PDA

Ver Versão Completa : Deixar o Troller parada por um tempo.....



urso branco
14/11/2015, 22:19
Boa noite...
tenho uma pergunta... o que eu precisa de fazer, quando quero deixar o Troller ( 3.0 TDI ) parada por 3-4 Meses ? Eu lei aqui no Forum, que o S 10 Diesel pode fazer algum Problema... ( bacteirias ...etc )

Talvez melhor quando eu abastar o tanque com o Diesel comum ?

Agora eu coloco cada vez 1 % de oleo 2 tempos ( 2 T ) dentro do Tanque.... juntos com o Diesel S 10 / Diesel Comum...

Abracos

urso branco
15/11/2015, 20:43
ninguem uma ideia ?

Abracos

Fabio_Roberto
15/11/2015, 21:41
Retirado do Manual da MWM, mas serve para qualquer motor.

Um motor inativo por longos periodos e passive! de ataque por agentes corrosivos. Os motores saem da fabrica protegidos para no maximo 6 meses de inatividade sob abrigo fechado.
Quando o motor tiver que permanecer inativo por um longo periodo, sao necessarias as seguintes providencias:
1. Limpar as partes externas do motor e eliminar eventuais focos de ferrugem;
2. Funcionar o motor ate atingir a tempe-ratura normal de funcionamento;
3. Drenar a agua do sistema de arrefeci-mento e o oleo lubrificante do carter;
4. Abastecer o radiador com aditivo n° 9.0193.05.6.4 nas proporções recomendadas no frasco;
5. Abastecer o carter com oleo anti- corrosivo SAE 20W20. (ver lubri- ficantes recomendados - pg. 64);
6. Drenar o sistema de combustível (reservatório, bomba injetora e filtro);
7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3 da rotação nominal, sem carga, utilizando uma mistura de 9 partes de oleo Diesel com 1 parte do oleo anticorrosivo SAE 20W20;
8. Drenar a agua do sistema de arrefe- cimento e o oleo anticorrosivo do cárter. A mistura do combustível pode permanecer no sistema;
9. Girar o rotor do turbocompressor manualmente;
10. Remover a tampa de válvulas do cabeçote e pulverizar as molas e o mecanismo dos balancins com óleo anticorrosivo. Remontar a tampa;
11. Remover os bicos injetores e pulverizar oleo anticorrosivo em cada cilindro com o respectivo embolo na posição de PMI. Girar a arvore de manivelas uma volta completa e remontar os bicos injetores;
Aplicar graxa protetora nas articula- poes (ver lubrificantes recomendados - pg. 64);
12. Aplicar oleo protetivo nas faces usinadas;
13. Remover a correia de acionamento do ventilador, do alternador e da bom-ba de vacuo;
14. Vedar todos os orifícios do motor de forma apropriada, evitando a penetração de poeira e água.

RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO MOTOR A CADA 3 MESES DE INATIVIDADE.

A cada conservação, deve-se mudar a posição dos pistões, para evitar a formação de sedimentos na superfície interna das camisas.


PREPARAÇÃO DO MOTOR PARA RETORNO AO SERVIÇO

Antes de funcionar um motor que permaneceu por longo periodo inativo, observar o seguinte procedimento:
1. Limpar as partes externas do motor;
2. Abastecer o sistema de arrefecimento com água limpa e tratada corretamente com aditivo n° 9.0193.05.6.4 nas proporções recomendadas no frasco;
3. Substituir o elemento do filtro de oleo lubrificante;
4. Abastecer o carter com oleo lubrifi- cante novo recomendado;
5. Instalar a correia do ventilador, do alternador e da bomba de vacuo;
6. Remover a tampa de válvulas e lubrificar o mecanismo dos balancins com oleo do motor. Remontar a tampa;
7. Drenar a mistura de combustível do reservatório e abastecer com oleo Diesel novo;
8. Substituir o elemento do filtro de combustível;
9. Sangrar o sistema de combustível;
10. Dar a partida no motor e aguardar ate que o manômetro indique pressão de óleo. Em seguida, operar o motor normalmente.


RESUMINDO DA TANTO TRABALHO FAZER DIREITO QUE É MELHOR NUNCA DEIXAR O JIPE PARADO.

Abraço!

Walter da Camper
15/11/2015, 21:43
Há noticias de que o biodiesel causa travamento por oxidação em componentes mecânicos quando o carro fica parado por mais de 2 meses, notadamente os bicos e válvulas da bomba de alta.
Portanto, não adianta abastecer com S500, pois ele também contém biodiesel.
Se eu fosse imobilizar um motor diesel, daria um jeito de conseguir uns 2 litros de diesel marítimo, que não contém biodiesel, desligaria a mangueira do tanque e alimentaria o motor com esse combustivel até puxar pelo menos 1 litro, garantindo que o mesmo chagasse ao filtro, à bomba de alta e aos bicos, e desligaria o motor. Na volta é só lavar o tanque e abastecer com diesel novo.
Caso não conseguisse o diesel marítimo, faria o mesmo procedimento com uma mistura de óleo lubrificante com querosene, de forma a eliminar totalmente o biodiesel do circuito.
Conforme disse, isso é o que eu faria, pois é uma idéia com base em raciocínio lógico e teoria, pois nunca vi ninguém fazê-lo.
Esse problema do biodiesel ainda é uma situação relativamente nova e pouco discutida, por isso suspeito que os manuais não tenham levado isso em consideração.
Na época em que não existia biodiesel o sistema de injeção podia ficar anos parado sem qualquer dano.
Em 2011 comprei um motor que estava parado há 5 anos sem qualquer cuidado (carro de serviço público sinistrado), bastou lavar tudo e dar partida. Está andando até hoje sem problemas.

urso branco
15/11/2015, 22:07
@ Walter da Camper

Obrigado pelos Informaciones.

Meu deus...que confusion so par "estacionar" um carro Diesel por 3-4 meses.... talvez existe um Aditivo no mercado par eliminar esse Problem `?
Onde eu moro ..agente tem um porto bem perto...talvez eu posso ir
pra la... e abastecer o tanque com o diesel maritim ?

