Ver Versão Completa : Não vamos trocar o Fórum pelo Whatsapp !!!
Amigos,
há bastante tempo venho notando que muitos usuários simplesmente desapareceram do fórum porque entraram para grupos de whatsapp. Confesso que participo de uns três grupos relacionados a 4x4 no whatsapp, a partir de convites aqui do fórum.
A tecnologia é bastante legal, rápida e ágil. Mas o fórum é uma verdadeira biblioteca técnica construída ao longo de anos. No whatsapp as informações vêm rápido mas vão rápido também. Quem aqui nunca recorreu numa madrugada ou feriado a este ou a outro fórum em busca de solução e terminou solucionando o problema?
Acho que usar apenas o whastapp é sermos muito egoístas. Muita gente não tem o software, não sabe usar, não pode ter, enfim. Fico triste em ver uma base de dados tão rica quanto a deste Fórum que sempre nos acolheu bem começar a ficar defasada porque grupos são migrados para o whastapp.
Quem olhar meu perfil, vai ver que participo de fóruns de diversos veículos sem jamais ter possuído um exemplar daquele. Seja na curiosidade, seja no intuito de auxiliar o colega offroader, sempre houve este compartilhamento de informações entre donos de diversos veículos.
Isto não acontece no whastapp também, haja vista que em regra os grupos são bastante específicos.
Deixo aqui apenas um apelo a não abandonarmos esta rica fonte de dados e ferramenta que sempre nos auxiliou e auxília quando precisamos. É bastante legal olhar para o passado e ver as mensagens que ficaram aqui registradas - e isto também não ocorre no whastapp.
Não estou condenando a nova tecnologia, apenas querendo manter o espírito de irmandade que sempre reinou neste fórum acerca de 4x4 e assuntos correlatos.
Um abraço a todos!
antonio umino
10/11/2015, 16:09
Já que você abriu o tópico. sobre..
Acho que deveria excluir os tópicos sobre o Wats-zap.... todos sem exceção. pois a partir da postagem ou do anexo, acabam por migar para o zap.... acho uma solução... mas não sei a opinião dos administradores do fórum
É minha opinião.... ..
Dioclecio
10/11/2015, 17:21
Na minha humilde opinião os grupos de whatsApp podem e devem conviver com o forum. Não vejo necessidade de exclusão. Quando os assuntos são relevantes basta a gente postar no forum (para todos inclusive novos integrantes ou aqueles que não estão nos grupos e futuras pesquisas) e postar no whatsapp para o grupo específico também
DougBRSP
10/11/2015, 18:43
Voltei a frequentar o forum recentemente e notei o quanto ele perdeu espaço para a página no facebook, é impressionante como quanto mais rápida a ferramenta mais rasas ficam as discussões, esse forum é phoda e já me ajudou muito é praticamente uma enciclopédia do 4x4 nacional, deixá-lo morrer em troca de uma tecnologia mais rápida é sacanagem, pode ser mais rápida mas que tenha o mesmo conteúdo. abs.
Junior84
10/11/2015, 18:54
passando pra deixar o meu apoio e opinião.
Realmente o Whatzap não ajuda muito na acumulação de conecimentos
Walter da Camper
10/11/2015, 19:16
... é impressionante como quanto mais rápida a ferramenta mais rasas ficam as discussões,...
Concordo plenamente.
Quando comecei a alertar sobre isso há um ano atrás me chamaram de retrógrado e avesso às novas tecnologias.
JRoberto
10/11/2015, 20:04
Não me adaptei muito bem com o uso de grupos no WhatsApp, nada com relação aos membros, mas fica uma coisa tumultuada, você abre e tem mais de 1000 mensagens em cada grupo, impossível acompanhar além de travar o celular e daí tem que se apagar tudo sem ler para poder pegar uma mensagem mais urgente. Mas como ferramenta para uma comunicação pessoal e rápida é imbatível.
Acho que o Fórum perde e muito com o WhatsApp. Eu gostaria muito de saber o que os administradores pensam da relação, Fórum x WhatsApp.
na minha opinião não foi o whats app nem o facebook que contribuiriam para a diminuição dos frequentadores do forum, mas sim alguns moderadores que afugentaram usuários antigos, não vou citar nomes, mas muita gente que era antigo do forum simplesmente eram bloqueados por motivos banais.. Enfim a qualidade das discursoes caiu absurdamente, muita gambiarra e principalmente muitíssimos tópicos repetidos..
Múcio Luiz
10/11/2015, 23:30
Participo deste fórum há apenas dois anos (pouco tempo), mas percebi que realmente o movimento diminuiu. O Whatsapp é útil sim, se bem usado. Mas abandonar o fórum e ficar postando apenas no Whatsapp de fato é egoísmo. Aqui aprende-se muito não somente sobre a viatura que se tem, mas sobre outras que eventualmente se possa ter. Eu, por exemplo, nunca tive Band, mas já participei de alguns tópicos da Bandeirante no intuito de aprender, pois um dia, se Deus quiser, quero ter a minha.
E outra: um novato que quer entrar no mundo 4x4 não estará em nenhum grupo de Whatsapp. Ele buscará informações para a compra da sua nova viatura aqui no fórum. Foi o que aconteceu comigo há dois anos atrás.
Miranda_MG
11/11/2015, 06:11
Pessoal,
Meu sentimento é muito similar ao de vocês: uma pena que muito do que é discutido nos grupos e que poderia ser "salvo" em um post para consultas de outros e até mesmo para ser lembrado pelos próprios que discutiram acabe se perdendo.
Mas também não acho que a exclusão de tópicos relacionados ao tema seja solução.
O que acho que deveria ser feito é o registro, por alguns usuários do fórum, daquilo que é mais importante nas discussões dos grupos do WA. Que seja através de resumos da discussão (facilitada pela ferramenta do próprio WA "enviar essa conversa por e-mail") ou até mesmo prints de tela (com o cuidado de não expor, sem consentimento, opiniões/nomes/números dos envolvidos).
Os grupos de WA têm uma vantagem: muitos proprietários presentes neles não são participantes do fórum. E nem têm interesse em ser, infelizmente. Logo, os dois universos deveriam era coexistir e não serem rivais.
Abraço,
Miranda
titanium
11/11/2015, 07:11
Concordo com o a proposta do tópico: não à troca do Forum pelo zap ou pelo facebook.
Ambos registram precariamente as informações e não é preciso falar em busca (horrível!)
na minha opinião não foi o whats app nem o facebook que contribuiriam para a diminuição dos frequentadores do forum, mas sim alguns moderadores que afugentaram usuários antigos, não vou citar nomes, mas muita gente que era antigo do forum simplesmente eram bloqueados por motivos banais.. Enfim a qualidade das discursoes caiu absurdamente, muita gambiarra e principalmente muitíssimos tópicos repetidos..
Dudu, COM CERTEZA ABSOLUTA muitos usuários foram "fugidos" do 4x4brasil e se negam a voltar justamente pelo péssimo "acolhimento" da equipe de administração, que em muitos casos moderou com objetividade, mas em outros, como você falou, por motivos banais.
Voltei a frequentar o forum recentemente e notei o quanto ele perdeu espaço para a página no facebook, é impressionante como quanto mais rápida a ferramenta mais rasas ficam as discussões, esse forum é phoda e já me ajudou muito é praticamente uma enciclopédia do 4x4 nacional, deixá-lo morrer em troca de uma tecnologia mais rápida é sacanagem, pode ser mais rápida mas que tenha o mesmo conteúdo. abs.
