Ver Versão Completa : O Futuro da Japonesas? Acesso a reposição de peças
SandroGaúcho
08/11/2015, 10:54
Pessoal
A cada ida a oficina percebo uma certa dificuldade de ter acesso a peças de reposição, estou preocupado com o futuro das nossas "Japas", não sei se pode ser porque estou morando numa cidade de 500mil habitantes ou porque realmente não estou fornacendo as peças no Brasil.
Eu gostaria que vocês dessem seus pareceres e opiniões a respeito dessa situação em suas cidades, ok?
Penso em até ir comprando aos poucos, como por exemplo: motor de arranque, alternador, bomba dágua, etc...
Abraço
TCHEIGOR
08/11/2015, 16:46
Sandro eu tenho conseguido tudo relacionado à peças mecânicas na Toyosul Multipeças aqui em Porto Alegre ou em Ponta Porã com o Anderson da Status Autopeças.
Isso falando de peças originais. As paralelas é que não se acha muito, ou quando acha são de qualidade duvidosa.
Eu até acho que para um carro de mais de 20 anos estamos bem servidos.
O que me preocupa mais são peças de lataria, acabamentos internos, frisos externos e vidros (laterais traseiros e tampa traseira). Outro dia procurei retrovisor externo e foi bem ruim de achar, achei um só que pedia R$ 600. Acabei conseguindo consertar o meu.
mauricioms
08/11/2015, 18:41
Pessoal
A cada ida a oficina percebo uma certa dificuldade de ter acesso a peças de reposição, estou preocupado com o futuro das nossas "Japas", não sei se pode ser porque estou morando numa cidade de 500mil habitantes ou porque realmente não estou fornacendo as peças no Brasil.
Eu gostaria que vocês dessem seus pareceres e opiniões a respeito dessa situação em suas cidades, ok?
Penso em até ir comprando aos poucos, como por exemplo: motor de arranque, alternador, bomba dágua, etc...
Abraço
Boa tarde, a tendência com o passar do tempo é ficar mais difícil conseguir as peças de reposição e com preços mais altos...
SandroGaúcho
08/11/2015, 20:08
Pessoal...
E passa pela cabeça de vocês venderem as Japas?
Outra maneira de lidar será ter mais um carro na família para que na hipótese de a Japa ir para oficina e ter que aguardar as peças chegarem.
A minha ideia inicial era casar com ela mas tô numa "D.R." kkkkk
sandro_ventania
09/11/2015, 00:07
Eu acho que com a internet, com as lojas de ponta porã, etc...ainda teremos peças por uns 10 anos sem problemas...talvez até melhore, pois a china está nesse nicho de mercado.
TCHEIGOR
09/11/2015, 02:03
Pessoal...
E passa pela cabeça de vocês venderem as Japas?
Outra maneira de lidar será ter mais um carro na família para que na hipótese de a Japa ir para oficina e ter que aguardar as peças chegarem.
A minha ideia inicial era casar com ela mas tô numa "D.R." kkkkk
Eu não penso em vender, to investindo em manter ela sempre em dia!
Acho que no futuro elas serão como a Bandeirante é hoje, uma lenda! Sempre serão lembradas como a geração mais robusta das hilux e sw4.
Comprei a minha em 2010 e ainda hoje tá valendo o mesmo preço, aliás vi gente pedindo hoje mais do que paguei na minha!
Tá certo que já gastei bastante e não vou recuperar o investimento, mas só de ver que os anos passam e teu carro não desvaloriza já me incentiva a manter ela em dia e confiável.
Falando nisso essa semana troquei todas correias poli-v, mais a polia da DH e um rolamento de outra polia q não lembro se era bomba dágua ou do A/C, mais troca de óleo (mobil delvac) e filtro de óleo e ainda um retentor do semi eixo dianteiro que estava com vazamento (esse ferrou o valor da mão de obra). Tudo original (Correias, filtro e polia) mais o óleo do motor e 2l do diferencial R$ 670. Mão de obra 350. Total 1020 e motor ronronando, sereno.