Abracos

Walter da Camper
15/11/2015, 22:08
A venda de diesel marítimo para outros usos é proibida por lei. Terá que encher um galão.

urso branco
16/11/2015, 22:41
..entao eu vou enche meu tanque com S 500 da Ipiranga ...diesel aditivada comum. Vou informar voces..sorbe o resultato
depois do tempo quando o carro esta parada

Abracos

Walter da Camper
16/11/2015, 23:06
S500 também tem biodiesel que favorece a proliferação de bactérias cujo excremento faz oxidar os metais que ficam em contado com o diesel velho.
Corre o risco de travar os bicos e/ou a bomba de alta.
Se for fazer isso, pelo menos adicione uns 20% de óleo lubrificante comum.

Dioclecio
17/11/2015, 11:33
Minha colaboração:
Deixei o meu troller ano 2008 durante 3 meses parado. Resultado o diesel perdeu as propriedades e quando tentei fazer funcionar travou as duas valvulas da bomda injetora (chamam de valvula gorda e valvula magra) ao custo de 1.500,00 as duas. A bomba eletrica do tanque também pifou mais 500,00 uma nova. Mão de obra para drenar o tanque colocando uns 25 litros de diesel ruim fora e troca de bomba eletrica mais 300,00. Ainda tive sorte que não houve outros danos. Manutenção feita em abr deste ano e até hoje rodando normalmente. Aprendi a lição de que veículo diesel não pode ficar parado.

Walter da Camper
17/11/2015, 11:40
Era disso que eu estava falando. O prejú é grande e não vale à pena arriscar.
As válvulas da bomba de alta (PCV e VCV) trabalham com uma esfera sobre um assento metálico. A corrosão do assento faz perder a vedação e inutiliza a válvula. O mesmo pode ocorrer com os bicos.
Tem que lubrificar as partes internas para evitar essa corrosão. Ou então mandar alguem ligar o carro a cada 2 semanas para não deixar combustivel parado no circuito.


Minha colaboração:
Deixei o meu troller ano 2008 durante 3 meses parado. Resultado o diesel perdeu as propriedades e quando tentei fazer funcionar travou as duas valvulas da bomda injetora (chamam de valvula gorda e valvula magra) ao custo de 1.500,00 as duas. A bomba eletrica do tanque também pifou mais 500,00 uma nova. Mão de obra para drenar o tanque colocando uns 25 litros de diesel ruim fora e troca de bomba eletrica mais 300,00. Ainda tive sorte que não houve outros danos. Manutenção feita em abr deste ano e até hoje rodando normalmente. Aprendi a lição de que veículo diesel não pode ficar parado.

Fabio_Roberto
17/11/2015, 11:42
Sempre ouvi dizer que carro tem que rodar, carro (jipe) parado estraga e é verdade... Por isso que muitas vezes pegar aquele Troller que não roda nunca, baixa km, as vezes não é bom negócio, quando começa rodar, começam aparecer os problemas.

Walter da Camper
17/11/2015, 15:06
Isso sempre foi verdade, mas agora com o biodiesel a coisa ficou realmente séria. O problema é que vai demorar muito tempo para essa informação cair no conhecimento geral, pois há interesse do governo no biodiesel e nenhum órgão ou empresa do setor vai admitir que o novo e aclamado combustível ecológico estraga os motores por causa de cocô de bactérias. Estamos literalmente abastecendo nossos tanques com merda.


Sempre ouvi dizer que carro tem que rodar, carro (jipe) parado estraga e é verdade... Por isso que muitas vezes pegar aquele Troller que não roda nunca, baixa km, as vezes não é bom negócio, quando começa rodar, começam aparecer os problemas.

Fabio_Roberto
17/11/2015, 15:14
Isso sempre foi verdade, mas agora com o biodiesel a coisa ficou realmente séria. O problema é que vai demorar muito tempo para essa informação cair no conhecimento geral, pois há interesse do governo no biodiesel e nenhum órgão ou empresa do setor vai admitir que o novo e aclamado combustível ecológico estraga os motores por causa de cocô de bactérias. Estamos literalmente abastecendo nossos tanques com merda.

KKKKK por isso que sai fumaça preta... pura merda.. kkk Valeu Walter...

Mas vc tem razão se é BIO é por que tem algo que estraga ou se decompõe... Bio é vida se é vida ela pode morrer, se morre apodrece.

Filosofando...kkkk

Walter da Camper
17/11/2015, 15:27
O fenômeno da formação de colônia de bactérias que se alimentam do óleo diesel já existia mesmo na época do S1800.
Porém, com as alterações que ocorreram no diesel o problema se agrava muito, em razão do ambiente mais favorável, pois além do material biológico favorecer a proliferação, o baixo teor de enxofre diminui a acidez do diesel o que novamente favorece o crescimento da colônia de bactérias.
Enquanto não surgir um antibactericida eficiente, que na minha opinião deveria ser adicionado já na refinaria, muito dono de carro a diesel vai tomar prejuízo.

Giuberto
18/11/2015, 00:40
Ótima discussão pequenos gafanhotos! Mas estão reclamando de boca cheia. Vocês tinham que ver o parto $$$$$$ que foi ressucitar uma cherokee que ficou 1 ano parada com essa gasolina maravilhosa e cheia de álcool.

urso branco
18/11/2015, 22:25
....amigos do Troller agora eu estou procupada.... porque eu nao posso fazer nadade proteger o carro contra essa contamination de bacteirias..nem da corrisao
O mechanico no officina do Troller disse...mehlor uso o S 500 ( Diesel Commum ) quando estacionar o carro....porque o
S 10 so presta por 6-7 semanas...depois os problems vai chegar..
Entao.... felizmente eu tenho 4 meses tempo par achar uma solucao .... espero eu vou encontrar uma ..

Na alemanha eu tive um Mercedes Classe C com Motor DIESEL.. cada vez quando eu precisa de viagar eu dexei o carro parada
por 4- 5 meses com a batteria desligada..depois desse Tempo parada... Ligei a batteria.... e Motor functionava bom de mais... O Diesel na alemanha..tambem tem 5-7 % de Alcool dentro....


Abracos

Walter da Camper
18/11/2015, 23:50
A mistura de óleo lubrificante no tanque de diesel (com S500) ajuda a prevenir a corrosão.
Mas tem que funcionar o motor até essa mistura preencher todo o sistema de injeção.


....amigos do Troller agora eu estou procupada.... porque eu nao posso fazer nadade proteger o carro contra essa contamination de bacteirias..nem da corrisao
O mechanico no officina do Troller disse...mehlor uso o S 500 ( Diesel Commum ) quando estacionar o carro....porque o
S 10 so presta por 6-7 semanas...depois os problems vai chegar..
Entao.... felizmente eu tenho 4 meses tempo par achar uma solucao .... espero eu vou encontrar uma ..

