Ver Versão Completa : AR CONDICIONADO
GARCIA/SP
20/02/2006, 00:53
Amigos e Camaradas,
Alguém por aqui sabe de um Ar Condicionado que é instalado no teto, e que, salvo engano, funciona independente do motor do veículo estar ligado? Eu vi o tal AC num caminhão. O dono me disse que precisa de uma bateria à parte, em vista do consumo de energia. Ele fica sobre o teto do veículo, e suas saídas de ar são reguladas, obviamente, por dentro. Achei interessante, pois, segundo ele, dá até prá dormir dentro do carro com o AC ligado, sem que o motor tenha que estar funcionando.
Abraço à todos
Chedid
GARCIA/SP
20/02/2006, 01:17
Pessoal, acabei pesquisando e achei o tal Ar Condicionado...
http://www.resfriar.com.br/resfriar_modelos.htm
Abs
christian govastki
20/02/2006, 09:18
Prezado Chedid
Isto não é um ar-condicionado, é um resfriador de ar baseado no princípio da evaporação da água. Tem que se avaliar qual é o custo e aumento do arraste aerodinâmico, pois fica um caixotão do lado de fora do carro.
GARCIA/SP
20/02/2006, 11:57
Caro Christian,
Obrigado pelo esclarecimento. Vou continuar minha procura por outras opções de ar cond. para Niva.
Abs
Amigo, eu também procuro uma opção diferente de ar para meu Niva... Nesta procura ouvi falar que o Gol 1.0 novo já vem equipado com um ar cond. totalmente elétrico (não precisa do motor) e o equipamento é bem pequeno.
Bom, ainda não consegui confirmar tal informação, mas vai ai uma idéia para suas buscas... Quem sabe não aparece outra pessoa aqui que confirme isso.
1 ab.,
Drovk
GARCIA/SP
21/02/2006, 00:24
Caro Drovk,
Vou tentar confirmar esta informação que vc me passou sobre o AC do Gol.
Obrigado pela dica!
Abs
MANFREDI
22/02/2006, 12:37
Dica interessante. Também tenho pensado em colocar ar cond.
Tatui estamos aguardando.
[]s
Cavalcante
22/02/2006, 13:52
Quem quiser ir mais fundo nisso, tem uma empresa que desenvolve projetos específicos, em Americana-SP:
Italytec - R. Eugênio Bertini, 420 B. São Luiz - Americana-SP - CEP: 13477-570 - Fone: 19-3478.2777/Fax: 3478.2126
http://www.imex-ac.com.br
Quem sabe no atacado o custo não fica razoável?
Opa!
A coisa tá melhorando... Gostei desta idéia do atacado.
Precisamos de mais informações sobre o modelo de ar do Gol, vou tentar ver isso por aqui também.
1 ab.,
Drovk
Tô nessa também vamos pesquisar e considerar o melhor custoXbenefício.
zattamarco
24/02/2006, 12:55
Também estou interessado em a/c pro meu Niva. Um elétrico seria uma ótima escolha, mas acho que será necessário algum desenvolvimento.
Gustavo Niva
01/03/2006, 16:07
Olha... tem dias que eu deixo de ir de niva pro trabalho e pego onibus só pra não chegar lá todo suado. Também estou querendo botar AC a algum tempo, mas ainda não achei nenhuma solução que me agradasse... essa idéia de pesquisar em conjunto melhor custo/benefício e comprar no atacado me interessa e muito. Podem contar comigo.
MANFREDI
01/03/2006, 16:16
Também continuo no aguardo das investigações dos amigos.
[]s
Cavalcante
01/03/2006, 16:23
Pessoal, o primeiro passo então é consultar esse pessoal da italytec (e/ou outros fabricantes), ver se eles têm interesse no projeto, e se podem fornecer uma estimativa de custo. Aí a gente parte pra consulta ao pessoal do fórum e das outras listas (canibra, nivasgerais) pra ver quantos interessados teriam. Pode-se até montar uma espécie de consórcio, como o pessoal anda fazendo pra guinchos e gps, e fazer a encomenda. Não se iludam, nenhum fabricante vai topar o negócio pra 5 carros com preço bom. Ainda mais se a adaptação for muito complexa (o que eu não acredito). Tem de ter escala pra não ter que gastar demais... Tem de ver também a qualidade do produto final e a manutenção. Não adianta nada ter um equipamento vagabundo e/ou com um monte de componentes sob medida que ninguém acha no mercado.
Não toco isso por dois motivos: um que não sou muito chegado em ar condicionado (mas minha mulher me enche, daí o interesse) e outro porque não tenho tempo. Mas se alguém quiser mandar brasa, não só não me ofendo como dou móapoio!!!
Só que tem que por a mão na massa!!!
Camaradas...
E o papo do AC Elétrico do Gol 1.0 ?
Alguem sabe onde conseguir maiores informaçõe a respeito ?
[ ]'s
http://www.webastobrasil.com.br/ la tem esses a/c de teto, tem tb tetos solar
Mandruva
14/03/2006, 11:10
Será que o do gol ou santana não dariam certo
Tem um amigo me oferecendo um ar de maverick será que dá?
:pensativo: e quanto ao ar dos automóveis Fiat (palio, uno) não seria a melho escolha? :pensativo:
E o papo do Ar elétrico do gol alguém conseguiu informação? :pensativo:
Valeu !!!! :concordo:
Cavalcante
28/03/2006, 13:28
Quanto aos fiat, acho que tem uma complicação. Ou eu muito me engano, ou o motor desses carros é transversal. Como o motor do niva é longitudinal, talvez fique mais complicado ainda de se montar a adaptação, principalmente na fixação das trancas todas. Já o do Maverick, precisa medir pra ver se cabe tudo dentro do niva. O cofre de motor do maverick é enorme perto do do niva.
cinhorj,
Acho que o ar condicionado do Maverick é o mesmo do Landau. Se o modelo for realmente este, ele é praticamente universal e sua instalação é mais simples, pois naquela época este era um dos poucos modelos de ar condicionado produzido e tinha que ser utilizado em vários veículos. O equipamento é praticamente uma peça única, tirando a parte do motor, todo seu sistema fica numa caixa retangular - incluindo as saídas de ar direcionais. Desta forma, o equipamento não utilizava outras tubulações e a peça era instalada abaixo do painel. No Niva a parte que fica dentro do carro (caixa citada anteriormente) poderá ser instalada no local onde fica o porta objetos abaixo do porta-luvas - dá certinho naquele espaço.
Só por curiosidade, quanto ele está pedindo no ar?
Att.,
Drovk
Giovani Avila
28/03/2006, 19:05
Pessoal, vou dar minha singela OPINIÃO sobre este ar condicionado elétrico, embora eu seja um engenheiro eletricista, não acho que o ar condicionado elétrico seja a melhor opção pelo seguinte motivo,
:shock: O motor do veículo transforma energia química em térmica e esta em movimento mecânico, aí já existe uma perda de cerca de 17%,
:shock: depois transforma energia mecânica em elétrica no alternador, mais cerca de 15% de perda,
:shock: depois transforma novamente energia elétrica em mecânica para fazer o motor do ar elétrico girar e virar energia mecânica novamente,
:shock: para depois se transformar em energia térmica e resfriar seu ambiente(carro),
Por isso que alguns carros passam a virar vilões do consumo, quando começamos a colocar acessórios sem planejamento.
A dica é:sempre use acionamentos mecânicos diretos como por ex: polias(direção hidráulica,ar condicionado) ou o menor caminho de transformação ex: agua quente do radiador direto no aquecedor do carro(o ventilador elétrico é só pra empurrar o vento pra dentro do carro)
Outra dúvida que sempre surge sobre o consumo do carro é: porque quando era novo fazia 9Km/l e agora só faz 6,5Km/l. embora sempre limpemos o carburador, trocamos velas cabos e o diabo. A dica que um antigo mecânico me deu e é lógia é que sempre que possível devemos polir o COLETOR DE ADMISSÃO, quando o carro já possuir alguns anos de vida, ou troca-lo por um novo, pois o combustível pulverizado pelo carburador tende a formar caminhos preferenciais(trilhas) no coletor e já nao entra no cilindro na forma gasosa e não é plenamente aproveitado, sendo expelido ainda na forma líquida pelo escape. FICA A DICA ABRAÇOS
Cavalcante
28/03/2006, 22:57
Bom, sem querer ser estraga prazeres, mas já sendo, se for embaixo ou no lugar do porta-objetos (aquela cestinha) como ficam as pernas do passageiro?
