Ver Versão Completa : ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma
.
Comprei um Engesa F II em um leilão do EB aqui em Brasília e já iniciei a reforma do veículo. Tenho experiência em adaptações que já realizei em outros automóveis, mas o sucesso que obtive anteriormente dependeu da adoção de muitas das sugestões que recebi de pessoas que já haviam passado por esse processo.
Por favor, fiquem à vontade para comentar e as sugestões são muito bem vindas.
A idéia geral é realizar a reforma por fases, sendo que a primeira é deixar o carro no padrão mínimo para passar pelo DETRAN.
É um veículo com configuração militar:
1. Motor Perkins 4203 (já funcionando);
2. Estava sem câmbio/CT - Depois de ler bastante aqui no fórum optei pelo câmbio CL2615B e a CT da Band (optei pelo kit da Piradiesel para fazer a adaptação);
O restante parece estar em ordem.
Ainda tenho que solucionar a adaptação do cardam traseiro (que não veio). Alguém tem alguma ideia?
Grato a todos que colaborarem - Sergio Senna
516435
amonluna
14/11/2015, 15:28
Legal amigo seja bem vindo, sou bem amador em mecânica, assim não posso te ajudar, mas logo os expert te acham!
Vou acompanhar sua reforma.
Abração
titanium
14/11/2015, 16:46
.
Comprei um Engesa F II em um leilão do EB aqui em Brasília e já iniciei a reforma do veículo. Tenho experiência em
Ainda tenho que solucionar a adaptação do cardam traseiro (que não veio). Alguém tem alguma ideia?
Grato a todos que colaborarem - Sergio Senna
516435
Olá Senna!
Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum!
Fiquei MUITO tentado a comprar alguma viatura nesse leilão! Foram várias e em bom estado....
Mas a "maré não está pra peixe".. não foi o momento..
De toda forma parabéns pela aquisição!
Já já aparece o Dr. Guilherme e os outros mestres do Engesa para dar as dicas...
Mas em relação ao cardã, aqui em Brasília tem a Cardanbras.
Ela fica "em águas claras" mas o acesso é pela subida do riacho fundo... fica atrás da "Barril 66".
Se não encontrar um pronto, é possível que eles lá consigam fazer um para você.
PS: coloca mais fotos da viatura... :D
Abraços!
.
Obrigado pelas saudações.
Passarei na Cardanbras na segunda ou terça. Imagino que a solução seja adaptar um cardan de Band, pq um dos lados já vai estar pronto.
Penso que outra solução seria comprar as forquilhas de ligação e fabricar o cardan do zero.
Vamos ver o que consigo .....
titanium
14/11/2015, 21:18
.
Obrigado pelas saudações.
Passarei na Cardanbras na segunda ou terça. Imagino que a solução seja adaptar um cardan de Band, pq um dos lados já vai estar pronto.
Penso que outra solução seria comprar as forquilhas de ligação e fabricar o cardan do zero.
Vamos ver o que consigo .....
Bacana... passa lá que o serviço é de 1ª!
O é alto, mas compensa...
e por falar nos itens leiloados, acabo de encontrar na asa sul uma das carretinhas do leilão.
.
Nessa primeira fase, o mínimo para passar no DETRAN DF, que é o mais exigente e chato do País, pensei em fazer o seguinte, já dando uma ideia de preço pra quem desejar entrar numa aventura dessas saber o que vai lhe custar (lembrando que eu não tenho amigos mecânicos, nem donos de ferro velho e nem que faça nada de graça pra mim - Brasília é uma cidade bem cara - mas muita coisa eu posso fazer por minha conta, o que ajuda a diminuir o custo final):
Já executado:
1. Revisão do motor e seus anexos (bomba de injetora, motor de partida etc) - sai caro por conta da manutenção dos bicos injetores e da revisão da bomba ( uma boa revisão em bomba fica em torno de uns R$ 2.000,00 - tirar e recolocar o motor do chassis fica por uns R$ 500,00);
2. Instalação do câmbio e da CT da Band - sai caro pq são peças caras e essa configuração exige um kit para fazer a adaptação (um kit de adaptação varia de R$ 1200 a 1500,00 - o câmbio CL2615B varia de 3900 a 4500 e a CT da Band de R$ 3500 a 4500);
3. A pintura e funilaria dependem dos materiais empregados e do estado do carro, mas ninguém quer fazer por menos de R$ 4.000,00. O capu do meu, por exemplo, tinha áreas com quase um centímetro de massa...... Houve a necessidade de tirar tudo isso e fazer um serviço profissional de desamassar a peça. (está nessa fase) Fazendo a funilaria.