Na alemanha eu tive um Mercedes Classe C com Motor DIESEL.. cada vez quando eu precisa de viagar eu dexei o carro parada
por 4- 5 meses com a batteria desligada..depois desse Tempo parada... Ligei a batteria.... e Motor functionava bom de mais... O Diesel na alemanha..tambem tem 5-7 % de Alcool dentro....


Abracos

BRAVOECONOVEMBER
20/11/2015, 09:27
Sim, contaminação biológica é problema também com diesel comum sem biodiesel. Nos trópicos o problema é maior por alta umidade e temperatura mais amena. Na Europa o problema é muito menor. O ideal, mais barato e mais efetivo, ainda é fazer funcionar periodicamente. Também vale para motores a gasolina, e para fazer circular fluidos na transmissão, operar freios, mexer com amortecedores, componentes elétricos, etc.

enasor
20/11/2015, 10:11
Prezado amigo Urso

Conforme frisou o amigo Walter, tanto o S500, quanto o S10 contêm biodiesel, que favorece a proliferação de fungos, bactérias e leveduras com o decorrer do tempo, se não forem utilizados em curto espaço de tempo. Portanto, se deixar parado no tanque do seu veículo por 4 (quatro) meses, muito provavelmente, vais ter problemas em razão da deterioração desse combustível.

Veja comentário de colega nosso, que trabalha na Petrobrás, onde, nas plataformas, enfrentam o mesmo problema que você:

“Aqui nas plataformas nossas turbinas são bicombustíveis (gás natural e diesel). Como é muito caro rodar a diesel, o mesmo só é utilizado em testes e em emergências. Sendo assim, o inventário de diesel se deterioraria em 30 dias. Utilizamos o ACTOIL para manter a qualidade do diesel por até um ano.” (grifo meu)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/151536-boa-noticia-para-motores-diesel-post2305769.html#post2305769

Portanto, não posso afirmar, mas, quem sabe, esse produto possa resolver também o seu problema quanto à preservação do combustível no tanque de sua viatura por 3 a 4 meses. Converse com um representante do produto e solicite a ele informações mais detalhadas.

Forte abraço e boa sorte.

E.T.:

Nos seus posts, acho que você não especificou o ano de seu veículo. Portanto, não me custa nada alertá-lo, relativamente ao uso do S500 ou S10.

Recomendo-lhe a leitura dos manuais nos "links" abaixo, onde especificam:

- veículos antes de 2012 => diesel S500 ou S10;
- veículos após 2012 => diesel S10.

Atente, particularmente para os tópicos:

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/b4f3cb004de479c08eaadf73cb9b3dc7/perguntas-frequentes-S-10.pdf?MOD=AJPERES

"7. O uso do Diesel S-10 é obrigatório para os veículos CONAMA P7, produzidos a partir de 2012?
Sim. É recomendável consultar os fabricantes/revendedores, quando da compra desses veículos, sobre a possibilidade de abastecê-los com um óleo Diesel S-500 numa situação de emergência."



http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf

"5) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o S-10?
Sim, todos os veículos podem ser abastecidos com o S10, mas os novos, fabricados a partir de 2012, com motor Euro 5, só podem utilizar o S10."

Portanto, quanto à escolha do diesel, se seu veículo for de ano acima de 2012, leia atentamente o manual dele, e verifique se está preconizada a exigência para a utilização do S10, pois, se depender de reparos na garantia, você poderá ter dificuldades com a marca de seu veículo e, até mesmo, na pior das hipóteses, perder a garantia dele, se não atentar para esse detalhe.

amonluna
20/11/2015, 11:14
Pessoal acabei de ler a FISPQ do A550, que é o nome do produto da empresa ActOil citado pelo colega da Petrobras, pelas informações é possível constatar que ele realmente possui 2 elementos biocidas em sua composição, portanto tem potencial pra matar ou retardar a proliferação dos organismos que causam os problemas já citados neste tópico.

Quanto aos outros beneficios prometidos pelo produto não posso fazer comentários pois saem da minha esfera de conhecimento, sou biólogo e não entendo nada de mecânica e assuntos afins.

Conclusão pode ser um bom produto pra botar no tanque antes de deixar a viatura parada por mais de 2 semanas.

abraços

enasor
20/11/2015, 11:26
... FISPQ do A550 ... nome do produto da empresa ActOil ... é possível constatar que ele realmente possui 2 elementos biocidas em sua composição, portanto tem potencial pra matar ou retardar a proliferação dos organismos que causam os problemas já citados neste tópico ... sou biólogo ... pode ser um bom produto pra botar no tanque antes de deixar a viatura parada por mais de 2 semanas ...

Parecer também relevante, pois, desta feita, advém de um profissional formado numa ciência que estuda os seres vivos. Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.

enasor
20/11/2015, 11:39
... Enquanto não surgir um antibactericida eficiente, que na minha opinião deveria ser adicionado já na refinaria, muito dono de carro a diesel vai tomar prejuízo.

Concordo plenamente, meu caro amigo ... e se isso acontecer (da Petrobrás adicionar ao combustível um antibactericida eficiente na refinaria para uso da comunidade), acho que o departamento jurídico dela não vai deixar ela declarar isso oficialmente e abertamente ao público ... é aquilo que você mesmo, inteligentemente, já observou num comentário seu, naquele tópico que citei acima: “Se a ANP homologar/recomendar o uso de aditivos conservantes, estará admitindo as consequências danosas da atual regulamentação da composição/tratamento do óleo diesel fornecido no Brasil, abrindo precedentes para que usuários e frotistas reclamem indenização pela redução da vida útil dos motores.”

Abs.

amonluna
20/11/2015, 22:13
Pessoal, se alguem se interessar mais pelo assunto achei uma dissertação de mestrado sobre bactérias degradadoras de diesel.

https://posstrictosensu.iptsp.ufg.br/up/59/o/DissertacaoFernandoVaz2010.pdf

entre outros resultados achei as seguintes informações bem interessantes:

1 - em todos os tanques de combustível de carros da oficina q foram estudados tinham bacterias degradadoras de diesel. ou seja nos nossos tanques também deve ter. da mesma forma no tanque da UFGO também tava cheio de bactérias.
2 - no biodiesel puro obtido na fabrica não tinham bacterias. ou seja apesar do biodiesel ser mas facilmente degradado por bacterias ele não é a fonte da contaminação.
3 - o diesel puro, sem biodiesel, demora mais pra começar a ser degradado, mas após algum tempo as bacterias conseguem digerí-lo tranquilamente. portanto nessa altura do campeonato não adianta mais botar diesel puro no tanque, após 14 dias ele também vai começar a ser degradado, só demora mais um pouco pra começar o processo.
4 - a fonte do biodiesel (sebo, soja, mamona, palma) não importa, ele degrada igual.