Bacana Douglas! Show de bola!
E como está a Kaiser??? Calçou finalmente os pneuzão?? rsrsrs
...
Eu mesmo participo de Vários grupos de whatsapp.. mas não deixo de frequentar o 4x4brasil!
E sempre sugiro aos colegas registrarem seus conhecimentos em tópicos aqui no fórum... MESMO que seja em um tópico duplicado! Pois é melhor ter tópicos duplicados do que nem tópico ter registrando os conhecimentos.
Outro ponto é que o sistema de pesquisa daqui do fórum é terrível! isso dificulta MUITO os novos usuários encontrarem discussões anteriores.
E não sou a favor de tópicos únicos tão grandes não...
EX: as vezes se abre um tópico para falar de uma LAND CRUISER PRADO e PRONTO! Só tem aquele tópico! e isso dificulta ainda mais a leitura.
A dica que dou é usar o Google para fazer pesquisas... mas seria possível o próprio 4x4brasil direcionar o resultado da busca interna do fórum para a engine do google. Isso facilitaria muito a vida dos usuários..
Mas é isso.. digamos não às informações jogadas fora pelo facebook e zap! Vamos registrar tudo aqui e continuar mantendo essa Enorme Base de Conhecimento!
Abraços a todos
titanium
11/11/2015, 07:13
Amigos,
há bastante tempo venho notando que muitos usuários simplesmente desapareceram do fórum porque entraram para grupos de whatsapp. Confesso que participo de uns três grupos relacionados a 4x4 no whatsapp, a partir de convites aqui do fórum.
A tecnologia é bastante legal, rápida e ágil. Mas o fórum é uma verdadeira biblioteca técnica construída ao longo de anos. No whatsapp as informações vêm rápido mas vão rápido também. Quem aqui nunca recorreu numa madrugada ou feriado a este ou a outro fórum em busca de solução e terminou solucionando o problema?
Acho que usar apenas o whastapp é sermos muito egoístas. Muita gente não tem o software, não sabe usar, não pode ter, enfim. Fico triste em ver uma base de dados tão rica quanto a deste Fórum que sempre nos acolheu bem começar a ficar defasada porque grupos são migrados para o whastapp.
Quem olhar meu perfil, vai ver que participo de fóruns de diversos veículos sem jamais ter possuído um exemplar daquele. Seja na curiosidade, seja no intuito de auxiliar o colega offroader, sempre houve este compartilhamento de informações entre donos de diversos veículos.
Isto não acontece no whastapp também, haja vista que em regra os grupos são bastante específicos.
Deixo aqui apenas um apelo a não abandonarmos esta rica fonte de dados e ferramenta que sempre nos auxiliou e auxília quando precisamos. É bastante legal olhar para o passado e ver as mensagens que ficaram aqui registradas - e isto também não ocorre no whastapp.
Não estou condenando a nova tecnologia, apenas querendo manter o espírito de irmandade que sempre reinou neste fórum acerca de 4x4 e assuntos correlatos.
Um abraço a todos!
Parabéns pelo tópico, Rafa!
Concordo plenamente e é sempre minha recomendação!
Mas complementando a resposta anterior, o zap e o facebook tem uma grande vantagem: é imediato! para trocar "ideias gerais" e para pedir ajuda numa emergencia, são boas ferramentas! Mas o fórum é ideal para manter o conhecimento registrado e, assim, poder ajudar os futuros jipeiros!
Abraços!
Totalmente de acordo. O WhatsApp é uma ferramenta sensacional, mas jamais substitui um fórum. Devem ser usados de maneira complementar, e não em substituição.
Infelizmente não é "privilégio" do 4x4 Brasil, sou Adm de outro fórum e lá sentimos os mesmos sintomas.
Pessoal,
Meu sentimento é muito similar ao de vocês: uma pena que muito do que é discutido nos grupos e que poderia ser "salvo" em um post para consultas de outros e até mesmo para ser lembrado pelos próprios que discutiram acabe se perdendo.
Mas também não acho que a exclusão de tópicos relacionados ao tema seja solução.
O que acho que deveria ser feito é o registro, por alguns usuários do fórum, daquilo que é mais importante nas discussões dos grupos do WA. Que seja através de resumos da discussão (facilitada pela ferramenta do próprio WA "enviar essa conversa por e-mail") ou até mesmo prints de tela (com o cuidado de não expor, sem consentimento, opiniões/nomes/números dos envolvidos).
Os grupos de WA têm uma vantagem: muitos proprietários presentes neles não são participantes do fórum. E nem têm interesse em ser, infelizmente. Logo, os dois universos deveriam era coexistir e não serem rivais.
Abraço,
Miranda
Boa, Miranda!!!! ... Concordo.
Abs.
... O WhatsApp é uma ferramenta sensacional, mas jamais substitui um fórum. Devem ser usados de maneira complementar, e não em substituição ...
Muito bem!!! ... é isso aí!!!!
Abs.
Willian Del Piero Rocha
11/11/2015, 11:49
Participo de grupos de Whatsaap ,gosto da rapidez ,das conversas informais ,etc. Mas eu pelo menos não abandono o forum ,aqui vc debate sobre um assunto direto ,sem desvios(as vezes alguém atravessa,mas faz parte,kkk) ,sem contar que está tudo arquivado ,mesmo que a busca seja um lixo ,tem que ir atraves do google .Eu posso dizer que sou fã do forum ,mas conheço sim ,muitos jipeiros ,e caras bons,que não frequentam o forum e dizem não querer ,apesar de já ter acessado para ver como era. A maioria diz não ter paciencia para ficar em frente ao computador ,e pelo smart nem todos dominam ou gostam ,ou os planos não permitem. Mas frequentam grupos de Whatsaap de jipeiros ,mais para conversas sobre passeios ,trilhas ,ou pedir alguma coisa kkkk.
Como disse ,,,,, Eu não saio daqui e não abandono ,tudo o que sei sobre jeep,aprendi aqui e continuo aprendendo.
Waldir Carlos
11/11/2015, 21:07
Respeitosamente, essa é a minha opinião:
Aqui no fórum, aprendi coisas valiosas. Ao longo dos anos, além das "questões técnicas", a gente aglutina valores [conhecimento] relevantes. Aqui, refiro-me à possibilidade de construirmos sólidas amizades. Sou testemunha disso. Tenho valiosos amigos, "forjados" aqui.
Com relação à perda de "qualidade" [e, também quantidade] do fórum:
As novas tecnologias [WhatsApp e "o tal" de F&B], entendo que "levam alguns" usuários, mas o PRINCIPAL motivo [da perda de conteúdo e do "sumiço" de gente, reconhecidamente detentora de um vasto conhecimento, é outro: o fórum perdeu a "atenção" de parte considerável dos Administradores!
Some-se a isso, com todo respeito, é claro, o surgimento de gente má intencionada, que tem uma participação motivada por interesses pessoais e buscam denegrir pessoas e exercem uma postura antissocial e desrespeitosa. É fácil constatar isso. [Não queria citar, nem tampouco entrar no mérito, mas lá na área de picapes, está acontecendo algo lastimável.
Um respeitoso abraço.
Waldir.
Imperador!
11/11/2015, 21:30
Totalmente de acordo. O WhatsApp é uma ferramenta sensacional, mas jamais substitui um fórum. Devem ser usados de maneira complementar, e não em substituição.
