, o porta-luvas e embaixo do console. De novo, parece muita coisa mas tudo fica bem escondido.

A caixa de ferramentas é dessas de plástico e Inox comprada na Loja do Mecânico. Colei aquela tira reflexível da 3M na frente dela e ela à noite, numa emergência, ela ficaria virada para a mão dos carros vindo, aumentando a segurança. Levo também um kit Belzer de catraca com bocas de 10 mm a 30 mm que por coincidência tem a mesma pegada da caixa de ferramentas e vão juntas dentro de uma caixa de papelão corrugado atrás do meu banco. Um dia pretendo confeccionar uma caixa de aço aparafusada no assoalho carro que acomode as duas caixas e fique fechada com cadeado (mais um projeto).

A caixa de ferramentas tem várias 'camadas' (divididas em tiras de borracha) que considero por ordem de importância e necessidade:

1a Camada: 3 tipos diferentes de luvas para trabalho (um par para a minha mulher poder ajudar, segurando, apoiando, enfim, para o que der) e máscaras de partícula.

2a Camada: Ferramental de 'primeiros socorros', como chaves de boca e estria de 6 mm até 20 mm (tem uma outra grande de 24 e 30 mm para porcas das barras de direção, etc na última camada), Chaves Allen, vários alicates inclusive de ponta, chaves de fenda e phillips grandes e médias, chave inglesa e um estilete de qualidade. Algumas chaves como a 10, 13, 14, 17 e 19 tem duas unidades.

3a Camada: Multitools, martelo pequeno, fitas isolante, gaffer (de cola e tecido muito forte usada na indústria de cinema), grampos de 1.5T, grosa de ferro, lixa de ferro de 40 a 80, trincha para limpeza e diversas chaves menores de fenda e phillips.

4a Camada: Uma quantidade incomensurável de parafusos, porcas, arruelas de tudo o que é tamanho, alicate de pressão, alicate de corte, tesoura de chapa, fita dupla face verde 3M, grafite em pó, trena, grampo de 8", saca-volante, serrinha de ferro, faca, pé de cabra pequeno, chave de fenda grande, tubo para sangrar freio, tesoura e mais fita isolante.

Reconheço que é um exagero de ferramentas, mas, como pode haver uma situação em que um mecânico possa precisar de algumas dessas ferramentas numa emergência séria, nunca se sabe.

jsuttili
23/11/2015, 15:11
Caixa de Ferramentas Para Viagem

Reconheço que é um exagero de ferramentas, mas, como pode haver uma situação em que um mecânico possa precisar de algumas dessas ferramentas numa emergência séria, nunca se sabe.

Francisco... tirando o giroflex.. tenho quase tudo isso q vc falou.. mas a minha organização passa a uns 300km da tua... hahahahahahhahahaha Parabéns... realmente vc leva isso a sério.. ahhahahahahahh

Grande abraço..

Francisco Bicalho
23/11/2015, 15:30
Uma pecinha que levo junto com os saquinhos de parafusos são dois safa-onça para reparo de algum cabo quebrado. Também tenho no kit do carro um cabo de acelerador reserva, cabo de regulagem de giro e mata motor, e válvula termostática reserva.

Francisco Bicalho
23/11/2015, 15:34
Francisco... tirando o giroflex.. tenho quase tudo isso q vc falou.. mas a minha organização passa a uns 300km da tua... hahahahahahhahahaha Parabéns... realmente vc leva isso a sério.. ahhahahahahahh

Grande abraço..

Juliano, fui ajustando aos poucos e deu no que deu… agora, tem o Schubert do grupo Toyoteiros (e T. Rio) que bota o meu kit no chinelo, o dele é uma oficina mecânica ambulante, acho que tem até soldador MIG. É que ele é engenheiro naval e caprichoso como ninguém.

amebbo
28/11/2015, 05:30
marreta 3k anti-stress 8---)

Sergio c
28/11/2015, 09:13
Além de um monte de chaves e cachimbos, eu levo em uma caixa plástica aberta e grande: uma homocinética; uma roda livre; um munhão; patesca; arames; mangueiras diversas; rolamentos de rodas e de munhão usados "p emergência" no meio das trilhas, machado, pá e um monte de pedaços de chapas, parafusos, porcas etc etc.....

Carlo Pecca
02/12/2015, 16:59
Chico Bicalho,
para uma viagenzinha de Petópolis ao Rio, qual o tamanho da caixa???????
Kkkkkkk.
Cara tó com inveja do teu kit. Vou melhorar o meu. |Obrigado pelas dicas.

Francisco Bicalho
03/12/2015, 11:37
Chico Bicalho,
para uma viagenzinha de Petópolis ao Rio, qual o tamanho da caixa???????
Kkkkkkk.
Cara tó com inveja do teu kit. Vou melhorar o meu. |Obrigado pelas dicas.

-Tenho uma caixa de ferramentas (que não roda direto no carro)

-Essas ferramentas são levadas no carro apenas em viagens mais longas, porque algumas ferramentas básicas eu levo sempre no carro, assim como o copinho sobressalente, coreias, e outras miudezas como fita prateada, isolante, lâmpadas, fusíveis e um outro item de segurança que acho importante que é um Giroflex amarelo para plugar no acendedor de cigarros.

cefermino
16/10/2017, 18:01
Boa Noite Pessoal, tudo bem? Comprei minha BAND e estou querendo montar uma caixinha de ferramentas pra levar com ela para algum problema de emergência eu não ficar na mão no meio do caminho! Na opinião de você, quais ferramentas são essenciais para ter nessa caixa? Obrigado pela ajuda! Abração!

titanium
16/10/2017, 21:16
Quem tem band vai precisar muito das chaves 10, 11, 13, 14, 15, 17, 19 e 22... com mais ênfase para as 13, 15 e 17, que precisam ser em dobro (ou seja, ter pelo menos 2 de cada uma dessa medidas principais).

Recomendo ter mangueiras sobressalentes, tanto as do radiador (são 2) quanto uns 4 metros de mangueira de combustível.
É bom ter também alicates: comum, bico fino, pressão e aquele de tirar anel (para o caso de precisar desmontar cubo/roda livre).

Recomendo ter chave allen.

E que TODAS as chaves SEM EXCEÇÃO sejam de marcas excelentes como Gedore, Tramontina Profissional, Sata, etc... nada de ferramenta meia boa por que essas normalmente quebram em pleno uso.

Ganha-se um bom tempo com uma chave catraca e algumas bocas. Recomendo comprar um jogo com catraca profissional e bocas à altura.

E que esse jogo catraca tenha aquele extensor que muda a angulação... isso salva muito a vida em apertos em lugares que pouco espaço, como alguns pontos do cofre do motor.

Tirando isso, é montar um jogo de chaves Philips e Fenda de tamanhos variados, mas também de primeira linha.

É sempre bom também ter algumas abraçadeiras sobressalentes para as mangueiras de água e diesel.

E, claro, silvertape, arame, durepoxi, lâmpadas, lanterna, canivete dobrável e com boa lâmina, facão e/ou machadinha... é sempre bom ter.

É bom também ter com vocẽ um pote de graxa de 500g, panos de chão limpos, WD 40, Limpa Contatos e/ou Kar80 (gosto de limpar peças com kar80 e depois secar com limpa contatos... fica excelente! ótimo para fazer um serviço limpo, onde quer que você esteja - sempre bom ter 2 frascos de cada)


De ferramentas e coisas úteis para um enrosco com a bandeirante isso mesmo...


