PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 - Luz acende e marcador de temperatura no painel sobe e desce

dudane
14/11/2015, 13:03
Bom dia pessoal, minha ranger está problema chato de se resolver.

Ranger 2007 3.0 eletronic MWM International - 180.000 km rodados

Descrição do problema: Acende a luz da temperatura e o ponteiro fica maluco variando do frio ao quente (vermelho) depois para e volta ao normal, detalhe: O carro não chega a esquentar de verdade.

Histórico:

Meu carro estava com problema de escapando compressão no quarto bico. nada de mais, pois o carro não perdia potência em nenhum momento. mandei fazer o assentamento pq o barulho que fazia era feio e eu gosto de deixar o carro impecável sem serviços a fazer.

Quando foi segunda-feria passada (09/11) eu levei o carro para um bombista para fazer o assentamento. (segundo relatos de amigos, ele eh um dos melhores bombistas aqui da região e de fato é, o cara tem um oficina bem equipada e fez um bom trabalho no bico)

Depois de 2 dias ele fez o serviço mas não conseguiu botar o carro para funcionar, ligaram para mim para saber se o carro tinha algum segredo e eu informei que não. 30 minutos depois me retornaram a ligação e me informaram que foi pq lavaram o motor do carro antes do serviço e o mesmo não pegava mas depois de um tempo voltou a pegar.
Eu não sei o que aconteceu, eu desconfio que deve ter batido aguá em alguma parte eletrica ou até msm no chicote e eles deram um jeito de enxugar bem e o carro voltou a funcionar mas ai foi onde começou meu pesadelo.

O carro começou a ascender a luz da temperatura e o ponteiro caia e subia subtamente para o vermelho mas o carro não esquentava...

Motor sempre frio mas o ponteiro e a luz ficaram com esse funcionamento maluco.

já trocamos o sensor de temperatura, da valvula termostatica, revisou a parte eletrica do carro, já fizemos um jump direto do do sensor de temperaruta para a central para matar qualquer possibilidade de fio partido do chicote mas o problema continua.

Eu desconfio de que eles fizeram alguma merda na parte eletrônica do carro para o carro ficar assim, como o 4º bico fica perto da central e da passagem do chicote.

Resultado, levei o carro p resolver um problema mecânico simples e agora estou com um problema complexo eletrônico.

no final das contas, o eletricista da oficina pegou o fio da direita do sensor de temperatura e ligou direto no aterramento do carro. aparentemente resolveu o problema pois o ponteiro pareceu não dar mais o problema mas convenhamos que isso foi uma gambiarra e eu temo que venha prejudicar a central do carro ou outra coisa mais na frente.

Esse carro nunca deu problema de esquente, sempre trabalhou frio e nao baixa o nivel de água. Uma verdadeira máquina!

a três meses fui de Natal a Brasília, rodei mais de 5000 km e o carro nem o ponteiro mexia da temperatura. um avião como diria meu pai (rsrs).

Agora me encontro desesperado com medo de pegar a estrada e a viatura me deixar na mão.

alguém tem uma dica de ouro ai para me ajudar?

Abraços.

dudane
14/11/2015, 13:04
atualizando, o fio ligado no terra não resolveu o problema. hoje o problema voltou a tornar...

=(

JRoberto
14/11/2015, 19:43
Faz o teste do painel, como é mostrado no vídeo. Vai que...

https://youtu.be/93oaMrCcNG4

dudane
16/11/2015, 11:15
Bom dia JRobeto, obrigado pela dica mas já fiz este teste também e todos os ponteiros se comportaram de maneira correta (subiram e desceram).
"e agora josé?"
rs

Imperador!
16/11/2015, 12:17
Tire o sensor de temperatura fora e faça um teste com o carro sem ele no local. Se o ponteiro continuar louco, o problema é o painel.

dudane
16/11/2015, 12:38
eu já troquei esse sensor pelo sensor da ranger do meu pai que é o mesmo ano e o problema persiste. Ainda não liguei o carro sem o sensor mas vou fazer isso quando chegar em casa como Imperador sugeriu mas acredito que o ponteiro deva ficar dormindo sem se mexer.
De qualquer forma agradeço a ajuda amigos.