Por executar:
1. Revisão da parte elétrica (eu mesmo vou fazer essa);
2. Fazer o isolamento térmico e acústico no cofre do motor e por baixo do veículo (essa parte também é comigo);
3. Colocação do cardan traseiro e adaptação do dianteiro;
4. Encontrar uma solução para o fechamento da porta, se é que o DETRAN exige isso, pois não penso em comprar uma capota agora pq a ideia é fechar o carro com fibra e, além de ser MUITO caro não dá para fazer rápido;
5. Conseguir um estepe e dois pneus para ir à inspeção no DETRAN. Não queria gastar com os pneus originais, pois eu pretendo colocar outros bem diferentes;
6. Revestir algumas partes do carro com Rhyno, um produto que protege e impermeabiliza (no momento adequado postarei os resultados) Gosto muito desse produto. Vale a pena conhecer.
7. Remontar tudo para a vistoria do DETRAN.
O prazo final é a semana do 20/12/2015 - O nº 6 é dispensável e pode ser realizado depois.
Alguém sabe se precisa de portas pra passar na vistoria do DETRAN?
516452
516453
Chassis pronto pra receber a parte mecânica.
Para que não conhece, esse é o Rhyno. Nesse caso, utilizei na minha Hilux. Não se deve confundir com batida de pedra ou um poliuretano qualquer.
hercilio.neto
15/11/2015, 11:57
Olá Senna,
Parabéns pela aquisição.
O Engesa é um veículo que foi concebido para usar a mecânica de outros carros e por isso oferece muitas possibilidades.
O forte desse carro é a suspensão. É realmente ótima.
Originalmente o Engesa não tem reduzida, tal como o Bandeirante antigo, então a opção pela CT da Band moderna já é um upgrade. Mas verifique a posição do cardã traseiro se não vai ficar muito atravessado.
.
Olá Hercílio.
Como dá pra ver na foto, o diferencial traseiro é centralizado. Então não haverá o problema do acoplamento na CT ficar atravessado. Era disso que vc estava tratando ou de outro detalhe que me escapou?
O que pode ocorrer é o dianteiro não ficar completamente alinhado, como já tratado em outros tópicos.
Apesar da forquilha da CT da Band ser na direita, não estou seguro que alinha perfeitamente com o diferencial dianteiro. Em breve saberei o quanto não alinha.....
Vc sabe alguma coisa sobre o fechamento da viatura para passar pela vistoria do DETRAN?
A ideia é, na segunda ou terceira fase da reforma, trocar os eixos pelos da Band. Ai vai ficar tudo bem alinhado....
.
Quanto à questão das portas achei esse tópico, mas não é muito robusto...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/127967-jeep-precisa-ter-porta.html
hercilio.neto
17/11/2015, 22:38
.
Olá Hercílio.
Como dá pra ver na foto, o diferencial traseiro é centralizado. Então não haverá o problema do acoplamento na CT ficar atravessado. Era disso que vc estava tratando ou de outro detalhe que me escapou?
O que pode ocorrer é o dianteiro não ficar completamente alinhado, como já tratado em outros tópicos.
Apesar da forquilha da CT da Band ser na direita, não estou seguro que alinha perfeitamente com o diferencial dianteiro. Em breve saberei o quanto não alinha.....
Vc sabe alguma coisa sobre o fechamento da viatura para passar pela vistoria do DETRAN?