Há um mês troquei a parte de trás do escapamento, no Guarany escapamentos em Porto Alegre(que diz ser a primeira indústria a fabricar surdinas no Brasil). R$ 360, zero km, fabricada por eles mesmo. A minha original (298.000km) tava quebrando na entrada do abafador e fiquei com medo de perder e causar alguma M no trânsito...
titanium
09/11/2015, 07:07
Não foi o principal, mas foi um dos fatores que motivaram a venda da minha SW4 (a mariposa).
Peças mecânicas são fáceis de encontrar no PY e nos EUA.
Manutenção preventiva ajuda a não deixar o carro parado por muitos dias.
Mas é bom ter uma moto ou um carro reserva para não ficar a pé caso uma peça demore a chegar..
Eu com a Disco II, peça com preço justo só no UK! Aqui no Brasil é um assalto!
Abraços
F. Oliveira
09/11/2015, 10:44
eu nem me preocuparia, SandroGaúcho.
O que fiz? Comprei um carrinho simples (celtinha de 8 conto) e uma Biz e mantenho a LC em dia para viajar e fazer supermercado. rsrsrsrs
Peças, creio eu, com internet nunca minguará.
Cleidison
09/11/2015, 13:16
Alguém por um acaso, sabe onde posso encontrar o friso cromado do para-lama, da sw99
Cleidison
09/11/2015, 13:20
Alguém sabe onde posso encontrar o friso cromado que vai no para-lama da hilux sw4 99
SandroGaúcho
09/11/2015, 15:47
Tcheigor
No RS tu não pagas IPVA né? Tô pensando se vale eu transferir a minha daqui de Floripa para Porto Alegre, entende?
Quando eu comprei a minha, eu estava e estou na expectativa que aconteça como o Tcheigor falou, que vire uma caminhonete consagrada como a band.
Analisando eu percebo que duas coisas são importantes:
A) Ter um segundo carro na família
B) Morar em casa para poder mexer e resolver os pequenos problemas na viatura.
As dificuldades que eu encontro aqui onde moro é não ter opções de peças e profissionais com boa vontade com preço justo e sofrer em ver a maresia atacando a lataria!
TCHEIGOR
09/11/2015, 17:16
Tcheigor
No RS tu não pagas IPVA né? Tô pensando se vale eu transferir a minha daqui de Floripa para Porto Alegre, entende?
Quando eu comprei a minha, eu estava e estou na expectativa que aconteça como o Tcheigor falou, que vire uma caminhonete consagrada como a band.
Analisando eu percebo que duas coisas são importantes:
A) Ter um segundo carro na família
B) Morar em casa para poder mexer e resolver os pequenos problemas na viatura.
As dificuldades que eu encontro aqui onde moro é não ter opções de peças e profissionais com boa vontade com preço justo e sofrer em ver a maresia atacando a lataria!
Exato Sandro, eu não pago mais IPVA. E digo mais, pelo preço que estão as diesel desse modelo é A COMPRA pra quem quer um 4x4 confiável, pouca eletrônica, espaçosa e com luxo básico (A/C, DH, vidros e travas elétricos), robusta sem ser dura como um jipe etc...
Eu não vendo, não empresto e tenho ciúme até de mandar lavar. :evil:
SandroGaúcho
09/11/2015, 17:44
Exato Sandro, eu não pago mais IPVA. E digo mais, pelo preço que estão as diesel desse modelo é A COMPRA pra quem quer um 4x4 confiável, pouca eletrônica, espaçosa e com luxo básico (A/C, DH, vidros e travas elétricos), robusta sem ser dura como um jipe etc...
Então pagas somente o documento e seguro DPVAT? Qual o valor total?
TCHEIGOR
09/11/2015, 18:48
Então pagas somente o documento e seguro DPVAT? Qual o valor total?
105 do seguro e mais uns 65 da expedição do documento, não lembro exato mas é por aí.
Sandro.
A pergunta não foi pra mim, mas eu também sou do RS e tenho uma SW4 93 que não paga IPVAT.
Se me permite, vou responder:
Valor do Seguro Obrigatório + Taxa de expedição do Documento = R$ 154,46
Paguei isso em maio deste ano.
