PDA

Ver Versão Completa : Compra jimny 14/15 - Duvidas tecnicas apos test drive ! Ajudem -me !! :(

Marco Vinicius
10/11/2015, 21:29
Fiz um test drive hj em um Jimny 14/15 4all 18.000 km. R$ 55.000,00. Seguem duvidas... (Nunca tive 4x4).

1- Achei a direcao dura... Eh caracteristico do carro ?

2- A folga na direcao tambem me pareceu grande... Confere com o normal ?

3- O freio tambem é duro.

4- Alguem com mais de 1.80 m tem dificuldade de pisar na embreagem ? Eu achei q fica muito proximo.

de tudo acima, o que me incomodou mais foi essa "folga" da direcao e a distancia pequena do banco p volante(essa ultima ja vi como adaptar).

se for caracteristico do tipo de carro, favor considerem que nunca tive um off road. 😉

obrigado ! Quero comprar ele. N to nem ai p radio, motor de 85 cv, interior de plastico, espaco, etc, (pelo menos agora kkkk)

DecomedRJ
11/11/2015, 08:39
Fiz um test drive hj em um Jimny 14/15 4all 18.000 km. R$ 55.000,00. Seguem duvidas... (Nunca tive 4x4).

4- Alguem com mais de 1.80 m tem dificuldade de pisar na embreagem ? Eu achei q fica muito proximo.

de tudo acima, o que me incomodou mais foi essa "folga" da direcao e a distancia pequena do banco p volante(essa ultima ja vi como adaptar).

se for caracteristico do tipo de carro, favor considerem que nunca tive um off road. 

obrigado ! Quero comprar ele. N to nem ai p radio, motor de 85 cv, interior de plastico, espaco, etc, (pelo menos agora kkkk)

Bom, peguei o meu zero, tinha um carro com direção elétrica então achei a direção mais dura. Na verdade a direção hidráulica do Jimny é mais rígida quando vc está com pouca velocidade ou manobrando é bem leve com o carro em movimento. Senti um folga, mas nada que me incomodasse muito. Você tem que ver se tem o shimmy que é a tal da vibração no volante.
O freio é borrachudo mesmo, mas você acostuma. Tenho 1,78 é pra mim o banco fica no máximo. Tenho um amigo mais alto que alongou o trilho senão incomodava demais.

scampos
11/11/2015, 10:02

se for caracteristico do tipo de carro, favor considerem que nunca tive um off road. 

Acho que não tem nada de errado com o carro não. A direção é um pouco dura mesmo, mas nada que atrapalhe no dia a dia. A folga aparece no meu também, mas principalmente quando as rodas estão muito viradas, como por exemplo, quando vai manobrar o carro. Mas voltou a linha reta o carro não apresenta folga significativa. O freio é "borrachudo" como foi colocado mesmo.

Mas isto não é defeito do carro, normalmente. O carro roda perfeito, e para mim, que entendo pouco, parecem compromissos razoáveis para ter um carro forte e robusto como poucos outros.

Ah sim, quanto ao espaço no banco, não posso ajudar, tenho 1,68m :-)

Outra coisa, o preço parece bom também.

503!
11/11/2015, 10:48

se for caracteristico do tipo de carro, favor considerem que nunca tive um off road. 😉

A direção é um pouco mais firme que carros normais, sobretudo se comparada com elétrica. A folga é característica do sistema de esferas recirculantes (ao invés de pinhão e cremalheira), e é acentuada com o volante todo esterçado.

Freio "duro" é relativo, depende da comparação, mas o adjetivo de "borrachudo" me parece bem preciso... hehe

Tenho 1,71m e uso o banco já se aproximando das últimas regulagens. Há aqui mesmo no fórum um esquema para alongar o curso dos trilhos, mudando só a chapa de fixação do banco, coisa fácil. Na verdade acho que necessário mesmo não chega a ser (acostuma), mas dá pra mudar.

scampos
11/11/2015, 12:03
A direção é um pouco mais firme que carros normais, sobretudo se comparada com elétrica. A folga é característica do sistema de esferas recirculantes (ao invés de pinhão e cremalheira), e é acentuada com o volante todo esterçado.

Viram que chique ? Conversar com quem entende é outra coisa... Vou te contar uma coisa, se eu tivesse lido isto antes tinha comprado o carro somente pelas esferas recirculantes... :-)

Obrigado Felipe pela explicação, e desculpas pela brincadeira.

guimajc
11/11/2015, 12:09
Tenho 1,90 m e uso o banco no limite. Não sinto necessidade de alongar o trilho. O que me incomoda um pouco são os comandos de vidro elétrico, que ficam na altura do joelho esquerdo. Tem um forista de CTBa que mudou a posição. Penso em fazer o mesmo. No mais é show de bola.

