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Ver Versão Completa : Jipe com pneus 38" instável.



monge
17/11/2015, 09:08
Fala galera!

Venho solicitar ajuda dos mais entendidos aqui pra tentar solucionar um problema.

Meu amigo está com uma band, ele colocou pneus 38" e fez SPOA, porém não mudou os ângulos de cambagem, está o original da toyota.

Só que ele está com um problema grave que o jipe ficou desestabilizado, fica passarinhando na pista. Por exemplo, uma leve inclinação pra esquerda, ele puxa pra esquerda, se for pra direita ele vai pra direita.

No início ele achou que poderia ser problema de cambagem, pois havia cortado o eixo dele. Colocou um outro original, porém o problema continua. O jipe está alinhado e balanceado. Porém está indirigível. Não passa segurança.

Escrevendo aqui agora, pensei em barras estabilizadoras, mas acredito que não vai ser o problema. A direção também (setor) acredito que não será. Ele está até cogitando instalar uma full hydro.

O que não está de acordo com o original da band, é que ele teve que inverter os braços onde a barra de direção fica presa no munhão, aquele com 4 parafusos. No original, ele é para baixo e virado pro lado do pneu, como o pneu é muito grande pegava neste braço, então ele virou ele de lado e ao contrário, ou seja, ficou para cima e pra dentro.

Isso pode interferir na dirigibilidade? Pois como foi projetado para um pneu beeem menor, na configuração original, este braço praticamente ficava no meio do pneu, agora com o pneu maior, ele fica bem menor.

Esta briga pra ajustar já dura 3 anos. A galera dos pneuzões ai teve alguma experiencia parecida? Qual seria a melhor solução para isso?

Ah, complementando as informações, ele colocou 4 jumelos revolver e já tinha amortecedores rancho. Se precisar, eu vou lá na oficina e tiro fotos.

valeu turma.

[]'s

tuna
17/11/2015, 10:17
Cáster!

[]'s

monge
17/11/2015, 10:53
o caster está certo

tuna
17/11/2015, 12:10
Tem fotos?

Ian Jeep
17/11/2015, 14:45
Fala galera!

O que não está de acordo com o original da band, é que ele teve que inverter os braços onde a barra de direção fica presa no munhão, aquele com 4 parafusos. No original, ele é para baixo e virado pro lado do pneu, como o pneu é muito grande pegava neste braço, então ele virou ele de lado e ao contrário, ou seja, ficou para cima e pra dentro.

Isso pode interferir na dirigibilidade? Pois como foi projetado para um pneu beeem menor, na configuração original, este braço praticamente ficava no meio do pneu, agora com o pneu maior, ele fica bem menor.

[]'s

Bom Tarde Monge, tranquilo?

Imagino q os braços dos munhões estejam montado assim.

Com isso, o ângulo de Ackerman foi invertido, podendo sim, alterar a dirigibilidade do carro e até desgastes irregulares nos pneus.
516688516689

Eu aposto minhas fixas nisso.
A solução pode ser um high steer q já tenha o angulo correto ou q caiba sem bater nos pneus, ou usar rodas com offset mais negativo ou alargador de roda.

516690

Abraços

tuna
17/11/2015, 15:14
Em quanto está o cáster?

reslima
17/11/2015, 15:26
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

monge
17/11/2015, 15:27
Agora está com:

0,1 positivo lado direito e
0,4 positivo lado esquerdo

O padrão é 1,3 positivo.

tuna
17/11/2015, 15:28
então está errado...

reslima
17/11/2015, 15:34
Pergunta tonta, pq deixar o cáster diferente de um lado e outro??


Agora está com:

0,1 positivo lado direito e
0,4 positivo lado esquerdo

O padrão é 1,3 positivo.

monge
17/11/2015, 15:52
Hoje que conseguiram acertar mais ou menos, antes estava dando

3,5 negativo do lado esquerdo
e 1,5 negativo do lado direito

Cidade pequena no interior de minas. O cara que alinha caster não entende de mecanica, o mecanico não entende de pneu, e por ai vai, vc tem que ir em diversos lugares diferentes com pessoas diferentes, ideias diferentes para conseguir uma coisa simples.