Abraços e vamos ouvir opiniões dos mais experientes!

cefermino
16/10/2017, 21:31
Caraca... Vc mandou bem! Vou anotar tudo e montar uma maleta dessas! Agradecido!

titanium
16/10/2017, 22:15
Ah...

Fita isolante da 3M (ou alguma outra profissional),
Fusíveis,
Lanterna de cabeça, lanterna de mão e lanterna que tenha base para se apoiar em algum lugar e ficar iluminando sem precisar segurar.
2 tubos de Silicone de alta temperatura de marca boa: preferência por Elring, Loctite ou Orbi Química;
1 tubo de "trava rosca" quiímica.

Alguns parafusos e porcas de tamanhos variados (e claro, em pares)

Acho também que não custa andar com 2 litros de óleo SAE 90 GL5 para o caso de apresentar algum vazamento em retentor de tração ou mesmo eixo.

De peças sobressalentes eu recomendo retentor externo do pinhão, retentor do semieixo, rolamentos dos cubos, cruzetas do cardã, óleo DOT 3 (2 frascos 500 ml)...


Abraço!

ALVARO ANGELO
17/10/2017, 08:21
Ah...

Fita isolante da 3M (ou alguma outra profissional),
Fusíveis,
Lanterna de cabeça, lanterna de mão e lanterna que tenha base para se apoiar em algum lugar e ficar iluminando sem precisar segurar.
2 tubos de Silicone de alta temperatura de marca boa: preferência por Elring, Loctite ou Orbi Química;
1 tubo de "trava rosca" quiímica.

Alguns parafusos e porcas de tamanhos variados (e claro, em pares)

Acho também que não custa andar com 2 litros de óleo SAE 90 GL5 para o caso de apresentar algum vazamento em retentor de tração ou mesmo eixo.

De peças sobressalentes eu recomendo retentor externo do pinhão, retentor do semieixo, rolamentos dos cubos, cruzetas do cardã, óleo DOT 3 (2 frascos 500 ml)...


Abraço!


Deu uma aula !!!
Não preciso acrescentar nada !!!

Abs
Alvaro Angelo

PP5GAS
17/10/2017, 08:32
A receita do Titanium é excelente, mas prepare uma maleta grande. Tenho quase tudo isso e a caixa pesa bastante.
Não esqueça de lanterna com extensão para ligar direto na bateria e macaco hidráulico também, afinal Band é um monstrinho.

Sofiati

Sergio c
17/10/2017, 08:36
Eu levo sempre comigo tb no mínimo uma coreia do alternador e bomba d!água, em meu motor usa-se duas. Alternador, se for de dia até da p tocar sem, mas sem a bomba d!água girando o motor ferve rapidinho.

Sergioporto
17/10/2017, 11:15
Eu levo sempre comigo tb no mínimo uma coreia do alternador e bomba d!água, em meu motor usa-se duas. Alternador, se for de dia até da p tocar sem, mas sem a bomba d!água girando o motor ferve rapidinho.
Entrando de gaiato por aqui,desculpem amigos .xará ,recebeu mensagem ontem ?

Sergio c
17/10/2017, 11:44
Recebi uma com propaganda da VW/Amarok, do fórum mesmo.
Entrando de gaiato por aqui,desculpem amigos .xará ,recebeu mensagem ontem ?

Sergioporto
17/10/2017, 12:02
Não ,mensagem particular minha.

titanium
17/10/2017, 12:59
A receita do Titanium é excelente, mas prepare uma maleta grande. Tenho quase tudo isso e a caixa pesa bastante.
Não esqueça de lanterna com extensão para ligar direto na bateria e macaco hidráulico também, afinal Band é um monstrinho.

Sofiati

De fato, amigo Sofiati, pesa bastante mesmo!

Acho que o ideal seria fazer uma caixa para ferramentas OU no teto dentro da band, no porta-malas e/ou embaixo do banco.
A caixa fixa seria uma boa para guardar peças sobressalentes e algumas ferramentas maiores de resgate (como pá, machado, cintas, anilhas, etc)... mas as ferramentas podem ser segmentadas.

Maleta para ferramentas para trabalhar com elétrica (e aí ficam fita isolante, tire-ups, alicates, fios, lâmpatas, voltímetro, estilete, pequenos parafusos e porcas, chaves boca de pequena numeração - 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15) e uma maleta para mecânica pesada, e aí incluir um saca terminais e as outras peças já listadas.

Na caixa fixa poderia ficar também o macaco hidráulico, graxas e outras coisas maiores que não convém ficar nas maletas.
A caixa fixa poderia ser algo na linha de gavetões que fiz para a Lenda. São MUITO úteis. Claro que quem tem band curta terá mais dificuldade de fazer um gavetão, mas é possível! Tem um amigo do DF que tem e quebra um galho danado!
https://www.youtube.com/watch?v=eVkH7QxCZGA



Abraços!

titanium
17/10/2017, 13:01
Eu levo sempre comigo tb no mínimo uma coreia do alternador e bomba d!água, em meu motor usa-se duas. Alternador, se for de dia até da p tocar sem, mas sem a bomba d!água girando o motor ferve rapidinho.

Acho que a bomba dágua é uma peça muito difícil de quebrar e fácil de trocar por manutenção programada... mas claro que se tiver com espaço na caixa de ferramentas, é bem vinda.

Acho que mais importante que a bomba dágua (dado o fato de ser mais fácil quebrar) é a helice (para quem usa helice de plástico, especialmente). Já essa toma mais espaço, mas é item meio obrigatório, na minha opinião, para quem tem helice de plastico.

E concordo plenamente com a ideia de levar as correias.
Inclusive vou anotar a idéia!!
:D


Abraços!

titanium
17/10/2017, 13:03
Deu uma aula !!!
Não preciso acrescentar nada !!!

Abs
Alvaro Angelo

De modo algum, Álvaro!

Isso é resultado de algum tempinho quebrando cabeça com o que seria importante para viagens curtas, médias e longas.

Abraços!

Sergio c
17/10/2017, 13:49
Não recebi xara.
Não ,mensagem particular minha.

cefermino
17/10/2017, 18:42
Valeu Galera! excelente as dicas!

xibiu!!!
17/10/2017, 21:56
Boa Noite Pessoal, tudo bem? Comprei minha BAND e estou querendo montar uma caixinha de ferramentas pra levar com ela para algum problema de emergência eu não ficar na mão no meio do caminho! Na opinião de você, quais ferramentas são essenciais para ter nessa caixa? Obrigado pela ajuda! Abração!
Vendo toda essa quantidade de peças, componentes e insumos que foram bem sugeridos acima pelos colegas, me lembrei quando comecei montar a "minha caixinha" de ferramentas.
Foi lendo um tópico parecido como este, infelizmente não encontrei-o para anexar o link.
Logo (por necessidade rsrsrsrsrsrs...) desisti da "caixinha", passei para uma caixa maior, depois para um armário de ferramentas, passando a usar algumas prateleiras em um cantinho da lavanderia de casa, indo para um canto da garagem após ser despejado da lavanderia pela patroa, (já comentei isso), e acabei tendo que construir um quartinho "oficina" quando quis guardar tudo o que pensei (e sugeriram) um dia ser necessário usar de ferramentas, peças e insumos em uma "possível emergência".
E acreditem, ainda não tenho todos os ítens sugeridos acima, embora sejam todos importantes.
Foi mesmo bem desse jeito, montando minha "caixinha" de ferramentas, que consegui montar minha própria mini-oficina em casa.
Cada um faz como quer, mas atualmente não carrego quase nada, só mesmo o básico, mas não esqueço do bom celular, alguns contatos de mecânicos e pontos de revenda de peças para onde vou.