Respeitosamente, essa é a minha opinião:
Aqui no fórum, aprendi coisas valiosas. Ao longo dos anos, além das "questões técnicas", a gente aglutina valores [conhecimento] relevantes. Aqui, refiro-me à possibilidade de construirmos sólidas amizades. Sou testemunha disso. Tenho valiosos amigos, "forjados" aqui.
Com relação à perda de "qualidade" [e, também quantidade] do fórum:
As novas tecnologias [WhatsApp e "o tal" de F&B], entendo que "levam alguns" usuários, mas o PRINCIPAL motivo [da perda de conteúdo e do "sumiço" de gente, reconhecidamente detentora de um vasto conhecimento, é outro: o fórum perdeu a "atenção" de parte considerável dos Administradores!
Some-se a isso, com todo respeito, é claro, o surgimento de gente má intencionada, que tem uma participação motivada por interesses pessoais e buscam denegrir pessoas e exercem uma postura antissocial e desrespeitosa. É fácil constatar isso. [Não queria citar, nem tampouco entrar no mérito, mas lá na área de picapes, está acontecendo algo lastimável.
Um respeitoso abraço.
Waldir.
Concordo com todos os colegas acima e vou fazer as minhas considerações:
O fórum é essencial para a acumulação de conteúdo e pesquisa, coisa que o WhastApp não permite. Na minha modesta visão, o fórum e os grupos são complementares, mas em espaços separados: o fórum muito mais direcionado à discussões sobre problemas, soluções e opiniões das máquinas e os grupos como veículos extra (que não existe no fórum) de chat, onde pessoas acabam se tornando amigos.
A moderação realmente anda deixando a desejar, especialmente (vou direcionar logo) no tópico da Amarok. São palavras de baixo calão, ofensas pessoais, instigação à violência contra a mulher, coisas que além de tirar a credibilidade do fórum (durante conquistada depois de tantos anos de EXCELENTES CONTRIBUIÇÕES dos foristas), podem deixar os responsáveis pelas postagens e pelo fórum sujeitos a investigação criminal.
Para concluir e sem me alongar, sinto falta de vários foristas que tinham bastante conhecimento que não mais andam por aqui. Sem ser injusto com os demais, cito o SAPO-BOMBA e o Walter L L Casitta que já contribuiram demais aqui. Não sei se saíram pela perda da qualidade do fórum, pela equipe de moderação ou por desinteresse, mas se não for uma das duas primeiras opções, é sinal claro de que o fórum precisa se organizar melhor.
Continuemos a discussão, assinei o tópico!
Imperador!
11/11/2015, 21:33
O 4x4Brasil.com.br hoje é referência em veículos 4x4, mecânica diesel e adaptações. Qualquer pesquisa simples que se faz no Google por "Ranger" "4x4", "Picape Diesel" etc, certamente mostra esse site com um dos primeiros resultados.
Vamos organizar essa budega, galera!
DougBRSP
12/11/2015, 00:16
Bacana Douglas! Show de bola!
E como está a Kaiser??? Calçou finalmente os pneuzão?? rsrsrs
...
Opa, antes tarde do que nunca, está devidamente calçada. rs:
516260
Fernando Caçador
12/11/2015, 01:23
Senhores, venho acompanhando esse tópico desde sua criação, e fico feliz em ler os posts de vocês.
O 4x4Brasil é referência em conteúdo off-road na lingua portuguesa, e toda essa grandeza se vem pela utilização diária dos usuários.
Hoje o 4x4Brasil possui diversos "concorrentes", esses não possuem a organização necessária para que outros usuários consigam buscar informações relacionadas a um assunto.
Como o usuário Punch disse: Esse problema acontece hoje em diversos fóruns, pois antigamente as pessoas utilizavam a plataforma como um bate-papo para a troca de informação, hoje essa troca de informação passou a ser mais restrita (inbox).
A Administração e Moderação continua trabalhando diariamente para sempre estar disponível para vocês, como disse o Imperador!: hoje a grande maioria do conteúdo off-road está relacionado ao nosso site. Temos uma quantidade grande de usuários que não contribuem mais com conteúdo, alguns porque não praticam mais o esporte Off-Road, alguns por algum motivo qualquer não tem mais interesse em participar da comunidade, mas a grande maioria dessas pessoas ainda continuam consultando soluções para seus problemas em nossa Enciclopédia Off-Road.
Obs: Complementando o post, o Whatsapp é uma ferramenta extraordinária, que aproximou ainda mais as pessoas, mas talvez as pessoas não saibam a real utilização da mesma. Como o próprio Wikipedia diz: "WhatsApp Messenger, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones". A colaboração/compartilhamento de conteúdo do aplicativo se torna impossível de acontecer, pois tente procurar uma solução após 20 dias de conversa em um grupo de whatsapp de pessoas que fazem trilhas, hehehehe... É praticamente impossível.
O 4x4Brasil continua firme, forte e "tracionado"! Que venham mais 12 anos de conteúdo Off-Road, 100% GRATUITO!
Um forte abraço a todos e sempre que precisarem, tanto eu, quanto os Administradores e Moderadores estamos a disposição.
Obrigado rfdex pelo iniciativa do tópico.
Boa noite galera!!!
Neste tópico estou revendo alguns amigos antigos do fórum, que costumávamos conversar anos atrás e realmente o fórum deu uma esfriada. dudu e waldir! Imperador, nos vimos no domingo!
Eu era frequentador assíduo do fórum, mas o tempo foi passando e o meu interesse em postar foi diminuindo, não sei realmente qual foi o motivo, mas aconteceu, dei uma "cansada".....Fiquei mais de ano sem postar, mas quase que diariamente acessava o fórum para ler uma coisa ou outra, na verdade lia uns dois a tres topicos somente...."eu" acho que isso acontece com muitos dos participantes que sumiram. Deram uma cansada de postar nos topicos, mas ainda acessam o forum, mesmo que de vez em quando.
Com o whatsapp, dei uma esquecida mais ainda do fórum. O whatsapp é muito bom para conhecermos mais pessoas e a mensagem é instantanea, há boas discussões tb, mas 15 min depois, já sumiu! Aqui no fórum não....fica tudo registrado. Nada substitui os tópicos desse forum! O conhecimento acumulado aqui, é incalculável!
Editando: Esqueci de falar, que a vontade de frequentar o forum está voltando aos poucos. Desde o mes passado voltei a frequentar o forum com postagens e visitar outros tópicos que nao visitava a tempos. Acredito que isso acontecerá com muitas pessoas.
Sobre pessoas que vem ao fórum só para tumultuar.....houveram muitos, há um no topico da Amarok.....infelizmente no mundo está cheio de gente desse tipo e sempre aparecerá um revoltado pra tumultuar! E tb acho que a moderação deu uma esfriada, teve tempo que minutos depois da postagem já apagavam e puniam os "desordeiros".....o malucão está lá a uma semana insultando pessoas que tem opinião contrária a dele!
Abraços a todos! Em especial para os amigos de longa data, dudu83, waldir, imperador! e o mais recente, miranda-mg!
titanium
12/11/2015, 07:19
Opa, antes tarde do que nunca, está devidamente calçada. rs:
516260
Maravilha Douglas! Ficou bruta, a bruta!
Abração pra você, sua patroa e pra sua cachorrinha linda!