O ideal seria que a máquina ficasse ou no lugar do aquecedor interno ou no cofre do motor, só com as tubulações pra dentro do carro...
Bom, estamos falando do ar condicionado do Landau e do Maverick, carros da década de 70. Sei que este equipamento só cabe ali no Niva, pois ele é grande e pesado... Tenho um colega aqui que tem isso no Niva dele e, tirando que vc perde aquela "prateleira" (porta objeto), fica até bom, pois o equipamento ocupa exatamente aquele espaço. A perna do zequinha continua com o mesmo espaço disponível atualmente - isso comparando com uma Niva original que tem a tal prateleira porta objeto abaixo do porta luvas. A desvantagem deste tipo de ar condicionado é que ele é conhecido como "gela saco", pois o ar sai direto naquela região do seu zequinha... Tirando isso, o resto é legal, pois este equipamento é fácil de instalar (comparado com outros) e não precisa de grandes alterações no Niva.
Bom, eu ainda tenho esperança de encontrar outra opção de ar condicionado totalmente elétrico, ou seja, que funcione independente do motor (ligado na bateria e no gerador direto)... Eu sei que já existe este tipo equipamento no mercado, mas ainda não consegui descobri qual carro utiliza isto e se o preço é acessível ou não para pensarmos em adaptar no Niva.
A busca continua.
1 ab.,
Drovk
MANFREDI
29/03/2006, 12:19
All e Drovk, este é, em sintese, o melhor sonho de consumo pros Niveiros.
[]s e aguardando uma solução.
Rones Jr
29/03/2006, 12:36
Olha, o meu Niva já tinha um AC quando comprei. Usa caixa de ar (evaporadora) universal de 2 saídas. Se não me engano os do Maverick, Landau e Dodge eram maiores e com 3 saídas de ar, mas o princípio é o mesmo.
Me disseram que o compressor do meu é do Opala. O condensador fica a frente do radiador, logo não há espaço para um ventilador só pra ele.
Minhas observações são: O AR gela bem, não tanto quanto o original do Palio 1.3 da Patroa, mas cumpri seu papel. No entanto, em trânsito pesado ele perde a eficiência e em estradas ele ganha eficiência. Creio que seja por conta da ventuinha que no meu carro ainda é a mecânica e como disse não há espaço para uma só para o condensador.
Por usar a caixa universal que fica embaixo do porta luvas o ar frio detona o carona...geralmente minha esposa que por sua vez reclama!
Com o Ar ligado o carro perde um poukito de força...nada grave eu acho!
Estudo no momento maneira de usar uma caixa evaporadora de algum carro nacional adaptando as saídas nas originais do Niva. Os Corsas e Passats nacionais usavam caixas que ficavam no lado do carona porem com dutos que levavam o ar frio até os dutos convêncionais.
Há uma idéia no extinto niva site que usa a caixa de ar da Towner com novas saídas no lugar do cinzeiro do painel do Niva.
Agora que o compressor elétrico do GOL é interssante...é...
Tenho algumas fotos, mas estão em casa. Contudo há no meu flog fotos do compressor, condensador e caixa de ar universal...ambos instalados.
Rones Jr
29/03/2006, 14:03
Caras, repetindo a mensagem que havia enviado e não foi adicionada ao post.
Tenho um AC no meu Niva. Quando o comprei o AC já estava lá. Dizem que o compressor é do Opala, com caixa de ar/evaporadora universal. Estas caixas eram as mesmas que vinha nos autos antigos, mas as dos Mavericks, Dodges e Laundaus eram maiores com três saídas. As minhas são as de duas saídas...usadas em Corcel, Passat, Polara....
O condensador fica a frente do radiador, logo não há espaço para ventilador só pra ele.
Minhas impressões são que o AC funciona bem, com os seguintes poréns:
- O AR gela o carona...minha esposa que é frienta odeia!
- Em trânsito pesado o AC perde eficiência, acho que é por que não possui ventoinha só para o condensador e ainda uso ventoinha mecânica no radiador;
- O AR demora a circular por todo o carro por conta de ficar em posição baixa e com o bloqueio do banco do carona;
- Em estradas, com bom fluxo de vento no condensador ele gela muito.
- Depois que instalei a DH, quando ligo o AR perdemos um pouquinho mais de agilidade no carro.
Estas caixas universais ainda são facilmente achadas, vide:
Contudo, estudo projeto para usar uma caixa evaporadora de carro nacional e adaptar os dutos às saídas originais do NIVA. Já vi caixas que poderiam ser usadas por serem instaladas nos carros originais embaixo do porta luvas, como o caso dos Corsas até 2001 e Passat’s nacionais.
Há no extinto e atacado NivaSite um histórico e uma adaptação de caixa evaporadora de Towner, com as saídas desta, colocadas no lugar cinzeiro do Niva. Já vi umas destas caixas e elas são realmente pequenas.
Há fotos em meu flog do condensador, compressor e caixa evaporadora. Tenho mais fotos em casa...se for necessário insiro no post.
Rones Jr
29/03/2006, 14:08
Só complementado....acabou que as duas mensagens foram postadas!!! Segue o endereço de empresa de AC com algumas fotos que podem nos ajudar:
http://www.fixarkits.com.br/produtos/caixa_evaporadora.htm
Rones Jr
29/03/2006, 14:12
Também tenho visto algumas Kombis com AC. Não seriam elétricos estes?
cinhorj,
Acho que o ar condicionado do Maverick é o mesmo do Landau. Se o modelo for realmente este, ele é praticamente universal e sua instalação é mais simples, pois naquela época este era um dos poucos modelos de ar condicionado produzido e tinha que ser utilizado em vários veículos. O equipamento é praticamente uma peça única, tirando a parte do motor, todo seu sistema fica numa caixa retangular - incluindo as saídas de ar direcionais. Desta forma, o equipamento não utilizava outras tubulações e a peça era instalada abaixo do painel. No Niva a parte que fica dentro do carro (caixa citada anteriormente) poderá ser instalada no local onde fica o porta objetos abaixo do porta-luvas - dá certinho naquele espaço.
cinhorj,
Att.,
Drovk
Drovk
O cara tá pedindo 500 latas, em duas vezes e ainda vai instalar para mim ( ele é meu mecânico)
:concordo:
E aí vale?
Rones Jr
07/04/2006, 17:55
acho q vale sim....se houver garantia de funcionamento é claro!...aproveitando a reforma do Shrek acabou....amanhã tem as fotos atualizadas no flog!
Rones,
nesse site que voce citou existe um modelo universar pequeno, vc sabe me dizer o preço?
Rones Jr
09/04/2006, 11:56
Não sei o preço não. Só tinha arquivado o site em minhas buscas por informações. Mandei mail, mas não responderam.
christian govastki
10/04/2006, 10:11
O grande problema de instalar o ar no niva é a pequena profundidade do painel, o que complica em muito a instalação do evaporador interno e a passagem das mangueiras do ar. No niva site tinha (ou tem) uma explicação detalhada de como instalar o ar no Niva.
Quanto ao ar do Maverick ele é o popular modelo "gela-saco", como todos os modelos mais antigos (opala, chevette, e etc) que utilizam a famosa "caixa universal" pois ele é instalado embaixo do porta-luvas e as saídas de ar são direcionadas para as pernas do passageiro da frente, o que não é muito conveniente, mais ou menos como o próprio ar original do Niva.
Rones Jr
05/05/2006, 16:15
Pessoal,
Segue o mail e foto da caixa evaporadora universal, da empresa fixar: http://www.fixarkits.com.br/produtos/caixa_evaporadora.htm.
CARO SR RONES
PODEMOS NEGOCIAR DIRETAMENTE SIM, ABAIXO SEGUE OS PREÇOS DAS CAIXAS.
