Ver Versão Completa : 4Jimny - Alarme, controle dos vidros, travamento das portas e outros - Sugestões
Sassagudo
18/11/2015, 23:48
Prezados colegas.
Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=8jEDl4FwmJU
Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.
Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.
O que estou imaginando como ponto de partida seria:
ALARME:
1) Ativado/desativado, pelo controle remoto das portas. Caso a porta seja aberta pela chave temos X segundos para colocar a chave na ignição caso contrário irá disparar. Também será ativado pelo fechamento da porta com chave. Ou seja, também funciona com a chave reserva.
2) Alerta sonoro, pela buzina original, e luminoso pelo pisca alerta.
3) Sensor para remoção da capa do estepe ou retirada deste. Acho que um parafuso atual do suporte do estepe pode ser trocado por outro, furado ao longo do eixo central, para a colocação do sensor. Fiação por dentro da porta traseira só até o botão de porta aberta.
4) Bloqueio do veículo pela interrupção da comunicação entre o imobilizador (ICM) e a injeção (ECU). Isto não permite ligar o motor e não há perigo de desligá-lo acidentalmente em movimento.
VIDROS:
1) Fechamento automático dos vidros quando da ativação do alarme.
2) Controle dos vidros habilitado em qualquer posição da chave de ignição. Acho particularmente irritante ter que ligar a chave para acionar os vidros.
3) Temporizador que ainda permite o acionamento dos vidros X segundos após remover a chave do contato.
TRAVA DAS PORTAS:
1) Travamento automático ao atingir a velocidade de X km/h.
2) Destravamento automático ao retirar a chave de ignição do contato.
A seguir algumas idéias (malucas?). Numa fase de projeto, ("brainstorm") é mais fácil retirar idéias malucas do que depois ter que acrescentar o necessário.
- Piscar a luz interna alternando com o pisca-alerta no caso de disparo?
- Sirene além da buzina?
- Som diferenciado tipo combinação de toques longo/curto alternado?
- Piscar o farol?
- Sensor para abertura do capo do motor?
- Destravamento das portas por um toque rápido no botão do pisca-alerta no centro do painel?
- Manter o rádio alimentado durante a partida? Irritante o fato de, por exemplo, o motor morrer e ao dar a partida a central multimídia perde a programação/muda tela do GPS, sai da música no USB e vai para rádio AM com música ........... (preencha aqui o estilo odiado).
Quaisquer comentários e sugestões serão bem recebidos. Especialmente de quem já tem um alarme e notou alguma deficiência ou tem alguma facilidade não lembrada aqui. Já recebi alguns comentários noutro post sobre outros assuntos e agradeço novamente a todos e em especial ao Wagner4wd.
Então... aguardo comentários, críticas e sugestões, grato...
jorgeffn
19/11/2015, 00:02
Sassagudo, parabéns pelas ideias e iniciativa!!! show de bola mesmo...
esse modo 2WD-L é muito interessante! pode ser bastante útil em determinadas situações..... já estava acompanhando suas ideias desde o outro tópico..... não sei se eu usaria para trânsito essas coisas, mas já passei por situações que esse modo seria muito útil, até para poupar um pouco da embreagem... principalmente para arrancar em condições um pouco mais adversas, já parei o carro em estradinhas de terra em algumas situações que para sair de 4x2 foi um esforço... e vc acaba pensando, não vou ligar 4x4 e reduzida só para isso.. e nisso a embreagem sente né.... hehehe
abs!
Sassagudo
19/11/2015, 10:03
Sassagudo, parabéns pelas ideias e iniciativa!!! show de bola mesmo...
esse modo 2WD-L é muito interessante! pode ser bastante útil em determinadas situações..... já estava acompanhando suas ideias desde o outro tópico..... não sei se eu usaria para trânsito essas coisas, mas já passei por situações que esse modo seria muito útil, até para poupar um pouco da embreagem... principalmente para arrancar em condições um pouco mais adversas, já parei o carro em estradinhas de terra em algumas situações que para sair de 4x2 foi um esforço... e vc acaba pensando, não vou ligar 4x4 e reduzida só para isso.. e nisso a embreagem sente né.... hehehe
abs!
Bom dia Jorge.
Obrigado pelas suas palavras!
O modo 2WD-L tem sido útil também para rebocar carretinha com moto ou jet-sky. Fica muito fácil manobrar e dirigir em subidas e descidas. Lento, tranquilo, com a força de um trator e sem forçar nada.
Nas descidas a reduzida dobra o freio motor e facilita a condução, segurança e poupa muito os freios.
E descobri que poupa combustível. Pelo seguinte, estou estudando o motor para construir um módulo para aumentar a potência. O Swift 1.3, mesmo motor, tem 92 HP. Fazendo umas medições descobri que a ECU corta a injeção quando se tira o pé do acelerador e a rotação do motor está acima de 2000 RPM, abaixo disto volta a injetar. Então usando o 2WD-L e marcha apropriada é mais fácil manter o motor acima disso, ou seja, sem injeção de combustível e economizando.
Aliás fica a dica aos colegas do fórum: sempre que estivermos parando, qualquer que seja o modo da tração, pé fora do acelerador, reduzir as marchas e manter o motor acima de 2000 RPM enquanto possível. Poupa combustível e freios.
Abs.
jorgeffn
19/11/2015, 11:25
Bom dia Jorge.
Obrigado pelas suas palavras!
O modo 2WD-L tem sido útil também para rebocar carretinha com moto ou jet-sky. Fica muito fácil manobrar e dirigir em subidas e descidas. Lento, tranquilo, com a força de um trator e sem forçar nada.
Nas descidas a reduzida dobra o freio motor e facilita a condução, segurança e poupa muito os freios.
E descobri que poupa combustível. Pelo seguinte, estou estudando o motor para construir um módulo para aumentar a potência. O Swift 1.3, mesmo motor, tem 92 HP. Fazendo umas medições descobri que a ECU corta a injeção quando se tira o pé do acelerador e a rotação do motor está acima de 2000 RPM, abaixo disto volta a injetar. Então usando o 2WD-L e marcha apropriada é mais fácil manter o motor acima disso, ou seja, sem injeção de combustível e economizando.
Aliás fica a dica aos colegas do fórum: sempre que estivermos parando, qualquer que seja o modo da tração, pé fora do acelerador, reduzir as marchas e manter o motor acima de 2000 RPM enquanto possível. Poupa combustível e freios.
Abs.
Muito interessante!!! parabéns novamente pelo empenho em melhorar o nosso já excelente jipe!!!! :palmas:
desse jeito, daqui a pouco a Suzuki vai te contratar.... heheheeheh eles precisam de gente assim... que entende e quer melhorar o Jimny com soluções simples!!!
abs!
Prezados colegas.
Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir:
Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.
Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.
Muito bacana, me põe na lista de clientes! Vou dar minha opinião nos itens abaixo.
ALARME:
1) Ativado/desativado, pelo controle remoto das portas. Caso a porta seja aberta pela chave temos X segundos para colocar a chave na ignição caso contrário irá disparar. Também será ativado pelo fechamento da porta com chave. Ou seja, também funciona com a chave reserva.
Estes itens acima não seriam a minha prioridade.
3) Sensor para remoção da capa do estepe ou retirada deste. Acho que um parafuso atual do suporte do estepe pode ser trocado por outro, furado ao longo do eixo central, para a colocação do sensor. Fiação por dentro da porta traseira só até o botão de porta aberta.
4) Bloqueio do veículo pela interrupção da comunicação entre o imobilizador (ICM) e a injeção (ECU). Isto não permite ligar o motor e não há perigo de desligá-lo acidentalmente em movimento.