JRoberto
16/11/2015, 19:33
Também acho que pode ser o painel, como você disse que lavaram o motor pode ter dado algum curto interno. Desmonta ele e da uma geral.

Walter da Camper
16/11/2015, 23:20
Esse motor tem 2 sensores de temperatura. Um que fica próximo à válvula termostática que manda informação para a central e outro na lateral esquerda num cano metálico que leva água para o aquecimento da cabine. É esse último que manda sinal para o termômetro do painel, através da resistência em relação ao terra (só tem 1 fio).

Megaman2016
13/04/2016, 11:05
Esse motor tem 2 sensores de temperatura. Um que fica próximo à válvula termostática que manda informação para a central e outro na lateral esquerda num cano metálico que leva água para o aquecimento da cabine. É esse último que manda sinal para o termômetro do painel, através da resistência em relação ao terra (só tem 1 fio).

Olá amigos!

Sou novato no fórum, porem, já o acompanho há algum tempo. Comprei uma ranger e estou feliz com o carro. A picape anda muito e tem motor de sobra.
Ocorre que nesta manhã, ao ligar o carro, o indicador de temperatura no painel ficou maluco. Acendeu a luz indicativa de alta temperatura do motor, além disto, o ponteiro marcou zero na escala de temperatura.

Eu localizei o sensor de temperatura fica na carcaça da válvula termostática que envia sinal para a central, entretanto não encontrei o sensor que envia sinal para o indicador do painel. Alguém pode me ajudar encontrá-lo?

Imperador!
13/04/2016, 15:32
Tem um duto que vai da frente do motor até a parte traseira do mesmo e no final sai uma mangueira de ar (aquecimento do motor). É por aí.
Fica do lado da turbina.

Megaman2016
13/04/2016, 16:47
Tem um duto que vai da frente do motor até a parte traseira do mesmo e no final sai uma mangueira de ar (aquecimento do motor). É por aí.
Fica do lado da turbina.

Achei! Obrigado

CWiggers
19/08/2016, 12:58
Boa tarde amigos, estou com o mesmo problema, fui lavar a camionete eu mesmo e ela ficou assim, acendendo luz de aquecimento e o ponteiro de temperatura subindo e baixando mesmo a camionete "fria" gostaria de saber se tiveram q trocar esse tal sensor, ou o q fizeram?

CWiggers
19/08/2016, 12:59
Quando achou, o q fez pra resolver o problema?

AFONSOLYRAFILHO
08/01/2017, 21:37
Minha Ranger está na mesma situação descrita. Já troquei o sensor de temperatura e a luz no painel voltou a ascender. O que você fez para resolver o problema?

Mwalber
17/07/2018, 22:49
Minha Ranger está na mesma situação descrita. Já troquei o sensor de temperatura e a luz no painel voltou a ascender. O que você fez para resolver o problema?

Comprei a pickup e após lavar esta com a mesma situação, com o foi resolvida? Eletricista, Mecânico de Motor, Mecânico de Sistema de arrefecimento ou outro tipo dr solução?

Mwalber
17/07/2018, 22:50
Achei! Obrigado

Comprei a pickup e após lavar esta com a mesma situação, com o foi resolvida? Eletricista, Mecânico de Motor, Mecânico de Sistema de arrefecimento ou outro tipo dr solução?

Pedro Juvêncio Nobre Roch
01/07/2020, 18:34
Fiz esse mesmo teste na minha, e desliguei os dois sensores. Mas o ponteiro do painel continuou girando, quando fiz o test. Tá certo isso ?

JRaphael
16/01/2024, 19:18
Boa noite pessoal! Estou com o mesmo problema na ranger, já troquei o sensor de temperatura e nada, continua oscilando e acendendo a luz de temperatura. Alguém conseguiu resolver? Se puder me orientar fico grato...