CAIXA ECAP. UNI. PEQ. CEGA: R$ 309,00
CAIXA EVAP. UNIV. PEQ. EXPOSTA: R$ 334,00
CAIXA EVAP. UNIV. PEQ. EXPOSTA C/ PAINEL: R$ 388,00
ABS
JOÃO CARLOS
Rones Jr
05/05/2006, 16:30
Bem, tive uma idéia:
Fixar a caixa em pé, presa na parede de fogo. com as saídas para cima. Usamos uma a opção cega, que é a primeira da foto e montamos tubos que ligarão a saída cega, que agora não estará mais cega (obviamente teremos que montar esta tubulação...) até as saídas originais Niva, ou montamos tascamos o cinzeiro e controles de fluxo de ar e adaptamos saídas de outro carro alí, tipo do gol quadrado ou mesmo os redondos do ford Ka.
O que acham?
Rangel Cesar
06/05/2006, 00:19
Aqueels AC de teto na verdade são chamados de climatizadores e não tem a mesma eficiencia de um ar condiconado automotivo convencional em Dezembro do ano passo eu pesquisi muito sobre eles aui em Belo Horizonte e ate conversei um um vendedor da maxiclima (www.maxiclima.com.br). Os resfriadores como eles o chamam diminuem muito pouco a temperatura além de ser necessário um reservatorio de água que será esfriada.
Pros e contras que eu levantei na epoca
1º tem que cortar o teto do carro para a instalação do mesmo, no caso do niva eles (maxiclima) não garante a boa vedação.
2º as empresas de acessorios de caminhão só vende e estalam o produto se o carro ja tiver cortado ou se o carro tiver teto solar, pois no furo do teto intala-se o climatizadot.
3º o preço e bom dos climatizadores sem bem mais baixos que o de ar candiconados so para se ter um exemplo um modelo de mais fino de 18 cm de altura que custa R$580,00 em média.
4º este modelo de 18 cm de altura é necessario de um reservatorio externo e dai vem...onde colocar um reservatorio de água no NIVA??
5º para o tamanho do NIVA + ou - 2,2 m3 de "cabine" o vendedor disse que seria necessario um climatizador mais potente e dai teria que rever toda a parte eletrica.
6º não tem como usar os bagageiros convencionais com um trambolho deste no teto!!
7º Naõ quis pagar para fazer o teste!!!!! :wink:
Tramontini
07/05/2006, 21:19
O meu NIVA já tem "ar condicionado" instalada a mais de 3 anos, instalamos todo sistema Nippodenso usados na linha Fiat, o mais difícil foi o condensador, usamos do Uno modificando a caixa e fixando a mesma em baixo do porta luvas, eliminando a bandeja porta trecos original. Não foi fácil mas deu certo.
Na parte do motor, não posso ajudar porque instalei nele um motor Toyota Corolla 2.0 diesel e usei o sitema do próprio motor.
Amigos que tem niva com ar condicionado por favor, me ajudem.To com o ar pra colocar no meu mas nao tem espaco p/ o condensador na frente do radiador.Tem que cortar a lata? Quem tiver fotos de adaptacoes feitas favor colocar aqui pra mim ter uma idéia.
Rones Jr
08/05/2006, 09:36
De uma olha em meu flog. Há algumas fotos do condensador a frente do radiador. Não sei de que carro é....me falaram que é de Uno. Eu já havia comprado o carro com Ar. http://nivaverde.flog.oi.com.br
Tramontini
Voce não teria condições de abrir um topico "Motor Corolla Diesel no Niva" e contar aqui tua experiencia,custos,modificações na adaptação deste motor no Niva e se possivel com fotos.
Se não estou enganado é a primeira vez que ouço falar desta montagem.
christian govastki
08/05/2006, 15:49
Drovk, este ar do Maverick é muito parecido com o modelo original do Niva, o famoso "gela-saco", sabe por que, pois ele gela o passageiro e mas o ar não distribui legal por todo habitáculo. Meu irmão está adaptando o A/C na Camper dele, pois o original é uma m.....
Quero ver como vai ficar o sistema e a eficiência dele para a partir dai, imaginar algo para o Niva. Mas eu estava imaginado algo maior, incluindo ai a remodelagem do painel, pois gostaria que as saidas de ar fossem melhor distribuidas pelo habitáculo.
Realmente o ar do gol G4 é totalmente elétrico, parece que ele funciona a contento. Mas precisaria de uma boa reforçada no alternador e na bateria do Niva para suportar esta nova carga.
christian govastki,
Eu não estou pensando no ar do Maverick, minha idéia realmente é adaptar o sistema do Gol G4 (totalmente elétrico), pois podemos utilizar o ar até com o carro desligado. Acho que o mais fácil disto tudo será deixar o alternador e a bateria de acordo com as novas necessidades de carga.
Bom, independente disto, estes dias eu olhei para aquele espaço entre o tampão do porta malas e o teto e comecei a viajar na maionese pensando.... :pensativo: Será que não existe um sistema de ar condicionado que dê para ser instalado no teto (pelo lado de dentro) que tivesse uma altura de no máximo 18 cm, ou seja, um equipamento que ocupasse somente uma área colada no teto sobre o porta malas??? :?: Hummmm.... :pensativo:
A saga continua e uma hora eu vou chegar na melhor solução para meu Niva (com um custo razoável, claro). :idea: :!:
1 ab.,
Drovk
Caro Rones, nao consegui ver nenhuma foto que mostra o radiador ou condensador do seu niva no flog.Poderia postar aqui? Ficarei grato.
Rones Jr
12/05/2006, 09:36
Seguem as fotos que estão no flog. Devo ter mais em casa...
Rangel Cesar
16/06/2006, 16:47
Hoje conversei com um cara da Reauto revendedora VW aqui na grande BH via consecionário o ar condicionado do gol Geração IV que é eletrico sai so por 5 mil sem a instalação!!!
Fala serio!!! :discordo:
Também estou interessado em a/c pro meu Niva. O elétrico seria uma boa.
emtsuhako
03/04/2008, 23:51
Camaradas, perdoem-me a ignorância, mas qual a diferença de um ar-condicionado elétrico para o usual??? Em relação ao climatizador, qtos graus mais ou menos ele esfria o interior do Niva??? Estou pensando em colocar um ac ou climatizador para viajar pelo Centro-Oeste....
BACALHAU
04/04/2008, 00:23
Camaradas, perdoem-me a ignorância, mas qual a diferença de um ar-condicionado elétrico para o usual??? Em relação ao climatizador, qtos graus mais ou menos ele esfria o interior do Niva??? Estou pensando em colocar um ac ou climatizador para viajar pelo Centro-Oeste....
Edson, chega de frescura :mrgreen: (a brincadeira foi em outro tópico, vamos falar sério ao menos uma vez)
Dia desses eu estava falando com um amigo que tem um climatizador no caminhão dele.
Estava analizando a colocação de um no "Pangaré". ESQUECE.
!º - Aquele trambolho que vai no teto vai funcionar como freio aerodinâmico, além de ficar parecendo um "sei-lá-o-quê".
2º - Precisa ter um reservatório de água que tem mais ou menos o tamanho de um cilindro de GNV.
3º - Esse climatizador apenas refresca (ui) o ambiente. Ele falou que na realidade só usa quando dorme dentro do caminhão, pois não descarrega a bateria (baixo consumo de energia). De dia, andando, é melhor janela. aberta.
Aqui no sertão o calor é de lascar, daí que pretendo também colocar um AC. Quando for a Fortaleza pretendo passar em uma empresa que instalou um AC em um Verona que eu tive. Funcionou direto por uns 5 anos seguidos sem dar defeito, até eu vender o carro.
O motor desse carro era CHT 1.6, usava GNV direto e andava bem. O AC não diminuia sensivelmente a potência do motor e gelava muito bem. Vou consultá-los sobre a colocação de um desses AC de carro 1.0 no NIVA. Depois coloco o que descobrir aqui.
Zabumbas refrescantes.
O original é aquele gela-saco que ninguém quer, mas serve para dar novas idéias
De: http://www.pimix.com/lada/articles/AirConditioning.htm
Lada with A/C - yes, it can be done !