Veja como é o alinhamento do cardã traseiro.
Observe que esse esquema representa o chassi de uma Band picape. No jipe curto, o cardã é menor.
516705
.
Olá Hercílio, obrigado.
Era isso que eu havia pensado, mas tem soluções para o cardam nessa situação.
Tiatanium, saudações!
Achei umas três cardanbrás em Brasília. Uma em Samambaia, outra em Taguatinga e uma terceira sem endereço. Não achei nenhuma ali pela região do NB ou AC. Vc tem mais detalhes de onde ela se localiza? Será que não mudou de endereço?
Grato
Sergio Senna
titanium
19/11/2015, 06:46
Bom dia Sergio.
516841
Clique no link para ver a cardanbras no mapa:
https://www.google.com.br/maps/dir/-15.8738122,-48.014083/Eixo+Monumental,+Bras%C3%ADlia+-+DF/@-15.8416505,-47.9776011,14237m/data=!3m1!1e3!4m8!4m7!1m0!1m5!1m1!1s0x935a3b18683b c805:0xa7760cd66a879646!2m2!1d-47.893473!2d-15.7887444
Não tenho notícia sobre mudança de endereço da cardanbras. Temos alguns grupos de Whatsapp de Jipeiros aqui no DF.
Tem um de Mercado de peças que talvez seja interessante para você nesse momento de reforma.
Se tiver interesse de participar, me manda seu contato.
.
Obrigado Titanium, bom dia.
Já localizei a Cardanbras e fiz contato.
Tenho interesse em participar dos grupos sim, mas o forum não me permite enviar mensagens privadas ainda e estou longe de conseguir a quantidade de interações para isso. Entretanto, imagino que eu possa receber uma mensagem privada de alguem.
Se vc puder me enviar o seu contato por MP, agradeceria.
titanium
19/11/2015, 10:58
Sérgio,
Realmente, são 50 mensagens no mínimo para permitir trocar MPs...
Tanto para enviar, quanto para receber...
adicione aí nove oito meia sete trinta e sete cinco dois.
.
Li muitos tópicos (nem sei quantos) na busca de informações para diminuir os problemas na reforma. Acredito que todos aqueles que compraram um Engesa nesse último leilão do EB estejam passando pelas mesmos problemas que eu.
Fui informado que esses eram os últimos pertencentes ao Exército. Então, fora uma ou outra carcaça que exista por ai, um Jeep Engesa de origem militar vai ser difícil de encontrar para reformar do zero.
Dito isso, procurarei organizar as soluções dos problemas por partes de forma que as pessoas possam me ajudar com suas opiniões e também fique um tutorial para os que precisarem.
Coisas simples, como qual é o motor do limpador de para brisa viram tarefas de busca que gastam horas a fio na Internet.
Como decidi começar em duas frentes: (a) a parte mecânica e (b) a lataria, os problemas se avolumaram, sendo eles:
1. decidir pelo tipo de câmbio e caixa de redução;
2. escolher quem faria a adaptação desses dois elementos anteriores;
3. decidir se era a hora de incluir o guincho mecânico (já havia optado por esse tipo);
4. verificar rodas e diferenciais;
5. decidir se era a hora de trocar o tanque de combustível por um maior;
6. deixar o trabalho da lataria fluir;
Então, para organizar, vou fazer uma mensagem de cada uma dessas partes da reforma.
.
Depois de ler muitos tópicos, essa foi uma das decisões mais fáceis. Optei por um câmbio CL2615B e pela caixa de redução (CR) da Band 5 marchas. É a escolha da galera, lembrando que o veículo foi leiloado sem essas partes.
A questão da adaptação foi mais complicada. Existem alguns kits sendo vendidos na Internet. Optei pelo da Piradiesel. É um pouco mais caro, no entanto o pessoal de lá também faz o serviço. Fiquei inseguro de fazer isso aqui no DF, por que conheço bem o mercado dos serviços aqui e, mesmo quem tem nome, às vezes faz m..... Aí começam a culpar o kit do terceiro.....