Aqui já gostei, achei bem interessante.
VIDROS:
2) Controle dos vidros habilitado em qualquer posição da chave de ignição. Acho particularmente irritante ter que ligar a chave para acionar os vidros.
3) Temporizador que ainda permite o acionamento dos vidros X segundos após remover a chave do contato.
Meus vidros fecham automaticamente, acho bem útil. 2 e 3 também são úteis, apesar de que talvez 2 gaste muita bateria ao longo do tempo.
TRAVA DAS PORTAS:
1 é essencial, acho. 2 bom, mas menos importante.
A seguir algumas idéias (malucas?). Numa fase de projeto, ("brainstorm") é mais fácil retirar idéias malucas do que depois ter que acrescentar o necessário.
- Sirene além da buzina?
- Piscar o farol?
- Destravamento das portas por um toque rápido no botão do pisca-alerta no centro do painel?
- Manter o rádio alimentado durante a partida? Irritante o fato de, por exemplo, o motor morrer e ao dar a partida a central multimídia perde a programação/muda tela do GPS, sai da música no USB e vai para rádio AM com música ........... (preencha aqui o estilo odiado).
Quaisquer comentários e sugestões serão bem recebidos. Especialmente de quem já tem um alarme e notou alguma deficiência ou tem alguma facilidade não lembrada aqui. Já recebi alguns comentários noutro post sobre outros assuntos e agradeço novamente a todos e em especial ao Wagner4wd.
Estas ideias são meio "avançadas" demais. Gosto de manter o rádio ligado enquanto dá a ignição, mas acredito que isto não ocorra para não dar um pico de energia e queimar o rádio durante o momento de ligar o carro.
DecomedRJ
19/11/2015, 19:14
Sassagudo bem bacana suas ideias. Eu instalei na CSS o alarme e módulo de travamento de portas. Confesso que não gostei muito do funcionamento. Digo isso, pois o módulo de travamento age de modo estranho, até indaguei na CSS, mas me disseram que é normal dessa forma. Quando entro no carro e giro a chave, sem dar partida, só ligando a parte elétrica ele tranca as portas, mas quando eu giro, dando partida, as portas se destravam e travam novamente. Outra coisa, se eu ligar o carro com porta aperta e fechar a porta e andar com ele, tenho que travar manualmente, pois não trava automaticamente. Detalhe, foram cortados fios pela CSS para executar esse serviço.
wagner4wd
20/11/2015, 12:37
[QUOTE=Sassagudo;2331754]Prezados colegas.
Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir
Esse modulo CXT pelo que pude perceber pelo video ficou ótimo, não acho que precise mudar nada
ALARME:
Ótima ideia, tenho um alarme positron que tem mais ou menos essa função, se vc desativar o alarme pelo controle, vindo do mercado por exemplo e abrir o porta malas pra colocar as compras E NÃO ABRIR NENHUMA PORTA depois de X segundos o alarme se auto aciona sozinho mas não dipara...acho interessante além de acionar -travar as portas- disparar tambem pq indica uma ação não usual
Esse sensor seria ligado ao alarme? tipo: o jipe está estacionado e alarme acionado, se tentarem retirar o estepe o sensor em tese nele instalado acionaria o alarme com sinal sonoro/luminoso e consequentemente bloqueio da operação do jipe?
Acho que esse tipo de bloqueio é o mais indicado, visto que o corte da alimentação da bomba de combustivel não é recomendável para bloqueio do veículo ( pelo menos os fabricantes de bloqueadores não recomendam)
Eu sou fã do famosos botões secretos que funciona com os interruptores de porta, que vc entra no carro dá a partida e, se não acionar, o veiculo é bloqueado X segundos depois, ACHO QUE ESSE ITEM SERIA MUITO INTERESSANTE NO SEU PROJETO, `so acho que o temporizador dessa função deveria ser um pouco maior do que os bloqueadores atuais permitem, numa situação de roubo a mão armada até o ladrão te render entrar no carro e sair o bloqueador ja disparou e bloqueou o carro não dando tempo pra vc fugir e vc correndo o risco de levar um tiro...
VIDROS:
É de praxe..aliás acho que todo carro que sai de fabrica com alarme deveria subir o vidros, acho absurdo comprar um carro 0km com alarme e travamento central e não subir os vidros, ai vc instala um modulo de subida numa loja de acessorios e ele conflita com outras funções do carro. Por ex, no meu fit quando comprei tinha um alarme positron que não é original do carro, ai mandei instalar o modulo, depois disso o botão que trava/destrava as portas não destrava mais só trava..
Eu tambem odeio ter que virar a chave pra operar os vidros,
Eu tive um omega 94 que era assim, depois de desligar o carro e tirar o chave os botões permaneciam energizados durante x segundos, mas se vc já tem um alarme que sobe os vidros depois de acionado pra que um temporizador? vc desce do carro aciona o alarme e os vidros sobem, visto que na opção 2 vc já menciona que os botoes do vidros vão ficar energizados ininteruptamente se a chave permanecer inserida.
TRAVA DAS PORTAS:
concordo
concordo tambem
Boa ideia
- Sirene além da buzina?
Acho que a buzina é suficiente e no caso do Jimny já é bem alta
- Piscar o farol?
ajuda tambem
acho bom..
O Jimny já não tem um botão de trava/destrava das portas? É serio não reparei isso nos jimnys que vi testei...
acho que isso tem a ver com a saude da bateria tambem, no meu fit quando a bateria era novinha eu dava a partida e a central multimidia nao desligava, depois de uns meses/ano de vida da bateria percebi que a central já desliga quando dá a partida, lembrando que minha central está ligada no alarme positron que instalei, quando desaciono o alarme e entro no carro para dar a partida o a central já está ligada...ai dou a partida e ela desliga e volta instantes depois ( mas volta na tela que estava não muda nada )
Obrigado pela menção
GustavOvatsuG
20/11/2015, 22:48
Boa noite pessoal, minha primeira postagem no fórum!
Segue minha contribuição de idéias...
Alguns carros (ex: da Fiat), possuem um sistema de abertura dos vidros, mantendo o botão do chaveiro de abertura das portas pressionados por alguns (segundos?). Legal para dias quentes, onde próximo ao carro (com segurança claro), é bem valido já ir abrindo os vidros para retirar o "bafo" quente de dentro.
No mais, parabéns Sassagudo pelas ótimas idéias e iniciativas.
[]'s
Gustavo
Bruno Celestyne
21/11/2015, 12:52
Puxa man, parabéns pelo trampo e pela iniciativa, por enquanto sou apenas um admirador desse universo mas atitudes cm a sua nos inspiram. Acompanhando e aguardando mais novidades. Abraços
Eu nem tenho o Jimny ainda, só fiz o TD e quero comprar um, mas já fico interessado nesses seus módulos ai hehehe.
São todas ideias excelentes, mas essa do estepe é sensacional, deveria vir aplicado em todo carro que o estepe fica na tampa!
Uma ideia, li aqui no fórum que o freio ABS atrapalha nas trilhas... Se atrapalhar mesmo, seria interessante poder desligar ele hein...
Sassagudo
24/11/2015, 23:34
Eu nem tenho o Jimny ainda, só fiz o TD e quero comprar um, mas já fico interessado nesses seus módulos ai hehehe.
São todas ideias excelentes, mas essa do estepe é sensacional, deveria vir aplicado em todo carro que o estepe fica na tampa!
Uma ideia, li aqui no fórum que o freio ABS atrapalha nas trilhas... Se atrapalhar mesmo, seria interessante poder desligar ele hein...
Obrigado pelas palavras Bruno e GRU!