é galera a coisa tá feia, recomendo a todos seguir as instruções do manual da Troller, limpar o tanque a cada 100 mil km. limpei o meu semana passada, tava com 162 mil km e cheio de lama, o filtro interno quase fechado de borra.

abraços

Walter da Camper
21/11/2015, 21:37
Enasor, o veículo do autor do tópico é Euro3 (Troller 3.0) fabricado entre 2006 e 2011. Portanto pode usar qualquer diesel.


Prezado amigo Urso

... Nos seus posts, acho que você não especificou o ano de seu veículo. Portanto, não me custa nada alertá-lo, relativamente ao uso do S500 ou S10.
.

enasor
21/11/2015, 21:41
Enasor, o veículo do autor do tópico é Euro3 (Troller 3.0) fabricado entre 2006 e 2011. Portanto pode usar qualquer diesel.

Caro Walter ... obrigado pela informação. Abs.

enasor
21/11/2015, 21:43
Pessoal, se alguem se interessar mais pelo assunto achei uma dissertação de mestrado sobre bactérias degradadoras de diesel.

https://posstrictosensu.iptsp.ufg.br/up/59/o/DissertacaoFernandoVaz2010.pdf

entre outros resultados achei as seguintes informações bem interessantes:

1 - em todos os tanques de combustível de carros da oficina q foram estudados tinham bacterias degradadoras de diesel. ou seja nos nossos tanques também deve ter. da mesma forma no tanque da UFGO também tava cheio de bactérias.
2 - no biodiesel puro obtido na fabrica não tinham bacterias. ou seja apesar do biodiesel ser mas facilmente degradado por bacterias ele não é a fonte da contaminação.
3 - o diesel puro, sem biodiesel, demora mais pra começar a ser degradado, mas após algum tempo as bacterias conseguem digerí-lo tranquilamente. portanto nessa altura do campeonato não adianta mais botar diesel puro no tanque, após 14 dias ele também vai começar a ser degradado, só demora mais um pouco pra começar o processo.
4 - a fonte do biodiesel (sebo, soja, mamona, palma) não importa, ele degrada igual.

é galera a coisa tá feia, recomendo a todos seguir as instruções do manual da Troller, limpar o tanque a cada 100 mil km. limpei o meu semana passada, tava com 162 mil km e cheio de lama, o filtro interno quase fechado de borra.

abraços

Prezado amonluna

Obrigado por compartilhar conosco esse respeitável trabalho de mestrado e pelo excelente resuminho ilustrando os tópicos que você achou interessantes ... fui agraciado com a grata oportunidade de aprender mais algumas coisas e firmar o entendimento de outras ... valeu, mesmo!!!!

Quanto à limpeza do tanque ... apenas para constar ... você relatou exatamente a mesma coisa que o chefe de manutenção da css falou para mim. Eu queria fazer a limpeza agora (com apenas 48.000 kms), mas, considerando: a baixa quilometragem do meu veículo; que eu abasteço só em posto de grande rotatividade de S10; que ando com o tanque sempre cheio; que tenho consumido pelo menos 1 (um) tanque de combustível por mês; que coloco aditivo para limpeza de bicos e do sistema em cada revisão; que nas revisões tem-se observado o filtro de combustível razoavelmente limpo e sem resíduos de água; que tenho colocado um aditivo que, pressupostamente, melhora a lubricidade do S10 e inibe o desenvolvimento de fungos e bactérias (essa adição é mais a título de "desencargo de consciência" mesmo, porque, por enquanto, a gente não pode afirmar que estes aditivos efetivamente contribuem com alguma coisa, ou não, eis que a ANP não atesta as qualidades destes produtos quanto a melhoria de lubricidade ou inibição de desenvolvimento de fungos/bactérias nos tanques) ... ele me recomendou, como medida preventiva, fazer a limpeza de tanque e de sua linha a cada 100.000 kms e manter, na medida do possível, a mesma postura que venho adotando.

Forte abraço.

urso branco
22/11/2015, 23:25
Prazedo amigos do Troller...
eu encontrei um produto que pode ajudar... na rede de Mercedes Benz do Brasil... Chama-se Aditivo Diesel... No . A 958 98600370001 (ou A 550 MB 138.1 ) esse produto vai matar as bacterias que fica no tanque de combustivel...
Fui no concessionario de MB aqui em Joao Pessoa... sexta passada.. mais o vendedor de pecas disse...eu so vai encontrar esse Produto em Recife... MB vende esse Aditivo em 1 , 5 e 20 Literos...
amanha eu vou ligar pelo MB do Recife e pergunto se esse Aditivo esta disposivel em Recife

Abracos

P.S o meu Troller e um 3.0 Model /Fabr. 2010

enasor
23/11/2015, 07:57
Prazedo amigos do Troller...
eu encontrei um produto que pode ajudar... na rede de Mercedes Benz do Brasil... Chama-se Aditivo Diesel... No . A 958 98600370001 (ou A 550 MB 138.1 ) esse produto vai matar as bacterias que fica no tanque de combustivel...
Fui no concessionario de MB aqui em Joao Pessoa... sexta passada.. mais o vendedor de pecas disse...eu so vai encontrar esse Produto em Recife... MB vende esse Aditivo em 1 , 5 e 20 Literos...
amanha eu vou ligar pelo MB do Recife e pergunto se esse Aditivo esta disposivel em Recife

Abracos

P.S o meu Troller e um 3.0 Model /Fabr. 2010

Caro Urso ...

Este produto que você mencionou é o Actioil, que citei no post "19", indicado pelo nosso colega da Petrobrás. O nome aposto no frasco é "Actioil A550". Segundo os representantes da marca, está sendo utilizado por empresas como a Petrobrás, BR, Sotreq, Iveco, Volvo, New Holland, Mercedes-Benz, Etc., em seus veículos/equipamentos/tanques de armazenamento. Está sendo revendido em concessionárias da Iveco, Mercedes-Benz, Etc.

Abs.