titanium
17/10/2017, 22:21
Vendo toda essa quantidade de peças, componentes e insumos que foram bem sugeridos acima pelos colegas, me lembrei quando comecei montar a "minha caixinha" de ferramentas.
Foi lendo um tópico parecido como este, infelizmente não encontrei-o para anexar o link.
Logo (por necessidade rsrsrsrsrsrs...) desisti da "caixinha", passei para uma caixa maior, depois para um armário de ferramentas, passando a usar algumas prateleiras em um cantinho da lavanderia de casa, indo para um canto da garagem após ser despejado da lavanderia pela patroa, (já comentei isso), e acabei tendo que construir um quartinho de peças quando quis guardar tudo o que pensei (e sugeriram) um dia ser necessário usar em uma "emergência".
E acreditem, ainda não tenho todos os ítens sugeridos acima, embora sejam todos importantes.
Foi mesmo bem desse jeito, montando minha "caixinha" de ferramentas, que consegui montar minha própria mini-oficina em casa.
Cada um faz como quer, mas atualmente não carrego quase nada, só mesmo o básico, mas não esqueço do bom celular, alguns contatos de mecânicos e pontos de revenda de peças para onde vou.


Bela história, Xibiu!
kkkkkkk

Parecida com a de muitos daqui! rsrsrs

Também tenho vontade de ter não uma caixinha mas uma casinha de ferramentas, vulgo oficina + churrasqueira.
:mrgreen:

Mas acho que vai muito do uso que a pessoa vai fazer do carro.

Para usar mesmo só no dia-a-dia, curtas distâncias, passeios a menos de 300 km da cidade de origem e Sempre em grupo/comboio, aí realmente não tem nem motivo de levar tantas peças e ferramentas.
Quebrou? Liga para o guincho da seguradora (seguro para terceiros) e manda buscar o carro... ou então vem puxado no cambão por um amigo... vai ser diversão para quem puxar! rsrsrs

Mas em viagens médias (entre 1.000 a 6.000 km) e viagens longas (> 6.000 km) aí acho que gradualmente a coisa pega.

Para viagem média nem tanto... uma boa revisão na viatura basta para ir e voltar tranquilo... especialmente se a viagem for por lugares próximos a grandes capitais...

mas para viagens acima de 6.000 km (em especial por lugares sabidamente sem tanta infraestrutura, como Rota das Emoções, Transamazônica, Jalapão, Pantanal, América Latina, etc), aí acho fundamental que além de boa revisão na viatura, se leve um bom conjunto de peças essenciais.

O grande fato é que quebrar na estrada em meio a uma viagem pode ser perigoso (imagine quebrar numa estrada deserta a noite com a família!?) e sempre é desagradável.
Por isso, para reduzir a necessidade de grande arsenal de peças e ferramentas é bom a boa e velha manutenção preventiva + vários testes para garantir que tudo ficou 100%, e só depois viajar.


No mais, é curtir a viatura e se possível montar uma casinha de ferramentas para consertar a viatura com a famíli e os amigos e queimar uma carne nos finais de semana!
:D



Abraços e vamo que vamo!

hercilio.neto
17/10/2017, 22:42
Fico imaginando como seria a caixa de ferramentas do Guto "Novos Olhos".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/150637-volta-ao-mundo-de-band.html

João Sidnei de Lima
17/10/2017, 22:45
Xibiu, você é f..
Só precisei de chave 19 e 10mm, pois entrou ar no sistema. Fora isso, minha Band nunca me deixou na mão. Caixinha básica de ferramenta tá ótimo, à não ser que vá fazer aventuras como o titanium mencionou.
Band cs 81
Abs!!

xibiu!!!
17/10/2017, 22:55
Bela história, Xibiu! Parecida com a de muitos daqui! rsrsrs
Com certeza muitos colegas vão se identificar lendo essa minha história, rsrsrsrsrs !!



Xibiu, você é f..

Eu??? :discordo::discordo: :cool:

Abraço a todos.

Sergio c
18/10/2017, 07:19
Colega, me referi somente as coreias, pois sem essas na minha não gira o alternador, bomba de água e a hélice. Concordo que levar junto uma bomba de água e trocá-la na viagem e quase coisa de um mecânico hehehe, mas, se a viagem for longa, tipo Chile, Patagônia, Alaska, até daria p levar uma sobressalente, vai que quebre no meio do nada, mas é difícil. Um abraço.
Acho que a bomba dágua é uma peça muito difícil de quebrar e fácil de trocar por manutenção programada... mas claro que se tiver com espaço na caixa de ferramentas, é bem vinda.

Acho que mais importante que a bomba dágua (dado o fato de ser mais fácil quebrar) é a helice (para quem usa helice de plástico, especialmente). Já essa toma mais espaço, mas é item meio obrigatório, na minha opinião, para quem tem helice de plastico.

E concordo plenamente com a ideia de levar as correias.
Inclusive vou anotar a idéia!!
:D


Abraços!

alexgira
18/10/2017, 15:51
Pronto!

Já sei o que vou pedir de Natal para a patroa. Vou mandar esta lista para ela e ver o que dá...

:curtir:

Sergioporto
18/10/2017, 16:33
Divórcio na certa !!! rsrsrsrr

titanium
18/10/2017, 19:09
Colega, me referi somente as coreias, pois sem essas na minha não gira o alternador, bomba de água e a hélice. Concordo que levar junto uma bomba de água e trocá-la na viagem e quase coisa de um mecânico hehehe, mas, se a viagem for longa, tipo Chile, Patagônia, Alaska, até daria p levar uma sobressalente, vai que quebre no meio do nada, mas é difícil. Um abraço.

Entendi...

Bom, mas falando de bomba dágua na verdade é até um serviço relativamente rápido... tendo as ferramentas adequadas e já tendo feito alguma vez, não leva mais que 2 h 30 min.


Passo-a-passo para a troca da bomba d'água no OM-364 (que não deve variar muito para o OM-314 e o 14b)

1 - Retira o radiador,
2 - Afrouxa os tensores que tensionam as correias,
3 - Retira a hélice, a polia e as correias
4 - Retira os parafusos da bomba dágua (uns 5 parafusos nº 13 e uns 3 parafusos n.º 15 - motor OM364)
5 - Tira a bomba dágua velha e limpa o bloco do motor para receber a bomba nova (tirar eventuais resquícios de cola-junta)
6 - Passa um pouco de cola-junta na bomba dagua nova e espera uns 5 minutinhos antes de instalar (camada bem fina)
7 - Instala a bomba dágua e dá torque cruzado nos parafusos, sem exageros;
8 - instala correias, polia e helice;
9 - Dá tensão nas correias
10 - Instala o radiador
11 - coloca água no radiador
12 - aguarda mais uns 30 minutos para secar a cola-junta e dá a partida no motor...
13 - acompanha por uns 5 minutos para ver se não vai surgir vazamento e boa! Só depois de uns 100 mil km, no mínimo, para lembrar da bomba dágua novamente.


Agora, se não estiver no meio da estrada e estiver com condições e tempo, sugiro aproveitarem a oportunidade para fazer uma limpeza completa no sistema (com aditivo limpador de radiadores) e depois coloca água desmineralizada + aditivo. Aí fica bão demais! Se for fazer a limpeza do sistema vai demorar mais 1 hora e vai gastar mais água.