Estou fechando o projeto do alarme e tem mais duas idéias: controlar a chave de ignição para não dar nova partida em cima do motor já girando (absurdo a falta dessa trava na chave) e uma temporização do farol para iluminar o pedaço durante X segundos após o travamento com um toque longo.
Quanto ao ABS nunca tive problemas nas minhas andanças. Muitas motos de trilha tem a opção de desligar.
Mas descobri um jeito de desliga-lo no Jimny. Acho que em outros Suzuki deve ser parecido. No manual de serviço, parte elétrica, reparei que o módulo ABS tem um sensor no interruptor da lampada do freio para confirmar o funcionamento do sensor principal no pedal de freio. Funciona da seguinte forma: se na partida o freio não está acionado mas existe informação de luz do freio acesa, portanto um conflito entre sensores, a luz do ABS no painel acende e o ABS fica inativo. Não é erro permanente, num próximo ciclo de condução se a condição de falha não existir a lampada apaga e o ABS volta.
Pois bem, diodos e resistor adequadamente colocados pode provocar essa falha ao dar partida desabilitando o ABS. Quando não quiser desliga-lo é só dar partida pisando no freio. Pode-se também colocar uma chavinha num fio do chicote ou retirar o fusível do ABS.
Abs.
Henrique Duarte
01/12/2015, 14:12
Opa! Quando começar a vender avisa aqui no tópico!
Opa Sassagudo, como esta o uso do CXT, notou algum problema no uso da tração somente trazeira reduzido? algum desgaste anormal? outra pergunta já fez alguma viagem com uso prolongado da reduzida no modo 4x2, pergunto isso pois possuo uma carretinha e a uso direto.
Grato pela atenção
Sassagudo, como anda o projeto do 4x2L? Ja tem alguem usando o sistema alem de vc? Quais as impressoes e como fica a mecanica do carro?
De todas as alteraçoes que ja vi para Jimny essa eh a que mais acho bacana. Gostaria de mais informaçoes para poder avaliar melhor a possibilidade de adquirir um modulo desse.
Sassagudo
07/01/2016, 11:42
Sassagudo, como anda o projeto do 4x2L? Ja tem alguem usando o sistema alem de vc? Quais as impressoes e como fica a mecanica do carro?
De todas as alteraçoes que ja vi para Jimny essa eh a que mais acho bacana. Gostaria de mais informaçoes para poder avaliar melhor a possibilidade de adquirir um modulo desse.
Bom dia Ademir e Bacanex. Ainda em tempo, um bom 2016 para todos! Vamos precisar...
Tenho dois amigos usando o módulo, faz uns seis meses, e tenho usado o módulo há mais de dez meses sem mais nenhuma modificação. Totalmente estável. Alias uso mais que o necessário para testa-lo. Aqui em SP Capital, trânsito lento em lugares acidentados e subida de serra é o que não falta. Muito útil em manobras, balizas, saídas de rampas de garagem de prédio e subida de serra com estrada congestionada e coisas do tipo.
Meu Jimny ainda está na garantia e mostrei na CSS o módulo, o PiscaFreio, alarme de pressão de óleo e outras coisinhas que inventei. Estão interessados. Quanto ao módulo 4x2 LOW entenderam o funcionamento e nunca cogitaram de complicar a garantia. Se bem que não precisei dela.
Os dois amigos que usam gostam bastante. Um deles reboca no dia a dia várias carretinhas com jetsky e barcos. Ele tem um negócio de manutenção náutica numa marina no litoral. E a reduzida no asfalto ou terra seca ajuda muito o dia a dia dele. Outro usa o Jimny numa área rural predominantemente. Reboca algumas vezes carretinha com produtos agrícolas, moto bombas e etc. Terra seca maior parte do tempo (interior da BA) então existe esforço no 4x4 tanto H quanto L. O 4x2 L ajuda bastante. Além de evitar o desgaste/esforço da transmissão a economia de combustível, e todo o resto do motor/embreagem, é perceptível.
Nenhum problema com ninguém. Na faculdade que dou aulas (eng. eletrônica) perguntei a colegas da eng. mecânica a possibilidade de problemas antes de desenvolver o módulo. Eles olharam o manual técnico de serviço do Jimny que tenho e não viram problema nenhum. Muito pelo contrário ajuda bastante no desgaste. No 4x4 H ou L, fora da lama, sempre existe algum tipo de esforço e aumento de consumo pois o Jimny não tem diferencial central. O efeito final é o mesmo da roda livre tipo AVM. Mas com inúmeras vantagens do controle eletrônico tais como: conforto de acionamento, intertravamento a prova de erros, auto teste, modo de desabilitar, sem custo de instalação, fácil retirada, eventual revenda, perda da garantia etc.
No último curso off-road oficial da Suzuki, na pista do Velo Cittá usei bastante. Fora um paredão imenso e o chiqueiro de lama, fazia todo resto no modo 4x2 L, quando chegava a esses pontos dava um toque no botão, passava para 4x4 L, atravessava, outro toque, voltava a 4x2 L e continuava. Impressiona a diferença na terra seca. Mesmo com a direção hidráulica você nota a direção mais leve, acelera menos e o carro se move com muito mais facilidade.
Estou terminando um protótipo de alarme completo, plug and play, para o Jimny. Agradeço novamente muitas dicas de colegas aqui. Depois disso, estou esboçando um módulo para tirar uns 15 HP a mais do motor. Seria ótimo numa ultrapassagem de caminhão cegonha em pista simples...
No caso de alguém interessado podemos combinar um test drive aqui em SP no meu Jimny.
Se tiverem alguma dúvida terei prazer de esclarecer. Estou perto da aposentadoria e quero trabalhar tipo: "artesanato da eletrônica". Tenho um bom laboratório de eletrônica e procuro idéias para desenvolver além de parcerias.
Abs a todos!
Zé.
Bom dia Ademir e Bacanex. Ainda em tempo, um bom 2016 para todos! Vamos precisar...
Tenho dois amigos usando o módulo, faz uns seis meses, e tenho usado o módulo há mais de dez meses sem mais nenhuma modificação. Totalmente estável. Alias uso mais que o necessário para testa-lo. Aqui em SP Capital, trânsito lento em lugares acidentados e subida de serra é o que não falta. Muito útil em manobras, balizas, saídas de rampas de garagem de prédio e subida de serra com estrada congestionada e coisas do tipo.
Meu Jimny ainda está na garantia e mostrei na CSS o módulo, o PiscaFreio, alarme de pressão de óleo e outras coisinhas que inventei. Estão interessados. Quanto ao módulo 4x2 LOW entenderam o funcionamento e nunca cogitaram de complicar a garantia. Se bem que não precisei dela.
Os dois amigos que usam gostam bastante. Um deles reboca no dia a dia várias carretinhas com jetsky e barcos. Ele tem um negócio de manutenção náutica numa marina no litoral. E a reduzida no asfalto ou terra seca ajuda muito o dia a dia dele. Outro usa o Jimny numa área rural predominantemente. Reboca algumas vezes carretinha com produtos agrícolas, moto bombas e etc. Terra seca maior parte do tempo (interior da BA) então existe esforço no 4x4 tanto H quanto L. O 4x2 L ajuda bastante. Além de evitar o desgaste/esforço da transmissão a economia de combustível, e todo o resto do motor/embreagem, é perceptível.
Nenhum problema com ninguém. Na faculdade que dou aulas (eng. eletrônica) perguntei a colegas da eng. mecânica a possibilidade de problemas antes de desenvolver o módulo. Eles olharam o manual técnico de serviço do Jimny que tenho e não viram problema nenhum. Muito pelo contrário ajuda bastante no desgaste. No 4x4 H ou L, fora da lama, sempre existe algum tipo de esforço e aumento de consumo pois o Jimny não tem diferencial central. O efeito final é o mesmo da roda livre tipo AVM. Mas com inúmeras vantagens do controle eletrônico tais como: conforto de acionamento, intertravamento a prova de erros, auto teste, modo de desabilitar, sem custo de instalação, fácil retirada, eventual revenda, perda da garantia etc.