KKKKKKKK.... Tô no mesmo barco... tenho um ciúme danado da minha Neguinha !
E aqui no RJ eu tb não pago mais IPVA, pois a viatura já tem mais de 15 anos (1999, só pago a chamada "Taxa de Lixo", que é o nome que a rapaziada daqui dá para os caraminguás cobrados pela vistoria anual e seguro obrigatório. Não troco, não vendo e não empresto.
Pago em torno de R$ 1.900,00 anuais de seguro total (Sul América Seguros, divididos em 4 parcelas sem juros). Que outro carro me ofereceria esse conforto e robustez por esse custo anual???
Ahhhh... alguns dirão: "Mas é um carro com mais de 15 anos e de vez em quando vc tem que gastar uma grana com mão-de-obra,troca de peças e tal... OK, façamos então uma conta simples: Suponhamos que eu resolvesse, para não gastar essa grana eventual com manutenção, comprar uma Toyota Hilux SW4 "0km"... Entregaria a minha Neguinha por uns R$ 40.000,00 na troca e desembolsaria mais uns R$ 150.000,00 !!!
Xiiii.... agora eu tenho um seguro de R$10.000,00 e um IPVA de uns R$ 8.000,00 para pagar todos os anos... E isso para ter quase o mesmo nível de espaço e conforto que já tenho com a minha Neguinha, mas com parachoques de plástico !!! Hummmm... quero não. Um abraço, Delfim.
Perfeito Delfim. Se for considerar a desvalorização que teria na compra da nova, pode gastar muito em manutenção que não chega ao valor "perdido" na compra da zero.
TCHEIGOR
09/11/2015, 22:17
Perfeito Delfim. Se for considerar a desvalorização que teria na compra da nova, pode gastar muito em manutenção que não chega ao valor "perdido" na compra da zero.
Se comprar uma zero hoje, com o valor perdido em um ano dá pra comprar a minha kkkkk
SandroGaúcho
10/11/2015, 14:35
Pessoal
Agradeço a todos pelas opiniões, percebo que não sou somente eu que tenho essas preocupações. Realmente não podemos deixar nos levar pelo markting do ramo de automóveis pois se considerarmos a qualidade do veículo que temos acaba compensando mesmo a nossa percistência.
Na minha tenho que resolver algumas coisas que estão aparecendo:
a)Bomba injetora vazando (o funcionamento está perfeito)
b)Pontos de ferrugem na lataria
c)Ponteiro do velocimetro tá louco
d)Marcador de nível de combustível parou de funcionar nesta segunda-feira
e)Radiador com um pequeno vazamento
f)Pivô e terminal de direção precisando serem trocados
Percebi lendo aqui no forum que praticamente esse problemas tem aparecido nas viaturas quase que na mesma época o que me faz pensar na validade das peças originais são de 20 anos.
Att,
Sandro
A minha tá com 453 mil km e não baixa nada de óleo. Motor perfeito. Essas manutenções que estão aparecendo na tua VTR considero normal pela idade do carro.
A minha apresentou um vazamento na BI em uma peça que fica no meio das saídas das tubulações de diesel pros bicos. Foi só trocar um anel de cobre e resolveu.
Esse carro é fenomenal.
SandroGaúcho
11/11/2015, 09:03
Clandio
Quanto tu pagou nesse serviço da bomba?
Abraço
Foi só a troca do anel de vedação. Não me cobraram nada.