Nesta diferença que está agora, diminuiu muito o passarinhando do jipe, mas ela ainda esta puxando pra direita. Pelo menos isso é problema de alinhamento, vai mexer depois que solucionar o problema original.

Para conseguir este alinhamento, teve que levar o jipe com o eixo solto para que o cara que mede o caster animasse tentar alinhar ele. E mesmo assim ainda ficou fora. Segundo o cara, esta diferente de 0,3 graus que está dando, não causaria nenhum problema mais grave como estava antes.

tuna
17/11/2015, 15:55
Hoje que conseguiram acertar mais ou menos, antes estava dando

3,5 negativo do lado esquerdo
e 1,5 negativo do lado direito

Cidade pequena no interior de minas. O cara que alinha caster não entende de mecanica, o mecanico não entende de pneu, e por ai vai, vc tem que ir em diversos lugares diferentes com pessoas diferentes, ideias diferentes para conseguir uma coisa simples.

Nesta diferença que está agora, diminuiu muito o passarinhando do jipe, mas ela ainda esta puxando pra direita. Pelo menos isso é problema de alinhamento, vai mexer depois que solucionar o problema original.

Para conseguir este alinhamento, teve que levar o jipe com o eixo solto para que o cara que mede o caster animasse tentar alinhar ele. E mesmo assim ainda ficou fora. Segundo o cara, esta diferente de 0,3 graus que está dando, não causaria nenhum problema mais grave como estava antes.

eu chutaria um ideial entre 5 e 7 graus positivos aí...

[]'s

monge
17/11/2015, 17:20
Com 0,1 positivo lado direito e 0,4 positivo lado esquerdo ele estabilizou, não passarinha mais.

kiko ribeiro
17/11/2015, 23:25
tudo tem um limite , ...

reslima
18/11/2015, 07:11
Monge, cáster original dos dois lados é igual, 1,3, pra que tentar reinventar a roda e usar cáster diferente nos dois lados? Vai continuar dando problema. Parou de passarinhar pois pulou de um cáster negativo dos dois lados para positivo, normal que isso acontecesse, mas daí manter valores diferentes nos lados, sinceramente, não estou entendendo. Com esse tipo de coisa não da pra ficar inventando ou arriscando.
Abs.
Renato


Hoje que conseguiram acertar mais ou menos, antes estava dando

3,5 negativo do lado esquerdo
e 1,5 negativo do lado direito

Cidade pequena no interior de minas. O cara que alinha caster não entende de mecanica, o mecanico não entende de pneu, e por ai vai, vc tem que ir em diversos lugares diferentes com pessoas diferentes, ideias diferentes para conseguir uma coisa simples.

Nesta diferença que está agora, diminuiu muito o passarinhando do jipe, mas ela ainda esta puxando pra direita. Pelo menos isso é problema de alinhamento, vai mexer depois que solucionar o problema original.

Para conseguir este alinhamento, teve que levar o jipe com o eixo solto para que o cara que mede o caster animasse tentar alinhar ele. E mesmo assim ainda ficou fora. Segundo o cara, esta diferente de 0,3 graus que está dando, não causaria nenhum problema mais grave como estava antes.

Guilepam
19/11/2015, 09:35
:pipoca:
😨😨😨

monge
19/11/2015, 12:28
A ideia é igualar os 2, o problema que aqui não tem pessoas especializadas para fazer isso, tem que ir na tentativa e erro até acertar.

tuna
19/11/2015, 14:30
A ideia é igualar os 2, o problema que aqui não tem pessoas especializadas para fazer isso, tem que ir na tentativa e erro até acertar.
Monge, perdoe-me mas não é nenhuma ciência de foguete, põe no cavalete, corta a solda dos munhões e com a ajuda de um goniometro (ferramento pra medir angulos, soca os dois graus positivos lá (eu punha um pouco mais)) feche com solda mig e sal a gosto :mrgreen:
[]'s

monge
20/11/2015, 07:22
Monge, perdoe-me mas não é nenhuma ciência de foguete, põe no cavalete, corta a solda dos munhões e com a ajuda de um goniometro (ferramento pra medir angulos, soca os dois graus positivos lá (eu punha um pouco mais)) feche com solda mig e sal a gosto :mrgreen:
[]'s

Já foi feito assim, e o resultado foi um eixo perdido. Não conseguiram acertar o ponto.

reslima
20/11/2015, 09:31
A provável causa está aí, Tuna foi em cima e assim como ele também acredito ser o cáster. Então meu amigo, apesar de saber como é difícil hoje em dia encontrar alguém disposto e com experiência no interiorzão desse país, sinto lhe dizer, mas ta na hora de procurar alguém que realmente saiba o que está fazendo pra corrigir isso.
Abs.