No último curso off-road oficial da Suzuki, na pista do Velo Cittá usei bastante. Fora um paredão imenso e o chiqueiro de lama, fazia todo resto no modo 4x2 L, quando chegava a esses pontos dava um toque no botão, passava para 4x4 L, atravessava, outro toque, voltava a 4x2 L e continuava. Impressiona a diferença na terra seca. Mesmo com a direção hidráulica você nota a direção mais leve, acelera menos e o carro se move com muito mais facilidade.
Estou terminando um protótipo de alarme completo, plug and play, para o Jimny. Agradeço novamente muitas dicas de colegas aqui. Depois disso, estou esboçando um módulo para tirar uns 15 HP a mais do motor. Seria ótimo numa ultrapassagem de caminhão cegonha em pista simples...
No caso de alguém interessado podemos combinar um test drive aqui em SP no meu Jimny.
Se tiverem alguma dúvida terei prazer de esclarecer. Estou perto da aposentadoria e quero trabalhar tipo: "artesanato da eletrônica". Tenho um bom laboratório de eletrônica e procuro idéias para desenvolver além de parcerias.
Abs a todos!
Zé.
Me interessa bastante essa ideia de um 4x2L, uma vez que vejo muitas reclamaçoes da preguiça do jipinho quando em 4x2, principalmente na subida.
Porem, ainda tenho um pouco de receio por ser algo novo que ainda nao foi exaustivamente testado.
Se puder mais pra frente divulgar resultados de analises e testes vou ficar agradecido.
Nao estou duvidando da sua palavra nem dos colegas da mecanica, mas mesmo os projetos mais cuidadosos as vezes se comportam na pratica de forma diferente do papel. Eu quero e torço realmente pra que seja um projeto de sucesso e eu possa comprar um modulo 4x2L mais pra frente.
Sassagudo
07/01/2016, 19:44
Me interessa bastante essa ideia de um 4x2L, uma vez que vejo muitas reclamaçoes da preguiça do jipinho quando em 4x2, principalmente na subida.
Porem, ainda tenho um pouco de receio por ser algo novo que ainda nao foi exaustivamente testado.
Se puder mais pra frente divulgar resultados de analises e testes vou ficar agradecido.
Nao estou duvidando da sua palavra nem dos colegas da mecanica, mas mesmo os projetos mais cuidadosos as vezes se comportam na pratica de forma diferente do papel. Eu quero e torço realmente pra que seja um projeto de sucesso e eu possa comprar um modulo 4x2L mais pra frente.
Até concordo com sua preocupação em testar novidades e servir de cobaia...
Nos três veículos instalados acumulamos mais de 20.000 km de uso, talvez já tenhamos passado de 30.000, preciso perguntar e somar.
Neste caso do módulo 4x2 L tenho certeza de que não existem contra indicações. Mas, por que?
O Jimny tem um engenhoso sistema a vácuo na dianteira que implementa a roda livre por controle eletrônico de válvulas acionando ou desacionando-a. O módulo que desenvolvi, faz o mesmo tipo de controle, sincronizado com o módulo original. Daí oferecendo o 4x2 LOW. Então não há nenhum tipo de interferência mecânica ou peças alienígenas.
Outro fato que garante que não existirão problemas é o uso de roda livre manual, tipo da AVM, consagrada já há muito tempo. Se a implementação de roda livre fosse problemática já saberíamos desses problemas e a roda livre manual seria condenada. A roda livre automática AVM, ou outras mecânicas, podem ser problemáticas pois precisa-se engatar a ré e andar ou balançar o carro. Somente depois disso é que podemos desligar a tração.
Resumindo sei que não acontecerão problemas, e outros concordam comigo, pois são as mesmas peças originais Suzuki controladas apenas em outros momentos.
Agora pode surgir outra pergunta relevante: se é só controlar pq a Suzuki não faz este modo 4x2 com reduzida?
A resposta: faz algum tempo os Jimnys tinham um controle de 4x4 e reduzida por alavanca. Existem limitações técnicas para a alavanca ter uma quarta posição para 4x2 com reduzida. Não era possível por alavanca. Os Jimnys atuais mantém a mesma caixa de transferência. Apenas foi adaptado um motor elétrico substituindo a alavanca e três botões no painel. Mantiveram a compatibilidade e seguramente também por economia.
No final o balanço é positivo. Alem de ter a opção do 4x2 LOW temos menos desgaste. Por exemplo em lugares sinuosos, subida de serra por exemplo, acabou aquela história de ficar queimando embreagem e freio de mão como prova de ladeira...
Mas, enfim, nenhum de nós deixou de comprar o Jimny por não ter o 4x2 LOW.
Qualquer novidade aviso e agradeço qualquer comentário ou sugestão.
Abs
Sassagudo, seria possível implementar um controle de cruzeiro no Jimny?? De modo a escolher uma velocidade e o carro mantê-la mesmo sem pisar no acelerador.
Em longas viagens é bem cansativo manter o pé sempre na mesma posição, além de que esse cruise control poderia contribuir para redução do consumo de combustível por manter a aceleração mínima necessária para manter a velocidade.
Sassagudo
07/01/2016, 21:28
Sassagudo, seria possível implementar um controle de cruzeiro no Jimny?? De modo a escolher uma velocidade e o carro mantê-la mesmo sem pisar no acelerador.
Em longas viagens é bem cansativo manter o pé sempre na mesma posição, além de que esse cruise control poderia contribuir para redução do consumo de combustível por manter a aceleração mínima necessária para manter a velocidade.
Olá.
Estou pensando nisso. Também já senti falta de algo parecido em longas viagens. Até pq tenho outro carro que tem o recurso.
Nos outros Suzuki o acelerador é eletrônico. Um motor de passo aciona a borboleta da admissão do motor. Mas o Jimny tem acelerador por cabo. Complica um pouco.
Estou procurando um atuador/motor que possa ser adaptado sem complicação. Procuro um do Swift até pq usa o mesmo motor do Jimny.
Estou fazendo um alarme completo e, a seguir, um módulo para aumentar a potência do motor do Jimny. Talvez consiga começar o cruise control no segundo semestre deste ano.
Abs.
Sassagudo, vc tem tanta ideia bacana pro Jimny que faz ele parecer um carro popular pelado. rsrsrsrsrsrs
Vou ficar acompanhando as novidades.:curtir:
Sassagudo agradeço a pronta resposta, estou bem interessado no modulo, vou me organizar aqui e em breve estara despachando um aqui para o sul.
Abraço
Ivo Paris
11/01/2016, 14:36
Bem interessante essa idéia do 4x2 Lo. Evitaria o desgaste da embreagem em certas situações.
Aquele sistema seu de luz de freio piscante também é legal, gostaria de instalar no Jimny e no bauleto da motoca.
Sassagudo
11/01/2016, 22:36
Bem interessante essa idéia do 4x2 Lo. Evitaria o desgaste da embreagem em certas situações.
Aquele sistema seu de luz de freio piscante também é legal, gostaria de instalar no Jimny e no bauleto da motoca.
Olá Ivo.
Tenho um anuncio do PiscaFreio do Jimny no MercadoLivre. Procure por 4Jimny PiscaFreio.
Tenho um genérico para qualquer moto ou veículo.
Como estou querendo divulgar compre um do Jimny que envio "de grátis" outro para a moto.