P.S Veja, no "link" abaixo, onde comprar e contatos dos representantes no Brasil:

http://www.actioil.com.br/contato/onde-comprar

enasor
23/11/2015, 14:39
E.T.:

Se você for usar este produto, fica a humilde recomendação de um leigo no assunto (ao crivo dos mais entendidos):

Antes de adicionar o produto, faça uma limpeza do tanque e de toda a sua linha de injeção de combustível, incluindo a troca de filtros ... Motivo: Segundo o representante do produto, o mesmo promove uma diluição de borras e incrustações existentes no tanque, ou seja, acaba "virando" tudo combustível ... porém, na minha modesta opinião, mesmo diluída no combustível, não será difícil de adivinhar para onde irá toda esta “porcariada”, não é mesmo??? Rsrs ...

Abs.

Ipiabas/RJ
23/11/2015, 15:54
Caros colegas, utilizei o "Actioil A550" quando da mudança do diesel comum para o S10. A informação que me foi passada por um técnico da Bosch e de uma empresa de retífica de motores diesel, o produto é excelente e deve ser usado a cada 50.000 km rodados, na proporção de 350 ml para cada 70 litros de diesel.
O mesmo me informou que deveria utilizar a mesma proporção nos dois primeiros tanques abastecidos de S10 e depois seguir a recomendação do fabricante.
A viatura nem notou a mudança de combustível, a não ser pela pouca fumaça expelida.
Abraços.

urso branco
23/11/2015, 16:10
caro ipiabas... voce usava o A 550 sem limpa o tanque ? Eu penso a limpeza antes de usar esse produto vale a pena.. tambem o meu carro so fiz 58000 km ate agora..
@ enasor obrigado pelo o LINK da empresa ACTOIL eu ja mandei uma e-mail pelo representate... par saber se a empresa tem uma distributora aqui na Paraiba...
Abracos

Ipiabas/RJ
23/11/2015, 16:19
Urso Branco, de acordo coma informação do técnico não há necessidade de limpeza no tanque e demais componentes de bicos, somente a colocação do actoil nos dois primeiros abastecimentos. Foi o que eu fiz e não tive nenhum problema até o momento. Já fazem dois meses de abastecimento com S10. Informo que utilizo bastante meu veículo com um consumo de um tanque a cada 5 dias.
Abraços

Ipiabas/RJ
23/11/2015, 16:21
Em tempo: adquiri o produto pela internet pela PRONTO PARTS ao custo de R$180,00 o litro.

urso branco
23/11/2015, 16:28
ola ipiabas muito obrigado pela sua resposta rapida !!
Eu vou comprar esse A550 e depois vou informar agente aqui... quando tudo funcionar bem

Abracos

urso branco
24/11/2015, 20:13
hoje fui no concessionario de CATapillar aqui em JP... 164 Reais por um Litro A550... proximas semanas eu vou viagar mais uma vez na Recife ..par fazer a lipezza do tangue...das linhas ... e depois vou usar esse A550

Abracos

enasor
25/11/2015, 08:56
... vou viagar mais uma vez na Recife ..par fazer a lipezza do tangue...das linhas ... e depois vou usar esse A550 ...

É isso aí, meu caro "urso branco" ... precaução nunca é demais!!!! ... Se você fizer isso, acredito que poderá ficar tranquilo ... depois, quando descer e abrir o tanque de seu veículo, conte pra gente o estado em que ele estava ... se possível, poste fotos ... Abraços e boa sorte.

E.T.:

A propósito, ontem estive em 2 (duas) concessionárias ... New Holland (tratores) e Iveco (caminhões) ... conversei com os mecânicos ... realmente estão utilizando o Actioil nos tanques dos equipamentos/veículos, com sucesso ... inclusive, um dos mecânicos da New Holland me informou que após a utilização do produto, os problemas com bicos injetores e bombas nos tratores diminuíram consideravelmente ... fiquei um pouco entusiasmado e acabei comprando um litro do produto ... também vou passar a experimentá-lo para ver no que vai dar ... estava usando o Teccom 10 (cujo frasco terminou agora) e nada a reclamar deste produto ... meu veículo está fazendo em torno de 8,5 a 9,5 kms/litro na cidade ... não sei se estes aditivos interferem realmente no consumo do veículo (meu propósito sempre foi o de melhoria da lubricidade do S10 e inibição de proliferação de micro-organismos no tanque do veículo) ... e mais uma informação, apenas para constar: os dois produtos são de textura e viscosidade muito parecidas ... o Actioil de cheiro um pouco mais forte ... na hora, lembrei-me de outros produtos semelhantes e concorrentes: Coca-Cola e Pepsi-Cola!!!! Rsrs ...

Aguardaremos seu retorno, quanto à eficiência do Actioil no tanque de seu veículo parado por 3 a 4 meses ...

enasor
25/11/2015, 17:19
A quem possa interessar:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2LwAJ/corrosao-microbiologica

Considerando que o produto Actioil, em questão, “possui 2 elementos biocidas em sua composição, portanto tem potencial pra matar ou retardar a proliferação dos organismos” (conforme comentado pelo nobre colega “amonluna”, no posto "20"), gostaria de destacar um detalhe, dentre outros, que achei interessante no trabalho assinalado no "link" acima:

“Aplicação corretiva de biocidas
Esta etapa do programa prevê a aplicação de aditivos capazes de deter o crescimento das colônias e também fazê-las regredir, matando os microrganismos e tornando o tanque novamente estéril. Alguns cuidados se fazem necessários, durante o tratamento com esse produto, sendo o principal a inspeção dos filtros. Os microrganismos, suas secreções e limo serão decantados e sedimentados com o tratamento, podendo obstruir os filtros de combustível.”

Sendo assim, quero acreditar que o procedimento de limpeza prévia do tanque, linha, etc., pelo colega “urso”, antes do tratamento com o Actioil, torna-se oportuna, preservando, assim, não só filtro, mas, também, bicos, etc. ...

Abs.

urso branco
26/11/2015, 22:42
quando os mechanicos lipar o tanque...eu vou fazer fotos....

Abs.

enasor
30/11/2015, 08:30
Além das várias dicas já dadas neste site, indico mais uma leitura, também interessante, principalmente àqueles que estão se iniciando no entendimento do nosso diesel ... está num linguajar de fácil entendimento aos mais leigos, como eu ...

http://www.aneng.com.br/index.php/oleo-diesel/

Ao colega “urso branco” destaco, o texto:

“Não use óleo diesel envelhecido. Caso o veículo tenha que ficar parado por muitos dias, drene o tanque e o circuito de combustível . Ao voltar a operar o veículo, troque os filtros de combustível e reabasteça com diesel novo”.