Já foi feito assim, e o resultado foi um eixo perdido. Não conseguiram acertar o ponto.

fugger
20/11/2015, 11:39
3,5 negativo do lado esquerdo
e 1,5 negativo do lado direito

Cáster negativo causa um efeito semelhante do "tombar a roda" nas curvas e por isso a direção dica extremamente sensível nas curvas, pois quando se vira um pouco as rodas o ângulo faz a roda "querer" virar mais...

Minha experiencia com SPOA (Ok, não manjo muito, mas...) é que um Caster Positivo menor que 3,5 dá problema de sensibilidade mesmo. Corrija isso e acabou o problema.

Pelo que vc escrevei é um trampo simples. Levanta o carro, mota cavaletes no eixo, solta os grampos, corta as soldas, rotaciona o eixo pra que o angulo fique certo e solda as sapatas novamente. Fixa os grampos e sai pra testar. Acho que em meio dia de trabalho faz tudo.

http://defensiva.com.br/novo/wp-content/uploads/caster.jpg
[]´s

monge
20/11/2015, 12:02
Meio dia? hehehehee já se vão 3 anos neste corta, solta e testa... lembrando que o eixo é da toyota, ele é inteiro. E fora isso tem que fazer reforços nele para aguentar a alavanca dos pneus.

fugger
20/11/2015, 12:18
Meio dia?

Sim, para ajustar o caster mudando apenas a posição das sapatas do eixo que já está lá é meio dia. Trampo simples de fazer.

Outra opção é montar cunhas. Aí é menos de 1 hora de trampo. Solta dos grampos, posiciona as cunhas, remosta tudo e sai testar.

[]'s

Marcio Rossetto
20/11/2015, 12:55
516945



Caros amigos, boa tarde, eu montei 2 eixos de rural em um JPX na garagem da minha casa , inverti tanto os munhões dianteiros( cortei e ressoldei as bolas ) como os traseiros . Como os amigos falaram , para ficar estável a direção , tem que ter um caster bem acentuado , coloquei no meu 11 graus , o jipe anda a 100 km de forma perfeita .
A minha margem de erro , pois a solda puxou um pouco , foi de 0,5 grau . Isso não alterou nada na dirigibilidade.

A ferramenta esta na foto acima, esse goniometro vende na cofermeta ; é magnético , a referencia é a gravidade , não tem como dar errado . Agora, não faça a inversão de caster com o eixo montado no jipe . Sempre é necessário desmontar tudo , tirar os munhões . Apenas com o eixo vazio , sem semi eixos , rolamentos , você prende numa morsa em um bancada e executa o corte e solda dos munhões . No caso do eixo do jipe , tem um tubo por dentro , no caso da Toyota se não tiver há necessidade de se fazer um num torneiro e embutir por dentro antes da solda permitindo girar a bola do munhão . Sinceramente não há dificuldade . Na hora de soldar , você zera o nível do diferencial na bancada e executa a solda. Ponteia516946516947 antes em varias partes antes de soldar um cordão inteiriço , senão a solda puxa . Vou além amigo, devido os pneus 38 , com certeza há necessidade de braços de munhões especiais , assim como a barra de direção e terminais reforçados .

Elmer_Jeep
02/12/2015, 17:46
Bom saber que a maioria dos que postaram já sabem que pra corrigir isso não é coisa de outro mundo.
Eu sempre deixo com 7° e fica perfeito.

Monge, se ainda não tiver resolvido eu posso passar umas dicas.

[]'s

monge
02/12/2015, 17:57
Blz Elmer?

Então esta semana que desmontaram o eixo dela novamente para fazer os reforços, acredito que em duas semanas já vai dar pra testar novamente. Ai que vamos ver o resultado final. Ela ficou com o caster zerado. Falta andar pra ver o que vai acontecer. Toda dica é bem vinda.

[]'s
Eugênio