Também uso na moto e nunca mais levei um totó no trânsito.
Abs,
Sassagudo, estou começando a ler seus posts, me interessei pelo 4x2L, e pelo modulo de potencia, poderia dar mais detalhes dos custos e se vc já tem para venda?
Sassagudo
12/01/2016, 12:55
Sassagudo, estou começando a ler seus posts, me interessei pelo 4x2L, e pelo modulo de potencia, poderia dar mais detalhes dos custos e se vc já tem para venda?
Boa tarde HBO.
O módulo para o 4x2 LOW (reduzida só com tração traseira para uso em asfalto) e o PiscaFreio (para evitar colisão traseira) já estão bem testados e vendo-os no MercadoLivre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725166374-4-jimny-modulo-roda-livre-eletrnica-4x2-reduzida-4jimny-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729020524-4jimny-piscafreio-pisca-lanterna-freio-jimny-_JM
Terminei um alarme de pressão de óleo e um modulador de farol para evitar colisões dianteiras. Logo posto um vídeo aqui.
O alarme de pressão se fez necessário pelo seguinte: reparei que quando o óleo esta ainda pouco acima do mínimo, quando de uma descida muito íngreme, a pressão do óleo caia acendendo a lampada momentaneamente. Mas sem chamar muito a atenção pois estava com a atenção voltada a conduzir o carro. Provavelmente nestes momentos o pescador de óleo no cárter aspirava ar. Dai o alarme.
Agora estou desenvolvendo um alarme completo, plug and play, sem cortar fios com sugestões de colegas aqui neste post. Obrigado à todos novamente.
Quanto a um módulo de potência, também plug and play, já comecei a projetar. Mas ainda estou medindo variáveis do motor M13A e etc. O objetivo inicial seria de 92 HP (igual ao Swift 1.3 com mesma taxa de compressão). Aproximadamente 10 % a mais dos originais 83 HP (o Jimny NÂO tem os 85 HP declarados). No limite gostaria de chegar aos 100 HP.
O módulo também terá uma opção econômica onde se troca o ganho de potência por mais economia de combustível.
Descobri, mas não sei pq, o motor do Jimny tem um comportamento diferente de outros motores abaixo de 2300 RPM com o pé fora do acelerador. Não tenho previsão ainda mas acho que até o final do primeiro semestre começo a testar.
Agradeço o interesse e qualquer sugestão que possam dar.
Até + ...
Zé.
Boa tarde HBO.
Quanto a um módulo de potência, também plug and play, já comecei a projetar. Mas ainda estou medindo variáveis do motor M13A e etc. O objetivo inicial seria de 92 HP (igual ao Swift 1.3 com mesma taxa de compressão). Aproximadamente 10 % a mais dos originais 83 HP (o Jimny NÂO tem os 85 HP declarados). No limite gostaria de chegar aos 100 HP.
O módulo também terá uma opção econômica onde se troca o ganho de potência por mais economia de combustível.
Descobri, mas não sei pq, o motor do Jimny tem um comportamento diferente de outros motores abaixo de 2300 RPM com o pé fora do acelerador. Não tenho previsão ainda mas acho que até o final do primeiro semestre começo a testar.
Agradeço o interesse e qualquer sugestão que possam dar.
Até + ...
Zé.
Oi Sassagudo,
Seus projetos estao cada vez mais interessantes. Estou acompanhando sempre por aqui. :)
Tenho umas duvidas aqui:
1. Sobre a potencia - Se o motor do jimny eh o mesmo do Swift, por que os dois tem potencias diferentes? Outra coisa: a potencia declarada seria com um giro muito alto. Considerando que anda-se em media entre 2000 e 3000 giros no dia a dia, voce saberia dizer qual a potencia despejada pelo motor nesse caso?
2. Sobre a economia - eu percebi que o meu jimny fica mais consumidor se eu rodar com ele por volta dos 2000 giros. Quando vai chegando aos 3000 ele fica menos pinguço. Voce saberia dizer qual a faixa de rotaçao que daria uma maior economia no jipinho?
Sassagudo
30/01/2016, 11:06
Oi Sassagudo,
Seus projetos estao cada vez mais interessantes. Estou acompanhando sempre por aqui. :)
Tenho umas duvidas aqui:
1. Sobre a potencia - Se o motor do jimny eh o mesmo do Swift, por que os dois tem potencias diferentes? Outra coisa: a potencia declarada seria com um giro muito alto. Considerando que anda-se em media entre 2000 e 3000 giros no dia a dia, voce saberia dizer qual a potencia despejada pelo motor nesse caso?
2. Sobre a economia - eu percebi que o meu jimny fica mais consumidor se eu rodar com ele por volta dos 2000 giros. Quando vai chegando aos 3000 ele fica menos pinguço. Voce saberia dizer qual a faixa de rotaçao que daria uma maior economia no jipinho?
Olá Bacanex, obrigado pelo incentivo das palavras...
1) Sobre a potência: os motores são iguais, uma pequena diferença entre os coletores de admissão e escapamento pq no Swift o motor é montado transversalmente. No mais tudo igual tipo/; bico injetor, pressão de combustível etc. Como o Swift tem outra finalidade, on road, suspensão independente, mais baixo etc. pode ter potência maior por ser mais, digamos, "seguro".
Lendo com atenção os manuais de serviço dos dois tenho certeza de que a principal diferença em relação a potência está "apenas" na programação da injeção (ECU).
O Jimny tem 83 HP/6000 RPM e o Swift 91 HP/5800 RPM.
Nunca consegui o gráfico/curva de potencia x RPM dos motores mas vale, aproximadamente, uma regra de três. As 2000 ou 3000 RPM são 1/3 e 1/2 da rotação de potência máxima. Então o Jimny gera mais ou menos 28 HP/2000 RPM e 42 HP/3000 RPM.
2) Sobre a economia: quanto ao consumo a 2000 ou 3000 RPM. Teoricamente deveria ser o contrário, menos rotação, menos velocidade e menos resistência aerodinâmica (Jimny tem a aerodinâmica de um tijolo). Mas existe um detalhe que descobri agora que estou fazendo uma eletrônica para aumentar a potência. Quando vc tira o pé do acelerador a ECU corta a injeção até o motor cair a 2000 RPM. Dai volta a injetar. Quando vc está a 3000 RPM e tira o pé então consumo ZERO até o motor chegar a 2000 RPM. Já quando está a 2000 RPM e tira o pé, nunca acontecerá esse momento de economia.
Outro fator: talvez, ainda não medi, a vávula EGR, que joga parte da saída do escapamento de volta ao motor, esteja mais aberta a 3000 RPM do que a 2000 RPM. Então como o motor recebe menos ar puro é injetado menos combustível.
Talvez isso explique a economia a 3000 RPM.
Acho que em mesmo percurso, velocidade constante sempre, 2000 RPM seria mais econômico.
Estou com um osciloscópio no carro medindo algumas coisas, tentarei medir o consumo nestas duas condições.
Não saberia dizer qual rotação/velocidade acontece o pico de economia. São muitos fatores envolvidos. Mas poderia aproveitar o osciloscópio e medir sucessivas passagens no mesmo dia e lugar a 2000, 3000 RPM, e etc para levantar uma tabela.
Até +
J Carlos
30/01/2016, 18:20
Estou utilizando o PiscaFreio em um Jimny/16 e um Fit/14 :curtir:.
Parabéns Sassagudo.
Sassagudo
31/01/2016, 21:29
Estou utilizando o PiscaFreio em um Jimny/16 e um Fit/14 :curtir:.
Parabéns Sassagudo.
Olá José Carlos.