Here goes the article:
A/C in a Lada?
Is there any?
In a Russian car?
Answer is YES, and it works OK!
This story began in the middle of the 80's, when we were offered such a device in the former Soviet Union. First we expected it with doubts, but it seemed to be working. After that we decided to buy one.
It happened two years ago that we finally got to fit it in the car. Until this time the factory warranty would be hurt by such tampering. The device itself is made in Japan, specifically prepared for Lada. The heat exchanger is Hitachi brand.
Main prerequisite of the setup is the chained engine (not belted), only in this case will be enough place under the hood - for the double belt wheel.
Parts of the kit:
- compressor
- radiator
- tank
- inner heat exchanger
- pipes
- wirings, relays.
Installation is not difficult at all, Japanish designed it in a bolt-on way, you don't have to drill or do anything else to the original parts.
First the compressor holder will be bolted on the cylinder block, then the compressor. The unit is belt-driven from the crankshaft by a second beltwheel. The compressor itself has an electric clutch so that it can be switched on and off simply.
Since the compressor is big enough you'll have to replace the windscreen-washer water tank with a smaller one. For East Europeans: we used a Trabant's washer-tank.
A/C's radiator is fitted in front of the water radiator. This is followed by the small tank and then the inner part. After installation you have to give up the shelf under the dashboard, there will be the cooler with two big grille's, and the two knobs. One of them switches the 3-stage fan, other the tap (water valve) and the thermostat.
After fitting all these, you only need to wire thw whole system. There are 2 relays for it, one operates the clutch, the other switches the engine fan. There is a small vacuum-operated unit which pulls the engine's throttle lever: this increases idle-speed when operating the A/C.
We left this system because the A/C won't decrease idle-speed that much. Installing this idle-speed correcto unit would let the engine take fuel while deccelerating the car. In other words, this eleminates the vacuum-operated consumption-decreasing valve.
Last step is filling the system and bleeding it.
Using the A/C: personally I use it like this: after starting (in hot summer) I immediately vent the car. When engine is warm enough, I close all windows, and set the venting system to internal circulation: I close the Lada's original venting grilles. I enable the A/C's fan: 2nd speed, usually. This makes the car a bit lazier and slower. After reaching the needed temperature, the fan is turned to lower speed, the water valve is closed a bit, too. As I measured, the blown air is around 5 degrees celsius. In the winter the A/C is a great help against steamy windows. While overtakong others, it is good to turn off the A/C (engine power increase). Downhill going I turn it on to increase the engine's deccelerating effect.
As far as fuel consumption is concerned, it needs 1-1,5 litres more for 100km's.
Current is 8 Amps, not including the fan's current. This must be taken into consideration when choosing battery.
http://www.pimix.com/lada/articles/AirConditioning.files/lcar_dj05_small.jpg
emtsuhako
04/04/2008, 08:17
Bacalhau, reli todo o tópico e realmente não vale a pena instalar climatizador no Niva... pelo que li, o reservatório de água é de 26 litros... mas, por curiosidade, vc sabe em qtos graus os climatizadores refrescam o ambiente???
VKASP, será que é possível importar um gela-saco? Procurei na Ladaparts e lá nem menciona ar condicionado...
Alguém saberia me dizer a diferença entre ar-condicionado usual e elétrico? Vantagens? Desvantagens?
GARCIA/SP
04/04/2008, 08:19
Edson, chega de frescura :mrgreen: (a brincadeira foi em outro tópico, vamos falar sério ao menos uma vez)
Dia desses eu estava falando com um amigo que tem um climatizador no caminhão dele.
Estava analizando a colocação de um no "Pangaré". ESQUECE.
!º - Aquele trambolho que vai no teto vai funcionar como freio aerodinâmico, além de ficar parecendo um "sei-lá-o-quê".
2º - Precisa ter um reservatório de água que tem mais ou menos o tamanho de um cilindro de GNV.
3º - Esse climatizador apenas refresca (ui) o ambiente. Ele falou que na realidade só usa quando dorme dentro do caminhão, pois não descarrega a bateria (baixo consumo de energia). De dia, andando, é melhor janela. aberta.
Aqui no sertão o calor é de lascar, daí que pretendo também colocar um AC. Quando for a Fortaleza pretendo passar em uma empresa que instalou um AC em um Verona que eu tive. Funcionou direto por uns 5 anos seguidos sem dar defeito, até eu vender o carro.
O motor desse carro era CHT 1.6, usava GNV direto e andava bem. O AC não diminuia sensivelmente a potência do motor e gelava muito bem. Vou consultá-los sobre a colocação de um desses AC de carro 1.0 no NIVA. Depois coloco o que descobrir aqui.
Zabumbas refrescantes.
Bacalhau,
Apenas uma ressalva no que diz respeito ao climatizador: existe um modelo, da MaxiClima (se não me engano, é essa a marca), cujo reservatório de água fica dentro daquela trapizonga que é acoplada ao teto do carro. É um reservatório de menor tamanho, porém, não ocupa lugar no porta-malas do carro.
Posso assegurar, contudo, que após pesquisar muito, tenho a mesma opinião que vc. Climatizador não compensa (entre outras coisas por ter de se abrir um "buraco" no teto do carro). A melhor opção é um AC.
Uma vez li que existe um modelo de AC, feito para o Gol 1.0, que seria elétrico...ou seja, funcionaria até com o veículo desligado, não roubando potência do motor.
Abs
Renato
emtsuhako
04/04/2008, 08:22
Chedid, o elétrico, pelo visto, não rouba potência do motor, porém, pergunto, será que tem que trocar bateria e alternador para aguentar um ar-condicionado elétrico???
GARCIA/SP
04/04/2008, 08:32
Bacalhau, reli todo o tópico e realmente não vale a pena instalar climatizador no Niva... pelo que li, o reservatório de água é de 26 litros... mas, por curiosidade, vc sabe em qtos graus os climatizadores refrescam o ambiente???
VKASP, será que é possível importar um gela-saco? Procurei na Ladaparts e lá nem menciona ar condicionado...
Alguém saberia me dizer a diferença entre ar-condicionado usual e elétrico? Vantagens? Desvantagens?
Édson, anote aí:
Hirochi Kawai
Centro Automotivo Euroar
euroar.sor@terra.com.br (euroar.sor@terra.com.br)
hkawai@uol.com.br (hkawai@uol.com.br)
(15) 3227-3029 / 3227-6866
Seguinte, tempos atrás, fiz uma consulta, via e-mail, junto à EUROAR (franquia Sorocaba, na Av. São Paulo). O Sr. Hirochi pediu que eu levasse o carro até lá, para que se avaliasse a possibilidade de uma adaptação de AC. Ainda não fui...rs...:mrgreen:
De qquer maneira, o contato deles está aí.
Abs:concordo:
Até pouco tempo atrás a Bomer em SP dizia que instalava...
GARCIA/SP
04/04/2008, 11:29
Chedid, o elétrico, pelo visto, não rouba potência do motor, porém, pergunto, será que tem que trocar bateria e alternador para aguentar um ar-condicionado elétrico???
Édson,
É quase certeza que sim...
Na verdade, já tentei obter essa info na VW, mas até agora,:discordo: nada:evil:.
emtsuhako
04/04/2008, 12:25
Renato, se tiver que pegar um alternador mais forte, parece que isso acabará tirando um pouco de potência do motor, certo?
Amanhã irei Euroar conversar pessoalmente com eles... é na Avenida São Paulo, certo?
BACALHAU
04/04/2008, 14:37
Renato, se tiver que pegar um alternador mais forte, parece que isso acabará tirando um pouco de potência do motor, certo?
Amanhã irei Euroar conversar pessoalmente com eles... é na Avenida São Paulo, certo?
Um alternador mais "forte" (leia-se: maior amperagem) não irá afetar a potência do motor, desde que ele esteja (o alternador) mecânicamente em ordem (rolamentos principalmente). Ou seja, o esforço que será necessário para girar dois alternadores de potências diferentes será o mesmo, estando os dois em boas condições mecânicas.
Quanto à diferença entre colocar um AC "gela saco" e um "convencional", só muda a colocação da parte que vai no interior do veículo. O compressor e demais itens é a mesma coisa.