Marco Vinicius
11/11/2015, 19:00
Tenho 1,90 m e uso o banco no limite. Não sinto necessidade de alongar o trilho. O que me incomoda um pouco são os comandos de vidro elétrico, que ficam na altura do joelho esquerdo. Tem um forista de CTBa que mudou a posição. Penso em fazer o mesmo. No mais é show de bola.

Po legal !!! To só aguardando um retorno sobre o ultimo valor pelo meu carro mas o vendedor já meio que confirmou. Acho q vou conseguir levar p casa o Jimny !! Eu liguei o 4x4 no test drive e acelerei n terra... O carro eh muito diferente de tudo q tive msm... Rs... a traseira já deu uma sambada...
Outra coisa... Fui a 70km/h e não senti o volante tremer n... 😉

Marco Vinicius
11/11/2015, 20:32
Viram que chique ? Conversar com quem entende é outra coisa... Vou te contar uma coisa, se eu tivesse lido isto antes tinha comprado o carro somente pelas esferas recirculantes... :-)

Obrigado Felipe pela explicação, e desculpas pela brincadeira.

Rapaz eu n sabia nem o q era esterçado quanto mais esferas recirculantes...
😂

Ogg
17/11/2015, 09:13
Confirme se o Jimny que você quer comprar tem mesmo direção hidráulica. Por incrível que pareça já vi um 4All aqui no Recife que não tinha direção hidráulica e o meu mecânico teve a maior dificuldade para adaptar uma no mesmo.

Nuca tinha visto isso, 4All sem direção hidráulica, pensei que só o 4Work não tinha.

503!
17/11/2015, 10:57
Confirme se o Jimny que você quer comprar tem mesmo direção hidráulica. Por incrível que pareça já vi um 4All aqui no Recife que não tinha direção hidráulica e o meu mecânico teve a maior dificuldade para adaptar uma no mesmo.

Nuca tinha visto isso, 4All sem direção hidráulica, pensei que só o 4Work não tinha.

Amigo, tudo bem? Não existe Jimny 4All sem direção hidráulica.

Todas as versões do 4All e equivalentes (como os do ano 2008 até 2012, japoneses, que primeiro saíram sem nomenclatura em específico, depois passaram a se chamar Jimny 4Street) são completas de fábrica, com ar, direção, travas, vidros e retrovisores elétricos.

Você viu um Jimny S, versão mais básica do Jimny cujos opcionais envolvem retrovisores elétricos e ar-condicionado.

Em regra, o Jimny S vem sem direção hidráulica, sem ar-condicionado, sem retrovisores elétricos, sem o rack de teto e com rodas de ferro ao invés das rodas de liga-leve... Às vezes até sem farois de neblina. Geralmente são vendidos para empresas. São raros e acredito que nem são mais oferecidos hoje em dia. O preço não era tão mais baixo assim e a revenda é difícil, eu não compraria.

É comum instalarem rack após a compra (paralelo, ainda não vi instalarem o original), colocarem rodas de liga por fora e retirarem o adesivo do "S", deixando igual ao 4All. Acredito que o carro que você viu passou por isso, muito provavelmente o dono apenas trocou os adesivos.

Importante saber que o documento do carro NÃO informa qual é a versão do Jimny, mas somente "I/Suzuki Jimny". Na hora da compra é preciso ficar atento, principalmente lidando com lojista, para não comprar gato por lebre.

GRU_SP
17/11/2015, 12:40

Todas as versões do 4All e equivalentes (como os do ano 2008 até 2012, japoneses, que primeiro saíram sem nomenclatura em específico, depois passaram a se chamar Jimny 4Street) são completas de fábrica, com ar, direção, travas, vidros e retrovisores elétricos.

Você viu um Jimny S, versão mais básica do Jimny cujos opcionais envolvem retrovisores elétricos e ar-condicionado.

Em regra, o Jimny S vem sem direção hidráulica, sem ar-condicionado, sem retrovisores elétricos, sem o rack de teto e com rodas de ferro ao invés das rodas de liga-leve... Às vezes até sem farois de neblina. Geralmente são vendidos para empresas. São raros e acredito que nem são mais oferecidos hoje em dia. O preço não era tão mais baixo assim e a revenda é difícil, eu não compraria.

É comum instalarem rack após a compra (paralelo, ainda não vi instalarem o original), colocarem rodas de liga por fora e retirarem o adesivo do "S", deixando igual ao 4All. Acredito que o carro que você viu passou por isso, muito provavelmente o dono apenas trocou os adesivos.

Importante saber que o documento do carro NÃO informa qual é a versão do Jimny, mas somente "I/Suzuki Jimny". Na hora da compra é preciso ficar atento, principalmente lidando com lojista, para não comprar gato por lebre.