Esta seria uma outra alternativa a ser apreciada pelo colega, ao invés da aditivação do diesel com fins à preservação do mesmo parado no tanque do veículo por muito tempo. Não entendo de mecânica, e no que pode interferir negativamente para o motor e outras partes e peças, um veículo parado por muito tempo com o tanque completamente vazio, mas, parece-me a melhor solução ... neste aspecto, algum colega mais experiente poderá dar um parecer mais bem fundamentado ...

Abs.

Fabriciofaf
05/12/2015, 09:49
Minha colaboração:
Deixei o meu troller ano 2008 durante 3 meses parado. Resultado o diesel perdeu as propriedades e quando tentei fazer funcionar travou as duas valvulas da bomda injetora (chamam de valvula gorda e valvula magra) ao custo de 1.500,00 as duas. A bomba eletrica do tanque também pifou mais 500,00 uma nova. Mão de obra para drenar o tanque colocando uns 25 litros de diesel ruim fora e troca de bomba eletrica mais 300,00. Ainda tive sorte que não houve outros danos. Manutenção feita em abr deste ano e até hoje rodando normalmente. Aprendi a lição de que veículo diesel não pode ficar parado.

Bom dia...

Infelizmente o companheiro aprendeu da pior forma. Envio um produto, que está sendo usado pela STEMAC, que ajuda no controle de formação de borras, eliminar água, lubrificar melhor a bomba e bicos e controlar a deterioração do diesel s-500. O produto é o TECCOM 10. Aliado ao produto cuidado com os locais onde abastecem seus veículos, poucos tem controle de seus tanques. Sugiro postos com alta rotatividade e façam teste do diesel guardando em uma garrafa pet transparente por 15 dias, deste modo com a sedimentação do combustível, verás a quantidade de aguá armazenada...O produto deve custar uns R$100,00 a cada 1000 litros.

Att,

Walter da Camper
05/12/2015, 10:52
O segmento automobilistico, embora seja o maior em termos de quantidade, é o mais bagunçado do ponto de vista técnico. Existe muito produto ilusionista, mão-de-obra desqualificada e técnicos especialistas de final de semana, como alguns de nós aqui do forum (eu inclusive).

É por isso que sempre que possível eu busco conhecimento em outras áreas que considero mais sérias, como o segmento marítimo e as aplicações estacionarias (geradores), onde há bem menos espaço para amadorismo.

Se uma empresa conceituada como a Stemac está utilizando determinada solução, isso é um grande indicador de que a solução é boa.

TCHEIGOR
05/12/2015, 14:35
O segmento automobilistico, embora seja o maior em termos de quantidade, é o mais bagunçado do ponto de vista técnico. Existe muito produto ilusionista, mão-de-obra desqualificada e técnicos especialistas de final de semana, como alguns de nós aqui do forum (eu inclusive).

É por isso que sempre que possível eu busco conhecimento em outras áreas que considero mais sérias, como o segmento marítimo e as aplicações estacionarias (geradores), onde há bem menos espaço para amadorismo.

Se uma empresa conceituada como a Stemac está utilizando determinada solução, isso é um grande indicador de que a solução é boa.

Estranho que eu trabalho numa empresa que tem um gerador da STEMAC instalado, inclusive eu recebi um treinamento deles para operação do gerador e não citaram em nenhum momento o uso do teccom 10.
Eu usei o teccom um tempo na minha camionete, mas com o tempo fui relaxando e parei.

urso branco
05/12/2015, 21:38
O Teccom 10 e o A550 sao as mesmas coisas ??Agora eu tenho esse A550 en casa...em 10-14 dias eu vou fazer um compromisso no concessionario par limpar o tanque.. as linhas... depois eu vou usar esse A 550... vamos ve...

ABS

obs... esse idea com a garaffa PET...bom de mais...vou enchei uma ... par ve o que acontece

JRoberto
06/12/2015, 19:25
Urso, você consultou a concessionária Troller, sobre o melhor procedimento para a questão?

homerohermida
06/12/2015, 19:40
Urso, você consultou a concessionária Troller, sobre o melhor procedimento para a questão?
Acho que eles mal sabem o beabá... 😀😄😃

Walter da Camper
06/12/2015, 21:09
Quanto tempo faz que recebeste o treinamento? Esse problema de rápida deterioração do diesel é relativamente recente.
As empresas que utilizam o gerador para funcionar diariamente nos horários de ponta (em que a tarifa da energia é maior e sai mais barato queimar diesel), estão meno sujeitas ao problema, pois há rotatividade do combustível, ao contrario daquelas em que o gerador tem a função exclusiva de cobrir falta de energia, onde o diesel permanece por meses no tanque.


Concessionária seria o último lugar onde eu procuraria alguma informação técnica mais aprofundada.


Estranho que eu trabalho numa empresa que tem um gerador da STEMAC instalado, inclusive eu recebi um treinamento deles para operação do gerador e não citaram em nenhum momento o uso do teccom 10.
Eu usei o teccom um tempo na minha camionete, mas com o tempo fui relaxando e parei.

TCHEIGOR
06/12/2015, 21:29
Quanto tempo faz que recebeste o treinamento? Esse problema de rápida deterioração do diesel é relativamente recente.
As empresas que utilizam o gerador para funcionar diariamente nos horários de ponta (em que a tarifa da energia é maior e sai mais barato queimar diesel), estão meno sujeitas ao problema, pois há rotatividade do combustível, ao contrario daquelas em que o gerador tem a função exclusiva de cobrir falta de energia, onde o diesel permanece por meses no tanque.


Concessionária seria o último lugar onde eu procuraria alguma informação técnica mais aprofundada.