:D


Lembro que para esse serviço são utilizadas as chaves/catraca com soquetes: 13, 14, 15 e 19.
Dá para fazer com chave de boca, mas é preferível chave bieleta ou Catraca + soquetes (catraca é bem mais produtivo)


Abraços!

titanium
18/10/2017, 19:14
Pronto!

Já sei o que vou pedir de Natal para a patroa. Vou mandar esta lista para ela e ver o que dá...

:curtir:


Rsrsrs...


Aqui a esposa ficava com raiva quando eu falava em ferramenta...

Hoje, depois que viu o tanto de economia que já tivemos ao se fazer as manutenções (DIY) em carro (e em outras coisas de casa, que acabam dependendo de muitas ferramentas usadas no carro), já entende que é bom ter ferramentas de boa qualidade.

Ter um bom conjunto de ferramentas e equipamentos é uma questão de:
- Economia financeira (não se paga mão de obra);
- Economia mental (não se tem tanto desgaste com mão de obra que não sabe exatamente o que faz E/OU faz "daquele jeito");
- Economia de tempo (em alguns casos, é mais prático e rápido você mesmo ter a ferramenta para resolver um probleminha do que caçar um mecânico que possa fazer o serviço - tem mecânico conceituado que só pega serviço com agendamento prévio).



BTMHO.

Há quem discorde e/ou não goste (saiba ou tenha tempo) de colocar a mão na massa.



Abraços!

ALVARO ANGELO
19/10/2017, 07:08
De modo algum, Álvaro!

Isso é resultado de algum tempinho quebrando cabeça com o que seria importante para viagens curtas, médias e longas.

Abraços!


Olá Titanium.

Concordo com tudo que você escreveu !!!
Já tive problemas viajando a noite com a família pelo interior de Minas Gerais.
E olhe que a minha cabine dupla está agora com 54 mil Km.
È a conhecida lei de Murphy !!! Não gosto de dar chance ao azar.

Abs
Alvaro Angelo

titanium
19/10/2017, 14:10
Olá Titanium.

Concordo com tudo que você escreveu !!!
Já tive problemas viajando a noite com a família pelo interior de Minas Gerais.
E olhe que a minha cabine dupla está agora com 54 mil Km.
È a conhecida lei de Murphy !!! Não gosto de dar chance ao azar.

Abs
Alvaro Angelo

Pois é Alvaro... mas isso vai muito da necessidade de cada...

Eu sou assim também, exigente. Não gosto de dar sorte ao azar. Claro que mesmo diante de toda essa "preparação" algo pode acontecer e você pode, ainda assim, ficar por horas e horas no meio do nada e sem ninguém para te socorrer...

É como seguro veicular: você tem para tentar minimizar os impactos de uma situação, mas não te impede de passar por ela.

Ajuda muito fazer revisões completas de sistemas, exemplo: revisar por completo o sistema de tração (câmbio, caixa de transferência, eixos, cubos, C&Ps, etc); revisar sistema de arrefecimento; sistema de freios; motor; sistema de injeção, etc.

Assim você vai tendo maior confiabilidade no carro e diminuindo as chances da ocorrência de imprevistos.

Em tempo, bem pouco rodada sua Band heim!!!
Essa KM é original? É sua desde 0 km??

Legal heim!


Abraço!

ALVARO ANGELO
19/10/2017, 20:17
Pois é Alvaro... mas isso vai muito da necessidade de cada...

Eu sou assim também, exigente. Não gosto de dar sorte ao azar. Claro que mesmo diante de toda essa "preparação" algo pode acontecer e você pode, ainda assim, ficar por horas e horas no meio do nada e sem ninguém para te socorrer...

É como seguro veicular: você tem para tentar minimizar os impactos de uma situação, mas não te impede de passar por ela.

Ajuda muito fazer revisões completas de sistemas, exemplo: revisar por completo o sistema de tração (câmbio, caixa de transferência, eixos, cubos, C&Ps, etc); revisar sistema de arrefecimento; sistema de freios; motor; sistema de injeção, etc.

Assim você vai tendo maior confiabilidade no carro e diminuindo as chances da ocorrência de imprevistos.

Em tempo, bem pouco rodada sua Band heim!!!
Essa KM é original? É sua desde 0 km??


Olá Titanium.

Sim, a cd comprei Zero Km.
Tenho também um jipe curto (também comprei 0 Km) com apenas 18 mil Km.
Esses dois cuidei com muito carinho.

Abs
Alvaro Angelo

Legal heim!


Abraço!


Olá Titanium.

Sim, a cd comprei Zero Km.
Tenho também um jipe curto (também comprei 0 Km) com apenas 18 mil Km.
Esses dois cuidei com muito carinho.

Abs
Alvaro Angelo

Sergio c
19/10/2017, 21:45
Bah, que relíquias tens em casa....
Olá Titanium.

Sim, a cd comprei Zero Km.
Tenho também um jipe curto (também comprei 0 Km) com apenas 18 mil Km.
Esses dois cuidei com muito carinho.

Abs
Alvaro Angelo

titanium
20/10/2017, 07:16
Olá Titanium.

Sim, a cd comprei Zero Km.
Tenho também um jipe curto (também comprei 0 Km) com apenas 18 mil Km.
Esses dois cuidei com muito carinho.

Abs
Alvaro Angelo

"Pelas barbas do profeta"!
Só de pensar no estado de conservação dessas viaturas fico babando...
:drool:


Compartilhe fotos dessas jóias para admirarmos, Álvaro, por favor!? :torcendo:


Abraços!

ALVARO ANGELO
20/10/2017, 19:25
"Pelas barbas do profeta"!
Só de pensar no estado de conservação dessas viaturas fico babando...
:drool:


Compartilhe fotos dessas jóias para admirarmos, Álvaro, por favor!? :torcendo:


Abraços!



Ok, Titanium
Logo, logo coloco as fotos.

Abs
Alvaro Angelo

ALVARO ANGELO
23/10/2017, 19:58
"Pelas barbas do profeta"!
Só de pensar no estado de conservação dessas viaturas fico babando...
:drool:


Compartilhe fotos dessas jóias para admirarmos, Álvaro, por favor!? :torcendo:


Abraços!


Tentando...
Não sei se consegui.

titanium
23/10/2017, 22:01
Opaaa!!!

Aí sim, Álvaro!

As viaturas são novas mas estão em pleno uso! Isso é muito bom!

Belíssimas Bands!
:D

jacildo santana
23/10/2017, 22:36
Saudações.....

Titanium ,com certeza lembrou da LENDA,rsrsrs

Abraçss e PAZ

Sergio c
24/10/2017, 08:45
As duas são especiais, mas a cabine dupla é show.

titanium
24/10/2017, 12:10
Saudações.....

Titanium ,com certeza lembrou da LENDA,rsrsrs

Abraçss e PAZ


Não tenha dúvidas, Jacildo!!
Lembrei sim!:?

Mas vida que segue... espero que ela esteja em boas mãos...


E o amigo, tudo bem por aí?


Abraço!

jacildo santana
24/10/2017, 23:19
Não tenha dúvidas, Jacildo!!
Lembrei sim!:?

Mas vida que segue... espero que ela esteja em boas mãos...


E o amigo, tudo bem por aí?


Abraço!

È verdade Titanium... vida q segue.