Outra decisão, que tomei por experiência, foi enviar o câmbio para SP de forma que a própria Piradiesel fizesse a montagem do conjunto. Não encontrei em nenhum tópico essa informação, mas se você quiser utilizar um guincho mecânico vai ter que colocar uma engrenagem dentro da caixa de redução da Band. Se o seu câmbio é um CL2615B, o eixo, por causa da adaptação entre o câmbio e a CR precisará de uma luva estriada para receber tal engrenagem adicional e que normalmente não vem na CR nova da Band. Então todo esse serviço está sendo feito na Piradiesel. Em breve postarei as fotos.
Como optei pelo guincho da Ekron (negócio do qual me arrependi e quase cancelei a compra por causa das confusões e atrasos da empresa), houve um atraso de 7 dias para a entrega da tomada de força (depois de quase 3 semanas com problemas com o vendedor), que é bom que se diga que tem uma engrenagem com desenho proprietário. Então, se você tem uma engrenagem original Toyota, não vai funcionar na tomada de força do guincho EK35M da Ekron.
É bom saber disso, por que a colocação dessa engrenagem (ou sua substituição) envolve a retirada do conjunto, o que pode lhe custar uns 500,00. Além, é claro, do serviço que for necessário no eixo para que a engrenagem encaixe.
Por esse motivo, aproveitar a mão de obra, decidi colocar a tomada de força logo nesse início.
.
Cada um de nós tem suas manias. Uma das minhas é ter combustível de sobra. Na Hilux que aprontei para expedições eu tenho 150 litros, o que me dá uma autonomia excepcional.
Esse Engesa não é para expedições, mas a mania continua. Numa inspeção visual vi que havia espaço para aumentar o tanque. Foi o que fiz. e coloquei o tanque antigo embaixo do reboque que leva o quadriciclo.
517676
No total, o novo tanque comporta 140 litros. Agora estou dando a solução para a boia que marque corretamente a quantidade.
Caro Senna estou fazendo uma reforma total no meu engesa fase I, desde o chassis, mecânica e capota de fibra, como fiz muitas pesquisas em tudo aqui vai algumas sugestões para você.
Pastilhas de Freio dianteiro
Kombi
Motor
A motorização original dos Engesa4 é a mesma dos antigos Opalas com o motor 4 cilindros: GM 153. Adaptações:
- 6cc Opala
- diesel Maxxion Q20B (é preciso trocar o relação diferencial por mais longo)
- diesel S4
Câmbio
O câmbio é o mesmo das camionetes Chevrolet da época (1984 - 1987) e D40. Todas as peças são da D20, C10, A10 etc.
Cruzeta da direção
É a mesma usada nos caminhões MB1113
Cebolinha do servo-freio
VW Fusca
Diferencial dianteiro
As engrenagens do diferencial dianteiro (eixo Dana30) são as mesmas do Alfa Romeo 2300: a relação é 4,875 (8x39).
Junta do diferencial: mesma do Opala
*Para o F2 a relação é 3,538 (13x46): a mesma da Pampa 4x4
(meu: Dana 44 - estrias grossas - 19 dentes)
Diferencial traseiro
O eixo traseiro (Dana44) é bem mais "comum" que o dianteiro, por isso é bem mais fácil encontrar outros carros que o usam, como por exemplo a F1000: a relação é 4,889 (9x44).
Junta do diferencial: mesma da D20
*Para o F2 a relação é 3,538 (13x46): a mesma do Maverick V8.
Amortecedor de direção
Fiz uma adaptação bem simples e uso dois amortecedores da Kombi (Cofap 220101 10-C-2).
Fárois
VW Brasilia
Batente das molas
Caminhão Volkswagen. Ou caminhão Volvo ("cavalinho").
Terminal (pivo) da barra de direção
Camionetes Chevrolet (D10, C20, ...). Modelo: longo e rosca inversa.