Acho que fazem uns 6 anos Walter, e inclusive nosso gerador já deu pau devido à esse problema de ficar muito parado, ele só é usado como backup quando falta energia, pois funciona em conjunto com o no-break, quando falta energia o no-break assume e em 30 segundos se a energia não tiver voltado, entra o gerador. O nosso uso é o pior possível mesmo, só em caso de emergência, porém temos um programa semanal de testes para manter o motor em uso e tem também um sistema de resistências que mantém o motor sempre aquecido, assim quando o motor parte já está apto a assumir carga .
Só que mesmo depois da quebra do motor, que foi há um ano, não foi sugerido pela stemac algum tipo de tratamento pro diesel. No meu ver foi uma cagada ter substituido o gerador antigo por um novo ( o antigo era um motor de scania, e que nunca deu problemas) e o novo é um MWM (não lembro o modelo, mas é um 4cil e fica minúsculo comparado ao scania, ambos estão instalados lado à lado e atendem áreas diferentes da empresa).
No final das contas, a área que ficou com o gerador 'velho' (que ainda passou por uma reforma) tem uma confiabilidade muito maior que a área em que eu trabalho, que era pra ser prioritária...
Ter acompanhado tudo isso só me confirmou mais uma vez a robustez dos motores diesel antigos, pré euro-3 e outras parafernálias eletrônicas e de controle de emissões.

urso branco
07/12/2015, 23:29
segunda -feira , dia 15 do dezembro eu tenho meu compromisso em Recife...no concessionario Troller.... vamos ve....
ABS

JRoberto
08/12/2015, 07:25
Acho que eles mal sabem o beabá... 

Triste isso! Achava que a Troller podia ser diferente de outras marcas, pelo visto tudo igual mesmo.

enasor
08/12/2015, 07:34
segunda -feira , dia 15 do dezembro eu tenho meu compromisso em Recife...no concessionario Troller.... vamos ve....
ABS

Boa sorte ... Se for possível, antes da limpeza, não esqueça de tirar fotos para a gente ver o estado em que se encontra o interior do tanque de seu veículo ... Abs.

urso branco
09/12/2015, 22:36
vou levar minha camera :smile:...

ABS

urso branco
14/12/2015, 23:24
fui no Recife hoje.... o mecanico "limpei" o tanque de combustivel.... o tanque tava quasi limpa..... so um pouco borra no filtro da Boja... nada mais ! Depois eu fui no psto Ipiranga bem perto do concessionario par abastacer o tanque com DIESEL S 10 Commum e.. naturalmente o produto A 550 ( 350 ml ) ...

Tirei algumas fotos tambem..... no foto um e dois, vcs viu o tanque vazia..antes da limpeza.... ( 59000 km rodadas..) ... foto tres monstra a boja ...e o foto quatro e um foto do filtro depois da limeza..... estava um poquinho borra no filtro..

ABS

enasor
15/12/2015, 08:54
Prezado Urso Branco ...

Obrigado por compartilhar ...

Boas fotos ... revelam que seu tanque estava em bom estado ... agora, com o tratamento com esse Actioil, vamos acreditar que você possa ficar mais tranquilo durante o tempo em que seu veículo permanecer parado ... vamos aguardar e torcer para que você tenha um ótimo resultado ... desejamos-lhe boa sorte ... não se esqueça de nos informar o resultado depois, OK?

A propósito, uma curiosidade: Antes da limpeza do tanque você utilizava diesel S500 ou S10?

Abs.

E.T.:

E não se esqueça dos outros cuidados básicos elementares para estes casos em que o veículo fica parado por muito tempo, hein??? (cuidados com pneus, bateria, freios, pintura, anti-mofo no interior do veículo, etc.)...

urso branco
15/12/2015, 21:12
Prezado enasor...

eu usei S500 da Shell.... mais eu nao sei que tipo de Diesel o primeiro dono do Troller usava... S10 eu penso...
e claro eu vou informar a gente aqui neste forum sobre o sucsesso da Operation "Deixao Troller parada"...

ABS

enasor
16/12/2015, 08:00
Prezado enasor... eu usei S500 da Shell.... mais eu nao sei que tipo de Diesel o primeiro dono do Troller usava... S10 eu penso...

Obrigado pelo "feedback" ... forte abraço e, mais uma vez, desejo-lhe boa sorte.

FGarcia
20/01/2016, 15:34
Segue vídeo explicativo sobre o Actioil.
Parece bem interessante, não só para deixar o veículo parado (com o uso do Actioil recomendam no máximo 9 meses), mas tb para o dia a dia (uma aplicação a cada 6 meses).

http://youtu.be/9l307CJ5YyI

enasor
15/02/2016, 20:48
Segue vídeo explicativo sobre o Actioil.
Parece bem interessante, não só para deixar o veículo parado (com o uso do Actioil recomendam no máximo 9 meses), mas tb para o dia a dia (uma aplicação a cada 6 meses).

http://youtu.be/9l307CJ5YyI

Eu estava utilizando o Teccom 10 e, agora, estou experimentando esse produto ... estou mantendo a mesma forma de utilização do Teccom 10, ou seja, colocando o produto no tanque a cada abastecimento na proporção de 1 ml para cada 1000 ml ... manifesto aqui a visão de um leigo ... acho essa forma de tratamento menos invasiva (menos agressiva para o sistema), considerando que numa só aplicação a cada 6 meses, numa dose mais expressiva, o produto pode interagir fortemente com borras, sujeiras, ferrugem, etc. porventura existentes no interior do tanque e sua linha, desincrustando-os, diluindo-os e carreando-os de uma só vez para filtro, bomba, bicos, etc., podendo causar efeitos indesejáveis, se não no momento, então, num certo prazo após o tratamento ... além do mais, em que pese o fabricante informar que o produto deixa uma película protetora duradoura nas peças que necessitam de lubrificação (até 6 meses), penso que tal efeito será transitório, principalmente nas partes atritantes ... enquanto isso, várias litragens de combustível sem tratamento irão passar por ali sem proporcionar nenhuma proteção extra naqueles partes ... portanto, acho que seis meses é muito tempo para se esperar pelo próximo tratamento ... assim, partindo do pressuposto que o produto possui realmente as propriedades apregoadas pelo fabricante, quero acreditar que tratando o diesel a cada abastecimento, não só o combustível manter-se-á tratado em regime permanente contra fungos, bactérias, envelhecimento precoce, etc., como também as partes e peças que interagem com ele (bombas, bicos, tanque, etc.) estarão constantemente mais lubrificadas e protegidas contra desgastes, ferrugem, etc. ... e sem riscos de entupimento precoce de filtros ... isto posto, essa é uma outra variante de tratamento que apresento à apreciação dos usuários do produto e, se for o caso, merece ser submetida à avaliação dos representantes da marca e vendedores do produto para sabermos a opinião deles ...

Abs.

Jair Duarte
10/03/2016, 14:18
Boa tarde Urso Branco

Sugiro você adicionar o A550-Actioil.
O Diesel BS10 é mais solvente, e também higroscopico por ter Biodiesel na mistura, 7%.