Maravilhado com tantas opiniões sensatas!!!! Queria dar a minha também, mas não sobrou espaço. Já falaram tudo!!!!!!!. Vou comentar só umas coisinhas insignificantes, diante de tudo que já foi dito aqui. Quanto à participação dos administradores/moderadores, pelo pouco tempo que estou frequentando o fórum, acho que tem sido prudentemente “distante” (no bom sentido da palavra, referindo-me a não interferirem muito nas conversações). O saneamento do fórum acontece naturalmente, entre os próprios participantes, que, em sua maioria, são gente do bem e de excelente nível, cultural e/ou técnico. Não citei financeiro, propositadamente, porque este é o que menos interessa. As “laranjas podres” acabam ficando isoladas do grupo e, naturalmente, acabam se afastando, pois ninguém lhes dá a atenção que tanto necessitam para alimentarem seu ego poluído e suas pretensões mal-intencionadas e nefastas. Além do mais, as pessoas de bom nível desprezam aquelas que se revelam mal educadas, não solidárias e inflexíveis, achando-se donas da verdade. E as coisas vão se ajustando, numa evolução natural. Bons filhos à casa tornam, a exemplo do amigo “Jera” e outros. O importante mesmo é cada um se sentir um pouquinho dono do fórum e manter uma vigilância saudável, como já tenho observado, a exemplo da louvável iniciativa do criador deste tópico, manifestando sua procedente preocupação. Quanto aos conflitos entre WhatsApp x Fóruns x Telefonia x Etc, acredito que existam arestas a serem aparadas quanto à invasão de competência, porém, não há com que nos preocuparmos com a existência e perpetuação de cada um. No meu modesto ponto de vista, todos são ferramentas inteligentes e que tem seu espaço e sua utilidade, as quais, sabendo utilizá-las com inteligência e sabedoria, como já frisaram os amigos anteriormente, podem nos ser muito úteis.
Forte abraço a todos, e parabéns aos foristas participantes pelos excelentes relatos.
sujestao: melhorar o buscador, restringir a abertura de novos tópicos por iniciantes..
também poderíamos ter tópicos fixos que não poderiam ser respondidos por usuarios novatos, tipo:
- Pneus para toyota bandeirante -
xibiu!!!
12/11/2015, 23:35
Não querendo polemizar, nem desvirtuar o assunto do tópico sobre o Zap Zap, mas gostaria de perguntar aos amigos, qual a opinião sobre alguns usuários registrados de muitos anos e com algumas centenas ou milhares de post que também constantemente abrem tópicos repetidos e com assuntos já discutidos, postam anúncios irregulares, repetidos e sem preço, e cometem as mesmas gafes atribuídas por alguns, somente a novatos?
Devemos então fechar os olhos para os erros de veteranos e proibir ações de novatos para o site ficar nota 10??
Seria a inclusão da hipocrisia na descrição de competências de administradores e da moderação, a solução dos problemas do 4x4 BRASIL??
Então como podemos qualificar um usuário bom?
Pelo número de mensagens postadas? Pela idade? Pelo tempo de registro? Pela(s) viatura(s) que possui? Pelo conhecimento técnico? Pela freqüencia que visita o site? Pela quantidade de amigos? Ou qual seria o critério para que um usuário seja considerado apto a usufruir totalmente do site?
Como poderíamos restringir ações de novos usuários sem que o 4x4 BRASIL seja qualificado como discriminatório??
Vejam (leiam) abaixo comentário que fiz há algum tempo em tópico aberto pelo amigo Edintruder.(segunda postagem do tópico)
Ali está um pequeno comentário que fiz , onde demonstro a minha opinião sobre o assunto e contém algumas sugestões minhas.
Interessante seria a opinião de muitos mais usuários nesse tópico abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/150761-campanha-pesquise-antes-de-abrir-novo-topico.html
Um grande abraço.
titanium
13/11/2015, 07:08
Não querendo polemizar, nem desvirtuar o assunto do tópico sobre o Zap Zap, mas gostaria de perguntar aos amigos, qual a opinião sobre alguns usuários registrados de muitos anos e com algumas centenas ou milhares de post que também constantemente abrem tópicos repetidos e com assuntos já discutidos, postam anúncios irregulares, repetidos e sem preço, e cometem as mesmas gafes atribuídas por alguns, somente a novatos?
Devemos então fechar os olhos para os erros de veteranos e proibir ações de novatos para o site ficar nota 10??
Seria a inclusão da hipocrisia na descrição de competências de administradores e da moderação, a solução dos problemas do 4x4 BRASIL??
Então como podemos qualificar um usuário bom?
Pelo número de mensagens postadas? Pela idade? Pelo tempo de registro? Pela(s) viatura(s) que possui? Pelo conhecimento técnico? Pela freqüencia que visita o site? Pela quantidade de amigos? Ou qual seria o critério para que um usuário seja considerado apto a usufruir totalmente do site?
Como poderíamos restringir ações de novos usuários sem que o 4x4 BRASIL seja qualificado como discriminatório??
Vejam (leiam) abaixo comentário que fiz há algum tempo em tópico aberto pelo amigo Edintruder.(segunda postagem do tópico)
Ali está um pequeno comentário que fiz , onde demonstro a minha opinião sobre o assunto e contém algumas sugestões minhas.
Interessante seria a opinião de muitos mais usuários nesse tópico abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/150761-campanha-pesquise-antes-de-abrir-novo-topico.html
Um grande abraço.
Você tocou num ponto que muitas plataformas de fórum utilizam: reputação.
Antigamente era formada pela quantidade de mensagens que do usuário... Não acho que seja eficiente.
Hoje em dia, algumas plataformas permitem:
1 - que usuários possam avaliar seus comentários (com um ponto positigo ou um negativo - ou pode simplesmente não votar.
2 - que os administradores retirem pontos do usuário a cada descumprimento de regra do fórum. Exemplo: todo usuário inicia com 10 pontos. A cada descumprimento de regra, 1 ponto é subtraído do seu score de cumprimento de regras (que é diferente da sua reputação). Quando o usuário zerar o seu score, é banido do fórum.
Esse último mecanismo, na minha opinião, é mais "educativo" do que simplesmente banir (como foi praticado há anos atrás).
Essas sugestões não são tão offtopics pois muitos que foram banidos há anos atrás, sem um motivo claro, são usuários de grande conhecimento e que se recusam a vir compartilhar eles aqui por conta da "truculencia" (menção a palavra que ouvi de um banido).
Acho que as sugestões são válidas.
Walter da Camper
13/11/2015, 09:31
....Então como podemos qualificar um usuário bom?
Pelo número de mensagens postadas? Pela idade? Pelo tempo de registro? Pela(s) viatura(s) que possui? Pelo conhecimento técnico? Pela freqüencia que visita o site? Pela quantidade de amigos? Ou qual seria o critério para que um usuário seja considerado apto a usufruir totalmente do site?...
Pelo conhecimento técnico e, principalmente, pela disposição e boa vontade em compartilhar desse conhecimento.
chicoadv
13/11/2015, 10:40
Sou novato neste fórum e digo a vocês que só comprei uma hilux flex (no ano passado) depois de me alimentar dos conhecimentos e informações postadas pelos diversos membros em diversos tópicos.
Infelizmente, conforme já mencionaram em outros tópicos, este fórum vicia a gente. Posso dizer, com certeza, que estou viciado pois acesso várias vezes no serviço e também quando chego em casa.