Chave do pisca
- Universal fabricada pela Marilia
- VW Fusca
Buchas das barras longitudinais (tensoras)
F-4000
Mola Dianteira
Del Rey com ar
Maverick 6 cil. (mais duras que original)
cabo velocimetro
- D-20 - é 40cm maior por isto precisa prende-lo bem e não deixa-lo enrolado para não desgastar o rolamento interno. As conexões e porcas são as mesmas.
- Caminhão 608D "Mercedinho" (é um pouco maior)
alternador
- Omega 120A (trocar a polia, correia e mudar a fixação - mais para traz)
- Silverado 150A (trocar a polia e correia)
- Caminhão Ford 150A
Lanterna traseira
- Carretas Random (antigas)
- Caminhão Volks que já vem com a luz de ré embutida
Lanterna Dianteira
- Ônibus Scania (antigos)
Freio traseiro
- C-10 ou D-10 ano 85
Freio de Mão (alavanca)
- Chevete a partir de 83
Amortecedores
- Traseiros da F 4000
- Suspensão original (25 cm curso) = mesmo do Mercedes 608
Cardã
- F 350 com pequena adaptação.
Quebra (para)-sol
- Fiat 147 ano 85/86
- Uno Antigo
Direção Hidraulica
- Opala 86 a 91
volante
- Qualquer carro GM após 85
Silencioso
- Opala ano 85 - 91
Porta-luvas (tampa)
- Opala ano 81 - 90
Carburador
- Duplo Opala - 446
Prisioneiro de roda
- Opala
Luz de ré original
- Paquerinha
Flexivel de freio traseiro
- Opala
Luiz interna (cortesia)
- Opala até 78
Se você conhece alguma outra peça que possamos colocar nesta relação, por favor envie-me para o e-mail vernizi@amcham.com.br (vernizi@amcham.com.br) que eu divulgarei para ajudar nossos colegas Engeseiros
.
Prezado Jove, obrigado por essa preciosa relação de peças. Só quem está fazendo esse trabalho de reforma sabe o quanto é preciosa a informação pelas horas a fio que passamos pesquisando o que fazer, sem falar nas peças erradas e intermináveis horas destinadas a trocas e confusões nas lojas de auto peças e mecânicas.
Conforme eu for fazendo progressos e descobrindo novas peças mandarei o email para que a lista seja atualizada.
.
Um dos problemas para o qual não consegui informações foi qual será o cardan traseiro que se adapta quando é colocada a caixa de redução da Band 5 marchas.
Na lista em mensagem anterior consta que seria da F-350, mas penso que não se refere ao veículo que possui a caixa de redução da Band.
Alguém tem alguma ideia sobre qual cardan traseiro servirá no Fase II com caixa de redução de Band 5 marchas?
Vale dizer que é possivel fazer um cardan, mas penso ser mais econômico comprar um usado e, então, fazer a adaptação.
titanium
03/12/2015, 06:48
.
Um dos problemas para o qual não consegui informações foi qual será o cardan traseiro que se adapta quando é colocada a caixa de redução da Band 5 marchas.
Na lista em mensagem anterior consta que seria da F-350, mas penso que não se refere ao veículo que possui a caixa de redução da Band.
Alguém tem alguma ideia sobre qual cardan traseiro servirá no Fase II com caixa de redução de Band 5 marchas?
Vale dizer que é possivel fazer um cardan, mas penso ser mais econômico comprar um usado e, então, fazer a adaptação.
Se você comprar um cardãn usado, terá, provavelmente, que redimensionar ele e Talvez trocar uma das pontas.
Convém que, no mínimo, revise o balanceamento do cardãn para evitar retrabalhos..
Então, Senna, eu acho que é mais "fácil" (talvez não mais barato) mandar fazer um do que adaptar um pronto.
Para qualquer que seja sua decisão, a cardãnbras faz o serviço.
Abraço
Alguém pode me ajudar com os telefones do Fernando das Capotas Tabatinga? Os que encontrei aqui no forum estão desatualizados e no google essa firma nem aparece...