O modelo "gela saco" era usado em carros que não tinham um sistema de ventilação interna.
No NIVA, é só substituir aquele "radiador" de água quente junto à caixa de ventilação, embaixo do painel, por outro, por onde vai passar o gás gelado do AC. Só isso. Simples assim.
O que "pega" realmente é a pouca potência do motor do NIVA para movimentar mais um "treco". (no caso o compressor do AC)
Mas isso também,não vai ser exagerado, não. Já tive um Verona CHT 1.6, no qual mandei instalar AC e a diferença não foi grande. Acho que compensa pelo conforto. O aumento no consumo de combustível com o AC ligado também não é assim tão assustador. É o preço a pagar pelo conforto. Na trilha, se o AC "pesar" na potência, é só desligar. Por isso, vou ver com o pessoal da Refricentro de Fortaleza (fizeram um serviço excelente no Verona) a possibilidade de colocar um desses AC de carro 1.0. Não sei como é, se é elétrico ou outro sistema.
O outro detalhe a ser analisado é a colocação de outro "radiador" (acho que o nome correto é condensador) na frente do radiador de água do NIVA e o acréscimo de outro ventilador (elétrico). Acho que o ideal seriam dois ventiladores elétricos e manter o mecânico original. Agora se tem espaço...
Agora, colocar um caixote daqueles de climatizador em cima do NIVA, nem de graça. E além disso, já viram o preço? ACHO que não compensa.
GARCIA/SP
04/04/2008, 15:06
Sim, Édson...a EUROAR fica na Av. São Paulo, 1083.
Rones Jr
04/04/2008, 16:23
Na boa....a perda é mínima. No meu, usava compressor de Opala e não sentia muita perda....tipo assim caia uns 300 rpms, quando eu ligava....Ou vc usa o afogador ou vc instala uma solenoide na haste do acelarador. Os Del Rey´s Guia usavam a solenoide.
Com o radiador original do Niva, mais o condensador a frente sobra pouquíssimo espaço para mais de um ventilador...o que fiz pra tirar a ventuinha mecânica foi instalar uma ventuinha do Astra de duas velocidades....ficou absurdamente bom!
O Flugêncio havia passado a dica de que a caixa evaporadora do GOL quadrado paece ter sido feita pra caixa de ventilação do Niva....cabe certinho. Aproveita e troca o ventilador por um mais eficiente.
Lembrando que assim como a bomba de DH do Astra é e elétrica o compressor do Gol G4 tb o é.
Boa sorte...
Um alternador mais "forte" (leia-se: maior amperagem) não irá afetar a potência do motor, desde que ele esteja (o alternador) mecânicamente em ordem (rolamentos principalmente). Ou seja, o esforço que será necessário para girar dois alternadores de potências diferentes será o mesmo, estando os dois em boas condições mecânicas.
Quanto à diferença entre colocar um AC "gela saco" e um "convencional", só muda a colocação da parte que vai no interior do veículo. O compressor e demais itens é a mesma coisa.
O modelo "gela saco" era usado em carros que não tinham um sistema de ventilação interna.
No NIVA, é só substituir aquele "radiador" de água quente junto à caixa de ventilação, embaixo do painel, por outro, por onde vai passar o gás gelado do AC. Só isso. Simples assim.
O que "pega" realmente é a pouca potência do motor do NIVA para movimentar mais um "treco". (no caso o compressor do AC)
Mas isso também,não vai ser exagerado, não. Já tive um Verona CHT 1.6, no qual mandei instalar AC e a diferença não foi grande. Acho que compensa pelo conforto. O aumento no consumo de combustível com o AC ligado também não é assim tão assustador. É o preço a pagar pelo conforto. Na trilha, se o AC "pesar" na potência, é só desligar. Por isso, vou ver com o pessoal da Refricentro de Fortaleza (fizeram um serviço excelente no Verona) a possibilidade de colocar um desses AC de carro 1.0. Não sei como é, se é elétrico ou outro sistema.
O outro detalhe a ser analisado é a colocação de outro "radiador" (acho que o nome correto é condensador) na frente do radiador de água do NIVA e o acréscimo de outro ventilador (elétrico). Acho que o ideal seriam dois ventiladores elétricos e manter o mecânico original. Agora se tem espaço...
Agora, colocar um caixote daqueles de climatizador em cima do NIVA, nem de graça. E além disso, já viram o preço? ACHO que não compensa.
Flugêncio
04/04/2008, 19:51
Na boa....a perda é mínima. No meu, usava compressor de Opala e não sentia muita perda....tipo assim caia uns 300 rpms, quando eu ligava....Ou vc usa o afogador ou vc instala uma solenoide na haste do acelarador. Os Del Rey´s Guia usavam a solenoide.
Com o radiador original do Niva, mais o condensador a frente sobra pouquíssimo espaço para mais de um ventilador...o que fiz pra tirar a ventuinha mecânica foi instalar uma ventuinha do Astra de duas velocidades....ficou absurdamente bom!
O Flugêncio havia passado a dica de que a caixa evaporadora do GOL quadrado paece ter sido feita pra caixa de ventilação do Niva....cabe certinho. Aproveita e troca o ventilador por um mais eficiente.
Lembrando que assim como a bomba de DH do Astra é e elétrica o compressor do Gol G4 tb o é.
Boa sorte...
Amanhã coloco umas fotos do Ar do Niva Cangaceiro que está desmontado e estou reinstalando, é muita adaptação.
A Refricentro aqui no RJ instala o Gela-saco, o de um amigo ficou na faixa dos R$3.500,00. No GNV era 80Kmh no máximo, teve que colocar duas ventoinhas elétricas, trocar alternador e ainda ferveu algumas vezes até acertar.
Rones Jr
04/04/2008, 20:18
O meu nunca ferveu por conta do AR. As vezes que ferveu os motivos foram: Mangueira furada, reservatório rachado, tampa vazando....Ah, e na gasolina viajava a 100 -110 km/h mesmo com o AR...claro que na subida ele conseguia perder a velocidade mais rápido ainda...rs
Flugêncio
05/04/2008, 18:04
Amanhã coloco umas fotos do Ar do Niva Cangaceiro que está desmontado e estou reinstalando, é muita adaptação.
A Refricentro aqui no RJ instala o Gela-saco, o de um amigo ficou na faixa dos R$3.500,00. No GNV era 80Kmh no máximo, teve que colocar duas ventoinhas elétricas, trocar alternador e ainda ferveu algumas vezes até acertar.
Algumas fotos pra ter uma idéia, lembrando que: o compressor é do Palio, o radiador é do UNO, o condensador e o ventilador é do Vitara e os botões são do Corsa. Eita...
Flugêncio
05/04/2008, 18:15
Conjunto ventilador/condensador.
emtsuhako
07/04/2008, 07:59
Flugêncio, qto custou o preço da brincadeira?
Pessoal, estou vendo duas possibilidades: a primeira é instalar o gela saco, que, pelo que vi, não altera em nada o sistema de ventilação original do Niva... a segunda é ver alguma alternativa plug 'n' play... a terceira é encontrar algum sistema importado, desde que não saia caro... será que o Jossano não consegue algo?
Rones Jr
07/04/2008, 09:50
Acho q se houver algum modelo importado este será para o modelo pós 95...com painel mais moderno...apesar de eu achar mais feio!
BACALHAU
16/05/2008, 19:23
PessoAAL, aproveitando minha passagem por Fortaleza, procurei a "Refricenter" (Rua Dom Manuel, 944 - Fone (71) 3226-7743), onde anos atrás mandei instalar um ar condicionado em um Verona 1.6, CHT, GNV, que possuía então.
O serviço foi muito bem executado, pois fiquei com esse carro 5 anos, rodando todos os dias no GNV, com o ar ligado direto e "gelando" (e gelando bem). Nunca deu problema, ou melhor, apenas uma vez, A base do fusível do ar que precisou ser trocada, pois derreteu. O ar condicionado, em si, nem a carga de gás precisou ser completada. A observar que esse sistema foi totalmente adaptado, pois aquele Verona nunca tinha tido ar condicionado. Também não observei perda significativa de potência nem aumento exagerado no consumo. Isso em 1999, quando os compressores não eram tão eficientes como os de hoje.