edu_photos
13/11/2015, 10:21
Olá pessoal, vou estar pensando seriamente em pegar uma japonesa 94 pra minha casa, hoje temos uma Scenic que preciso passar pra frente, lá em casa somos eu minha mulher e meu pequeno de 4 anos. seria o único carro da família no dia a dia nos deslocamos em media 20 km somente e nos finais de semana fizemos passeios pelo interior. Tenho o sonho de um 4x4 a anos no mínimo uns 20 hehehehe mas sempre temos outra prioridades. Tenho achada aqui na minha cidade (Blumenau)umas 3 boas opções da Sw4 2.8 todas por volta dos R$ 30.000. Mas a situação que o amigo colocou no titulo deste post também me deixava um pouco preocupado. Nós moramos bem localizados e bem servidos de transporte publico então o carro na oficina 3 a 4 dias é tranquilo, pois vai ser o único carro da casa. Estou bem ansioso e sem saber o que fazer direito. Só sei que o carro é ótimo e que manutenção em dia é primordial. Mas me preocupo em gastar uma grana que não tenho desta situação de marcado. Bem desculpem o desabafo mas amigos servem pra isso tambem. heheheh mesmo sendo só virtuais. kkkkkk
Até hoje nunca tive problemas com peças desse carro e sinceramente não tenho essa preocupação. Vou continuar com a minha sem pensar em vender.
Tequilaman
13/11/2015, 10:53
A 2 meses comprei minha japa... e vou falar que por escolha minha eu preferi a 2.4L 4cil, que tem uma proporção de mercado muito inferior a Diesel e tbm a V6, e não tenho preocupação com peças, pois o que não achar ou não tiver aqui vou recorrer para importação. A Zulina é muito show, era o que eu procurava e nem penso em qdo ou se um dia vou vende-la.
SandroGaúcho
13/11/2015, 18:41
Olá pessoal, vou estar pensando seriamente em pegar uma japonesa 94 pra minha casa, hoje temos uma Scenic que preciso passar pra frente, lá em casa somos eu minha mulher e meu pequeno de 4 anos. seria o único carro da família no dia a dia nos deslocamos em media 20 km somente e nos finais de semana fizemos passeios pelo interior. Tenho o sonho de um 4x4 a anos no mínimo uns 20 hehehehe mas sempre temos outra prioridades. Tenho achada aqui na minha cidade (Blumenau)umas 3 boas opções da Sw4 2.8 todas por volta dos R$ 30.000. Mas a situação que o amigo colocou no titulo deste post também me deixava um pouco preocupado. Nós moramos bem localizados e bem servidos de transporte publico então o carro na oficina 3 a 4 dias é tranquilo, pois vai ser o único carro da casa. Estou bem ansioso e sem saber o que fazer direito. Só sei que o carro é ótimo e que manutenção em dia é primordial. Mas me preocupo em gastar uma grana que não tenho desta situação de marcado. Bem desculpem o desabafo mas amigos servem pra isso tambem. heheheh mesmo sendo só virtuais. kkkkkk
Edu_photos
Minha idéia desse tópico é exatamente para se ter essa troca de experiências referente a esse carro e eu realizei meu sonho em ter uma caminhonete robusta, com muito conforto, muito espaço interno e curtir a adrenalina de passar pelos atoleiros é incrível.
Eu a uso diariamente para levar minha filha para escola, ir ao trabalho e levar minha esposa nos compromissos dela, mas também para levar minha tralha de pescasubmarina, peixes, etc... e chegar em locais de difícil acesso inclusive rebocando uma lancha de 16" e sem falar dos dias de surfe que levo brinquedo de criança, cadeiras, guardasol e ainda sobra espaço kkkkkk.
O que está me encomodando é morar num apartamento e não poder mexer e arrumar alguns pequenos detalhes que vão surgindo, entende?
Até mais...
Rodolforcb
14/11/2015, 09:31
- Por acaso acabei me tornando proprietário de Japa 95 dupla.
Gostaria de agradecer pois somente com estes comentários já aprendi muito.
A minha está na oficina terei de fazer o motor todo.
E por aqui já descobri que em Ponta Porã terei boas oportunidades de compra
CheatEngine
14/11/2015, 10:28
Eu moro no Japão.
Então consigo fácil as peças para minha pajero tdi 2.8 1996
Eu não tenho problemas em conseguir peças porque é um carro fabricado para exportação.
Já os nacionais daqui deixam de produzir peças com 13 anos existência.
Por isso optei por um modelo de exportação.
franciscovet
16/11/2015, 11:07
Titanium, poderia me passar teu telefone ou e-mail pois preciso conversar contigo por indicação do Dr. Guilherme Abreu.