A história como a do josesiri (acho que é esse o nome) me comoveu. E percebi que muita gente também torcia para a sua vitória; e outras vezes também ficavam tristes quando não dava certo as aquisições do veículo por ele pretendido.
Estou lendo atualmente o tópico do PACATO. A curiosidade foi tanta que fui antecipadamente até o final pra descobrir o que acontecera.
Por isso, embora ainda seja novo no fórum, posso afirmar que além do aprendizado de cunho intelectual, os depoimentos dos membros também nos trazem aprendizado de cunho emocional.
Assim, torço para que o fórum não morra. Tenho repassado a amigos a existência do fórum e eles também estão acompanhando e gostando muitos das informações.
Infelizmente não tenho muito "conhecimento técnico", mas tenho postado minhas experiências com a caminhonete.
Agradeço muito aos que dão força para continuarmos nessa caminhada.
Não vamos desanimar. Novas tecnologias sempre surgem, mas depois de algum tempo são ultrapassadas. Porém, as dicas deste fórum ficam arquivadas pra sempre. Ou seja, é como uma enciclopédia que fica na estante e quando vc tem alguma dúvida busca o conhecimento nela.
Vamos em frente!!!
Waldir Carlos
13/11/2015, 19:14
Tema polêmico, mas lá vai a MINHA opinião:
Mensurar é uma palavra muito forte e controversa. Acredito que, nesse ou em qualquer outro fórum, a QUALIFICAÇÃO de um participante deva ser "medida" pela conjunção dos seguintes [não necessariamente, nessa ordem] fatores: i] Respeito e cidadania. ii] Conhecimento técnico [sim, mas somado à prática de compartilhar]. iii] Notável e reconhecida habilidade para pesquisar, "estudar" e [sem isso, torna-se "inválido] compartilhar.
Outros adjetivos, como tempo "na casa", idade e "ser amigo dos administradores", a meu juízo, são valores IRrelevantes. Levá-los em conta, não passaria de ridículo.
Voltemos ao tema, motivador do tópico. Que o WhatsApp, seja apenas um "messenger". Ao fórum, o papel histórico: Trocar [e base de consulta] e possibilitar a disseminação do CONHECIMENTO.
[]s
Waldir Carlos
13/11/2015, 19:29
ERRATA:
No post #30 [pensei uma palavra e escrevi outra!], onde escrevi "adjetivos", leia-se "substantivos".
[]s
Rodrigo Baratti
15/11/2015, 17:43
Vamos lá.
Eu particularmente não gosto do whatsAap e o uso apenas para mensagens rapidas e compartilhar alguns momentos, não tenho tempo para ficar o dia todo lendo mensagens.
Quando estou no forum é um tempo que tiro para ler assuntos 4x4 e trocar conhecimento com os amigos.
Todos os registros das reformas dos meus 4x4 faço aqui e continuarei fazendo dessa forma.
[]'s
Imperador!
16/11/2015, 07:45
Tema polêmico, mas lá vai a MINHA opinião:
Mensurar é uma palavra muito forte e controversa. Acredito que, nesse ou em qualquer outro fórum, a QUALIFICAÇÃO de um participante deva ser "medida" pela conjunção dos seguintes [não necessariamente, nessa ordem] fatores: i] Respeito e cidadania. ii] Conhecimento técnico [sim, mas somado à prática de compartilhar]. iii] Notável e reconhecida habilidade para pesquisar, "estudar" e [sem isso, torna-se "inválido] compartilhar.
Outros adjetivos, como tempo "na casa", idade e "ser amigo dos administradores", a meu juízo, são valores IRrelevantes. Levá-los em conta, não passaria de ridículo.
Voltemos ao tema, motivador do tópico. Que o WhatsApp, seja apenas um "messenger". Ao fórum, o papel histórico: Trocar [e base de consulta] e possibilitar a disseminação do CONHECIMENTO.
[]s
Concordo contigo, Waldir. Já participei de outros fóruns e os mais novatos "respeitam" os mais "qualificados" unicamente pela reputação mostrada pelo fórum. Como você comentou, isso não é garantia de qualidade das postagens. Aliás, respeito deve advir não da reputação mostrada pelo forum, mas pelas contribuições,urbanidade e conhecimento demonstrado, coisa que geralmente não costuma acontecer, pois esses mais "qualificados" usam exatamente a reputação como argumento de "autoridade" em uma discussão. Pessoalmente, sou contra qualquer forma de classificar usuários do fórum.
Uma ideia que deram mais atrás e que gostei foi proibir novatos de iniciarem tópicos no fórum por certo prazo (sugiro algo como 6 meses), exatamente para estimular o uso da ferramenta pesquisa, porque existe muito conhecimento já enterrado nesse fórum. Caso realmente não haja tópico nenhum tratando do assunto, aí caberia a um moderador ou administrador iniciar o tópico pelo novato, para que a dúvida fosse sanada.
Ricardo Passoni
16/11/2015, 10:05
Meu pitaco , creio ser mais sensato só permitir a abertura de novos tópicos , somente após pesquisa , no inicio de todos os sub fóruns , um tópico fixo de como pesquisar ! , se abrir fora das regras ai sim uma suspensão/ punição ( embora isso vá gerar afastamento , como já ocorreu de muitos usuários ) , mas se não regrar a coisa só vai piorar , e ainda temos pessoas que aparecem aqui , perguntam e nem voltam para dar o feedback ( também acho ruim ) . Existem também foristas com poucas mensagens que agregam mais do que alguns que tem um livro escrito .
Quanto a nova tecnologia ( Whatsapp ,Face , etc ) além de alguns não permitirem arquivar coisas de grande memória , são ruins de uso ( minha opnião ) , não troco o fórum 4x4 pela leitura e aprendizado . E o mais importante sabermos quem são os moderadores , equipe de apoio , pois creio que alguns já não estejam tão ativos e presentes no dia a dia ( não tenho visto ate escreverem nos posts )
Abraços
Dou uma vasculhada diária no fórum 4x4brasil e participo de dois grupos de whatsapp sobre o jimny. O pessoal do whats repassa um conhecimento legal, mas é instantâneo e acaba se perdendo no tempo, fazendo com que as discussões sejam bem mais recorrentes do que os tópicos repetidos aqui no fórum. Acredito que o fórum tenha que passar por uma modernização de leve, facilitando, deixando mais visível, acessível e estimulando a pesquisa. Além disso, o fórum deve estimular para que os conhecimentos gerados no whatsapp sejam registrados aqui, pois tem aparecido muita novidade lá e por aqui não.
blackbr1
25/11/2015, 16:08
Amigos do fórum, acho ele excelente, como outros já mencionaram nesse tópico e eu também em vários outros, o site é viciante. Sou novato aqui, já escrevi besteira que foi apaga pelos moderadores (e isto está certo), já li também muita besteira que está até hoje, mas li muito conteúdo ótimo que me ajudou e ajuda bastante. Acho que a maioria do conteúdo está muito bom e muito acima da media. Definitivamente é um material muito bom.