Muito obrigado pelo seu comentário!
Assim que tiver pronto o alarme da pressão de óleo, durante o mês de fevereiro, envio um para seu Jimny.
Uma boa semana à todos!
Sassagudo, apenas para complementar:
Tenho um Turbo Gauge conectado no carro e ele me dá informações sobre consumo instantâneo, dentre outras coisas. Não é 100% preciso, mas percebi que o motor é mais econômico em giros mais elevados.
Só não sei responder sobre a confiabilidade do aparelho para esses dados de consumo.
J Carlos
01/02/2016, 08:58
Ok obrigado.
Tenho um Turbo Gauge conectado no carro e ele me dá informações sobre consumo instantâneo, dentre outras coisas. Não é 100% preciso, mas percebi que o motor é mais econômico em giros mais elevados.
Só não sei responder sobre a confiabilidade do aparelho para esses dados de consumo.
Será ? Isto é um indicativo a favor do módulo 4x2L do Sassagudo. Ele disse que faz 13km/l na cidade e usa muito a reduzida. Será que tem há ver ? Eu atualmente não gosto nem de fazer a conta do consumo para não ficar deprimido, vou levar o carro para uma revisão em breve.
Sassagudo
01/02/2016, 19:52
Boa noite.
Eu não conheço o Turbo Gauge. Procurei no Google e só vi manômetro/vacuômetro. Gostaria de conhecer mais. Talvez seja útil como ferramenta de ajuda no desenvolvimento de um módulo de potência.
Qual o fabricante e modelo? É ligado no conector OBD?
Grato,
Roger_RJ
01/02/2016, 21:14
Sassagudo, deve ser esse aqui:
http://www.scangauge.com/
(http://www.scangauge.com/)
Sassagudo, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150443-turbo-gauge-no-jimny.html
O aparelho é um tipo de computador de bordo que fica ligado direto na OBD. É um genérico do Scangauge citado pelo colega acima.
Abraço
Sassagudo
01/02/2016, 22:39
Sassagudo, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150443-turbo-gauge-no-jimny.html
O aparelho é um tipo de computador de bordo que fica ligado direto na OBD. É um genérico do Scangauge citado pelo colega acima.
Abraço
Roger e RFSilva,
Muito obrigado vou dar uma olhada!
Abs,
Uma pergunta bem besta: vc consegue controlar a frenagem das rodas pelo sistema de ABS? Tem informação da rotação de cada roda (não sei se tem sensor pra isso, imagino que tenha por causa do ABS). Fico pensando se não da pra montar um sistema blocante inteligente como o do jeep wrangler (não pra comercializar, mas mais pra brincar mesmo)
Sassagudo
02/03/2016, 10:56
Uma pergunta bem besta: vc consegue controlar a frenagem das rodas pelo sistema de ABS? Tem informação da rotação de cada roda (não sei se tem sensor pra isso, imagino que tenha por causa do ABS). Fico pensando se não da pra montar um sistema blocante inteligente como o do jeep wrangler (não pra comercializar, mas mais pra brincar mesmo)
Olá Odelot.
Não é pergunta besta não, muito pelo contrário.
Daria para controlar sim e o novo Jimny japonês, com um novo ABS, faz isso como controle de estabilidade.
O nosso Jimny tem um ABS mais primitivo de três canais. As rodas traseiras são controladas juntas, as dianteiras separadas. E não é só isso. O ABS "nacional" só alivia o freio para a roda não travar. Não tem, como o japonês, a possibilidade de aplicar o freio. Existem sensores nas quatro rodas.
Se tivesse, aí sim, daria para implementar sua ideia. O controle de estabilidade funciona assim e junto com o controle do motor.
Não conheço o blocante do Wrangler. Vou ver. Valeu a dica.
Que pena! Queria brincar com um arduininho controlando um dos eixos quando, eventualmente, eu ligasse o sistema da cabine.
Tem uma explicação legal do BLD (brake locking differencial) nesse vídeo aqui https://youtu.be/-nsc3-E2YgA?t=16m28s em 16 minutos de video (já coloquei no link a parte exata)
Sassagudo
03/03/2016, 20:50
Que pena! Queria brincar com um arduininho controlando um dos eixos quando, eventualmente, eu ligasse o sistema da cabine.
Tem uma explicação legal do BLD (brake locking differencial) nesse vídeo aqui em 16 minutos de video (já coloquei no link a parte exata)
Tem muita coisa que dá prá brincar com o arduíno.
Andei vendo a ligação do cabo do freio de mão nas panelas traseiras. Acho que dá para colocar um atuador linear ou rotativo em cada ramificação do cabo, e controlar com o micro.
Existem sensores do ABS nas duas rodas traseiras fornecendo informação.
Obrigado pela dica do vídeo!
Até +
Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão.
Olá colega,
Obrigado pela sua vontade em ajudar, curiosidade, por todo o conhecimento. Ainda não pude vender o meu veículo atual (Tracker) para comprar um Jimny japonês (2009 a 2012), mas já estou lendo e estudando o que posso.
Tenho uma pergunta não relacionada e algumas sugestões sobre os seus projetos.
Será que não tem como instalar as bolsas de Airbag, módulo do Airbag e ABS dos Jimnys modernos nos modelos japoneses? O ABS seria mais complicado pelos sensores e fiação, mas fiquei realmente interessado nos Airbags, já que, na minha ótica leiga, "bastaria" trocar o painel e o volante e instalar o módulo sem ligação com a ECU (ele deve funcionar de forma independente, apesar de não ter feedback da ECU). Mas voltando ao assunto do tópico, algumas sugestões:
Não fechar totalmente os vidros ou permitir desativar temporariamente a função de elevação de alguma forma. Em áreas mais seguras gosto de deixar uma fresta nas janelas para deixar sair o ar quente. Isso se torna mais viável ainda ao usar o vulgo quebra-vento/calha de chuva. Não é muito importante.
Seria possível ligar o alarme a algum tipo de rastreador? Há rastreadores que têm conexão para alarme de forma a "sentir" quando o alarme foi disparado e enviar mensagens pré-programadas.
Frequência intermitente da buzina informando "SMS" em código morse: “ . . . - - - . . . “. (Ponto é som curto, traço é som longo). Opcionalmente essa frequência poderia ser usada ao apertar um botão interno de pânico.
O alarme teria um temporizador razoável, por exemplo, 30 segundos, e caso não seja "desarmado" dentro de 5 minutos voltar a soar por mais 30 segundos, etc.? Em lugares remotos os ladrões esperam tranquilamente o alarme desativar sozinho.
Ainda não tenho o Jimny, então peço desculpas se esta sugestão não fizer sentido (dificuldade de acesso), mas destravar as portas não poderia ser feito em tandem ao destravar manualmente apenas a do motorista? Seria mais intuitivo para pessoas que desconhecem o veículo ao vender, emprestar, etc.
Um forte abraço e reforço a minha gratidão pela sua iniciativa.
E descobri que poupa combustível. Pelo seguinte, estou estudando o motor para construir um módulo para aumentar a potência.
Eu tenho curiosidade sobre os geradores de hidrogênio que, quando bem feitos e instalados, não só reduzem significativamente o consumo de combustível como também diminuem muito a poluição causada pelos combustíveis fósseis e cuidam melhor da saúde do motor. Não tenho muita experiência neste fórum e não consegui mandar uma mensagem particular, então peço desculpas pela mensagem off-topic. Mas há vários circuitos eletrônicos que, já considerando o hidrogênio, permitem diminuir a injeção de combustível de forma programada e sob demanda ao alterar os sinais do sensor da sonda lambda, já que, ao perceber um excesso de oxigênio (o gerador de hidrogênio produz duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, com isso a proporção de oxigênio nos gases de escapamento é maior do que a que ele está programado para controlar), o sensor acusa mistura pobre a ECU injeta mais combustível. Pois bem. Entre o gerador, o Efie (como não consegui mandar mensagens particulares vou me abster de poluir a mensagem com links de exemplo) e o chip de potência seria possível ter muita economia ou muita força / economia média, tudo isso sem por em risco a saúde do motor com misturas pobres, etc.