Pelo que andei vendo, trocar o adesivo é bem comum. Vi um Jimny 2011, prata, com as polainas e paralamas pintados na cor e um adesivo "Jimny 4All" dos novos nas portas. Fui na CSS da Suzuki e comentei com o vendedor, ele me informou que não existe 4all antes de 2013. Enfim, fiquei sem saber qual era a versão verdadeira dele hehe.

ESTEBAN
18/11/2015, 12:35
Existe sim , 2012, está nos folhetos que distribuíam e nas ruas . Sem adesivo

jorgeffn
18/11/2015, 12:45
Existe sim , 2012, está nos folhetos que distribuíam e nas ruas . Sem adesivo

Se estiver falando sobre a mensagem do Filipe, é o Jimny S, não o 4all, como ele já explicou. Tem um a venda aqui em BH http://www.seminovosbh.com.br/comprar/suzuki/jimny-/2011-2012/1390380

abs!

wagner4wd
18/11/2015, 13:23
Pelo que andei vendo, trocar o adesivo é bem comum. Vi um Jimny 2011, prata, com as polainas e paralamas pintados na cor e um adesivo "Jimny 4All" dos novos nas portas. Fui na CSS da Suzuki e comentei com o vendedor, ele me informou que não existe 4all antes de 2013. Enfim, fiquei sem saber qual era a versão verdadeira dele hehe.

estranho isso pq em 2011/12 eram vendidos o modelo 4all ( parachoques pintados ) e 4street parachoques originais..se fizer uma busca na webmotors por ex..vai ver que existem esses 2 modelos nesse ano...

GRU_SP
18/11/2015, 13:45
estranho isso pq em 2011/12 eram vendidos o modelo 4all ( parachoques pintados ) e 4street parachoques originais..se fizer uma busca na webmotors por ex..vai ver que existem esses 2 modelos nesse ano...

Então eu não vi o DOC do 2011, mas no caso dele acho que foi alterado mesmo, pois o adesivo tinha a grafia igual a do 0km que vi na CSS. Sobre o vendedor ter errado não é muita novidade hehe

Aproveitando esse tópico, fiz um test drive ontem no 4all. Caramba senhores, que delícia. Parece a "tardis" do Doctor Who, minusculo por fora, mas dirigindo me senti em uma caminhonete, com aquele frente "enorme" (visto de dentro parece grande). Estranhei bastante a alavanca de câmbio visto que nunca tive um 4x4 e mais próximo disso que já dirigi foi uma Blazer, acho que devo demorar um pouco para me acostumar 100% com o curso longo da alavanca e o engate leve. A suspensão me surpreendeu, esperava uma carrocinha dura, que nada, bem macio até, não muito diferente do meu carro atual (um fox, ele é bem duro também). A força do motor me pareceu agradável (andando por volta de 60km com uma subida leve), não parece lá muito forte, mas também não tenho referência disso, pois ando de 1.nada. Voltando no espaço interno, tenho 187 e peso 122 Kg, apesar de apertado ele é extremamente ergonômico, só a altura da embreagem me atrapalhou um pouco.

Enfim, por causa do fórum, vídeos, FOTOS, rolou uma paixão platônica pelo Jimny, agora com o TD (e por ter brotado um porrilhão deles perto de mim... toda hora vejo um na rua, incrível) virou um desejo de tornar isso real hehehe, meu querido Fox vai rodar. Achei muito interessante o 4all 0km, mas sei lá, pelo meu orçamento prefiro pegar um 4Sport 13 modelo 14 e fazer upgrades(falei com o pessoal da Reiko, garantem 10 cv e 2 kg de torque, ai troco o filtro e depois no futuro o escape, vai ficar uma delícia), pneuzão para lama e que venham as trilhas!

scampos
18/11/2015, 14:21
Aproveitando esse tópico, fiz um test drive ontem no 4all. Caramba senhores, que delícia. Parece a "tardis" do Doctor Who, minusculo por fora, mas dirigindo me senti em uma caminhonete, com aquele frente "enorme" (visto de dentro parece grande).
Que legal, eu tive a mesma impressão, achei grande por dentro e pequena por fora. Quando mencionei a Tardis, contudo, minha esposa discordou, achou pequeno por dentro e por fora...

GRU_SP
18/11/2015, 18:57
Que legal, eu tive a mesma impressão, achei grande por dentro e pequena por fora. Quando mencionei a Tardis, contudo, minha esposa discordou, achou pequeno por dentro e por fora...

É pequeno por dentro também(apesar de quando visto por fora, parece ser menor do que realmente é), mas dirigindo parece enorme, a visão do capo e a altura me lembra muito as caminhonetes que já andei.