Por esse motivo, gostaria de deixar algumas de minhas percepções para ajudar na reflexão do fórum:
1) Limitar ou não se adaptar a novas tecnologias é retrocesso, em algum momento escrever em um fórum pode virar antiquado e cair em desuso. Acho que devemos avaliar uma forma de adaptar o conteúdo existente a novas tecnologias. Pode ser um projeto para daqui a 5 anos para ser implementado mas temos que pensar nisso;
2) Criar barreiras para novos usuários só os afasta do fórum e abre espaço para outras ferramentas e outros fóruns aparecerem. Não acho que o caminho é esse;
3) Acho que tópicos perdidos, usuários querendo uma mãe dinah(Não postam informação suficiente do problema), com pouca paciência de buscar .... no geral : são complicados. Não sei se temos como resolver isso. Eu particularmente não gosto da busca do site, quando preciso de alguma informação, eu prefiro usar a pesquisa pelo Google limitando o site do fórum e então encontro o que preciso, talvez seja esse o problema do desuso da função "pesquisa";
4) um ponto que tenho é o nível de informação contida nos tópicos. Existe desde mecânica básica para leigos até nível hardcore, mas uma coisa é fato, muitos dos tópicos precisam ser modernizados, incluir fotos, especificações técnicas atualizadas, etc... Eu sempre que posto algo, faço isso. Quem pode produzir esse conteúdo? Eu aposto nos usuários novatos.
5) Incluir a função de pontos, eu acho que é uma excelente ideia. Funciona muito bem em outro fórum que participo.
É isso, espero ter ajudado.
Abs,
Black
Múcio Luiz
28/11/2015, 21:24
Amigos,
O fórum é uma verdadeira enciclopédia. Já resolvi muita coisa na minha viatura lendo as postagens, sendo prático e rápido encontrar o que preciso via Google.
Agora, como fazer isso no whatsapp? É muita informação que se perde, difícil de se armazenar e mais ainda de se localizar.
O fórum é ótimo. Se há falhas, é preciso corrigi-las sim, mas não abandoná-lo.
Só como exemplo, vejam esse verdadeiro tutorial de um conserto de um câmbio automático da Explorer que um forista postou que o fez economizar nada menos que R$ 4.950,00!!! Ele poderia ter feito o conserto e ter guardado o conhecimento pra ele. Ou então postado no whatsapp e a informação iria se perder (recebo tantas mensagens por dia, principalmente dos grupos que participo que, sinceramente, não consigo ler todas). Precisamos revitalizar este fórum. Precisamos de mais foristas como o amigo cytron e tantos outros que colaboram com o seu conhecimento e experiências neste excepcional fórum!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/104801-explorer-94-aut-vazamento-entre-caixa-e-motor-ajuda.html#post2334140
[]s!
Ricardo Passoni
28/11/2015, 21:49
Mucio concordo que precisa revitalizar o forum , mas temos muitos foristas que perguntam , recebem a informação e desaparecem , poderiam pelo menos dar o feed back, e muitos antigos simplesmente sumiram , hoje podemos contar nos dedos , quantos realmente postam diariamente aqui( uma pena) , teve a epoca de caça as bruxas , talvez isso possa ter afastado muitos, mas um forum sem regra não da certo!
Abraço
Sim ao Whatszap e não ao abandonar o fórum ... Ambos são bons , tem seus valores , o WZ é dinâmico ... O Fórum é registro e consultas !!
E bola pra frente galera !!!
Elmer_Jeep
02/12/2015, 18:51
Eu também não troco isso aqui por nada, aprendi muita coisa com os mais experientes (novatos ou veteranos), ensinei e continuo compartilhando tudo que sei sobre mecânica, off road, etc.
Nos grupos do whats ou nos grupos de face, sempre que posso indico algum tópico daqui, mando links, recomendo a leitura das nossas páginas, pois como foi dito anteriormente esse Fórum é uma enciclopédia virtual.
Quando recebo alguma dúvida por MP eu oriento que a pessoa crie um tópico ou pergunte em outro onde o assunto seja semelhante pra que eu possa responder através do tópico e assim compartilhar a informação com outros foristas.
É bom ver que 100% dos que postaram aqui consideram o Fórum uma ferramenta indispensável, é muito válida a preocupação de cada um de vocês em fazer com que esse banco de dados continue funcionando da melhor maneira.
Contem comigo!
[]'s
jorgeffn
02/12/2015, 21:27
Sabe uma coisa interessante, já fui abordado algumas vezes por pessoas interessadas em comprar um Jimny ou um outro 4x4 mas que começam a puxar o assunto ao me ver de jipe. Ontem mesmo uma pessoa me parou para perguntar do carro (não sei porque isso ocorre, o Jimny não está nada fora dos padrões, a não ser pelos vários adesivos), aí conversa vai conversa vem pergunto se a pessoa sabe do Fórum, normalmente quem já está pesquisando sobre o assunto conhece, ou seja, o Fórum acaba sendo uma "porta de entrada virtual" para o mundo offroad.... depois as pessoas até podem entrar em grupos de Zapzap ou Facebook, mas invariavelmente caem aqui... isso acho interessante. De alguma forma, tudo que já foi escrito aqui, apesar de toda a trajetória do Fórum de atritos, péssimo comportamento de alguns usuários e outras coisas inerentes e esse mundão sem porteira que é a internet, continua sendo fonte de consultas diárias por pessoas que as vezes nunca vão nem se registrar... mas que usam essa fonte de informação... acho ruim isso acontecer, as pessoas passarem sem interagir. Mas o importante é aos que aqui estão sigam contribuindo para que tenhamos sempre uma imenso acervo de informações sobre o offroad, seus veículos e tudo que ele envolve.
abs!
red_shot
15/12/2015, 09:49
Saudações a todos e gostaria de informar por experiência própria que deixem o Zap ou Face mais para um bate papo ou abordagem mais rápida na troca de informação não deixando de utilizar o fórum como principal fonte de pesquisa e instrução para leigos que como eu chegam para tiras dúvidas! Como por exemplo nos últimos dias fiz algumas postarem sem sucesso já que ninguém respondeu, coisa esta que antes do Zap jamais aconteceria! Pedi até nos últimos dias acesso ao Zap sem sucesso pq acredito estar cheio e não comportar como no Forum novos integrantes que chegam todos os dias! Acredito que todo tipo de tecnologia é válida más vamos dar prioridade ao Fórum em 1° lugar pq sem ele o resto não existiria! Acredito que todos entraremos num conceito antes que o Fórum deixe de existir! Um grande abraço do leigo aqui!
marcelo_henrique
15/12/2015, 10:16
Facebook e whatsup vão contra o que tornou a internet essa rede de conhecimento aberta e democrática.
O que formou a internet foi a integração, a liberdade de expansão e de agregar mais e mais pessoas e conhecimento.
Face e whats, são aplicativos criados para ganhar dinheiro, e se fundamentam na centralização total e incapacidade de conexão com outras ferramentas de mesma natureza.
Particularmente, cancelei meu face e uso whats apenas para comunicação de assuntos pessoais e particulares entre amigos e familiares.
Na minha opinião (como moderador de um forum sobre motos custom) o Facebook praticamente aniquilou com o forum, o whatsapp também tira usuários do forum pela "praticidade", mas nada substitui o forum (como foi exposto pelo rfdex).
Jeanilson
24/12/2015, 18:28
Fala, Povo!
Ví esse tópico e decidi deixar a minha opinião também. Sou mais um que acredito que o WhatsApp não pode e nem deve substituir o Fórum, pois para mim ambos são ferramentas de usos distintos!
O Fórum, como muitos já disseram, é um grande banco de dados com informações e opiniões sobre quase todos os assuntos relacionados ao off-road, tudo organizado por tópicos, com possibilidade de pesquisa e consulta à qualquer hora. Muitas vezes eu já tirei dúvidas consultando postagem de dois, três anos atrás!