Aqui tudo tranquilo,seguimos devagarinho com a reforma,mais um dia concluiremos ,em nome do SENHOR.

Agora, vendo esses relatos sobre ferramentas à se levar numa viagem,me fez lembrar quando os carros daqui de casa,saiam prá viagens ao juazeiro do norte -CE(Terra do Padre Cícero), em epoca de romarias.Meu pai praticamente levava a oficina com ele,kkkk,e mais um monte de peças de reposição.

Eu não lembro se já comentei aqui no forum,mais nós temos um toyota que transporta 32 pessoas (sentados).

Abraçss e PAZ.

titanium
25/10/2017, 07:00
È verdade Titanium... vida q segue.

Aqui tudo tranquilo,seguimos devagarinho com a reforma,mais um dia concluiremos ,em nome do SENHOR.

Agora, vendo esses relatos sobre ferramentas à se levar numa viagem,me fez lembrar quando os carros daqui de casa,saiam prá viagens ao juazeiro do norte -CE(Terra do Padre Cícero), em epoca de romarias.Meu pai praticamente levava a oficina com ele,kkkk,e mais um monte de peças de reposição.

Eu não lembro se já comentei aqui no forum,mais nós temos um toyota que transporta 32 pessoas (sentados).

Abraçss e PAZ.

Com certeza, Jacildo! Sai sim!
Muitas vezes a lição que Ele quer nos ensinar é Paciência e Persistência! :D
Siga firme, meu amigo!

Essa ida a Juazeiro do Norte é tradicional em minha família... mas eu mesmo só fui uma vez, quando criança. Mas tenho boas lembranças!

Andar pelo sertão não é fácil. A infraestrutura é precária e se der a sorte de encontrar um mecânico, talvez nem ele tenha um conjunto de ferramentas adequado para trabalhar no carro (a depender do que quebre, claro)...

Mas coloca aí uma palhinha dessa Toyota Volare ae! hehehe
:D


Abraços!

jacildo santana
25/10/2017, 20:45
Com certeza, Jacildo! Sai sim!
Muitas vezes a lição que Ele quer nos ensinar é Paciência e Persistência! :D
Siga firme, meu amigo!

Essa ida a Juazeiro do Norte é tradicional em minha família... mas eu mesmo só fui uma vez, quando criança. Mas tenho boas lembranças!

Andar pelo sertão não é fácil. A infraestrutura é precária e se der a sorte de encontrar um mecânico, talvez nem ele tenha um conjunto de ferramentas adequado para trabalhar no carro (a depender do que quebre, claro)...

Mas coloca aí uma palhinha dessa Toyota Volare ae! hehehe
:D


Abraços!

É verdade Titanium, precisamos perseverar sempre.

Imagina essa questão sobre infraestrutura,a 15 ,20 anos atras ou mais .

Essa foto eu tenho aqui na parede do escritório,no momento é a mais facil q tenho.
553175Nessa epóca ele ainda rodava.

Acho q vai fugir um pouco do assunto do tópico,rsrsrs
Depois se quiserem remover fiquem a vontade.

Abraçss e PAZ

Sergio c
25/10/2017, 21:24
Pela foto parece rodado duplo na traseira???

jacildo santana
25/10/2017, 23:33
Pela foto parece rodado duplo na traseira???

É isso Sergio ,eixo traseiro d f4000. E na dianteira a capa orig. foi alargada.
Se observar na foto, vai ver q ele é bem largo.

Abraçss e PAZ

titanium
26/10/2017, 06:37
É verdade Titanium, precisamos perseverar sempre.

Imagina essa questão sobre infraestrutura,a 15 ,20 anos atras ou mais .

Essa foto eu tenho aqui na parede do escritório,no momento é a mais facil q tenho.
553175Nessa epóca ele ainda rodava.

Acho q vai fugir um pouco do assunto do tópico,rsrsrs
Depois se quiserem remover fiquem a vontade.

Abraçss e PAZ

Desvia o tópico não, meu amigo! Afinal, haja "maleta de ferramenta" para fazer uma adaptação dessas! kkkkkk
:D

Muito bonita a Band do seu Pai!!

O pessoal aí da sua região é top nas adaptações de alongamento.
Eu acho muito bonita aquela adaptação de 2 portas + portamalas longo.. teria uma facilmente... fica do tamanho de uma DEF 110.

Essa aí já ficou maior, mas muito útil para o que se propõe e também muito bonita!
Toyota é Toyota, Band é uma viatura maravilhosa!

By the way, que tipo de solda se utiliza nessa adaptação de chassi.

Por falar em solda, quem faz transamazônica em comboio costuma levar eletrodo revestido e, caso quebre, solda a peça desse jeito:

https://www.youtube.com/watch?v=q8WHYNL2FlM

Então para quem gosta de fazer aventuras mais radicais com a Band, talvez queira adicionar na "maletinha" um conjunto de garras para solda e eletrodos.. rsrsrs
Além, é claro, de praticar antes da viagem um pouquinho de soldagem para saber sair do enrosco (ou salvar alguém de um enrosco).


Abraços!

jacildo santana
27/10/2017, 23:54
Desvia o tópico não, meu amigo! Afinal, haja "maleta de ferramenta" para fazer uma adaptação dessas! kkkkkk
:D

Muito bonita a Band do seu Pai!!

O pessoal aí da sua região é top nas adaptações de alongamento.
Eu acho muito bonita aquela adaptação de 2 portas + portamalas longo.. teria uma facilmente... fica do tamanho de uma DEF 110.

Essa aí já ficou maior, mas muito útil para o que se propõe e também muito bonita!
Toyota é Toyota, Band é uma viatura maravilhosa!

By the way, que tipo de solda se utiliza nessa adaptação de chassi.

Por falar em solda, quem faz transamazônica em comboio costuma levar eletrodo revestido e, caso quebre, solda a peça desse jeito:

https://www.youtube.com/watch?v=q8WHYNL2FlM

Então para quem gosta de fazer aventuras mais radicais com a Band, talvez queira adicionar na "maletinha" um conjunto de garras para solda e eletrodos.. rsrsrs
Além, é claro, de praticar antes da viagem um pouquinho de soldagem para saber sair do enrosco (ou salvar alguém de um enrosco).


Abraços!

Oi Titanium, disculpa a demora..... até q vi ontem, mais tava muito cansado.Fui dormir rsrs

Pois é, o bicho é bonito mesmo,apesar de ser grande ,ele é todo proporcional(tipo largura ,comprimento).

Quando papai o comprou, lááá em 1965(na CADISA em Caruaru), ele já veio com 06 portas, depooois ele o aumentou.
"Hoje", se faz essa adaptação q voçê mencionou, mas a toyota já produziu eles com 06 portas.Assim como também já produzio a Perua longa de 04 portas,q hoje costumamos ver , e detalhe, as portas de trás eram do tamanho da frente.digo porque já possuimos uma dessas.

By the way,rsrsrs(me fez recorrer ao google)kkkk,o próximo a ser reformado aqui em casa, possivelmente será o TREMENDÂO.Daí a gente faz um tópico.

Bom, quanto a solda, usamos a solda elétrica ,tipo essa do vídeo ,quanto a esses alicates e eletródos ,com certeza vão prá maleta,rsrs.

Abraçss e PAZ.