Voltando à "vaca fria", ou melhor, ao nosso NIVA quente, consultei o chefe da oficina sobre o nosso problema. Ele me informou que já fez uma instalação em um NIVA, onde utilizou o compressor 10108 da marca "Denso", que é utilizado nos Gol, Pálio, Uno, ... motor 1.0.
Disse-me ainda que ficou "gelando" muito bem e que não houve perda sensível na potência do NIVA.
Além do compressor, é instalada uma caixa com o condensador (acho que é esse o nome) e um ventilador no lugar daquele radiador de ar quente do NIVA. Inclusive o sistema é semelhante, só que ao invés de passar água quente, passa gás gelado. As saídas de ar originais, no painel, podem ser aproveitadas e, se o cliente quiser, podem ser adicionadas outras para baixo. Foi dessa forma que foi feito no meu ex-Verona.
Essa adaptação/instalação, leva cerca de dois dias, pois o painel precisa ser retirado e essa "caixa" é feita sob medida, de acordo com o carro. Fica muito bom e pelo aspecto final (acabamento), ninguém diz que foi instalado ar.
Agora, vem o lado "amargo", ou melhor "salgado" da coisa. PREÇO: R$ 2.650,00 ou 1 + 4 de R$ 530,00 no cartão. Aí, meus amigos, eu gelei e sem ar condicionado.
Mas, enfim, está aí a receita do bolo.
Pode-se, ainda, tentar nas sucatas da vida um compressor idêntico (carro 1.0), que deve ser, creio eu, a parte mais cara. Um radiador do ar condicionado (acho que o nome é evaporador). E as outras traquitanas mais.
Enfim, espero de alguma forma ter ajudado.
Zabumbas para todos.
Vasculhando em casa encontrei um compresor Calsonic de um nissan 1,6 e seu radiador, secador e tubos... alguem tem idéia do preço do evaporador? Acho que é só isso que faltaria né?
Achei este daqui que tal
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71692216-caixa-evaporadora-universal-_JM
emtsuhako
14/07/2008, 22:29
Vasquez, um amigo comprou o sistema completo e original do ar-condicionado do Passat antigo... vi as peças e parecem que cabem como uma luva no Niva... ele pagou R$500,00 por tudo... Vale a pena pesquisar essa possibilidade.
Edson tudo bem?
O modelo que vc viu é aquele com caixa embaixo do painel ou uma "caixa cega" como dizem e se adapta aos dutos de ar...
Pois só a caixa nova custa mais de 300 latas...
Buenas!
Também estou procurando uma solução para um ar codicionado, mas nâo vou poder abrir mâo do ar quente.:discordo:
Abraços,
Jfranck:concordo:
Buenas!
Também estou procurando uma solução para um ar CONDICIONADO, mas NÃO vou poder abrir MÃO do ar quente.:discordo:
Abraços,
Assim fica melhor:oops:
shuther4x4
16/07/2008, 21:15
Buenas!
Também estou procurando uma solução para um ar codicionado, mas nâo vou poder abrir mâo do ar quente.:discordo:
Abraços,
O mais próximo que um Niva chega da naturalidade dele heim!!!!
Vapoooo!!!!! Eu ia congelar os bagos aí!!!!!
Boa sorte!!!!!!! Já até coloquei uma blusa em sua homenagem!!!!
Abraços!
emtsuhako
17/07/2008, 08:21
Vasquez, é uma caixa que vai embaixo do painel, atrás daquele console central próximo a alavanca de marchas. Pelas dimensões é possível instalar no centro do painel do Niva, no mesmo lugar onde vai o ar quente... só é preciso ver se é possível manter o sistema de ar quente.
Jfranck, realmente é um frio de gelar até os ossos... mas ainda prefiro sacrificar o ar quente, pois a maior parte do ano é quente e ainda com esse aquecimento global...
Fábio, cê não pegou frio de verdade como em São Joaquim, SC... com temperatura abaixo de zero e vento forte, os bagos literalmente somem... rsrsrs...
Aqui tem um guia sobre peças do ar condicionado
www.camper.com.br/dicas/Ar.htm
Vasquez
emtsuhako
20/07/2008, 19:54
Vendo esse esquema da Camper, gostaria de saber onde os colegas instalaram o condensador do ar-condicionado... no Passat o condensador fica em frente ao radiador, praticamente encostado nele. Creio que o compressor não seja difícil adaptar no Niva. Já a caixa evaporadora e um pouco mais complicada... se utilizar o gela-saco, além de perder o porta-objetos, a posição do mesmo chega a incomodar o carona. Creio que a solução seja uma caixa evaporadora que aproveite o espaço entre o assoalho e o sistema de ar-quente, no console central... duro é achar uma caixa evaporadora compacta e que caiba como uma luva lá... se existir, é só aproveitar as saidas originais do ar no painel.
Edson concordo, mas sabe qual o problema? Os controles de temperatura por exemplo... no evaporador universal ele já tem o controle com um termostato, regulando a intensidade já numa caixa cega vc tem que adaptar os controles de um outro carro... ai não acho que fique legal... Fora que antigamente qualquer carro de luxo só tinha essa opção...
emtsuhako
22/07/2008, 12:57
Vasquez, o controle do Passat é facilmente adaptável ao Niva... e é bem simples a peça... dá uma olhada no seguinte link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72238607-_JM
Porém, ontem meu amigo disse que o maior problema do ar-condicionado do Passat é encontrar o gás refrigerante... parece que chama-se R22 e custa bem mais caro que os gases atuais. Se não me engano, esse R22 é proibida a comercialização, conforme Protocolo de Montreal... parece que tem substituto esse gás, mas não sei qual é ou se tem no Brasil ou se é viável o preço...
Em tempo, não fica melhor instalar o gelo-saco logo abaixo do forro? Tipo num console? O bom é que o refriamento do ar dentro do Niva seria mais eficiente, já que ar quente sobe e com o evaporador numa posição mais elevada resfriaria mais eficientemente o interior...
GARCIA/SP
22/07/2008, 15:47
Vasquez, o controle do Passat é facilmente adaptável ao Niva... e é bem simples a peça... dá uma olhada no seguinte link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72238607-_JM
Porém, ontem meu amigo disse que o maior problema do ar-condicionado do Passat é encontrar o gás refrigerante... parece que chama-se R22 e custa bem mais caro que os gases atuais. Se não me engano, esse R22 é proibida a comercialização, conforme Protocolo de Montreal... parece que tem substituto esse gás, mas não sei qual é ou se tem no Brasil ou se é viável o preço...
Em tempo, não fica melhor instalar o gelo-saco logo abaixo do forro? Tipo num console? O bom é que o refriamento do ar dentro do Niva seria mais eficiente, já que ar quente sobe e com o evaporador numa posição mais elevada resfriaria mais eficientemente o interior...
Édson,
Essa idéia de instalar as saídas do ar junto ao teto, num console, parece interessante. Basta verificarmos que, segundo normas de instalação de ar condicionado em residências, o recomendado é que sejam instalados em local elevado, junto ao teto.
emtsuhako
22/07/2008, 22:11
Então, a idéia é essa mesma... mas tem que ver se é possível esconder tubulações que devem sair do gela-saco... talvez pelas colunas laterais do pára-brisa seja possível fazer isso... Outro empecilho é fazer um console decente de teto, um que não fique com cara de gambiarra... bom seria em fibra de vidro, que seja fixado nas colunas transversais do forro...
GARCIA/SP
22/07/2008, 22:44
Então, a idéia é essa mesma... mas tem que ver se é possível esconder tubulações que devem sair do gela-saco... talvez pelas colunas laterais do pára-brisa seja possível fazer isso... Outro empecilho é fazer um console decente de teto, um que não fique com cara de gambiarra... bom seria em fibra de vidro, que seja fixado nas colunas transversais do forro...
O problema de usar as colunas laterais do pára-brisa para passar as tubulações parece ser o espaço interno disponível nas mesmas.
Li em outro tópico aqui no fórum que é um perrengue passar alguma coisa por dentro delas (acho que foi no tópico da reforma do Pangaré).
