Ver Versão Completa : AJUDA - Adaptar motor de Ranger 3.0 Powerstroke 011 em um Troller 3.0 Powerstroke 06
Troller 06 de um amigou superaqueceu e rachou o cabeçote, ao invés de trocar o cabeçote, ele resolveu comprar um motor usado de uma Ranger 2011 sem a bomba e sem os bicos injetores que tecnicamente seriam o mesmo do Troller. Ok, montamos o motor no Troller só que nao pegou. Fizemos todos os testes com um Bombista, rastreador, tudo estava de acordo.Pesquisamos um pouco e descobrimos que o comando de válvulas era diferente,volante, embreagem, tudo era diferente.Trocamos tudo e colocamos tudo do Troller mas mesmo assim nao pega...
Se alguém puder dar uma luz e me dizer que este motor nao é adaptável no Troller sendo que tecnicamente seriam iguais mas nao sao... Ou se tem que trocar mais alguma coisa..
O motor original que estava no Troller era chipado, intercoolado e turbinado e dava 220 cvs e o da Ranger/Troller dao 165cvs..
Achamos que seria só tirar de um e por no outro mas o que deu mesmo foi uma grande dor de cabeça!
Por favor se alguém tiver alguma dica nos ajude!!
Imperador!
16/11/2015, 12:00
O problema aí, acredito eu é que a Ranger tem um segredo a mais que o Troller não tem...
O sistema de segurança da Ranger é um combinação chave + central + painel.
Nesse seu caso, o Troller não tem (acho eu) essa segurança no painel, por isso que o motor não pega.
Explicando melhor, se você tivesse fazendo a transferência de Ranger pra Ranger, ainda assim ia precisar trocar o painel do carro.
Juliano_SBO
17/11/2015, 06:06
Mas somente a mecânica foi transplantada, todo acionamento eletrônico permaneceu do Troller, correto?
Se o motor vira e o diesel chega lá na camara de combustão o motor simplesmente funciona! Deve se algum pequeno detalhe, como alimentação ou aterramento.
Imperador!
17/11/2015, 08:34
O acionamento da Ranger é diferente do acionamento do troller, como expliquei antes.
Teve até um forista que instalou um NGD numa explorer aqui no fórum, precisou colocar o painel da Ranger também para dar partida.
Walter da Camper
17/11/2015, 09:50
Há informação de que o sensor de posição do comando de válvulas é diferente na Ranger e no Troller.
No mais, tem que usar o método científico para diagnosticar o motivo do motor eletrônico não pegar, começando com os códigos de falha que aparecem no scanner.
Depois disso, é preciso medir, pelo menos, pressão de combustivel no circuito de baixa, pulsação nos bicos, pulsação do sensor de fase, pulsação do sensor do comando, pressão no rail através da voltagem gerada pelo sensor.
De todos esses parâmetros, só posso ajudar com a voltagem do sensor do rail, que deve acusar as seguintes tensões:
0,5V com o motor parado e a bomba elétrica desligada
0,6V com o motor parado e a bomba elétrica ligada
0,6V no momento do arranque e sobre rápido para 1,4V quando o motor pega.
1,4V na marcha lenta, chegando a 1,6V quando ligado o AC.
Walter da Camper
17/11/2015, 10:05
Aproveitando, dê uma comparada os eixos de comando para ver se há diferença na parte que trabalha próximo ao sensor.
Depois não esqueça de retornar e nos contar o resultado, inclusive a confirmação se existe diferença no comando e respectivo sensor.
Boa sorte.
Vinicius Hauagge
17/11/2015, 17:04
Bem, eu coloquei um ngd 3.0 na explorer e pelo que me informei na época, a única diferença que existe entre os motores ranger/troler é o módulo eletrônico... não sabia dessas diferenças de cabeçote, etc...
Para ele funcionar (o da ranger) é necessário todo o conjunto painel, chave e módulo, ao passo que do troller o sistema é mais simples, pois é outro módulo...
As vezes, o motor não pega por problemas tanto no ponto, como nos bicos ou bomba de alta...
Já tentou funcionar no spray?
Vinicius Hauagge
17/11/2015, 17:06
Isso já foi discutido em outro tópico... realmente parece que há diferenças mecânicas mesmo... desculpa pela informação errada...
Segue tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/87231-rangerxtroller-modulo-3-0-ngd-print.html
Vinicius Hauagge
17/11/2015, 17:15
Parece que aqui está a resposta:
http://procurooficina.com.br/forum/index.php?topic=27632.0
Giltesser
23/12/2018, 17:21
Troller 06 de um amigou superaqueceu e rachou o cabeçote, ao invés de trocar o cabeçote, ele resolveu comprar um motor usado de uma Ranger 2011 sem a bomba e sem os bicos injetores que tecnicamente seriam o mesmo do Troller. Ok, montamos o motor no Troller só que nao pegou. Fizemos todos os testes com um Bombista, rastreador, tudo estava de acordo.Pesquisamos um pouco e descobrimos que o comando de válvulas era diferente,volante, embreagem, tudo era diferente.Trocamos tudo e colocamos tudo do Troller mas mesmo assim nao pega...
Se alguém puder dar uma luz e me dizer que este motor nao é adaptável no Troller sendo que tecnicamente seriam iguais mas nao sao... Ou se tem que trocar mais alguma coisa..
O motor original que estava no Troller era chipado, intercoolado e turbinado e dava 220 cvs e o da Ranger/Troller dao 165cvs..
Achamos que seria só tirar de um e por no outro mas o que deu mesmo foi uma grande dor de cabeça!
Conseguiu Colocar o Troller para Funcionar? Estou com o mesmo problema.
Pedro Sylvestre
17/08/2020, 13:36
Alguém passou por situação parecida? Fritei o meu Troller e só acho motor de Ranger pra comprar usado.