Marco Vinicius
18/11/2015, 20:52
Então eu não vi o DOC do 2011, mas no caso dele acho que foi alterado mesmo, pois o adesivo tinha a grafia igual a do 0km que vi na CSS. Sobre o vendedor ter errado não é muita novidade hehe

Aproveitando esse tópico, fiz um test drive ontem no 4all. Caramba senhores, que delícia. Parece a "tardis" do Doctor Who, minusculo por fora, mas dirigindo me senti em uma caminhonete, com aquele frente "enorme" (visto de dentro parece grande). Estranhei bastante a alavanca de câmbio visto que nunca tive um 4x4 e mais próximo disso que já dirigi foi uma Blazer, acho que devo demorar um pouco para me acostumar 100% com o curso longo da alavanca e o engate leve. A suspensão me surpreendeu, esperava uma carrocinha dura, que nada, bem macio até, não muito diferente do meu carro atual (um fox, ele é bem duro também). A força do motor me pareceu agradável (andando por volta de 60km com uma subida leve), não parece lá muito forte, mas também não tenho referência disso, pois ando de 1.nada. Voltando no espaço interno, tenho 187 e peso 122 Kg, apesar de apertado ele é extremamente ergonômico, só a altura da embreagem me atrapalhou um pouco.

Enfim, por causa do fórum, vídeos, FOTOS, rolou uma paixão platônica pelo Jimny, agora com o TD (e por ter brotado um porrilhão deles perto de mim... toda hora vejo um na rua, incrível) virou um desejo de tornar isso real hehehe, meu querido Fox vai rodar. Achei muito interessante o 4all 0km, mas sei lá, pelo meu orçamento prefiro pegar um 4Sport 13 modelo 14 e fazer upgrades(falei com o pessoal da Reiko, garantem 10 cv e 2 kg de torque, ai troco o filtro e depois no futuro o escape, vai ficar uma delícia), pneuzão para lama e que venham as trilhas!

Eu tb !!! Nem queria trocar de carro mas ter um 4x4 semi novo, economico, por preço justo, robusto, me fez trocar. A possibilidade de diversão nas viagens compensa qualquer ponto negativo que sabemos que o carro tem.

Ogg
18/11/2015, 22:26

Vc vai me desculpar mas era um 4All sem direcao hidraulica mesmo. Estava escrito na porta 4All e a dona tinha comprado novo na concessionária há algum tempo e nao estava conseguindo manobrar direito com ele.

Eu tambem nao entendi nada. Tinha Ar condicionado, som, rack, neblina, etc... Tudo do 4All, menos a direcao hidraulica.

Eu ate sugeri ao mecanico q a dona poderia processar a Suzuki e/ou a concessionaria.

Meu mecanico aqui no Recife, que ja trabalhou na Suzuki ate 2003 e entende muito de Suzukis, depois q ela foi embora do Brasil, abriu uma oficina especializada em Suzuki, estava pasmo tambem.

Me pareceu q por algum motivo, talvez problemas momentaneos com o fornecedor, a fabrica soltou alguns 4All sem direcao hidraulica.

Nao me pareceu coisa da Concessionaria nao e o carro estava todo original e tinha sido comprado zero.

jorgeffn
18/11/2015, 22:44
Vc vai me desculpar mas era um 4All sem direcao hidraulica mesmo. Estava escrito na porta 4All e a dona tinha comprado novo na concessionária há algum tempo e nao estava conseguindo manobrar direito com ele.

Eu tambem nao entendi nada. Tinha Ar condicionado, som, etc... Tudo do 4All, menos a direcao hidraulica.

Osman, reforço o que o Filipe disse, deve ser o modelo "S", a Suzuki produziu por pouco tempo esse modelo. O adesivo dá para colocar sem problema, em uma mensagem anterior até mandei um desse modelo a venda aqui em BH. Desde que o Jimny começou a ser vendido aqui, esse foi o único modelo sem Direção... Agora, das duas uma, ou a dona foi enganada na venda ( se for CSS autorizada aí o buraco é mais embaixo, eles podem ter agido com muita má fé no sentido de enganar o cliente ) e mais remota a chance, de ser um carro de algum teste da Suzuki. Agora essa nomeclaturas da Suzuki podem confundir também, logo antes de começar a ser produzido aqui, tiveram uns "4Street" e "4all", além dos "HR", não sei bem o ano correto dessas nomeclaturas..... Em uma pesquisa rápida na Tabela Fipe dá para ver alguns modelos, entre eles o "4S", e o Wide\4All que deve designar vários Jimnys dependendo do ano, já que lá por exemplo não tem o HR, mas tem o 4Street, o 4Sport\4work e o 4Sun....

outra coisa é que o carro pode estar com problemas no sistema da DH, por isso a dificuldade de manobrar... hehehehe

abs!