Qto. ao console, tem que ser em fibra mesmo...
emtsuhako
23/07/2008, 00:07
O jeito é levar numa especializada em AC... primeira semana de Agosto estarei em férias e aproveitarei para ver isso... duro que só poderei instalar um depois que terminar a reforma de meu Supermini... esse sim é difícil achar peças originais... :evil:
GARCIA/SP
23/07/2008, 00:24
O jeito é levar numa especializada em AC... primeira semana de Agosto estarei em férias e aproveitarei para ver isso... duro que só poderei instalar um depois que terminar a reforma de meu Supermini... esse sim é difícil achar peças originais... :evil:
Vai na Euroar...Av. São Paulo, em frente à COBEL.
Agora, falando em Supermini...ops...é off-topic...ia te falar uma coisa sobre Gurgel, mas te mando por MP.
emtsuhako
23/07/2008, 08:05
Valeu Renato!
Acredito que ficaria grande demais e o barulho do motor perto da cabeça...
BACALHAU
24/07/2008, 16:16
Acredito que ficaria grande demais e o barulho do motor perto da cabeça...
Prezados, não estou entendendo a necessidade de reinventar a roda.
Neste mesmo tópico já existem receitas consagradas que funcionam muito bem.
Utilizando um compressor de carro 1.0 (ex.: Compressor DENSO mod. 10108), evaporador colocado embaixo do painel no lugar do ar-quente utilizando as saídas de ar originais (empresas de refrigeração de autos confeccionam a caixa sob medida - NÃO É GELA SACO) e demais traquitanas (condensador, filtro secador, mangueiras de gás AP e BP, pressostato, termostato, etc).
Quem tiver $$$ pode deixar o carro numa Refricenter da vida e pegar prontinho uns dois dias depois.
Quem tiver $ pode conseguir a maioria das peças em desmanches.
Simples assim. Não esqueçam que quanto mais "firulas", maiores as chances de problemas. As melhores opções, via de regra, são as mais simples.
Buenas!
Achei este site:
http://www.refrijet.com.br
Tem muita coisa.
Vou verificar se fazem um sistema sob medida para o Niva.
Abraços,
Kamaradas
No meu caso, a idéia era aproveitar um compressor, condensador e secador que já tenho por aqui...faltaria o evaporador e um outro condensador pois o que tenho é enorme...
Nesse sentido a caixa evaporadora tem como vantagem a meu ver que já tem tudo integrado junto, mais fácil pelo meu entendimento e ainda manteriamos o ar quente... de sp e indo pro sul o frio pega as vezes
Agora no caso de aproveitar a caixa do ar quente, teriamos obrigatoriamente que arrumar um painelzinho de controle do ar...(problema tbm)
a encrenca mesmo é arrumar um suporte e uma polia dupla
Vasquez
emtsuhako
25/07/2008, 08:33
Bacalhau, a intenção é manter o ar-quente, por isso a idéia da caixa evaporadora num console de teto.
Vasquez, existem umas caixas evaporadoras próprias para o teto... veja no link: http://www.refrijet.com.br/novosite/partesepecas.asp?pagina=2&id=6#
É o modelo Jet 108 e 168... acredito que devem ter isolamento acústico para reduzir o barulho do motorzinho.
emtsuhako
18/08/2008, 08:13
Vai na Euroar...Av. São Paulo, em frente à COBEL.
Agora, falando em Supermini...ops...é off-topic...ia te falar uma coisa sobre Gurgel, mas te mando por MP.
Chedid, fui lá na Euroar e o proprietário estimou algo em torno de R$4.000,00 para instalar ar-condicionado no Niva... ele disse que tem uma caixa evaporadora que pode ser instalada na parte de trás do Niva (ele fez isso numa Envemo)... o único problema é que ue terei que correr atrás de alguém que faça o suporte para o compressor.
maanunes
18/08/2008, 08:24
O problema do suporte é que tem de ser bem feito pq senão toda vez que vc for trocar o óleo e trocar o filtro, vc terá de tirar o filtro de óleo tb. Me falaram que havia na penha (RJ ) um cara que fazia para as autorizadas lada e ja tinham o molde do suporte. Vou pesquisar, talvez o Flu-flu saiba de algo.
emtsuhako
18/08/2008, 12:14
Valeu, Marcelo! Se tiver o molde desse suporte, já serão umas latinhas a menos para instalar o ar-condicionado. Em Novembro tiro férias e pesquisarei mais a fundo a instalação de AC, preferencialmente para reduzir o custo de instalação. A intenção não é reinventar a roda, mas, sim, instalar de uma forma a não perder o ar-quente (é, já fui para o Sul, mais exatamente em São Joaquim... brrrrrrrrrrrrrr). :concordo:
Valeu, Marcelo! Se tiver o molde desse suporte, já serão umas latinhas a menos para instalar o ar-condicionado. Em Novembro tiro férias e pesquisarei mais a fundo a instalação de AC, preferencialmente para reduzir o custo de instalação. A intenção não é reinventar a roda, mas, sim, instalar de uma forma a não perder o ar-quente (é, já fui para o Sul, mais exatamente em São Joaquim... brrrrrrrrrrrrrr). :concordo:
Edson, normalmente os aparelhos de ar condicionado automotivo têm a opção de ar quente, portanto você poderá elminar o sistema original do Niva.
GARCIA/SP
18/08/2008, 14:36
Chedid, fui lá na Euroar e o proprietário estimou algo em torno de R$4.000,00 para instalar ar-condicionado no Niva... ele disse que tem uma caixa evaporadora que pode ser instalada na parte de trás do Niva (ele fez isso numa Envemo)... o único problema é que ue terei que correr atrás de alguém que faça o suporte para o compressor.
Édson...R$4.000,00??:shock:...pode parar :stop:...rsss
Se for isso tudo, vou deixar do jeito que está...
emtsuhako
18/08/2008, 20:31
Renato, realmente barato não é, mas se for uma adaptação bem feita, valerá cada latinha gasta.
Gil, não tô te reconhecendo?!?!?! Achei que vc fosse adaptado da originalidade do Niva, um xiita como eu... rsrsrs... :mrgreen:
shuther4x4
18/08/2008, 23:30
Não sei em comparação a preço se é melhor ou não que essa empresa citada de sorocaba, mas em conhecimento técnico e honestidade........
Nessa empresa citada eu levei um omega pra fazer um orçamento e os caras simplesmente foram colocando no orçamento um monte de peças que tinha de trocar para adaptar o gás do omega ao gas moderno (se não me engano do r12 para r134a). Ficou uma mixaria (800,00). Inclusive não detectaram nenhum vazamento. Na ambiente frio eles constataram que essas peças já tinham sido trocadas para o gas moderno e o único problema era um minúsculo vazamento na caixa evaporadora (não constatado na outra oficina). Se fosse fazer esse serviço todo ficaria em 480,00 (com a troca da peça). Como só dei a carga de gás ficou em 120,00. Isso já tem mais de 6 meses. Mas sei que está fraco e que vou ter de trocar a peça mais pra frente. Então galera, pelo menos pesquisem e conheçam o serviço antes.
A ambiente frio fica na Nogeira Padilha 1505. Mas atenção, no meu caso eu gostei, o mesmo pode não valer pra vocês ok!
Abraços.
GARCIA/SP
18/08/2008, 23:51
Não sei em comparação a preço se é melhor ou não que essa empresa citada de sorocaba, mas em conhecimento técnico e honestidade........
Nessa empresa citada eu levei um omega pra fazer um orçamento e os caras simplesmente foram colocando no orçamento um monte de peças que tinha de trocar para adaptar o gás do omega ao gas moderno (se não me engano do r12 para r134a). Ficou uma mixaria (800,00). Inclusive não detectaram nenhum vazamento. Na ambiente frio eles constataram que essas peças já tinham sido trocadas para o gas moderno e o único problema era um minúsculo vazamento na caixa evaporadora (não constatado na outra oficina). Se fosse fazer esse serviço todo ficaria em 480,00 (com a troca da peça). Como só dei a carga de gás ficou em 120,00. Isso já tem mais de 6 meses. Mas sei que está fraco e que vou ter de trocar a peça mais pra frente. Então galera, pelo menos pesquisem e conheçam o serviço antes.