Já o WhatsApp é uma ferramenta para troca de mensagens instantâneas, uma evolução do SMS por permitir o envio de anexos (imagens e vídeos) e envio para grupos, e só. Ele é ideal para informações rápidas, como marcação de trilhas e dúvidas urgentes, mas não serve para pesquisar mensagens antigas e nem para acumular imformação, pois ele não foi criado para isso.
Além disso, como muitos também já disseram, a moderação tanto do WhatsApp quanto do Facebook são muito fracas. Qualquer grupo com muitos participantes acaba virando uma "zona" com muitas mensagens totalmente fora do contexto e até mesmo impróprias.
Acredito que essa migração para o WhatsApp está ocorrendo mais pelo fator novidade e pela comodidade, pois é muito fácil pegar o Smartphone e mandar mensagens pelo aplicativo.
Como sugestão, acredito que uma maneira de combater essa tendência seria o lançamento de um app oficial do 4x4Brasil, com a possibilidade de receber alertas, perquisar e enviar postagens pelo smartphone. Eu mesmo acesso de vez em quando o fórum pelo navegador do celular e sinto que não é o formato ideal.
Concluindo, eu apoio o fórum e sempre defenderei o seu uso ao invés do WhatsApp, inclusive estou fazendo a minha parte na divulgação do fórum. :concordo:
518944
[]'s
GustavoBraga
24/12/2015, 20:30
O problema e o seguinte, uma coisa puxa a outra. Impressão minha ou não, mas vejo que o pessoal fica muito nas "panelinhas" e não da uma mão pro pessoal novo no forum. talvez por não ter paciência com os novatos, querer participar sô dos tópicos mais importantes ou seila por que cargas dagua. Desse modo o movimento do forum ao invés de aumentar, crescer, vai diminuindo. Eu senti isso desde o tempo que iniciei aqui, em 2011 com uma outra conta, e agora com essa nova a coisa ficou pior ainda.
Posso estar vendo de uma forma errada, mas me parece que o maior movimento são do povo das viaturas tops de extreme e tal e das viaturas novas. O pessoal da trilha mesmo, de viaturas modestas como a minha parece meio sumido ou encolhidos na moita.
Sobre whatsapp, eu considero algo essencial, informação rápida muitas vezes e tudo o que precisamos. Quando se empenhamos no meio da rua ou da trilha, uma informação tecnica rápida e de muita ajuda. Ao mesmo tempo que discussões mais longas na minha opinião devem ficar registradas por aqui.
Outra coisa que me parece acontecer, e que o pessoal não gosta de responder "tópicos repetitivos". Mas a ferramenta de busca do forum e uma M, e muitas vezes não ha desfechos nos tópicos, ai torna-se necessário criar novos tópicos.
Um exemplo? Criei um topico ontem sobre a caixa 3m C10, houveram 26 visualizações ate o momento mas ninguém disposto a entrar na discussão. Vamos sair de trás da moita povo.
Enfim, so a minha opinião sobre esse assunto.
Forte Abraço a todos.
jorgeffn
24/12/2015, 20:55
Outra coisa que me parece acontecer, e que o pessoal não gosta de responder "tópicos repetitivos". Mas a ferramenta de busca do forum e uma M, e muitas vezes não ha desfechos nos tópicos, ai torna-se necessário criar novos tópicos.
Um exemplo? Criei um topico ontem sobre a caixa 3m C10, houveram 26 visualizações ate o momento mas ninguém disposto a entrar na discussão. Vamos sair de trás da moita povo.
Enfim, so a minha opinião sobre esse assunto.
Forte Abraço a todos.
Gustavo, sobre o problema da busca.... use o Google... digite o termo da sua busca mais "4x4brasil"..... funciona muito bem....
abs!!
Minha opinião seria favoravel ao forum 4x4 brasil exatamente pela possibilidade de registro/consulta, coisa não disponivel no WA(e nem tenho tempo de ficar verificando as 'n' mensagens que ali pipocam a todo o momento)
Abçs.
Junior84
25/12/2015, 23:58
Entrei em um grupo de whats da ranger. E assim como aqui no fórum tem muita gente com preguiça de pesquisar antes de abrir um ´tópico ou fazer alguma pergunta no whats.
Tinha um que queria saber sobre a disponibilidade de airbag nos diferentes modelos de ranger. Com uma rápida pesquisa na net encontrei a resposta no próprio banco de dados do 4x4Brasil.
Na minha opinião o problema são os preguiçosos que não pesquisam
Miranda_MG
26/12/2015, 07:21
Entrei em um grupo de whats da ranger. E assim como aqui no fórum tem muita gente com preguiça de pesquisar antes de abrir um ´tópico ou fazer alguma pergunta no whats.
Tinha um que queria saber sobre a disponibilidade de airbag nos diferentes modelos de ranger. Com uma rápida pesquisa na net encontrei a resposta no próprio banco de dados do 4x4Brasil.
Na minha opinião o problema são os preguiçosos que não pesquisam
Prezado Ailton,
Seu exemplo é válido e sem dúvida reflete muito do que acontece aqui. Mas está equivocado dessa vez. Então vou usá-lo como complemento para o que estamos discutindo aqui:
Quem perguntou no grupo do WhatsApp a respeito da presença de airbags em uma Ranger XLT 2009 fui eu. Na oportunidade, deixei claro em minhas mensagens lá que fazia a pergunta aos integrantes do grupo com a intenção de ratificar o que eu já tinha encontrado na Internet a respeito. Além disso, também deixei claro que estava tentando o casamento entre WhatsApp e fórum para responder justamente no tópico em que você respondeu, coletando informações de proprietários mais experientes para postar aqui algo mais sólido.
E por que eu não poderia ter respondido diretamente ao forista aqui sem perguntar lá? Por dois motivos:
1. Informações disponíveis na Internet, dependendo da fonte, não são 100% confiáveis. Eu mesmo, usando o exemplo acima, encontrei fichas técnicas que diziam que a Ranger desse ano e modelo tinha e não tinha airbags.
2. Opiniões e experiência de outros são importantes para darem outra perspectiva a uma resposta. Por exemplo, um integrante do grupo do WhatsApp disse que grandes frotistas eram capazes de solicitar configurações especiais em alguns casos dos veículos comprados. Não sei se é verdade, mas eu teria colocado como parte da resposta ao sujeito que perguntou aqui no fórum para que ele avaliasse melhor a compra que desejava fazer.
Enfim, como eu disse, seu exemplo continua válido (apesar de equivocado nesse caso), pois muitos têm preguiça de buscar informações e preferem simplesmente perguntar. Vemos isso com frequência aqui no fórum.
Além disso, esse pequeno mal entendido de sua parte também reflete uma deficiência nas discussões no WhatsApp. Se quiser voltar lá nas mensagens trocadas (para consultar, se realmente avisei no momento do questionamento, que era para dar suporte ao fórum e que já havia encontrado a ficha técnica da tal Ranger XLT 2009), terá dificuldade. O WhatsApp não permite o registro e busca das mensagens com simplicidade. E, por fim, a maioria dos usuários do WhatsApp ainda lê rapidamente as mensagens trocadas por lá e acaba não prestando atenção suficiente em seu conteúdo (como o seu caso, nesse caso - :wink:), prejudicando a comunicação entre as partes envolvidas.
...