Quero com isso dizer que há outras pessoas que, como você, têm iniciativas com um potencial incrível, e gostaria de contribuir com o que já pesquisei sobre o assunto.
Quanto às diferenças de rendimento e potência entre o motor do Swift e do Jimny, além das diferenças físicas de coletores etc. há também uma reprogramação diferente para ter mais torque (off-road, cidade, etc - Jimny) e potência (velocidade, diferencial alongado - Swift). Isso pode explicar o alto consumo em baixas rotações, uma vez que, por ter 16V (e apesar do sistema VVT compensar em parte essa limitação), o motor tem pouco torque e a engenharia programou um volume maior de injeção em baixas rotações. Isso pode ser bom para o uso versátil do dia-a-dia e pode ser desnecessário ao saber dirigir com mais técnica e paciência, ainda mais tendo o 2WD-L disponível para contornar a falta de torque.
Abraço!
Sassagudo
14/03/2016, 19:24
Olá colega,
Tenho uma pergunta não relacionada e algumas sugestões sobre os seus projetos.
Será que não tem como instalar as bolsas de Airbag, módulo do Airbag e ABS dos Jimnys modernos nos modelos japoneses? O ABS seria mais complicado pelos sensores e fiação, mas fiquei realmente interessado nos Airbags, já que, na minha ótica leiga, "bastaria" trocar o painel e o volante e instalar o módulo sem ligação com a ECU (ele deve funcionar de forma independente, apesar de não ter feedback da ECU). Mas voltando ao assunto do tópico, algumas sugestões:
Não fechar totalmente os vidros ou permitir desativar temporariamente a função de elevação de alguma forma. Em áreas mais seguras gosto de deixar uma fresta nas janelas para deixar sair o ar quente. Isso se torna mais viável ainda ao usar o vulgo quebra-vento/calha de chuva. Não é muito importante.
Seria possível ligar o alarme a algum tipo de rastreador? Há rastreadores que têm conexão para alarme de forma a "sentir" quando o alarme foi disparado e enviar mensagens pré-programadas.
Frequência intermitente da buzina informando "SMS" em código morse: “ . . . - - - . . . “. (Ponto é som curto, traço é som longo). Opcionalmente essa frequência poderia ser usada ao apertar um botão interno de pânico.
O alarme teria um temporizador razoável, por exemplo, 30 segundos, e caso não seja "desarmado" dentro de 5 minutos voltar a soar por mais 30 segundos, etc.? Em lugares remotos os ladrões esperam tranquilamente o alarme desativar sozinho.
Ainda não tenho o Jimny, então peço desculpas se esta sugestão não fizer sentido (dificuldade de acesso), mas destravar as portas não poderia ser feito em tandem ao destravar manualmente apenas a do motorista? Seria mais intuitivo para pessoas que desconhecem o veículo ao vender, emprestar, etc.
Um forte abraço e reforço a minha gratidão pela sua iniciativa.
Boa tarde Nomad.
Obrigado pelas suas palavras e incentivo.
O módulo ABS conversa com a ECU e o controle de transmissão (TCM). Então acredito que a programação dda ECU e do TCM sejam diferentes nos veículos com ou sem ABS. Ao acrescentar o ABS acho que seria necessário trocar esses módulos.
Já o Air Bag funciona sózinho. Acredito que instalando tudo funcionaria sem problemas.
Quanto ao alarme mudei umas características:
- Vidros: Se o controle remoto for acionado duas vezes seguidas os vidros descerão para sair aquele "bafo quente" quando do veículo estacionado sob sol intenso. Mas infelizmente não tem como deixar uma fresta (eu faço isso pois tenho calha).
- Rastreador: deixei um fio de saída que quando do disparo do alarme gera um pulso que pode ser ligado a função de pânico que alguns rastreadores tem. Estes rastreadores, sem mensalidade, enviam um SMS quando da violação.
- Som da buzina: exatamente! A buzina "toca" o SOS do código Morse e o pisca acende na mesma cadência. Assim fica fácil localizar o veículo no escuro num estacionamento enorme por exemplo.
- Rearme: será repetitivo. Uma vez disparado a buzina para depois de um tempo. As setas não. Depois de um intervalo a buzina volta a soar. Isso será repetido 5 vezes.
- Trava das portas: o Jimny destrava as portas quando da abertura manual da porta do motorista.
Quanto ao assunto, muito interessante, do gerador de Hidrogênio responderei depois. Estou levantando uns dados sobre isso.
Quanto ao Jimny você não se arrependerá. Além do custo/benefício único vc terá muitas outras alegrias.
Grato novamente pelas palavras,
Até +
Roger_RJ
31/03/2016, 22:56
Sassagudo, vc que é o nosso Professor Pardal, diga se acha possível, e principalmente viável, bolar uma forma de manter a iluminação do painel de instrumentos acesa o tempo todo, ao invés de somente ao ligar os faróis, pois num dia muito claro quase não enxergo os instrumentos. Senti muita falta desse recurso quando passei da TR4 pro Jimny.
Um abraço meu caro,
Sassagudo
01/04/2016, 08:56
Sassagudo, vc que é o nosso Professor Pardal, diga se acha possível, e principalmente viável, bolar uma forma de manter a iluminação do painel de instrumentos acesa o tempo todo, ao invés de somente ao ligar os faróis, pois num dia muito claro quase não enxergo os instrumentos. Senti muita falta desse recurso quando passei da TR4 pro Jimny.
Um abraço meu caro,
Bom dia Roger.
Muito obrigado pelas palavras!
É um grande estímulo...
Sabe que é uma excelente idéia?
Eu mesmo já reclamei com os botões muitas vezes sobre isso. Ainda mais com a visão piorando pela idade.
Pensei um pouco a respeito e acho que no alarme que estou desenvolvendo é possivel acrescentar a função.
Vou refletir sobre essa forma de iluminação como um acessório simple a parte.
Como o PiscaFreio aqui mostrado e anunciado no MercadoLivre.
Grato novamente e abraços,
Zé.
José, por favor, é possível fazer um alarme de RPM, tocaria com 5.5oo rpm e com 6.300?
Abraços
Nascimento
Laranjinha
23/05/2016, 11:46
José, tem alguma novidade sobre o desenvolvimento dos módulos?
Sassagudo
23/05/2016, 20:51
José, por favor, é possível fazer um alarme de RPM, tocaria com 5.5oo rpm e com 6.300?
Abraços
Nascimento
Olá Nascimento.
Andei longe do fórum ultimamente.
Sim. É possível. O único problema seria encontrar e comprar os conectores do painel.
Para fazer instalação "plug and play" sem cortar fios.
Abs.
Sassagudo
23/05/2016, 21:07
José, tem alguma novidade sobre o desenvolvimento dos módulos?
Olá Léo.
Bem atrasado no desenvolvimento.
apanhando bastante com o estudo do motor e do módulo de potência...
O alarme sairá antes e mais facilmente.
Estava de licença não remunerada mas fui "convocado" de volta...
Agora só nas férias de julho.
Abs,
Zé.
Sassagudo,
Tudo joia? Tem novidades quanto ao alarme?
Abraço,
Sassagudo
13/07/2016, 16:01
Sassagudo,
Tudo joia? Tem novidades quanto ao alarme?