Você utilizará pouco mais de 300mL do aditivo para um tanque de 70litros de Diesel. O tanque preferencialmente deverá estar com menos de 1/4 com Diesel. Após a adição do A550, completar o seu tanque para homogeneizar bem o produto.
Dará a partida, deixando ligada por pelo menos 15minutos. Isto ajudará a transportar todo o produto ao sistema, inertizando inclusive a ação de possíveis micro-organismo já existentes no sistema Diesel de seu veículo.
Pode ter certeza que feito tal procedimento lhe garanto até 4meses sem perder a carga de Diesel e não oxidar seu sistema de injeção.
Porém, cabe a seguinte ressalva: Motor Parado, Motor Quebrado.
Você deve pelo menos ligar seu veículo por 15 minutos a cada 10 a 15 dias.
Esta é a minha dica.
Abraço

Jair Duarte
10/03/2016, 14:32
Boa tarde

Hoje o ACTIOIL está em quase todas as Marcas.
Ele tem rótulo PESA, CNHi atendendo CASE é New Holland. Atualmente todas as máquinas que são produzidas no Brasil, nas plantas da CASE é New Holland estão com o produto já na Fábrica.

Este mesmo projeto está sendo apresentado para as demais montadoras.

Hoje o ACTIOIL, se não for a melhor solução é a melhor forma de remediar e até eliminar custos de recuperação do sistema Diesel.

Porém, isto cabe para todos os fabricantes de aditivo: se uma máquina ficou muito tempo parada, e for adicionado qualquer aditivo que seja. Desculpem a brincadeira, até o Aditivo de "Deus", esta máquina poderá sim obstruir o sistema, quebrando a Bomba e obstruindo as passagens e até os bicos. Qualquer produto derivado de petróleo que vá dissolver "fouling" , vai carrear pro sistema.

É isto é negativo, pois acaba denegrindo a imagem do aditivo.

Já passamos por isto é muito. Logo, fabricantes e usuários de aditivo, acompanhem caso a caso. Pois o prejuízo da imagem negativa, é muito grande.

Abraço a todos
Ops...."Deus" também vai ler esta mensagem. Ele também vai tomar seus cuidados. Ele está vendo que tem um seguidor dele, alertando a todos. Acho que vou ganhar meu lugarzinho perto dele.

Jair Duarte
10/03/2016, 14:51
Gente, hoje falaremos de Coco, Xixi, Casa, comida.

É verdade.
As bactérias fazem coco e xixi.
A palavra ácido vem do xixi, em "partes".

A palavra sedimentos, particulados, do coco, também em "partes".

As bactérias, fungos, leveduras e até mesmo outros tipos, precisam ser inertizadas.

Usem um bioestático e/ou biocida.

O A550-Actioil é visto como um biocida. Mas na verdade é um controlador da proliferação destes micro-organismos.

Ele cria um ambiente hostil, mesmo tendo a Água. A Água é a casa das Bactérias.

Mas além da casa, precisa de alimento.
Ela tem. Em partes, o Biodiesel é o grande sustentador delas.
Mas ele é um excelente lubrificante.
Então, tiramos ou deixamos. Horas, é só cuidar do seu combustível que tudo isto será derrubado.

Tanque sempre cheio.
Veículo sempre sendo utilizado.
Se parar, pare com tanque cheio e aditivado.
E pelo menos uma vez a cada semana ou duas, ligue seu veículo por 15minutinhos. Não vai fazer mal ou mau.

enasor
10/03/2016, 16:05
Eu estava utilizando o Teccom 10 e, agora, estou experimentando esse produto ... estou mantendo a mesma forma de utilização do Teccom 10, ou seja, colocando o produto no tanque a cada abastecimento na proporção de 1 ml para cada 1000 ml ... manifesto aqui a visão de um leigo ... acho essa forma de tratamento menos invasiva (menos agressiva para o sistema), considerando que numa só aplicação a cada 6 meses, numa dose mais expressiva, o produto pode interagir fortemente com borras, sujeiras, ferrugem, etc. porventura existentes no interior do tanque e sua linha, desincrustando-os, diluindo-os e carreando-os de uma só vez para filtro, bomba, bicos, etc., podendo causar efeitos indesejáveis, se não no momento, então, num certo prazo após o tratamento ... além do mais, em que pese o fabricante informar que o produto deixa uma película protetora duradoura nas peças que necessitam de lubrificação (até 6 meses), penso que tal efeito será transitório, principalmente nas partes atritantes ... enquanto isso, várias litragens de combustível sem tratamento irão passar por ali sem proporcionar nenhuma proteção extra naqueles partes ... portanto, acho que seis meses é muito tempo para se esperar pelo próximo tratamento ... assim, partindo do pressuposto que o produto possui realmente as propriedades apregoadas pelo fabricante, quero acreditar que tratando o diesel a cada abastecimento, não só o combustível manter-se-á tratado em regime permanente contra fungos, bactérias, envelhecimento precoce, etc., como também as partes e peças que interagem com ele (bombas, bicos, tanque, etc.) estarão constantemente mais lubrificadas e protegidas contra desgastes, ferrugem, etc. ... e sem riscos de entupimento precoce de filtros ... isto posto, essa é uma outra variante de tratamento que apresento à apreciação dos usuários do produto e, se for o caso, merece ser submetida à avaliação dos representantes da marca e vendedores do produto para sabermos a opinião deles ...

Abs.

Grande Jair ... muito boas as suas explanações ... mas, você não respondeu ao meu questionamento feito no texto acima, onde relato que estou utilizando o produto na proporção de 1 ml para cada 1000 ml de diesel, e explico os motivos ... então lhe pergunto: Posso, ou não, continuar utilizando o produto dessa maneira????? ... Informo-lhe que estou utilizando o Actioil dessa forma desde novembro/2015 ...

Obrigado e forte abraço.

enasor
11/03/2016, 16:01
Para ciência do amigo Jair ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/155071-bico-injetor-com-defeito-1.html#post2356953

Abs.

Jair Duarte
12/03/2016, 12:45
Bom dia enasor

Pode continuar sim.
Esta dosagem seria a que recomendamos para manter todas as propriedades do Diesel e ainda você manter seu sistema lubrificado.
Mas sugiro colocar uma dosagem de 3mL para 1000mL de Diesel uma vez a cada 4 ou 6 meses. O Diesel não está deixando a lubrificação necessária devido a decomposição de elementos essenciais que devem estar presente no sistema Diesel.
Abraço