A ambiente frio fica na Nogeira Padilha 1505. Mas atenção, no meu caso eu gostei, o mesmo pode não valer pra vocês ok!
Abraços.
Boa, Fabião!:concordo:
O importante é termos opções, sempre. Pesquisar as melhores condições, aliadas à melhor prestação de serviço.
Valeu!!
emtsuhako
19/08/2008, 07:57
Duro é que em Sorocaba não tenho (boas) referências sobre as empresas de AC, mas posso dizer uma coisa... a maioria torce o nariz qdo vêem que é um Niva... acho que é preguiça em adaptar peças no Niva... De preço é em torno de 3.000, dependendo da caixa evaporadora utilizada. De qq forma, penso em ir até Sampa ver algumas empresas indicadas por colegas, mas não creio que o valor final mudará tanto.
Amigos,
Estou chegando aqui agora, mas vi que o tópico é desde 2005, afff!
Mas o Bacalhau deu todo o serviço... Ninguém seguiu a dele ou a do Rones com as peças do Opala?
Ninguém instalou é?
abs
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 02:29
tem esse sistema da webasto, mas eu não faço idéia de onde encontrar no brasil... http://www.webasto.com/products/en/3115_3434.html (http://www.webasto.com/products/en/3115_3434.html) mas tem similares nacionais como esse http://www.refrijet.com.br/novosite/kombi.asp (http://www.refrijet.com.br/novosite/kombi.asp)
esse webasto tem a vantagem de não exigir adaptações no que se refere a tubulações como o "gela-saco"... a propósito: se não todos, a grande maioria dos ônibus modernos quando equipados com ar condicionado usam modelos totalmente elétricos...
Marcelo Populina
04/07/2011, 10:07
Galera neste final de semana instalei o climatizador evaporativo (maxiclima slim) em meu niva, eu mesmo fiz todo serviço da um pouco de trabalho, mas se tiver um pouco de vontade tudo da certo.
O negocio é bem vantajoso principalmente se referindo o custo climatizador X Ar condicionado, o meu total foi de 522,00 reais custo baixíssimo se referindo a um Ar condicionado que em média sairia por 4.000,00 e que tbm meu niva não conseguiria andar com ar ligado.
No meu conceito o climatizador maxiclima é muito bom refresca bem e quem falou que não refresca nada, é pura mentira e agora tenho a experiência em prova, galera quem estiver a fim de refrescar seu carro podem instalar sem medo, comprei o aparelho na DIB acessórios da Dutra foi o melhor preço que encontrei, o aparelho é fino tem 10cm de altura dá até para colocar o bagageiro em cima dele fica até bonito.
Caso alguém queira fotos ou mais informações fico a disposição.....
Marcelo manda as fotos para gente ver como ficou o serviço
Obrigado
Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV
Campinas SP
Navegando pelo EBAY, acabei achando sem querer esse kit de ar condicionado para o Niva. Segue o link (Lada 2101-07 Aire Acondicionado (Adaptacion del Niva) | eBay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Lada-2101-07-Aire-Acondicionado-Adaptacion-del-Niva-/180711904437?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2a1344d4b5#ht_500wt_1182)). Abraços.
Sei que no começo do ano tinha várias peças do kit a venda na Argentina por U$ 700.... baratissimo . O duro é trazer pra cá pois a caixa tinha aproximadamente um metro de comprimento e uns 20Kg
Pessoal
Estou remontando meu Niva e quero colocar ar condicionado
O que recomendam ?
Obriagdo
MAMAO
gente tenho uma solução meu tio tinha um chevette que tinha A/C só procurar no mercado livre ar condicionado de fusca ou de chevette
é otimo para caros antigos.
luiz albano
05/01/2012, 21:39
Marcelo,boa noite,favor postar as fotos e o fabricante do climatizador pois tenho ineresse de instalar um no meu.
Bom pessoal
Depois de mais de um ano de luta , pesquisa , muitas conversas o meu Ar Condicionado esta pronto .
O suporte foi uma copia do original com um apequena modificação pois o tamanho do compressor é diferente .
... Andei pouco com o carro ainda , mas o motor sente o compressor .
Outra coisa estou usando um compressor de carro 1.0 por isso nao fica uma geladeira como queria mas fica confortabilissimo de andar .
Ate minha esposa gostou de andar com o Niva com Ar .
A Caixa evaporadora usada é aquelas universais , retirei toda caixa de ventilação original e coloquei neste local a caixa universal .
No lugar das antigas alavancas de comando , coloquei o Radio .
O condensador foi colocado na parte inferiror do carro , como o meu suporte de direção hidraulica é grande nao permitiu a instalação das ventoinhas do Tempra e por causa disso tivemos que colocar na parte de baixo . Esse é a unica coisa que não me agradou muito .
O resultado ficou muito bom , andei com o carro um pouco com o ar desligado e a diferença é incrivel .
Esta mais confortavel do que o Gol da minha mulher .
Quem precisar de informações e dicas pode contar comigo
Abraços
Bom pessoal
Depois de mais de um ano de luta , pesquisa , muitas conversas o meu Ar Condicionado esta pronto .
O suporte foi uma copia do original com um apequena modificação pois o tamanho do compressor é diferente .
... Andei pouco com o carro ainda , mas o motor sente o compressor .
Outra coisa estou usando um compressor de carro 1.0 por isso nao fica uma geladeira como queria mas fica confortabilissimo de andar .
Ate minha esposa gostou de andar com o Niva com Ar .
A Caixa evaporadora usada é aquelas universais , retirei toda caixa de ventilação original e coloquei neste local a caixa universal .
No lugar das antigas alavancas de comando , coloquei o Radio .
O condensador foi colocado na parte inferiror do carro , como o meu suporte de direção hidraulica é grande nao permitiu a instalação das ventoinhas do Tempra e por causa disso tivemos que colocar na parte de baixo . Esse é a unica coisa que não me agradou muito .
O resultado ficou muito bom , andei com o carro um pouco com o ar desligado e a diferença é incrivel .
Esta mais confortavel do que o Gol da minha mulher .
Quem precisar de informações e dicas pode contar comigo
Abraços
Mamao, tem como você colocar algumas fotos do interior do viatura e do motor pra gente ver como ficou?
Um abraço,
Mbolog
fsoaresi
20/01/2013, 22:29
O meu NIVA tem ar (colocado na Araucária RJ), mas to com problema na correia do alternador, sempre que ligo o ar a correia começa a gritar. Já troquei 2 que arrebentaram, troquei inclusive a polia (me obrigou analisar o alternador melhor e acho que é de Tempra), mas continua gritando quando ligo o ar. O alternador tem um calço ara a correia ficar alinhada, confirmando não ser o original.
Não sei como resolver, acabo não ligando o ar que funciona bem fora isto. Talvez alguém fera em alternador no RJ?
Tibricio
21/01/2013, 09:23
Amigão,
Talvez seu compressor esteja com problema , "muito pesado" onde a correia vai deslizar pela carga elevada de peso ao ligar o compressor.
O melhor é tentar colocar uma outra polia no motor exclusiva para o ar-condicionado. Compartilhar polia com vários itens acaba fazendo a correia gritar mesmo ou então ficar rebolando. Ainda é importante lembrar que quanto menor for a correia menor é a chance de dar problemas. Quanto ao alternador, não é o uso do calço que está fazendo a correia gritar. É a correia longa, passando pela polia do motor+alternador+compressor do ar. Ao ligar o ar (ou qualquer outro equipamento elétrico que consuma média/alta energia), é normal o alternador ficar mais pesado. Assim, com a correia longa demais, ela grita ou rebola até arrebentar ou torcer. Saudações
fsoaresi
27/01/2013, 00:22
Não é defeito do compressor, mas por ser adaptação creio que está pesado mesmo. Gostei da idéia de outra polia, só não imagino como fazer isto. ?? Já viu antes? De qualquer maneira pretendo passar numa oficina que me indicaram para alternador.
Só falei do calço, pois sei que o alinhamento é importante, mas isto está Ok.
Obrigado.