ws wender
08/11/2015, 16:04
galera sou novo no forum, e venho aqui pedir informações sobre esse veiculo. sou mecanico e preparador de caros.recebi em minha oficina um cliente com esse jeep com dificuldades no modulo, jeep 2002 com uma mecanica 2013 segundo ele a injeção nao compativel com o ano do motor, dai indicara a ele por uma injeção programavel, ai q nos conhecemos, estou com o veiculo aqui na minha oficina quem puder me ajudar fico grato desde ja. quem sabe alguem ja instalou uma aqui no forum;
1-preciso saber quantos dentes tem a roda fonica de motor?
2- o sensor de rotação é indutivo ou hall?
3- quantos dentes fica alinhado o sensor de rotação da roda fonica em pms o motor?
4- as bobinas q são 2, elas são de ignição internas?
mais duvidas iram surjindo conforme vou montando, dai quem puder ajudar....
qualquer coisa passa o contato tbm pessoal....
Sassagudo
08/11/2015, 17:25
galera sou novo no forum, e venho aqui pedir informações sobre esse veiculo. sou mecanico e preparador de caros.recebi em minha oficina um cliente com esse jeep com dificuldades no modulo, jeep 2002 com uma mecanica 2013 segundo ele a injeção nao compativel com o ano do motor, dai indicara a ele por uma injeção programavel, ai q nos conhecemos, estou com o veiculo aqui na minha oficina quem puder me ajudar fico grato desde ja. quem sabe alguem ja instalou uma aqui no forum;
1-preciso saber quantos dentes tem a roda fonica de motor?
2- o sensor de rotação é indutivo ou hall?
3- quantos dentes fica alinhado o sensor de rotação da roda fonica em pms o motor?
4- as bobinas q são 2, elas são de ignição internas?
mais duvidas iram surjindo conforme vou montando, dai quem puder ajudar....
qualquer coisa passa o contato tbm pessoal....
Olá amigo.
Também ando mexendo no motor do Jimny para tirar uns HP´s a mais sem abri-lo. O antigo Swift 1.3 usa o mesmo motor e gera 92 HP...
Mas a coisa é mais complicada do que parece. Seguinte:
1) - O motor 2013 (M13A) tem comando de válvulas de admissão variável (VVT) controlado pela pressão de óleo. A ECU controla isso, através de uma válvula, de acordo com algumas variáveis. Perde-se muito não controlando isso.
2) - O módulo de controle de tração 4x4 e caixa de transferência TCM, conversa com a ECU por protocolo CAN. A troca da ECU poderá fazer com que a tração pare de funcionar. A ECU recebe informação da velocidade e ar condicionado ligado, senão me engano, pelo TCM. Existem duas versões para controle de tração, um módulo só ou dois. Talvez o 2002 seja ainda controle de tração manual por alavanca, não me lembro.
3) - O imobilizador que lê o chip da chave forma um par casado com a ECU. Trocando um tem que trocar o outro. Mas isso é um opcional que poderá não estar no carro em questão. Acho que AMBOS bloqueiam a bomba de combustível.
4) - O painel conversa com a ECU e com o conector OBD. O sinal de RPM, por exemplo, é enviado pela ECU.
5) - Existem DUAS rodas fônicas no motor M13A. Uma convencional no virabrequim outra num dos comandos de válvula.
Acho que todos sensores, inclusive de velocidade são Hall, preciso ver nos manuais. O sensor de detonação é piezo.
Quanto a "dentição" das rodas fônicas eu não sei e não estou com meus manuais aqui.
O que quer dizer com bobinas de ligação interna? São duas, uma para cada dois cilindros mas independentes sem ligação entre si.
O site: www.suzukiinfo.com tem manuais do Jimny. Os mais recentes que consegui são:
99500_81A10_01E_1
99500_81A10_01E_2
99501_81A00_01E
99512-81A50-015
Mas são antigos.
Aproveito para perguntar aos colegas aqui: Pelo que descobri em fóruns do exterior (Austrália são os mais ativos) faz quase uma década que a Suzuki não disponibiliza manuais. No exterior é possivel fazer uma "assinatura" na CSS
e acessar online os manuais novos. O valor a pagar não é alto mas nunca consegui assinar do Brasil.
Percebi sem a menor dúvida um certo preconceito...
Alguém, por acaso, tem essa assinatura? Ou sabe de algo? Alguém tem um catálogo de peças do Jimny com os part-numbers?
Boa semana a todos!