E, demais usuários,
Para não fugir à discussão aqui desse tópico, reitero que, em minha humilde opinião, os dois - fórum e WhatsApp - podem ser usados em conjunto, tomados os devidos cuidados.
Em tempo, a ideia do APP dada aqui é bacana demais. Com alertas configuráveis e outras funções, ficaria show demais.
Abraço,
Miranda
Junior84
26/12/2015, 08:14
Ok. posso ter sido precitado em minha discussão. Mas perguntas repetitivas, sem consultar o banco de dados, ainda me irritam
Ronaldo Petri
03/01/2016, 00:49
Acompanho o forum desde seu início e acho insubstituível. Se o forum for usado para informação e o zap para comunicação é ótimo. Mas o que eu percebo em alguns grupos que eu participo é que realmente o zap vem sendo usado para comunicação e informação, e as informações se perdem pois é impossível pesquisar no zap, sendo que se tivesse sido postada aqui no forum poderia ajudar muita gente. Mas o que eu acho mesmo é que podem surgir novas tecnologias e fazer dar uma esfriada no forum, mas depois o pessoal sempre acaba voltando, não há melhor ferramenta do que essa.
Imperador!
04/01/2016, 08:34
Realmente, como comentaram, acho que tá faltando um aplicativo Android e iOS pra usar o forum pelo celular. Aí sim iria ficar bem mais prático.
Caros amigos do mundo 4x4!
Não prolongarei o assunto, mais deixarei minha opinião.
O fórum é um vasto banco de dados do off road nacional, onde nas discussões, duvidas e soluções ficam a disposição de todos que necessitam ao longo do tempo.
O Whats App, temos uma conversa rápida e em uma plataforma sempre à mão, porém, "sem memória".
Tenho um histórico aqui, e o uso sempre que os amigos do mundo 4x4 necessitam.
Mantenhamos nossas conversas aqui.
Abraços.
Thiago Farias
08/01/2016, 10:00
O fórum é um vasto banco de dados do off road nacional, onde nas discussões, duvidas e soluções ficam a disposição de todos que necessitam ao longo do tempo.
O Whats App, temos uma conversa rápida e em uma plataforma sempre à mão, porém, "sem memória".
Abraços.
:palmas::palmas::palmas:
X2..
antonio umino
08/01/2016, 22:10
Abraços.
X3..... é o fórum uma biblioteca do universo Off Road..
Grande abraço. Kim... Feliz ano novo...
Imperador!
20/04/2016, 07:21
Não sei vocês, os grupos são legais e tudo. Mas são assuntos muito dispersos... 90% de zoeira e 5% de algo relevante. Os outros 5% não sei do que se trata.
Já comecei a sair dos grupos que não agregam e tô aumentando minha participação no fórum. Será que esse movimento permanece?
Abs
Walter da Camper
20/04/2016, 09:31
Isso é uma tendência natural.
Somos atraídos pela facilidade e rapidez na troca de informações. Porém essa mesma facilidade, facilita a veiculação de informação inútil e em pouco tempo a informação relevante se perde num mar de assuntos banais.
A internet como um todo sofre desse mal.
Quem tem mais de 35 anos sabe bem como era viver num mundo sem internet, em que a boa informação era privilégio daqueles que se dispunham a garimpar.
Com a disponibilidade de informação hoje existente, as pessoas poderiam ser muito mais evoluídas intelectualmente do que há 25 anos atrás. Mas não são justamente porque o mesmo canal que trás conhecimento gratuito, apresenta uma enorme quantidade de conteúdo fútil, desviando o foco, numa espécie de "lei da compensação" que faz voltar à mesma condição de antes,... ou talvez pior do que era.
Não sei vocês, os grupos são legais e tudo. Mas são assuntos muito dispersos... 90% de zoeira e 5% de algo relevante. Os outros 5% não sei do que se trata.
Já comecei a sair dos grupos que não agregam e tô aumentando minha participação no fórum. Será que esse movimento permanece?
Abs
Isso é uma tendência natural.
Somos atraídos pela facilidade e rapidez na troca de informações. Porém essa mesma facilidade, facilita a veiculação de informação inútil e em pouco tempo a informação relevante se perde num mar de assuntos banais.
A internet como um todo sofre desse mal.
Quem tem mais de 35 anos sabe bem como era viver num mundo sem internet, em que a boa informação era privilégio daqueles que se dispunham a garimpar.
Com a disponibilidade de informação hoje existente, as pessoas poderiam ser muito mais evoluídas intelectualmente do que há 25 anos atrás. Mas não são justamente porque o mesmo canal que trás conhecimento gratuito, apresenta uma enorme quantidade de conteúdo fútil, desviando o foco, numa espécie de "lei da compensação" que faz voltar à mesma condição de antes,... ou talvez pior do que era.
Bem colocado, Walter!:concordo:
Só para complementar, percebo que o pessoal quer a informação desejada não apenas de forma muita rápida, mas também muito sintetizada.
Qualquer coisa com mais de 2 parágrafos é "textão". O resultado disso é informação incompleta e que pode induzir a erros.
Quando o assunto é complexo, não dá para economizar leitura.
[]'s
Augusto Braga
21/04/2016, 20:56
Aprendi muito aqui e consegui ajudar um pouco Tb . Acompanhei as grandes brigas , eventos marcantes e conheci muitos Jipeiros através do 4x4 Brasil.
O esvaziamento causado pelo Zap e tb por outros fatores afetou muito o nível do Fórum , não existem mais aqueles tópicos técnicos onde as lendas do Off-road se encontravam, somavam, e também volta e meia saiam na porrada .
Me lembro quando houve uma mudança no formato e, sem avisar, ficamos sem acesso por um tempo grande , fiquei com crise de abstinência .
Tenho orgulho de pertencer e fazer apologia do 4x4 Brasil .
Abrs
Luis Assis
28/04/2016, 22:48
Na verdade, são ferramentas completamente diferentes. O Whatsapp é uma solução para troca de mensagens instantâneas, assim como o fórum é um repositório de informações. Não se consegue enviar uma mensagem curta instantaneamente para uma pessoa ou grupo através do fórum, assim como não se é possível armazenar conteúdo organizado por categoria e facilmente pesquisa-lo no whattsapp. O 4x4Brasil nasceu como um objetivo, ser a maior biblioteca online e gratuita sobre off-road na língua portuguesa. Esse objetivo foi atingido. São 150 mil tópicos e com 2,3 milhões de posts ao longo de 11 anos de história. Participo não só de grupos de WP, mas também de Facebook e acho a dinâmica completamente diferente. Complementares sim, substitutos não.
Bom, essa é a minha humilde opinião.
Para concluir uma informação técnica: desde 2013 a média de visitas do 4x4Brasil segundo o Google Analytics é de aproximadamente 1 milhão de visitantes por mês, e esse número tem se tornado constante desde então, com uma leve tendência para cima nos últimos meses.
Ótimo! Mas entendo que esta biblioteca deve sempre estar sendo expandida!
Alessandro Camelo
27/05/2016, 11:24
Ótimo! Mas entendo que esta biblioteca deve sempre estar sendo expandida!
Bom dia Raphael.
Se possível gostaria do seu contato. Queria trocar uma idéia contigo a respeito de oficinas. Abraço.
Mande um mail para mim. O endereço é o nome (apelido de 5 letras, que começa com R e termina com X) que uso aqui no fórum seguido de @yahoo.com.br . Abraço.