Meu contato 67 99118440, 67 32115806, e-mail franciscovet@hotmail.com.
Desde já obrigado.
Francisco Camargo
Thiago Farias
16/11/2015, 11:58
Edu, seguinte..
Não sou pai, mas normalmente oq os "pais" fazem antes do filho nascer? Vão se consultar num médico q passa a acomapanhar da gestação até uma certa idade..
Oq eu recomendo é que vc vá na TOJOCAR (R. das Missões, 1445 - Ponta Aguda) e converse a respeito da sua intenção com o Sr. José, dono e por uns 300 anos mecanico da Tarpan..(não ganho nada na divulgação, eu apenas conversei mtoo com ele ..qd tinha um corolla... antes d comprar uma hilux). Pode ser até q indique alguém q esteja querendo vender mas ainda não tomou coragem p anunciar...
Compre sem medo, peças não faltam... seja na concessionaria (verdadeiros estrupradores em alguns orçamentos) seja nas lojas de Ponta Pora...e até outras lojas com preços bem em conta. Oq pode ter uma certa dificuldade, são em itens d acabamento... tem q procurar maiss e ser paciente, tempo atrás comprei um parabrisa da sw4, 1992/1993 e tinha a pronta entrega no Auto Vale Parabrisas....em torno de 500 reais com a mao d obra...
Manutenção, ainda que preventiva do diesel (no meu caso), sempre foi mais cara q carros a gasolina.... por razões obvias, é um veículo muitoooo robusto...mas muitoooo robusto... Duas coisas só, o motor é meio amarrado... o 2.8 aspirado...e a altura do banco em relação ao piso do veiculo bem como o espaço p adultos q vai no banco traseiro... Mas se incorporar a filosofia do carro, isso não é nada... é um verdadeiro guerreiro.
Eu me preocuparia com peças e tudo mais se tivesse um xing ling... jac motors....e demais porcarias que desovam por aqui... mas de Toyota... vá tranquilo.. compre e seja feliz..
edu_photos
17/11/2015, 11:52
Sandro e Thiago, estou analisando as situações do meu carro e a grana disponível para investimento na Toyota e depois convencer a esposa que já é meio caminho andado. Mas com certeza a opinião da galera é importantíssima. Obrigado pela atenção dispensada.
Thiago Farias
17/11/2015, 21:29
Sandro e Thiago, estou analisando as situações do meu carro e a grana disponível para investimento na Toyota e depois convencer a esposa que já é meio caminho andado. Mas com certeza a opinião da galera é importantíssima. Obrigado pela atenção dispensada.
Blza, às ordens.
Sobre a patroa, coloca ela na carona e da uma volta nesse transito caótico numa SW4 2.8 q ela não vai mais querer saber d andar com a bunda no chão...
abs.
Wander98br
17/11/2015, 22:15
Também não vejo problema em relação as peças das japonesas. Aqui em casa, desde 98, temos duas hilux ambas 95. Uma pick up e uma SW4. Nunca tivemos problemas com peças. Alias tenho a impressão que a fabrica sempre terá peças disponíveis, apesar de alguns itens, como acabamento muito específicos não ter em estoque. Peças mecânicas são muito fáceis de encontrar na autorizada ou até mesmo na indicações aqui do fórum em Ponta Porã. Quanto a isso não se preocupe. O maior problema ao meu ver e encontrar uma em bom estado. Eu vendi meu Polo 2013 para ficar utilizando esses carros após o falecimento do meu pai. Fiz uma grande revisão agora trocando embreagem, amortecedores, coxim do cambio, concertando vazamento no diferencial e trocando rolamentos do mesmo, radiador, válvula termostática etc, ou seja, muitas peças as quais não tive nenhuma dificuldade em encontra-las.
edu_photos
03/12/2015, 11:39
Olá, thiago não te achei na Face, me procura lá.
Clodoilson
01/03/2016, 19:21
Pessoal estou tendo dificuldades em encontrar a bucha para o diferencial do Dahiatsu Terios, existe algum Nacional para adaptar?