Sergio c
28/10/2017, 09:18
Quanto a solda, o bom seria duas baterias boas, p fazer 24 volts, mas o ideal, se a solda for grande e p não descarregar demais as baterias seriam três(já vi em trilhas), ficando com 36 volts. Dá p soldar chapas grossas.

jacildo santana
30/10/2017, 22:19
Quanto a solda, o bom seria duas baterias boas, p fazer 24 volts, mas o ideal, se a solda for grande e p não descarregar demais as baterias seriam três(já vi em trilhas), ficando com 36 volts. Dá p soldar chapas grossas.

Em relação aos cabos ,acredito q devam ser com fios de espessura grossas ,alguém tem idéia das medidas?
Esse do vídeo é bem longo tambem, se for fino deve perder corrente,não?.

Sergio c
31/10/2017, 09:15
Eu vi fazendo essa solda com os cabos de pontes p arranque de motor, o cara soldava uns 5-6 segundos e parava mais uns 5 segundos.
Em relação aos cabos ,acredito q devam ser com fios de espessura grossas ,alguém tem idéia das medidas?
Esse do vídeo é bem longo tambem, se for fino deve perder corrente,não?.

ALVARO ANGELO
31/10/2017, 20:30
Em relação aos cabos ,acredito q devam ser com fios de espessura grossas ,alguém tem idéia das medidas?
Esse do vídeo é bem longo tambem, se for fino deve perder corrente,não?.

Tenho cabos flexíveis usados para alta tensão, que vai do transformador até o hex da casa.
Fica em torno de um centímetro de diâmetro. Não me lembro se o código é 90 ou 120.
Mas é fácil perguntar em uma boa casa de material elétrico.

Abs
Alvaro Angelo

titanium
31/10/2017, 21:32
Em relação aos cabos ,acredito q devam ser com fios de espessura grossas ,alguém tem idéia das medidas?
Esse do vídeo é bem longo tambem, se for fino deve perder corrente,não?.


Justamente, Jacildo, cabos grossos e curtíssimos intervalos de tempo!!

Essa é a receita!
:D


Abraços!

jacildo santana
01/11/2017, 21:47
Opa ,só agora q tô vendo.....

Então.... Sergio ,Alvaro e Titanium
Vou tomar nota direitinho dessas receitas, na hora de providenciar os cabos fazer certinho.
Valeu meninos ,rsrs

Abraçss e PAZ

xibiu!!!
07/11/2017, 18:33
Valeu Galera! excelente as dicas!

E daí cefermino...depois das tantas dicas, como já está a caixa de ferramentas?

Abraço;

titanium
08/11/2017, 08:24
Olá pessoal!

Vamos lá... no final do ano passado cheguei a fazer um pequeno "estojo" de ferramentas, mas o perdi. :putz:

O estojo que perdi era relativamente pequeno, apenas para carregar ferramentas voltadas para a parte elétrica do carro.
Ele tinha 17cm de altura x 17 cm de largura x 26 de comprimento.
Era preto e discreto, portanto, fácil de esquecer... e foi o que aconteceu.. fui dar uma manutenção no carro e esqueci ele na calçada.. claro que nunca mais o encontrei...


Bom, em Maio desse ano, sofrendo bastante com a falta de ferramentas (pois apesar de ter feito a maleta para ferramentas elétricas, acabei colocando todas as ferramentas que tinha), resolvi fazer outro projeto DIY de maleta de ferramentas, dessa vez maior e mais organizado.

Fui então fazendo pequenos estojos para cada tipo de ferramenta.
Então fiz:
- 1 estojo somente para alicates;
- 1 estojo somente para chaves de boca em milímetros;
- 1 estojo somente para chaves de boca em polegadas;
- 1 estojo para itens de elétrica;
- 1 estojo para restos re-utilizáveis (parafusos, porcas, pedaços de borrachas);
- 1 estojo para chaves Allen e Torks;
- 1 estojo para chaves de fenda e philips;
- 1 estojo para itens diversos...

Bom, vou tentar dar detalhes do projeto para quem quiser replicar...

1 - Primeiramente, rascunhar as ideias e tentar chegar nas dimensões de corte e do estojo após finalizado. Essa parte não é tão simples pois você precisa pensar na organização que será eficiente para você.. eu preferi a descrita acima, mas eventualmente alguém vai querer outro modo de organizar... Esse é o momento de pensar em quase tudo.
553449


2 - Depois de pensar e rascunhar os estojos que irão atender sua necessidade, é hora de cortar os tecidos e separar os materiais (zipers, alças, anéis metálicos):
553450
553452


3 - Depois de separar os materiais, é hora de classificar eles para que facilitar a fase de costura:
553451


4 - Depois de tudo devidamente preparado, é hora de costurar e conferir o resultado!
Primeiro estojo pronto:
553453

5 - Aqui já foi hora de colocar as ferramentas nos estojos:
553454
553455
553456


6 - Feito isso, foi hora de fazer a maleta grande (que na verdade é um "estojão") para funcionar como container para os estojos menores. Só tenho essa foto do processo construtivo da maleta de ferramentas. Ah! Sugiro utilizar linha dura para costura a maleta...
553457


7 - Aqui já é a maleta pronta para receber os estojos:
553458553459

Detalhe para o enrijecimento do fundo da maleta: uma tábua de cortar carnes de plástico, daquelas mais baratinhas mesmo... leve, com bordas arredondadas e do tamanho da maleta! Ficou perfeito! rsrsrs.. assim ela não deforma com o peso.
553460


É isso aí!

Já estou usando ela há 6 meses, aproximadamente, e posso dizer que fica MUITO resistente! Não sou muito cuidadoso com ela.. fica jogada no porta-malas e sacudindo pra lá e pra cá.. Está firme e forte!

Quanto a organização das ferramentas em estojos, no início fica difícil lembrar em qual estojo você guardou determinado tipo de ferramenta... com o tempo, você acaba conseguindo identificar visualmente qual é ela.

Para simplificar essa situação de identificar qual estojo guarda quais ferramentas, sugiro fazer cada um de uma cor diferente.. aí você vai decorar, por exemplo, que "as chaves de fenda e philips estão no estojo vermelho", "as chaves de boca em milímetros estão no estojo preto" (recomendo que seja o preto, pois são as que mais sujam.. rsrsrs)..

É isso, pessoal!

Espero que mais alguém anime de fazer uma maletinha dessas e possa compartilhar a experiência aqui, para irmos aprendendo e evoluindo o projeto.. rsrsrs


Abraços!

Sergio c
08/11/2017, 09:39
Bem prático essas maletas Titanium. Eu uso p ferramentes uma caixa que os mecânicos usam, mas a de tamanho menor, com três compartimentos. Cabe todas as chaves que preciso, sendo que as peças sobressalentes que levo vão em uma sacola. O único problema dessa caixa é que se a band der uns pulos em trilha faz um barulho medonho. O que faço p amenizar é por a caixa de metal dentro de uma de papelão, tipo caixa de leite. Fica bem melhor.

ALVARO ANGELO
09/11/2017, 07:09
Olá Titanium.

Sensacional sua ideia !!!

Tenho costume de caixa de ferramenta debaixo do banco traseiro envolta em borracha. Não é o ideal.
Penso agora num bau de madeira debaixo do banco com seus estojos dentro. Atras do banco tenho um inversor de 12 para 110/220 volts para usar furadeira e outras ferramentas eletricas. Quebra um galho.