Abraço,
Olá amigo!!!
Puxa vida!
Bastante atrasado nisso...
Muito trabalho e uma reforma interminável em casa ...
Tive que dividir o projeto em partes para ser plug-and-play.
Por exemplo: vai um módulo com o mesmo conector original no chicote da fiação da porta do motorista.
Quando a alimentação (+12V) for ligada e desligada três vezes seguidas num curto intervalo o vidro sobe, quatro vezes o vidro desce.
Isso até serve para subir/descer os vidros numa emergência de botões quebrados.
Então quando o módulo principal, ligado a chave a ao controle remoto, comandar a alimentação/alarme o vidro sobe/desce. Ele também controla o NÃO desligamento do rádio na partida e o funcionamento dos vidros por um tempo mesmo após retirar a chave da ignição.
Assim será com um outro módulo no cofre do motor. Ligado a seta e buzina irá disparar a buzina em resposta a pulsos se luz de seta diferentes de uso normal.
O desenvolvimento fica mais complicado mas facílimo de instalar. É só soltar conectores originais e ligar os módulos em série com os conectores soltos.
Nada de cortar fios ou preder a garantia. Fácil de instalar e remover. Em minutos mesmo.
Como no módulo para 4x2 LOW que fabrico e alguns colegas aqui já usam. Ou o PiscaFreio que muitos já usam também.
Abraços a todos...
Olá amigo!!!
Puxa vida!
Por exemplo: vai um módulo com o mesmo conector original no chicote da fiação da porta do motorista.
Quando a alimentação (+12V) for ligada e desligada três vezes seguidas num curto intervalo o vidro sobe, quatro vezes o vidro desce.
Então quando o módulo principal, ligado a chave a ao controle remoto, comandar a alimentação/alarme o vidro sobe/desce. Ele também controla o NÃO desligamento do rádio na partida e o funcionamento dos vidros por um tempo mesmo após retirar a chave da ignição.
Assim será com um outro módulo no cofre do motor. Ligado a seta e buzina irá disparar a buzina em resposta a pulsos se luz de seta diferentes de uso normal.
O desenvolvimento fica mais complicado mas facílimo de instalar. É só soltar conectores originais e ligar os módulos em série com os conectores soltos.
Nada de cortar fios ou preder a garantia. Fácil de instalar e remover. Em minutos mesmo.
Como no módulo para 4x2 LOW que fabrico e alguns colegas aqui já usam. Ou o PiscaFreio que muitos já usam também.
Abraços a todos...
Sassagudo,
Tem já o valor do alarme?
Abraço,
Lendo e aguardando o alarme!
Aproveitar e perguntar se alguém conhece quem faz a chave com controle, perdi e estou usando a reserva, Jimny 2010, japonês!
gbmicheli
02/01/2017, 16:22
Você vende esse módulo CXT por fora do mercado livre?
afonso85
09/01/2017, 10:18
Olá amigo!!!
Puxa vida!
Abraços a todos...
Zé, bom dia, alguma novidade sobre os outros módulos? Já sou usuário do PiscaFreio e estou esperando o alarme e vidros...
Outra coisa, tava querendo uma dica, não sei se você vai incorporar em algum módulo a opção de um botão para travar/destravar as portas, coisa simples mas que infelizmente não temos....
Imagino que exista algum sensor na porta que possamos utilizar, já que quando travamos a porta do motorista o bagageiro e passageiro fecham também, imagino que exista uma possibilidade de usar esse mesmo sistema para trazer para um botão no painel, correto?
Abraço!
wagner4wd
09/01/2017, 10:23
Zé, bom dia, alguma novidade sobre os outros módulos? Já sou usuário do PiscaFreio e estou esperando o alarme e vidros...
Outra coisa, tava querendo uma dica, não sei se você vai incorporar em algum módulo a opção de um botão para travar/destravar as portas, coisa simples mas que infelizmente não temos....
Imagino que exista algum sensor na porta que possamos utilizar, já que quando travamos a porta do motorista o bagageiro e passageiro fecham também, imagino que exista uma possibilidade de usar esse mesmo sistema para trazer para um botão no painel, correto?
Abraço!
Realmente isso é muito incômodo...Ter que passar a mão direita por debaixo dá axila esquerda pra puxar o pino para abrir as portas ! É um absurdo não ter um botão trava/destrava portas... Engraçado que nos automóveis asiáticos isso é bem comum....
afonso85
11/01/2017, 12:37
Realmente isso é muito incômodo...Ter que passar a mão direita por debaixo dá axila esquerda pra puxar o pino para abrir as portas ! É um absurdo não ter um botão trava/destrava portas... Engraçado que nos automóveis asiáticos isso é bem comum....
E pro camarada que, como eu, tá um pouco acima do peso e fica encaixado :rolleyes: dentro do Jimny, é uma dificuldade passar esse braço... kkkkkk
manepipoca
12/01/2017, 09:16
Simples, eu nem travo a porta! hhahaha
Fala Sassagudo, alguma previsão para venda do alarme? Att.
Sassagudo
17/02/2017, 09:07
Fala Sassagudo, alguma previsão para venda do alarme? Att.
Bom dia a todos!
Atrasado no alarme... e ainda coletando sugestões...
Mas testando outros protótipos, já produtos, para o Jimny:
- alarme de pressão de óleo para inclinações extremas em trilhas;
- modulador de farol para segurança no trânsito.
Espero ter o alarme até o final do semestre, uma reforma de uma casinha na área rural, estado pré-aposentadoria, está me consumindo...
Abraços a todos!
Thatablackcat
10/03/2017, 15:41
Saudações!
Tenho um Jimny S 2012 e preciso de ajuda com informações: como automatizar fechamento das 3 portas e levantamento dos vidros? E instalação de alarme?
abraços!
maurocmsvr
09/10/2018, 12:55
Olá, boa tarde
Estou muito interessado no módulo 2WD-L desenvolvido pelo Sassagudo mas não sei onde adquirir, sabe informar a respeito do Sassagudo, ele não publicou mais nada após 2017.
jorgeffn
09/10/2018, 17:29
Olá, boa tarde
Estou muito interessado no módulo 2WD-L desenvolvido pelo Sassagudo mas não sei onde adquirir, sabe informar a respeito do Sassagudo, ele não publicou mais nada após 2017.
Ele comercializava via Mercado Livre, dê uma pesquisada lá!
abs!
wagner4wd
10/10/2018, 10:07
Ele comercializava via Mercado Livre, dê uma pesquisada lá!
abs!
infelizmente esse nosso amigo que desenvolveu faleceu no começo desse ano...:sad:
jorgeffn
10/10/2018, 11:48
infelizmente esse nosso amigo que desenvolveu faleceu no começo desse ano...:sad:
Que notícia triste... :cry:
abs!
xibiu!!!
10/10/2018, 20:13
Que notícia triste... :cry:
abs!
Participo desse sentimento...!
Saudações Sassagudo,
Tenho um JIMNY 4SPORT 2016, assim que tiveres o Módulo testado, aprovado e para venda, me avise, pretendo adquirir um.
Meu Cel. (51) 9 9998-2413 ( WhatsApp).
Abraco,
Ismar.
xibiu!!!
15/02/2020, 17:39
Saudações Sassagudo,
Tenho um JIMNY 4SPORT 2016, assim que tiveres o Módulo testado, aprovado e para venda, me avise, pretendo adquirir um.
Meu Cel. (51) 9 9998-2413 ( WhatsApp).
Abraco,
Ismar.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/153160-4jimny-alarme-controle-dos-vidros-travamento-das-portas-e-outros-sugestoes-6.html#post2488563