Abs
Alvaro Angelo

titanium
09/11/2017, 20:10
Bem prático essas maletas Titanium. Eu uso p ferramentes uma caixa que os mecânicos usam, mas a de tamanho menor, com três compartimentos. Cabe todas as chaves que preciso, sendo que as peças sobressalentes que levo vão em uma sacola. O único problema dessa caixa é que se a band der uns pulos em trilha faz um barulho medonho. O que faço p amenizar é por a caixa de metal dentro de uma de papelão, tipo caixa de leite. Fica bem melhor.


Olá Sérgo!

Acho que essas caixas de mecânico são bem boas por que elas já permitem fazer alguma organização das ferramentas nos compartimentos.

A vantagem que vejo em guardar em estojos é que você dimensiona o estojo de acordo com o que vai guardar (tipo de ferramenta)... com isso, acaba tendo um ( ou mais ) estojo apenas para parafusos, porcas, fios, etc... essas coisas quando ficam soltas nas maletas ficam quase impossível de se achar.. é um saco!

rsrsrsrsssr


Mas é isso ae! Gostei da dica da caixa de leite para segurar os ruídos! Legal!


Abraços!

titanium
09/11/2017, 20:13
Olá Titanium.

Sensacional sua ideia !!!

Tenho costume de caixa de ferramenta debaixo do banco traseiro envolta em borracha. Não é o ideal.
Penso agora num bau de madeira debaixo do banco com seus estojos dentro. Atras do banco tenho um inversor de 12 para 110/220 volts para usar furadeira e outras ferramentas eletricas. Quebra um galho.

Abs
Alvaro Angelo


Olá Álvaro!

Então... na necessidade é que a criatividade aparece...

Costurar é trabalhoso... eu não sei se faria novamente.. talvez até contratasse uma costureira para fazer...

Mas resolvi partilhar a ideia e as dimensões por que eu gostei MUITO do resultado!

Quem acompanhou a história da Lenda sabe que antes de ser vendida eu fiz um gavetão overlanding para ela.. .até está no youtube, semelhante a este que queres fazer, só que ENOOORMEE!! kkkkkkkkk

É realmente MUITO bom ter esse tipo de gavetão!
Muito bom mesmo!

E mesmo com o gavetão eu sugeriria de você manter uma maleta (talvez não precise ser tão grande, mas uma média que caiba alguns estojos úteis para um serviço que farás fora do carro).


Se executar o projeto, posta o resultado!
:D



Abraços!

ALVARO ANGELO
09/11/2017, 21:18
Olá Álvaro!

Então... na necessidade é que a criatividade aparece...

Costurar é trabalhoso... eu não sei se faria novamente.. talvez até contratasse uma costureira para fazer...

Mas resolvi partilhar a ideia e as dimensões por que eu gostei MUITO do resultado!

Quem acompanhou a história da Lenda sabe que antes de ser vendida eu fiz um gavetão overlanding para ela.. .até está no youtube, semelhante a este que queres fazer, só que ENOOORMEE!! kkkkkkkkk

É realmente MUITO bom ter esse tipo de gavetão!
Muito bom mesmo!

E mesmo com o gavetão eu sugeriria de você manter uma maleta (talvez não precise ser tão grande, mas uma média que caiba alguns estojos úteis para um serviço que farás fora do carro).


Se executar o projeto, posta o resultado!
:D



Abraços!


Ok !!!
Abs
Alvaro Angelo

PP5GAS
10/11/2017, 12:07
Excelente ideia Titanium.
Carrego as chaves numa caixa de ferramentas grande que fica balançando de um lado para outro.
Barulhão nas estrada de chão. Além dela uma sacola com os comandos do guincho, cabos e outros apetrechos que nunca uso, hehehe.

titanium
10/11/2017, 16:07
Excelente ideia Titanium.
Carrego as chaves numa caixa de ferramentas grande que fica balançando de um lado para outro.
Barulhão nas estrada de chão. Além dela uma sacola com os comandos do guincho, cabos e outros apetrechos que nunca uso, hehehe.


#tamojunto!
rsrsrs

Também tem algumas coisas que não utilizo frequentemente, mas que levo mesmo assim, pois tem coisa que faz muita falta caso precise.

Já tem ferramenta que não faz falta em caso de emergência..
Exemplo: um torquímetro.

é uma ferramenta excelente de se ter (quem dera eu tivesse um!)... mas não é uma ferramenta essencial. Num caso de emergência, dá um torque bão lá no parafuso/porca e sai do sufoco..
rsrsrs


Abraços!

Sérgio Bambirra
10/11/2017, 19:26
Ficou top!!! Parabéns pelo trampo e obrigado por compartilhar. :curtir:

PY2DU
10/11/2017, 20:46
553524 Olá pessoal...eu adotei essa ideia pra minha band...porém deixei a abertura da gaveta no limite do assento do banco...assim o gaveteiro não atrapalha quando carrego alguma carga atrás...lógico que com carga, eu não consigo abrir as gavetas.....mas a ideia eu gostei...(essa aí não é a minha...peguei da net). Amanhã bato uma foto e envio para vocês verem como ficou...certamente a organização de ferramentas e outras bugigangas ficaram bem melhor....

titanium
11/11/2017, 17:35
obrigado por compartilhar. :curtir:

Opa!

Estamos aí para isso! Esse é o espírito da coisa.. um ajuda o outro! E vamo que vamo!


Abraços!

titanium
11/11/2017, 17:41
553524 Olá pessoal...eu adotei essa ideia pra minha band...porém deixei a abertura da gaveta no limite do assento do banco...assim o gaveteiro não atrapalha quando carrego alguma carga atrás...lógico que com carga, eu não consigo abrir as gavetas.....mas a ideia eu gostei...(essa aí não é a minha...peguei da net). Amanhã bato uma foto e envio para vocês verem como ficou...certamente a organização de ferramentas e outras bugigangas ficaram bem melhor....


PY2DU, esse ideia dos gavetões é show!

Talvez fosse interessante fazer ela um pouco mais alta, aproveitando as laterais (caixa de roda) e fazendo uma altura só (só que mais alta)...

Já viu alguma assim?


Abraços!

PY2DU
12/11/2017, 13:00
Olá Titanium..bom dia! Eu optei por uma assim por conta de aproveitar espaço no pouco (porta malas da band) para alguma coisa que eu queira carregar ali. embaixo do banco não tenho utilidade...daí a opção ok....Abraços. Adeilson - Band Beringela Fibra
553535

titanium
12/11/2017, 20:39
Assim também ficou MUITO BOM Adeilson!

Dessa forma se aproveita o espaço abaixo do banco traseiro!
Excelente!

Abraços!

titanium
13/11/2017, 06:21
...

Vejam a importância da maleta...


Ontem estava fazendo um pequeno serviço em casa e quando terminei resolvi sair para abastecer o carro, mas a maleta de ferramentas ficou em casa e fomos sem ela...

Algo me dizia para levar ela, mas saí sem...

Cheguei ao posto de combustível (lotado!!) e fui abastecer.

Olho para o lado e vejo outro carro precisando de um cabo para ligação entre baterias (vulgo "chupeta").
Virou para mim e perguntou: "Moço, ocê tem cabo de chupeta pra ajudá nóis"?

A primeira resposta foi: "Tenho sim!"...

Aí lembrei no segundo seguinte que o raio da maleta havia ficado em casa..

Pelo que percebi no posto ninguém mais tinha (mesmo estando lotado)...
Claro que para o cara do carro não havia perigo em deixar o carro lá e chamar um guincho.

Mas fiquei com isso na mente e resolvi relatar aqui.

A conclusão que chego é a mesma: é sempre importantíssimo andar com uma maleta de ferramentas bem equipada no carro!

(maleta, caixa de madeira sob os bancos, gavetões, etc....)


:D


Abraços!

titanium
13/11/2017, 06:27
Olá pessoal!

Vamos lá... no final do ano passado cheguei a fazer um pequeno "estojo" de ferramentas, mas o perdi. :putz:

O estojo que perdi era relativamente pequeno, apenas para carregar ferramentas voltadas para a parte elétrica do carro.
Ele tinha 17cm de altura x 17 cm de largura x 26 de comprimento.
Era preto e discreto, portanto, fácil de esquecer... e foi o que aconteceu.. fui dar uma manutenção no carro e esqueci ele na calçada.. claro que nunca mais o encontrei...


Abraços!


Ah!

Para quem não sabe como faz um estojo, aí vai um vídeo que vi na internet ensinando.
Se a muié tiver em casa uma maquininha de costura, só mostrar a ela esse vídeo!


https://www.youtube.com/watch?v=TeEwcyqCWmg

Abraços!

cefermino
13/11/2017, 11:08
Fala Xibiu! Cara, te confesso que com tanta dica estou bem perdido, muitas opções! Gostei da ideia de fazer umas gavetas debaixo do banco, ja comprei um jogo de chave de boca e chave combinada! estou montando a maletinha e em breve posto fotos aqui! Valeuuuuu

cefermino
13/11/2017, 11:10
553524 Olá pessoal...eu adotei essa ideia pra minha band...porém deixei a abertura da gaveta no limite do assento do banco...assim o gaveteiro não atrapalha quando carrego alguma carga atrás...lógico que com carga, eu não consigo abrir as gavetas.....mas a ideia eu gostei...(essa aí não é a minha...peguei da net). Amanhã bato uma foto e envio para vocês verem como ficou...certamente a organização de ferramentas e outras bugigangas ficaram bem melhor....

Muito TOP!

PY2DU
13/11/2017, 18:16
Pois é Titânium e demais amigos...numas das gavetas organizei chaves: boca, allem, fendas, filips, alicates, parafusos, porcas, arruelas, etc etc...na outra gaveta, cabo de "chupeta", pano, luva, lâmpadas e mais um pouco de etc etc ....
Abraços

xibiu!!!
13/11/2017, 20:06
Fala Xibiu! Cara, te confesso que com tanta dica estou bem perdido, muitas opções! Gostei da ideia de fazer umas gavetas debaixo do banco, ja comprei um jogo de chave de boca e chave combinada! estou montando a maletinha e em breve posto fotos aqui! Valeuuuuu

Todas as postagens com ótimas sugestões.

Abraço a todos.

ronaldo gesualdi
11/12/2017, 17:39
Boa tarde!
Vendo o debate sobre cx de ferramentas,pergunto; bandeirante, quebra constantemente, é muito frágil?

Sergio c
11/12/2017, 22:46
Como qualquer coisa mecânica a band quebra também, mas é bem mais resistente que todos os 4x4 que rodam pelo Brasil.
Boa tarde!
Vendo o debate sobre cx de ferramentas,pergunto; bandeirante, quebra constantemente, é muito frágil?

meca
16/05/2021, 14:32
Boa tarde pessoal. Beleza?

Podem me dar sugestões de peças sobressalentes e ferramentas que nossas bands precisam ter?

Tipo:
- chave X tamanho Y
- cabo de freio
- mangueira combustível
- fusíveis (tipo)
- etc?

CAPT GOTTLIEB
01/06/2021, 12:18
Caixa de ferramentas do meu ONÇA.

576435 576436 576437 576438 576439 576440 576441 576443 576444 576445 576446

Comprei a madeira, dobradiças, parafusos e fiz esta caixa num fim de semana. Não sou marceneiro, mas acho que ficou funcional.
Num JIPÃO aberto é importante ter esta caixa para guardar o equipamento obrigatório (triângulo, macaco, chave de roda, etc.) e também outras ferramentas. Numa cidade calma como Amparo o cadeado funciona bem. Na capital eu duvido. Além disso o ONÇA tem também o porta-luvas com chave.
A caixa inicialmente foi colocada junto à tampa traseira, mas começou a dificultar carga e descarga. Então optei por colocar no lado direito, atrás do banco do passageiro. Ficou ótimo.

mequinho
01/06/2021, 18:13
Boa noite companheiros estou precisando de macaco para o meu Toyota e não estou sabendo especificar para poder comprar .A carroceria está a 52 cm do piso.
Se puderem me ajudar ficarei muito grato.
abç
Mequinho

CAPT GOTTLIEB
03/06/2021, 09:38
Eu uso no meu ONÇA um macaco hidráulico (garrafa) para 4 toneladas. Como a base não é muito larga e pode ser necessário usá-lo num chão de terra eu carrego sempre um pedaço de madeira para colocá-lo em cima (5 cm de espessura e 20 cm de largura). Existem modelos da mesma marca mais robustos e outros mais leves. A maioria destes macacos de garrafa tem dois estágios na haste e costuma ser suficiente para trocar pneus de carros de passeio, SUVs e Jipes. Talvez em lojas que vendem peças para caminhão tenha melhor preço. Não aconselho a comprar pela internet, a menos que saiba bem o modelo que deseja. É melhor ver pessoalmente se o macaco é adequado para o seu Jipe.

Ganhei um macaco tipo jacaré, pequenino, 2 toneladas, muito em moda, relativamente barato e "made in China". Troquei um pneu e foi ótimo...mas na segunda vez mal começou a levantar o ONÇA e começou a vazar muito óleo. Foi para sucata!
É preferível pagar um pouco mais, mas ter um produto de melhor qualidade.
OBS.: existe produto "made in China" com qualidade razoável, mas isso só acontece quando chineses fabricam para alguma marca bem conhecida e que exige deles mais qualidade (e preço maior, é claro).

576454



Boa noite companheiros estou precisando de macaco para o meu Toyota e não estou sabendo especificar para poder comprar .A carroceria está a 52 cm do piso.
Se puderem me ajudar ficarei muito grato.
abç
Mequinho

Diogo_Vargas
04/06/2021, 09:50
Boa noite companheiros estou precisando de macaco para o meu Toyota e não estou sabendo especificar para poder comprar .A carroceria está a 52 cm do piso.
Se puderem me ajudar ficarei muito grato.
abç
Mequinho

Bom dia

Para troca de pneus na Band o macaco Hidraúlico Garrafa que o capitão sugeriu é a melhor opção, mas o correto uso para troca de pneus é colocar ele na placa de fixação da mola com o eixo.

Acredito que essa medida de 52cm que você citou é do chassis ao chão, neste caso só um macaco jacaré grande ou um Hi-lift para erguer nessa altura toda, levantar pelo chassis só é necessário para manutenção de feixe de mola, troca de buchas das molas, jumelo...

Abraço

Marcus DT
07/06/2021, 14:13
Quem já trocou pneu da Band (furado), sabe a chateação que é. O macaco garrafinha original cabe nesse local que o Diogo falou (e é o certo para erguer) quando o pneu está cheio, porém, com ele vazio o macaco fica grande demais (não cabe embaixo da placa). Aí começam as "gambiarras", iça pelo eixo, depois (se tiver um segundo macaco) coloca o original na placa, etc. Eu, particularmente, ainda não sei qual a melhor forma, sempre apanho um bocado... como sempre que ocorreu estava em grupo (e não foi a minha), utilizamos dois macacos garrafinha ou 1 Hi Lift.